CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância)
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Navegando CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância) por Autor "CUNHA, Jhose Iale Camelo"
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postGraduateThesis.type.badge Uma dicotomia em debate: indivíduo e sociedade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Melo, Israela Míriam; Aquino, Francisca Luciana; VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Jhose Iale CameloA disciplina de Sociologia apresenta uma trajetória histórica e social marcada por constantes e profundas intermitências no processo de sua inserção na grade curricular do Ensino Médio Brasileiro. A exclusão dessa disciplina durante anos no currículo escolar e o seu retorno gradativo, refletem consequências desafiadoras no contexto educacional de ensino, sobretudo com relação à construção de sua identidade, no seu contexto epistemológico e no campo das questões didático-pedagógicas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo contribuir com as práticas didático-pedagógicas no ensino da sociologia no nível médio, através da elaboração de um plano anual de ensino para alunos do 1º ano do ensino médio, cujos conteúdos foram trabalhados a partir de conceitos, temas e teorias em consonância com o eixo temático “Indivíduo e Sociedade”, conforme disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Incluiu-se nos conteúdos a desnaturalização dos fatos sociais, permitindo ao aluno uma visão sociológica diferenciada do senso comum, possibilitando o estranhamento e a desnaturalização do mundo social. Espera-se que a elaboração do plano anual de ensino na área da sociologia possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de professores de sociologia e alunos através de um trabalho dinâmico e efetivo, promovendo a formação humanística dos alunos, a construção de um pensamento crítico e analítico sobre a sociedade, além de possibilitar uma formação de cidadãos atuantes e transformadores de sua realidade social.