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Título: Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web
Autor(es): Silva, Ismael André dos Santos
Orientador: Paz, Ana Maria de Oliveira
Palavras-chave: Letramento digital;Crônica;Escrita
Data do documento: 31-Jul-2017
Referência: SILVA, Ismael André dos Santos. Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web. 2017. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Em pleno século XXI em que se vivencia a era tecnológica e digital, a escola como a mais importante agência de letramento, formadora de agentes para exercer plenamente sua cidadania, precisa implementar novas práticas pedagógicas pautadas em pressupostos teóricos e metodológicos capazes de subsidiar os alunos a adentrar o domínio das novas tecnologias, de modo a construir conhecimentos e, consequentemente, saber agir diante das mais diversas situações de interação para atender às inúmeras demandas da sociedade pós-moderna. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa-ação (THIOLENT, 1985), desenvolvida por meio de sequência didática objetiva-se possibilitar aos alunos a ambientação, a instrução e a utilização dos artefatos ligados ou não à internet com o intuito de inseri-los no âmbito do letramento digital. Para tanto, lança-se mão do gênero crônica como artefato pertinente aos eventos de letramento previstos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Norte. Teoricamente, a pesquisa proposta está embasada em fundamentos dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1998; SOARES, 2000) e nos aportes que versam sobre o letramento digital (XAVIER, 2002; VALENTINI; SOARES, 2011, LEVY,1999; COSCARELLI; RIBEIRO, 2005). No que diz respeito à sequência didática, apoia-se em aportes apresentados por Zabala (1998), Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), dentre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem de dados de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986; DENZIN; LINCOLN, 2006). O processo de intervenção possibilita observar que há na informática ou, mais precisamente, nos domínios da internet, um potencial significativo de práticas de letramento que, se utilizado pelo professor, pode dinamizar as aulas e contribuir não apenas para a melhoria do desempenho do aluno, mas também inovar as atividades propostas pelo professor durante o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, faz-se necessário introduzir novas tecnologias com cunho educativo para promover no alunado o contato com o computador conectado à internet, cujo acesso orientado pode se constituir em um artefato de grande valia para o aprendizado da leitura e da escrita com implicações positivas na atuação do discente nas demais disciplinas do currículo do Ensino Fundamental.
Abstract: In the 21st century in which we are experiencing the technological and digital age, the school as the most important literacy agency, forming agents to exercise fully its citizenship, needs to implement new pedagogical practices based on theoretical and methodological assumptions capable of subsidizing students to enter the domain of new technologies, in order to build knowledge and, consequently, know how to act in the most diverse situations interaction to meet the numerous demands of postmodern society. In this perspective, from an action research (THIOLENT, 1985), developed through didactic sequences, we aim to enable students to set up, instruct and use artifacts linked or not to the Internet with the intention of inserting them into the scope of digital literacy. To this end, we have used the genre chronicles as a material artifact pertinent to the literacy events planned for the students of the 9th grade of Elementary School in a public school in the interior of the state of Rio Grande do Norte. Theoretically, the proposed research is based on the foundations of Literature Studies (KLEIMAN, 1998; SOARES, 2000), in the contributions that deal with digital literacy (Xavier 2002, Valentini and Soares, 2011, Levy 1999, COSCARELLI, RIBEIRO, 2005). About the didactic sequence, it is supported by contributions presented by Zabala (1998), Schneuwly, Dolz and Noverraz (2004), among others. In terms of methodology, this is an action research, with data approach of a qualitative nature (LUDKE; ANDRÉ, 1986; DENZIN; LINCOLN, 2006). The intervention process made it possible to observe that there is a significant potential of literacy practices in computer science or, more precisely, in the domains of the internet, which, if used by the teacher, can dynamize classes and contribute not only to performance improvement of the student, but also to innovate the activities proposed by the teacher during the teaching-learning process. In this sense, it is necessary to introduce informatics with an educational purpose in order to promote in the student the contact with the computer connected to the Internet, whose targeted access can be an artifact of great value for the learning of reading and writing with positive implications in the performance of the student in the other disciplines of the Elementary School curriculum.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26901
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