PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras
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Dissertação Entre cartas e contos na sala de aula: diálogos e afetos em textos de Mário de Andrade e Câmara Cascudo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-07) Galvão, Isabel Tereza de Araújo; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545; ; http://lattes.cnpq.br/3899030970652357; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Ferreira, José Luiz;Produção de material didático específico para uma turma de nível IV - 8º e 9º anos da Educação de Jovens e Adultos, tomando como ponto de partida a leitura de uma série de cartas da correspondência entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade nos anos 20 do Século XX, e da verificação do modo como o diálogo entre os dois autores revela elementos que transparecem no conto “Piá não sofre? Sofre”, do livro Os contos de Belazarte, de Mário de Andrade. A produção do material didático foi precedida da análise do conto selecionado, o qual será trabalhado concomitantemente com algumas cartas, em uma análise dos elementos textuais, discursivos e semânticos presentes em representações desses dois gêneros: carta e conto. O conto selecionado foi escrito entre 1923 a 1926, datas próximas à passagem do seu autor pelo Rio Grande do Norte, nos anos de 1927 a 1929, na companhia de Câmara Cascudo, sendo este também o período em que há registros de cartas no conjunto da correspondência entre ambos. Para a leitura do material selecionado, foram utilizados referenciais teóricos da teoria da literatura e historiografia literária, sobretudo da história do movimento modernista brasileiro. Para a produção do material didático, foram eleitos como referencial teórico os conhecimentos acumulados na área de ensino da literatura, letramento e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia do trabalho foi construída a partir dos referenciais teóricos e teve como suporte básico o estudo de sequências didáticas a partir das quais tomou forma uma unidade temática específica, requerida pelo material analisado e testado em sala de aula.Dissertação Olimpíada de Língua Portuguesa: ressignificação de práticas de leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-10) Fernandes, Francisca Vaneíse Andrade; Tinoco, Glícia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; ; http://lattes.cnpq.br/8750387387127716; Rodrigues, Márcia Candeia; ; http://lattes.cnpq.br/9787353864767301; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498A busca por ressignificações no processo de ensino-aprendizagem na educação básica vem ocasionando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ensino de língua materna, tais como a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Para contribuir com essa busca, este projeto de intervenção tem como objeto de estudo as práticas de leitura e escrita desenvolvidas na OLP por meio do modelo didático advindo dos projetos de letramento (KLEIMAN, 2001). Assim, visando ao objetivo geral de ressignificar práticas de leitura e escrita de estudantes do 7º ano, estabelecemos três objetivos específicos: a) participar de um concurso nacional de escrita; b) realinhar conceitual e metodologicamente as aulas de Língua Portuguesa nas turmas de 7º ano em função do trabalho desenvolvido; c) qualificar práticas de leitura e escrita desenvolvidas nesse processo de construção de conhecimentos. Para tanto, fundamentamo-nos na história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil (SOARES, 2002), na concepção dialógica de língua(gem) (BAKHTIN, VOLOCHÍNOV ([1929] 2009), nos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 2001, 2005, 2006; TINOCO, 2008; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 2014), no conceito de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001), nos estudos sobre retextualização (OLIVEIRA, 2005; MARCUSCHI, 2010), no gênero discursivo memórias literárias (CLARA; ALTENFELDER; ALMEIDA, 20--), nos indícios de autoria (POSSENTI, 2002) e na Linguística Textual (MARCUSCHI, 2008; ANTUNES, 2009; KOCH, 2011). Metodologicamente, esta pesquisa qualitativa de vertente etnográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; ANDRÉ, 2005) ancora-se na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). Colaboraram nesta pesquisa os alunos do 7º ano, professores, equipe gestora e pais de alunos, além de pessoas externas à comunidade escolar. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: entrevista semiestruturada, textos dos alunos, gravações em áudio e em vídeo, fotografias, material da OLP (caderno do professor, coletânea de textos e CD-ROM). Os dados gerados nos permitiram estabelecer as seguintes categorias de análise em relação aos textos produzidos: autoria, informatividade, progressão discursiva, estrutura composicional, estilo e aspectos linguísticos. Os resultados alcançados evidenciam que o projeto de letramento desenvolvido possibilitou também macroalterações: práticas de leitura e escrita, antes consideradas objeto de estudo estritamente escolar, foram transformadas em práticas sociais, por meio das quais diferentes agentes de letramento puderam, colaborativamente, agir. Para tanto, fizeram entrevistas, cartas de solicitação, ofícios, memórias literárias, apresentações orais de poemas e de relatos de experiência. Vivenciaram uma premiação local e participaram de um concurso nacional. Produziram um vídeo e um livro com histórias e ilustrações de autoria dos alunos. Em suma, vivenciaram práticas de escrita que ultrapassam a sala de aula e a relação professor-aluno.Dissertação A reescrita colaborativa de textos: uma alternativa qualitativa para ressignificar a produção textual no Ensino Fundamental(2015-08-10) Barros, Aterciana Fonseca de Vasconcelos; Oliveira, Maria do Socorro; ; ; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; Rodrigues, Marcia Candeia;Nas últimas décadas, em muitos países, inclusive no Brasil, vêm se intensificando as discussões em torno da necessidade de melhorar a qualidade do ensino no país. O foco dessas discussões centra-se, principalmente, na implementação de práticas pedagógicas que contribuam para formar leitores e produtores de textos proficientes, capazes de interagir através da escrita em diferentes contextos comunicativos. Tendo isso em vista, esta dissertação elege como objeto de estudo a produção textual escrita, com ênfase no processo de reescrita, no contexto escolar do Ensino Fundamental. Para tanto, elaboramos um projeto de intervenção desenvolvido a partir de uma sequência didática, organizada em torno do gênero “fábulas” e construída a partir dos módulos didáticos sugeridos por Schneuwly e Dolz (2004). Nessa direção, objetivamos investigar como uma atuação mediadora do professor, no processo de reescritura textual dos alunos, contribui para o estudante aprimorar seu texto de forma significativa. Objetivamos ainda observar como a interação verbal entre os pares, a partir da discussão conjunta das orientações escritas da professora, promove revisões e alterações que resultam na melhoria qualitativa do texto reescrito. Teoricamente, buscamos contribuições nos estudos do letramento (KLEIMAN, 1995); nas abordagens de escrita (OLIVEIRA, 2001); no processo de escrita colaborativa e na concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2003[1953]). Metodologicamente, este estudo etnográfico crítico se insere no campo da Linguística Aplicada e adota uma abordagem qualitativa da pesquisa de cunho interpretativista e colaborativo. A análise dos dados permite observar a relevância do processo de reescrita colaborativa na apropriação de habilidades de como produzir um texto escrito e na consolidação da prática de revisar textos como fonte inesgotável de reflexões, aprendizagens e aperfeiçoamento contínuo, contribuindo, assim, para a formação de leitores críticos e produtores de textos proficientes.Dissertação Família e escola: memórias de letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-11) Souza, Elizabeth Soares de; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2315142585258735; Rangel, Edna Maria; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Tavares, Lucia Helena Medeiros da Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/3835794145628791A escola possui a função social de educar o indivíduo, construindo conhecimentos, atitudes e valores que o tornem solidário, crítico, ético e participativo. Entende-se, contudo, neste estudo, que essas funções só serão, de fato, atendidas na escola se houver o engajamento da família no espaço escolar. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é explorar a articulação família - escola, observando as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar e as implicações desse letramento no letramento escolar. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010) e nas pesquisas sobre letramento familiar (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como uma abordagem do tipo quali-quantitativo (CRESWEL, 2010). Assume como espaço de investigação a Escola Municipal Vereador José Sotero - Igapó/Natal-RN, utilizando-se de instrumentos de geração de dados como: entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa. A partir da análise dos dados gerados, espera-se compreender o binômio família-escola e a sua interferência no processo de letramento dos alunos.Dissertação (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-12) Cabral, Adriana Rosa da Silva; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/4962238096242434; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; ; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; ; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; Campos, Sulemi Fabiano; ; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128Tendo em vista a multiplicidade de linguagens e mídias presentes nos textos contemporâneos, o trabalho com os gêneros digitais caracteriza-se essencial para o ensino de leitura e escrita. Os meios virtuais já estão presentes em várias atividades cotidianas que requerem o uso da língua. Isso mostra que o mundo globalizado traz novas exigências de letramento e diversas práticas de leitura. Considerando essa perspectiva, propomos trabalhar os multiletramentos presentes nos novos textos a partir dos pressupostos enunciativos discursivos bakhtinianos. Para isso, optamos por constituir como objeto de investigação/intervenção o miniconto de terror, gênero discursivo multimodal, por se tratar de um enunciado multissemiótico de circulação digital/virtual. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de compreender como o ensino desse gênero pode contribuir para o desenvolvimento dos saberes relacionados à leitura e à produção textual exigidas pelos multiletramentos, através da execução de uma Sequência Didática, em sala de aula, especificamente para duas turmas do Ensino Fundamental, 7º e 8º anos, de escola pública. A pesquisa se fundamentou na teoria de Bakhtin e o Círculo (2009, 2011) sobre gêneros numa perspectiva dialógica e na proposta de Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino de texto por meio de Sequências Didáticas. Recorremos, ainda, aos preceitos dos multiletramentos enfocados em ROJO (2012, 2013). A metodologia utilizada assentou-se numa abordagem qualitativa dos dados. Consideramos na análise dos minicontos produzidos pelos alunos o hibridismo próprio dos multiletramentos, as características discursivas tais como composição, estilo e conteúdo temático, bem como as relações de dialogicidade presentes nesses enunciados. Ao final da pesquisa, percebemos que a nossa intervenção contribuiu para a ampliação dos saberes dos sujeitos envolvidos relacionados à leitura e produção de gênero multimodal.Dissertação Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-13) Coutinho, Adriana de Araújo; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/1522668054172698; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; ; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; ; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; Campos, Sulemi Fabiano; ; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto.Dissertação Oralidade e letramento: o debate em sala de aula(2015-08-17) Nascimento, Carlos Bezerra do; Oliveira, Maria do Socorro; ; ; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; ; Silva, Williany Miranda da;A presente dissertação apresenta uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de Língua Portuguesa no tocante à Oralidade e ao Letramento, por meio do gênero discursivo oral debate, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública municipal da zona norte de Natal/ RN. Objetivamos, assim, ressignificar a prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa a partir do caráter interacional da Oralidade e do Letramento. O nosso aporte teórico parte dos estudos do letramento (STREET, 1995; SOARES, 2004; KLEIMAN, 2005; OLIVEIRA, 2010), no que diz respeito à oralidade (ROJO, 2001; MARCUSCHI,2005) e de gêneros discursivos/ gêneros orais (ROJO, 2001; DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), bem como as diretrizes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1997). Metodologicamente, este estudo etnográfico (CANÇADO, 1994) consistiu em uma sequência didática para o gênero debate, organizada em quatro momentos distintos: atividades prévias, atividades de planejamento, o debate em sala e a conclusão. Resultados preliminares permitiram observar que: (i) as práticas de letramento dos alunos para a realização do debate ocorreram por meio do processo de aprendizagem colaborativa; (ii) as operações linguísticas mais ativadas pelas equipes no processo de interação verbal foram: a negociação de opiniões, a tomada de turno e a validação das ações.Dissertação A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso(2015-08-18) Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da; Bispo, Edvaldo Balduino; ; ; Silva, Jose Romerito; ; Vidal, Rosangela Maria Bessa;Neste trabalho, discutimos o tratamento da intensificação em sala de aula sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso. O objetivo é desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, focalizando o recurso à intensificação em situações reais de uso da língua. Investigam-se as diferentes formas de codificação da intensificação, correlacionando-as a fatores semânticos e discursivo-pragmáticos que lhes são subjacentes. Tomando por base contribuições do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; HOPPER, 1987; THOMPSON, 2004; FURTADO DA CUNHA, MARTELOTTA, OLIVEIRA, 2003) e apoiando-nos numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa (OLIVEIRA, CEZÁRIO, 2007; FURTADO DA CUNHA, TAVARES, 2007; FURTADO DA CUNHA, BISPO, SILVA, 2014), correlacionada a orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), desenvolvemos intervenção pedagógica em turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Natal-RN. De caráter eminentemente qualitativo, com viés descritivo e explicativo, a intervenção desenvolvida oportunizou trabalhar diferentes mecanismos de codificação da intensidade, efeitos de sentido decorrentes do uso desses mecanismos e adequação do emprego desses elementos a situações de comunicação variadas. Como resultado, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem mais significativa de um tópico gramatical e um entendimento mais amplo sobre os usos de mecanismos de intensificação em textos efetivamente realizados.Dissertação Ensino de leitura e produção de textos no ensino fundamental: processos de retextualização de lendas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-20) Silva, Francisca Waldenira Barbosa; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; ; http://lattes.cnpq.br/1515646177815418; Simões, José da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7070890266581959; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172O presente estudo tem o objetivo de tratar as relações entre fala e escrita concebidas em um quadro de inter-relações e gradações, no contexto das práticas comunicativas e dos gêneros textuais para resolver um problema da interposição de estilos em produções textuais que tem por finalidade avançar de uma concepção discursiva próxima da fala para uma configuração lingüística mais próxima da escrita. Para realizar esse estudo intervencionista, aplicamos um projeto de leitura e escrita do gênero textual lenda por meio de sequências textuais que contemplam aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Em relação a esse último aspecto, selecionamos as operações de retextualização propostas por Marcuschi (2010) e sua concepção de gêneros textuais a partir do contínuo de fala e escrita, para o tratamento da problemática apresentada. Após a aplicação da presente intervenção com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, selecionamos o corpus para a análise, dividido em duas categorias: a primeira diz respeito à seleção de 22 redações produzidas na primeira versão, e a segunda se refere à escolha de 22 redações retextualizadas na versão final, após a intervenção com os aspectos abordados no projeto. Através da análise comparativa dos dados obtidos, observamos um avanço significativo da versão final em relação à primeira com respeito à adequação da sequência narrativa prototípica do gênero escolhido, a partir do estudo de Adam (2011), em razão da abordagem das operações supracitadas, principalmente da 8ª operação sobre a reorganização dos tópicos dos textos com a finalidade de adequar a produção textual ao gênero e à situação discursiva relacionada à esfera pública de comunicação por meio da produção de um livro para circulação na biblioteca da escola, determinada pelo projeto. Por esse motivo, apontamos a produção textual que considere a relação fala e escrita levando em consideração a perspectiva de inter-relações entre fala e escrita defendida por Marcuschi (2010), bem como as operações de retextualização como meio de compreender essa relação e contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à adequação do gênero textual à situação comunicativa.Dissertação Coadunação entre cartas e poemas de Drummond e Zila em meio à temática da terra: uma abordagem do texto literário no Ensino Fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-20) Cardoso, Daniel César; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545; ; http://lattes.cnpq.br/9145544808265667; Ferreira, José Luiz; ; Alves, Alexandre Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9866296900410648Relato e análise do processo de construção e aplicação de uma Unidade Temática numa turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II nas aulas de Português, com a consequente elaboração de um CD como produto final, destinado à leitura de professores. A Unidade Temática constou de aulas sobre correspondências de escritores e intelectuais como fontes importantes de informação/conhecimento, ou até mesmo partes constituintes de suas obras. A partir dessa concepção, vislumbrou-se a possibilidade de utilizar um conjunto de cinco missivas que tratavam de O Arado, a mais consagrada obra memediana, publicadas no livro intitulado Cartas de Drummond a Zila Mamede (1999), como elemento motivador para o estudo de poemas de Zila Mamede e Carlos Drummond de Andrade, vinculados à temática da terra. O presente estudo configura-se como uma tentativa de devolver ao texto literário o seu lugar de direito nas aulas de língua materna, isto é, que ele seja, desde os anos iniciais, lido, analisado e compreendido com todas as peculiaridades próprias dos textos de literatura, suas relações contextuais e intertextuais. Como fundamentação teórico-metodológica, tomou-se como ponto de partida as discussões de Cosson (2006; 2010) e Cereja (2005), além das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa, bem como critérios de análise e interpretação do texto literário disponíveis na bibliografia das áreas de Teoria Literária e Literatura Comparada.Dissertação Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes(2015-08-20) Teixeira Filho, Almir César; Araujo, Humberto Hermenegildo de; ; ; Ferreira, Jose Luiz; ; Alves, Alexandre Bezerra;"Despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes" tem como objetivo contribuir com sugestões para o ensino de literatura na educação básica, mais precisamente no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. O trabalho sugere o uso da carta literária partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos do Ensino Fundamental desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. Sugere como metodologia para o ensino trabalhar com Unidade Temática, baseada no método de Sequência Didática, pois tal ferramenta pedagógica é, sabidamente, um método que propicia ao professor selecionar várias atividades diferentes, mas inerentes ao tema central. Para se chegar ao Produto Final, foram necessárias as seguintes etapas, inter-relacionadas metodologicamente: a) análise do material literário (poemas e cartas selecionados) com base em leitura da bibliografia crítica; b) planejamento das atividades de ensino; c) intervenção em sala de aula; d) avaliação da intervenção e análise da produção textual dos alunos; e) elaboração das sugestões para o ensino de literatura, com vistas à elaboração do Produto Final; f) escrita da dissertação, incluindo nela o Produto Final com as sugestões didáticas para a leitura do material selecionado. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995),) e Araújo; Sá (2012).Dissertação A sequência argumentativa e a contra-argumentação no gênero comentário: uma proposta de sequência didática no 9º ano do ensino fundamental(2015-08-21) Silva, Sadart Vieira da; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Simões, José da Silva;A presente dissertação é dedicada ao estudo, análise e descrição de uma sequência didática para o ensino de leitura e escrita de um gênero textual, o comentário, caracterizado enquanto sequência argumentativa, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parnamirim/RN. Essa intervenção teve como objetivos analisar o ensino-aprendizagem do gênero textual selecionado e, principalmente, promover práticas de escrita da sequência argumentativa que contribuíssem para que os textos produzidos pelos alunos se apresentem mais produtivos, reflexivos e argumentativos. Focamos a produção dos comentários na questão da contra-argumentação e do uso de conectores contra- argumentativos. Para realizar a intervenção, utilizamos pressupostos teóricos advindos das seguintes abordagens: dos estudos de Dolz e Scheneuwly (s.d.), com respeito aos projetos de classe, sequência didática; dos modelos teóricos de Lopes- Rossi (2011), com relação aos projetos pedagógicos de leitura e produção de gêneros discursivos; das diretrizes dos PCN (1998), quanto à escolha pelo gênero e suas implicações no ensino-aprendizagem dos estudos de Marcuschi (2003, 2007, 2008, 2010), Koch (1990, 2007, 2011, 2015), sobre os gêneros textuais e suas inter- relações ensino-aprendizagem e produção textual; das teorias sobre argumentação observadas em Perelman; Olbrechts-Tyteca, (2014), Ducrot, (2009), Plantin, (2008); das posições teórico-metodológicas de J. M. Adam (2010, 2011) referentes às sequências textuais, especificamente a sequência argumentativa, a contra- argumentação e os conectores contra-argumentativos. Apresentamos como resultados a produção de 63 comentários em três etapas de escrita, sendo uma etapa num grupo de discussão do Facebook® e duas reescritas de comentários na sala de aula no suporte papel. Analisamos o processo de evolução da escrita contra- argumentativa e a utilização de conectores contra-argumentativos nas produções dos alunos.Dissertação Elementos anafóricos como recurso argumentativo em textos de discentes do 9º ano de ensino fundamental: uma proposta de intervenção(2015-08-24) Gomes, Leonildo Leal; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; ; Silva Neto, João Gomes da; ; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; Marquesi, Sueli Cristina;O trabalho proposto fundamenta-se nos estudos da linguística textual, com foco no fenômeno da referenciação, especificamente sobre o papel das retomadas anafóricas na construção argumentativa. Além disso, procura analisar a relevância da intervenção do professor, durante a apropriação do gênero artigo de opinião por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Partimos da concepção de texto como um evento comunicativo que mobiliza fatores além de linguísticos, cognitivos e sociais. Também tomamos a argumentação como construto discursivo, que envolve o conhecimento metalinguístico, além da escolha lexical intencionada pelo escrevente. Nesse sentido, os processos cognitivos concebidos pela interação e pela relação perceptiva e de atuação extratextual são produtos situados na sociedade e na relação entre os sujeitos, negociados discursivamente. Compreendemos a relação anafórica como mecanismo importante, não apenas para estabelecer a coesão, mas como orientação argumentativa, contribuindo para tornar o texto coerente. Para tanto, fundamentamo-nos a partir dos pressupostos teóricos de Adam (2011), Mondada e Dubois (2003), Koch (2006), Conte (2003) e Neves (2006). Optamos pela pesquisa experimental, de base explicativa e interpretativista, a partir dos conceitos de sequência didática (SD) e o modelo didático de gênero proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Por se tratar de um trabalho de intervenção, tomamos não somente os textos dos participantes da pesquisa como objeto de análise, mas também as etapas da SD, pois partimos da premissa de texto não apenas como um produto, mas levando-se em conta sua natureza processual. A SD foi delimitada em 9 (nove) etapas, correspondendo a: 1) problematização; 2) proposta de escrita para observação das construções dos alunos; 3) intervenção quanto os operadores argumentativos mais usuais; 4) abordagem do esquema argumentativo proposto por Toulmin (2006); 5, 6 e 7) estudo dirigido sobre os elementos anafóricos; 8) reescrita coletiva, com intervenção do professor; 9) refacção textual individual. A partir dos dados coletados, foi possível verificar a correspondência entre a competência linguística do estudante, sua participação ativa nas discussões orais, o trabalho de reescrita coletiva e a presença de retomadas por formas nominais correferenciais ou não, de modo a categorizar ou recategorizar o elemento anaforizado, o que contribuiu consideravelmente para a construção axiológica da argumentação em textos dissertativos.Dissertação Ressignificando práticas de leitura e escrita de alunos do 9º ano da rede pública: IFRN em foco(2015-08-24) Souza, Ana Suely Coelho de; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; ; Pinheiro, Clemilton Lopes; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;Projeto de intervenção de natureza qualitativa que tematiza a ressignificação de práticas de leitura e escrita de alunos do 9º ano de uma escola da rede pública do município de Arez/RN. A perspectiva situada dos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995) subsidia o realinhamento conceitual e metodológico das aulas de Língua Portuguesa desenvolvidas por meio de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008). Tal projeto requereu, por um lado, reflexões sobre o ensino sistematizado de escrita e, por outro, os colaboradores (alunos, professora e agentes externos), provavelmente, encontraram mais razões para se engajarem em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001), que teve por meta a preparação e o acompanhamento dos estudantes, desde a obtenção de documentos, passando pelo recebimento de material didático ofertado pelo Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) até a realização das provas e a análise dos resultados obtidos no processo de seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para 2015. Na fundamentação desta pesquisa, partimos da concepção dialógica de língua(gem), de Bakhtin ([1952/53] 2011), dos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; TINOCO, 2008; OLIVEIRA e KLEIMAN, 2008), da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 1996), da Linguística Textual (ADAM, 2011; KOCH, 2013) e dos estudos sobre ensino de argumentação (FIORIN e SAVIOLI, 2002; FIORIN, 2015; LIBERALI, 2013). Nossos instrumentos de pesquisa foram: provas do IFRN, simulados, propostas de escrita, textos produzidos individual e coletivamente em sessões de reescrita colaborativa (BARBEIRO, 1999), fotografias, gravações em áudio. Na análise, mapeamos o conteúdo das provas objetivas do ProITEC e do Exame de Seleção (entre os anos de 2011 e 2014), refletimos sobre questões discursivas e, especificamente, sobre o gênero argumentativo “artigo de opinião”, o que desencadeou aulas de leitura e de técnicas de argumentação, sessões de escrita e de reescrita. Os resultados alcançados apontam que a intervenção realizada propiciou significativa ressignificação de práticas docentes e discentes no tocante à leitura e à escrita, que deixaram de ser pensadas como atividades exclusivamente escolares, passando a ser compreendidas como formas de agir no mundo para alcançar interesses que podem estar fora da sala de aula, tais como a participação em concursos, a formação profissional com qualidade e, consequentemente, a ampliação de oportunidades de emprego especializado e de aumento de renda familiar.Dissertação O uso de operadores argumentativos em comentários críticos de alunos de 9º ano do ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-24) Rodrigues, Mariana Freire; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; http://lattes.cnpq.br/7152567115984850; Melo, Barbara Olimpia Ramos de; ; http://lattes.cnpq.br/2014480730656031; Campos, Sulemi Fabiano; ; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128Este trabalho teve como objetivo analisar produções (re)escritas de alunos de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Norte, resultantes de uma intervenção pedagógica, isto é, um conjunto de atividades organizadas e aplicadas em sala de aula. Desenvolvemos, então, uma Sequência Didática que possibilitou ações de linguagem, estimulando nos alunos uma reflexão dos elementos constitutivos do comentário crítico, ressaltando a relevância do uso adequado de operadores linguísticos da argumentação com vistas ao estabelecimento da coerência textual em suas produções escritas. Assim, de modo específico, pretendeu-se investigar o uso dos operadores argumentativos na produção de argumentos em comentários críticos, escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, e considerar o impacto dessa ação metodológica no exercício da competência argumentativa nas produções textuais. O trabalho de campo consistiu de seis encontros, de duas horas cada, abrangendo apresentação da proposta aos alunos, produção inicial, oficinas e produção final, desenvolvidas na Escola Estadual Dr. Graciliano Lordão, junto a uma classe de 9º ano, do turno Matutino. O estudo da bibliografia ancora-se na teoria de Bronckart, Dolz, Schneuwly, Noverraz e Bakhtin, teóricos que defendem uma perspectiva sócio-discursiva e interacionista do ensino de língua e que fundamentam intervenções pedagógicas apropriadas e qualificadas adotadas como eficientes ferramentas de aprendizagem. Quanto aos conceitos da Teoria da Argumentação, baseamo-nos em (DUCROT, 1988), (KOCH 2004), entre outros autores. Esperava-se, para este estudo que, mediante a participação efetiva na intervenção desenvolvida pela professora, os estudantes conseguissem produzir textos nos quais apresentassem que reforçassem o seu ponto de vista, utilizando os operadores argumentativos de forma adequada, o que foi comprovado com a avaliação dos resultados. Ao finalizar o trabalho, pudemos concluir que os alunos conseguem construir argumentos para a defesa de um ponto de vista, sem interferências de ensino sobre argumentação, entretanto, isso por si só não assegura produções ditas “bem elaboradas”, que a escola exige desses estudantes. Dessa forma, entendemos que uma intervenção pedagógica voltada para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva frente ao texto pode alcançar resultados significativos quando leva em consideração a realidade dos alunos, respeitando e considerando os movimentos deles em todas as fases desse processo de apropriação do conhecimento.Dissertação A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino(2015-08-25) Santos, Andréa Gomes dos; Silva Neto, João Gomes da; ; ; Canan, Ana Graça; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Marquesi, Sueli Cristina;A canção é um gênero textual presente em avaliações nacionais, provas de concurso para ingresso em escolas técnicas, em livros didáticos, logo precisa ser mais difundido na escola como objeto e instrumento de ensino, pois, além de sua importância para o repertório cultural do indivíduo, pode colaborar para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesse sentido, esta pesquisa versa sobre leitura e escrita da canção (letra de samba-enredo) no ensino fundamental, com o intuito de sugerir um projeto de ensino de língua por meio de samba-enredo, que envolva intertextualidade e conhecimento linguístico verbal, para o 6º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são: criar sequências didáticas que sejam direcionadas principalmente à leitura e à escrita, mas também para gramática e oralidade considerando o gênero textual canção (letra de samba-enredo); contribuir para a formação de leitores e escritores por meio do estudo do gênero canção (letra de samba-enredo). A fim de atingir esses objetivos, a fundamentação teórica está ancorada quanto às concepções de escrita e leitura, Koch e Elias (2012, 2013); à oralidade, Marcuschi (2010); à gramática, Travaglia (2011); à intertextualidade, Koch (2009); à língua, Travaglia (2013); ao texto, Geraldi (2013); ao gênero textual, Marcuschi (2007). Os aspectos metodológicos se baseiam quanto à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação, Severino (2014), Engel (2000); ao projeto de ensino, Travaglia (2013); à sequência didática, Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010); Silva Neto e Gheysens (2011); ao procedimento de ensino, Carlini (2004); à avaliação, Luckesi (2011); à correção de texto, Ruiz (2013) entre outros.Dissertação Diários de leituras - uma ferramenta na construção de leitores responsivos no Ensino Fundamental(2015-08-26) Gomes, Emanuele Mônica Neris; Alves, Maria Da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Rodrigues, Maria Das Gracas Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371Este trabalho tem por objetivo problematizar como o gênero Diário de leitura pode impactar as práticas de leitura e de escrita nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, descrevemos as múltiplas vozes presentes em Diários de Leitura de alunos do Ensino Fundamental. Para tal análise, apoiamo-nos nas concepções de Bakhtin (2003) e o Círculo, na perspectiva dialógica da linguagem e nas concepções de língua/linguagem, de enunciado e de gêneros discursivos. Tal fundamentação nos propicia entendermos que os Diários de Leitura produzidos são enunciados e, por isso, constituem um recorte de um contexto, na grande temporalidade em que estamos inseridos, como também revelam as tensões e atravessamentos presentes nos dizeres de sala de aula. Constatamos, no percurso da pesquisa, que as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas na escola não possibilitam que as vozes dos alunos sejam reveladas, por estarem, em grande parte do tempo, presas a questões relacionadas à forma do texto e à ortografia, comprometendo, assim, quase sempre, a expressão da responsividade e a afirmação de posicionamentos. Confirmamos, ainda, a relevância dos diários de leitura como gênero que possibilita a expressão da responsividade e da criticidade, algo pouco explorado nas aulas de LM, como apontam as avaliações oficias, tais como Saeb e a Prova Brasil. Nesse sentido, apoiamo-nos em Machado (1998), no que diz respeito aos Diários de Leitura, como gênero organizador de atividades de leitura; em Solé (1997) e Geraldi (1990, 2003) para embasar nossa discussão sobre as práticas de leitura e escrita desenvolvidas na Educação Básica. Descrevemos, ainda, a sequência didática desenvolvida e analisamos os diários produzidos, revelando quais dizeres revelam os posicionamentos e a criticidade.Dissertação Letramento literário no sétimo ano - O besouro Carirá e a história do morango gigante, de Ricardo Daunt: convergências entre a tradição e o moderno(2015-08-27) Maia, Elaine Cristina Câmara de Azevedo; Santos, Derivaldo dos; ; ; Araujo, Humberto Hermenegildo de; ; Araujo, Wellington Medeiros de;A fim de contribuir com a discussão do ensino de literatura da educação básica, nosso interesse é estudar o livro O besouro Carirá e a história do morango gigante (2007) que é um poema narrativo infantil escrito pelo romancista e cronista Ricardo Daunt e ilustrado pelo artista suíço John Graz. O trabalho aborda o poema narrativo como proposta de aplicação em sala de aula, em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental II. Nosso propósito é propor uma forma de leitura que leve em consideração: a) questões referentes ao gênero textual trabalhado (poema narrativo); b) articulação entre o texto literário e a vida social, tentando chamar a atenção do aluno tanto para a especificidade do fenômeno estético quanto para a sua relação com a sociedade. O trabalho tem como defesa o uso da literatura a partir de estudiosos que a justificam como: bem incompressível e fator de humanização em Candido (2004); uma forma de nos dar sensibilidade em Compagnon (2009); importante elemento de formação a partir da leitura integral da literatura no ensino de língua materna, conforme Todorov (2010). Sobre letramento literário nos espelhamos em Cosson (2006; 2014). Ao desenvolver o estudo da literatura infantil, especificamente do poema, nos baseamos no estudo de Pinheiro (2007); e analisando a representação do campo e da cidade, tomando-se como referência as reflexões de Raymond Williams (2011); Michael Hamburger (2007).Dissertação Operações linguístico-discursivas em relatos retextualizados por alunos do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-28) Nóbrega, Eliane Medeiros da; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190O presente trabalho procurou investigar e discutir os prováveis avanços de escrita de alunos da rede pública do 6º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFRN) e ocupou-se de identificar, descrever, analisar e interpretar, na perspectiva da Análise Textual dos Discursos, as operações linguísticas de reescritura em relatos pessoais produzidos no ano de 2015, na disciplina de Língua Portuguesa. Fundamentando-se também na Crítica Genética, este estudo buscou analisar de que maneira e em que proporção as alterações ocorridas nos textos revelam uma capacidade perceptiva nos alunos na medida em que substituem, ampliam, retiram ou deslocam termos em suas produções. Na perspectiva pragmática na qual a Linguística Textual se insere é que buscamos desenvolver nossa análise, investigando os textos e compreendendo-os enquanto processo de construção de sentido. Nossa discussão teórica se fundamenta em uma concepção sociointeracional da linguagem (MARCUSCHI, 2008), bem como nos postulados da Análise do Discurso (ADAM, 2010, 2008). Adotamos também os pressupostos teóricos advindos da Crítica Genética que dedicam-se à relação entre texto e gênese, uma vez que julgam o texto como resultado de uma construção de elaboração contínua, e a escrita como uma atividade em constante movimento (DE BIASI, [2000] 2010; GRÉSILLON, 2008, [1992] 2002, 1989, [1990]; SALLES, 2008a). Para constituirmos os dados desta pesquisa consideramos as variáveis sociais referentes aos alunos e ao contexto sociocultural. Todavia, nossa investigação direciona-se para uma situação real de sala de aula onde se buscou analisar o funcionamento da língua em condições de uso, autorizando-nos, com isso, descrever com mais precisão a realidade vivenciada, o que nos proporcionou um olhar mais atento às particularidades observadas. Essa descrição da realidade apreciada construiu um caminho que nos direcionou a uma pesquisa de abordagem qualitativa dos dados na qual foi atribuída significados a partir da interpretação. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorremos aos procedimentos da Pesquisa-ação. Os dados constam de dez relatos pessoais que foram reelaborados a partir de atividades de reescrita, o que constitui um corpus de vinte textos avaliados a partir das operações linguísticas reconhecidas pela gramática gerativa e continuada por Lebrave e Grésillon (2009). Como resultado da análise, identificamos a operação de acréscimo com um número superior às demais. As operações de substituição e supressão apresentaram resultados muito próximos. Todavia, a operação de deslocamento foi pouco utilizada. Esses resultados, além de testemunhar a criatividade linguística dos alunos, revelaram que para que um texto seja visto como “concluído”, o aluno escrevente articula novas elaborações através desses operadores linguísticos e que esses movimentos de idas e vindas, de rasuras e emendas contribuem significativamente para que o professor aproxime-se da relação que o aluno mantém com o seu dizer textual e discursivo, e possa com isso apropriar-se de informações que venham fornecer direcionamentos individuais e coletivos nas produções escolares.Dissertação Efeitos da roteirização em atividades narrativas do livro didático de língua portuguesa: uma proposta de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-02) Farias, Adriana Oliveira de; Campos, Sulemi Fabiano; ; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; ; http://lattes.cnpq.br/7342520207316367; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Barbosa, Marinalva Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/8103443442362053Este estudo analisa os efeitos da roteirização em uma proposta narrativa do livro didático de português (LDP) do 6º ano do Ensino Fundamental (EF), no processo de escrita do conto, pelo aluno. Com base nos resultados dessa análise, foi proposta uma intervenção, por meio de uma sequência didática. Teoricamente, nossa investigação está baseada nos estudos interativos de linguagem, advindos da teoria bakhtiniana, sobretudo na integração das práticas de leitura, análise linguística e de produção textual, proposta por Geraldi (2003, 2009, 2010, 2011). Os registros foram obtidos no 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública localizada na zona norte da cidade de Natal/RN. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo e quantitativo, cuja obtenção dos registros ocorreu em duas etapas, que se complementam, já que a primeira guiou o planejamento e a execução da segunda. A primeira etapa se deteve na aplicação de uma proposta narrativa do livro didático de português (LDP) em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental na referida escola, visando à análise dos efeitos da roteirização presente na produção dos textos narrativos dos alunos. Nesta etapa foram gerados 58 textos. Na segunda etapa, de intervenção, uma sequência didática, baseada nos pressupostos teóricos advindos dos estudos do Grupo de Genebra (DOLZ ; SCHENEUWLY, 2004), com respeito aos projetos de classe e no estudo da narrativa a partir da proposta de canteiros defendida por Jolibert (1994), foi desenvolvida para trabalhar a escrita narrativa dos alunos, nesta etapa foram gerados 20 textos. Três momentos de produção de texto são analisados, os quais revelaram (i) que uma proposta narrativa roteirizada, leva a pouco desenvolvimento da escrita, uma vez que os alunos tendem a seguir apenas o comando e optam pelo que já lhes é familiar; (ii) sem orientação anterior, os alunos não conseguem entender o comando da proposta, é preciso mais leituras e informações sobre o texto e sobre os interlocutores eleitos, já que estas não são óbvias, nem facilmente inferidas; (iii) com a intervenção do professor, os alunos podem compreender melhor o comando, entender a estrutura da narrativa e extrapolar a roteirização apresentada na proposta do livro didático de português (LDP); (iiii) a intervenção posterior, visando à reescrita, é fundamental para o desenvolvimento mais significativo da aprendizagem da escrita.