Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25595
Title: Movimentos sociais e educação superior: ação coletiva e protagonismo na construção do plano nacional de educação (2014-2024)
Authors: Costa, Ana Maria Morais
Keywords: Ensino superior – Brasil;Movimentos sociais;Educação e Estado;Plano Nacional de Educação
Issue Date: 24-Jul-2018
Publisher: EDUFRN
Citation: COSTA, Ana Maria Morais. Movimentos sociais e educação superior: ação coletiva e protagonismo na construção do plano nacional de educação (2014-2024). Natal: Edufrn, 2018. 334 p.
Portuguese Abstract: Esse trabalho analisou o protagonismo dos Movimentos Sociais no processo de construção e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), com ênfase nas metas para a Educação Superior a partir dos seguintes questionamentos: em qual contexto histórico os Movimentos Sociais assumiram o acesso à Educação Superior como direito social? Quais protagonistas se envolveram no debate em torno da política de Educação Superior no PNE (2014-2024)? Quais os confrontos e antagonismos estão ali presentes? Qual o papel dos Movimentos Sociais na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e no Fórum Nacional de Educação (FNE)? Para respondê-los, articulou-se a política educacional proposta pelo PNE com as reivindicações históricas dos Movimentos Sociais pelo acesso à educação como direito social, evidenciando o processo de construção das diretrizes, metas e estratégias nos contextos políticos e sociais de articulação, proposição e reivindicação nos quais ocorreu a atuação dos protagonistas para elaboração e aprovação desta política, assim como, os antagonismos identificados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25595
ISBN: 978-85-425-0809-3
Appears in Collections:EDUFRN - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Movimentos sociais e educacao superior.pdf7,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.