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Título: Auditoria da Gestão do Conhecimento: uma análise nos Hospitais Universitários Federais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Autor(es): Fernandes, Francisca Zilmar de Oliveira
Orientador: Martins, Daniel de Araújo
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Auditoria do conhecimento;Modelos de gestão do conhecimento;Redes de conhecimento;Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Data do documento: 28-Fev-2019
Referência: FERNANDES, Francisca Zilmar de Oliveira. Auditoria da Gestão do Conhecimento: uma análise nos Hospitais Universitários Federais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 2019. 149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Os recursos da informação e do conhecimento são considerados estratégicos para o sucesso dos novos modelos de organizações, tanto no contexto das empresas privadas como das empresas públicas. Não diferente dessa realidade, os hospitais universitários federais são importantes organismos públicos que prestam serviços para a sociedade e demandam o uso constante da informação para a geração do conhecimento. Também é sabido que quando trabalham em rede podem se beneficiar da troca de informação e de conhecimento. É preciso, contudo, criar práticas que auxiliem na coleta, criação, armazenamento, tratamento e distribuição das informações e do conhecimento entre os entes dessa rede. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a maturidade da Gestão do Conhecimento da rede hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A abordagem de pesquisa é quantitativa, sua natureza é descritiva, sendo empregada a estratégia de pesquisa bibliográfica e documental, e, principalmente, de levantamento. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário ancorado no modelo de Terra (2000), e o universo do estudo foi composto pelos gestores vinculados à alta e média governança dos referidos hospitais e seus processos. Para análise dos dados, foi usada a técnica de estatística descritiva. Em decorrência desta investigação, pôde-se verificar que a rede constituída desses hospitais ainda não tem um plano formal com ações estruturantes voltadas para à Gestão do Conhecimento. Todavia, foi constatada a existência de aspectos importantes que favorecem a GC, notadamente com a obtenção dos melhores resultados nas dimensões pertinentes ao aprendizado com o ambiente e aos fatores estratégicos e o papel da alta administração. As dimensões mensuração de resultados, cultura e valores organizacionais, estrutura organizacional e administração de recursos humanos apresentam uma razoável existência de práticas de GC. O resultado, ainda, assinala para oportunidade de melhorias no tocante aos sistemas de informação, cuja dimensão obteve a menor média. De forma geral, o estudo contribuiu para a construção da proposta do plano de ação situacional e espera-se que concorra para um comprometimento da alta governança em relação à implantação de práticas de GC que possibilitem um crescimento da maturidade da rede.
Abstract: Information and knowledge resources are considered strategic for the success of new organizational models, both in the context of private and public companies. Not in a different context, state university hospitals are important public bodies that provide services to society and demand the constant use of information to generate knowledge. It is also known that when working together exchanging knowledge and information, they can all benefit in the process. It is necessary, therefore, create practice that may help in the collection, creation, storage, treatment and distribution of information and knowledge among the ones involved in this network. In this scenario, the present research aims to analyze the Knowledge Management (KM) maturity of the hospital network of the Brazilian Company of Hospital Services (EBSERH). The research approach is quantitative, its nature descriptive, using the strategy of bibliographical and documentary research, especially gathering data. Data were collected from the questionnaire based in the Terra model (2000), and the study environment was composed by managers who are connected to the CEO of these hospitals and their processes. It was used the descriptive statistics technique to analyze the data. As a result of this research, it can be verified that the network constituted of these hospitals does not yet have a formal plan with structuring actions focused on KM. Nonetheless, there were important aspects that favor KM notably, with the achievement of the best averages in the dimensions regarding learning with the environment and strategic factors and the role of CEO. The results measurement, the culture and the organizational values, as well as the organizational structure and the human resource management present a reasonable existence of managerial practices of KM. The result also points out to the opportunities for improvement in information systems, which was the dimension that obtained the lowest result. In general, the result contributed to the construction of the proposal of the situational action plan and it is expected that the study will compete for a commitment of the managers in charge, related to the implementation of KM practices that will contribute to a growth network results.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27319
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