CCHLA - TCC - Dança

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33149

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 167
  • TCC
    O Corpo moldado: padrões do Balé Clássico e suas marcas na auto imagem de bailarinas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Melo, Flora Luz Mendes de.; Larissa Kelly de Oliveira Marques
    Este trabalho investiga de que maneira os padrões estéticos historicamente construídos em torno do balé clássico impactam a formação da autoimagem de bailarinas profissionais. A partir de uma análise teórica e de entrevistas realizadas com três bailarinas da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), localizada em Natal/RN, o estudo evidencia que o corpo idealizado — magro, longilíneo e disciplinado — continua sendo um parâmetro de valorização e pertencimento no universo da dança clássica. As falas revelam impactos emocionais, autocrítica e sentimentos de inadequação, ao mesmo tempo em que apontam caminhos para uma prática mais crítica e inclusiva no ensino da dança. A pesquisa destaca a importância de valorizar a diversidade corporal e de repensar metodologias que ainda reproduzem padrões excludentes.
  • TCC
    Contribuições do ensino da dança para crianças na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Siqueira, Fabiany Cleescia Leandro do Nascimento; Marques, Larissa Kelly de Oliveira
    Este trabalho examina a importância da dança como uma linguagem artística e pedagógica no contexto da Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em revisão bibliográfica, investiga como a dança pode impactar positivamente o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Ela tem como objetivo refletir sobre o papel da dança na Educação Infantil, evidenciando sua importância como linguagem educativa e artística. Ao ser inserida de maneira planejada e significativa no ambiente escolar, a dança contribui para o aprimoramento da coordenação motora, da consciência corporal, da criatividade, das habilidades afetivas e sociais, além de favorecer a expressão emocional e o reconhecimento da cultura corporal. O estudo também enfatiza a relevância da formação docente especializada para a mediação dessas práticas, destacando a dança como uma ferramenta pedagógica essencial para uma educação integral e humanizada no cenário educacional contemporâneo.
  • TCC
    A POTÊNCIA DO CANSAÇO: RELATO DA POÉTICA DO CORPO NUMA COMPOSIÇÃO EM DANÇA.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Barbosa, Geilson Carlos de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Júnior, Renê Luiz; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra
    Este trabalho investiga a influência do cansaço nas composições em dança, a partir da experiência pessoal do autor durante sua graduação em Dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo nasce da vivência de uma rotina exaustiva de deslocamentos entre municípios, somada às exigências acadêmicas e sociais que atravessam o corpo e afetam diretamente a criação artística. Em vez de compreender o cansaço como limitação, a pesquisa o reconhece como potência poética e crítica. O corpo cansado, muitas vezes desacreditado no contexto de composição, passa a ser legitimado como corpo criador, produtor de presenças, pausas, gestos mínimos e escutas ampliadas. A investigação se apoia em referenciais teóricos que abordam corpo, improvisação, composição em tempo real e resistência às normatizações técnicas, articulando teoria e prática em uma abordagem qualitativa e autobiográfica. Ao longo do percurso, o autor desenvolve laboratórios individuais de criação, nos quais o corpo, afetado pela fadiga, propõe novos modos de mover-se e de habitar a cena. Assim, o trabalho não apenas descreve um processo artístico, mas também propõe uma reflexão sobre a criação em dança como campo possível para corpos reais, vulneráveis e presentes.
  • TCC
    Dançalização: aproximações sensíveis aos fundamentos da dança.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-24) Melo, Maria Helena Fernandes de; Maziero, Roberta Maria Zambon
    O presente trabalho, intitulado Dançalização: aproximações sensíveis aos fundamentos da Dança, investiga uma proposta de introdução à Dança, baseada em fundamentos gerais do movimento, em princípios de conscientização corporal e de humanização de pessoas. Representa um momento exploratório, visando a construção de uma possível metodologia de ensino que busca promover a conexão sensível dos(as) participantes para o desenvolvimento de suas capacidades corporais e artísticas. Para tanto, utilizamos a pesquisa-ação, ofertando quatro aulas de duas horas cada, para pessoas acima de 16 anos, sem conhecimento prévio em Dança, no Centro comunitário da Vila de Ponta Negra, em Natal/RN. A coleta de dados, durante as atividades, incluiu observações, registros em diário de campo, desenhos realizados pelas participantes somados a seus relatos de experiência, bem como questionário aplicado ao final do ciclo de aulas. A partir desta experiência, as participantes relataram desenvolver confiança e segurança não apenas na prática da Dança, mas também na relação com o próprio corpo. Nesta direção, há indicação de que as práticas possibilitaram a aprendizagem de conceitos envolvidos com o corpo em movimento, com a criatividade e expressão das pessoas envolvidas. O que aponta relevância desta proposta para futura continuação do delineamento desta metodologia.
  • TCC
    MULHERES 40+ NA CENA CULTURAL DA DANÇA CONTEMPORÂNEA EM NATAL/RN: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-24) Santos, Josiene Nascimento; Maziero, Roberta Maria Zambon; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518506J6&tokenCaptchar=03AFcWeA7iqrtlgtv0CeOrMJYbPTu9VQrLEobh7XgzV4phY3z5sF3tsu0pBK0iNsHFUZPfkiDrSlIXI3ZfdKmi7nDK8oGNYnvlU_qRt4_QccR8NmPWNvZwcTHz2e1TCanusVidiYPBLc_KgnOMk-qhce1sHV3HOLnmKhph4D62wOyIvdmdgGqt4_Ur7mFJKrPZZF1KAgJ0RWlwXiB8G5a-AV5V0abqXhcAEdVf2WG0kItJWgKNwv_5RtsS6nHWtAapNFvRkY4Xyw2vY_nsGvxFX6Xh72E65gNjl0U-FgLHqPLL4dJAF_xPgA_aqA48Wz5qzrkTV9zjNVbdxdTje3JjPsDuGKQYcy1ovy5gJIszKGJ72lJ_iImI7BYLqGrXEAgfbSugCux2AfBANtuMQe-yoRE71jSlfeaVrDJ4tnhffNcLNp-GL6kGkdjRoMz-bl-zZLKx4XQ7rkss9yWT0OqoZbdO4L_67SyE-sHbAGeDA0GpjsDH_XFxtRs6yKeBtOJa7oZYC0KHXKLIeJj8nRI9VD4tllC8qLCFSgbuw5AbixqMe89yTJBjA29vB_9gUNmvwul0qbBlQPVOOOECBCHQjlRktdOZbvn2U7BI4A-3plIAD0UCLQ8QKUUdqxFSB4k0yXgATR3cirVVUq3ddCuALMWGoMPs4I2n1W3l9k93ogmcWlNcYxcZnLKSWe5P_6BXr412THAFUaQScUoaZZAQqzj0NxisiwYQXwTPIm-fdMHhEdpPx3p4Z-3eaRMR96X7Ln039VjL0Rc1zOC43ya3Q7DZs8SZBxDJMIEyZeGA91stoDOG3IJ_nTSMDfIrJf-MtNaTvE44KOn6RyZILJTgZvSGufXl83H35pXRPs743rKbQlORIY5SGwYdREcRQSaDilTH0KFh8HMmdy5WWJTFnxZEyW8GMruk4c7LH5Ps4KXn1s1-2V_tZGDZNS5lSxKBaNc_UBOqfiea5N-n4hBHO2itbqXvME-zmalc-Ud6n_EVNPJ6Uc6g473Fh40shUM7m0ddDf8bnE4_sFzZ2KOKSAZ-OMXv2GGU2g; Patrícia Garcia Leal; Rene Luiz Junior
    A partir da perspectiva de que a Dança é um modo de existir na qual cada pessoa tem seu modo singular de se expressar. Este estudo tem o objetivo de compreender as trajetórias de Ana Cláudia Viana; Maésia Mendes e Joselma Soar, mulheres-artistas, com mais de 40 anos atuantes na cena da Dança Contemporânea em Natal/RN para identificar as potências de seus percursos. Para tanto, epistemologicamente, tratamos do conceito de interseccionalidade de Crenshaw (1989) para desvelar os marcadores sociais como gênero, raça, orientação sexual e classe que implicam em organização social pautada no etarismo. Nesta perspectiva, buscamos o relato de experiência dessas três artistas e os caminhos que traçaram em suas carreiras para se manterem na cena cultural após os 40 anos. Chegamos às considerações de que estas mulheres 40+ se tornaram artistas independentes; se mantiveram em grupo que as aceitavam e uma delas buscou uma nova profissão. Nesta direção, se adaptaram ao novo ciclo de vida na carreira artística porque já tinham, anteriormente, uma história relevante com a cena cultural de Dança contemporânea de Natal/RN.
  • TCC
    Dimensão Terapêutica Da Dança: Corpo que Transforma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-24) Santos. Pedro Henrique Correia Dos; Maziero, Roberta Maria Zambon; 0009-0004-0007-367X; Marques, Larissa Kelly de Oliveira.; Neto, Leônidas de Oliveira.
    Este trabalho investiga a dimensão terapêutica da Dança no contexto de Academia de musculação, explorando como essa prática pode ir além da atividade física e promover benefícios às suas participantes. Sendo assim, o intuito foi aprofundar o conhecimento na intersecção entre estas áreas do conhecimento, investigando um curso de Dança na Academia de musculação Body Life de Natal/RN. Por meio de uma abordagem qualitativa com observação participante e questionário enviado com quatro perguntas abertas, direcionado às alunas do curso que vivenciaram esta atividade por um tempo entre 4 meses a 2 anos. Neste contexto, chegamos a categoria de análise: a Dança para além da estética e da atividade física. O que evidenciou-se, especificamente, foi que o local estudado e o professor de Dança do curso proporcionaram a vivência em um ambiente empático e de apoio mútuo. Este elemento favoreceu o engajamento das participantes no curso de Dança com foco na expressão artística, mesmo em uma Academia de musculação a qual o foco, geralmente, está direcionado para o treinamento físico convencional e busca por um corpo idealizado. Os dados ressaltaram os benefícios compartilhados pelas participantes como: melhora da autoestima, sensação de pertencimento, saída da timidez e felicidade, aspectos considerados presentes em processos terapêuticos.
  • Dissertação
    Xirê Odara: a festa do corpo negro em movimento na dança dos Orixás
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Pereira, Lucas de Oliveira; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; https://orcid.org/0009-0009-7884-7459; http://lattes.cnpq.br/3806585253691368; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; Machado, Lara Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8465131534198907; Moreira, Stéphanie Campos Paiva; http://lattes.cnpq.br/0212163515873293
    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na área das Artes Cênicas, com profunda interferência da religiosidade de “motrizes” afrodiaspóricas (Ligiéro, 2011), realizada no terreiro de Candomblé Ilê Olorum – espaço de cultura e religiosidade de afro-indígena – entre 2022 e 2024. A pesquisa estrutura-se a partir da dimensão de pertencimento do pesquisador, como filho dessa casa de Axé, e busca compreender, por meio da técnica da “observação participante” (Minayo, 2001; Demo, 2014; Severino, 2017) os sentidos e percepções emergentes da dança de orixá no contexto ritual e celebrativo do xirê de Candomblé daquele terreiro. A partir dessa análise, buscou-se construir uma experimentação corporal que resultasse em uma composição coreográfica. A proposta poética intitula-se “A Trilogia do Caminho” e se inspira na noção de livre criação artística, entretanto, é desenvolvida a partir da pesquisa, seguindo uma ideia de que o “Xirê Odara” é uma metáfora utilizada para a valorização dos corpos negros que se refugiam no Candomblé, em manifestações de rito, dança, aquilombamento, resistência, beleza, arte, cultura, pedagogia e política. O culto ao xirê de Candomblé, enquanto potência ancestral do povo negro, tornou-se, assim, a primeira conquista desta pesquisa, que, ao propor uma produção artística em dança precisou “reconhecer” e “celebrar” os corpos negros (Sodré, 1999; 2019), e também precisou “reescrever” (ressignificar) narrativas e mitos (Medeiros, 2021), assim como, “reconstruir” sentidos espetaculares e imagéticos da africanidade (Moreira, 2022) e “afirmar” o corpo como potência (Silva, 2022). O que se construiu nessa jornada foi poder. Um corpo negro, quando se encontra e se reconhece aquilombado, não é outra coisa senão poder. Assim, descrever a dança no xirê, recriá-la na composição poética e fazê-la significar a afirmação de uma ancestralidade africana implica ir além da noção de herança de povos escravizados que lutaram por libertação; trata-se de assumir a luta contra a colonização, do passado ao presente. Com esta pesquisa (e sua derivação poética), propomos discutir os significados que podem emergir de uma composição coreográfica contemporânea baseada nas motrizes da dança dos orixás de Candomblé ou, antes, reencontrar nossa afirmação social por meio da construção de pertencimento e representatividade dos corpos negros em movimento. Para tanto, foi necessária uma reflexão profunda sobre o que somos e sobre como a sociedade brasileira construiu, em seu imaginário e em suas instituições, a imagem dos afrodescendentes por meio de racismos: colonialista, religioso e estrutural. Para o pesquisador implicado neste trabalho, criar uma composição coreográfica a partir da observação das danças dos orixás, em um terreiro de Candomblé, significou assumir-se negro, acolher as heranças simbólicas ancestrais e celebrar o aquilombamento dos corpos negros no Xirê Odara, que brota da dança dos orixás e em seus próprios corpos “negros”, que insistem em continuar vivos, dignos e felizes.
  • TCC
    A Técnica Klauss Vianna (TKV) como caminho para a consciência corporal em uma experiência no Ballet Clássico da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Campos, Alissandra Tavares Soares.; Marques, Larissa Kelly de Oliveira.; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/0520838064868903
    Este estudo aborda a Técnica Klauss Vianna (TKV) de dança e de educação somática em uma experiência prática vivenciada em uma turma do ballet clássico da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM). A experiência se deu no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório IV, componente curricular do curso de Licenciatura em Dança, realizado no segundo semestre do ano de 2024. A pesquisa objetiva refletir sobre as possíveis contribuições da TKV na consciência corporal em alunos de ballet clássico e, para isso, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa para avaliar os fenômenos e as experiências vividas pelos alunos durante a aplicação da técnica. Foi possível observar, após o desenvolvimento das aulas, que a técnica estudada favoreceu uma sensibilização dos corpos para outros modos de se movimentar. A experiência contribuiu para pensar uma metodologia do ensino da dança menos diretiva e mecanicista, diversificando as possibilidades dos alunos de se expressarem através da escuta do corpo, aguçando os sentidos de forma lúdica para a investigação das possibilidades corporais. A TKV propõe experiências que podem ser trabalhadas conjuntamente à técnica e à codificação do ballet clássico. Essa intersecção pode ser muito enriquecedora para os alunos do ponto de vista de criação de repertórios, autoconhecimento e autonomia através da sensibilidade.
  • TCC
    "Respiramento" - Gaya, dança e movimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Araújo Júnior, Eugênio Firmino de; Katia Agg
    Atravessado pelo contexto da pandemia COVID-19 no período de 2020-2022, a respiração não apenas foi ressaltada como função vital, mas também como ferramenta de autocuidado e regulação emocional, conectando o corpo e a mente em momentos de incerteza e isolamento social. Este trabalho de conclusão de curso reflete sobre como a respiração influencia a expressão corporal do dançarino, a partir da experiência no Grupo Consolidado de Arte e Cultura Gaya Dança Contemporânea, vinculado ao DEART/UFRN, destacando a importância da respiração para a fluidez, a consciência corporal e a integração entre técnica e sensibilidade artística. Em diálogo com autores como Jussara Miller, Klauss Vianna, Moshe Feldenkrais e Patrícia Leal, foram aplicados aos integrantes do grupo quatro planos de aula inspirados no Método Feldenkrais e na Técnica Klauss Vianna, além de questionários (Diário de Corpo). Com observação participante e análise qualitativa dos dados coletados, evidenciou-se que, para além da prevenção de lesões, a respiração consciente contribui significativamente para a qualidade do movimento artístico, promovendo maior presença, expressividade e conexão corporal.
  • TCC
    DANÇA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA NA ADOLESCÊNCIA: IDENTIDADE, DESCOBERTAS E APRENDIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Alves, Natália Caroline Lopes; Agg, Katia; Vieira, Marcilio de Souza; Maziero, Roberta Maria Zambon
    A adolescência é um período crucial de transformações e descobertas que marca uma transição significativa da vida. Nessa fase, os indivíduos exploram suas identidades e constroem suas personalidades, influenciados por suas escolhas e decisões. O presente artigo é uma revisão da literatura e um relato de experiência, tendo como objetivo refletir sobre as características da adolescência e analisar o papel do ensino da Dança como ferramenta fundamental para o desenvolvimento neste momento da vida. O texto também discute os efeitos e as contribuições da Dança para a adolescência, além de destacar a importância da inserção do seu ensino no ambiente escolar. Por fim, defendemos como o ensino da Dança é crucial para o desenvolvimento de habilidades, competências e maior consciência de si mesmos, preparando os adolescentes para a vida adulta de maneira sensível, crítica e emancipadora.
  • TCC
    VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA/DANÇA AFRO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Silva, Antônia Carla da; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166
    Este estudo investiga a diversidade cultural por meio da inclusão da dança afrobrasileira no contexto educacional, tendo como objetivo promover o respeito e a valorização da interculturalidade e estratégias de ensino pautadas em cultura ancestral. Utiliza-se de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa ação para desenvolver uma trajetória de encontro com as raízes da dança afrobrasileira, com o movimento negro no Brasil, com a promulgação de leis que legitimam a educação das relações étnico-raciais, bem como, por meio de três intervenções pedagógicas em um Centro de Educação Infantil Municipal na cidade de Parnamirim/RN, direcionadas à apresentação da dança afro, roda de conversa com professoras e crianças, atividades de reconhecimento identitário da herança afrobrasileira, destacando estratégias para a inclusão da cultura negra, no contexto e currículo escolar, de acordo com as leis, no combate a preconceitos e no fortalecimento da autoestima de todos os envolvidos. A partir da pesquisa foi possível compreender que a estigmatização de fenótipos interfere na validação de conhecimentos ancestrais afro-brasileiros. Nesta direção, a dança afro-brasileira se mostrou como instrumento estratégico para a valorização da interculturalidade e para o enfrentamento do racismo.
  • TCC
    A sensibilização do corpo na dança para crianças
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) BARROS, Beatriz S.; Agg, Katia; https://lattes.cnpq.br/4294965094696223; https://lattes.cnpq.br/9295166128051504; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Maziero, Roberta Maria Zambon; http://lattes.cnpq.br/4816581874661166
    A tecnologia vem ocupando mais amplamente o cotidiano de estudo, de trabalho e de lazer das pessoas e o seu mau uso vem causando consequências prejudiciais na qualidade de vida da humanidade. Pensando nas crianças, observamos que o socializar e o brincar estão sendo menos praticado, devido ao uso excessivo das telas. Como sensibilizar corpos que estão “conectados”? Como trazer a dança para despertar a conscientização desses corpos? Pensando nestas questões, articulando a minha experiência em sala de aula e o diálogo com autores como Marques (2012), Miller (2012), Vianna (2005), pretendemos refletir sobre a importância da dança enquanto linguagem formativa do cidadão, dentro e fora do âmbito escolar e discutir sobre as suas contribuições para o melhor desenvolvimento da criança. Muito se escuta que nestes espaços de conhecimento, a dança entra como um momento recreativo, de diversão e de reprodução de passos, anulando assim a sua capacidade em contribuir para a formação cidadã. Neste sentido, acreditamos ser de extrema importância a busca pelo movimento consciente, onde o professor de dança proporcione aulas pautadas na conscientização corporal, pois ao sensibilizar esses corpos contemporâneos, os quais estão em franco desenvolvimento em sua fase de vida inicial, pode-se exaltar os movimentos genuínos da criança incentivando a investigação e o autoconhecimento corporal.
  • TCC
    A dança como prática de bem-estar social e emocional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Valentim, Fabiana Lúcia; Vieira, Marcílio de Souza; Maziero, Roberta Maria Zambon; Viecili, Raqueli Biscayno
    A dança pode ser ensinada e vivenciada em variados espaços e é capaz de influenciar o bem-estar das pessoas trazendo benefícios individuais e coletivos. O objetivo deste trabalho é abordar os impactos da prática da dança para o bem-estar social e emocional dos indivíduos, considerando aspectos como melhora do humor, da saúde física e fortalecimento das conexões sociais e tem por abordagem metodológica a pesquisa qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa bibliográfica. Para atingir o objetivo proposto, a partir da revisão de literatura, discutimos a relação entre a prática regular da dança e a redução dos níveis de estresse entre os praticantes, refletindo sobre os mecanismos biológicos e psicológicos envolvidos nesse processo; assim como tecendo a investigação de como a dança influencia a melhora do humor e do bem-estar emocional dos indivíduos, considerando fatores físicos e o impacto da expressão corporal a partir da prática da dança e; o papel de sua prática na promoção de interações sociais e no fortalecimento de vínculos entre os indivíduos, explorando como a dinâmica grupal e as atividades coletivas contribuem para a coesão social e o apoio mútuo. Nessa assertiva, questionamos de que maneira a prática regular da dança, em contextos diversos influencia a saúde das pessoas considerando aspectos como melhora do humor e fortalecimento das conexões sociais?
  • TCC
    Memórias afetivas no percurso acadêmico de um artista-docente em formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) TEIXEIRA FILHO, GEORGE FLÁVIO AIRES; AGG, KATIA; http://lattes.cnpq.br/4294965094696223; ALVES, TEODORA DE ARAÚJO; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; MARQUES, LARISSA KELLY DE OLIVEIRA; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
    Este trabalho inclui memórias, experiências, reflexões, vivências e sensações, enquanto artista-docente em formação, relacionando as práticas acadêmicas aos trabalhos artísticos e pedagógicos para além do ensino formal ao também revisitar, de modo descritivo e reflexivo, as experiências obtidas junto aos grupos e projetos de extensão. Ainda, rememoro os Estágios Supervisionados Obrigatórios, uma vez que são momentos oportunos para reconhecimento, planejamento, aplicação e desenvolvimento dos saberes e das vivências acadêmicas articuladas à realidade. O presente trabalho tem como objetivo, fazer uma reflexão dos atravessamentos, estímulos e percepções que a universidade veio a proporcionar durante esse tempo de formação, potencializando as minhas experiencias enquanto artista-docente, naquilo que se refere aos meus trabalhos, às minhas ações e aos meus projetos artístico-pedagógicos. Finalizo este memorial refletindo sobre as composições coreográficas e suas contribuições nos espaços educacionais, pensando a dança dentro da escola e para além desse espaço de ensino formal, dando como enfoque a importância que ela tem para a construção e contribuição na vida dos adolescentes. Compartilho esse memorial com o intuito de incentivar e estimular meus colegas e futuros professores, em Dança, para que possam explorar as vivências e as oportunidades extensivas que a universidade oferece, como importantes práticas educativas na trajetória formativa de um artista-docente.
  • TCC
    Diálogo entre a Abordagem Triangular e a Pedagogia Relacional: estratégias de ensino na Dança a Dois
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Gomes, Ariele de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Maziero, Roberta Maria Zambon; Agg, Katia
    O estudo discute o cenário do ensino da dança a dois e propõe estratégias de ensino baseadas na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2007; 2012) e na Pedagogia Relacional de Fernando Becker (1994) como orientações que podem auxiliar o professor de dança a dois a executar em sala de aula uma abordagem de ensino menos tradicional e diretista. O trabalho teve uma natureza teórica a partir de uma abordagem qualitativa em diálogo com autores (as) que transitam por essa temática e com a experiência pedagógica da autora com essa modalidade de dança. Fez-se necessário durante o processo de escrita incluir uma breve pesquisa através de um questionário que foi bastante relevante para o trabalho. Buscamos levar em consideração as particularidades do aluno, promovendo o ensino da dança para além de suas movimentações características, mas também trazendo para as aulas a cultura, história, termos e nomenclaturas atualizadas, compreendendo que todos esses tópicos são importantes para a arte como um todo e também constroem a dança e o dançar do indivíduo.
  • TCC
    A dança e a metodologia Tema de pesquisa: interdisciplinaridade no processo de formação das crianças no Ensino Fundamental Anos Iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Alves, Nicolly Arianne Vital; Agg, Katia; http://lattes.cnpq.br/4294965094696223; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Silva, Maria José Campos Faustino da
    A presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre o componente curricular Arte no contexto escolar, destacando a linguagem da dança como recurso educativo na formação das crianças que estão inseridas no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para este fim, articula-se a referência de autores da área de dança, arte e educação com o relato de experiência desta autora, ocorrida durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório III, na Instituição de Ensino Núcleo de Educação a Infância. Este Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nei\Cap-UFRN) tem como proposta pedagógica de ensino a metodologia Tema de pesquisa, onde a partir da interdisciplinaridade decorrem temas apresentados pelos próprios alunos. Este trabalho visa contribuir como incentivo educativo, apontando a importância do conhecimento da dança no processo de ensino-aprendizagem escolar, assim como almeja despertar o interesse e enaltecer a contribuição da metodologia tema de pesquisa no cenário da educação atual.
  • TCC
    O funk na escola: Apontando estratégias de ensino nas aulas de dança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Barbalho, Ana Lívia da Cruz; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Vieira, Kenne Felipe Alves
    A pesquisa tem como principal objetivo desenvolver reflexões sobre o estudo do funk como gênero de dança no contexto escolar, como também, possíveis apontamentos de estratégias de ensino desse gênero para jovens de uma rede pública. Como proposta metodológica, foi realizada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de natureza descritiva, tendo como campo de intervenção pedagógica, o grupo de Líderes de Torcida da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo. Foi possível observar que o ensino desse movimento cultural pode ser ressignificado de diversas formas dentro do ambiente escolar, a partir da contextualização histórica sobre o gênero, com a apreciação de documentários e imagens que refletem o tema e a produção de materiais utilizados ao longo das aulas, contribuindo significativamente para repensar os modos de ensino e aprendizagem da dança na escola.
  • TCC
    Tambor de crioula e a escola: pensamentos e possibilidades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Marques, Larissa; Silva, Sebastião de Sales; Sousa, Hyago Pinheiro da Silva
    O presente artigo é a elaboração de um pensamento que une a dança tambor de crioula e suas possibilidades de aplicação na escola, podendo ser em escolas públicas ou privadas de ensino fundamental e médio. O tambor como ferramenta de dança que abre espaço para elaboração não só de um corpo dançante, como de um pensamento crítico sobre a aplicação da Lei nº 10.639/031 , que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Buscamos estabelecer uma relação entre a dança tambor de crioula com a afirmação da permanência de crianças negras no ambiente escolar, de modo a compreender a escola como um ambiente de reconhecimento de suas identidades, a partir de diálogos com autores como Silvio Almeida ( 2019); Zayda Cristina Costa (2023); Regina Machado (2010); Nayra Monteles (2020). Como resultado dessa pesquisa, não encontraremos planos de aulas elaborados com suas especificidades e objetivos, mas sim um espaço de reflexão de possíveis pontuações para pensar a inserção dessa dança no ambiente escolar.
  • TCC
    Um risco no ballet: reflexões acerca do uso das sapatilhas de ponta no ballet clássico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) BREMGARTNER, Afra; BARBOSA, Makarios; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; http://lattes.cnpq.br/7518934874341453; https://orcid.org/0000-0002-3142-4768; https://lattes.cnpq.br/8874560290105708; Porpino, Karenine; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Neto, Leônidas; https://orcid.org/0000-0002-8349-8056; http://lattes.cnpq.br/3746805844090905
    O presente trabalho de conclusão de curso, em formato de artigo, apresenta, a partir de uma realidade concreta da trajetória da autora, bailarina, o problema do impedimento físico, por acidente no tornozelo, na busca de compreender a dança como prática corporal que perpassa reconhecer as diferenças de cada corpo, inclusive no uso dos acessórios técnicos, especificamente, na sapatilha de pontas. Da mesma forma, atenta compreender a sapatilha como parte da qualificação do corpo que dança, em sua condição de eficiência física e da relevância dos acessórios de composição técnica para a definição dessa dança, considerando: 1) O reconhecimento do objeto de estudo no drama de acidentes com sapatilhas, vividos por bailarinas. Fato este capaz de ser explorado numa pesquisa sistematizada, para produzir conhecimento; 2) A identificação da problematização da experiência do “dançar” como risco e perda, que suscitou a elaboração da seguinte questão: Quais os impactos de riscos e acidentes no uso da sapatilha de ponta por bailarinas, no Ballet clássico, considerando o corpo como referência, a partir de sua dimensão fisiológica? O método de trabalho utilizado transita entre a descrição de acontecimentos (pesquisa participante) para reconhecer no mergulho empírico, fenomenológico, tomado como base da reflexão. Assim, o trabalho segue um formato usual na pesquisa em artes cênicas e se divide obedecendo a uma estrutura que organiza o problema e as reflexões em seu redor, considerando: 1) apresentar o Ballet clássico, em sua dimensão virtuosa, lugar de tradição cultural e de estudos do corpo e sua fisiologia; 2) localizar a sapatilha de ponta, adereço e aporte técnico do Ballet, consequência da estética do virtuosismo e possível causa de inúmeros transtornos; 3) descrever e apresentar o problema da torção no tornozelo como acidente material e suas implicações na continuidade da carreira de bailarina; 4) discutir os temas apresentados e dele tirar alguns resultados.
  • TCC
    "Através de nós”: uma pesquisa em dança contemporânea a partir da “improvisação pelos sentidos”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-25) FERREIRA, Iara Camila Gomes; LEAL, Patrícia Garcia; PORPINO, Karenine de Oliveira; ALVES, Teodora de Araújo
    O presente artigo reflete sobre o desenvolvimento de um processo criativo, através das linguagens da dança contemporânea e improvisação, utilizando a metodologia da improvisação pelos sentidos (Leal, 2012). Contribuindo para o desenvolvimento corporal, a escuta do corpo e estudos esses que contribuem para o modo de pensar sobre a dança e suas possibilidades de movimentos. Buscando compreender como esses estímulos influenciam nas movimentações, como a partir deles o corpo cria possibilidades de se movimentar, reconhecendo o potencial que existe em nossos corpos. Sendo colocado como destaque nesta pesquisa a visão e o tato. A pesquisa contribui para o ensino da dança, trazendo novas maneiras de estudar o corpo enquanto pesquisas de movimentos através de laboratórios, da linguagem da dança contemporânea e improvisação. Para contribuir com a pesquisa e agregar as referências do artigo, traz experiências com autores como Rosa Hercules, Jussara Miller, Rudolf Laban, Patrícia Leal, Jose Gil, Antônio Damásio, Thereza Rocha, Laurence Louppe, dentre outros que ao longo da pesquisa irei citar. Também traz o conceito da técnica de Klauss Vianna, sobre a escuta do corpo e suas possibilidades nas movimentações. Onde a partir desses estudos foram desenvolvidos laboratórios individuais, com grupo, e em dupla. Foi a partir desses estudos que foi desenvolvido o processo criativo “Através De Nós”.