CCSA - TCC - Administração pública à distância
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33130
Navegar
Navegando CCSA - TCC - Administração pública à distância por Autor "Alves Neto, Honório"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Gestão democrática: um estudo de caso em uma escola pública de Nísia Floresta/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Alves Neto, Honório; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro deEste estudo busca evidenciar como a comunidade escolar compreende a Gestão Democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, guiada na análise documental e bibliográfica. As principais fontes são documentos legais e normativos, digitais, que norteiam a Gestão Democrática, artigos científicos e livros. Primeiramente, realizou-se uma breve retrospectiva histórica, considerando as principais políticas públicas, bem como os documentos oficiais que norteiam essa etapa da Gestão Democrática Escolar. Em seguida, procurou-se compreender como essas políticas educacionais estão sendo efetivadas em uma escola Municipal no município de Nísia Floresta. Os dados analisados evidenciaram a importância da participação coletiva de todos os segmentos escolares na busca da autonomia institucional escolar e na construção de sua proposta. Conclui-se que as escolas dependem da elaboração e execução de propostas pedagógicas que deverão ser o guia da escola, sendo responsável por definir os caminhos e direções que a escola seguirá para alcançar os seus objetivos. No entanto, é necessária a participação efetiva dos entes envolvidos a fim de promover e assegurar a execução das ações existentes nas leis, nas propostas e planos educacionais.