CCSA - TCC - Administração pública à distância
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TCC Proposição de um programa de capacitação e treinamento de pessoas a partir dos critérios do Gespública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-06) Oliveira, Gilvanise Lourenço de; Nery, Jeniffer Thaís Trindade Medeiros; Soares, Daniel Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-7194-1735; Oliveira , Elane de; Dantas, Sheila de Lima Cunha; http://lattes.cnpq.br/5229527561297871Na atual conjuntura das organizações a gestão de pessoas é um dos fatores determinantes para a efetividade e competitividade organizacional. O presente trabalho tem como objetivo principal propor a implantação de um programa de capacitação e desenvolvimento para os servidores da Secretaria Municipal de Tributação de Nova Cruz, a partir dos critérios da Gestão de Pessoas do Modelo Gespública, por considerar que a capacitação e o desenvolvimento são instrumentos capazes de implementar o conhecimento dos colaboradores atuando como fonte de produtividade no trabalho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com características descritivas e bibliográficas. A coleta de dados realizou-se por intermédio de pesquisa de campo com a aplicação de questionário através do qual foi possível constatar que o tema proposto não é prioridade da organização. O trabalho conclui que apesar da organização reconhecer que os resultados organizacionais decorrem da qualificação do servidor ainda há a necessidade desta adequar-se ao amplo processo de transformação da gestão de pessoasTCC Ensino superior e educação à distância: um estudo de caso no curso de Administração Pública da UFRN / CCSA - Polo Currais Novos - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Chagas, Fernando de Oliveira; Sena Neto, Bernardino Galdino de; Cruz, Karla Dayane Bezerra; Cortez, Maria Suília da SilvaO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso está pautado na verificação dos impactos na vida e no desenvolvimento pessoal e profissional de seus egressos, potencializando ou não as suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, também foi realizada uma avaliação do Curso de Graduação em Administração Pública, ofertado através da modalidade EAD no âmbito da UFRN tomando por lócus o Polo de Currais Novos/RN. Foi efetivado sob o formato de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e quanto aos objetivos se colocou como uma pesquisa exploratória descritiva. Os procedimentos utilizados para a sua construção foram pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de construir o aporte teórico e legal e de informações institucionais que permeiam o objeto de estudo. Também no que se refere à obtenção de dados primários, foram levantados dados em campo, com o intuito de mensurar a percepção dos discentes em relação ao Curso em pauta, em decorrência, foram aplicados questionários constituídos tanto por perguntas fechadas quanto por questões formatadas em escala de Likert de cinco pontos. Os resultados permitiram inferir que estes egressos se sentem aptos e adequadamente formados para enfrentar o mercado de trabalho. Os aspectos mais relevantes que podem ser citados se referem a fato que os egressos não se sentem estigmatizados pelo fato de terem feito um curso de graduação pela modalidade EAD, que a experiência implicou na melhoria não somente de sua inserção no mercado de trabalho, mas também trouxe impactos positivos em sua cidadania e na cultura geral. Entretanto, não foram levantados somente resultados positivos, também foi demonstrado que na UFRN, o quantitativo de discentes com vínculo cancelado nos diversos cursos da EAD é expressivo e esta realidade também está presente no Curso que foi objeto de estudo deste trabalho, fato este que merece uma maior atenção desta instituição por ocasião da implementação desta política educacional.TCC Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso dos funcionários colaboradores-terceirizados no Campus de Cuité/UFCG(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Santos, Mackson Roberto Farias dos; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Cortês, Maria Suila da Silva; Cruz, Karla Dayane BezerraA presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso corroborada e fundamenta-se nos conceitos sobre a importância da qualidade de vida dos trabalhadores terceirizados. Com as devidas modificações constante no mercado de trabalho e no espaço econômico, assim com os avanços das tecnologias acarretam densas modificações no mundo do trabalho. Com as devidas flexibilidades nas relações do trabalho vem crescendo a busca pela terceirização de serviços devido alta redução dos custos para as empresas. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo geral estudar teorias de Walton em que foram abordados os conceitos sobre qualidade de vida no trabalho (QVT) tornando-se um estudo de caso perante os funcionários colaboradores-terceirizados no campus de Cuité/UFCG-Paraíba. Como objetivo específico em uma perspectiva identificar os fatores que promovem a desmotivação ou a motivação dos funcionários, levantar quem são esses colaboradores frente a pesquisa e detectar o nível de qualidade de vida desses trabalhadores. Com delimitação do tema e do universo da pesquisa foi envolvido no estudo um grupo de trabalhadores terceirizados da UFCG- campus Cuité. Os dados foram coletados por meio de questionários elaborado com os principais conceitos de Walton e trabalhado por meio de técnicas de análise de conteúdo. A pesquisa contribui para avaliação da QVT dos trabalhos terceirizados. Além disso nossa pesquisa possa contribuir também para o fortalecimento das políticas públicas da UFCG-Campus Cuité uma vez que envolve não apenas os estudos especifico dos modelos de Walton mais sim um contexto como a toda questão humanitária.TCC Melhorias na educação superior: um estudo da aplicação do plano trienal no Curso de Geografia a Distância da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Rocha, Reginaldo Sena da; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Ribeiro, Leone FernandaA educação pública de qualidade tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social e para a construção de uma sociedade mais democrática, diminuindo assim a desigualdade no Brasil. Para isso é importante que os cursos e instituições sejam avaliados, fortalecendo assim a educação superior no país. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN elaborou a Resolução Nº 181/2017 – CENSEPE, de 14 de novembro de 2017, que apresenta diretrizes acerca das políticas de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos por ela. O presente trabalho tem por objetivo analisar a política de melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Geografia a distância da UFRN, tendo como base de análise a Resolução no 181/2017-CONSEPE, que institui a necessidade de realizar o planejamento anual dentro das coordenações dos cursos de graduação com intuito de identificar as lacunas existentes nesses cursos, com essas identificações servindo de base para a reestruturação dos Planos Pedagógicos dos Cursos - PPC´s de graduação da UFRN. A metodologia utilizada nesse trabalho tem como fundamento a revisão bibliográfica do tema, a análise de caso e a coleta de dados in loco na instituição, bem como entrevista com o responsável pela coordenação do curso em análise. A partir dos dados obtidos somos levados a entender que o processo de Planejamento não é simples e não devemos empregá-lo de forma aleatória, devendo-se levar em conta que o processo de planejamento é um processo sólido, e se tratando de organizações públicas se feito de forma errada, a situação seria mais preocupante tendo em vista que ela existe para prestar um serviço que muitas vezes é função e dever do Estado.TCC Liderança na gestão prisional: um estudo no Complexo Penal João Chaves(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Lima, Cellyne Cristhina Lopes; Araujo, Matilde Medeiros deEm uma unidade prisional, o papel do gestor público no processo decisório é de fundamental importância para a eficiência e eficácia dos serviços prestados. Isto porque, via motivação, implantação de políticas de trabalho em equipe, descentralização de decisões, políticas de incentivo e benefícios aos servidores, só podem ser conseguidos, se o gestor público mantiver uma postura participativa e compartilhada com a maioria dos funcionários no momento de tomada de decisões. O presente estudo foi realizado no intuito de compreender a relação de liderança em uma unidade prisional, bem como evidenciar as características necessárias de um líder e sua influencia para com os demais servidores. Objetiva-se analisar como um líder motiva cada membro de sua equipe a dar o melhor de si, para contribuir de forma que sejam alcançados os objetivos organizacionais, tendo como pilar as ferramentas de gestão pública. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas entrevistas e questionários com funcionários do Complexo Penal João Chaves, localizado no Rio Grande do Norte, sobre o assunto e a observação em loco da atual direção da referida unidade prisional. Pode-se concluir que a liderança é imprescindível para o desenvolvimento eficaz do trabalho no setor público, sendo capaz de minimizar conflitos e influenciar positivamente os servidores.TCC Impactos socioambientais na gestão da organização: um estudo sobre a faixa do gasoduto Nordestão em Macaíba-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Hora, Allan Wdyson Atanásio da; Araújo, Matilde Medeiros deO transporte de gás natural por dutos é a modalidade financeiramente e ambientalmente mais viável para o transporte desse combustível fóssil disponível. Tornar esse processo mais seguro e sustentável deve ser premissa das empresas transportadoras que se utilizam desse modal. Assim sendo, o principal objetivo desta pesquisa é analisar os impactos socioambientiais na gestão organizacional do Gasoduto Nordestão, na faixa situada no município de Macaíba-RN. Sendo aplicada, explicativa e exploratória, esta pesquisa se utiliza da triangulação de técnicas como forma de melhor interpretar a realidade. Pela disponibilidade, pelo tempo exíguo e pela necessidade de se ter uma mínima análise social e econômica das comunidades próximas ao gasoduto, foram aproveitados questionários aplicados pela Transpetro no ano de 2011 nas comunidades Lagoa do Mato e Projeto de Assentamento Eldorado dos Carajás. Além disso, realizaram-se coleta de dados em campo e consulta bibliográfica. As transformações socioambientais identificadas ao final do estudo foram: influência social e econômica; modificações na paisagem e; fixação da faixa de dutos à memória afetiva e espacial das pessoas. Como desdobramento do que foi estudado, chegou-se a algumas sugestões de práticas a serem implementadas pela operadora do gasoduto, para o caso específico do Nordestão, que podem contribuir para uma convivência progressivamente mais harmoniosa e segura para a vida, o meio ambiente e a manutenção e operação do duto e, consequentemente, para o negócio da Transpetro e sua controladora, a Petrobras. São elas: definir como alvo principal das ações de comunicação nas comunidades as mulheres, adolescente e crianças; traçar em conjunto com a comunidade, órgãos ambientais e demais partes interessadas estratégias de limitação de acesso à faixa, principalmente às áreas ambientalmente sensíveis; adotar uma relação com partes de interface e comunidades onde a presença da operadora do gasoduto seja “participativa” e evitar que as ações de interação previstas para esses públicos sejam interrompidas por critérios meramente contratuais e/ou financeiros de modo a não romper laços de confiança mútua cuidadosamente estabelecidos ao longo de muito tempo; nas negociações e deliberações conjuntas entre a operadora e terceiros, devem ser aplicados os princípios de negociações do tipo “ganha-ganha”; regularizar com condicionantes, onde for possível, acessos historicamente utilizados pelas comunidades do entorno da faixa; adotar ações “preventivas” aos processos erosivos levando-se em conta práticas ambientalmente sustentáveis; desenvolver método(s) de roçada que preze pelo não destocamento das árvores, só realizando tal prática quando necessário; melhorar a política de Sistema de Gestão Integrada adotada pela Transpetro, mais especificamente o controle dos processos de ações de terceiros e relações com públicos de interesse e; investir em maior capacitação da força de trabalho e no nivelamento de seus conhecimentos.TCC Avaliação do sistema de informação para as fichas dos militares da 3ª CIPM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Silva, Jadson Alexandre da; Araújo, Matilde Medeiros deEste trabalho surgiu da necessidade de criar novas formas de operacionalizar a atualização, impressão e disponibilização das ficha funcionais dos policias da 3ª Companhia Independente de Policias Militar da cidade de Currais Novos-RN. Tem como objetivo facilitar o acesso das fichas disciplinares através de novos meios tecnológicos para os policiais da unidade supracitada. Para tanto, foram realizadas pesquisas in loco, revisões bibliográficas sobre o assunto, tomando como base obras elaboradas por diversos autores a qual enriqueceu o referido trabalho com informações de caráter técnico. O resultado obtido foi a junção de novas tecnologias a qual auxiliarão a criação de um modelo de ficha simples, pratico, usual e de fácil acessibilidade a todos os profissionais que compõem a 3ª CIPM. Espera-se que este trabalho seja proveitoso e sirva a seu objetivo de padronização da estrutura das fichas disciplinares da 3ª CIPM Currais Novos-RN.TCC Avaliação do clima organizacional na Escola Municipal Professora Maria das Neves Silva em relação aos empregados celetistas e estatutários com cargos semelhantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Paiva, João Maria Guilherme de; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Sena Neto, Bernardino Galdino de; Bastos, Evangelina de MelloEsta pesquisa teve por objetivo avaliar o clima organizacional dos colaboradores que ocupam cargos semelhantes e vínculos trabalhistas diferentes na Escola Municipal Professora Maria das Neves Silva. Apresenta teorias sobre clima organizacional, satisfação no trabalho, motivação nas organizações além de apresentar a ferramenta de pesquisa conhecida como Escala de Clima Organizacional – ECO. Quanto à metodologia da pesquisa, ela é do tipo exploratória e descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário da Escala de Clima Organizacional. A análise dos dados obtidos pela pesquisa foi realizada seguindo os conceitos da ECO, a qual possibilita a verificação da percepção dos empregados e servidores acerca de cinco fatores: apoio da chefia e da organização; recompensa; conforto físico; controle/pressão; e coesão entre colegas. De forma geral, os resultados da pesquisa mostraram que as percepções dos colaboradores da instituição se apresentaram de forma positiva no que se refere ao clima organizacional. Dos cinco itens da ECO apenas o item recompensa com média de 2,97 numa escala de 1 a 5, mostrou insatisfação dos colaboradores de forma geral. Interessantes se mostraram algumas opiniões entre os quatro grupos predefinidos: secretaria / almoxarifado; professor / bibliotecário; direção / apoio pedagógico; A.S.G / merendeira / porteiro e outros, por diversidade de alguns pontos dos cinco fatores referenciados na escala de clima organizacional na percepção entre cargos semelhantes e vínculos diferentes, afinal essa foi umas das principais causas para que houvesse a escolha do tema deste estudo.TCC Qualidade no atendimento: percepções dos usuários da urgência e emergência do Hospital Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, Município de Ipanguaçu/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Tomaz, Aline Souza; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros deO estudo discute Qualidade no Atendimento Hospital Centro de Saúde Tibúrcio Ferreira da Silva – HCSTFS, no município de Ipanguaçu, RN, para isso, elencou-se o objetivo geral investigar a percepção dos usuários dos serviços de urgência e emergência no HCSTFS, Município de Ipanguaçu, RN. Adotou-se a pesquisa de campo de cunho descritivo com aspectos quantitativos. Realizou-se coleta de dados através de questionários aplicados a 51 participantes, nos quais observou-se aspectos positivos nos quesitos ao tempo de espera para atendimento, tratamento praticado pelos colaboradores, distribuição de insumos e medicamentos, e triagem de atendimento, processos de Biossegurança, acerca de limpeza e higienização do local com relação a prevenção e proteção ao Covid-19, bem como a organização local de distanciamento social entre os usuários, já os que geraram insatisfação ou muita insatisfação, foram relativos à falta de segurança ou policiamento no local, nas instalações físicas, falta de espaço adequado para o repouso e ambulatórios. De forma geral os aspectos acerca do atendimento praticados foram satisfatórios, porém necessita observar os que não geraram satisfação, esses momentos de verdade devem ser medidos para posteriores intervenções visando aperfeiçoar ou melhorar o atendimento. Onera-se que a pesquisa não se esgote aqui por se tratar de temática importante para o crescimento e desenvolvimento da gestão hospitalar e de pessoas.TCC Uma análise dos reflexos do Projeto Jovem de Futuro na Escola Estadual João Soares da Silva em Riacho da Cruz-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-24) Melo, José Lázaro Inácio de; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Bastos, Evangelina de Melo; Sena Neto, Bernardino Galdino deA investigação realizada permitiu analisar e refletir um pouco acerca de como os gargalos da coparticipação e/ou privatização no âmbito da gestão da educação pública influenciam, especificamente, nos processos de gestão, ensino e aprendizagem no contexto do projeto Jovem de Futuro desenvolvido na Escola Estadual João Soares da Silva localizada no município de Riacho da Cruz-RN. Buscando-se embasamento teórico com ênfase nas discussões encabeçadas por autores como: Bobbio (2010), Henriques (2015), Hora (2007), Oliveira (2017), Pinheiro (1996), dentre outros, e ainda, referendando as observações realizadas in lócus, bem como, as considerações dos colaboradores da pesquisa, é realizada uma análise dos impactos e reflexos do Projeto Jovem de Futuro. No contexto do desenvolvimento da pesquisa recorre ao método de investigação qualitativo, com análise e interpretação de dados, adotando natureza bibliográfica. Os resultados obtidos mediante a investigação realizada apontam para o necessário acaloramento das discussões em torno das relações entre setor público e privado. Entretanto, evidenciam-se os reflexos positivos do projeto Jovem de Futuro na medida em que estimularam um maior engajamento de profissionais e alunos em atividades no âmbito escolar, mostrando que, de maneira planejada e com acompanhamento contínuo, foi possível alcançar resultados satisfatórios tanto nas práticas de gestão como nos resultados de aprendizagem dos alunos. Espera-se que a pesquisa ora desenvolvida possa contribuir para a consolidação de um olhar consistente e norteador da autorreflexão acerca de práticas educativas e seus possíveis resvalos para a construção de uma educação de qualidade, atentando para a relação entre setor público e privado neste processo.TCC Gestão logística na Construtora Consórcio Nordeste BR 101: uma análise através da percepção dos colaboradores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-24) Resende, Fagner Braga de Lima; Medeiros, Matilde Araújo de; Medeiros, Matilde Araújo de; Bastos, Evangelina de Mello; Sena Neto, Bernardino Galdino deEste estudo tem como objetivo avaliar o nível de qualidade e aplicação da logística de sistemas e processos dentro das normas operacionais da organização Consorcio Nordeste BR 101 SE. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. A população de amostra é compreendida por 30 colaboradores de diversas divisões do trabalho da obra. A amostra é não probabilística por acessibilidade e compreende funcionários prontamente disponíveis para apontar os pontos fortes e fracos do sistema organizacional. A técnica da coleta de dados foi realizada por meio de questionários. Os dados foram coletados por meio de um questionário constituído de 12 questões fechadas frente a todos os setores da obra. Onde foram analisados através do índice de satisfação e aplicação das normas e procedimentos diante da demanda de cada setor de atividade. Os resultados revelam que a metodologia utilizada na pesquisa conseguiu quantificar e descrever a boa aderência do sistema da empresa sob seus operadores em cada área de atuação dentro do projeto. Conclui-se que através da cooperação dos envolvidos no sistema organizacional junto à logística de aplicação dos serviços planejados conseguem colher resultados que possa ser acrescentado no que for necessária; facilitando com clareza as expectativas da conclusão do projeto com uma logística que prevaleça uma constante eficiência nos processos aplicados e uma grande eficácia na execução dos serviços atingindo todos objetivos esperados de uma execução rentável dentro de um processo normativo que traz retorno financeiro, desenvolvimento econômico e social para a organização e toda região que está contida no projeto.TCC Motivação no ambiente de trabalho: um estudo com profissionais da rede Municipal de ensino de Riacho da Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-24) Ramos, Antonia Janaína Nobre de Albuquerque; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Bastos, Evangelina de Melo; Sena Neto, Bernardino Galdino deO presente estudo tem como objetivo geral analisar como os gestores escolares da rede municipal de ensino de Riacho da Cruz/RN mobilizam e estimulam a motivação junto aos seus colaboradores. A justificativa para escolha do tema está relacionada à importância de conhecer as estratégias utilizadas pelas gestoras de escolas municipais de Riacho da Cruz/RN, assim como compreender a motivação como uma ferramenta que impulsiona o crescimento da equipe de professores. Para se obter informações precisas sobre a temática, se faz necessário a utilização de uma pesquisa de natureza exploratória, sustentada por uma abordagem descritiva e qualitativa no tocante às informações coletadas. Para alcançar os objetivos da pesquisa, utilizou-se como procedimento técnico para coleta de dados a aplicação de questionários com questões semiestruturadas, sendo um para gestores e outro para coordenadores pedagógicos e professores. Deste modo, foi possível constatar que os colaboradores, de um modo geral estão satisfeitos, todavia, diante das respostas, tais como sugestões e algumas poucas reclamações advindas dos próprios profissionais, algumas melhorias favoreceriam o ambiente a tornar-se mais motivador e, consequentemente, o resultado interferia significativamente para resultados mais positivos em sala de aula. Portanto, o estudo permitiu compreender que algumas ações são realizadas em ambas as instituições para manter os profissionais motivados, no entanto, tais ações precisam ser mais efetivas e intensificadas. É necessário, portanto, que a gestão das escolas da rede municipal de Riacho da Cruz/RN estejam constantemente buscando desenvolver um trabalho para elevar o nível de desempenho das organizações. Logo, é sabido que o alcance desse propósito está diretamente relacionado ao comportamento dos trabalhadores, profundamente influenciado pela motivação e satisfação no trabalho.TCC Qualidade de vida no trabalho: uma análise com os servidores da Creche Vovó Loura em Triunfo-PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-24) Romano, Gessica Tamara Neves Rolim de Paula; Araújo, Matilde Medeiros; Araújo, Matilde Medeiros de; Bastos, Evangelina de Mello; Sena Neto, Bernardino Galdino deA importância da Qualidade de Vida no trabalho para os resultados organizacionais está ligada ao fato de que o investimento no ser humano, principalmente nas questões de higidez e o bem-estar, traz bastante contribuição para o aumento da produtividade e para o alcance de diferenciais na competitividade. Este estudo objetivou identificar os indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho considerados satisfatórios pelos servidores da Creche municipal Vovó Loura, baseado no modelo de QVT de Walton (1973) no qual é conhecido como o mais amplo, conectado à percepção individual do trabalhador, para que possam ser colhidos os dados referentes à QVT presente na entidade. A presente pesquisa classificou-se, quanto à abordagem, como quantitativa, e sobre os objetivos, é exploratória e descritiva. Foi utilizado um questionário estruturado baseado nas categorias propostas no Modelo de Walton (1973) para a coleta de dados do estudo. O público-alvo da pesquisa foram todos os servidores que compõe a Creche Vovó Loura, constituindo-se a amostra de 33 colaboradores contratados e efetivos. Os dados foram tabulados, fazendo a conversão em porcentagens, com gráficos interpretando as categorias de Walton (1973). O estudo também evidenciou que apenas as categorias de Compensação justa e adequada e Oportunidades no trabalho tiveram os índices mais baixos de satisfação. Contudo as categorias que tiveram os melhores índices de satisfação foram as Condições no trabalho, Uso das capacidades no trabalho, Espaço que o trabalho ocupa na vida e Relevância social e importância no trabalho.TCC Políticas de desenvolvimento profissional: um estudo no departamento de recursos humanos de uma empresa de Carcinicultura, no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Araújo, Maria da Conceição Linderleia de Sousa; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros deGestão de pessoas é importante fator nas organizações, o clima organizacional precisa ser satisfatório para que os colaboradores deem o melhor de si em sua prática laboral. o RH que cuida da relação de troca que há entre o trabalhador e a organização, fazendo com que esse processo seja justo, positivo e resulte no crescimento contínuo de ambos. A pesquisa pretende analisar junto a empresa de Carcinicultura qual a Política de desenvolvimento profissional adotada visando a promoção, crescimento e desenvolvimento de pessoal. Recorreu-se a pesquisa campo com uso de entrevistas e análises qualitativas. Entrevistou-se o chefe de Recursos Humanos. Como resultantes do estudo, identificou-se que por se tratar de uma empresa de médio porte a empresa tem práticas em admitir, realizar contratação de pessoal, programar e executar o processo de férias dos colaboradores, preparar folha de pagamentos e recolhimentos de encargos, tributos e os processos de desligamentos de funcionários. A empresa também afirmou que treina o pessoal com cursos tentando aproveitar o potencial de cada talento, tais como cursos de NR10, treinamento NR35 para CIPA, formação de auditores internos da ISO 9001:2015, treinamentos de noções básicas para primeiros socorros, combate incêndio, palestras de motivação e palestras de campanhas mensais, todas estas fazem parte do nosso PPRA e PCMSO. O que não ficou claro é que de que forma os colaboradores são contemplados para fazer esses cursos e quais os setores que são contemplados, bem como se eles recebem certificação após os cursos. Espera-se que a empresa observe esses dados e ponha em prática as efetivações do RH.TCC Mapeamento de processos de contratação: uma proposta para o IFRN-Campus Nova Cruz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Santos, Ana Alice Lima dos; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros deConsiderando-se a escassez de recursos e o aumento de demandas da sociedade por serviços a serem ofertados pelo Estado, espera-se que a administração pública busque mecanismos para aumentar a eficiência dos gastos e a qualidade dos serviços públicos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de intervenção, através da notação de gestão de processos de negócios (BPMN), que possibilite melhoria na execução dos processos de contratações de serviços no âmbito do IFRN – Campus Nova Cruz; e como objetivos específicos descrever a situação atual do processo, identificar possíveis problemas na e propor ações de melhoria a partir do redesenho do processo com base nos elementos da notação BPM. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e aplicada a partir de pesquisa em artigos, livros, teses e dissertações e em documentos oficiais do governo e institucionais; questionários aplicados com os servidores envolvidos nos processos se contratações; e aplicação do Business Process Model and Notation (BPMN) através do software Bizagi Modeler. A partir da pesquisa realizada foi possível perceber que os atores envolvidos nos processos de contratação de serviços no IFRN-Campus Nova Cruz não têm clareza quanto aos procedimentos para efetuar contratações, sendo poucas as respostas similares e compatíveis com o que realmente deve acontecer em todas as etapas. Recomenda-se a a adoção do mapeamento de processos de contratação, uma vez que o BPMN se mostrou satisfatório quanto ao entendimento e fácil manuseio.TCC Qualidade no atendimento público: análise segundo a ótica dos usuários da Biblioteca Setorial da FELCS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Santos, Francisco Francienio dos; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros deEste estudo tem como objetivo conhecer o grau de satisfação do usuário com o atendimento público disponibilizado pela Biblioteca Setorial da FELCS (Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó). A pesquisa trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. A população é compreendida por todos os usuários que possuem vínculo ativo com a instituição e e-mail cadastrado nos sistemas informatizados. A amostra é probabilística por acessibilidade e compreende 103 respondentes. A técnica de coleta de dados foi aplicada por meio de questionário semiestruturado, através da ferramenta Google Forms. Os dados foram organizados, tabulados e analisados por meio de planilhas eletrônicas. Os resultados revelam que a maior parcela dos envolvidos na pesquisa considera-se, no mínimo, satisfeita com o atendimento prestado pela organização, o que permite a conclusão de que o setor acadêmico consegue alcançar com primazia desempenho organizacional coerente com as expectativas do seu público-alvo, conforme preconizado pela administração gerencial.TCC Gestão em tempos de pandemia: as soluções implantadas por uma empresa de pequeno porte no enfrentamento da Covid-2019(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Silva, Leiliane Martins da; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros deCom início da pandemia do novo Coronavírus que se deu em dezembro de 2019, houve varias mudanças e com isso muitos desafios para o setor comercial, estes até então bastante nebulosos, uma vez que essa fase ainda perdura. Nesse período todo o comercio teve que sofrer adequações e por diversas vezes teve que fechar literalmente com objetivo de conter os picos de ondas de contágio. A tese a seguir tem como principal objetivo analisar as ações implantadas por uma empresa de pequeno porte para retomada gradativa das atividades. O estudo se deu através análise qualitativa, onde através da aplicação de questionários junto aos alunos e gestor da empresa, foi possível levantar uma gama de informações cruciais para este estudo. Para este utilizamos dois pontos amostrais: o primeiro universo amostral (alunos da empresa em EMAR) e o segundo ponto amostral (gestor da empresa EMAR). Após aplicação dos questionários podemos observar que apesar de receio durante o processo de adaptação os alunos se sentiram seguros em retornar as aulas presenciais após as mudanças que foram implantadas pelo gestor e que o mesmo conseguiu desenvolver formas atrativas para manter seus alunos sem deixar de atendar as normas exigidas pela OMS. Apesar de todas as dificuldades vivenciadas para reabertura podemos observar que a compreensão dos alunos a respeito das normas impostas pela empresa foi satisfatória uma vez que percebemos um aumento na procura por vagas e uma inserção de uma nova faixa etária de alunos na empresa.TCC O administrador escolar como articulador da formação continuada dos professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Nunes, Luiza Anicimária de Menezes; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Carvalho, Anne Emília Costa; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO trabalho que se segue tem como objetivo geral conhecer como práticas do gestor escolar podem favorecer a formação dos professores. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cuja população é compreendida pela gestora de uma escola da rede municipal de ensino da região oeste do RN e a amostra é a não probabilística. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista on-line. Como procedimentos de coleta de dados, além da entrevista com a gestora, realizou-se a pesquisa documental, e assim, os dados obtidos revelam que o papel do gestor escolar é imprescindível para a qualificação profissional dos professores e obtenção dos melhores resultados possíveis no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que, muitos são os desafios enfrentados pelo gestor escolar quanto aos recursos financeiros que precisam dispor para o favorecimento de formação continuada dos professores. Diante desse cenário, com a liderança que dispõe, ainda consegue estabelecer parcerias com profissionais especializados e realizar as devidas formações.TCC Segurança e saúde do trabalho: estudo de caso dos servidores da Unidade Básica de Saúde de um município do sertão da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Carvalho, Manoel Cleones de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/1532617212611538; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Carvalho, Anne Emilia Costa; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Medeiros, Marcos Fernando Machado; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209Este estudo tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos servidores da unidade básica de saúde de um município do sertão da Paraíba, no que diz respeito à segurança e saúde do trabalho. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório com abordagem quali-quantitativa. A população é compreendida pelos servidores da referida unidade, 20 em seu total, sendo que apenas 12 responderam ao questionário. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um com questões abertas e outro contendo apenas uma questão aberta e as demais fechadas, sendo este aplicado aos servidores da UBS e aquele a equipe gestora, prefeito, secretária e diretora. Os dados foram coletados por meio de questionário presencial, e analisado por meio das técnicas de análise de conteúdo e análise estatística descritiva. O resultado revela que a referida unidade básica de saúde não existe uma política planejada, elaborada e desenvolvida de segurança e saúde no trabalho para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além, de apresentar algumas condições do ambiente de trabalho que ofereça risco para os servidores.TCC A importância das políticas públicas para o desenvolvimento social em uma perspectiva sustentável: uma análise a partir do Programa Bolsa Família(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Dantas, Márcio Bezerra; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Carvalho, Anne Emilia Costa; Medeiros, Marcos Fernando Machado deEste estudo tem como objetivo analisar a importância das Políticas Públicas para o desenvolvimento social em uma perspectiva sustentável à luz do Programa Bolsa Família. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A população é compreendida por beneficiários do Programa Bolsa Família do município de São João do Rio do Peixe-PB. A amostra é composta por 20 beneficiários do Programa Bolsa Família do município de São João do Rio do Peixe-PB, atendendo o critério de localidade, beneficiários residentes na Zona Rural com localização na Zona Norte do município. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de questionário impresso contendo perguntas fechadas, sendo composto por 05 perguntas que variam em escala de concordância de 3 pontos (variando de concordo a não concordo). Os dados foram coletados por meio presencial e analisados por meio da técnica de estatística descritiva. Os resultados revelam que houve um avanço substancial de cunho econômico, social e educacional refletindo a necessidade de Políticas Públicas onde se possa vir a oferecer mais dignidade ao ser humano. Conclui-se que, a viabilização de Políticas Públicas é responsável por construir caminhos que venham a erradicar a fome, a miséria e o analfabetismo.