Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29664
Título: Corpo Humano 3D: aplicativo para uso de realidade aumentada no ensino lúdico
Autor(es): Soares, Heliana Bezerra
Messias, Thiago Fonseca
Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro
Vieira, Matheus Pimentel
Dantas, Rummenigge Rudson
Palavras-chave: Educação lúdica;Corpo humano;Aplicativo
Data do documento: Set-2018
Editor: Revista Tecnologias na Educação
Referência: SOARES, Heliana B.; MESSIAS, T. F. ; Ribeiro, A. G. ; DANTAS, R. R. ; VIEIRA, M. P. . Corpo Humano 3D: aplicativo para uso de realidade aumentada no ensino lúdico. Revista Tecnologias na Educação, v. 26, p. 208-228, 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art12-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf Acesso em: 16 jul 2020.
Resumo: A globalização trouxe uma crescente no processo de inovação em várias áreas da sociedade, porém a educação não conseguiu acompanhar as mudanças da sociedade tecnológica. O método antigo de ministrar o conteúdo através apenas de um professor usando uma lousa ainda é amplamente utilizado, falhando, em muitas vezes, em prender a atenção dos alunos. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980), referência no estudo do aprendizado infantil, defendia a aplicação de práticas lúdicas no ensino, ou seja, utilizar jogos e brincadeiras como forma de transmitir o conhecimento dentro da sala de aula. Unir a tecnologia ao processo educacional infantil é importante, visto que, diariamente, as crianças são expostas cada vez mais aos smartphones. Em base aos benefícios da educação lúdica e na necessidade de uma atualização das ferramentas utilizadas em salas de aula, foi desenvolvido o aplicativo Corpo Humano 3D. O software criado atua como uma ferramenta lúdica que, utilizando a realidade aumentada, irá propor uma maior dinamicidade ao ensino do corpo humano para crianças de 8 a 10 anos. Um álbum de figurinhas, sobre os sentidos e sistemas do corpo, foi desenvolvido para trabalhar em parceria ao aplicativo, onde cada figurinha foi criada para ser um QR Code lido pelo app. O objetivo central do projeto foi desenvolver uma nova ferramenta lúdica que tivesse êxito em trazer o valor da tecnologia para o ensino infantil, agregando uma nova dinâmica aos estudos
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29664
ISSN: 1984-4751
Aparece nas coleções:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos
ECT - Artigos publicados em periódicos
IMD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorpoHumano3D_Soares_2018.pdf6,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons