Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28319
Título: A didatização do gênero carta de leitor com foco na interação: uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
Autor(es): Gomes, Renilson Nóbrega
Orientador: Santiago, Márcio Sales
Palavras-chave: Produção de texto;Interação;Sequência didática;Carta de leitor
Data do documento: 11-Set-2019
Referência: GOMES, Renilson Nóbrega. A didatização do gênero carta de leitor com foco na interação: uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo geral de investigar o texto produzido pelo aluno no gênero carta de leitor, por meio da identificação das características composicionais nos textos dos alunos, no reconhecimento dos propósitos comunicativos nas cartas produzidas pelos alunos e na análise do suporte de veiculação do gênero. A base teórica que sustenta esse objetivo procede de Alves Filho (2011), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (1998), Bonini (2003), Marcuschi (2003) e Távora (2005). A metodologia utilizada é do tipo produtiva e reflexiva, objetivando a efetivação da produção inicial e norteamento do planejamento da intervenção aplicada a partir de uma sequência didática, culminando com a produção final. As técnicas de construção de dados foram distribuídas na didatização do gênero de discurso carta de leitor, leitura de textos-modelo, produção textual, revisão e refacção dos textos e, por meio delas, chegamos a vinte duas cartas, sendo que onze foram escritas na produção inicial e onze na produção final, as quais usamos na análise e investigação dos resultados. A análise desses dados nos permite concluir que a didatização do gênero de discurso carta de leitor se mostra como uma situação didática propícia para o ensino da escrita como interação, pois o aluno escreveu para interagir ao empregar, com adequação, conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais e interacionais nos seus textos, como orientam Koch e Elias (2017). Para isso, a carta de leitor foi didatizada com vistas a oferecer ao aluno um espaço para a publicação de seus textos em suportes como blog, jornal e revista, usados como produto da pesquisa.
Abstract: This research has the general objective of investigating the text produced by the student in the reader letter genre, through the identification of the compositional characteristics in the students' texts, in the recognition of the communicative purposes in the letters produced by the students and in the analysis of the media support of the genre. The theoretical basis that supports this objective comes from Alves Filho (2011), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (1998), Bonini (2003), Marcuschi (2003) and Távora (2005). The methodology used is of the productive and reflective type, aiming at the implementation of the initial production and guiding the intervention planning applied from a didactic sequence, culminating with the final production. The techniques of data construction were distributed in the didatization of the discourse genre reader letter, reading model texts, textual production, revision and refaction of the texts and, through them, we reached twenty-two letters, and eleven were written in the initial production and eleven in the final production, which we use in the analysis and investigation of the results. The analysis of these data allows us to conclude that the didatization of the discourse genre reader letter is shown as a didactic situation conducive to the teaching of writing as interaction, because the student wrote to interact by appropriately employing linguistic, encyclopedic, textual and interactional knowledge in their texts, as directed by Koch and Elias (2017). To this end, the reader letter was taught in order to offer the student a space for the publication of their texts in media such as blog, newspaper and magazine, used as a research product.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28319
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Didatizacaogenerocarta_Gomes_2019.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.