PPGED - Doutorado em Educação
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Navegando PPGED - Doutorado em Educação por Autor "Accioly Júnior, Horácio"
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Tese Habitus, representações sociais e construção identitária dos profesores de Maracanaú(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-02) Albuquerque, Lia Matos; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796872P4; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705647Y6; Machado, Laêda Bezerra; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792784Y4; Ribeiro, Luis Távora Furtado; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761981Y3; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Accioly Júnior, Horácio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762977A3Nas últimas três décadas, a questão da identidade social do professor tem sido discutida sob variados enfoques teóricos, não só no Brasil, mas além das nossas fronteiras. Nesta tese, aborda-se este tema a partir da proposta teórica que vem sendo desenvolvida por Domingos Sobrinho que se ampara fortemente na aproximação epistemológica entre a praxiologia de Pierre Bourdieu e a Teoria das Representações Sociais formulada por Serge Moscovici. Partiu-se do pressuposto que esta articulação permitiria a apreensão dos referentes identitários do grupo social investigado. O universo da pesquisa é constituído de professores do ensino fundamental do município de Maracanaú, estado do Ceará, que se encontravam em sala de aula há pelo menos três anos e estavam matriculados ou haviam concluído o Curso de Formação Docente promovido pela UECE nesse município. Considerando-se que a identidade social do professor é um processo em permanente construção, resultante de suas vivências cotidianas e das interferências oriundas do contexto social, as tarefas investigativas foram implementadas em duas etapas distintas, embora complementares. Inicialmente, com o objetivo de pôr em evidência a gênese da formação do habitus desse professorado, procedeu-se à análise das trajetórias familiar e escolar de onze docentes que participavam do referido curso, utilizando-se como principais fontes de dados: memoriais temáticos, entrevistas semi-estruturadas e observações feitas - dentro e fora da sala de aula - ao longo de quatro semestres letivos. Na segunda etapa foi aplicado um teste de livre associação de palavras a 426 professores, visando-se apreender a estrutura das representações sociais de família e escola, estratégia metodológica considerada necessária para ampliar a identificação de certos esquemas do habitus em estudo, de acordo com o modelo teórico seguido. Os resultados evidenciaram que a identidade do professor de Maracanaú se constitui e se transforma numa dinâmica multifacetada, na qual se manifestam acertos e desacertos, certezas e dúvidas. Ao lado, por exemplo, de um discurso inovador que busca afirmar o magistério como profissão e não mais como simples vocação ou missão, identificam-se falas e atitudes que apontam um caminho oposto, preconizando a escola como extensão da família, a defesa de relações parentais com os alunos e a sacralização de certos aspectos do cotidiano escolar. Tais ambigüidades e incoerências existem aos olhos da ciência, todavia são inerentes ao discurso do senso comum no qual estão presentes as influências das matrizes e referentes culturais do processo de construção identitária desse professorado, o que foi confirmado pela pesquisa de suas representações sociais de família e de escolaTese Habitus, representações sociais e construção identitária dos professores de Maracanaú(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-02) Albuquerque, Lia Matos Brito de; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796872P4; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705647Y6; Machado, Laêda Bezerra; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792784Y4; Ribeiro, Luis Távora Furtado; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761981Y3; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Accioly Júnior, Horácio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762977A3Nas últimas três décadas, a questão da identidade social do professor tem sido discutida sob variados enfoques teóricos, não só no Brasil, mas além das nossas fronteiras. Nesta tese, aborda-se este tema a partir da proposta teórica que vem sendo desenvolvida por Domingos Sobrinho que se ampara fortemente na aproximação epistemológica entre a praxiologia de Pierre Bourdieu e a Teoria das Representações Sociais formulada por Serge Moscovici. Partiu-se do pressuposto que esta articulação permitiria a apreensão dos referentes identitários do grupo social investigado. O universo da pesquisa é constituído de professores do ensino fundamental do município de Maracanaú, estado do Ceará, que se encontravam em sala de aula há pelo menos três anos e estavam matriculados ou haviam concluído o Curso de Formação Docente promovido pela UECE nesse município. Considerando-se que a identidade social do professor é um processo em permanente construção, resultante de suas vivências cotidianas e das interferências oriundas do contexto social, as tarefas investigativas foram implementadas em duas etapas distintas, embora complementares. Inicialmente, com o objetivo de pôr em evidência a gênese da formação do habitus desse professorado, procedeu-se à análise das trajetórias familiar e escolar de onze docentes que participavam do referido curso, utilizando-se como principais fontes de dados: memoriais temáticos, entrevistas semi-estruturadas e observações feitas - dentro e fora da sala de aula - ao longo de quatro semestres letivos. Na segunda etapa foi aplicado um teste de livre associação de palavras a 426 professores, visando-se apreender a estrutura das representações sociais de família e escola, estratégia metodológica considerada necessária para ampliar a identificação de certos esquemas do habitus em estudo, de acordo com o modelo teórico seguido. Os resultados evidenciaram que a identidade do professor de Maracanaú se constitui e se transforma numa dinâmica multifacetada, na qual se manifestam acertos e desacertos, certezas e dúvidas. Ao lado, por exemplo, de um discurso inovador que busca afirmar o magistério como profissão e não mais como simples vocação ou missão, identificam-se falas e atitudes que apontam um caminho oposto, preconizando a escola como extensão da família, a defesa de relações parentais com os alunos e a sacralização de certos aspectos do cotidiano escolar. Tais ambigüidades e incoerências existem aos olhos da ciência, todavia são inerentes ao discurso do senso comum no qual estão presentes as influências das matrizes e referentes culturais do processo de construção identitária desse professorado, o que foi confirmado pela pesquisa de suas representações sociais de família e de escolaTese Para uma andragogia do esporte:discutindo as diretrizes e a formação profissional para a Educação Física de Jovens e Adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-19) Chacon Filho, ágrio de Oliveira; Cavalcanti, Kátia Brandão; ; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; ; http://lattes.cnpq.br/3217276460995999; Silva, João Batista Freire da; ; http://lattes.cnpq.br/8503911954257694; Silva, Pierre Normando Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/2826378188128750; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; Pires, Edmilson Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4163129273132129; Accioly Júnior, Horácio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762977A3Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi formulado o seguinte objetivo geral, norteador do processo de investigação: Discutir a relação entre os conteúdos atitudinais e os conteúdos esportivos apresentados na proposta de Diretrizes Curriculares para a Educação Física de Jovens e Adultos no Brasil, à luz da corporeidade e da ludicidade, questionando a formação do profissional de Educação Física e delineando perspectivas para uma Andragogia do Esporte que valoriza o Ser e a Vida. A partir desse objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos que deram maior especificidade ao processo investigativo: 1. Construir o contexto teórico a partir do eixo corporeidade/ludicidade, articulando transversalmente saberes esportivos, visando contribuir para uma Andragogia do Esporte. 2. Analisar os objetivos propostos para a Educação Física de Jovens e Adultos, com base no referencial teórico elaborado e nos depoimentos de egressos do Curso de Educação Física da UFRN. 3. Interpretar a relação entre conteúdos atitudinais e conteúdos esportivos, a partir da realidade acadêmica vivida por egressos do Curso de Educação Física da UFRN. 4. Compreender as necessidades mais urgentes de formação continuada de egressos participantes do estudo para atuação satisfatória com a Educação Física de Jovens e Adultos. 5. Propor perspectivas para a construção de uma Andragogia do Esporte a partir do eixo corporeidade/ludicidade. Em atendimento à natureza desta pesquisa e como formas de guiarmos nessa aventura epistemológica foram básicos os seguintes pressupostos teóricos: 1. Corporeidade é foco irradiante, primeiro e principal de critérios educacionais; 2. A tarefa da educação deve ser realizada com os homens e não para os homens; 3. O homem deve jogar somente com a beleza e somente com a beleza deve jogar; 4. A educação esportiva deve se fundamentar na estética e no fair play. A abordagem de pesquisa adotada é de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de entrevista para um grupo constituído por doze egressos do Curso de Educação Física da UFRN no ano de 2005.2. Após a discussão dos resultados sobre os objetivos e conteúdo atitudinais para a Educação Física de jovens e Adultos, o estudo apresenta nove temáticas apontadas pelo grupo investigado como prioridades para sua formação continuada, visando a atuação do profissional de Educação Física com o EJA: vivências inclusivas; lazer e qualidade de vida; relacionamentos; corpo e cuidado pessoal; valores sociais; auto-estima; fenômeno esportivo; estágio EJA; conteúdos atitudinais. Como contribuição para a construção de saberes para uma Andragogia do Esporte, o estudo apresenta uma estrutura metafórica denominada Galáxia dos Saberes Virtuosos do Esporte integrando nove elementos inspirados na Ode ao Esporte de Pierre de Coubertin: vida; beleza; justiça; ousadia; honradez; alegria; fecundidade; progresso; paz. No centro dessa estrutura de saberes virtuosos instala-se um sistema ludopoiético que articula cinco princípios epistemológicos com função de conectar os saberes virtuosos do esporte que devem integrar os conteúdos atitudinais propostos para a Educação Física de Jovens e Adultos de modo a propiciar a concretização dos respectivos objetivos propostos para esta modalidade de ensinoTese A produção tardia da profissionalização docente e seu impacto na redefinição identitária do professorado do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-04-25) Melo, Marileide Maria de; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796872P4; ; http://lattes.cnpq.br/9221161063153417; Kulesza, Wojciech Andrzej; ; http://lattes.cnpq.br/7408584269961175; Santos, Maria de Fátima de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/8991172780503312; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Accioly Júnior, Horácio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762977A3O objetivo deste estudo consistiu em apreender e reconstituir o modo pelo qual professoras e professores vinculados à educação infantil e à fase inicial do ensino fundamental produzem sua identidade docente, no contexto de uma tardia profissionalização. O campo dessa pesquisa envolveu três instituições públicas de ensino superior, duas em Natal (RN) e uma em João Pessoa (PB), que desenvolvem programas especiais de formação de docentes vinculados às respectivas redes locais de ensino. Para o atendimento do objetivo acima proposto, foi utilizada a teoria das representações sociais para a apreensão dos elementos constitutivos das representações sociais do professorado, conforme a formulação de Moscovici e colaboradores, considerando-se aqui, especialmente, a contribuição de Abric em sua complementar teoria do núcleo central das representações. Tendo em vista a necessidade de identificação dos elementos estruturadores das representações e definidores das identidades em questão, privilegiou-se na pesquisa a produção discursiva docente e suas condições de produção. A utilização de suas evocações, bem como das fontes escritas pelos próprios sujeitos envolvidos, oportunizou o afloramento das diferentes faces constitutivas do ser professor/a. O corpus decorrente desse estudo foi então submetido a uma série de diferentes métodos / técnicas condensadas em programas informatizados e outros manuais, em um esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados. Utilizou-se ainda um referencial de análise do discurso para viabilizar a emergência de diferentes ângulos da configuração identitária em foco. Os resultados apontam para um significativo deslocamento das representações docentes, bem como permitem afirmar a hipótese inicialmente posta de que a profissionalização docente acontece não apenas de maneira tardia, como também vem provocando uma ressignificação dos referentes identitários desses profissionais