CCHLA - TCC - Dança
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TCC Os públicos da dança cênica: uma análise contra a entidade o público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-11) Silva, Gustavo Bonifácio dos Santos; Bragato, MarcosHá um público garantido para cada espetáculo ou cada tipo de espetáculo? Como pode se dar um público ou o público se subdivide em públicos? Tais dúvidas se fazem presentes nas mentes dos profissionais das artes cênicas e, em especial, os da dança, quando tomam como parâmetro a abstrata e genérica entidade o Público. Uma entidade que se molda com o surgimento no ocidente das companhias oficiais de balé clássico, a partir do século 18, e pavimenta a noção popular de o Público. Este estudo argui pela incompatibilidade da noção de Público com as iniciativas de artistas do corpo no século 20. Intentamos analisar e questionar o conceito tradicional da existência de “Um Público” e propor correlações com a realidade da existência de Públicos, dada a natureza dos tipos de entendimentos de dança. Discutimos questões sobre a noção tradicional de público e apresentamos a hipótese da existência dos diversos públicos da mesma forma como são diversos os seguimentos de dança para esse publico.TCC Dança flamenga: corpo, técnica e estética(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-12) Esteves, Bibiana Andrade; Pinheiro, Evanir Oliveira; Vieira, Marcílio de SouzaEste artigo é uma revisão filosófica dialética sobre a técnica aplicada na dança flamenca imbricada às temáticas de corpo e estética desta arte tão característica. Utilizo como problemática central a necessidade de se ter descendência ou nacionalidade espanhola para se dominar a dança flamenca, como um paradigma que compromete o desenvolvimento pleno de alunas de dança flamenca em academias potiguares. A problemática central abordada surgiu a partir da minha experiência como professora e aluna de dança flamenca, onde pude vivenciar metodologias de ensino que aceitam e reafirmam posturas de depreciação do fazer artístico flamenco latino americano, geralmente baseados em determinismos biológicos pouco confiáveis. Acredito que a tentativa de elucidá-las, proposta deste trabalho, pode talvez permitir novos processos, abordagens e estratégias didáticas que de fato proporcionem um ensino-aprendizagem mais salutares quanto à valorização do educando e da arte flamenca em si. O ponto de relevância deste trabalho é identificar a técnica corporal presente na dança flamenca a partir da contextualização e apreciação epistemológica do conceito em Mauss (2003), Aristóteles (1984), Heidegger (2007), Bourdieu (1988), Descartes (2009) e Merleaut-Ponty (2009) sobre corpo e técnica relacionando-os a trabalhos acadêmicos de relevância na área-tema. O trabalho se justifica pelo fato de que a dança flamenca vem paulatinamente conquistando novos adeptos e espaços no Brasil e também por se tratar da modalidade artística que me dediquei como pesquisadora e intérprete de dança nos últimos dez anos.TCC Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klauss Vianna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-03) Dantas, Viviane dos Santos; Leal, Patrícia GarciaEdson Claro e Klauss Vianna são nomes significativos, que contribuíram no crescimento da Dança no Brasil, ambos com suas peculiaridades e diferenças, se aproximam por desenvolver métodos voltados para a Consciência Corporal/Educação Somática, propostas essas cada vez mais recorrentes na contemporaneidade. Contudo, Edson Claro, vindo da Educação Física, buscou um método mais codificado composto de movimentos sequenciais, visando a busca de um bom condicionamento físico resultante para o corpo. Com referencia a Klauss Vianna, seu método permite que o sujeito conheça a si mesmo, levando em consideração toda a sua totalidade, técnica hoje conhecida como Educação Somática. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir esses métodos à luz da contemporaneidade, como também suas contribuições sobre conteúdos possíveis a serem desenvolvidos na rede básica de ensino. Tendo por tema “Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klauss Vianna”, utilizei da metodologia participativa com base em algumas experiências pessoais de alunos do projeto de extensão do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual também participo como docente atuante no campo de Estágio Supervisionado Obrigatório IV; e da pesquisa bibliográfica, investigando e discorrendo sobre o método de Edson Claro e Klauss Vianna. A pesquisa teórica e a aplicação dos métodos na prática tornaram a práxis como um dos fatores existentes que norteou todo o trabalho, onde os conceitos e especificidades de cada um permitiram a análise de possíveis relações existentes entre os dois pesquisadores. Desse modo, a consciência corporal e a educação somática podem ser pontos de partida para a construção e investigação de um corpo para a cena contemporânea, levando em consideração todo o “Eu” que constitui esse sujeito.TCC A importância do lúdico no desenvolvimento de crianças praticantes de Balé Clássico (baby-class): uma forma de educar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-04) Silva, Raniele Polyane da; Vieira, Marcilio de SouzaA infância é a fase das brincadeiras e incluir o lúdico no campo de ensino do balé clássico, neste contexto, tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e a construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. O trabalho tem por objetivo compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças praticantes de balé clássico (baby-class) como uma possibilidade para ressignificação da técnica do balé clássico, propondo jogos e brincadeiras durante as aulas ministradas em uma escola de balé no município de Parnamirim a fim de refletir como tais aulas são incorporadas pela turma. A natureza da pesquisa se pauta na metodologia de abordagem qualitativa em específico a observação participante. A importância deste artigo é compreender e revelar que a brincadeira é uma grande parceira no ensino, seja na educação formal ou no ensino da dança, pois desafiam a criança e possibilitam as descobertas. Esta pesquisa pretende contribuir para um ensino de balé clássico menos rigoroso, pelo menos nos anos iniciais da técnica permitindo que as crianças desfrutem de um aprendizado prazeroso e consciente. Para tanto, com o relato dos autores abordados nessa pesquisa, podemos comprovar que o lúdico tem a capacidade de promover ao ensino do balé clássico uma aprendizagem mais prazerosa, divertida e eficaz, tornando as crianças mais felizes, interativas através de uma educação transformadora.TCC O espaço: entre a dança e a geografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-05) Brito, Gimeny Dayana Cruz de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira MarquesPensando a dança como arte autônoma, que engloba outras fontes de ensino, pretende-se ampliar seus significados, unindo nesse trabalho dança e geografia, tomando como fio condutor dessa empreitada a noção de espaço, fundamentada, principalmente, nos conceitos do pesquisador Rudolf Laban no sentido da arte; e do estudioso Milton Santos no que diz respeito às formas de espacialização geográfica, dessa forma, será adotado como tema de estudo, O Espaço: entre a dança e a geografia; trabalhado a partir da interdisciplinaridade, entre as duas áreas de conhecimento apresentadas. Têm-se como o objetivo compreender a função do espaço diante de suas perspectivas físicas e artísticas, com o intuito de desenvolver a capacidade de orientação e relação entre corpo, espaço e movimento, ampliando a compreensão da dança, por meio da união desta com outras áreas do saber. O relato de experiência surge como um instrumento capaz de transformar a teoria, da pesquisa bibliográfica, em prática, sendo a práxis um artefato de fundamental importância para desmistificar a dualidade entre corpo e mente. O estudo foi desenvolvido em dois momentos fundamentais do curso de Licenciatura em dança: o Estágio Supervisionado III, realizado na Escola Municipal Profª. Zeneide Igino de Moura; e O Estágio IV desenvolvido em uma ONG – Casa da Juventude AFIM (Atendimento Filantrópico Integrado à Medicina). Nos dois momentos supracitados fomos levados a perceber o estudo do espaço como um artifício de ligação entre conhecimentos, capaz de construir e transformar, ambientes, movimentos e relações, além de confirmar a necessidade de um elemento de interligação que valorize a interdisciplinaridade não somente no ensino das escolas formais, mas na formação dos professores em dança, nesse caso o espaço torna -se uma artefato viável dentro dessa funcionalidade e o trabalho em questão assume sua importância dentro do curso de licenciatura em dança e nos diversos âmbitos educacionais.TCC Balé clássico para crianças: avaliação e intervenção no desenvolvimento motor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Silva, Nayama Keila da; Paixão, Maria de Lurdes Barros daO balé clássico é uma atividade corporal que não se configura apenas como uma forma de expressão artística. De acordo com as teorias desenvolvimentistas, sua prática envolve o processo de ensino aprendizagem das habilidades motoras básicas do indivíduo, possibilitando o aprimoramento destas e ainda a ampliação do repertório motor infantil. Estudos realizados na Escola de Ballet Maria Cardoso fornecem uma nova perspectiva ao ensino da técnica clássica para crianças em diferentes níveis de aprendizagens motoras. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de relacionar a prática do balé clássico com o comportamento motor infantil, proporcionando uma reflexão sobre a importância do professor da técnica de dança clássica ter o conhecimento das etapas do desenvolvimento motor em que os alunos se encontram. Nessa perspectiva, as aulas de balé clássico podem se tornar mais significativas e eficazes, proporcionando aos profissionais da área condições de planejar suas aulas de acordo com o perfil motor das crianças.TCC A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Almeida, Mizraim Paiva de; Souza, Mayra Montenegro deO presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo, a bailarina/pesquisadora defende esse entrelaçamento entre voz e dança como um formato contemporâneo de se produzir arte. Uma dança que se faz através do “como” e não em uma concepção fechada e limitada dela mesma. Para uma melhor compreensão é feita uma breve contextualização sobre o uso da voz a partir do final do século XIX no teatro e são tecidas reflexões sobre a sua utilização em obras de dança hoje. Da mesma forma, são estabelecidas algumas relações entre elementos musicais, elementos técnicos do trabalho vocal e as dinâmicas de movimento sistematizadas por Rudolf Laban. Através de relatos de vivências na disciplina Preparação Vocal I na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, abordam-se possibilidades de se trabalhar a voz para que esta, sendo corpo, também alcance uma dinamicidade ao ser projetada.TCC O pastoril na escola: relatando uma experiência no ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Melo, Andreia Silva de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira MarquesO artigo traz uma reflexão sobre o universo das danças populares e as possibilidades de ensino nas aulas de dança na escola, para o Ensino Fundamental II. Trata-se de um relato de experiência vivido no estágio supervisionado III, no primeiro semestre de 2013, na Escola Municipal Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante /RN. Dentre as várias manifestações de dança, elegemos o Pastoril como foco da nossa intervenção pedagógica, por ser um folguedo popular muito presente no lugar em que está situada a referida escola. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as contribuições das danças populares para o ensino da dança; indicar uma possibilidade de trabalhar o conteúdo do pastoril com adolescentes dos 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II, considerando as experiências corporais trazidas pelos educandos e a leitura crítica e contextualizada desse folguedo. Compreendemos que a escolha do tema proposto favorece ao conhecimento, à valorização e ressignificação da cultura local por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações históricas e de movimento que se inscrevem na gestualidade dessa dança. Percebemos que trabalhar com o conteúdo do Pastoril permitiu ampliar as visões intrínsecas dos educandos sobre essa manifestação, como também possibilitou a descoberta de outros modos de compor e dançar o pastoril a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.TCC O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Silva, Nayara Kênia da; Paixão, Maria de Lurdes Barros daO presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desenvolver um trabalho pautado na consciência corporal na práxis de dança desde a infância. O ensino da dança clássica para crianças pode proporcionar uma aprendizagem lúdico-criativa se for considerado como caminho investigativo a atenção ao corpo numa visão de totalidade. Tal proposta parte do princípio de que a dança não deve ser introduzida às crianças como movimentos mecânicos, mas estruturados conscientemente. As crianças são capazes de compor suas danças e ressignificar ideais, por isso, faz-se necessário um trabalho de dança que desenvolva sua criatividade, suas habilidades sensório-motoras e sua consciência corporal. Propõe-se uma reflexão sobre a importância de um trabalho específico de consciência corporal para crianç as preparando-as para adentrarem ás complexidades da técnica sistematizada do balé clássico.TCC Dança Moderna: permanências e transformações da técnica clássica em um novo paradigma estético, técnico e conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Souza, Camila Cosme de; Paixão, Maria de Lurdes Barros daEste artigo apresenta uma abordagem da dança moderna a partir da relação estabelecida entre a dança clássica, suas permanências e transformações técnicas e estéticas. Há três motivos abaixo relacionados, os quais foram determinantes na escolha do tema: primeiro, o envolvimento com as atividades de dança propriamente dita (principalmente o balé clássico), ao longo de 19 anos, em cinco escolas de dança de Natal / RN, como bailarina de espetáculos de dança, o que consequentemente, possibilita uma vivência do artístico sob o enfoque dos palcos. Segundo, o gosto e interesse pela dança moderna a partir da disciplina vivenciada e estudada no curso de Licenciatura em Dança da UFRN, nomeada “Práticas Educativas em Dança Moderna”. Terceiro, a curiosidade em pesquisar sobre os grandes nomes da dança moderna, seu contexto histórico e suas contribuições para o ensino da dança moderna no Brasil e no mundo. O objetivo primordial deste trabalho é analisar a contribuição dos pioneiros da dança moderna americana e expressionista alemã, identificando rastros e traços do balé clássico presentes na estética da dança moderna. O referencial teórico-metodológico adotado é o de Análise de Conteúdo de Bardin, pois a mesma comporta análises de significados e de significantes relativos à produção e recepção das diferentes formas de linguagem e comunicação estética.TCC Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Silva, Felipe André Cândido da; Tavares, Rogério Junior CorreiaEste trabalho propõe-se a discutir sobre a incorporação dos jogos digitais como um recurso metodológico para as aulas de dança. O objetivo do trabalho é mostrar aos professores e alunos, que há possibilidades de ministrar conteúdos de dança em sala de aula com recursos diferenciados, por exemplo, a tecnologia de games, e apontar os benefícios proporcionados através dele como o melhoramento do desempenho escolar, a parte psicomotora e cognitiva do individuo. A proposta metodológica para a realização desse trabalho, se deu através da utilização do jogo Just Dance 4, aplicada a grupos de pesquisa diferentes a fim de obter respostas positivas ou negativas sobre o jogo no âmbito escolar através de experiências práticas com o mesmo. Os jogos digitais podem contribuir para a facilitação das prática s de dança no âmbito escolar e proporcionar ao professor possibilidades de trabalhar com diversos grupos, um material metodológico diferenciado e que beneficie a todos. A promoção à inclusão social e as quebras de preconceitos também são fatores propiciado s pelo jogo. As aulas práticas e teóricas se complementam, tornando-se indispensáveis para o desenvolvimento da disciplina de dança e dos conhecimentos corporais do aluno. Os jogos de dança como o Just Dance 4, atribuem ao aluno a possibilidade de experim entar os conteúdos explicitados nos PCN como também ajudam no combate ao sedentarismo e a obesidade, através de rotinas de emagrecimento, que visam auxiliar na perda de peso.TCC A dança cigana como prática artística e pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Maia, Simone Brilhante; Vieira, Marcilio de Souza; Pinheiro, Evanir de Oliveira; Haderchpek, Robson CarlosInvestigar sobre a cultura cigana é contribuir na difusão da memória de um povo rico em história, mistério e arte. No trabalho ora apresentado, enfatizamos como tema principal a dança cigana, ou melhor, as danças ciganas, pois quando dizemos no plural “danças ciganas” é porque, na realidade existe uma divisão no que equivocadamente se convencionou chamar apenas “dança cigana”. Tal dança e sua história pode trazer contribuições para estarmos pensando a dança como educação para além dos espaços formais de ensino e para além das danças pesquisadas no mundo acadêmico, a saber: ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, danças populares do Brasil. Pensar essa dança nesse espaço acadêmico também nos faz refletir em seu estado da arte, em quem a pesquisa e quais as contribuições da dança cigana para o espaço acadêmico como fonte de pesquisa. O trabalho se propõe analisar a Dança Cigana como prática artística e pedagógica nos ensinos: formal e não formal, bem como refletir sobre essa dança e sua tradição, nas academias ou escolas de dança que a praticam. Desse modo buscamos um distanciamento do método tradicional do ensino de tal dança, que geralmente é ministrado através do método de espelho, propondo conduzir e impregnar de sentidos o bailado, a fim de criar significados a partir da cultura cigana, traçando múltiplas relações entre o dançarino e suas existências sociopolítico-culturais. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, que descreve como fatos que são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados. A pesquisa se justifica pelo fato desta pesquisadora admirar e respeitar bastante a cultura cigana, e o ritmo da sua dança, principalmente a Cigana Espanhola; por ter vasto conhecimento da prática e do ensino dessa dança; por sentir a falta de material bibliográfico acadêmico sobre esta cultura.TCC Chão de mulheres: uma possibilidade de construção coletiva na dança.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-11) Silva, Samara Salgueiro da; Costa, Ronaldo FernandoEste trabalho discorre especificamente sobre processos criativos coletivos na dança utilizando o experimento “Chão de Mulheres”, desenvolvido no ano de 2012 em Natal/RN, como exemplo e objeto de pesquisa. O artigo possui como objetivos ampliar a discussão acerca das metodologias de construção cênica na dança; refletir sobre o desenvolvimento de processos criativos na dança mais democráticos, que considerem a voz de todos os participantes de um coletivo de trabalho para a construção de movimento; refletir sobre propostas de ensino que considerem o aluno como propositor de movimentos a partir de sua experiência de vida. Para desenvolver a escrita utilizei autores que pudessem respaldar uma tessitura textual sobre o assunto estudado, como: Graziela Rodrigues, Lara Machado, Rosyane Trotta e Paulo Freire. Este artigo, portanto, tenta trazer a criação coletiva ao centro de uma reflexão que entende os processos criativos e de ensino na dança de maneira dialógica e democrática, nos quais a construção de conhecimentos é compartilhada por todos.TCC Fim de um “mito”: o ensino do Ballet Clássico para mulheres na faixa etária dos 20 aos 70 anos de idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-11) Pinheiro, Karina Borja de Souza; Vieira, Marcílio de SouzaEm linhas gerais, a prática do ballet para mulheres adultas é rara. Pois, a técnica complexa e rígida, o corpo longilíneo, a flexibilidade, e etc., anulam qualquer expectativa delas cursarem o Ballet Clássico. Muitos adultos acreditam que essa Arte é uma utopia, um ‘mito’. Contudo, se é um desejo dessas pessoas, mesmo que adultas, porque não oportunizá-las no ensino da técnica da clássica? Em consequência disso o trabalho ora apresentado tem como tema “ Fim de um “mito”: o ensino do Ballet Clássico para mulheres na faixa etária dos 20 aos 70 anos de idade” . Este estudo tem como base proporcionar a mulher adulta o discernimento mesmo com suas limitações corporais, de que o ballet é uma atividade física pertinente a qualquer pessoa ou idade. Nesse ínterim tem como objetivo geral pesquisar sobre o aprendizado do Ballet Clássico na fase adulta, como também assinalar os benefícios que são absorvidos por este corpo maduro através da consciência do fazer. Este estudo se desenvolveu na Escola de Ballet Maria Cardoso tem como metodologia a abordagem qualitativa assentado no referencial metodológico da pesquisa participante. Como técnica de pesquisa, utilizei a entrevista estruturada e semiestruturada contendo questões abert as com aplicação presencial, além de registros em vídeo e fotos das aulas. Com base nos registros sobre o tema investigado os resultados parecem indicar que existe uma lacuna nos nas pesquisas relacionadas especificamente ao ensino do Ballet Clássico para mulheres adultas o que evidencia uma justificativa para uma futura continuação desse estudo.TCC Dança e interdisciplinaridade: experiências no núcleo de educação da infância (NEI/CAp/UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-11) Nascimento, Gislâne Cruz do; Porpino, Karenine de OliveiraEste artigo tem como objetivo discutir a relação entre Dança e Interdisciplinaridade tendo como foco o contexto do Núcleo de Educação da Infância (NEI), escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a produção do texto consideramos três ações que se articulam: a leitura de autores que fazem referência à Interdisciplinaridade e a dança, o relato de uma experiência com o Estágio Supervisionado Obrigatório realizado naquela instituição, na turma do 2º ano “A”, no semestre 2013.1, e a leitura dos relatórios de professores do NEI acerca dos trabalhos desenvolvidos com a dança numa perspectiva interdisciplinar. Tomamos como critério os relatórios de ensino dos últimos três anos e meio (de 2010 ao 1º semestre de 2013) como também publicações dos professores da instituição referentes às suas práticas pedagógicas. A partir das experiências vividas como estagiária no NEI, e da leitura de seus documentos e produções, percebemos que a dança pode ser pensada como um conteúdo numa perspectiva interdisciplinar e de formação de um indivíduo em sua complexidade, capaz de transitarem por diversas áreas do conhecimento. O contato com essa instituição de ensino fomentou nossa busca pe ssoal pela pesquisa e pela reflexão sobre a dança em um contexto mais amplo de ensino e produção acadêmica, como conteúdo integrado a outras áreas do conhecimento. No entanto, faz-se importante também observar que, embora a Dança esteja integrada de forma interdisciplinar na instituição, ainda há muito a ser ampliado com relação a esse conteúdo, principalmente no que se refere a diversificação das abordagens metodológicas dos conhecimentos específicos da dança tendo em vista a produção específica da área na atualidade.TCC Perfil motor de crianças iniciantes na prática de balé clássico em uma escola especializada: estudo de caso.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-11) Ramos, Flávia Nery; Bragato, MarcosO estudo trata-se da análise do perfil motor de crianças de uma turma de balé clássico considerando a adequação motora em relação à idade cronológica aplicada em seis habilidades da Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (2002). Dois (n=2) casos específicos foram analisados, ambos com oito anos de idade e iniciantes da prática de balé clássico em uma escola especializada na cidade de Natal/RN, Brasil. Foi realizada análise da avaliação, intervenções e reavaliação no ano de 2011 e uma nova avaliação no ano de 2012. De uma forma geral, demonstra-se a importância de avaliação periódica das habilidades motoras em crianças para o controle de sua idade motora em relação à idade cronológica. O resultado dos testes permite aos profissionais da área verificar o grau de aprendizagem, o perfil motor atualizado e direcionar seus objetivos nas sessões especializadas e possibilita ao desenvolvimento da técnica de balé clássico.TCC As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Oliveira, Alexandre Araújo de; Bragato, MarcosSob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética.TCC O processo criativo coletivo e colaborativo: um olhar na composição coreográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Mendes, Sabrina Rayane Souza; Salles, Nara GraçaOs processos de Criação Coletivos e Colaborativos tiveram ênfase no Brasil por meados dos anos 70 e 90 respectivamente, tendo como principais características a sua abordagem participativa com os bailarinos. O presente artigo analisou minhas vivências e aprendizados no desenvolvimento coreográfico dos espetáculos “Chão de mulheres” e “Afins”, tendo como objetivo compreender como se deu o processo coletivo e colaborativo nos espetáculos citados; analisar criticamente os processos de criação dentro da visão coletiva e colaborativa, por fim discutir as práticas da discente nos processos analisados a partir dos estudos de Paulo Freire (1996). Para isso a abordagem metodológica utilizada na referida pesquisa parte da pesquisa qualitativa tendo como foco de análise os processos colaborativos e coletivos . Esta pesquisa contribui para se pensar um ensino de dança pautado não mais numa aprendizagem tecnicista ou tradicional de modelos impostos, sucitando uma nova compreensão do intérprete na sua criação.TCC A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Mendes, Ariane do Nascimento; Leal, Patrícia GarciaO presente artigo discorre sobre aspectos que podem caracterizar a Dança Contemporânea, como a não-padronização do movimento, e as implicações deste olhar para o ensino da dança na rede básica. Esta pesquisa contribui para o uso da Dança Contemporânea como metodologia do ensino da dança na educação básica formal, observados os pontos alcançados positivamente através dos procedimentos metodológicos que ela dispõe e propõe. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a não-padronização do movimento ser uma possível característica da Dança Contemporânea. Para isso foram estabelecidas relações entre as minhas experiências com Dança Contemporânea e os estudos de autores como Ana Carolina Mundim, Paulo Caldas, Thereza Rocha, Patrícia Leal, Laurence Louppe, Márcia Strazzacappa, Jussara Miller, Sylvie Fortin, Rosa Hercoles, entre outros, que discutem características da dança em questão a partir de pontos de vista variados, como o uso de espaços alternativos, movimentos investigados, e técnicas múltiplas, bem como multiplicidade de corpos que dançam. Refletindo acerca de tais associações vimos que algumas palavras que podem caracterizar a Dança Contemporânea são a mutabilidade, a investigação e a liberdade, denotando que, de acordo com a presente pesquisa e através dos procedimentos metodológicos utilizados, a não-padronização do movimento pode ser vista como uma das características da Dança Contemporânea.TCC O corpo move a dramaturgia que dança: experiências criativas na gaya dança contemporânea, da UFRN, e no grupo corpo em movimento, do ATHENEU(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Araújo, Leila Bezerra de; Porpino, Karenine de OliveiraO presente artigo relata os processos autorais de criação das composições em dança “Era, É, Será”, desenvolvido na UFRN, no projeto de extensão do Departamento de Artes Gaya Dança Contemporânea, no ano de 2011 e 2012 e “Na Mesma Praça...”; no Colégio Estadual Atheneu Norte-Riograndense, no Grupo Corpo em Movimento, no ano de 2012. O objetivo é discutir a construção da dramaturgia na dança a partir de duas experiências de composição coreográfica em ambientes educacionais, tendo como foco o processo criativo, seus principais elementos e resultados. O texto justifica-se por apresentar uma reflexão crítica sobre dois processos criativos originais realizados em diferenciados espaços de construção de conhecimentos no campo da dança. O percurso metodológico tem na experiência dos participantes do processo sua principal referência. A observação das experiências criativas vividas considera como real a possibilidade de propor a dramaturgia na dança como um processo, assim como a construção da aula e da própria dança. Os desejos, as escolhas e os pontos de vista dos artistas envolvidos representaram a origem da construção criativa e dramatúrgica dessas composições coreográficas. Os corpos foram protagonistas para um compor e um recompor de movimentos atravessados pelas memórias individuais e coletivas. A dramaturgia foi evocada pelos que a fizeram. Acredito que alguns apontamentos sobre as escolhas artísticas e estéticas dos grupos e o seu fazer coletivo podem ampliar a discussão sobre o corpo e a dramaturgia no contexto da criação no campo da dança.