PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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  • Dissertação
    Da escrita para a fala: uma proposta pedagógica de utilização do vídeo-aula no 9º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-11) Silva, Sérgio Santos da; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/3000608199959010; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Simões, José da Silva
    O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo da escrita, e, sobretudo, da oralidade na escola, em específico da oralidade em seu registro formal que, diferente da fala mais espontânea, exige certo grau de planejamento e monitoramento. As práticas aqui descritas envolvem, assim, procedimentos de leitura, produção e refacção de textos escritos, bem como práticas de oralidade e de produção de textos de concepção escrita destinados à oralização. Nesse sentido, o lastro teórico que dá sustentação a essas práticas consiste nas ideias de Marcuschi (2010) sobre escrita, oralidade e a relação de ambas com o meio de produção (fônico/gráfico) e a concepção discursiva (oral/escrita). Além disso, fez-se, neste trabalho, a opção por abordar o gênero resenha crítica, sobretudo pelo fato de, em uma perspectiva histórica, a resenha apresentar uma série de transposições de meio, o que possibilita um trabalho consistente tanto com a escrita quanto com a oralidade. Para abordar a resenha, optou-se pelo método CARS, concebido por Swales (1990), que percebe a organização do texto por meio da noção de unidades retóricas. A análise das unidades retóricas presentes nas resenhas produzidas pelos alunos tomou como base o modelo proposto por Bezerra (2009). Esta dissertação, enfim, trata de uma proposta de intervenção pedagógica, objetivada na aplicação de uma sequência didática, de acordo com o modelo concebido por LopesRossi (2011), cujo produto que se pretendeu alcançar foi a composição de vídeos-resenha, isto é, de resenhas transpostas para um suporte audiovisual.
  • Dissertação
    A formação leitora do aluno do 6º ano da educação básica com foco no letramento literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Cruz, Marta Campelo da; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; http://lattes.cnpq.br/1535162856380694; Santos, Derivaldo dos; Rego, Maria Aparecida fe Almeida
    Esta pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, com o propósito de qualificar professores de Língua Portuguesa na docência, A FORMAÇÃO LEITORA DO ALUNO NO 6º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NO LETRAMENTO LITERÁRIO, possui caráter de mediação pedagógica, onde o professor atua como facilitador e incentivador da aprendizagem. O objetivo principal é promover o interesse pela leitura, escrita e compreensão de textos literários, através de metodologias ativas, suprindo as lacunas de aprendizagem dos estudantes do 6º ano da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, em Guamaré. A investigação centra-se na obra literária Alice no País da Mentira de Pedro Bandeira (2018) e procura corrigir deficiências no domínio de competências que deveriam ter sido desenvolvidas nos anos iniciais da Educação Básica. A metodologia baseia-se na implementação de uma Sequência Didática, fundamentada nas teorias de Rildo Cosson, além de Annie Rouxel e Gérard Langlade. O estudo destacou os desafios enfrentados, incluindo as vulnerabilidades sociais e econômicas dos estudantes. Os resultados mostraram progressos individuais, além disso, a pesquisa ressaltou a necessidade de maior atenção no acompanhamento desses estudantes, na transição para o Ensino Fundamental II, anos finais e, sugeriu atividades como Rodas de Leitura e eventos de contação de histórias em espaços públicos, como ações motivadoras para os estudantes e comunidade.
  • Dissertação
    Leitura de mundo e construção de sentidos: a formação da competência leitora por meio dos gêneros multimodais anúncio publicitário e propaganda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-24) Medeiros, Kleberson Farias de; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/1354437462891665; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa
    A constatação da ausência ou escassez de atividades que objetivam colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, conforme sugerem os documentos legais PCN (1997) e BNCC (2018), despertou nosso interesse em trabalhar com gêneros multimodais, em especial, anúncio publicitário e propaganda, como uma das possibilidades de estimular a formação da competência leitora dos alunos, na turma de nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro, no distrito de Piquiri, zona rural de Canguaretama, RN. Dessa forma, surgiu a necessidade de estimular a competência leitora dos alunos, a fim de minimizar os impactos causados pelo baixo interesse em atividades de leitura. Nesse contexto, a inserção das linguagens multimodais aparece como uma das inúmeras possibilidades para se ressignificarem as aulas de língua portuguesa e assim se promover a inserção de ações de leitura e escrita. Discutimos como elaborar atividades de leituras que propiciem autonomia e criticidade aos educandos. Para tal fim, exploramos o conceito de competência leitora proposto na BNCC (2018), além das trazidas por autores como Koch e Elias (2010), Kleiman (2022), Solé (1998), Koch (2002) e Kato (1998). No que se refere à análise de gêneros discursivos, tomaremos por base os trabalhos de Bakhtin (1997) e Bronckart (1999), levando em consideração a língua em seus enfoques discursivos e enunciativos, e não em suas especificidades formais. Ainda sobre a perspectiva de gêneros textuais, analisaremos as contribuições de Kress (1989, 2003) e Marcuschi (2007). No tocante à multimodalidade, investigaremos os estudos propostos por Dionísio (2005), Kress e Van Leeuwen (2006), Kleiman (2010), Rojo (2013), dentre outros que irão compor a base teórica desta pesquisa, em conformidade com os documentos oficiais PCN e BNCC. Esta pesquisa tem como objetivo geral aprimorar a competência leitora dos alunos do nono do Ensino Fundamental II na interpretação dos gêneros anúncio publicitário e propaganda, e desenvolver sua criticidade sobre consumismo e bullying. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação de natureza qualitativa, na qual, a partir de uma análise de textos multimodais, anúncios e propagandas publicitários, realizam-se as ações de intervenção. Ainda que nosso trabalho não tenha pretensões de remodelar ou recriar as práticas de ensino e aprendizagem, esperamos, com ele e a partir dele, lançar, possibilitar e motivar novos olhares e processos de (auto)reflexão dos alunos participantes da pesquisa, no que compete ao estímulo da competência leitora. Os resultados direcionam para modos de leitura mais eficientes e criteriosos, não conferindo sentido apenas à linguagem verbal, mas também pela composição das linguagens presentes nos textos multimodais.
  • Dissertação
    Traços da história de Baía Formosa/RN pela voz dos antigos na escrita dos alunos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Silva, Alvina Nobre da; Sá, Edna Maria Rangel; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; http://lattes.cnpq.br/5526554107993331; Santos, Cássia de Fátima Matos dos; Marcolino, Francisco Fábio Vieira
    Muitas reflexões sobre a escrita dos alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano tem inquietado de forma a questionar como o ensino dessa escrita vem sendo desenvolvido em sala de aula. Isso faz pensar sobre a importância dessa habilidade e sobre como os alunos a concebem no processo de aprendizagem. Para tanto, há a necessidade de priorizar um trabalho com a escrita como produtora de sentido para minimizar o fracasso que permeia a produção textual em sala de aula. Nessa perspectiva, este estudo visa a desenvolver um trabalho que avalie o desenvolvimento da produção textual dos alunos do 8º ano. O estudo analisou a aplicação de uma sequência didática. Os alunos estavam na faixa etária de 12 e 13 anos. A instituição escolhida como lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Águida Sucupira, no município de Baía Formosa/RN. O objetivo do estudo é levar o aluno a refletir sobre aquilo que escreve; despertar o entusiasmo pela produção textual ao narrar as histórias de pessoas mais velhas que moram no lugar e estimular no aluno a produção textual sem o “peso” da produção escolar. Esta pesquisa tem como suporte teórico: Brandão (2008), Brasil (1998), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram: entrevistas com pessoas da comunidade sobre a história do município de Baía Formosa/RN, e dos distritos de Sagi e Pituba. Como resultado, o estudo aponta, mediante a aplicação de uma sequência didática com proposta sobre a escrita consolidada pelo gênero textual relato, mudanças exitosas no texto final produzido pelos alunos. A pesquisa busca contribuir com o trabalho de desenvolvimento da escrita no contexto educacional, de modo que professores possam mediar ações para aprimorar a escrita dos alunos.
  • Dissertação
    Causalidade e contraste em artigo de opinião: uma intervenção pedagógica funcionalista no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-20) Ferreira, Ana Carla de Sousa; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; http://lattes.cnpq.br/2372277412777181; Cordeiro, Fernando da Silva; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
    Nesta pesquisa, focalizamos, por meio de uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano do Ensino Fundamental, as relações de causalidade e contraste mobilizadas no gênero artigo de opinião. Objetivamos investigar as contribuições dos elementos linguísticos de coesão por conexão que estabelecem relações de causalidade e contraste em uma perspectiva funcional para o desenvolvimento e a ampliação da competência argumentativa de estudantes do 9º ano. Fundamentamo-nos teoricamente na Linguística Funcional norte-americana (Givón, 1995; Furtado da Cunha; Bispo, 2013) e em sua correlação com o ensino de língua portuguesa, conforme delineado em Bispo, Cordeiro e Lucena (2022). Também mobilizamos contribuições da Linguística Textual, notadamente com base em Koch (2003, 2010), e Antunes (2005), e da Semântica Argumentativa, segundo Ducrot (1977). Metodologicamente, a pesquisa ora proposta é de natureza predominantemente qualitativa, envolvendo aspectos descritivos e explicativos. O caráter descritivo relaciona-se à caracterização dos elementos linguísticos mapeados nas produções textuais dos alunos, bem como ao tratamento dado a esses elementos pelas gramáticas tradicionais, com base em levantamento bibliográfico. Os aspectos explicativos devem-se à análise e à interpretação do material gerado no processo interventivo. Como resultados, destacamos que os alunos (a) utilizaram, com maior frequência, em duas versões do artigo de opinião, os itens “pois” e “mas” no estabelecimento das relações de causalidade e contraste, respectivamente, fato que relacionamos aos princípios da iconicidade e da marcação; (b) empregaram os elementos coesivos de causalidade e contraste de maneira adequada, do ponto de vista semântico-pragmático, nas duas versões do artigo, de maneira adequada; (c) na última versão, conseguiram melhorar a escrita do artigo de opinião, quanto aos aspectos estruturais e linguísticos, a partir da revisão e da reescritura realizadas, ainda que algumas fragilidades se mantiveram. Concluímos, assim, que a sequência didática aplicada proporcionou aos alunos uma nova visão sobre os usos dos elementos coesivos de causalidade e contraste e sobre a necessidade de adequá-los ao evento comunicativo. Também observamos a importância e os efeitos positivos da abordagem de tópicos gramaticais em perspectiva funcionalista associada às orientações curriculares oficiais. Essa perspectiva oportunizou à professora-pesquisadora explorar com seus alunos mecanismos linguísticos por conexão em textos autênticos, explicitando a funcionalidade desses elementos na organização textual, na construção dos sentidos e no direcionamento argumentativo de artigos de opinião.
  • Dissertação
    Oficina de letramento: o gênero crônica na formação do leitor do texto literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Moreira, Alexandre Jefferson; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/9631232927759342; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
    O presente trabalho possui como enfoque a experiência vivenciada na prática docente em sala de aula com gêneros discursivos, em especial, com a crônica, desenvolvido em uma escola estadual norte-rio-grandense, com alunos do ensino fundamental – anos finais. Haja vista a desmotivação, desconexão com o conteúdo, a falta de costume do discente para ler textos literários dentre outros, desafio encontrado por docentes de formar novos leitores, elencamos ações que atenuassem ou sanassem a problemática apresentada a partir do desenvolvimento de Oficinas de Letramento. A seleção dos textos no gênero crônica foi motivada devido a seu conteúdo apresentar proximidade com o cotidiano dos envolvidos, acarretando identificação do leitor. Diante disso, pretendemos, de modo geral, investigar em que medida crônicas beneficiam à leitura do texto literário e a formação do leitor dentro e fora ambiente escolar, corroborando para, especificamente, (1) identificar os resultados alcançados mediante o desenvolvimento das oficinas de letramento literário, enquanto prática social, seja dentro ou fora do âmbito escolar; (2) analisar as práticas de letramento com o gênero crônica em sala de aula; e (3) averiguar como a escola, em especial o docente de língua portuguesa, pode contribuir para desenvolver estratégias para favorecer a formação do leitor proficiente. A investigação apresentada uma perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa-ação, e fundamenta-se nos construtos teóricos oriundos dos estudos referentes à concepção sócio-histórica acerca da Linguagem do Círculo de Bakhtin associados às pesquisas sobre Letramento, Oficinas, Práticas, Agentes, Eventos e Letramento Literário. Os dados foram gerados a partir de entrevistas e de relatos das atividades aplicadas ao longo das oficinas realizadas, as quais são compreendidas como práticas sociais, que motivam a curiosidade do aluno, enquanto leitor em potencial do texto literário, ao longo das aulas de Língua Portuguesa, o que possibilitou ampliar as competências de linguagem dos envolvidos, fomentando a formação de uma cidadania mais crítica e participativa. A pesquisa acarretou compreender que a realização da leitura e da escrita como prática e valorização social com textos literários são importante recurso didático-metodológico na formação crítica do aluno leitor, ao possibilitar a contextualização entre vivências sociais reais e o texto literário, o que pode fomentar no estudante uma postura mais atuante e mais cidadã.
  • Dissertação
    Projeto de letramento para uma educação antirracista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Medeiros, Christoffer Carvalho; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/3886170900285210; Pereira, Dayveson Noberto da Costa; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos
    A presente Dissertação de Mestrado visa descrever ações de um Projeto de Letramento, de cunho antirracista, desenvolvidas de modo a expandir a consciência das(os) alunas(os) de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, em relação às questões étnico-raciais relacionadas às pessoas negras. Especificamente, objetiva-se a) analisar a rede de atividades de um PL de formação antirracista dentro de uma unidade escolar; b) identificar os gêneros discursivos que emergem no PL de formação antirracista; c) apresentar impactos observados dessa prática social e cidadã. Esta pesquisa se torna relevante, pois atende à determinação da Lei N°10.639/03, cumprindo com a obrigatoriedade do desenvolvimento do ensino relacionado às questões étnico-raciais na escola, temática ainda negligenciada na Educação Básica. Além disso, oferece possibilidades para reflexões e ações pedagógicas, visando a potencialização da luta pela promoção da equidade sociorracial no Brasil. O referencial teórico deste trabalho é pautado nos Estudos de Letramento, especialmente, práticas de letramento, eventos de letramento, agentes de letramento e projetos de letramento, conforme a perspectiva de Kleiman (2005); Barton e Hamilton (2000); Mey (2001); Bazerman (2007), dialogando com os estudos da concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011), Geraldi, (1999); e Travaglia (2002) e nos estudos e conhecimentos antirracistas de Almeida (2019); Cavalleiro (2001); Gomes (2005); Lopes (2005); Ribeiro (2017); Silva (2008); Rocha (1998). Esta pesquisa de intervenção, realizada na Escola Estadual Francisco Camilo de Souza, em Nísia Floresta/RN, metodologicamente, parte do paradigma qualitativo, com viés etnográfico e a visão de professor-pesquisador. A geração de dados ocorreu por meio de intervenção em sala de aula, no período de agosto a dezembro de 2023, utilizando, como instrumentos de geração de dados a observação, o questionário, o relato pessoal, o registro fotográfico, a gravação de vídeo e a produção de textos. Nesse sentido, esta pesquisa destaca a necessidade de se observar que a sistematização da Educação Antirracista nas escolas públicas possibilita a potencialização da formação de educadoras(es) e estudantes conscientes sobre a necessidade de se posicionarem de forma crítica na sociedade, articulando-se para o enfrentamento às adversidades decorrentes do racismo estrutural.
  • Dissertação
    Gêneros da cultura popular em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Lima, Cleber Leite de; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; https://orcid.org/0000-0001-9028-9650; http://lattes.cnpq.br/6906269867710577; http://lattes.cnpq.br/2662223122957658; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Medeiros, Célia Maria de; Denardi, Regina Lúcia Peret Dell Isola
    Esta pesquisa desenvolveu-se a partir da análise de atividades com gêneros textuais da tradição popular em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, com foco nas propostas de produção textual oral e escrita. As seguintes questões guiaram o trabalho: 1) Que elementos dos gêneros da tradição popular são contemplados nas atividades analisadas, mais especificamente aquelas de produção textual?; 2) Em que medida essas atividades podem motivar a valorização da cultura popular por parte dos estudantes? O objetivo geral é evidenciar o tratamento dado aos gêneros da cultura popular nas atividades propostas pelos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (lenda, causo e conto popular). Para tanto, o aporte teórico-metodológico utilizado é Marcuschi (2002, 2003, 2005, 2010), Schneuwly e Dolz (2011); Cascudo (2001, 2002, 2012) e Magalhães e Silva (2021). Retomamos, ainda, discussões de documentos oficiais – PCN e BNCC – sobre o tema. A metodologia principal utilizada foi pesquisa documental, de natureza qualitativa. Os dados apontam para o fato de que os gêneros da cultura oral propostos para estudo pelos LD se concentram nos volumes do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental, cujas atividades propostas tendem a explorar elementos de textualidade, discursividade, normatividade e culturalidade.
  • Dissertação
    Leitura e escrita: uma proposta de retextualização do silêncio em Vidas secas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-26) Barros, Fabíola Adriana de Macedo; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa
    A presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições das práticas de leitura e compreensão do silêncio na produção de textos. Além de teórico-metodológico, este estudo tem caráter documental-proposital, pautando-se na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A proposta é possibilitar o desenvolvimento da competência leitora e, assim, contribuir para a capacitação do sujeito produtor de textos. Tal proposta mostra-se embasada em As formas do silêncio: no movimento dos sentidos, de Orlandi (2007). A leitura das categorias do silêncio visa instrumentalizar alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de modo a minimizar as dificuldades que muitos ainda apresentam em relação à leitura, compreensão e escrita. As práticas direcionadas neste sentido buscam orientar o aluno a partilhar seus conhecimentos na leitura do texto literário, motivando-o, assim, a tornar-se um leitor proficiente e um produtor de textos competente. A metodologia orienta-se nas práticas de leitura e compreensão, com o propósito também de trabalhar a língua em suas modalidades oral e escrita, desvinculando-se de regras gramaticais descontextualizadas. O Produto Destacável organiza-se conforme as estratégias de Solé (1998). Para realizá-las, foram elencados exercícios distribuídos em módulos. No módulo 1, são propostas atividades de leitura e compreensão com vistas à oralização. Esta prática viabiliza gradativamente o entendimento do sentido do silêncio e suas categorias. No Módulo 2, oportunizam-se o conhecimento do autor e o contexto da obra. Nos módulos seguintes, efetiva-se a produção de relatos, com base nas operações de retextualização organizadas por Marcuschi (2010), dentro da perspectiva do contínuo de fala e escrita, a fim de contribuir, de modo satisfatório, para a formação de um sujeito leitor com criticidade e competência na escrita.
  • Dissertação
    Análise de textos narrativos escritos por alunos da comunidade rural de Massaranduba, Ceará-Mirim/RN: "A história contida" de sujeitos da experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Leandro, Elaine Cristina Gomes de Lima; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; http://lattes.cnpq.br/3089340231321474; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Santos, Valnecy Oliveira Corrêa
    Atualmente, alguns alunos tendem a ocupar o seu tempo nas redes sociais ou com jogos digitais, a fim de passar grande parte do dia no entretenimento e na diversão pelo mundo virtual, e, assim, aproveitam poucos momentos que podem ser marcantes em suas vidas, de modo positivo ou negativo. Visando a identificar essas experiências, alunos do ensino fundamental foram instigados a relatar e escrever acontecimentos do seu dia a dia, transformando-se em escritores da sua própria experiência. Com base nesse material, este estudo tem como objetivo geral: analisar os efeitos de atividades linguageiras na produção de textos narrativos decorrentes da prática de uma escrita pautada na constituição de sujeitos da experiência. Quanto aos objetivos específicos, eles são: identificar marcas linguístico-discursivas indicadoras do estilo de escrita em textos narrativos produzidos em sala de aula; propor práticas de ensino de escrita de textos narrativos a partir de atividades criadoras da linguagem que considerem a história contida, ampliando as possibilidades de escrever; interpretar, a partir da língua, traços discursivos que possam evidenciar a emergência de uma escrita criativa, sobretudo dando destaque às experiências do sujeito que escreve. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, em Massaranduba, Ceará-Mirim/RN, tomando por base estudantes do 7º ano do ensino fundamental, que tiveram a prática de produzir textos escritos narrativos para delinear os aspectos estruturais e sequenciais, elementos e momentos da narrativa tão recorrentes em manuais didáticos. Os referenciais teórico-metodológicos deste estudo são Franchi (1987), Geraldi (1997, 2011) Larrosa (2014) e Possenti (2002). As atividades linguageiras para a escrita de textos narrativos têm como finalidade permitir que os alunos, por meio de suas práticas como sujeito da experiência, consigam compor características e enunciados que estão ao seu redor, em seu cotidiano, para além do âmbito escolar, e, assim, possam identificar e narrar as histórias das quais são parte integrante. Como resultado do processo de intervenção, houve a elaboração de um recurso educacional seguindo a proposta de texto mencionada no campo metodológico desta pesquisa, que visa a apresentar estratégias de escritas narrativas para auxiliar outros professores nas atividades de escrita dos alunos. Desse modo, esses profissionais terão um caderno didático como material de apoio para o ensino de escrita da Língua Portuguesa.
  • Dissertação
    Projeto de letramento: memórias de Ielmo Marinho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-18) Rocha, Telma Paulo da; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/8048555216773638; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Torquato, Arthur Luís de Oliveira
    Esta pesquisa surge do princípio de que todo lugar tem uma história a qual se configura como memórias acerca de saberes e tradições que perpassam gerações. Essas práticas situacionais podem despertar consciência valorativa e produção cultural, como no caso do munícipio de Ielmo Marinho/RN. Nesse processo, a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento, focalizamos a leitura, escrita e oralidade como práticas sociais de uso da linguagem na perspectiva dialógica e colaborativa em aulas de Língua Portuguesa. Para desenvolver esta pesquisa no ambiente escolar, definimos como questões de pesquisa: (I) que práticas de leitura, escrita e oralidade podem ser desenvolvidas em torno do projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses? (II) que narrativas locais de ielmomarinhenses podem ser mapeadas por meio de projeto de letramento? (III) de que maneira realizar rede de atividades em projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses? (IV) como retextualizar as narrativas locais do município em sala de aula? Com vistas a responder a essas perguntas, definimos, como objetivo geral, discutir práticas de leitura, escrita e oralidade em torno de um projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses. Para poder alcançá-lo, tem-se os seguintes objetivos específicos: (I) mapear as narrativas locais de Ielmo Marinho por meio de projeto de letramento; (II) apresentar rede de atividades de projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses; e (IV) analisar as narrativas locais do município retextualizadas em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano C na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire, no município de Ielmo Marinho/RN, durante o ano letivo de 2023. Referente aos pressupostos metodológicos, esta pesquisa-ação é de natureza qualitativa-interpretavista com viés etnográfico. Como agentes de letramento, contamos com a colaboração da equipe gestora, alunos e colaboradores externos para geração de dados. Realizamos eventos de letramentos com contação e produção de narrativas na sala de aula e em espaços do município. Os instrumentos utilizados foram notas de campo, fotografias, gravações em áudio e exemplares de contos retextualizados do oral para escrita. Como resultados, temos a construção de conhecimentos linguísticos, a valorização do contexto histórico e cultural do município, mediante os eventos de letramento, exteriorizando saberes culturais que perpassam várias gerações, como as crenças e histórias das comunidades de Poço Limpo e Fazenda Potengi, Umarí e Nova Descoberta, práticas das quais emergiram gêneros discursivos envolvendo a leitura/escuta, textos orais, escritos e multissemióticos, inspirados nas histórias locais do município de Ielmo Marinho/ RN.
  • Dissertação
    Sabores da terra e saberes plurais: o tempo escolar e o tempo da vida em uma perspectiva dos letramentos críticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Melo, Jaira Luiza Garcia de; Oliveira, Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; http://lattes.cnpq.br/7890838996872103; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Santos, Márcia Regina Mendes
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a maneira como se articulam os saberes comunitários aos escolares nas instituições de ensino e, consequentemente, como essa articulação contribui na formação crítica e cidadã dos estudantes. A realização deste estudo justifica-se, principalmente, pelo distanciamento entre as práticas pedagógicas e mundo real dos alunos. A pesquisa tem como objetivo geral compreender as razões pelas quais a participação colaborativa e a articulação dos saberes escolares aos comunitários, por meio de projetos e oficinas de letramento, potencializam a formação de alunos, aqui vistos como pesquisadores de cultura. Como objetivos específicos, o estudo pretende: 1) analisar se e de que forma as oficinas de letramento podem favorecer a articulação entre os saberes escolares e os saberes comunitários e a participação colaborativa de agentes de letramento na construção do conhecimento; 2) apontar e descrever recursos e artefatos de letramento que viabilizem o engajamento dos alunos e de outros agentes de letramento às práticas escolares, mobilizem os seus saberes e habilidades e valorizem a sua condição de aprendizes protagonistas, ativos e críticos; e 3) argumentar em favor dos eventos e práticas de letramento como dispositivos didáticos que oferecem potencial para promover a construção do pesquisador jovem interessado em reconhecer e valorizar a cultura local dentro e fora dos muros da escola. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos construtos teóricos advindos dos estudos de letramento (Street, 1984; Baynham, 1995; Kleiman, 1995; 2000; Oliveira; Kleiman, 2008); das orientações da pedagogia crítica (Freire, 1989; McLaren, 1997) e da pedagogia da alternância (Cordeiro et. al., 2011); da teoria sobre a ecologia do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1996) e das reflexões acerca dos conceitos de curiosidade epistêmica (Freire, 1999; Oliveira, 2021), aluno pesquisador (Demo, 1996; 2002; Egan-Robertson; Bloome, 1998), cultura e linguagem (Attali, 1991); letramento situado (Barton, 1998), projetos de letramento (Kleiman, 2000; Oliveira; Tinoco; Santos, 2014; Oliveira, 2016), eventos de letramento (Heath, 1982), práticas de letramento (Street, 1984; Hamilton, 2000) e multiletramentos (Rojo, 2009). Metodologicamente, a pesquisa segue o modelo qualitativo-interpretativista (Moita Lopes, 1994; Erickson, 1990) de viés etnográfico (André, 2005; Kleiman, 1998). Os dados foram gerados a partir da realização de entrevistas, materiais documentais (textos dos alunos) e notas de campo relativas às oficinas de letramento realizadas. Esta pesquisa permitiu compreender que as oficinas de letramento são importantes dispositivos didáticos que valorizam todas as práticas sociais em que os estudantes estão envolvidos, articulando-as aos conteúdos escolares. Isso revelou como a relação entre escola e comunidade pode construir estudantes engajados e pesquisadores da própria cultura.
  • Dissertação
    Estratégias metacognitivas a serviço da compreensão leitora: uma proposta com textos instrucionais e didáticos de Ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Camargo, Glaucia Moraes; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/8512795820202333; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Duque, Paulo Henrique; Kewitz, Verena
    A leitura, além de ser um meio para outros aprendizados, é em si mesma um objeto de conhecimento que deve ser ensinado em seu processo. No entanto, o que percebemos é que leitores inexperientes não alcançam a proficiência em leitura devido ao fato de as atividades escolares de leitura focarem na decodificação de textos, recitação de leitura em voz alta ou perguntas de interpretação que visam avaliar o resultado da leitura. Reconhecemos, baseados na experiência em sala de aula e em testes de proficiência em leitura tais como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que a realidade brasileira, no que diz respeito à leitura, está longe de ser a ideal. Diante desse contexto, elaboramos o presente trabalho de caráter interpretativo e propositivo, cujo objetivo geral é caracterizar o ensino de compreensão leitora com base em estratégias metacognitivas e transpor tais estratégias em atividades didáticas que utilizam think-alouds, com vistas a aperfeiçoar a compreensão leitora de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, elaboramos os seguintes objetivos específicos: i. Definir a compreensão leitora com base em estratégias metacognitivas; ii. Elaborar material didático para promoção de estratégias metacognitivas no ensino de leitura; iii. Discutir limites e potencialidades do ensino de estratégias metacognitivas no contexto do ensino de compreensão leitora no Brasil. Para tanto, apoiamonos nos modelos de metacognição de Flavell (1979), Brown (1987) e Schraw e Dennison (1994). Entendemos que o leitor inexperiente (aluno) pode aprender com o leitor experiente (professor) estratégias metacognitivas de leitura que irão auxiliá-lo a tornar-se um bom utilizador de estratégias (Pressley; Borkowski; Schneider, 1987) e a alcançar a compreensão leitora com autonomia. Para tanto, propomos um material didático que privilegia o uso de think-alouds, segundo orienta Davey (1983) e Block e Israel (2004), utilizando textos presentes em livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de que, através da verbalização das estratégias utilizadas pelo professor, se torne possível promover a aquisição das mesmas estratégias pelos alunos.
  • Dissertação
    A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Oliveira, Maria da Conceição Galdino de; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/6729253257410683; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa
    Levando-se em consideração o texto como lugar de interação de sujeitos sociais, a interação autor-texto-leitor é imprescindível para a construção de sentidos no processo de leitura. Ler é uma atividade que requer do leitor ativa participação, uma vez que, apropriando-se de várias estratégias sociocognitivas, ele consegue completar lacunas, contribuindo assim para a construção de sentidos. Nas Tirinhas de Humor – gênero textual bastante explorado nas aulas de língua portuguesa, na atualidade, por apresentar feições multimodais e tratar de diversos temas – a participação do leitor é de extrema importância. É dele que se espera a cooperação no que se refere à compreensão advinda da capacidade de pressupor e inferir. Assim sendo, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar a forma como esse gênero textual tem sido explorado nos livros didáticos de língua materna, bem como fazer uma abordagem de como esse material tem trabalhado a informatividade presente nas Tirinhas de Humor a fim de conquistar o envolvimento do leitor e torná-lo participante ativo na construção de sentidos. Nesta pesquisa, os Livros Didáticos analisados fazem parte das coleções Tecendo Linguagens e Conexão e Uso, ambos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica se baseia nos princípios da Linguística Textual e na Base Nacional Comum Curricular, com a contribuição de autores como Koch e Elias (2018); Costa Val (2016); Marcuschi (2010); Antunes (2003, 2007, 2009); e Ramos (2021), dentre outros. Ao término desta dissertação, propomos um caderno de exercícios, produto aplicável, com estratégias de leitura e de compreensão, dando ênfase à relevância da informatividade presente no gênero Tirinha de Humor.
  • Dissertação
    O debate em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-21) Silva, Edson Carlos da; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Aquino, Jaciara Limeira de
    Debater, respeitando a ética e a negociação de ideias, constitui-se, ao longo da História humana, uma prática de contínua construção da civilidade. Contemporaneamente, como demonstrações públicas (presenciais e/ou mediadas pelas redes sociais) de polaridade de ideias tem-se tornado prática reiterada, aprender a debater vem se tornando ainda mais relevante. Isso implica pensarmos o debate para além do conceito de gênero discursivo oral e/ou de objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, ou seja, como prática social. Cientes disso, esta dissertação busca analisar como o debate é trabalhado nos livros didáticos aprovados pelo triênio PNLD 2020-2022. Esse programa atende à Base Nacional Comum Curricular, que, por sua vez, insere o debate no campo de atuação da vida pública. Diante disso, definimos, como objetivo geral desta dissertação, investigar como o trabalho com o “debate” pode contemplar as habilidades do campo de atuação da vida pública, elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir esse objetivo, buscamos especificamente: (i) compreender como o “debate” é contemplado na BNCC; (ii) analisar o trabalho com “debate” nos dois volumes do 8 o ano do EF, selecionados entre as coleções aprovadas pelo triênio PNLD 2020-2022. Metodologicamente, esta pesquisa documental é de natureza qualitativa e interpretativista e analisa atividades didáticas que trabalham o debate em dois volumes do 8o ano. Para atingir esses objetivos, fundamentamos nossa análise na concepção dialógica da língua(gem), de Mikhail Bakhtin, nos estudos de letramentos de vertente sociocultural, de Kleiman (1995, 2000, 2012), Tinoco (2008, 2018, 2020), Aquino (2018), Rojo (2004) e Street (2014), nos estudos de argumentação interacional, de Grácio (1993, 2010) e na pedagogia crítica, de Paulo Freire (2016, 2021, 2022). Os resultados sinalizam que o trabalho com o debate, nos dois volumes analisados, compreende: (i) eventos que, de fato, aconteceram na realidade social brasileira; (ii) temas polêmicos de relevância para a cultura e a economia; (iii) prática social que ultrapassa a esfera escolar. Portanto, embora ainda focalizem a análise de alguns elementos meramente estruturais, não restringem o ensino do debate aos elementos constitutivos do gênero oral tampouco o transformam em apenas um objeto de ensino, pois oferecem alguns subsídios para que o professor e os estudantes o analisem como prática social da vida pública. Por fim, para contribuir com essa perspectiva, apresentamos, como recurso educacional, oito fichas avaliativas que podem subsidiar a avaliação do trabalho com o debate como prática social em sala de aula, sob aspectos diferentes.
  • Dissertação
    Leitura e experiência em sala de aula com o beijo da palavrinha, de Mia Couto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-24) Melo, Bruna Janine Caballero Bezerra de; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; http://lattes.cnpq.br/1089616003499013; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; Pereira, Francisco Afrânio Câmara
    Este trabalho versa sobre a literatura e seu poder de humanização através da leitura da obra O beijo da palavrinha, de Mia Couto, utilizando-se da sequência didática como modelo pedagógico de aplicação em sala de aula. A literatura africana e sua representatividade no cenário educacional brasileiro, bem como a decadência atual da literatura em sala de aula e a necessidade de mantê-la viva diante de seu importante papel social são reflexões importantes realizadas durante a pesquisa. Assim, tomou-se como base o objetivo de ler a obra juntamente aos alunos de uma turma de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, fazendo-os refletir sobre as variadas temáticas presentes no livro e associando-as ao seu contexto de mundo. Para isso, a fim de pensar sobre a literatura, utilizou-se o pensamento de Antonio Candido, Leyla Perrone-Moisés e Todorov. Para as questões pertinentes ao letramento literário, tomou-se como aporte teórico-metodológico, o modelo de sequência didática do teórico Rildo Cosson.
  • Dissertação
    Uma proposta de intervenção para a aquisição da escrituralidade a partir da obra Pollyana, de Eleanor H. Porter
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Santos, Veriana Emídia Medeiros de Azevedo; Costa, Alessandra Castilho Ferreira Da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/6554375154948194; Rodrigues, Maria das Gracas Soares; https://orcid.org/0000-0002-8295-358X; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Sousa, Gilton Sampaio de
    O trabalho ora apresentado elabora uma proposta de intervenção para a aprendizagem e a aquisição da escrituralidade (KOCH/OESTERREICHER, 1990) no Ensino Fundamental, a partir da obra Pollyana, de Eleanor Porter, analisando, ainda, a junção (RAIBLE, 1992), isto é, a expressão de relações semânticas nos dados gerados durante tal intervenção, com o intuito de comprovar o impacto das ações executadas na aprendizagem e na aquisição da escrituralidade pelos alunos O corpus da pesquisa é constituído por textos produzidos pelos alunos ao longo de tais ações. A oralidade, entendida como a aproximação ao eu-aqui-agora, e a escrituralidade, entendida como a instauração de um não-eu, um não-aqui e um não-agora no discurso (KOCH/OESTERREICHER, 1990; CASTILHO DA COSTA, 2017), constituem, do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (doravante, TD), um contínuo de realizações de textos e gêneros que veiculam diferentes variedades linguísticas. Por meio de atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2005), isto é, de deslocamento de textos nesse contínuo, busca-se propiciar aos alunos o contato com as variedades linguísticas, bem como com as tradicionalidades (KABATEK, 2006) e formas de organização dos textos da escrituralidade. Na primeira fase do projeto, voltada à intervenção, desenvolveu-se um guia de leitura e produção de textos com atividades de retextualização executadas durante e após a leitura coletiva da obra literária em tela. Tais atividades culminaram com a produção de capítulo suplementar à obra pelos alunos. Em um segundo momento, foram analisados, com base na anotação semiautomática no programa Tradisc, os recursos de junção nas produções textuais anteriores e posteriores ao projeto de intervenção, a fim de avaliar o grau de impacto dessa intervenção. Nessa avaliação, identificou-se um deslocamento das produções textuais dos alunos em direção à escrituralidade, como indício de aprendizagem e aquisição das TD e variedades linguísticas veiculadas pela obra Pollyana. O trabalho contribui, desse modo, para o ensino de Língua Portuguesa a partir de uma abordagem teórico-metodológica que leva em conta questões relacionadas à variação textual e linguística e à criatividade dos falantes
  • Dissertação
    Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Almeida, Walerya Silveira da Rocha; Sá, Edna Maria Ragel de; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; http://lattes.cnpq.br/9264167978406483; Santos, Cassia de Fátima Matos dos; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
    Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Galvão (2005) que explora aspectos da infância, adolescência e trajetória literária de Zila Mamede; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental.
  • Dissertação
    Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Barbosa, Jakecilene Lindolfo; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; http://lattes.cnpq.br/5223405932308585; Miqueletti, Eliane Aparecida; Silva, Luiza Helena Oliveira da
    Na educação básica, mais especificamente nos dois últimos anos das séries iniciais do ensino fundamental, níveis nos quais os alunos já deveriam ter consolidado o processo de alfabetização, as dificuldades de leitura são evidentes. É comum encontramos nas salas de aula crianças que decodificam textos, mas não conseguem ultrapassar a materialidade linguística para produzir sentido. Nesse contexto, optamos por nos distanciar da compreensão de leitura como uma habilidade de decodificação de palavras, entendendo-a nesta pesquisa como uma atividade de produção de sentidos que integra autor-texto-leitor e considera as relações entre o fazer persuasivo do enunciador (autor) e o fazer interpretativo do enunciatário (leitor). Este trabalho visa problematizar sobre como ensinar a ler nas séries iniciais do ensino fundamental a partir de um livro-imagem. Considerando essa problemática norteadora, objetivamos desenvolver uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) para o ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental à luz da semiótica discursiva. Almejando alcançar tal objetivo, formulamos os seguintes passos: a) Refletir sobre o ensino de leitura, dialogando com a própria experiência; b) Sistematizar conhecimentos sobre a semiótica discursiva e as categorias plásticas que constituem o texto visual; c) Analisar o livro Onda (Suzy Lee) a partir do Percurso Gerativo do Sentido; d) Planejar estratégias e atividades pedagógicas para a leitura do livro Onda (Suzy Lee). Como referencial teórico fundamental, elegemos a semiótica discursiva para as nossas análises, além de contarmos com outros autores que nos auxiliaram na reflexão sobre as concepções e estratégias de leitura, bem como na compreensão das especificidades e potencialidades de livro-imagem. O estudo é de cunho qualitativo e foi organizado de acordo com o seguinte caminho teórico-metodológico: 1. Pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados – livros, artigos, dissertações e teses; 2. Análise semiótica de um objeto – o livro-imagem Onda (Suzy Lee); 3. Encaminhamentos pedagógicos para a leitura do objeto analisado. O livro-imagem Onda (Suzy Lee) aborda a isotopia da infância como a passagem do estado do não saber para o estado do saber a partir de uma experiência da descoberta do mar protagonizada por uma garotinha. No texto, a artista mobiliza os formantes plásticos, os formantes figurativos e o próprio projeto gráfico-editorial, explorando as diferentes partes que compõem o livro-objeto (a capa, contracapa, folha de guarda, dobra), para fabricar o sentido da narrativa. Tencionamos que a proposta de leitura elaborada, em formato de roteiro pedagógico, com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) possa auxiliar o trabalho de professores que lecionam Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental, configurando-se como mais uma possibilidade de ampliar as práticas de leitura no “chão da escola” pública.
  • Dissertação
    O pagador de promessas, de Dias Gomes: a dramaturgia para a formação do leitor literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-29) Bezerra, Ângelo Roncalli Alves; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; Lúcio, Ana Cristina Marinho; Marques, Moama Lorena de Lacerda
    Este trabalho visa apresentar aos professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental, anos finais, com foco nos nonos anos, uma proposta de mediação para formação do leitor literário, tomando como modelo a sequência básica de Rildo Cosson apresentada em seus livros Letramento Literário: teoria & prática (2006) e Círculos de leitura e letramento literário (2020). À proposta, seguem sugestões de produção textual através da prática da retextualização/refacção. Como texto-base, tanto para a formação do leitor, quanto para as produções textuais, utilizamos a peça teatral O pagador de promessas, de Dias Gomes. A dramaturgia, gênero subaproveitado nos livros didáticos e nas aulas de Língua Portuguesa, apresenta estrutura e linguagem que atendem à demanda da proposta: despertar o gosto pela leitura literária e aprimorar a prática da escrita dos estudantes, através de sua retextualização/refacção para outros gêneros. Para as práticas de letramentos literários, nos apoiamos em Cosson (2006); para as retextualizações/refacções, utilizamos Marcuschi (2010), Terra (2020) e Antunes (2005). A consulta à BNCC (2018), bem como as leituras de Candido (2011), Compagnon (2009), Barthes (1977, 1987), Lajolo (1982), Perrone-Moisés (2016) e Geraldi (2011), também foram utilizadas para o aporte teórico. Esperamos com este trabalho contribuir, minimamente, para a formação de leitores literários na escola e para além dela.