CCHLA - TCC - Dança
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33149
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Dança por Autor "5255588024266396"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Dança na educação: o projeto social abc hip-hop kids(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Silva, Johny EVERTON FIRMINO DA; Marques, Larissa; 2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Vieira, Marcilio; 7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Porpino, Karenine; 5255588024266396; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Este relato de experiência traz como tema o uso das danças urbanas como ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem da cultura hip-hop e das suas vertentes de danças. O relato tem como objetivo refletir e discutir sobre a importância dessas danças urbanas e da cultura hip-hop como ferramentas colaborativas no processo de autonomia e emancipação social do estudante. Como alicerce dessa reflexão e discussão, me amparo na arte educadora Ana Mae Barbosa (1991) e no patrono da educação brasileira Paulo Freire (1996), dentre outros estudiosos que estudam as temáticas trazidas no relato. Tenho como fonte da pesquisa o projeto de investimento social Abc Hip-Hop Kids no centro social e cultural dos moradores do loteamento Jardim Progresso, localizado no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona norte da cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte. Ainda que muitos possam julgar os saberes da cultura hip-hop e suas danças urbanas como inferiores, por vir do povo negro e periférico, este relato exibe uma forma híbrida de ensino e aprendizagem significativa, tendo em vista, instruir, estimular e potencializar as habilidades cognitivas, motoras e sociais dos estudantes, colaborando com seu aprendizado e formação cidadã.