CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância)
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postGraduateThesis.type.badge A cidadania, a democracia e participação política: ensino da sociologia no 2º do ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Pereira, Irismarqueks Alves; Sanson, Cesar; Lopes, José Cleyton Neves; Paiva, Irene AlvesO plano de ensino apresenta o eixo temático: cidadania, democracia e participação política como metodologia para o ensino da sociologia no ensino médio. Durante o desenvolvimneto do palno são abordados temas importantes no campo do conhecimento sociológico sistematizado, por sua vez possibilita que entre indivíduo e sociedade um espaço de relações a partir da influência das ações humanas sobre os processos sociais do passado e do presente. Para tanto o trabalho se organiza que quatro unidades de ensino correspondentes aos quatro bimestres do ano levivo. Unidade I: democracia e participação política, unidade II: concepções de estado e poder político. Unidade III: cidadania, cultura e ideologia e a Unidade IV: a escola e produção do saber. Está entre os objetivos do plano, permitir ao educando construir uma postura mais reflexiva e crítica diante da realidade social em que está inserido. E assim, compreender melhor a dinâmica da sociedade em que vive atuante e com postura política capaz de transformar sua realidade através do exercício da cidadania.postGraduateThesis.type.badge A importância das manifestações culturais dentro da sociedade e, suas implicações no ensino de sociologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Costa, Maria Rosa Medeiros da; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA sociologia nasceu com o desafio de compreender as alterações profundas por que passaram as sociedades e refletir sobre a maneira como os homens e mulheres reagiram a elas. A sociologia se debruça ainda sobre fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia. Em todo universo cultural, há regras que possibilitam aos indivíduos viver em sociedade; Nessa perspectiva, cultura envolve todo o cotidiano dos indivíduos. Assim, os seres humanos só vivem em sociedade devido à cultura. O ensino de sociologia é de suma importância para os alunos do ensino médio, pois é a ciência que mais trata da realidade e do espaço vivido da/na sociedade. A Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio vem contribuindo de maneira muito significativa para a prática docente, pois proporciona uma formação mais continuada e abrangente e, além do mais, traz novos caminhos e novas perspectivas para o desenvolvimento da educação brasileira. Dessa forma, o grande valor da sociologia como disciplina, está nesse caminhar entre as divergências, pela variedade de concepções da vida, pelas conquistas, pelas várias opiniões e as maneiras de ser. Portanto, os alunos deverão desenvolver seu senso crítico durante as aulas, participando sempre e, além do mais analisando os aspectos expostos durante as aulas com a sua trajetória de vida em sociedade.postGraduateThesis.type.badge Alienação Capitalista: As Relações de Consumo e a Alienação Social(Eixo Temático: Cultura e Sociedade – 2º Ano)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Jéssyk Daiana Lima dos; Paiva, Irene Alves; Fernandes, Melquisedeque de Oliveira; Silva, Jeremias Alves de Araujo eNo cenário educacional brasileiro, a implementação da disciplina de Sociologia no ensino médio não foi algo fácil, devido a resistência política em reconhecê-la como disciplina “útil”. Diferentemente de outras disciplinas, a Sociologia tem um papel extremante importante na formação do indivíduo, pois visa modular o caráter do cidadão, através do questionamento ético e crítico da realidade. É neste cenário, em que cresce o individualismo, a competição desenfreada e a felicidade na posse, que acarreta na alienação social imposta pelo sistema capitalista Globalizado, em detrimento ao convívio social. A abordagem do Eixo temático ‘Consumo , Alienação e Cidadania” consegue aglutinar conteúdos que rompem com as barreiras da disciplina de sociologia, conseguindo expandir esta discussão para outras disciplinas. O eixo escolhido tem potencialidades para trabalhar estes quesitos e desenvolvimento da visão crítica social, e preparação para o cidadão para o exercício da cidadania de forma ativamente, buscando cada vez mais a melhoria da sociedade que se deseja. Buscou-se demonstrar ao longo do trabalho que o tema escolhido consegue se articular com as demais disciplinas, conseguindo transpor as barreiras da sala de aula de sociologia, expandido as discussões e elevando o conhecimento e o amadurecimento do conteúdo a outros patamares.postGraduateThesis.type.badge As Antigas e Novas Relações de Trabalho:(Eixo Temático Trabalho e Sociedade-1° Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Carlos Alberto Garcia de; Lopes, José Cleyton Neves; Hilario, Luana Sobral; Azevedo, Gerlúzia de OliveiraEste trabalho é um plano de ensino direcionado ao 1º ano do ensino médio da disciplina de sociologia, enfocando o eixo temático trabalho e sociedade, com o título ''As antigas e novas relações de trabalho'', o referido plano de ensino está dividido em quatro bimestres, com a seguinte divisão de conteúdos, no 1º bimestre: A produção nas sociedades tribais,O modo de produção escravista na Grécia e na Roma antiga, O trabalho na Europa medieval,As bases do trabalho na sociedade moderna;2º bimestre:Karl Marx e a divisão social do trabalho, Émile Dukheim: A divisão do trabalho e a solidariedade,Fordismo- Taylorismo:Uma nova forma de organização do trabalho,As transformações recentes no mundo do trabalho; 3º bimestre:O trabalho escravo no Brasil, Do trabalho escravo ao assalariado, A situação dos trabalhadores no Brasil nos últimos 70 anos,As relações de trabalho no Brasil atualmente;4º bimestre:Terceirização da mão de obra no sistema capitalismo,O processo de terceirização da indústria têxtil na região do seridó potiguar,Flexibilização da mão de obra no sistema capitalista, Precarização da mão de obra no sistema capitalista.postGraduateThesis.type.badge As Instituições Sociais e o Processo de Socialização (Eixo temático Individuo e Sociedade: 1º Ano Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Cláudio Vale; Sena, Regivaldo; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA proposta deste trabalho, As Instituições Sociais e seu Processo de Socialização, o qual está inserido no Eixo Individuo e Sociedade/Cultura e Sociedade, é de grande relevância para os dias atuais, principalmente para alunos do Ensino Médio, pois a influência que as instituições sociais (família – escola – igreja – estado) desempenham na formação da personalidade e caráter do indivíduo, visto que estas instituições determinam as regras de conduta e convívio em sociedade e que são externas às pessoas, que devem adequar-se a elas para que sejam aceitas em seus grupos sociais. A família é o primeiro grupo no qual fazemos parte, sendo gradativamente inseridos nos demais, recebendo influências diretas e indiretas nesse processo de formação.postGraduateThesis.type.badge As Relações no Âmbito Social (Eixo Temático Individuo e Sociedade – 1º Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Maria Margarida da; Aquino, Francisca Luciana de; Nogueira, Christina Gladys Mingareli; Medeiros, Priscila do Vale SilvaEste plano anual de ensino sobre o eixo temático “indivíduo e sociedade” foi desenvolvido para o primeiro ano do ensino médio e está baseado em estudos e pesquisas na área da sociologia. A primeira unidade aborda teorias e conceitos dos autores clássicos da sociologia. Na segunda unidade será trabalhado a sociologia como ciência da sociedade, e serão apresentados os diferentes tipos de conhecimentos. Já a terceira unidade tem como tema “as instituições sociais e o processo de socialização” considerando a socialização nas instituições sociais como também o controle social. A quarta unidade trata da mudança social e cidadania, focando na democracia participativa e nos movimentos sociais. Em linhas gerais, esse plano anual de ensino encontra-se detalhado com o planejamento das aulas de acordo com os objetivos a serem alcançados na prática docente.postGraduateThesis.type.badge As relações sociais como objeto de estudo da sociologia Eixo temático indivíduo e sociedade 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-21) Morais, Silmara Rebouças de; Aquino, Francisca Luciana de; Aquino, Francisca Luciana de; Lucena, Francisco Carlos de; Costa, Cicera Glaudiane HolandaO presente trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração de um plano anual de ensino da disciplina de Sociologia, que mostrará como e de que forma serão trabalhados conhecimentos e conteúdos relativos à área da sociologia, como também mostrará caminhos que facilitem sua apreensão e consolidação desses conhecimentos na sala de aula, fazendo com que cada indivíduo possa atuar na sociedade de forma ativa enquanto cidadão. O Plano Anual de Ensino foi elaborado e pensado para uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Baseado no tema “as relações sociais como objeto de estudo da sociologia”, o eixo temático a ser trabalhado é “Indivíduo e Sociedade”. Após a escolha da temática, foi realizada uma seleção de obras de importantes autores da Sociologia, em seguida os objetivos, as metodologias, os recursos para a realização das aulas e a avaliação. A metodologia utilizada foi baseada em consultas a diferentes meios bibliográficos como os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino médio (1999), as Orientações Curriculares Nacionais (2006), o PCN+ de Sociologia (2002), dentre outros. Seu objetivo esta centrado no ensino e na aprendizagem de conteúdos pertinentes a sociologia, haja vista que a análise e as discussões de textos produzidos pelos alunos a partir de diferentes estímulos (análise de reportagens de jornais e revistas, relatórios críticos, vídeos, seminários, rodas de conversa etc.) objetiva o debate e a formação de opinião. Em suma, conhecimentos relevantes para a formação dos nossos jovens. O estudo mostrou claramente a importância do planejamento anual para o professor e para os alunos, pois ele é o norte de toda ação docente. Palavras-chave: sociologia, planejamento, ensino e aprendizagem.postGraduateThesis.type.badge Compreender e imaginar a cultura: Cultura e Sociedade – 2º ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-26) Araújo, Andriel Cleber Santos de; Lopes, José Cleyton Neves; Silva, Joelma Tito da; Hilário, Luana SobralO presente projeto se constitui como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio da Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O mesmo consiste numa proposta de planejamento anual para a disciplina de Sociologia para o 2º ano do Ensino Médio, no qual foi contemplado o eixo-temático “Cultura e Sociedade”.postGraduateThesis.type.badge Conscientização cultural e social na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Maria Willgdes; Aquino, Francisca Luciana de; Cunha, Jhose Iale Camelo da; Lucena, Francisco Carlos deEsse Plano de Ensino Anual, por meio do Eixo Temático Cultura e Sociedade, tem como objetivo principal transmitir para o aluno do segundo ano do Ensino Médio, um ensino-aprendizagem de qualidade e equidade a respeito da conscientização cultural e social que o educando precisa desenvolver e aprender na escola, espaço esse apropriado para propiciar um estudo crítico reflexivo sobre as questões sociais atualmente tão discutidas e aqui trabalhadas como: etnocentrismo, preconceito, misoginia, sexualidade, gênero, cidadania, direitos humanos, religiosidades, movimentos de contracultura, consumo e consumismo, alienação midiática, uso do celular etc. Todos os temas foram propositalmente selecionados, pesquisados e extraídos do cotidiano do alunado, para que os mesmos ao se identificarem com essas problemáticas culturais e sociais criem interesse e gosto em adquirir conhecimentos científicos, contemplados por pensamentos educativos de autores como: Perrenoud, Marilena Chauí, Paulo Freire, e outros que servem de base para a continuação da sua formação educativa escolar, gerando e construindo saberes conscientizantes e transformadores, necessários para serem exercidos em nossa sociedade com rica diversidade cultural, onde cada grupo, e cada um, possui o direito de manifestar em sua totalidade, ao mesmo que deve valorizar integralmente o respeito pelo outro.postGraduateThesis.type.badge Cultura e Sociedade: 2º Ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-20) Medeiros, Vandeberg Ezequiel Araújo de; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Sanson, CesarEste trabalho apresenta um programa de curso de ensino de sociologia para o 2º ano do Ensino Médio. Como resultado de conclusão do curso de Especialização Em Ensino de Sociologia Para O Ensino Médio, teve como eixo temático Cultura e Sociedade. Buscamos elaborar um programa que buscasse compreender o jovem em um contexto de globalização, levando-o a entender diversidade, o dinamismo cultural e suas relações com as ideologias e a construção da cidadania do sujeito.postGraduateThesis.type.badge Desigualdades Sociais(Trabalho e sociedade– 2ºAno do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-02) Dantas Neto, Antônio; Lopes, Jose Cleyton Neves; HILARIO, Luana Sobral; FREIRE, Alyson Thiago FernandesNosso plano de ensino será estruturado de acordo com os planos utilizados pelas instituições de ensino e será composto por aspectos importantes como: os objetivos do plano, a Identificação da instituição escolar, turma e carga horária. Também será apresentado o detalhamento das unidades didáticas divididas por unidade, totalizando as quatro unidades referentes ao ano letivo. Dentro deste detalhamento, apresentaremos um cronograma geral dos conteúdos por unidade e seus respectivos objetivos de aprendizagem. Além disso, apresentaremos os procedimentos metodológicos por aula e o detalhamento das sequências didáticas. Por fim, nosso plano traz a sistemática de avaliação para cada unidade.postGraduateThesis.type.badge Despertando a Imaginação Sociológica: sobre a organização do trabalho nas diferentes sociedades e a desnaturalização das desigualdades sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Souza, Renata Gomes Marques da Silva; Lima, José Gllauco Smith Avelino de; Ribeiro, Gisele Rogéria Penatieri; Oliveira, Sheyla Charlyse Rodrigues dePlano de Ensino Anual para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio. O presente Plano Anual de Ensino por título: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA: sobre a organização do trabalho nas diferentes sociedades e a desnaturalização das desigualdades sociais (Eixo Temático Trabalho e Sociedade – 3º Ano do Ensino Médio) está estruturado da seguinte forma: A primeira seção corresponde à justificativa sobre o porquê estudar o Eixo Temático Trabalho e Sociedade. A segunda, apresenta a metodologia que detalha como este Plano de Ensino Anual foi construído. Em seguida, apresentamos os objetivos a serem alcançados em cada unidade de ensino. Na etapa seguinte, trazemos o detalhamento das unidades de ensino, especificando o que foi proposto para cada aula. Por último, registramos as considerações finais e as observações sobre a experiência da construção deste documento.postGraduateThesis.type.badge Indivíduo e sociedade- 1o ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Macêdo, Elenice de Azevedo; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracilsdo de; Bayer, Hiram de AquinoO eixo temático “Indivíduo e Sociedade” tem a importância de despertar nos alunos a construção de um senso crítico e a construção de cidadãos capazes de interpretar e entender a sociedade em que vivem estes alunos então, a partir do desenvolvimento e trabalho em sala de aula do eixo temático e de seus temas desenvolverão competências e habilidades como compreender a relação do indivíduo com a sociedade, pois o eixo temático Indivíduo e Sociedade se relaciona com os objetivos do ensino médio pelo fato de tratar de fatos sociais e ligados à cidadania e que possibilitam o aprendizado dos alunos.postGraduateThesis.type.badge Indivíduo e Sociedade: Ensino de Sociologia no 1º ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-21) Antunes, Antonio Gleivérson Gliese Costa; Paiva, Irena Alves de,; Dias, Ana Patricia.; Sanson, Cesar.O presente trabalho é um plano anual de ensino da disciplina de Sociologia para os alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Padre Miguelino. Com o título: Individuo e Sociedade, o planejamento anual traz, no decorrer de suas páginas, uma sequência de aulas dividas por 4 bimestres, cada uma contendo dez aulas, fazendo um detalhamento de cada uma delas com relação a parte metodológica, referências e recursos.No que concerne a parte pedagógica, os assuntos foram divididos pelas unidades temáticas onde, nos primeiros bimestres os alunos devem conhecer a disciplina de Sociologia, realizar questionamentos da atual sociedade e diferenciar as principais instituições sociais. Já nos dois últimos, a ideia é que os discentes compreendam os principais tipos de cultura que existem no Brasil, as principais teorias sociológicas, como também, as relações de poder exercidas entre política e cidadania.postGraduateThesis.type.badge Individuo e sociedade: 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-28) Santos, Francinete Pedro dos; Paiva, Irene Alves de; Cunha, Josemi da; Pernambuco, Marta MariaPlano de Ensino Anual para a disciplina Sociologia no Ensino Médio apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio. tema:INDIVÍDUO E SOCIEDADE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. neste trabalho podemos destacar a importância da sociologia no ensino médio, sua contribuição na formação do jovem, não apenas com conhecimento inerente a área, mas aperfeiçoando seu senso crítico e de questionamento, Tornando-o um sujeito capaz de observar e criticar o pensamento da sociedade na qual está inserido, onde as desigualdades sociais e a Sociologia passa a ser vista como um dos instrumentos de reflexão crítica sobre a sociedade. Nessa perspectiva, podemos enfatizar o porquê da necessidade dessa disciplina ser introduzida como matéria obrigatória no ensino médio.postGraduateThesis.type.badge Individuo e Sociedade: uma proposta de trabalho para o 1º ano do ensino médio(Sociologia)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) COSTA, Antonio Max Ferreira da; VIEIRA, José Glebson; PAIVA, Irene Alves de; LOPES, José Cleyton NevesO presente estudo trata-se de uma proposta de trabalho para ser desenvolvida no 1º ano do Ensino Médio, no componente curricular de Sociologia. Para fundamentar o estudo apoiou-se nas ideias dos teóricos que versam sobre o tema "Indivíduo e Sociedade" na ótica sociológica. Com essa proposta de prática pedagógica, na disciplina de Sociologia, pode-se concluir que tal disciplina é de suma importância para a formação do cidadão, desde as questões sociais até para o desenvolvimento científico e do mundo do trabalho.TCC Movimentos sociais no Brasil: política e sociedade – 3º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-30) Soares, Moisés de Assis Alves; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA sociologia enquanto disciplina do ensino médio faz-se necessário conhecer um pouco de sua história, suas idas e vindas, bem como, as políticas educacionais vigentes durante a república brasileira e o contexto político, social, econômico e cultural de cada momento. Desse modo, o trano de ensino tratado aqui, apresenta, não apenas de um resgate histórico dos movimentos sociais que ocorreram no Brasil, mas, também, da importância de como estes movimentos contribuíram e ainda contribuem para a sociedade contemporânea, bem como, para a luta dos direitos do cidadão brasileiro. Com o objetivo de ensino de construir uma reflexão a partir do pensamento do aluno sobre como os movimentos sociais são importantes e elaborar e por em prática um plano de ensino que destaque movimentos importantes para o Brasil. E com o objetivo de aprendizagem de que o aluno relacione os movimentos históricos aos contemporâneos e reconheça o quanto o movimento social é importante para política no país. Busca-se com esse plano de ensino, atingir com os processos de ensino e aprendizagem do Eixo Temático de Política e Sociedade nas aulas de sociologia, preparar o aluno para que ele possa adquirir um conhecimento crítico com competências e as habilidades necessárias para ficar atento a sua obrigação de cidadão, lutar pelos seus direitos e cobrar do governo e da sociedade para que seus direitos sejam postos em prática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas matérias de revistas, jornais, sites, filmes e livros de sociologia para o Ensino Médio, dando ênfase ao livro “Sociologia para o Ensino Médio” de Nelson Dacio Tomazi (2013). Os resultados esperados são, fazer com que haja uma relação educador/educando de maneira lúdica e prazerosa, despertando nos discentes o interesse pela aprendizagem e principalmente pelos movimentos socais no Brasil.postGraduateThesis.type.badge Obsolescência programada: Um estudo sobre Cultura e Sociedade no ensino médio (Eixo temático Cultura e Sociedade - 2º ano do ensino médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-03) Barra, Thiago Romero Leite; Aquino, Francisca Luciana de; Souza, Virgínia Kátia de Araújo; Ferreira, Ana Laura LoureiroO presente trabalho tem por objetivo preparar um plano anual de ensino para a disciplina de Sociologia no ensino médio. O eixo temático escolhido foi “Cultura e Sociedade” – pois acreditamos que trata-se de um eixo aberto e bastante dinâmico, podendo ser trabalhado de modo contextualizado e de forma interdisciplinar com outras disciplinas - onde será desenvolvido aulas para uma turma do 2º ano do ensino médio. Discutiremos importantes pontos como o conceito de Cultura, Indústria Cultura, Socialização, Multiculturalismo, Consumo, Alienação entre outros, estimulando os estudantes a produzirem novos discursos sobre a realidade social que os cercam. Realizamos uma pesquisa bibliográfica em discussões de autores consagrados da Sociologia e da Antropologia, além de textos sobre a importância do ensino da Sociologia no ensino médio e dos documentos oficiais, como as OCN’s e os PCN’s. Procurando assegurar um trabalho de ensino-aprendizagem que seja coerente, bem estruturado e que não fragmente os conteúdos, o plano propõe uma metodologia criativa e diversificada na realização das aulas, utilizando práticas e recursos alternativos, como músicas, filmes e charge.postGraduateThesis.type.badge Plano Anual de Ensino: Uma Introdução ao Pensamento e à Imaginação Sociológica(Individuo e Sociedade – 1° Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Heloísa Maria Bezerra de Oliveira; Paiva, Irene Alves; Sanson, César; Cunha, Josemi MedeirosO presente trabalho refere-se a um Plano Anual de Ensino, dentro do Eixo Temático “Indivíduo e Sociedade”, para a disciplina de Sociologia. Este plano pode ser aplicado ao longo do ano para estudantes do Ensino Médio, sobretudo aos estudantes do 1° ano, nos quais deparar-se-ão com a disciplina pela primeira vez na escola. Dentro desse eixo temático, os estudantes terão as primeiras noções dos conteúdos e discussões para o desenvolvimento e amadurecimento de uma imaginação sociológica, elementos estes primordiais para discussões fora do viés do senso comum na sala de aula bem como a capacidade de decodificação da realidade social que os cercam. Em suma, o presente plano, assim como qualquer plano de ensino tem como objetivo direcionar o docente de como proceder nas discussões em sala de aula, norteando o trabalho pedagógico e metodológico que será desenvolvido.postGraduateThesis.type.badge Plano Anual do Ensino Eixo Temático Indivíduo e Sociedade - 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Viana, Natália de Morais; Aquino, Francisca Luciana; Costa, Ana Maria Morais; Ferreira, Ana Laura LoureiroO ensino da Sociologia no Brasil hoje, carrega traços de um percurso inconsistente na história do ensino médio. O presente trabalho tem por finalidade fazer uma breve análise dessa conjuntura na qual percorreu e se encontra a Sociologia, a fim de evidenciar a relevância dessa disciplina na grade curricular do ensino médio brasileiro, bem como a elaboração de um plano anual de ensino em torno do eixo temático “indivíduo e sociedade” para o primeiro ano do ensino médio, conforme proposto pelo PCN+ de Sociologia. Planejado sobre o ideal de que estes jovens alunos estão em processo de preparação de sua vida acadêmica e profissional, focamos nossos estudos nos debates sobre o cotidiano e nos pensamentos sociológicos de clássicos como: Émile Durkheim, Karl Marx, Auguste Comte, Erving Goffman, entre outros. Nesse sentido, buscamos elaborar aulas dinâmicas e atrativas com o intuito de produzir a motivação dos alunos na área da Sociologia e de construir um olhar científico sobre a sociedade