Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134
Title: A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
Authors: Silva, Mykaell Martins da
Keywords: História e Filosofia da Ciência;Objetos virtuais de aprendizagem;Ensino de Física: formação docente;Tecnologia da informação e comunicação
Issue Date: 13-Dec-2018
Citation: SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico.
Abstract: The History and Philosophy of Science (HPS) plays an important role in scientific education, it enables the development of critical and contextualized thinking, it approaches scientific knowledge as an attempt to solve problems, as opposed to simplistic, a-problematic and ahistorical views about science. It is discussed in this dissertation that the historical content can be problematized through the Virtual Learning Objects (VLO), didactic resources such as animations and interactive digital simulations, enabling the promotion of the development of critical and creative thinking. It is also emphasized that these digital didactic resources can present/display historiographical defects or lead to errors of interpretation. Thus, we developed and applied an initial teacher training course on the historiography of science, the nature of science and historical contents concerning the history of vacuum and atmospheric pressure in basic education focused on a digital animation entitled “The history of the Barometer”. Among the main results obtained, it was observed that the undergraduate students performed a very strong and critical analysis of the digital animation, since they perceived problems as traces of Whig and Pedigree historiography, anachronisms, simplistic visions of science, historical errors and inadequacies from the graphic point of view. Combined with the highly entertaining nature of the digital animation, these results motivated the undergraduate students to look for alternatives that allowed dealing with the identified problems through editing the script of the original animation. Keeping the total exhibition time of the subtitles and minimally respecting their synchronism with the animation, the editing has resulted in new scripts that are more appropriate from a historical and philosophical point of view.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Confluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf1.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.