CCHLA - TCC - Comunicação Social - Audiovisual
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33147
Navegar
Submissões Recentes
TCC Relatório técnico do curta-metragem “Olívia”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Chaves, Beatriz de Souza; Vettorazzo, Isabela Cristina; Pavan, Maria Angela; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Ferreira, Rodrigo AlmeidaEste presente relatório tem como objetivo expor as camadas do processo criativo do curta-metragem Olívia, do gênero Coming of Age, que aborda temas como a juventude, o amadurecimento, as relações interpessoais e a passagem do tempo. A discussão aqui empreendida busca retratar, a partir de uma perspectiva analítica, as escolhas diretivas feitas ao longo do projeto, desde a concepção do roteiro até as experiências vividas nas diárias. São destacados, especialmente, os processos de concepção do projeto de direção de arte e de direção de fotografia, evidenciando a importância e a contribuição dessas áreas na construção da visualidade do filme.TCC Curta experimental: "Outro": uma visão da edição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Bicalho, Pedro Masami; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580O trabalho apresenta o desenvolvimento desde a criação a finalização de um curta metragem de ficção “OUTRO”, dirigido por Gustavo Fernandes. O curta retrata sobre traumas e acidentes ocorridos com a protagonista. Este trabalho tem como objetivo explorar, com ênfase, a pós produção e montagem do curta metragem, suas dificuldades e formas de resolução. Com isto em mente, foi necessário o estudo e utilização de técnicas de montagem e de edição para conseguir trazer o sentimento e clima adequado para o curta-metragem. O resultado foi a finalização e lançamento do curta.TCC O cinema, a televisão e os serviços de streaming: a disputa pela preferência do consumidor frente às novas tecnologias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Matias, Victor Matheus Pinto; Pavan, Angela; Moraes, Ana; Pinto, Ygor Felipe; Moraes, AnaO cinema e a televisão, moldados pelos desenvolvimentos tecnológicos desde a Revolução Industrial, tês sido centrais para a sociedade de massa mderna. Contudo, os hábitos tradicionais de consumo desses meios foram transformados pelo surgimento das tecnologias digitais, da internet e das plataformas de streaming online, que estão redefinindo os padrões de audiência. Esta pesquisa investiga o surgimento dos serviços de streaming e seus impactos no cinema e na televisão, constextualizando essa mudança por meio de uma revisão histórica de ambos os meios e da evolução do estreaming. Com base nos trabalhos de Magalhães (2020), Charney (2004) e Souza e Azevedo (2018), e utilizando uma abordagem bibliográfica quanlitativa que analisa fontes de 1971 a 2024, o estudo revela que, enquanto as plataformas de estreaming democratizam o acesso e oferecem conveniência, o cinema e a televisão continuam a se adaptar e a se reinventar na era digital.TCC Os impactos do uso excessivo de filtros nas redes sociais: um estudo sobre usuários de natalenses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Lima, Romário Costa de; Rocha Filho, Ruy Alkmin; https://orcid.org/0000-0002-6341-0643; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Bazílio, Emanuele de Freitas; Meireles, Danilo Silva deEsta monografia investiga os problemas associados ao uso excessivo de filtros em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok. O objetivo é analisar como esses filtros, que modificam a aparência dos usuários e promovem uma experiência visualmente agradável, podem levar a consequências negativas, como vícios em procedimentos estéticos e baixa autoestima. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, examinando estudos de caso e um questionário com usuários frequentes dessas plataformas. As contribuições esperadas incluem a identificação dos impactos psicológicos e sociais do uso de filtros e a proposição de soluções para mitigar esses efeitos adversos.TCC Relatório técnico: do boardgame ao cosplay, a jornada geek ao longo da vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Lima, Lucas de Oliveira; Pavan, Maria AngelaO presente relatório aborda a produção da websérie “Geeks”, que tem como objetivo explorar o mercado geek potiguar, apresentando personagens que fazem parte do crescimento desse cenário. Embora frequentemente associada a jovens e novas tecnologias, a cultura geek possui raízes históricas que remontam às décadas de 1960 e 1970, período em que muitas dessas pessoas começaram a se envolver com práticas culturais como quadrinhos, jogos de tabuleiro e ficção científica. Contrariando o estereótipo de que o universo geek é restrito às gerações mais jovens, este projeto busca também dar visibilidade a essas trajetórias, destacando esse público com faixa etária mais elevada, mas que continua consumindo esse tipo de conteúdo até os dias atuais. A pesquisa e as gravações foram realizadas na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, valorizando personagens locais e suas contribuições para a preservação e evolução dessa cultura ao longo do tempo.TCC A relação mãe/filha no processo de construção da identidade feminina na adolescência: uma análise de Lady Bird de Greta Gerwig(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Sabrina Beatriz da; Moreira, Marília Diógenes; Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes; Chacel, Marcela Costa da CunhaA representatividade da mulher reforçada pelo olhar feminino no cinema, faz-se necessário para reformular as ideologias propagadas pela dominância masculina na indústria cinematográfica. Este trabalho apresenta um filme que exemplifica o relacionamento mãe e filha construído a partir do olhar feminino, assim como a necessidade de uma maior inserção de mulheres nesse mercado. Pretende-se, assim, uma discussão sobre a representação da mulher em tela, a partir de questionamentos de teóricas feministas do cinema, bem como o conceito de adolescência e crise de identidade proposto por Erik Erikson. Nesse contexto, para alcançar o objetivo deste trabalho é proposta uma análise de conteúdo do filme Lady Bird (2017) de Greta Gerwig. Por ser uma pesquisa com enfoque de gênero e subjetividade feminina, as categorias de análise são: o relacionamento mãe e filha, a construção da protagonista, os relacionamentos e a amizade. O filme ampliou a discussão de mulheres nos papéis de direção e roteiro e reforça a importância de histórias sobre mulheres contadas a partir do ponto de vista feminino.TCC Curta: Outro - pré-produção e produção executiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Martins, Weykon; Segundo, Carlos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Segundo, Carlos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Medeiros, Theresa; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Ferreira, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083O trabalho explora o desenvolvimento desde a criação a finalização do curta metragem de ficção ”Outro”, dirigido por Gustavo Fernandes. Para isso, se fez necessário a pesquisa e compreensão de traumas humanos como também a realização audiovisual deste curta. Este trabalho tem como foco explorar as estratégias de organização e preparação durante a pré-produção do curta, assim como da produção executiva durante as gravações. Essas duas abordagens foram de suma importância para gerar o ambiente adequado e harmonioso para que a produção geral do curta fosse concluída.TCC Comunicação organizacional: pesquisa e análise dos vídeos institucionais da UFRN divulgados no período de 2017 a 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Guimarães, Gabriel Nunes Duarte; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204; Souza, Sandra Mara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4505038998214152; Lima, Wannise de Santana; http://lattes.cnpq.br/2529324410602260Este trabalho realiza um resgate documental, categorizando e analisando os vídeos institucionais produzidos e divulgados pelo Setor de Produção Audiovisual (SPA) da Agência de Comunicação (AGECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre 2017 e 2018. Ao investigar a evolução das tecnologias digitais e a convergência midiática, a pesquisa destaca o impacto dessas transformações na comunicação organizacional, no fortalecimento da transparência institucional e no acesso à informação pública. A importância da comunicação institucional nas universidades, especialmente no contexto acadêmico, é analisada, abordando os desafios enfrentados na adaptação às novas tecnologias e no uso de plataformas digitais, como YouTube e redes sociais, para disseminar conteúdos audiovisuais. A produção audiovisual da AGECOM/UFRN, com foco nos vídeos institucionais, se torna central para promover a acessibilidade à informação, engajar a comunidade acadêmica e ampliar a participação cidadã. A pesquisa detalha as etapas da produção audiovisual e explora o uso de ferramentas como narração, entrevistas, música, animações e elementos gráficos para enriquecer a transmissão de informações e reforçar a identidade institucional da universidade. Além disso, a análise do impacto desses vídeos no fortalecimento da comunicação digital e institucional revela como a AGECOM/UFRN, por meio de uma comunicação estratégica e inclusiva, tem consolidado sua presença no ambiente digital e ampliado o alcance da sua mensagem. A utilização de diferentes categorias de vídeos, como os "Informativos Agecom", "Tô no Campus" e "Outros Vídeos", é parte de uma estratégia mais ampla de engajamento do público e construção de uma imagem institucional coerente e eficaz. Em síntese, a AGECOM, ao adotar novas ferramentas e plataformas digitais, fortalece a conexão entre a UFRN e seus públicos, promovendo uma comunicação ética, acessível e alinhada com os princípios constitucionais de transparência e inclusão social.TCC A jornada da direção de "Outro"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Fernandes, Gustavo da Silva; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Almeida , Rodrigo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083O trabalho explora o desenvolvimento desde a criação a finalização do curta metragem de ficção “OUTRO”, dirigido por Gustavo Fernandes. Para isso, se fez necessário a pesquisa e compreensão de traumas humanos como também a realização audiovisual deste curta. Este trabalho tem como foco explorar mais a Direção do projeto. Com isto em mente, foi necessário o estudo e pesquisa de como conduzir uma equipe, e como mostrar através da imagem e do som o sentimento e clima que eu como diretor busquei para o curta-metragem. Além disso é relatado todos os problemas durante a concepção e produção do curta e como foram resolvidos.TCC Relatório técnico sobre a concepção e produção da websérie documental "GEEKS"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Porpino, Sara Helen Santos; Pavan, Maria Ângela; Gomes, Marcelo Bolshaw; Medeiros, João Aureliano de AlmeidaEste trabalho apresenta o desenvolvimento da websérie “Geeks”, que investiga o crescimento e a consolidação da cultura nerd no estado do Rio Grande do Norte. A produção busca explorar como esse fenômeno cultural tem impactado a sociedade local, destacando a formação de laços sociais através de interesses comuns e comunidades organizadas. O relatório detalha as etapas de produção, desde a pesquisa inicial e desenvolvimento do conceito até a realização de entrevistas com cosplayers, produtores de eventos e praticantes de boardgames, mostrando suas experiências, desafios e contribuições para a expansão desse universo cultural. Além disso, são descritos os processos de pré-produção, produção e pós-produção, evidenciando decisões criativas e técnicas tomadas ao longo do projeto. O objetivo é apresentar uma análise aprofundada sobre como a cultura geek se desenvolveu na região e continua a ganhar espaço na sociedade contemporânea.TCC O poder da sinergia entre audiovisual, storytelling e CRM: uma ferramenta estratégica para o marketing empresarial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Costa, Jennyfer Tayane de Oliveira; Moraes, Ana Lúcia Barbosa; http://lattes.cnpq.br/9108401441785923; Diógenes, Marília; Ferreira, Rodrigo AlmeidaEste trabalho tem como objetivo explorar a relevância do audiovisual como uma ferramenta estratégica no marketing empresarial, destacando a sinergia com o storytelling e o Customer Relationship Management (CRM). As narrativas visuais influenciam a percepção e o comportamento do consumidor, enquanto o CRM permite uma personalização das interações, promovendo engajamento e fidelização. O estudo aborda a criação de conteúdos que dialogam emocionalmente com o público-alvo e o impacto das novas tecnologias e plataformas digitais na disseminação de conteúdo audiovisual. A metodologia utilizada foi uma análise documental e exploratória, com base em estudos de caso e revisão da literatura, permitindo uma visão prática e teórica sobre as tendências do mercado audiovisual. Como resultado dessa integração, as empresas não apenas aprimoram a comunicação da marca, mas também se diferenciam da concorrência, oferecendo uma experiência mais satisfatória para o consumidor e alcançando o sucesso a longo prazo.TCC As cores do meu medo: relatório técnico-científico da construção do roteiro, direção e pós-produção de um curta-metragem.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Henriques, Laura Azevedo de Carvalho; Ferreira, Rodrigo Almeida; Pavan, Maria Ângela; Filho, Ruy Alkmin Rocha“As Cores do Meu Medo” é um curta-metragem de drama psicológico que retrata a mente de uma pessoa que vive com transtorno de ansiedade/pânico nos tempos modernos. A obra propõe uma imersão dentro da psique de Lara, uma mulher jovem que no meio de uma entrevista de emprego, acaba sofrendo um ataque de pânico. A narrativa, dividida em fases, reflete diferentes estados mentais de uma crise de ansiedade. Este projeto documenta desde o desenvolvimento do roteiro, com sua contextualização, construção de personagens e ambientação, até a direção e gravação, incluindo ensaios e contratempos no set. A pós-produção explora edição, tratamento de áudio, trilha sonora, correção de cor e efeitos visuais, oferecendo um panorama abrangente das referências e reflexões que guiaram a produção deste trabalho audiovisual.TCC Cinema e educação: reflexões sobre caminhos para uma metodologia educacional, acessível, livre e sensorial para crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Cavalcante, Pedro Vinicius Lô; Rocha Filho, Ruy Alkmin; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Sales Junior, Francisco das ChagasTendo em vista a problemática e necessidade de formação cultural dentro do currículo educacional das crianças, observando que as práticas pedagógicas adotadas para tal, são no mínimo incertas para o seu desenvolvimento comunicacional e cognitivo, e acreditando na potência da incorporação da linguagem audiovisual na cultura escolar e nas práticas de ensino-aprendizagem, este projeto visa pensar caminhos para uma metodologia que inclua o audiovisual na educação infantil, de forma livre e sensorial, com exercícios pensados “com” a criança.TCC Relatório de produção do curta de animação “O último scan”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Alves, Vinicius Teixeira Dornelos; Ferreira, Rodrigo Almeida; 0009-0008-5546-3236; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; http://lattes.cnpq.br/1132707714053364; Ferreira, Rodrigo Almeida; 0009-0008-5546-3236; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Aires, Janaine Sibelle Freires; 0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; 0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580“O Último Scan” é um curta-metragem de animação que conta a história de um pesquisador que viaja por um mundo vasto mesclado de elementos fantasiosos e tecnológicos, catalogando suas descobertas, criaturas e flora. A proposta deste relatório é trazer o registro de todas as etapas de produção dessa obra audiovisual desde sua idealização até a sua concepção final. Esse relatório expõe detalhes da escolha artística, desde a fundamentação teórica e visual por trás do projeto, mas também nuances do roteiro, do conceito dos personagens, cenários, das técnicas e as ferramentas que foram utilizadas paraTCC Relatório de produção: caminhos lúdicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Batista, Jofran; Rocha, Ruy; https://orcid.org/0000-0002-6341-0643O trabalho a seguir trata-se de um relatório técnico-científico relatando a produção de uma obra audiovisual no formato documental que se propõe a explorar o nicho dos jogos de tabuleiros na cidade de Natal com ênfase em seu uso para a educação. O documentário irá mostrar um pouco do hobby que é colecionar os jogos, e também acompanhará um projeto educativo que faz uso dos jogos para o desenvolvimento cognitivo dos alunos participantes.TCC Relatório Técnico Científico da Produção do Curta-Metragem "Além dos 21"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Gomes, Jean Bandeira; Basilio, Emanuele de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-0317-7675; http://lattes.cnpq.br/9529811307840106; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Ferreira, Rodrigo AlmeidaDerivado de um trabalho voluntário como social media durante a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, encerrada no mês de dezembro de 2024, este projeto apresenta um grupo de pessoas, trabalhadores de diferentes setores, que atuam diariamente na linha de frente do combate à violência por gênero na cidade de Natal. O curta metragem documental “Além dos 21” objetiva evidenciar diferentes pontos de vista sobre o tema da campanha. Além disso, traz reflexões sobre o papel que a comunicação, em seus mais variados aspectos, desempenha a favor da mobilização, além de análises sobre as fraquezas diagnosticadas nesse campo da esfera pública municipal. Gravado totalmente por um aparelho Smartphone, o trabalho aproveita todas as funcionalidades que detemos na palma da mão para transmitir informações seguras a respeito do fenômeno da violência de gênero e reforçar a relevância que os mecanismos audiovisuais podem exercer enquanto aliados da causa.TCC Geeks: relatório técnico sobre a produção da websérie(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Barbosa, Franklim Mateus Mendonça; Pavan, Maria AngelaO relatório tem como objetivo detalhar o processo de desenvolvimento da webserie “Geeks”, abordando desde as ideias iniciais que levaram a sua concepção, até os processos práticos de captação e finalização da obra audiovisual, perpassando pelas experiências particulares dos desenvolvedores que optaram por, atráves do audiovisual, destacar a cultura geek e fazer dela seu objeto para o Trabalho de Conclusão de Curso, cultura essa que tem muitos adeptos, mas que, assim como encanta, deixa dúvidas e gera preconcepções da sociedade que não condizem com o real.TCC As paixões segundo Ana Carolina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Barbieri, Ana Carolina; Moraes, Ana Lucia Barbosa; Ana Lúcia Barbosa Moraes; http://lattes.cnpq.br/4237381156827834; Pavan, Maria Angela; Pereira, Mônica MourãoO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise aprofundada sobre a vida e obra da cineasta Ana Carolina Teixeira Soares, mais conhecida como Ana Carolina. A partir da revisão e estudo de uma seleção de seus filmes, que inclui Getúlio Vargas (1974), Mar de Rosas (1977), Das Tripas Coração (1982), Sonho de Valsa (1987) e Amélia (2000), será possível explorar os temas centrais de suas produções, como política, o choque entre culturas, o poder e as questões de gênero, que estão constantemente presentes em sua filmografia. A análise traça um paralelo entre esses filmes e sua última obra, Paixões Recorrentes (2022), identificando como a cineasta, ao longo de sua carreira, construiu um diálogo com o contexto social e político brasileiro. A pesquisa se concentra na maneira como Ana Carolina aborda e representa tais questões sociais, utilizando a linguagem cinematográfica como um veículo para expressar sua visão única e singular, construindo assim a sua poética sobre os problemas da sociedade. Através desse estudo, busca-se compreender o impacto e a relevância da obra da cineasta no cinema brasileiro contemporâneo.TCC Não olhe para mim: relatório técnico-científico da construção do roteiro e direção de um curta-metragem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Nascimentos, Matheus Barbosa; Bazílio, Emanuele de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-0317-7675; http://lattes.cnpq.br/9529811307840106; http://lattes.cnpq.br/0757316199960720“Não Olhe Para Mim” é um curta-metragem de ficção do gênero horror cósmico, que explora o olhar como um gesto carregado de ambiguidade, oscilando entre atração e repulsa. A trama segue Otávio, cuja mente é assombrada pelo olhar desesperado de Simone, uma bela mulher que comete suicídio de forma estranha diante dele. Incapaz de escapar da lembrança perturbadora, Otávio se sente sufocado pelos inúmeros olhares ao seu redor. O projeto engloba a realização do curta-metragem “Não Olhe Para Mim” e a criação de um relatório detalhado documentando todas as etapas de sua produção.TCC Não olhe para mim: relatório da elaboração do roteiro, pré-produção e pós-produção do curta-metragem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Santos Junior, Sidenei da Silva dos; Bazilio, Emanuele de Freitas; Ferreira, Rodrigo Almeida; Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes“Não Olhe Para Mim” é um curta-metragem de ficção do gênero horror cósmico que aborda o tema do olhar e como esse gesto se encontra numa linha tênue entre a sedução e o horror. Otávio, ao presenciar o estranho suicídio de Simone, tem a mente tomada pelo olhar desesperado da bela suicida. Perturbado pela imagem gravada em sua memória, Otávio se vê perseguido por uma entidade maligna que se manifesta em tudo que faz referência ao ato de olhar. Este trabalho consiste em um relatório do processo de produção do curta-metragem “Não Olhe Para Mim”, focado na elaboração do roteiro, pré-produção e pós-produção da obra, tendo como objetivo explicar o processo criativo, as escolhas técnicas, estéticas e poéticas, além dos desafios de se produzir curtas-metragens independentes na realidade local.