Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967
Title: Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
Authors: Araújo, Ana Cláudia Costa de
Keywords: Elemento visual;Técnica de criatividade;CREATION;Ferramenta visual;Design de informação
Issue Date: 9-Feb-2018
Citation: ARAÚJO, Ana Cláudia Costa de. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica.
Abstract: The great information flow, at present, has led to the need to insert visual communication within interpersonal relationships, whether in the daily life or in the work field. Studies have shown that visual elements add value to the communication process, through the following peculiarities: direct language, possibility of creativity development, intuitive perception, in addition to synthesizing the excess information. Given these favorable factors, the visual tools have a multidisciplinary feature and can be applied in different areas of knowledge, including creativity. To facilitate the growth of creative potential, creativity techniques are used. With this, the insertion of visual elements and tools can improve the effectiveness of a creative technique. Thus, the objective of this study is to propose a visual adaptation to CREATION creativity technique. For this, the research procedure included four steps: (I) Systematic bibliographic review of visual communication and visual tools; (II) Exploratory research on the creativity and design of information; (III) Case study in three companies, dismembered in six applications of two versions of the Creation technique: original and visual; (IV) Analysis of data and results 3. As a result of the research, we present the visual model for CREATION creativity technique, which proved to be more effective from the proper visual elements insertion (color, direction, shape, scale, contrast, dot, line and dimension) and visual resources (storyboard, images and post its). In this way, the CREATION technique showed improvements in the participants' attention, clarity of information presentation, interaction among participants, flow in the ideas generation and technical objectivity.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf5,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.