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Title: Avaliação do ensino-aprendizagem sobre o pré-natal de risco habitual para estudantes da graduação em enfermagem
Other Titles: Assessment of teaching-learning about prenatal care at risk for undergraduate students in nursing
Authors: Lima, Jéssica Valeska Herculano
Keywords: Cuidado pré-natal;Vigilância em saúde;Consulta de enfermagem;Estudante de enfermagem;Avaliação em saúde
Issue Date: 17-Dec-2018
Citation: LIMA, Jéssica Valeska Herculano. Avaliação do ensino-aprendizagem sobre o pré-natal de risco habitual para estudantes da graduação em enfermagem. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A consulta pré-natal é uma importante ferramenta para garantir a saúde materno-fetal e neonatal e, por isso, os estudantes de graduação em enfermagem devem ser habilitados para acompanhar e detectar fatores de risco gestacional. A avaliação no ensino nesta área de competências e atuação do enfermeiro precisa ser realizada para que os fatores dificultadores do aprendizado sejam identificados e solucionados, com vistas a potencializar os estudantes nas competências e habilidades relacionadas à consulta do pré-natal. Assim, o presente estudo foi motivado pela percepção de que há lacunas de pesquisa avaliativa, no campo educacional, relacionadas à formação do enfermeiro para a consulta no pré-natal de risco habitual. Esta pesquisa se propõe avaliar o ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem sobre as competências e a habilidade adquiridas no ensino teórico/prático e estágios supervisionados sobre o pré-natal de risco habitual. Trata-se de um estudo de avaliação normativa, de caráter transversal, com dados quantitativos. Foi realizado no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus central, localizado em Natal/RN, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN por número 2.698.375. A população foi composta por 53 estudantes regularmente matriculados no 7° e 8° períodos, nas disciplinas: Atenção Integral à Saúde III e Estágio Supervisionado I: o processo de trabalho do enfermeirando na atenção básica de saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário elaborado com base no protocolo do Ministério da Saúde junto com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês. que contém as variáveis distribuídas em oito eixos do conhecimento, que são: Eixo 1- Exame físico geral e específico; Eixo 2- Exames laboratoriais; Eixo 3- Sinais de alerta na gravidez; Eixo 4-Avaliação do risco gestacional; Eixo 5- Preenchimento da caderneta da gestante; Eixo 6-Suplementação de ferro e ácido fólico; Eixo 7- Imunização; Eixo 8- Orientações educativas, que juntos integram a consulta de pré-natal de risco habitual. As variáveis foram investigadas por meio da escala de Likert com graduações de cinco posições, tais como: (1) não realiza identifica, (2) realiza com dificuldade, (3) realiza parcialmente (4) realiza quase que totalmente e (5) realiza totalmente com segurança. Para análise descritiva dos dados foram utilizados valores de frequência e porcentagem. Como resultado, os dados mais satisfatórios foram encontrados no eixo 5 e as respostas mais insatisfatórias, no eixo 3, nas variáveis diminuição da movimentação fetal, epigastralgia, e escotomas visuais, as quais menos de 40% dos estudantes responderam identificar totalmente com segurança, e no eixo 4, na variável sinais indicativos de encaminhamento à urgência e emergência obstétrica, na qual apenas 54,72% dos estudantes disseram identificar totalmente com segurança. Os achados do estudo apontam que há necessidade de melhorar as habilidades e competências desenvolvidas por estudantes de enfermagem nos oito eixos que contemplam a consulta pré-natal de risco habitual, com ênfase no eixo 3 , que se refere à identificação da presença de sinais de alerta na gravidez, e no eixo 4, que revela a avaliação do risco gestacional, foram os que apresentaram menores percentuais de realização com quase ou totalmente com segurança.
Abstract: Prenatal consultation is an important tool to ensure maternal-fetal and neonatal health and, therefore, undergraduate nursing students should be able to monitor and detect gestational risk factors. The evaluation in teaching in this area of competencies and nurse's work needs to be performed so that the factors that make learning difficult are identified and solved, in order to empower students in skills and abilities related to prenatal consultation. Thus, the present study was motivated by the perception that there are gaps in evaluative research, in the educational field, related to the training of nurses for the prenatal consultation at usual risk. This study aims to evaluate the teaching and learning of undergraduate students in nursing on the skills and ability acquired in theoretical / practical teaching and supervised internships on habitual prenatal risk. It is a cross-sectional, normative evaluation study with quantitative data. It was carried out in the Nursing Department of the Health Sciences Center of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), located in Natal / RN, with the approval of the Research Ethics Committee of UFRN for number 2,698,375. The population was composed of 53 students regularly enrolled in the 7th and 8th periods, in the disciplines: Comprehensive Health Care III and Supervised Internship I: the nursing work process in basic health care. The data collection was done through a questionnaire elaborated based on the protocol of the Ministry of Health together with the Institute of Education and Research of the Syrian-Lebanese. which contains the variables distributed in eight axes of knowledge, which are: Axis 1- General and specific physical examination; Axis 2 - Laboratory tests; Axis 3- Signs of alertness in pregnancy; Axis 4-Gestational risk assessment; Axis 5- Fill of the pregnant woman's book; Axis 6-Supplementation of iron and folic acid; Axis 7- Immunization; Axis 8 - Educational guidelines, which together form the habitual risk prenatal consultation. The variables were investigated through the Likert scale with five-position ranks, such as: (1) does not perform identifies, (2) performs with difficulty, (3) performs partially (4) performs almost totally and (5) performs safely. For descriptive analysis of the data, frequency and percentage values were used. As a result, the most satisfactory data were found in axis 5 and the most unsatisfactory responses, in axis 3, in the variables decreased fetal movement, epigastralgia, and visual scotomas, which less than 40% of the students responded to fully identify with safety, and on axis 4, in the variable signs indicative of emergency referral and emergency, in which only 54.72% of the students said they were totally safe to identify. The findings of the study point out that there is a need to improve the skills and competences developed by nursing students in the eight axes that contemplate habitual risk prenatal consultation, with an emphasis on axis 3, which refers to the identification of the presence of warning signs in pregnancy, and in Axis 4, which reveals the gestational risk assessment, were the ones that presented the lowest percentages of achievement with almost or totally with safety.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26698
Appears in Collections:PPGE - Mestrado em Enfermagem

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