CCSA - TCC - Administração pública à distância
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33130
Navegar
Navegando CCSA - TCC - Administração pública à distância por Autor "Araújo, Fábio Resende de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Os desafios da gestão pública escolar na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em uma escola da rede estadual no município de Encanto/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Paula, Lidiane Maria França de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Carvalho, Anne Emilia Costa; Araújo, Fábio Resende deA educação inclusiva está cada vez mais presente na sociedade por promover e assegurar, sobretudo, o direito instrutivo e social à acessibilidade dos indivíduos com deficiência. Alicerçado nisso, a presente pesquisa objetivou avaliar as dificuldades enfrentadas pela gestão pública escolar para assegurar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em uma escola da rede estadual no município de Encanto-RN. Trata-se de pesquisa descritiva, com estudo de campo e de caráter quali-quantitativo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários elaborados com perguntas abertas e fechadas, direcionados a um grupo composto da equipe gestora e docentes, que totalizaram 14 participantes. Em seguida, as informações obtidas foram analisadas através do software Excel e da nuvem de palavras, que consiste em imagem gráfica que destaca as palavras mais citadas. Os resultados demonstraram os problemas que perpassam o processo de inclusão na escola, incluindo a escassez de recursos financeiros e humanos, abrangendo a ausência de formação e capacitação dos profissionais nessa área, bem como a questão de infraestrutura da escola que dificulta a acessibilidade. Além disso, constatou-se que os profissionais consideram o apoio familiar e o combate ao preconceito como aspectos relevantes para uma efetiva inclusão. Conclui-se, portanto, que há a necessidade de medidas adaptativas na escola pesquisada para uma condição inclusiva mais ampla e acessível. De mesmo modo, o estudo aponta a carência de formação dos professores, assim como da ausência do profissional capacitado em educação especial e reforça o valor da relação família/escola como estímulo e suporte para os alunos com NEE.TCC Qualidade de vida no trabalho remoto em contexto da pandemia: análise sob a perspectiva dos servidores da ECIEEM José Nilson Santiago(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Bezerra, Lidayane Silvana Leonardo; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; https://orcid.org/0000-0002-5679-6218; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Carvalho, Anne Emília Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Araújo, Fábio Resende de; https://orcid.org/0000-0001-8268-0078; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027Este é um estudo descritivo de abordagem quantitativa que tem como objetivo verificar qual a relação entre as características do teletrabalho durante a pandemia do Covid-19 e a qualidade de vida no trabalho na percepção dos servidores da ECIEEM José Nilson Santiago no município de Poço Dantas-PB. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi analisada sob aspectos do trabalho remoto tomando como referencial teórico e analítico os estudos de Limongi-França (1996) e Walton (1973). A coleta de dados foi empreendida por meio de um questionário online na plataforma Google Forms enviado aos 17 servidores da instituição foi respondido por 11 deles e analisados a partir das tabelas e gráficos gerados, subsidiados pelas referências teóricas da área. Os resultados revelam que as condições de desenvolvimento do trabalho remoto, e os aspectos da qualidade de vida no trabalho na autopercepção dos servidores quanto desenvolvimento do trabalho é boa, com alto nível de concordância nas categorias apresentadas. Os servidores destacaram os principais pontos positivos em relação ao trabalho remoto, tais como está perto da família, flexibilização de horário/local, trabalho em parceria e reuniões online. Entretanto, evidenciou-se os pontos negativos a internet instável, desinteresse e falta de comprometimento por parte dos discentes, distanciamento dos colegas de trabalho, a falta de equipamentos, falta de organização e acúmulo de tarefa. Conclui-se que na perspectiva geral dos servidores sobre a qualidade de vida no trabalho remoto é boa. Sugere- se, para estudos futuros a realização de uma pesquisa mais abrangente, com amostra maior.