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Title: Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Other Titles: Students with hypoacusia in a study on microorganisms: contributions of a potentially significant teaching unit
Authors: Ferreira, Naama Pegado
Keywords: Microrganismos;Concepções alternativas;Surdez;Aprendizagem significativa crítica;UEPS
Issue Date: 30-Nov-2018
Citation: FERREIRA, Naama Pegado. Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2018. 257f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Devido às dificuldades de aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes, sobre microrganismos, a presente investigação teve como objetivo geral: Avaliar a contribuição de uma UEPS sobre microrganismos, para uma aprendizagem significativa crítica e superação de dificuldades de estudantes surdos e ouvintes em salas de aulas comuns nas séries finais do Ensino fundamental e como objetivos específicos: Identificar as concepções alternativas de estudantes surdos e ouvintes sobre microrganismos; Investigar o potencial da UEPS para romper às barreiras de aprendizagem sobre microrganismos em estudantes surdos e ouvintes, tornando a aprendizagem mais crítica e significativa; Produzir material instrucional acessível para surdos e ouvintes sobre microrganismos, como vídeoaulas e jogo como estratégia didática implementada à UEPS. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes surdos e ouvintes de turmas do 7º ano de uma escola pública, localizada em Natal/RN. Estes responderam a questionários e os surdos fizeram, também, um teste visual, antes da aplicação da UEPS. A análise mostrou que a maioria dos estudantes, tanto ouvintes quanto surdos, apresentava compreensão incoerente (CI) ou eram sem compreensão (SC) dos conceitos sobre microrganismos. Os estudantes surdos correlacionam os microrganismos apenas à sujeira e falta de higiene e não conseguiam associar às doenças, já poucos ouvintes entendiam alguns dos benefícios dos microrganismos. A UEPS contribuiu para aprendizagem significativa crítica dos estudantes ouvintes, que puderam compreender a importância dos microrganismos para o meio ambiente e sua saúde, porém os estudantes surdos tiveram mais dificuldades por causa da linguagem e sinais ainda desconhecidos sobre microrganismos. Os estudantes hipoacúsicos se mostraram interessados e participativos em todas as aulas, igualmente aos ouvintes. Enquanto os estudantes surdos preferem o uso das figuras, os estudantes ouvintes optam por usar os termos em Português para correlacionar conceitos. Houve integração, não inclusão, dos estudantes em sala de aula, na maioria das vezes, pois esses estudantes desenvolvem as tarefas propostas, normalmente em grupos apenas de surdos. Outro entrave ao ensino de Ciências aos estudantes surdos é a falta de formação docente e conhecimento da cultura surda, além de uma padronização/divulgação dos termos científicos em LIBRAS para os professores intérpretes. Estes resultados serviram de subsídio para a validação da UEPS e criação de um glossário em LIBRAS com sinais usados no âmbito da microbiologia, para que os estudantes surdos também consigam compreender e reconhecer os diferentes microrganismos, bem como sua relevância numa proposta prioritariamente visual.
Abstract: Due to the learning difficulties of deaf and hearing students on microorganisms, the present investigation had as general objective: To evaluate the contribution of a PMTU on microorganisms for a critical critical learning and to overcome difficulties of deaf students in classrooms common in the series Identify the alternative conceptions of deaf students on microorganisms; Investigate the potential of the PMTU to break down learning barriers on micro-organisms in deaf students, making learning more critical and meaningful; Produce accessible instructional material for deaf people on microorganisms, such as videogames and game as a didactic strategy implemented to the PMTU. The research subjects were deaf students and class listeners of the 7th year of a public school, located in Natal / RN. They answered questionnaires and the deaf also made a visual test before applying the PMTU. The analysis showed that most of the students, both hearing and deaf, presented incoherent understanding (CI) or were without comprehension (SC) of the concepts about microorganisms. Deaf students correlate microorganisms only with dirt and poor hygiene and could not associate with diseases, and few listeners understood some of the benefits of microorganisms. PMTU cooperated in meaningful critical apprenticeship of hearing students, who were able to understand the importance of microorganisms to the environment and their health, but deaf students had more difficulties because of the language and signs still unknown. The hearing-impaired students were interested and participative in all the classes, also to the listeners. While deaf students prefer the use of pictures, listening students choose to use the terms in Portuguese to correlate concepts. There was integration, not inclusion, of students in the classroom, most of the time, because these students develop the tasks proposed, usually in groups only deaf. Another obstacle to the teaching of science to deaf students is the lack of teacher training and knowledge of the deaf culture, as well as a standardization / dissemination of the scientific terms in LIBRAS for teachers interpreters. These results served as a subsidy for the validation of the PMTU and the creation of a glossary in LIBRAS with signs used in microbiology so that deaf students can also understand and recognize the different microorganisms as well as their relevance in a priority visual proposal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28711
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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