Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26836
Title: Carcinicultura: uma proposta para educação ambiental nas aulas de química do ensino médio
Authors: Gonçalves, Mayara Cristina Queiroz
Keywords: Carcinicultura;Educação ambiental;Aulas de Química;CTS
Issue Date: 26-Dec-2018
Citation: GONÇALVES, Mayara Cristina Queiroz. Carcinicultura: uma proposta para educação ambiental nas aulas de química do ensino médio. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Estudos e pesquisas na área educacional tem evidenciado a importância do ensino voltado para o exercício da cidadania, pois os conceitos devem ser abordados na sala de aula de maneira que estejam relacionados com a realidade social na qual os alunos estão inseridos. Nesse contexto, também se inclui o Ensino de Química, que pode contribuir com discussões acerca da formação cidadã dos alunos. O campo de estudos CTS e discussões acerca da Educação Ambiental foram o arcabouço teórico desta pesquisa, sendo possível promover discussões em sala de aula pautadas num ensino contextualizado considerando questões históricas, sociais, ambientais, éticas e econômicas. Neste sentido, este trabalho de pesquisa se propôs a investigar que implicações sociais e ambientais têm a pratica da carcinicultura na realidade numa escola pública de Natal - RN, para contextualizar o ensino de conceitos químicos relacionados à esta prática. Para sistematizar tal proposta, foi elaborada uma sequência de atividades (SA) como produto educacional para ser utilizado por professores de química da Educação Básica, numa turma de 2º ano do ensino médio. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Professora Josefa Sampaio, que se situa no bairro Santos Reis, à margem do rio Potengi, em Natal RN. Em colaboração com a professora da disciplina, a intervenção didática foi aplicada durante seis encontros. As aulas foram planejadas com o intuito de discutir a temática da prática da carcinicultura, no entorno da referida escola. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa, de natureza qualitativa, foram dois questionários: o primeiro que contempla questões relacionadas às ideias prévias dos alunos acerca desta problemática e o segundo, para obter dados sobre a aplicação e avaliação da sequência de atividades. Os resultados obtidos mostraram que apesar de morarem no entorno do rio Potengi e consumirem o camarão, a maioria dos estudantes participantes não conhecia a prática da carcinicultura no Estado do RN e nem a reconhecem no entorno da sua escola. Entretanto, após o término da aplicação das atividades, relataram que o estudo da temática foi interessante e contribuiu para a compreensão dos conceitos químicos através da contextualização nas aulas.
Abstract: Studies and research in the educational area has evidenced the importance of teaching focused on the exercise of citizenship, since the concepts must be approached in the classroom in a way that are related to the social reality in which the students are inserted. In this context, also includes the Teaching of Chemistry, which can contribute with discussions about the students' citizenship education. The field of STS studies and discussions about Environmental Education were the theoretical framework of this research, being possible to promote classroom discussions based on a contextualized teaching considering historical, social, environmental, ethical and economic issues. In this sense, this research aimed to investigate the social and environmental implications of the practice of shrimp farming in a public school in Natal - RN, to contextualize the teaching of chemical concepts related to this practice. In order to systematize this proposal, a sequence of activities (SA) was elaborated as an educational product to be used by teachers of Chemistry of Basic Education, in a class of 2nd year of high school. The locus of the research was the State School Professor Josefa Sampaio, that is located in the neighborhood Santos Reis, in the margin of the river Potengi, in Natal RN. In collaboration with the teacher of the discipline, didactic intervention was applied during six meetings. The classes were planned with the purpose of discussing the shrimp farming practice in the surroundings of the mentioned school. The data collection instruments used in this qualitative research were two questionnaires: the first one that includes questions related to students' previous ideas about this problem and the second, to obtain data about the application and evaluation of the sequence of activities. The results showed that although they live in the surroundings of the Potengi river and consume the shrimp, the majority of the participating students did not know the practice of shrimp culture in the State of the RN and do not recognize it in the surroundings of their school. However, after the application of the activities, they reported that the study of the theme was interesting and contributed to the understanding of the chemical concepts through the contextualization in the classes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26836
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carciniculturapropostaeducação_Gonçalves_2018.pdf11,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.