CCHLA - TCC - Comunicação Social - Audiovisual
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Navegando CCHLA - TCC - Comunicação Social - Audiovisual por Autor "Aires, Janaíne Sibelle Freires"
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TCC Bixa Travesty e a expressão trans e travesti negra no audiovisual brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-02) Araújo, Cai Cerqueira; Aires, Janaíne Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Lima, Janaína de; https://orcid.org/0000-0002-3405-9129; http://lattes.cnpq.br/0661248873966756Essa monografia trata do audiovisual trans negro brasileiro, tanto o estado da representação de pessoas trans e travesti negras nas produções nacionais quanto obras produzidas por ou para elas. A vivência não só da travesti negra como toda vivência trans negra têm suas particularidades, principalmente culturais, devido à intersecção de opressões. Essas vivências por muito tempo eram inexistentes no audiovisual e mesmo hoje quando os meios de produção audiovisual se tornaram mais acessíveis e receptivos à comunidade, ainda há uma grande escassez de profissionais trans negres em destaque na área e uma pobre representação de elementos culturais fortes de suas vidas, como a cultura ballroom. A pesquisa analisa a hesitação do audiovisual brasileiro de pôr esses corpos e vivências em tela e como se relaciona com a imagem distorcida da transgeneridade e da negritude no imaginário brasileiro, utilizando como base os pensamentos de Michel Foucault sobre a relação entre sexualidade e poder assim como ideias de Abdias Nascimento, Maria Clara Araújo dos Passos, cineastas notórios como Zózimo Bulbul e o conceito geral do cuir. E principalmente, a pesquisa analisa como as linguagens construídas pela comunidade abordam as particularidades de suas vivências, trazendo produções independentes e em seguida o filme Bixa Travesty (2018) para análise técnica e simbólica baseada nas ideias apresentadas.TCC Festa do Pijama: relatório da criação e do desenvolvimento do curta-metragem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Viégas, Marina Nobre da Rocha; Aires, Janaíne Sibelle Freires; Pavan, Maria Ângela; Santos, Talitta Oliveira Câncio dosEste relatório técnico-científico tem como objetivo descrever a criação e o desenvolvimento do curta-metragem ficcional Festa do Pijama. O filme conta a história de amadurecimento e do romance sáfico entre as personagens Anna e Dinah, duas amigas da faculdade, que vão a uma festa do pijama, onde Anna enfrenta dilemas e provações para afirmar sua paixão pela amiga. O documento aborda as fases de desenvolvimento, pré-produção, produção e pós-produção pelas quais o filme passou na sua trajetória. O curta-metragem foi gravado de maneira independente e contou com a ajuda da produtora BJu Produções. Foram 2 (duas) diárias de produção, que resultaram na produção de 8 horas e 49 minutos.TCC Quem conta um conto: relatório técnico-científico do roteiro e direção de um podcast ficcional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Fontoura, Leonardo da Silva; Aires, Janaíne Sibelle Freires; Medeiros, Theresa Cristina Barbosa; Silva, Taiane Cristina de MedeirosEste relatório aborda a roteirização e direção do podcast "Quem Conta um Conto?", série de três episódios, destacando influências cinematográficas, teorias literárias e o processo de produção. Cada conto é moldado por uma jornada individual, buscando reflexões sobre a condição humana. Além disso, são discutidos os aspectos técnicos do processo de produção, incluindo a seleção de elenco de voz e a escolha estratégica do estúdio de gravação. O relatório busca proporcionar uma visão abrangente e analítica da criação do podcast, na perspectiva do roteiro e direção, destacando os elementos que contribuíram para a construção narrativa dos contos.TCC Rádio JBM como ferramenta de ensino-aprendizagem na Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Bezerra, Adriano dos Santos; Medeiros, Helcio Pacheco de; Aires, Janaíne Sibelle Freires; Lima, Clarice da Conceição Monteiro deO presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo, detalhar a realização de um projeto de implantação da rádio escola JBM na Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo, zona Oeste de Natal. Através da fundamentação teórica da Edocumunicação realiza-se a observação participante da capacitação dos jovens estudantes para assumir o protagonismo na programação da Rádio Escolar, baseada numa metodologia participativa como ferramenta pedagógica capaz de renovar e transformar as relações de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma análise do processo das oficinas de capacitação que foram empreendidas entre os meses de maio à junho de 2018, através do Projeto de Extensão com participação de discentes dos Cursos de Radialismo e Audiovisual da UFRN. O Resultado foi a criação da Rádio JBM no espaço da escola.TCC Show da História: análise do formato de um programa educativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Nunes, Ricardo Rubens Morais; Aires, Janaíne Sibelle Freires; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; http://lattes.cnpq.br/8295959924050238; Aires, Janaíne Sibelle Freires; Pavan, Maria Angela; Souza, Sandra Mara de OliveiraEste estudo aborda o formato do programa Show da História, buscando analisar as alternativas de como levar um conteúdo educacional sobre a história do Brasil para televisão e internet ao mesmo tempo, mantendo o intuito de atingir o público jovem. Para isso, foi necessário entender a essência do programa, o que nos levou a decompô-lo através de quem o criou, dos elementos que o estruturam e das diferenças apontadas nas duas temporadas que foram ao ar entre 2017 e 2019. Todos esses pontos foram analisados por meio da observação dos 52 episódios da série, disponibilizados na internet, e de uma entrevista com seu cocriador, diretor geral e roteirista Tom Hamburger. Chegamos ao final da pesquisa entendendo que o formato do Show da História atinge sua unicidade na proposição do uso de uma linguagem combinada entre o clássico da televisão e a atualidade da internet para trazer conhecimentos sobre a formação do Brasil não somente de um modo informativo, mas também sugerindo questionamentos, com revisões dos acontecimentos e de quem fez parte de cada momento, para então mostrar o quanto a nossa história é volátil.