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Title: Aquisição, desenvolvimento e apropriação da escrita por alunos do Ensino Fundamental I (5º ano): caminhos e descaminhos
Authors: Araújo, Andréa Silva Andrade de
Keywords: Aquisição e desenvolvimento da escrita;Alfabetização;Projeto de letramento;Agentes de letramento
Issue Date: 29-Nov-2018
Citation: ARAÚJO, Andréa Silva Andrade de. Aquisição, desenvolvimento e apropriação da escrita por alunos do Ensino Fundamental I (5º ano): caminhos e descaminhos. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Muitos são os desafios de uma criança até conseguir aprender o código da escrita. Esse é um aprendizado lento e para alguns, o processo de aprendizagem se estende mais que o esperado. Essa foi a realidade encontrada em uma turma de ensino fundamental I de uma escola pública do município de São Gonçalo do Amarante: alunos na faixa etária compreendida entre 11 e 15 anos e que foram sendo promovidos pela escola até chegar ao 5º ano sem conseguir executar atividades de escrita de qualquer natureza e, por isso, muito resistentes às propostas que lhes foram inicialmente apresentadas. Nesse contexto, elegemos como objetivo geral desta pesquisa, analisar que possíveis ações de linguagem podem promover a ressignificação do ensino de LP, com um quadro de alunos fora de faixa e não-alfabetizados, através de uma proposta de escrita com foco nas práticas sociais. O dispositivo didático utilizado foi o projeto de letramento entendido como uma alternativa didática para o trabalho com leitura e escrita. Para alcançarmos tal objetivo geral, trabalhamos com vistas aos seguintes objetivos específicos: i) identificar as necessidades de aprendizagem da língua escrita evidenciadas nos “erros”2 de escrita dos alunos; ii) explicitar os caminhos e descaminhos enfrentados por nós e pelos nossos alunos até alcançarmos a escolha mais adequada das práticas sociais envolvidas na pesquisa iii) observar a contribuição do projeto de letramento para a ressignificação do ensino da leitura e escrita em LP. Juntamente com eles, estabelecemos como atividades de escrita identitárias a produção de sua autobiografia, a qual foi escrita passo a passo, através de áudios, entrevistas, autorretratos, histórias lidas sobre seus ídolos para inspiração pessoal, linha do tempo, aproveitando todas as possibilidades que um projeto de letramento sempre dispõe. Esta pesquisa se ampara, teoricamente, nos estudos de letramento (BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 2014), de aquisição da língua escrita (CAGLIARI, 1991; FAYOL, 2014; KOCH, 1995; LEMLE, 1987; MASSINI-CAGLIARI,1997) e na linguística textual (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2011). Metodologicamente, este estudo se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de uma abordagem denominada de pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Nossa compreensão, a partir das análises realizadas é que apesar de alguns “descaminhos” aos quais estamos sujeitos em qualquer prática, existem caminhos e esses, só são possíveis quando nos dispomos a agir de forma colaborativa, nos tornando, professores e alunos, efetivos agentes de letramento (KLEIMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010).
Abstract: Many are the challenges of a child until it can learn the writing code. This is a slow learning and for some, the learning process stretches more than expected. This was the reality found in a class of elementary school I of a public school in the municipality of São Gonçalo do Amarante: students aged between 11 and 15 years who were promoted by the school until reaching the 5th grade without being able to perform activities of any kind and therefore very resistant to the proposals initially submitted to them. In this context, we have chosen as a general objective of this research, to analyse that possible language actions can promote the resignification of the PL teaching, with out-of-range and non-literate students, through a writing proposal focused on social practices. The literacy project was the didactic model (TINOCO, 2008) chosen for judging the most appropriate for the analysis in question. In order to achieve this general objective, we work towards the following specific objectives: i) to identify the learning needs of written language evidenced in students' "writing mistakes"; ii) to explain the paths and ways that we and our students face until we reach the most appropriate choice of social practices involved in the research; iii) to verify the contribution of the literacy project to the re-signification of PL (Portuguese language) teaching. Together with them, we set as a goal the production of their autobiography, which was written step by step through audios, interviews, self-portraits, stories read about their idols for personal inspiration, timeline, taking advantage of all the possibilities that a literacy project always affords. This research is theoretically based on literacy studies (BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995; TINOCO, 2008; OLIVEIRA, TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 2014) for the acquisition of written language (CAGLIARI, 1991; FAYOL, 2014; KOCH, 1995; LEMLE, 1987; MASSINICAGLIARI,1997) and in textual linguistics (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2011). Methodologically, this study is part of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). It is a qualitative and documentary research (THIOLLENT, 1986). Our understanding, based on the analyzes carried out, is that despite some "misunderstandings" to which we are subjected in any practice, there are ways and these are only possible when we are willing to act collaboratively, becoming teachers and students, effective agents of literacy (KLEIMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26899
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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