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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27147
Title: | Análise da qualidade ambiental do Rio Potengi como instrumento de educação ambiental |
Other Titles: | Analysis of the environmental quality of the Potengi River as an instrument of environmental education |
Authors: | Lopes, Silenildo Rafael |
Advisor: | Silva, Fernando Moreira da |
Keywords: | Sensibilização ambiental;Recursos hídricos;Ensino |
Issue Date: | 12-Feb-2019 |
Citation: | LOPES, Silenildo Rafael. Análise da qualidade ambiental do Rio Potengi como instrumento de educação ambiental. 2019. 84f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
Portuguese Abstract: | O rio Potengi apresenta elevados impactos e conflitos socioambientais, em que a carência de políticas, estudos e ações mitigadoras contribui, negativamente, para esse cenário. O estudo dos rios com o envolvimento de atores locais é um importante mecanismo para integrar e expandir diferentes conhecimentos e percepções ambientais, auxiliando a compreensão dos processos antrópicos. Foi neste sentido que visou-se realizar a caracterização ambiental do rio Potengi, em trechos urbanos e rurais localizados no município de São Paulo do Potengi/RN, sob a visão de estudantes do ensino médio de uma escola pública, como instrumento didáticopedagógico de Educação Ambiental. Para isso, foram realizados mapeamentos multitemporais de uso e ocupação do solo por meio dos satélites LANDSAT 3, 5 e 8, seguido por visitas em campo, nos períodos chuvoso e seco de 2018. Nessas atividades em campo, com base no método de Branco (2004), os estudantes preencheram fichas de avaliação visual da qualidade da água e identificaram ações potencialmente degradantes. Posteriormente, de posse dos dados do mapeamento e da avaliação da água, interpretou-se essas informações juntamente com os estudantes, utilizando-se a inferência Bayesiana. O estudo constatou redução na densidade de mata ciliar, principalmente nas áreas urbanas (P2 – barragem Campo Grande e P3 – Juremal), causada pela expansão sem planejamento e provocando efeitos negativos sobre as áreas ambiental, social e econômica. Quanto a qualidade da água, verificou-se P3 com maior avaliação negativa. Foram verificados nos trechos urbanos o despejo in natura de esgotos domésticos e comerciais, uso e ocupação irregular do solo, barramentos para dessedentação animal, assoreamento, pesca e supressão da mata ciliar. Nas áreas rurais, observou-se atividades agrícolas, pecuária, assoreamento e também redução da vegetação. Diante do exposto, essas práticas possibilitaram aos estudantes a identificação de ações degradantes e ampliação de seus conhecimentos, além de fortalecer suas relações com o rio e produzir reflexões sobre as condições socioambientais atuais, atuando como processo contextualizado de educação ambiental. |
Abstract: | The Potengi River presents high socio-environmental impacts and conflicts, in which the lack of policies, studies and mitigating actions contribute negatively to this scenario. The study of rivers with the involvement of local actors is an important mechanism to integrate and expand different knowledge and environmental perceptions, helping to understand the anthropic processes. It was in this sense that the aim was to carry out the environmental characterization of the Potengi River, in urban and rural stretches located in the city of São Paulo do Potengi/RN, under the vision of high school students of a public school, as a didacticpedagogical instrument of Environmental Education. For this, multitemporal land use and land mapping was carried out using LANDSAT satellites 3, 5 and 8, followed by field visits in the rainy and dry periods of 2018. In these field activities, based on the Branco method (2004), students completed visual water quality assessment sheets and identified potentially degrading actions. Subsequently, with the data of the water mapping and evaluation, this information was interpreted together with the students, using Bayesian inference. The study found a reduction in the density of ciliary forest, mainly in urban areas (P2 - Campo Grande dam and P3 - Juremal), caused by expansion without planning and causing negative effects on the environmental, social and economic areas. As for the water quality, P3 was more negatively evaluated. In the urban stretches, the inland discharge of domestic and commercial sewage, irregular use and occupation of the soil, water supply for animals, silting, fishing and suppression of the riparian forest were verified. In rural areas, there were agricultural activities, livestock raising, silting and also vegetation reduction. In view of the above, these practices enabled students to identify degrading actions and increase their knowledge, as well as strengthen their relationships with the river and produce reflections on current socioenvironmental conditions, acting as a contextualized process of environmental education. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27147 |
Appears in Collections: | PRODEMA - Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
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