CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância)
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Navegando CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância) por Autor "Bayer, Hiram de Aquino"
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postGraduateThesis.type.badge A importância das manifestações culturais dentro da sociedade e, suas implicações no ensino de sociologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Costa, Maria Rosa Medeiros da; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA sociologia nasceu com o desafio de compreender as alterações profundas por que passaram as sociedades e refletir sobre a maneira como os homens e mulheres reagiram a elas. A sociologia se debruça ainda sobre fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia. Em todo universo cultural, há regras que possibilitam aos indivíduos viver em sociedade; Nessa perspectiva, cultura envolve todo o cotidiano dos indivíduos. Assim, os seres humanos só vivem em sociedade devido à cultura. O ensino de sociologia é de suma importância para os alunos do ensino médio, pois é a ciência que mais trata da realidade e do espaço vivido da/na sociedade. A Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio vem contribuindo de maneira muito significativa para a prática docente, pois proporciona uma formação mais continuada e abrangente e, além do mais, traz novos caminhos e novas perspectivas para o desenvolvimento da educação brasileira. Dessa forma, o grande valor da sociologia como disciplina, está nesse caminhar entre as divergências, pela variedade de concepções da vida, pelas conquistas, pelas várias opiniões e as maneiras de ser. Portanto, os alunos deverão desenvolver seu senso crítico durante as aulas, participando sempre e, além do mais analisando os aspectos expostos durante as aulas com a sua trajetória de vida em sociedade.postGraduateThesis.type.badge As Instituições Sociais e o Processo de Socialização (Eixo temático Individuo e Sociedade: 1º Ano Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Cláudio Vale; Sena, Regivaldo; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA proposta deste trabalho, As Instituições Sociais e seu Processo de Socialização, o qual está inserido no Eixo Individuo e Sociedade/Cultura e Sociedade, é de grande relevância para os dias atuais, principalmente para alunos do Ensino Médio, pois a influência que as instituições sociais (família – escola – igreja – estado) desempenham na formação da personalidade e caráter do indivíduo, visto que estas instituições determinam as regras de conduta e convívio em sociedade e que são externas às pessoas, que devem adequar-se a elas para que sejam aceitas em seus grupos sociais. A família é o primeiro grupo no qual fazemos parte, sendo gradativamente inseridos nos demais, recebendo influências diretas e indiretas nesse processo de formação.postGraduateThesis.type.badge Indivíduo e sociedade- 1o ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Macêdo, Elenice de Azevedo; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracilsdo de; Bayer, Hiram de AquinoO eixo temático “Indivíduo e Sociedade” tem a importância de despertar nos alunos a construção de um senso crítico e a construção de cidadãos capazes de interpretar e entender a sociedade em que vivem estes alunos então, a partir do desenvolvimento e trabalho em sala de aula do eixo temático e de seus temas desenvolverão competências e habilidades como compreender a relação do indivíduo com a sociedade, pois o eixo temático Indivíduo e Sociedade se relaciona com os objetivos do ensino médio pelo fato de tratar de fatos sociais e ligados à cidadania e que possibilitam o aprendizado dos alunos.TCC Movimentos sociais no Brasil: política e sociedade – 3º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-30) Soares, Moisés de Assis Alves; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA sociologia enquanto disciplina do ensino médio faz-se necessário conhecer um pouco de sua história, suas idas e vindas, bem como, as políticas educacionais vigentes durante a república brasileira e o contexto político, social, econômico e cultural de cada momento. Desse modo, o trano de ensino tratado aqui, apresenta, não apenas de um resgate histórico dos movimentos sociais que ocorreram no Brasil, mas, também, da importância de como estes movimentos contribuíram e ainda contribuem para a sociedade contemporânea, bem como, para a luta dos direitos do cidadão brasileiro. Com o objetivo de ensino de construir uma reflexão a partir do pensamento do aluno sobre como os movimentos sociais são importantes e elaborar e por em prática um plano de ensino que destaque movimentos importantes para o Brasil. E com o objetivo de aprendizagem de que o aluno relacione os movimentos históricos aos contemporâneos e reconheça o quanto o movimento social é importante para política no país. Busca-se com esse plano de ensino, atingir com os processos de ensino e aprendizagem do Eixo Temático de Política e Sociedade nas aulas de sociologia, preparar o aluno para que ele possa adquirir um conhecimento crítico com competências e as habilidades necessárias para ficar atento a sua obrigação de cidadão, lutar pelos seus direitos e cobrar do governo e da sociedade para que seus direitos sejam postos em prática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas matérias de revistas, jornais, sites, filmes e livros de sociologia para o Ensino Médio, dando ênfase ao livro “Sociologia para o Ensino Médio” de Nelson Dacio Tomazi (2013). Os resultados esperados são, fazer com que haja uma relação educador/educando de maneira lúdica e prazerosa, despertando nos discentes o interesse pela aprendizagem e principalmente pelos movimentos socais no Brasil.postGraduateThesis.type.badge Trabalho e Sociedade- 3° Ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Souza, Maria Fabiana de; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoO presente Plano de Ensino Anual abordará sugestões de atividades pedagógicas para facilitar o trabalho do professor, considerando o eixo temático Trabalho e Sociedade com seus respectivos temas e subtemas. O trabalho é conceituado subjetivamente e de forma diferente, e ainda, é valorizado conforme as relações que a sociedade estabelece.Os alunos do ensino médio devem relaciona-se com o proposto eixo temático, para compreender os diferentes trabalhos na sociedade desenvolvidos na contemporaneidade e o trabalho na sociedade capitalista retratada pelos grandes clássicos da sociologia, Weber, Marx, Durkheim, entre outros. Vale salientar, que esse eixo temático permitirá ao aluno desenvolver as competências da sociologia referente a compreensão das transformações no mundo do trabalho e ao mesmo tempo participar politicamente como trabalhador e cidadão a partir do pensamento reflexivo na construção de sua identidade social.