PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem
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Navegando PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem por Autor "Alloufa, Jomaria Mata de Lima"
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Tese Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino(2018-08-30) Diniz, Magda Renata Marques; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;O objetivo desta tese é investigar a construção identitária de mulheres ao longo do processo formativo no curso Preparador de pescado, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no município de Macau, por intermédio do Programa Nacional Mulheres Mil. Esse programa insere-se no conjunto de prioridades das políticas públicas brasileiras, especialmente nos eixos da promoção da equidade, igualdade entre os gêneros, combate à violência contra a mulher e acesso à educação. Teoricamente, ancora-se em saberes derivados da Linguística Aplicada contemporânea, dos estudos bakhtinianos, dos estudos culturais e dos estudos sobre gênero. A proposta metodológica desenvolveu-se em consonância com os parâmetros da pesquisa qualitativo-interpretativista, em função do que se analisou o corpus resultante dos enunciados produzidos (ao longo do ano de 2016) por onze sujeitos de pesquisa (mulheres inscritas no curso Preparador de pescado), que, por meio de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, emitiram seus pontos de vista sobre o que é ser mulher. A construção dessa identidade, na visão dessas mulheres, demandou a realização, no início do curso, da entrevista individual (nas residências das participantes) e, ao final deste, da entrevista coletiva, sob a forma de rodas de conversa, em que as vozes conjuntamente funcionaram como um movimento profícuo de escuta na direção enunciativo-discursiva sobre o ser feminino. Pretendia-se, por tal procedimento, que as cursistas realizassem uma conexão entre as identidades culturais anteriores ao curso e as novas identidades emergidas no decorrer deste. A partir da análise realizada (comparando as duas etapas), constatou-se que os enunciados refletem e refratam parte do universo feminino no cronotopo compreendido, com perspectivas para si, para o outro e para a sociedade, embora tais percepções identitárias sejam alteradas constantemente, o que se constitui em um forte argumento para validar a tese de que, nesse processo de desvelamento, antevemos a importância da educação como possibilidade de transformação social, de tal modo a promover o alcance da autonomia feminina.