PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras
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Dissertação Acusativo anafórico e normas do português na escola: uma proposta de intervenção para o ensino de gramática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-02) Xavier, Alice Carla Marcelino; Martins, Marco Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/3589064971368456; ; http://lattes.cnpq.br/9890307792629753; Bispo, Edvaldo Balduino; ; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Vieira, Silvia Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0212277538092835Fundamentados em uma perspectiva sociovariacionista (cf. LABOV, [1972]2008; WEINREICH, LABOV, HERZOG, [1968]2006), e considerando a necessidade do ensino de gramática (MARTINS, 2013), apresentamos, nesta dissertação, uma proposta de intervenção para o ensino das formas acusativas anafóricas de 3ª pessoa no português brasileiro culto em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada numa escola da rede pública e considerou para o diagnóstico textos narrativos escritos por alunos de uma turma regular do 9º ano - última etapa do ensino fundamental II, no ano de 2014. Esta pesquisa parte da hipótese de que a forma clítica acusativa anafórica, única forma ensinada na escola e tomada como parâmetro positivo de avaliação para a retomada do objeto direto, não está sendo ensinada. Considerando que estudos anteriores têm apontado quatro formas possíveis para o acusativo anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro - o clítico acusativo, o pronome nominativo, o SN anafórico e o objeto nulo -, primeiramente, apresentamos um diagnóstico do uso dessas formas em textos escritos pelos alunos com base na análise de duas narrativas escritas em ambiente escolar: uma de caráter mais formal - relato de filme - e outra de caráter menos formal - relato de experiência pessoal. Após essa análise, conduzidos pelo diagnóstico inicial, apresentamos uma sequência didática (SD) pautada no ensino de gramática. Na SD, o ensino do objeto direto e de suas formas de retomadas (acusativo anafórico) se deu com base em uma perspectiva científica da gramática da Língua Portuguesa. Dessa forma, o ensino do clítico acusativo, forma que deveria ser recuperada pela escola, nas aulas de gramática normativa, se deu junto ao reconhecimento das demais variantes que juntas coocorrem/concorrem nas diferentes normas do português brasileiro. O nosso intuito foi o de tornar significativo o uso do clítico acusativo, já que este vem perdendo espaço, devido a um ensino de gramática que vem produzindo nos alunos uma aversão à norma padrão e, ao mesmo tempo, uma incompreensão da gramática da sua língua. Objetivamos também, a partir do ensino do acusativo anafórico, oferecer/defender uma proposta de ensino de língua e de gramática, na qual essas formas variantes sejam trabalhadas em conjunto nas aulas de português a fim de fazer com que o aluno perceba as diferentes possibilidades de relações e de construções sintáticas possíveis dentro de sua gramática e, principalmente, reconheça o que cada uma delas significa e por quê no contínuo de normas linguísticas que caracteriza o que denominamos de Língua Portuguesa.Dissertação Análise de textos narrativos escritos por alunos da comunidade rural de Massaranduba, Ceará-Mirim/RN: "A história contida" de sujeitos da experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Leandro, Elaine Cristina Gomes de Lima; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; http://lattes.cnpq.br/3089340231321474; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Santos, Valnecy Oliveira CorrêaAtualmente, alguns alunos tendem a ocupar o seu tempo nas redes sociais ou com jogos digitais, a fim de passar grande parte do dia no entretenimento e na diversão pelo mundo virtual, e, assim, aproveitam poucos momentos que podem ser marcantes em suas vidas, de modo positivo ou negativo. Visando a identificar essas experiências, alunos do ensino fundamental foram instigados a relatar e escrever acontecimentos do seu dia a dia, transformando-se em escritores da sua própria experiência. Com base nesse material, este estudo tem como objetivo geral: analisar os efeitos de atividades linguageiras na produção de textos narrativos decorrentes da prática de uma escrita pautada na constituição de sujeitos da experiência. Quanto aos objetivos específicos, eles são: identificar marcas linguístico-discursivas indicadoras do estilo de escrita em textos narrativos produzidos em sala de aula; propor práticas de ensino de escrita de textos narrativos a partir de atividades criadoras da linguagem que considerem a história contida, ampliando as possibilidades de escrever; interpretar, a partir da língua, traços discursivos que possam evidenciar a emergência de uma escrita criativa, sobretudo dando destaque às experiências do sujeito que escreve. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, em Massaranduba, Ceará-Mirim/RN, tomando por base estudantes do 7º ano do ensino fundamental, que tiveram a prática de produzir textos escritos narrativos para delinear os aspectos estruturais e sequenciais, elementos e momentos da narrativa tão recorrentes em manuais didáticos. Os referenciais teórico-metodológicos deste estudo são Franchi (1987), Geraldi (1997, 2011) Larrosa (2014) e Possenti (2002). As atividades linguageiras para a escrita de textos narrativos têm como finalidade permitir que os alunos, por meio de suas práticas como sujeito da experiência, consigam compor características e enunciados que estão ao seu redor, em seu cotidiano, para além do âmbito escolar, e, assim, possam identificar e narrar as histórias das quais são parte integrante. Como resultado do processo de intervenção, houve a elaboração de um recurso educacional seguindo a proposta de texto mencionada no campo metodológico desta pesquisa, que visa a apresentar estratégias de escritas narrativas para auxiliar outros professores nas atividades de escrita dos alunos. Desse modo, esses profissionais terão um caderno didático como material de apoio para o ensino de escrita da Língua Portuguesa.Dissertação Aquisição, desenvolvimento e apropriação da escrita por alunos do Ensino Fundamental I (5º ano): caminhos e descaminhos(2018-11-29) Araújo, Andréa Silva Andrade de; Oliveira, Maria do Socorro; ; ; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; Cabral, Marlucia Barros Lopes;Muitos são os desafios de uma criança até conseguir aprender o código da escrita. Esse é um aprendizado lento e para alguns, o processo de aprendizagem se estende mais que o esperado. Essa foi a realidade encontrada em uma turma de ensino fundamental I de uma escola pública do município de São Gonçalo do Amarante: alunos na faixa etária compreendida entre 11 e 15 anos e que foram sendo promovidos pela escola até chegar ao 5º ano sem conseguir executar atividades de escrita de qualquer natureza e, por isso, muito resistentes às propostas que lhes foram inicialmente apresentadas. Nesse contexto, elegemos como objetivo geral desta pesquisa, analisar que possíveis ações de linguagem podem promover a ressignificação do ensino de LP, com um quadro de alunos fora de faixa e não-alfabetizados, através de uma proposta de escrita com foco nas práticas sociais. O dispositivo didático utilizado foi o projeto de letramento entendido como uma alternativa didática para o trabalho com leitura e escrita. Para alcançarmos tal objetivo geral, trabalhamos com vistas aos seguintes objetivos específicos: i) identificar as necessidades de aprendizagem da língua escrita evidenciadas nos “erros”2 de escrita dos alunos; ii) explicitar os caminhos e descaminhos enfrentados por nós e pelos nossos alunos até alcançarmos a escolha mais adequada das práticas sociais envolvidas na pesquisa iii) observar a contribuição do projeto de letramento para a ressignificação do ensino da leitura e escrita em LP. Juntamente com eles, estabelecemos como atividades de escrita identitárias a produção de sua autobiografia, a qual foi escrita passo a passo, através de áudios, entrevistas, autorretratos, histórias lidas sobre seus ídolos para inspiração pessoal, linha do tempo, aproveitando todas as possibilidades que um projeto de letramento sempre dispõe. Esta pesquisa se ampara, teoricamente, nos estudos de letramento (BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 2014), de aquisição da língua escrita (CAGLIARI, 1991; FAYOL, 2014; KOCH, 1995; LEMLE, 1987; MASSINI-CAGLIARI,1997) e na linguística textual (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2011). Metodologicamente, este estudo se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de uma abordagem denominada de pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Nossa compreensão, a partir das análises realizadas é que apesar de alguns “descaminhos” aos quais estamos sujeitos em qualquer prática, existem caminhos e esses, só são possíveis quando nos dispomos a agir de forma colaborativa, nos tornando, professores e alunos, efetivos agentes de letramento (KLEIMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010).Dissertação ArgumentAÇÃO via projeto de letramento(2017-03-17) Oliveira, Liana Maria Lemos de; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1704965548624223; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; https://orcid.org/0000-0003-3667-0674; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028Este projeto de intervenção visa ressignificar práticas de leitura e escrita de textos argumentativos. Buscando romper com o ensino tradicional de Língua Portuguesa, ele tem como eixo condutor o interesse de um grupo de estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de se preparar para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Esses alunos, advindos de escolas públicas, são atendidos, em horário adicional, em um cursinho particular na cidade de Santo Antônio, zona agreste do Rio Grande do Norte. Teórica e metodologicamente, fundamentam este projeto de intervenção três aportes centrais: a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN [1952-1953] 2011; [1929] 2009); os estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET [1995] 2014) e a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2011). Os dados foram gerados ao longo do ano letivo de 2015, por meio de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008). Algumas questões nortearam as atividades desenvolvidas. São elas: como ressignificar as aulas de LP, tendo em vista a apropriação do discurso argumentativo? Que situações específicas de aprendizagem de escrita podem favorecer essa apropriação? Que marcas, nos textos produzidos pelos alunos, sinalizam o aprimoramento da cadeia argumentativa? Nesse sentido, temos por objetivo geral: ressignificar as aulas de LP visando à apropriação do discurso argumentativo. Isso nos levou também a elaborar dois objetivos específicos: construir situações específicas de aprendizagem de escrita que favoreçam a apropriação do discurso argumentativo e identificar, nos textos produzidos pelos alunos, marcas sinalizadoras do aprimoramento da cadeira argumentativa. Nesse processo, foram escritos (e reescritos) textos de diversos gêneros, tais como: cartas, convites, artigos de opinião. Essas peças de escrita levaram os participantes do projeto à realização de diferentes atividades, sendo uma de especial relevância para o grupo: uma visita orientada ao IFRN. Além disso, discentes e docente vivenciaram um debate regrado com a participação de agentes externos ao cursinho e decorreu desse debate a produção de outros textos argumentativos: carta argumentativa e artigo de opinião. A análise dos dados demonstra que essas práticas de escrita, desenvolvidas de forma colaborativa, prepararam os estudantes para o enfrentamento do Exame de Seleção do IFRN, razão por que houve uma significativa conquista de vagas no grupo. Outro ganho, ainda mais importante, é a compreensão de que argumentar é uma técnica crucial para demandas cotidianas e, por isso, saber argumentar subsidia o cidadão a responder, com mais autonomia, às problemáticas que a vida em sociedade nos impõe.Dissertação Assembleia de classe como evento de letramento: entrelaçando saberes e fazeres(2018-06-07) Cabral, Adriana Hanayá Ferreira; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; ; Kersch, Dorotea Frank; ; Oliveira, Maria do Socorro;A necessidade de ressignificação no processo de ensino de Língua Portuguesa tem levado professores da educação básica a buscar novas práticas educativas. Uma alternativa advém das que são desenvolvidas em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000). É nesse sentido que esta pesquisa de intervenção tem por objeto de estudo a assembleia de classe como evento de letramento. Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia da assembleia de classe vista como evento de letramento para a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade de estudantes de 7o ano de uma escola pública norte-rio-grandense, postulamos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as atividades desenvolvidas na assembleia de classe que favorecem a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade; (ii) investigar como se desenvolvem, em assembleia de classe, atividades de leitura, escrita e oralidade voltadas para a ação e a mudança social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2006); nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008); nos conceitos de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) e de assembleia de classe vista como evento de letramento. Do ponto de vista metodológico, ancoramo-nos nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de vertente etnográfica ligados à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Colaboraram nesta pesquisa alunos do 7o ano, professores, equipe gestora, pais de alunos e agentes externos à comunidade escolar. Na análise dos dados, destacamos como a assembleia de classe se configura como evento de letramento, constituindo-se num espaço de ressignificação de práticas de leitura, escrita e oralidade. Nela, ações sociais são deliberadas, possibilitando, assim, o empoderamento dos discentes e a transformação de um estado de coisas a partir do agir da coletividade.Dissertação Atividades de retextualização entre oralidade e escrituralidade, um projeto para o 7º ano a partir de O Pequeno Príncipe(2018-07-31) Santos, Maria Graça Manoela Pessoa dos; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; ; Barros, Kazue Saito Monteiro de; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares;O presente estudo fundamenta-se nos instrumentos teórico-metodológicos do modelo de Tradições Discursivas (Coseriu 1955/56; Koch 1997; Koch/Oesterreicher 1990; Kabatek 2006; Raible, entre outros). Nessa perspectiva teórica, todo discurso, seja ele veiculado fônica ou graficamente, localiza-se num espaço do contínuo de oralidade e escrituralidade (Koch/Oesterreicher 1990), que diz respeito não ao meio de veiculação dos textos, mas à sua concepção discursiva, isto é, à sua configuração linguística. De caráter interventivo e interpretativo, este trabalho busca, de um lado, desenvolver uma sequência didática (cf. Dolz e Schneuwly 2004; Lopes-Rossi 2006) para a aquisição da escrituralidade (cf. Koch/Oesterreicher 1990) no 7º. Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria (RN), a partir da elaboração e aplicação de um guia de leitura e produção de textos sobre a obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry, com atividades de retextualização (cf. Marcuschi 2005), que promovam o deslocamento dos textos no contínuo de oralidade e escrituralidade. De outro lado, busca-se verificar o impacto dessa intervenção por meio da análise do deslocamento das produções dos diferentes grupos do corpus (Diagnóstico, Primeira Reescrita, Versão Final) em tal contínuo. A análise centra-se nas técnicas de junção, entendida como a expressão de relações semânticas (Raible 1992; Kabatek 2006; Castilho da Costa 2015). Na fase interventiva do projeto, as atividades de retextualização promoveram o contato dos alunos com variedades linguísticas e TD da esfera literária, que culminaram com a produção dum capítulo suplementar à obra literária em tela. Na fase de análise, verificou-se a distribuição quantitativa e qualitativa dos recursos de junção nas narrativas do corpus, isto é, com relação à sua frequência e ao tipo de relação semântica e grau de integração sintática, utilizando-se, para tanto, o programa Tradisc. Como resultado, a análise demonstrou um deslocamento das produções dos alunos em direção à escrituralidade, comprovando o impacto da intervenção para a aquisição e aprendizagem dos recursos linguísticos e tradicionalidades da escrituralidade, em específico, da esfera literária.Dissertação Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA(2016-12-22) Dias, Margareth Pereira; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/6338471635388658; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Sousa, Henrique Eduardo de; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico.Dissertação A canção na aula de língua portuguesa: uma proposta de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Silva, Vera Lúcia Nascimento da; Silva Neto, João Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6754214478770594; ; http://lattes.cnpq.br/4742516840115592; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Silva, Ananias Agostinho da; ; http://lattes.cnpq.br/6624168203166513; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630Este trabalho de intervenção surgiu da necessidade de se buscar alternativas metodológicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sentido de viabilizar uma aprendizagem mais adequada aos alunos dessa modalidade de educação. Para isso, partimos das seguintes questões de pesquisa: 1) Como ensinar Língua Portuguesa de forma significativa para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos utilizando canções, proporcionando-lhes novas aprendizagens que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos? 2) De que modo o gênero canção pode ser inserido em um projeto de intervenção que possa contribuir para a ampliação das aprendizagens dos alunos da Educação de Jovens e Adultos? No sentido de responder a essas questões, partimos do gênero canção para a construção de aprendizagens para além do domínio técnico da leitura e da escrita, desafiando os sujeitos a uma compreensão crítica da realidade com vistas à transformação social. Para isso, o objetivo geral do nosso trabalho consiste em produzir uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos utilizando o gênero canção de modo a proporcionar novas aprendizagens aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos. Nesse sentido, os objetivos específicos da pesquisa são: i) elaborar um projeto de intervenção para a Educação de Jovens e Adultos a partir de canções; elaborar sequências didáticas voltadas para o trabalho com a leitura, a escrita e o estudo sobre a língua utilizando canções crítico-reflexivas. Tomamos como aporte teórico: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Geraldi (2015) e Santos (2012) sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA, pela necessidade de compreendermos o contexto no qual estão inseridos os sujeitos da pesquisa com base na formação histórica em torno do ensino de língua materna; adotamos a abordagem de Zabala (1998) sobre as sequências didáticas como nossa escolha metodológica; e Costa (2002) quanto à relevância do texto literário sob a forma do gênero canção no ensino de Língua Portuguesa; e, sobretudo, adotamos as contribuições de Freire (1978; 1979; 1991; 2018) quanto ao trabalho voltado para alunos jovens e adultos fundamentado na busca por uma sociedade mais justa, democrática e solidária. A metodologia é de natureza interventiva e interpretativista com pressupostos gerais da pesquisa participante. A intervenção se deu em uma turma de quarto nível da EJA na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada na Zona Norte da cidade de Natal/RN. Como resultados, destacamos a ampliação da proficiência de leitura e escrita de forma significativa dos alunos participantes por meio do processo colaborativo de aprendizagens construídas a partir da aplicação das sequências didáticas.Dissertação A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino(2015-08-25) Santos, Andréa Gomes dos; Silva Neto, João Gomes da; ; ; Canan, Ana Graça; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Marquesi, Sueli Cristina;A canção é um gênero textual presente em avaliações nacionais, provas de concurso para ingresso em escolas técnicas, em livros didáticos, logo precisa ser mais difundido na escola como objeto e instrumento de ensino, pois, além de sua importância para o repertório cultural do indivíduo, pode colaborar para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesse sentido, esta pesquisa versa sobre leitura e escrita da canção (letra de samba-enredo) no ensino fundamental, com o intuito de sugerir um projeto de ensino de língua por meio de samba-enredo, que envolva intertextualidade e conhecimento linguístico verbal, para o 6º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são: criar sequências didáticas que sejam direcionadas principalmente à leitura e à escrita, mas também para gramática e oralidade considerando o gênero textual canção (letra de samba-enredo); contribuir para a formação de leitores e escritores por meio do estudo do gênero canção (letra de samba-enredo). A fim de atingir esses objetivos, a fundamentação teórica está ancorada quanto às concepções de escrita e leitura, Koch e Elias (2012, 2013); à oralidade, Marcuschi (2010); à gramática, Travaglia (2011); à intertextualidade, Koch (2009); à língua, Travaglia (2013); ao texto, Geraldi (2013); ao gênero textual, Marcuschi (2007). Os aspectos metodológicos se baseiam quanto à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação, Severino (2014), Engel (2000); ao projeto de ensino, Travaglia (2013); à sequência didática, Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010); Silva Neto e Gheysens (2011); ao procedimento de ensino, Carlini (2004); à avaliação, Luckesi (2011); à correção de texto, Ruiz (2013) entre outros.Dissertação Canto de Muro e teatro de sombras: uma experiência em sala de aula(2019-11-08) Costa, Rosinaldo Santos da; Rangel, Edna Maria; ; ; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; ; Araújo, Wellington Medeiros de;O presente trabalho teve como objeto de estudo o romance de costumes Canto de Muro (2006), do escritor norte-rio-grandense Luís da Câmara Cascudo. Trata-se de uma narrativa ficcional, costurada numa linguagem poética, que conta a vida cotidiana dos animais-personagens que moram num mundo observado por Cascudo onde os insetos, as aves e outros bichos vivem como uma sociedade, sendo regidos pela lei da sobrevivência. Apoiados na ideia de que essa história poderia apontar possibilidades pedagógicas e poéticas no caminho da aproximação e da apropriação da leitura literária com as práticas lúdicas, realizamos uma prática didático-pedagógica, através de uma sequência básica (Cosson, 2007), que mobilizou o envolvimento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Queiroz com a leitura do romance Canto de Muro e o com o teatro de sombras, favorecendo a experiência compartilhada da leitura literária e dramatização. Nossa proposta visou promover a construção de processos colaborativos de construção de sentidos e significados através da leitura da obra e do teatro de sombras, dando enfoque à leitura e à oralidade, além de ter oportunizado aos alunos a participação em exercícios teatrais, que favoreceram a capacidade de criar e o desenvolvimento de habilidades de expressão verbal e corporal. Para embasar a escrita desta dissertação, apoiamo-nos em Candido (2011), Compagnon (2009), Cosson (2007), Zumthor (2000), Fávero (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Documento Curricular do Rio Grande do Norte (RN, 2018). O corpus da pesquisa foi constituído pelo material produzido ao longo da execução das etapas da sequência básica através dos registros escritos das rodas de conversa, das oficinas, das anotações e observações diversas, dentre outros, feitos pelo professor e pelos alunos. Quanto aos resultados alcançados, buscamos, com esta pesquisa, dar contribuição para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental a partir de uma abordagem teórico-metodológica que possibilite a ampliação do repertório de leitura literária, a apropriação de saberes, o exercício de reflexão e criação diante do texto literário, a melhoria na expressão verbal e corporal, melhoria na percepção crítica, na interpretação, na reescrita e na oralidade.Dissertação Causalidade e contraste em artigo de opinião: uma intervenção pedagógica funcionalista no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-20) Ferreira, Ana Carla de Sousa; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; http://lattes.cnpq.br/2372277412777181; Cordeiro, Fernando da Silva; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo SantosNesta pesquisa, focalizamos, por meio de uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano do Ensino Fundamental, as relações de causalidade e contraste mobilizadas no gênero artigo de opinião. Objetivamos investigar as contribuições dos elementos linguísticos de coesão por conexão que estabelecem relações de causalidade e contraste em uma perspectiva funcional para o desenvolvimento e a ampliação da competência argumentativa de estudantes do 9º ano. Fundamentamo-nos teoricamente na Linguística Funcional norte-americana (Givón, 1995; Furtado da Cunha; Bispo, 2013) e em sua correlação com o ensino de língua portuguesa, conforme delineado em Bispo, Cordeiro e Lucena (2022). Também mobilizamos contribuições da Linguística Textual, notadamente com base em Koch (2003, 2010), e Antunes (2005), e da Semântica Argumentativa, segundo Ducrot (1977). Metodologicamente, a pesquisa ora proposta é de natureza predominantemente qualitativa, envolvendo aspectos descritivos e explicativos. O caráter descritivo relaciona-se à caracterização dos elementos linguísticos mapeados nas produções textuais dos alunos, bem como ao tratamento dado a esses elementos pelas gramáticas tradicionais, com base em levantamento bibliográfico. Os aspectos explicativos devem-se à análise e à interpretação do material gerado no processo interventivo. Como resultados, destacamos que os alunos (a) utilizaram, com maior frequência, em duas versões do artigo de opinião, os itens “pois” e “mas” no estabelecimento das relações de causalidade e contraste, respectivamente, fato que relacionamos aos princípios da iconicidade e da marcação; (b) empregaram os elementos coesivos de causalidade e contraste de maneira adequada, do ponto de vista semântico-pragmático, nas duas versões do artigo, de maneira adequada; (c) na última versão, conseguiram melhorar a escrita do artigo de opinião, quanto aos aspectos estruturais e linguísticos, a partir da revisão e da reescritura realizadas, ainda que algumas fragilidades se mantiveram. Concluímos, assim, que a sequência didática aplicada proporcionou aos alunos uma nova visão sobre os usos dos elementos coesivos de causalidade e contraste e sobre a necessidade de adequá-los ao evento comunicativo. Também observamos a importância e os efeitos positivos da abordagem de tópicos gramaticais em perspectiva funcionalista associada às orientações curriculares oficiais. Essa perspectiva oportunizou à professora-pesquisadora explorar com seus alunos mecanismos linguísticos por conexão em textos autênticos, explicitando a funcionalidade desses elementos na organização textual, na construção dos sentidos e no direcionamento argumentativo de artigos de opinião.Dissertação Coadunação entre cartas e poemas de Drummond e Zila em meio à temática da terra: uma abordagem do texto literário no Ensino Fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-20) Cardoso, Daniel César; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545; ; http://lattes.cnpq.br/9145544808265667; Ferreira, José Luiz; ; Alves, Alexandre Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9866296900410648Relato e análise do processo de construção e aplicação de uma Unidade Temática numa turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II nas aulas de Português, com a consequente elaboração de um CD como produto final, destinado à leitura de professores. A Unidade Temática constou de aulas sobre correspondências de escritores e intelectuais como fontes importantes de informação/conhecimento, ou até mesmo partes constituintes de suas obras. A partir dessa concepção, vislumbrou-se a possibilidade de utilizar um conjunto de cinco missivas que tratavam de O Arado, a mais consagrada obra memediana, publicadas no livro intitulado Cartas de Drummond a Zila Mamede (1999), como elemento motivador para o estudo de poemas de Zila Mamede e Carlos Drummond de Andrade, vinculados à temática da terra. O presente estudo configura-se como uma tentativa de devolver ao texto literário o seu lugar de direito nas aulas de língua materna, isto é, que ele seja, desde os anos iniciais, lido, analisado e compreendido com todas as peculiaridades próprias dos textos de literatura, suas relações contextuais e intertextuais. Como fundamentação teórico-metodológica, tomou-se como ponto de partida as discussões de Cosson (2006; 2010) e Cereja (2005), além das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa, bem como critérios de análise e interpretação do texto literário disponíveis na bibliografia das áreas de Teoria Literária e Literatura Comparada.Dissertação Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião(2016-11-30) Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; http://lattes.cnpq.br/6255935403413693; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Bernardino, Rosangela Alves dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1876582685706375Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.Dissertação Crônicas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental entre oralidade e escrituralidade: tradições discursivas, leitura e produção de textos(2017-06-07) Moura, Aline Lessa Ramos Lima; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Sousa, Gilton Sampaio de;Este estudo analisou, de maneira interventiva, a presença dos parâmetros comunicativos em crônicas produzidas por alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no contínuo de oralidade e escrituralidade. Através de uma abordagem que alia os pressupostos teóricos do Modelo de Tradições Discursivas aos subsídios da Escola de Genera, foi aplicada uma sequência didática com módulos de leitura e escrita, objetivando fornecer aos alunos oportunidades de aquisição de estratégias e recursos da escrituralidade, ao mesmo tempo em que o processo de produção de texto guiou-se por situações reais de comunicação, envolvendo escola, família, comunidade e o público leitor em geral, resultando em crônicas que tratam do cuidado que o ser humano deve ter com os animais. As mudanças na utilização de estratégias e recursos típicos da escrituralidade, provocadas pelo desenvolvimento da sequência didática, foram comprovadas por meio da análise das diferentes versões de textos produzidos pelos alunos a partir dos parâmetros comunicativos propostos por Koch e Oesterreicher (2007), com o intuito de verificar deslocamentos dessa produção no contínuo de oralidade e escrituralidade. A partir da visão proposta pelo estudo das Tradições Discursivas, observando Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), foram analisadas as TDs de conteúdo, de estrutura composicional e as tradições intertextuais e interdiscursivas presentes nas crônicas produzidas pelos estudantes, conforme os parâmetros comunicativos propostos. O gênero textual “crônica” foi abordado sob a visão de Cândido (1992), Arrigucci Jr. (1987) e Sá (1987). A análise da estrutura composicional do gênero em estudo foi baseada nas sequências descritiva e narrativa propostas por Adam (2008). Os resultados obtidos comprovam que houve um deslocamento na produção textual dos estudantes para a escrituralidade.Dissertação Da escrita para a fala: uma proposta pedagógica de utilização do vídeo-aula no 9º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-11) Silva, Sérgio Santos da; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/3000608199959010; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Simões, José da SilvaO presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo da escrita, e, sobretudo, da oralidade na escola, em específico da oralidade em seu registro formal que, diferente da fala mais espontânea, exige certo grau de planejamento e monitoramento. As práticas aqui descritas envolvem, assim, procedimentos de leitura, produção e refacção de textos escritos, bem como práticas de oralidade e de produção de textos de concepção escrita destinados à oralização. Nesse sentido, o lastro teórico que dá sustentação a essas práticas consiste nas ideias de Marcuschi (2010) sobre escrita, oralidade e a relação de ambas com o meio de produção (fônico/gráfico) e a concepção discursiva (oral/escrita). Além disso, fez-se, neste trabalho, a opção por abordar o gênero resenha crítica, sobretudo pelo fato de, em uma perspectiva histórica, a resenha apresentar uma série de transposições de meio, o que possibilita um trabalho consistente tanto com a escrita quanto com a oralidade. Para abordar a resenha, optou-se pelo método CARS, concebido por Swales (1990), que percebe a organização do texto por meio da noção de unidades retóricas. A análise das unidades retóricas presentes nas resenhas produzidas pelos alunos tomou como base o modelo proposto por Bezerra (2009). Esta dissertação, enfim, trata de uma proposta de intervenção pedagógica, objetivada na aplicação de uma sequência didática, de acordo com o modelo concebido por LopesRossi (2011), cujo produto que se pretendeu alcançar foi a composição de vídeos-resenha, isto é, de resenhas transpostas para um suporte audiovisual.Dissertação Da leitura à escrita: o ensino de literatura pelo viés da memória em O trem da minha vida, de Diógenes da Cunha Lima(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-22) Sousa, Hellma Hígia Cavalcante Leite; Rangel, Edna Maria; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; http://lattes.cnpq.br/3299103985142062; Marcolino, Francisco Fabio Vieira; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; Santos, Cassia de Fatima Matos dos; http://lattes.cnpq.br/1635261635234216O ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Ensino Fundamental II, na atualidade, vem sendo desenvolvido através do uso de gêneros textuais. Pensando nessa prática, esse trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta didática que desperte o gosto pela leitura e pela escrita, através da leitura de fruição de textos narrativos com a utilização de memórias (auto) biográficas, fazendo uso da Sequência Básica proposta por Cosson (2019), para ser aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental anos finais, podendo ser adaptada para quaisquer outras turmas dessa etapa de ensino. A elaboração da proposta didática tomou como parâmetro a análise de duas dissertações no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como trabalho de conclusão do Mestrado, já que, devido à pandemia por COVID-19, a resolução de nº 003/2020 nos orientou a mudança do cunho do nosso trabalho. As duas dissertações analisadas se enquadram na área de concentração Linguagens e Letramento Literário, que promovem o ensino de Literatura através da utilização de textos autobiográfico e memórias literárias, a fim de corroborar com a construção de nossa proposta de ensino, baseado nas memórias (auto) biográficas de Diógenes da Cunha Lima em sua obra O trem da minha vida (2004). Nosso estudo foi realizado sob a luz de autores como: Marcuschi (2008), Cosson (2010; 2019; 2020), Lajolo (2009), entre outros; e nos documentos oficiais: PCNs (1998, 2001), BNCC (2017) e outros. Buscamos, através dessa pesquisa, mudanças nas práticas pedagógicas do professor de Língua Portuguesa/Literatura, assim como efetivar o ensino de Literatura através do uso de textos literários para auxiliar na formação do aluno/leitor efetivo que tenha a capacidade de interagir na sociedade em que vive.Dissertação Da reprodução à produção textual: a escrita na sala de aula(2016-12-02) Guimarães, Geová Bezerra; Campos, Sulemi Fabiano; http://lattes.cnpq.br/4493486766340293; Ribeiro, Mariana Aparecida de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6947210893942538; Fairchild, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039A partir da análise de textos escritos por alunos do 9º ano do ensino fundamental da Rede Pública de Ensino, observamos uma tendência de o aluno reproduzir o discurso alheio pautado no “ritual” contemporâneo do “copiar/colar”. Diante desse diagnóstico, vimos a necessidade de se ensinar a utilização das formas sintáticas do discurso relatado, mais especificamente, o discurso direto, o discurso indireto, a modalização em discurso segundo e a ilha textual. O “ponto de partida” e o “ponto de chegada”, deste estudo, é o texto da esfera jornalística. Pretendemos responder as seguintes perguntas de pesquisa: de que forma os alunos, no gerenciamento com outras vozes, mobilizam as formas sintáticas do discurso citado ao escrever textos do domínio jornalístico? Que tipos de atividades reflexivas da/sobre a linguagem podem contribuir no desenvolvimento da modalidade escrita dos alunos? Temos por objetivo geral desenvolver a prática de escrita dos alunos por meio do trabalho reflexivo com discurso de outrem, via aplicação de uma proposta de intervenção. Elencamos como objetivos específicos: a) mapear as formas linguísticas mais recorrentes que indiciem o modo como os alunos lidam com as vozes alheias, b) analisar os efeitos de sentido que o uso dessas formas sintáticas da enunciação provoca na escrita dos alunos, c) propor atividades didáticas na qual a utilização do discurso-outro ultrapasse, na prática de escrita, o ritual do copiar/colar e d) cotejar os dados gerados, dando ênfase às contribuições que essa proposta de ensino possibilitou aos alunos no desenvolvimento da habilidade escritora. Por hipótese, entendemos que as formas de remissão do discurso alheio são um fenômeno linguístico ensinável e, por assim ser, também é aprendível. Adotamos como procedimentos metodológicos os estudos da atividade criadora da linguagem, proposto por Franchi (1987, 1992a), por isso organizamos atividades didáticas em que a escrita seja entendida como um processo de reflexão. A constituição do corpus ocorre em duas situações reais de produção escrita, intercalada por momentos de intervenção pedagógica. Na primeira, atividade linguística, localizamos os problemas da escrita. O intuito desse registro é a descrição e análise da presença ou ausência das formas de citar o outro. A partir desse diagnóstico, elaboramos e aplicamos atividades em que esse “saber linguístico” seja exercitado (atividade epilinguística). Após a essa fase mais ostensiva, verificamos se o aluno já conhece, reconhece e faz uso proficiente das formas de remissão do discurso alheio (atividade metalinguística). Tomamos como aporte teórico, a natureza dialógica da linguagem de Bakhtin/Volochínov (2014), e, nessa perspectiva, a leitura, a escrita e a análise linguística são atividades da interação entre os sujeitos produtores de sentido (GERALDI, 2009, 2010, 2013); e de enunciação, a partir do conceito de heterogeneidade enunciativa, sobretudo, as estruturas linguísticas materializadas no discurso, difundido por Authier-Revuz (1990, 2004) e Maingueneau (2001). Os resultados apontam que o ensino das formas sintáticas do discurso relatado pode constituir-se como uma prática exitosa de ensino-aprendizagem da escrita no ensino fundamental.Dissertação O debate em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-21) Silva, Edson Carlos da; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Aquino, Jaciara Limeira deDebater, respeitando a ética e a negociação de ideias, constitui-se, ao longo da História humana, uma prática de contínua construção da civilidade. Contemporaneamente, como demonstrações públicas (presenciais e/ou mediadas pelas redes sociais) de polaridade de ideias tem-se tornado prática reiterada, aprender a debater vem se tornando ainda mais relevante. Isso implica pensarmos o debate para além do conceito de gênero discursivo oral e/ou de objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, ou seja, como prática social. Cientes disso, esta dissertação busca analisar como o debate é trabalhado nos livros didáticos aprovados pelo triênio PNLD 2020-2022. Esse programa atende à Base Nacional Comum Curricular, que, por sua vez, insere o debate no campo de atuação da vida pública. Diante disso, definimos, como objetivo geral desta dissertação, investigar como o trabalho com o “debate” pode contemplar as habilidades do campo de atuação da vida pública, elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir esse objetivo, buscamos especificamente: (i) compreender como o “debate” é contemplado na BNCC; (ii) analisar o trabalho com “debate” nos dois volumes do 8 o ano do EF, selecionados entre as coleções aprovadas pelo triênio PNLD 2020-2022. Metodologicamente, esta pesquisa documental é de natureza qualitativa e interpretativista e analisa atividades didáticas que trabalham o debate em dois volumes do 8o ano. Para atingir esses objetivos, fundamentamos nossa análise na concepção dialógica da língua(gem), de Mikhail Bakhtin, nos estudos de letramentos de vertente sociocultural, de Kleiman (1995, 2000, 2012), Tinoco (2008, 2018, 2020), Aquino (2018), Rojo (2004) e Street (2014), nos estudos de argumentação interacional, de Grácio (1993, 2010) e na pedagogia crítica, de Paulo Freire (2016, 2021, 2022). Os resultados sinalizam que o trabalho com o debate, nos dois volumes analisados, compreende: (i) eventos que, de fato, aconteceram na realidade social brasileira; (ii) temas polêmicos de relevância para a cultura e a economia; (iii) prática social que ultrapassa a esfera escolar. Portanto, embora ainda focalizem a análise de alguns elementos meramente estruturais, não restringem o ensino do debate aos elementos constitutivos do gênero oral tampouco o transformam em apenas um objeto de ensino, pois oferecem alguns subsídios para que o professor e os estudantes o analisem como prática social da vida pública. Por fim, para contribuir com essa perspectiva, apresentamos, como recurso educacional, oito fichas avaliativas que podem subsidiar a avaliação do trabalho com o debate como prática social em sala de aula, sob aspectos diferentes.Dissertação O debate na educação de jovens e adultos: dando voz na escola para a vida(2018-12-11) Arruda, Maysa Rodrigues; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; ; ; Tinôco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; Silva, Williany Miranda da;Esta pesquisa-ação surgiu da necessidade de se desenvolver a competência argumentativa dos alunos - tão requerida para o exercício da cidadania – e de se ampliar o trabalho com o eixo da oralidade em sala de aula, comumente relegada a um segundo plano. Para tanto, foi utilizada uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013) com o gênero debate numa turma de 4º nível da Educação de Jovens e Adultos, equivalente ao 8º e ao 9º ano. A opção pelo debate deveu-se ao fato de se tratar de um gênero argumentativo oral, atendendo, pois, a essas duas demandas. O processo de desenvolvimento da sequência didática teve início com um primeiro contato dos alunos com exemplares do mesmo gênero e de outros com temas afins ao que seria debatido para, então, chegar-se à produção inicial, a partir da qual foram organizados os módulos didáticos, de forma a se resolverem os problemas discursivos, textuais e linguísticos encontrados. Com isso, buscou-se analisar a eficácia da sequência didática como instrumento capaz de contribuir para a resolução de problemas de linguagem, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da competência argumentativa. O estudo se insere, em seus fundamentos básicos, na linha do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012) e apresenta ainda bases teóricas sobre argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2017), sobre gêneros textuais, sequência didática e debate do chamado “Grupo de Genebra” (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013; DOLZ; SCHNEUWLY; DI PIETRO, 2013); e, especificamente, sobre debate (RIBEIRO, 2009; PEREIRA; SILVA, 2013). Na análise, observou-se a relação entre as representações que os sujeitos debatedores tinham das condições de produção e os argumentos usados nos dois momentos do debate. Os resultados apontaram para uma melhora considerável, entre a produção inicial e a final, no uso dos argumentos, seja pela maior variedade de tipos, seja pela maior capacidade de convencimento. Diante disso, a relevância desta pesquisa residiu no fato de se constituir num material didático de auxílio ao professor de língua portuguesa no ensino com gêneros textuais voltado para a competência argumentativa e para a oralidade.Dissertação Diário de leitura: uma investigação sobre a leitura do romance policial um estudo em vermelho(2018-08-21) Santos, Cristinara Ferreira dos; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; Campos, Sulemi Fabiano;A leitura configura-se como meio para uma atuação consciente e para um agir socialmente cada vez mais amparado em reflexão. Assim, é inegável sua contribuição para a formação dos sujeitos sociais. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objeto de estudo analisar a responsividade presente em diários de leituras produzidos por alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da capital potiguar. Para tanto, consideram-se o registro de impressões, as respostas, os posicionamentos críticos, enfim, o diálogo estabelecido com o romance policial Um estudo em vermelho por meio de sua leitura, com o objetivo geral de promover a formação de leitores críticos e autônomos. Para alcançar este propósito, postulam-se os seguintes objetivos específicos: i) investigar as estratégias de compreensão evidenciadas na escrita dos diários de leitura sobre o livro Um estudo em vermelho; ii) sistematizar uma proposta de indexação do diário de leituras para o exercício da responsividade na leitura de romance policial. Para dar conta desses objetivos, o estudo embasa-se na perspectiva dialógica da linguagem e nas concepções de enunciado concreto, gêneros do discurso e compreensão responsiva ativa postuladas pelo Círculo de Bakhtin; em relação às questões de leitura, fundamenta-se em Solé, em Freire e em Geraldi; no que se refere ao gênero diário de leitura, apoia-se nos estudos de Machado e de Machado, Abreu-Tardelli e Lousada. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de abordagem histórico-cultural. Na análise dos dados, destaca-se a pertinência do uso do diário de leitura como instrumento revelador da criticidade e da responsividade dos alunos participantes da pesquisa, as quais são, geralmente, tolhidas por algumas práticas ainda circulantes no ambiente escolar.