CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância)
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Navegando CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância) por Autor "Aquino, Francisca Luciana de"
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postGraduateThesis.type.badge As Relações no Âmbito Social (Eixo Temático Individuo e Sociedade – 1º Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Maria Margarida da; Aquino, Francisca Luciana de; Nogueira, Christina Gladys Mingareli; Medeiros, Priscila do Vale SilvaEste plano anual de ensino sobre o eixo temático “indivíduo e sociedade” foi desenvolvido para o primeiro ano do ensino médio e está baseado em estudos e pesquisas na área da sociologia. A primeira unidade aborda teorias e conceitos dos autores clássicos da sociologia. Na segunda unidade será trabalhado a sociologia como ciência da sociedade, e serão apresentados os diferentes tipos de conhecimentos. Já a terceira unidade tem como tema “as instituições sociais e o processo de socialização” considerando a socialização nas instituições sociais como também o controle social. A quarta unidade trata da mudança social e cidadania, focando na democracia participativa e nos movimentos sociais. Em linhas gerais, esse plano anual de ensino encontra-se detalhado com o planejamento das aulas de acordo com os objetivos a serem alcançados na prática docente.postGraduateThesis.type.badge As relações sociais como objeto de estudo da sociologia Eixo temático indivíduo e sociedade 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-21) Morais, Silmara Rebouças de; Aquino, Francisca Luciana de; Aquino, Francisca Luciana de; Lucena, Francisco Carlos de; Costa, Cicera Glaudiane HolandaO presente trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração de um plano anual de ensino da disciplina de Sociologia, que mostrará como e de que forma serão trabalhados conhecimentos e conteúdos relativos à área da sociologia, como também mostrará caminhos que facilitem sua apreensão e consolidação desses conhecimentos na sala de aula, fazendo com que cada indivíduo possa atuar na sociedade de forma ativa enquanto cidadão. O Plano Anual de Ensino foi elaborado e pensado para uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Baseado no tema “as relações sociais como objeto de estudo da sociologia”, o eixo temático a ser trabalhado é “Indivíduo e Sociedade”. Após a escolha da temática, foi realizada uma seleção de obras de importantes autores da Sociologia, em seguida os objetivos, as metodologias, os recursos para a realização das aulas e a avaliação. A metodologia utilizada foi baseada em consultas a diferentes meios bibliográficos como os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino médio (1999), as Orientações Curriculares Nacionais (2006), o PCN+ de Sociologia (2002), dentre outros. Seu objetivo esta centrado no ensino e na aprendizagem de conteúdos pertinentes a sociologia, haja vista que a análise e as discussões de textos produzidos pelos alunos a partir de diferentes estímulos (análise de reportagens de jornais e revistas, relatórios críticos, vídeos, seminários, rodas de conversa etc.) objetiva o debate e a formação de opinião. Em suma, conhecimentos relevantes para a formação dos nossos jovens. O estudo mostrou claramente a importância do planejamento anual para o professor e para os alunos, pois ele é o norte de toda ação docente. Palavras-chave: sociologia, planejamento, ensino e aprendizagem.postGraduateThesis.type.badge Conscientização cultural e social na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Maria Willgdes; Aquino, Francisca Luciana de; Cunha, Jhose Iale Camelo da; Lucena, Francisco Carlos deEsse Plano de Ensino Anual, por meio do Eixo Temático Cultura e Sociedade, tem como objetivo principal transmitir para o aluno do segundo ano do Ensino Médio, um ensino-aprendizagem de qualidade e equidade a respeito da conscientização cultural e social que o educando precisa desenvolver e aprender na escola, espaço esse apropriado para propiciar um estudo crítico reflexivo sobre as questões sociais atualmente tão discutidas e aqui trabalhadas como: etnocentrismo, preconceito, misoginia, sexualidade, gênero, cidadania, direitos humanos, religiosidades, movimentos de contracultura, consumo e consumismo, alienação midiática, uso do celular etc. Todos os temas foram propositalmente selecionados, pesquisados e extraídos do cotidiano do alunado, para que os mesmos ao se identificarem com essas problemáticas culturais e sociais criem interesse e gosto em adquirir conhecimentos científicos, contemplados por pensamentos educativos de autores como: Perrenoud, Marilena Chauí, Paulo Freire, e outros que servem de base para a continuação da sua formação educativa escolar, gerando e construindo saberes conscientizantes e transformadores, necessários para serem exercidos em nossa sociedade com rica diversidade cultural, onde cada grupo, e cada um, possui o direito de manifestar em sua totalidade, ao mesmo que deve valorizar integralmente o respeito pelo outro.postGraduateThesis.type.badge Obsolescência programada: Um estudo sobre Cultura e Sociedade no ensino médio (Eixo temático Cultura e Sociedade - 2º ano do ensino médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-03) Barra, Thiago Romero Leite; Aquino, Francisca Luciana de; Souza, Virgínia Kátia de Araújo; Ferreira, Ana Laura LoureiroO presente trabalho tem por objetivo preparar um plano anual de ensino para a disciplina de Sociologia no ensino médio. O eixo temático escolhido foi “Cultura e Sociedade” – pois acreditamos que trata-se de um eixo aberto e bastante dinâmico, podendo ser trabalhado de modo contextualizado e de forma interdisciplinar com outras disciplinas - onde será desenvolvido aulas para uma turma do 2º ano do ensino médio. Discutiremos importantes pontos como o conceito de Cultura, Indústria Cultura, Socialização, Multiculturalismo, Consumo, Alienação entre outros, estimulando os estudantes a produzirem novos discursos sobre a realidade social que os cercam. Realizamos uma pesquisa bibliográfica em discussões de autores consagrados da Sociologia e da Antropologia, além de textos sobre a importância do ensino da Sociologia no ensino médio e dos documentos oficiais, como as OCN’s e os PCN’s. Procurando assegurar um trabalho de ensino-aprendizagem que seja coerente, bem estruturado e que não fragmente os conteúdos, o plano propõe uma metodologia criativa e diversificada na realização das aulas, utilizando práticas e recursos alternativos, como músicas, filmes e charge.postGraduateThesis.type.badge Plano de ensino anual para Sociologia: eixo temático Cultura e Sociedade 2º ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Bezerra, Antonia Claudimar de Souza; Aquino, Francisca Luciana de; Souza, Virgínia Kátia de Araújo; Nogueira, Christina Gladys MingareliO conhecimento em Sociologia tem como resultado a percepção de ideologias e a desmistificação de preconcepções sociais, e vai além do senso comum, pois tem cunho científico e investigador, que produz naqueles que a estudam um senso crítico fundamentado, além de formar indivíduos cientes do seu dever enquanto cidadãos. O estudo da Sociologia busca interpretar o posicionamento do indivíduo na sociedade e promover uma compreensão da vida cultural dos diferentes grupos. A partir da proposta do plano anual de ensino sobre o eixo temático “cultura e sociedade”, o aluno adquire mais consciência da sua importância como atuante na sociedade, já que é a conscientização que produz o pensamento crítico e consequentemente o cidadão. Esse plano de ensino anual foi dividido em quatro unidades: a primeira, cultura e ideologia; a segunda, culturas erudita e popular e indústria cultural; a terceira, cultura e contracultura; a quarta, consumo, alienação e cidadania. As aulas foram construídas com base nos pressupostos metodológicos propostos pelas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCN), que são eles: conceitos, teorias e temas. Além disso, as aulas têm características interativas e participativas. Por conseguinte, fazer o aluno compreender o seu papel dentro da sociedade, do grupo ou do meio em que convive é tarefa da disciplina de Sociologia no ensino médio brasileiro. Nesse sentido, o ensino a partir do eixo temático “Cultura e a Sociedade” é essencial no desenvolvimento do senso crítico e na formação de um cidadão crítico.