PPGED - Doutorado em Educação
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Tese A contrarreforma da educação profissional em Pernambuco: as contradições postas às Escolas Técnicas Estaduais com o novo ensino médio (Lei nº 13. 415/2017)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Moraes, André Monteiro; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0003-3425-0457; http://lattes.cnpq.br/9610990840761763; Lima Neto, Avelino Aldo de; Chagas, Bárbara da Rocha Figueiredo; Ignácio, Patricia; Silva, Vânia Cristina daNo estado de Pernambuco, a reformulação curricular para o Ensino Médio, alega responder ao anseio da juventude articulando-se aos pilares da pesquisa, do trabalho, da inovação crítica, do engajamento social e da garantia de oportunidades de vida dos estudantes pernambucanos e contribuir para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Porém, com base na dualidade histórica da Educação Profissional e na narrativa do Currículo para o Novo Ensino Médio em Pernambuco, é necessário compreender as medidas adotadas pelo Estado para promover as mudanças preconizadas pela contrarreforma considerando a formação profissional, a infraestrutura das escolas, a formação continuada dos professores, as condições de trabalho, o processo de organização e a oferta dos componentes curriculares. Para o nosso campo de estudo, é preciso problematizar, diante desse cenário, qual é o movimento desencadeado para a educação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em relação à implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017)? A fim de responder essa questão, esta tese tem por objetivo analisar a formação profissional nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco em decorrência da Contrarreforma do Ensino Médio com vista à implementação da Lei nº 13.415/2017. Ao compreendermos nosso percurso metodológico, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, com base em categorias do materialismo histórico-dialético: contradição e totalidade. Os principais debates apreendidos são os postos na literatura acerca da desvalorização da educação, em especial a profissional, com o Novo Ensino Médio, reflexo das medidas neoliberais. Para isso, utilizamos diversos autores no âmbito da perspectiva crítica para tratar do sistema vigente e suas crises através de Marx (2019), do trabalho, com Ricardo Antunes (2017), da educação profissional de Gaudêncio Frigoto e Marise Ramos (2023) e do cenário brasileiro por meio de Florestan Fernandes (2009) e Carlos Nelson Coutinho (2012), dentre outros. Para isso, tivemos como percurso metodológico a análise da legislação do Novo Ensino Médio, do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e a compreensão do que foi posto para quem está na base da escola (gestores, professores e alunos) através da aplicação de um questionário via Google Forms. A fim de respondermos o que está posto para Educação Profissional com as mudanças nos anos finais da Educação básica argumentamos que o Novo Ensino Médio ao flexibilizar os currículos e aproximar a formação escolar das demandas do mercado de trabalho não consegue atender os interesses dos estudantes e sua aplicação tem gerado desafios, como a desigualdade no acesso aos Itinerários Formativos e a falta de preparação docente, comprometendo a equidade e a qualidade do ensino. Com isso, conclui-se que o retrocesso em torno das mudanças abruptas nos Anos Finais da Educação Básica e Profissional no Estado, assim como as determinações desse processo, configuraram um cenário passivo da classe trabalhadora, intensificando a precarização da formação humana e tendo a contrarreforma como elemento central da desvalorização da educação profissional.Tese A educação primária e o Grupo Escolar Almino Afonso em Martins-RN (1909-1926)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Paiva, Marlucia Menezes de; Medeiros Neta, Olivia Morais deEste trabalho volta-se à história de instituições escolares, com foco em um grupo escolar localizado no interior do Rio Grande do Norte. Partiu-se do questionamento sobre que mudanças a implantação do Grupo Escolar Almino Afonso causou na instrução pública primária na cidade de Martins-RN, no início do século XX? A partir disso, objetivou-se compreender o processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Almino Afonso nas primeiras décadas do século XX e analisar as mudanças ocorridas no ensino primário na cidade de Martins-RN em decorrência da implantação do referido Grupo. Para tanto e com base no conceito de cultura escolar (Julia, 2001), foi realizada pesquisa bibliográfica e documental em perspectiva histórica. Foram analisados documentos como: mensagens de governadores (1890-1930); relatórios da Secretaria de Governo estadual (1895-1905); relatórios de diretores de Instrução Pública (1893-1926); livros de escrituração de escolas isoladas de Martins-RN e do antigo Grupo Escolar Almino Afonso (1897-1926); leis, decretos, códigos de ensino e regimento dos grupos escolares (1908-1925); imagens de instituições de ensino de Martins-RN (década de 1920); e o jornal “A Republica” (1911- 1925). Considerados um modelo de escola moderna, os grupos escolares deveriam proporcionar melhorias no ensino primário público. Diante disso, buscou-se demonstrar que o Grupo Almino Afonso proporcionou avanços da organização escolar primária em MartinsRN. Mas a investigação demonstrou limites no funcionamento da instituição como escola graduada bem como sobre outros aspectos como: falta de materiais escolares e inadequação do mobiliário escolar, destoante dos princípios de higiene e de modernidade pedagógica discutidos no período por intelectuais e administradores públicos. Com reduzida matrícula e frequência nos anos iniciais do seu funcionamento, não só não universalizou o ensino primário como teve alcance de público inferior ao das antigas escolas isoladas estaduais que possuíam matrícula maior do que o Grupo que as substituiu. As mudanças proporcionadas pela instalação do Grupo referem-se ao estabelecimento da escola pública de ensino primário como um lugar específico e de responsabilidade do Estado, bem como a construção de uma nova cultura escolar disseminada para toda a cidade por meio, principalmente, das festas escolares. Além de pedagógicas, as celebrações tinham propósitos políticos de dar visibilidade ao projeto republicano de escolarização e construção de uma nova sociedade.Tese A relação com o saber e a escola dos socioeducandos privados de liberdade em Juazeiro do Norte - Ceará (2022 a 2024)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Alencar, Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Torres, Cícero Magerbio Gomes; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Cavalcante, Maria Juraci Maia; Silva, Salete Maria daEsta pesquisa busca compreender como os socioeducandos do Centro Socioeducativo Padre Cícero (CSPC), em Juazeiro do Norte (CE) se relacionam com o saber e a escola. Objetiva entender as relações e sentidos que os socioeducandos privados de liberdade mantêm e atribuem aos saberes construídos, considerando as percepções e significados para a sua trajetória de vida, junto à família,ao bairro e à escola. Adota a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, que enfatiza a importância de compreender como o sujeito se relaciona com o mundo e constrói seu conhecimento. Utiliza a metodologia qualitativa, analisa documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas, com base em instrumento de coleta de dados denominado Balanços do Saber criado por Bernard Charlot e a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam que os sujeitos enfocados: 1) atribuem pouco sentido à educação escolar obtida em liberdade e privação de liberdade para as suas vidas; 2) os socioeducandos valorizam as atividades socioeducativas, principalmente as que envolvem a possibilidade de profissionalização. A pesquisa sinaliza que o reordenamento e qualificação das políticas públicas de educação, devem levar em conta expectativas e necessidades específicas dos jovens e adolescentes em privação de liberdade.Tese Uma abordagem alternativa de ensino de cálculo utilizando infinitésimos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2000) Rêgo, Rômulo Marinho do; Fossa, John Andrew; Silva, Circe Mary Silva e; Oliveira, Maria Gilvanise de; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; http://lattes.cnpq.br/7603835797321850; Brito, Arlete de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; Erickson, Glenn WalterO ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas universidades brasileiras, semelhante ao que acontece nas de vários outros países, revela-se inadequado, seja pelo alto índice de reprovações, seja pela baixa funcionalidade dos conhecimentos apreendidos pelos alunos aprovados, fazendo-se necessárias abordagens de ensino mais significativas. Nesta direção, elaboramos, experimentamos e avaliamos uma abordagem alternativa de ensino de Cálculo Diferencial para o Curso de Engenharia e analisamos os seus efeitos sobre a construção dos esquemas mentais dos alunos. A metodologia que adotamos em sala de aula compreendeu, entre outros pontos, a realização de atividades por pequenos grupos de alunos, e utilização de infmitésimos na construção dos conceitos de aproximação infinitesimal de um ponto, continuidade e derivada. Elaboramos um Módulo de Ensino, complementado por Listas de Atividades contendo problemas de interesse dos alunos, baseado nos conhecimentos prévios que identificamos como necessários para a construção e aplicação dos conceitos, ao desenvolvimento de habilidades e de atitudes, definidos a partir da proposta de Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia. Realizamos um levantamento sobre a história do Cálculo Diferencial e Integral, desde a sua origem, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de seus principais conceitos, e realizamos três intervenções didáticas em sala de aula. Descrevemos a intervenção didática na qual aplicamos a proposta alternativa, utilizando para tanto uma teoria da aprendizagem baseada no Construtivismo e uma ontologia dos objetos matemáticos que lhe é coerente, e analisamos os resultados relativos à viabilidade, significação e funcionalidade dos conteúdos. Consideramos ainda, a performance dos estudantes e a questão do tempo para execução dos conteúdos. Com base no desenvolvimento histórico, classificamos os diferentes esquemas mentais que o aluno formou ao construir a aproximação infinitesimal de um ponto através de infinitésimos e através de sequências numéricas infinitas. Concluímos apontando a necessidade de novos estudos na área e da extensão desta abordagem para os conceitos que compõem o Cálculo Integral.Tese Os acampamentos da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” e as relações dialógicas com a comunidade local(2018-12-13) Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; ; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; Vasconcelos, José Gerardo; ; Carvalho, Maria Elizete Guimarães; ; Paiva, Marlucia Menezes de;Este trabalho analisa as relações dialógicas ocorridas entre as comunidades locais dos bairros das Rocas e Quintas e os acampamentos escolares da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, em Natal, Rio Grande do Norte. Seu recorte temporal vai de 1960, com o início da campanha eleitoral que elegeria Djalma Maranhão enquanto prefeito de Natal, e se encerra em 1964, com o golpe militar consolidado em abril daquele ano. A Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” foi uma iniciativa da Prefeitura do Natal, visando à erradicação do analfabetismo na capital potiguar. Tal proposta teve oito fases, iniciando com escolinhas isoladas e sendo ampliada com a construção de acampamentos escolares cobertos de palha de coqueiro. Também foram acrescidos à Campanha, a formação de professores, as bibliotecas volantes e fixas, além de diversas ações que visavam à promoção da cultura popular. Para a realização desta pesquisa, fizemos uso do cruzamento de fontes, proposta organizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes em narrativas orais com outras fontes, tanto orais quanto escritas, iconográficas, midiáticas, dentre outras. Nossas principais fontes foram as narrativas orais, coletadas por nós e por outros pesquisadores, ou núcleos de pesquisa. Além destas, utilizamos documentos publicados em livros de Moacyr de Góes, secretário de educação de Natal durante a Campanha, notícias de jornais que circulavam pela capital à época, fotografias da Campanha, pinturas, quadros e tabelas publicados por outros autores e informações estatísticas, transformadas por nós em representações gráficas. Para nos auxiliar a pensar a História da Educação do Rio Grande do Norte, a História Oral e o uso das memórias enquanto fontes históricas, foram indispensáveis autores como: Jacques Le Goff (2013); Jim Sharpe (2011); Paul Ricoeur (2007); Alessandro Portelli (2016); Edward Palmer Thompson (2012, 1998); José Sebe Bom Meihy (2017, 2005); Walter Benjamin (1996); Paulo Freire (2013, 2006); dentre outros. Ao concluir este trabalho percebemos que o êxito da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” esteve ligado diretamente à busca pela construção de relações dialógicas com a comunidade, promovidas através de iniciativas como a valorização da cultura popular, o trabalho das professoras leigas dos próprios bairros e a construção de práticas educativas que consideravam a realidade dos locais em que foram erguidos os acampamentos e demais organizações escolares da Campanha.Tese A ação docente: desvelando o currículo na EJA(2015-06-29) Ferro, Jenaice Israel; ; ; Sampaio, Marisa Narcizo; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; Paiva, Jane; ; Freitas, Marinaide Lima de Queiroz; ; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi;A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos que a ação docente no campo da EJA face às diferenças do alunado está basicamente ligada ao habitus presente em cada sujeito que compõe o corpo docente, compreendido ainda como um conjunto de estruturas objetivas interiorizadas ao longo da trajetória desse sujeito, adquiridos tanto de maneira coletiva quanto individual, cumprindo o papel de orientar as referidas ações que por sua vez delineia o currículo da sala de aula da modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professoras de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos ainda na teorização crítica e pós-crítica de currículo, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer dos/as docentes, formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do/a professor/a, sobretudo, daquele que atua com pessoas jovens e adultas. Esta discussão se entrelaça ainda aos estudos de Josso (2010).Tese Uma ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos: a prática pedagógica da professora Maria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-04) Gusmão, Maria Aparecida Pacheco; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; http://lattes.cnpq.br/0811302121043675; Souza, Ester Maria de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/1466615757756354; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0A ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos, tema condutor deste trabalho, ainda é um desafio no panorama do ensino fundamental. O que tornou essa problemática um tema especial para estudo foi o fato de se optar pelo enfoque de uma vivência de atividades de (re)escrita, em que a singularidade da prática profissional se transformasse em um local de produção do saber, oferecendo subsídios teóricos e práticos a uma professora, para compreender a natureza interativa da linguagem, como espaço de recuperação do sujeito (ser histórico, social e cultural). O campo empírico da pesquisa, estruturada à luz dos pressupostos da pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, foi uma escola pública, no interior da Bahia, numa sala de aula do 3º ano do ensino fundamental. A construção dos dados ocorreu através de: questionário aberto, entrevistas semiestruturadas, observações com vídeogravação, análise documental dos textos produzidos pelos alunos e sessões reflexivas. Os objetivos que sustentaram a investigação desta tese foram: 1) Investigar, na ação pedagógica da professora Maria, as atividades sobre o processo de escrita; 2) Interagir com a professora, na forma de investigação-ação, para: a) refletir sobre os procedimentos teórico-metodológicos para desenvolvimento da prática reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos; b) intervir na construção de situações didáticas que possibilitassem a aprendizagem e desenvolvimento de ações reflexivas no processo de (re)escrita de textos. Para a efetivação desses objetivos houve o compromisso de se estabelecer uma comunicação dialógica com a protagonista, proporcionando sessões reflexivas para que ela pudesse analisar sua prática. As vertentes teóricas mais relevantes para a constituição desta pesquisa provieram das abordagens teórico-metodológicas da teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin (2003; 2004) e sociointeracionista de Vygotsky (1989; 1998), por se acreditar que ambas, através de uma mudança paradigmática, em que a constituição do sujeito e da participação do outro, nas ações de análise e reflexão sobre a língua, proporcionariam oportunidades de internalização e da construção do conhecimento. A reflexão, sistemática e crítica, envolveu a professora na revisão da sua práxis docente, fazendo com que a mesma construísse uma compreensão mais perspicaz do processo de escrita de seus alunos. Isso fez com que se evidenciassem três categorias: 1) ações que refletem o racionalismo técnico; 2) ações que refletem uma metamorfose emancipatória e 3) ações que refletem a autonomização e conscientização. Os resultados corroboram que a ação/reflexão sobre o processo de (re)escrita de textos possui uma dimensão em níveis crescentes de conscientização e autonomia crítica, produzindo ressignificações sobre a práxis docenteTese Acessibilidade e inclusão na educação superior: cultivando novas sementes a partir das histórias de vidas dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Oliveira, Maria Auxileide da Silva; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/2018079396679865; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Guerra, Eliana Costa; Soares, Márcia Torres Neri; Almeida, Sinara Mota Neves deEsta tese consiste em um estudo sobre acessibilidade e inclusão na educação superior, na perspectiva do olhar do estudante com deficiência no âmbito da Universidade Federal do Acre(UFac). Parte do entendimento que as pessoas com deficiência devem ser protagonistas da própria história. Dessa forma, objetivou analisar as narrativas do estudante com deficiência na sua trajetória acadêmica, levando em conta, as políticas de inclusão, dirigidas a eles, no âmbito da Ufac. Trata-se de uma abordagem, de cunho qualitativo, através da pesquisa narrativa, tendo como método a história de vida. Também empregamos no sentido de complementar e proporcionar informações importantes para este estudo, a técnica de amostragem "Bola de neve" (SNOWBALL). Participaram do estudo oito estudantes com deficiência, bem como, seis participantes indicados por esses estudantes como facilitadores de seu processo de inclusão na educação superior, via o snowball. Para análise das entrevistas empregamos a análise temática. Foi realizada ainda análise dos documentos da instituição, como: PDI (2020-2024), Regimento Geral da Ufac (2013) e Ufac em números (2022). Os resultados da pesquisa revelam para que a cultura inclusiva possa ser incorporada na Ufac é importante que o PDI, exponha em suas diretrizes e metas, respectivamente, ações que promovam acessibilidade em todas as suas dimensões pelas diversas instâncias da administração (Pro-Reitorias, Centros acadêmicos, Diretorias, entre outros). Para além da legalidade da questão, a Ufac precisa incorporar os princípios da inclusão e da acessibilidade em suas políticas e práticas institucionais. Para isso é preciso que a instituição esteja aberta ao diálogo e a transformação de paradigmas. Atinente as ações adotadas pelo NAI para a permanência do estudante com deficiência na Ufac, as análises manifestam, que as ações do NAI, estão atreladas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que desenvolvem ações através dos programas: - Programa de Monitoria e Tutoria para Apoio ao Estudante Público-Alvo da Educação Especial (PROMTAED);: Programa de Apoio às Ações de Acessibilidade (Pró-Acessibilidade) ;Programa de Incentivo ao Acadêmico Público-Alvo da Educação Especial (Pró-Pcd). Concernente o ingresso na educação superior, as narrativas dos estudantes participantes, que os recursos solicitados foram suficientes para a realização do Enem, e a lei de cotas contribui para a inclusão desse público na educação superior. Ainda sobre os resultados é possível destacar as dificuldades dos estudantes devido à ausência práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, o papel fundamental dos alunos-monitores, o indício da necessidade de formação de professores e a existência de capacitismo no cotidiano da universidade. Os estudantes verbalizaram sobre a falta de material adequada, questões relacionadas a hábitos de estudos, à quantidade de conteúdo e ao ritmo das atividades, bem como sugeriram um acompanhamento mais preciso pelo NAI do trabalho dos monitores. Considerando a aplicabilidade das políticas públicas inclusivas para a permanência do estudante com deficiência na educação superior, no contexto da Ufac, conforme as narrativas dos participantes, não é possível assegurar que, temos uma universidade inclusiva. Muitas barreiras, dificultam para que a inclusão se efetive de fato na Ufac, mas os estudantes participantes da pesquisa relevaram seu protagonismo e sua resiliência em meio às adversidades. Apesar das normativas estabelecidas no Brasil, a realidade apresentada pelos estudantes entrevistados demonstra falhas importantes na efetivação dessas ações no contexto da Ufac, principalmente no que se refere às dimensões de acessibilidades atitudinal; arquitetônica; comunicacional e informacional e pedagógica. Destarte, a efetivação da acessibilidade ao conhecimento não depende apenas de direitos garantidos em legislações, mas, sim, na quebra de paradigmas e preconceitos que ainda permanecem nos meios acadêmicos.Tese Acesso e permanência na educação superior: representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN que mudaram de curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Telma Elita da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Almeida Neto, Luiz Mello de; ; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; Silva, Rosalia de Fátima e;A educação superior foi abordada sobre o tema acesso e permanência em uma instituição pública. O objetivo principal deste estudo foi analisar a constituição das representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e permanência na educação superior em uma instituição pública. Um estudo desenvolvido a partir da observação da microevasão como um fenômeno social no contexto do CCSA/UFRN, no período de 2013 a 2018, após a adesão da instituição ao REUNI. Com a pesquisa foi possível identificar o espalhamento do fenômeno por toda a instituição. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram recolhidos pelo preenchimento de um questionário on-line por 39 participantes e por 07 entrevistas. Analisados à luz da Teoria das Representações Sociais e de narrativas autobiográficas. Como resultados foram encontrados alguns destaques no perfil dos narradores em relação ao perfil geral. O acesso e a permanência, como objeto de representações sociais, foram compreendidos a partir dos indícios representacionais sobre os eixos ingresso, desistência e reescolha e das narrativas autobiográficas. Gerando a tese: a microevasão se estabelece por processos avaliativos (juízo) da educação superior, do curso evadido e do novo curso matriculado e por processos de reflexão autobiográfica. Esses retrospectivos e prospectivos da (re)descoberta de si e de uma nova profissão almejada. Contribuindo, portanto, para um olhar positivo da microevasão, considerando o cenário investigado, e de uma preocupação para a gestão universitária no que se refere às práticas pedagógicas, ao processo de orientação acadêmica e à gestão das vagas ociosas.Tese Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; ; http://lattes.cnpq.br/7792275216361433; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7A tese tem como objeto de estudo o acompanhamento da escrita de memoriais de formação, elaborados como trabalho de conclusão do curso de graduação em Pedagogia (PROGRAPE). A pesquisa organizou-se em torno das seguintes questões norteadoras: Como se entrecruzam experiência profissional das professoras-formadoras e suas práticas de acompanhamento da escrita dos memoriais; Quais as inquietações das professoras e alunas sobre o processo de biografização? Que procedimentos possibilitam o acompanhamento dos memoriais de formação sem perder de vista sua dimensão formadora? O pressuposto que embasa esta investigação baseia-se na compreensão de que acompanhamento da escrita do memorial de formação constitui-se das dimensões de ensinar e aprender ao longo de um processo de coinvestimento nas práticas de orientação em grupo. Participaram da pesquisa duas professoras-formadoras e um grupo de sete alunas -formandas. Como fontes de pesquisa foram utilizados: dois ensaios autobiográficos escritos pelas professoras-formadoras e seus diários de acompanhamento das alunas elaborados durante o ano letivo de 2011; a transcrição da interação entre as professoras-formadoras e a pesquisadora em dois grupos reflexivos, realizados para a discussão e o aprofundamento das questões orientadoras da pesquisa. Do ponto de vista conceitual, três categorias teóricas fundamentaram as análises: (i) a noção de experiência, compreendida como auto(trans)formadora da pessoa que narra e faz uma reflexão sobre a própria experiência (LARROSA, 2002, 2004, 2010; JOSSO 2010, 2012); (ii) aprendizagem que resulta do trabalho de escrita para dar sentido à experiência vivida (CHARLOT, 2000, 2001, 2008; JOSSO, 2004, 2010, 2012) e (iii) identidade, que é (re)construída durante o processo de biografização, na interação social com o outro (NÓVOA, 1992; DUBAR, 1997; LAWN, 2001; PIMENTA 1997). A análise dos dados revela a importância do trabalho no grupo reflexivo com as professoras-formadoras fortalecendo, por um lado, a dinâmica do coinvestimento biográfico para o desenvolvimento da compreensão delas mesmas e de sua identidade docente e, por outro lado, para que saíssem de uma visão individual de acompanhamento e adotassem uma prática coletiva mais profícua para o processo de biografização. Observou-se, ainda, que experiências, saberes e práticas profissionais entrecruzam-se na dimensão do cuidar do outro e repercutem para além das injunções institucionais às quais devem responder um memorial de formação. Os registros realizados nos diários pelas professoras-formadoras sobre a prática do acompanhamento oportunizaram reflexão, reorientação e avaliação no percurso de escrita de cada aluna, ao tempo em que apontaram para as possibilidades da continuidade da formação das professoras-formadoras. Conclui-se que as dimensões da autoformação, heteroformação e ecoformação estão imbricadas no acompanhamento do processo de biografização e confirmam que o acompanhamento é uma prática de aprendizagens mútuas e complexas que põe em diálogo a subjetividade das pessoas envolvidas, sem deixar de atentar para os elementos contextuais e institucionais nos quais estão inseridosTese Acompanhamento educacional no hospital e na escola regular: o que dizem crianças, mães e professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; https://orcid.org/0000-0002-4214-7700; http://lattes.cnpq.br/5015707256397317; http://lattes.cnpq.br/2683710015746565; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; Furlanetto, Ecleide Cunico; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de; Rocha, Simone Maria da; Barbosa, Tatyana Mabel NobreEsta tese tem como objetivo geral investigar, com base em narrativas da experiência vivida, os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, suas mães e professoras atribuem ao acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular. Tomamos como objeto de estudo os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, mães e professoras atribuem à classe hospitalar e à escola regular. Adotamos, em nossa pesquisa de doutoramento, os princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Situamo-nos também nos estudos da infância, e em pesquisas sobre a escolarização em contexto hospitalar, em especial, aquelas produzidas pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS/UFRN/CNPq). Participaram da pesquisa 04 (quatro) crianças em tratamento de doenças crônicas, entre 05 (cinco) e 11 (onze) anos de idade, que realizaram ou realizam acompanhamento pedagógico nas classes hospitalares em que atuou ou atua a pesquisadora como docente; 04 (quatro) mães; 02 (duas) professoras que acompanharam ou acompanham crianças em classe hospitalar, entre os anos de 2014 e 2022. O corpus da pesquisa está formado pela transcrição de narrativas de 04 (quatro) crianças enfermas, produzidas numa situação de “faz de conta”, em rodas de conversa com a pesquisadora e um boneco alienígena, chamado Alien, que vem de um planeta que não tem escolas e hospitais; de 04 (quatro) mães, produzidas durante entrevista narrativa; de 02 (duas) professoras de crianças com doenças crônicas, a pesquisadora e a professora Alien, que está iniciando como professora de classe hospitalar e gostaria de saber como é a escola dentro do hospital. Ainda fazem parte das fontes: desenhos das crianças, das mães e professoras; anotações no diário de campo da pesquisadora. As análises revelam que o acompanhamento educacional em classe hospitalar oportuniza à criança enferma a possibilidade de continuar ativa em seu processo de desenvolvimento através da efetivação da garantia do direito à educação, e colocam a escola regular como representação da cura, como lugar de liberdade e felicidade. As narrativas das crianças, de suas mães e professoras corroboraram para o reconhecimento da classe hospitalar como uma aliada no “processo de cura”, uma vez que possibilita a manutenção de uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, a aprendizagem dos conteúdos escolares ao possibilitar o acesso e/ou a continuidade da escolarização durante o tratamento de saúde. Tais achados permitem propor como tese de que a criança com doença crônica, ao contar suas experiências no acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular, produz conhecimentos singulares sobre essas vivências e mais elaborados sobre ela mesma e sobre a realidade em que está inserida. A escuta da criança, ampliada às suas mães, mulheres que se dedicam integralmente aos cuidados de seu.a.s filho.as enfermo.as, e às professoras que as acompanham cotidianamente na classe hospitalar, possibilita compreender a trajetória da criança enferma em diferentes lugares e momentos e oferecem pistas sobre a efetividade da garantia do direito à educação dentro e fora dos muros do hospital.Tese Adelle de Oliveira: trajetória de vida e prática Pedagógica (1900-1940)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-16) Gomes, Edna Maria Rangel de Sá; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/3060869388251465; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2O objetivo principal deste trabalho é analisar a prática pedagógica de Adelle Sobral de Oliveira, no período de 1900 a 1940, visando perceber como se deu a sua atuação como educadora e administradora, no Externato Ângelo Varela, na cidade de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, numa época em que o ensino público se instalava de forma mais efetiva e se consolidava como moderno no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma educadora autodidata cujo trabalho desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, naquele lugar, corroborado por depoimentos de intelectuais ceará-mirinenses ou dos que ali se instalaram. Tomamos como fontes de pesquisa os cinco Livros de Leitura de Felisberto de Carvalho, utilizados por Adelle de Oliveira em seu externato; entrevistas com ex-alunos; pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; em jornais de circulação na época; no Arquivo Público do Rio Grande do Norte; mensagens dos governadores e, principalmente, em documentos do Departamento de Educação, leis e decretos do Governo, além de pesquisas no Jornal manuscrito O Sonho, criado e dirigido por Adelle de Oliveira, bem como no Arquivo Público de Ceará-Mirim. Nosso intuito é entender a difusão e modernização da instrução primária no interior do nosso estado a partir das práticas educativas dessa professora. Os resultados da pesquisa demonstram que Adelle de Oliveira utilizava os chamados métodos modernos de educação, de caráter prático e experimental para o ensino das disciplinas. Desse modo, em seu cotidiano escolar, procurou abolir práticas como castigos físicos e aprendizagens mecânicas e decorativasTese ADESE: uma experiência de educação complexa no Seridó norte-rio-grandense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Medeiros, Umberto de Araújo; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; http://lattes.cnpq.br/0492764023794878; Dantas, Eugenia Maria; Soares, Julio Ribeiro; Azevedo, Marcio Adriano de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; Paiva, Marlucia Menezes deA tese apresenta a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) como uma experiência ético-político-pedagógica, nascida do processo de reflexão, conscientização e lutas em busca de um desenvolvimento sustentável para a região. A pesquisa foi desenvolvida a partir de visitas in loco, análise de documentos, atas, acervos fotográficos, entrevistas, testemunhos e consultas bibliográficas. A composição das ideias tem base no pensamento de autores das Ciências da Complexidade e seus interlocutores, dentre eles Edgar Morin, Isabelle Stengers, Ilya Prigogine, Maria da Conceição de Almeida, Ailton Krenak, Serge Latouche e Papa Francisco. O recorte temporal (1997 a 2005) considera o dinamismo democrático dos alicerces da Agência e os primeiros anos do ápice de efervescência da força do coletivo. Constituída a partir do diálogo entre setores sociais religiosos, acadêmicos, intelectuais, políticos e, principalmente das mobilizações populares coletivas, a ADESE ultrapassa as características tradicionais de uma agência (elaborar, gerir e executar projetos). E reluz como uma entidade de educação política voltada para a redução das desigualdades sociais, a promoção do bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais do lugar. Por meio dos múltiplos agenciamentos coletivos, caracterizou-se pela abertura aos constantes aprendizados construídos partir das contradições, encontros e desencontros, continuidades e descontinuidades. Atenta à vocação econômica da região, empenhou-se no desenvolvimento de projetos de construção de adutoras para o enfrentamento das questões hídricas, de incentivo à modernização e profissionalização da produção de leite, queijo e carne de sol e no investimento em políticas de combate à poluição do solo e do ar. Longe do fascínio desenvolvimentista que se assenta nas imposições de projetos políticos sem base social, guiou-se por uma pedagogia de base complexa, na qual a escuta, ação e acolhimento se pautam nos princípios da cidadania e do respeito ao ecossistema.Tese Adrien-Marie Legendre (1752-1833) e suas obras em Teoria dos Números(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-14) Ramos, Maria Aparecida Roseane; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; ; http://lattes.cnpq.br/2859541095732022; Sá, Pedro Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/4323922632919962; Sad, Ligia Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/1714140036102231; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Sousa, Giselle Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282Este trabalho teve por objetivo inventariar, sistematizar e avaliar as obras em Teoria dos Números do matemático francês Adrien-Marie Legendre (1752-1833), com certa ênfase no seu livro Teoria dos Números, edição francesa de 1830, bem como realizar um estudo histórico da vida desse matemático. Para tanto, foi investigado o papel desempenhado por essas obras e sua influência no desenvolvimento da Teoria dos Números no contexto de sua época. Uma leitura da vida de Adrien-Marie Legendre foi realizada por meio de suas relações pessoais e de suas produções científicas e colocou em evidência certos elementos históricos do desenvolvimento de um povo, das ciências e suas possíveis consequências que nortearam a própria evolução da sociedade francesa dos séculos XVIII-XIX, e revelou características marcantes da personalidade de Legendre no meio matemático contemporâneo, como as infindáveis querelas com Gauss a respeito de prioridades de descobertas científicas. Um estudo sistemático da obra Teoria dos Números (1830) num contexto histórico-social e a análise de certos conteúdos da obra comparados a alguns textos de outros autores nos permitiram compreender a evolução dinâmica dos caminhos percorridos pelo autor, quanto à semântica, à organização das demonstrações, à estrutura lógico-dedutiva que permearam suas descobertas matemáticas em Teoria dos Números, a exemplo da sua famosa lei de reciprocidade. O impacto causado por suas obras em Teoria dos Números na comunidade matemática francesa da época e as contribuições do autor à ciência antes e depois da publicação da obra revelou que Teoria dos Números, obra à qual o autor consagrou mais da metade de sua vida no intuito de aperfeiçoá-la, tornou notória a honra que lhe é devida como o primeiro tratado de uma Aritmética superior que tanto inspirou a outros matemáticos para o avanço dessa ciência no século XX. Legendre recebeu homenagens póstumas dos matemáticos Beaumont, e Poisson, que inclusive discursou em seu funeral, e o seu nome se encontra perpetuado na face Trocadéro da Torre Eiffel que contém uma lista de 72 ilustres cientistas e dá nome a uma passagem e a uma rua do 17º bairro da cidade de ParisTese O AEE e o trabalho articulado na educação infantil: por uma escuta ao corpo e um olhar sensível às diferenças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-24) Peixoto, Sara Maria Pinheiro; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/3578244122989097; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Fonseca, Gessica Fabiely; Machado, Roseli Belmonte; Fonseca, Michele Pereira de Souza daPartindo da assertiva de que o corpo é o eixo de relação com o outro e com o meio, considerando-se o tempo, espaço, cultura e as experiências dos sujeitos, defendemos o entendimento de que é pelo corpo que se conhece o mundo e o mundo é incorporado ao corpo através de suas experiências e relações subjetivas estabelecidas por ele. Sob essa perspectiva, despontou essa pesquisa de doutorado que teve como objetivo analisar as dimensões de uma proposta de formação colaborativa, considerando o corpo nos processos de aprendizagem das crianças com/sem deficiência e suas implicações para as práticas de professores do AEE e da sala regular da Educação Infantil. Metodologicamente, ancoramonos nas dimensões alteritárias e dialógicas de uma pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa colaborativa, defendendo a tese de que, quando consideramos o corpo como protagonista do ato educativo, estamos contribuindo nos processos de aprendizagens da criança com/sem deficiência (BOGDAN; BIKLEN, 1994; IBIAPINA, 2008; GASPAROTTO; MENEGASSI, 2016). Pensando nisso, buscamos a realização de um trabalho formativo na/para a perspectiva inclusiva, articulando as práticas do professor do AEE e junto à sala regular de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal. A formação docente esteve alicerçada na epistemologia teórica do filósofo Merleau-Ponty (1999), considerando que o professor precisa sensibilizar sua prática pedagógica por caminhos que considere o corpo em movimento à luz da fenomenologia da percepção, considerando a experiência do sentir e do perceber para além de um corpo físico e biológico, mas um corpo que se constitui nas histórias, afetos e memórias construídas a partir das suas aprendizagens, imbricadas em uma relação de sentidos e significados (NÓBREGA. 2015). Quanto à natureza colaborativa, desenvolvemos momentos formativos por meio de um curso de extensão, considerando as dez oficinas, os estudos teóricos, os momentos de planejamentos e a elaboração de um Plano de trabalho que pudesse ser desenvolvido no AEE junto à sala regular, constituindo, assim, um corpus de dezessete partícipes. Para fins de construção dos dados, fizemos uso da análise documental, das entrevistas e observações, assim como dos registros nos Portfólios reflexivos, que constituíram os Diários de Campo 1 e 2 (GIL, 2008; TRIVIÑOS, 2007; ARAÚJO, 2013). Os dados foram triangulados e categorizados à luz de Bardin (2016) e Franco (2018), fomentando as discussões teóricas que alicerçam a tese. Como resultados, evidenciamos que o processo formativo provocou mudanças de concepções e rompimento de estigmas a respeito das corporeidades das crianças com/sem deficiência, destacando-se atitudes reflexivas e críticas das práticas, permeando o diálogo e a troca de experiências, pautando-se na ação-reflexão do próprio fazer, reverberando no planejamento e na execução do Plano de trabalho elaborado que veio ratificar a tese defendida neste trabalho. Trazer esse conhecimento sobre corpo como sentido e significado foi apostar nas experiências da sensibilidade (MERLEAUPONTY, 1999). As experiências oportunizaram trazer um olhar e uma escuta sensível para este corpo, a começar da primeira infância, como ato fundamental para a criança estabelecer esse encontro consigo, com o outro, acolhendo a diversidade de corpos, ampliando seu conhecimento e se constituindo nas relações de ser e estar no mundo, como um sujeito pensante e aprendente que, apesar de ter limitações, tem potencialidades. Depreendemos que a pesquisa não visou apenas levar a discussão e a importância de se trabalhar sobre este objeto de estudo, mas articular a dimensão deste corpo nas práticas pedagógicas em diferentes espaços na escola, ancorados em um trabalho colaborativo e articulado para e com todas as crianças, dando visibilidades e voz a estes corpos, contribuindo em seus processos de aprendizagens, na busca de construir a escola inclusiva que tanto almejamos.Tese Agir, aprender, formar, intervir, agir uma experiência dos consultores internos na gestão do conhecimento da Petrobrás UN-RNCE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-04) Freitag, Maria Salete Batista; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; ; http://lattes.cnpq.br/3094358031059703; Pereira, Francisco de Assis; ; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes daA investigação tem como objeto de estudo a formação de consultores internos no contexto organizacional na resolução conjunta de problemas, em torno da conversão do conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender e explicar os sentidos atribuídos pelos consultores internos da Petrobras às suas práticas e à sua formação no processo de conversão do conhecimento tácito em explícito, em torno da resolução conjunta de problemas junto aos seus colaboradores. Direciona sua construção, o seguinte questionamento: quais os sentidos atribuídos pelos consultores da Unidade de Negócios Rio Grande do Norte Ceará (UN-RNCE) na Gestão do Conhecimento (GC), as suas práticas interventivas e formativas na resolução de problemas, bem como na conversão do conhecimento tácito em explícito? O trabalho considera que há uma dupla lógica integrada em suas práticas cotidianas: resolver problemas e converter conhecimento. A tese considera que as práticas cotidianas desses consultores são caracterizadas como espaços epistêmicos e de formação permanente mediante a conversão do conhecimento. Adota como base os princípios da abordagem multirreferencial no que diz respeito à tradução de uma diversidade de ângulos, de óticas e de perspectivas, o que permite a interpretação e compreensão dos aspectos complexos que integram a conversão do conhecimento. A compreensão e explicação dos sentidos se apoiam na metodologia da entrevista compreensiva, apropriando-se da escuta sensível para interpretação compreensiva dos discursos orais de dez consultores e recorrendo, complementarmente, à autoscopia, pondo em prática, assim, a postura do pesquisador enquanto um artesão intelectual . Avalia que os limites e as possibilidades para a formação e para a aprendizagem na conversão do conhecimento decorrem, de um lado, devido a uma cultura de formação predominantemente orientada pelo paradigma da racionalidade técnica e, por outro, em função de um conjunto de relação com o saber e de relação de saber , revelado na busca pela formação em outras dimensões. Há tensões entre as demandas locais e globais situadas em uma conjuntura caracterizada por uma organização sistêmica do conhecimento. Contudo, o contexto é percebido, pelo pesquisador, como impregnado pela descontinuidade, imprevisibilidade e incertezas, mobilizando um conjunto de elementos formativos necessários à mediação nas práticas desses consultores. Predomina um suporte instrumental e tecnológico, restringindo a formação e dificultando o posicionamento da consultoria como função nuclear na Gestão do ConhecimentoTese Aí eu era Antônio Brasil: contribuições de situações didáticas com conhecimentos históricos para a construção da identidade pessoal da criança na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-08) Victor, Analice Cordeiro dos Santos; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/8003019884039221; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846O objetivo principal deste trabalho consiste em compreender as relações entre situações didáticas que envolvem o conhecimento histórico e o processo de construção da identidade pessoal por crianças da Educação Infantil. Sua questão central indaga se os conhecimentos históricos oferecem contribuições para a construção da identidade pessoal pelas crianças da Educação Infantil. Destaca-se, também, a intenção de contribuir para ampliar a discussão sobre o ensino/aprendizagem de temas históricos na Educação Infantil, e possibilitar a interlocução com outros professores desta etapa de ensino. Foram adotados os princípios teórico-metodológicos da abordagem qualitativa e assumidas as diretrizes metodológicas da pesquisa colaborativa. Constatou-se que a sistematização de situações didáticas envolvendo os conhecimentos históricos na Educação Infantil contribui no processo de construção da identidade pessoal pela criança. Esta, ao se apropriar de tais conhecimentos, reúne informações que lhe permite estabelecer as mais diversas relações, de modo a comparar práticas culturais de seu tempo com práticas de outros tempos. Assim orientada, a criança busca relacionar a sua história com o tema histórico ao qual teve acesso, organizando explicações e construindo respostas acerca do seu meio e de si própria. Isso tudo aponta para a compreensão de que no processo de internalização do conhecimento histórico a criança vai se constituindo como sujeito e, desse modo, tal conhecimento pode ser concebido como elemento mediador na constituição de sua identidade pessoalTese Aikido como educação do corpo em espaços educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Melo, José Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; https://orcid.org/0000-0002-2789-2737; http://lattes.cnpq.br/9147718059213861; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Maria Eleni Henrique da; Soares, Marta GenúNa tese é defendido o argumento do Aikido como educação do corpo. Essa tese é inspirada na filosofia de Merleau-Ponty, que emerge da percepção do corpo em movimento no mundo, consigo mesmo e com os outros. Esse argumento parte de uma leitura compreensiva sobre a história e a filosofia do Aikido, as experiências-vividas com essa arte marcial em suas virtudes, e na tensão entre a disciplina e a liberdade de aprender seu repertório marcial. Em continuidade, tem-se nas práticas pedagógicas como professor de Educação Física e instrutor iniciante de Aikido um caminho de experiência educativa, apontando veredas e horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos em uma educação sensível. As experiências vividas com a consciência corporal durante a formação inicial e posteriomente como o Aikido impactou-me profundamente, por isso assumimos a experiência do corpo em movimento expressando os aspectos subjetivos do ser corpo. Nesse movimento, indaga-se: Qual a compreensão de educação, de corpo e de movimento na filosofia do Aikido? Assim, traçamos como objetivos de pesquisa: a) contextualizar os aspectos filosóficos e históricos sobre o Aikido e a relação com a educação como compreensão; b) descrever uma percepção do corpo em movimento no Aikido como processo de incorporação de virtudes; c) narrar experências-vividas advindas do corpo em movimento no Aikido na tensão sobre disciplina e liberdade; d) relatar experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty. Para tanto, a fenomenologia é nosso fundamento epistêmico, ontológico e metodológico, onde a descrição do mundo-vivido, a redução fenomenológica e a intencionalidade são momentos de um mesmo movimento, em outras palavras, a medida que realizo cada descrição, é porque efetuo a redução fenonomenológica, e a cada decisão estou no âmbito da intencionalidade, projetando-me em um caminho, um polo significativo onde está imerso os polos noéticos e noemáticos, ocupando espaços vazios, isto é, o método fenomenológico é o fluxo do pensamento percebendo a si mesmo nesse movimento, sabendo que é um movimento incompleto, pois a cada vazio ocupado, outros vazios se abrem. Vale destacar que essas noções não são momentos fragmentados, mas são variações de um único instante, de uma experiência. A tese está estruturada em quatro seções, onde a primeira seção situa e contextualiza os aspectos filosóficos e históricos do Aikido e a relação com a educação como compreensão; em seguida, debato sobre o processo de incorporação das virtudes, destacando experiências como estudante dessa arte marcial; posteriormente, reflito sobre a tensão entre disciplina e liberdade no Aikido e apresento a perspectiva de Merleau-Ponty do corpo como obra de arte e no último momento apresento os relatos de duas experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos, epistemológicos e pedagógicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty.Tese Alfabetizar letrando jovens e adultos da escola pública: necessidades de formação docente materializadas em conteúdo de formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-28) Silva, Dicla Naate da; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; http://lattes.cnpq.br/2527223181575594; http://lattes.cnpq.br/3135492351176323; Noronha, Claudianny Amorim; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Cavalcante, Maria Marina Dias; http://lattes.cnpq.br/5282528331075940; Cabral, Marlucia Barros Lopes; http://lattes.cnpq.br/3358484754472194; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Pontes, Verônica Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5868116609416027A análise de necessidades de formação não se constitui um fim em si mesma, tampouco acaba na sua identificação, mas se estende na tomada de decisão acerca das etapas formativas, da qual é um suporte, podendo, portanto, ser definida como uma prática geradora de objetivos de formação, isto é, como fundamento de um projeto de formação. Segundo os autores de referência, as necessidades de formação despontam nas e das situações de trabalho, sendo condicionadas por quatro relevantes aspectos: as representações dos sujeitos sobre essas situações; as relações sociais que se estabelecem no âmbito de dada organização/instituição; os recursos financeiros disponíveis; as possibilidades de promoção subjacentes à formação. Nesta pesquisa, assumimos, em concordância com Rodrigues (2006), que a formação do professor será tanto mais produtiva quanto mais estiver articulada com o professor no contexto do seu trabalho docente, considerando suas concepções, valores e expectativas em relação à sua prática pedagógica cotidiana. Nessa perspectiva, nossa concepção é a de que o professor deva ser coautor da sua formação e atuação e que essa formação esteja diretamente relacionada às condições do exercício docente, no bojo das quais emergem as necessidades formativas. Nessa direção, conduzimos a pesquisa com a expectativa de contribuir com elementos potencialmente capazes de possibilitar uma formação continuada a serviço da melhoria da prática pedagógica para alfabetizar jovens e adultos da escola pública, na perspectiva do letramento. Desse modo e em coerência com a concepção de necessidades formativas assumida, concebemos a análise de necessidades de formação como o conjunto das operações que vai desde a recolha das necessidades até a sua ponderação analítica, o que, segundo Rodrigues (2006, p.104), requer a identificação de um conjunto de representações dos sujeitos sobre o que lhes falta para o exercício profissional, o que poderia vir a ser obtido por meio de formação. Todavia, não só as suas representações nos interessavam, mas também este conjunto de pensamentos particulares e pessoais sobre transformações do quotidiano profissional ou da resolução de um dado problema desse mesmo quotidiano. Tentamos ir além, buscar igualmente as suas necessidades naquilo que não foi (ainda) dito ou praticado, por meio das observações em salas de aula das professoras colaboradoras da pesquisa. Com esta postura de pesquisa, pretendemos dar conta da natureza dual das necessidades, visto que elas se constituem também de elementos subjetivos, não apenas dos elementos objetivos. Em nosso entender, aí está a relevância do estudo: trazer à tona tais necessidades, como contribuição às discussões sobre formação docente a partir das necessidades formativas desses professores. Para nos orientar no estudo, em consonância com a problemática planejada, elegemos os seguintes objetivos: 1. Explicitar percepções de professores da EJA, acerca de suas necessidades formativas no âmbito do desenvolvimento de práticas pedagógicas que objetivem a alfabetização-letramento de jovens e adultos da escola pública; 2. Inferir necessidades formativas de professores alfabetizadores da EJA, a partir da utilização de procedimentos de recolha dos dados; 3. Materializar - as necessidades de formação apreendidas - em Conteúdos Programáticos da formação de professores alfabetizadores da EJA. Estes objetivos dão cobertura às duas principais facetas do objeto de estudo, pois que o primeiro dá conta de captar as representações dos docentes, aquilo que eles têm em mente sobre suas necessidades, com base no que conseguiram verbalizar durante os momentos de interação ‘face a face’ com a pesquisadora; o segundo objetivo orienta a pesquisa para as inferências de necessidades ainda não identificadas pelos docentes, mas que podem ser captadas por terceiros, em sessões de observação de suas práticas. Para operacionalizar os objetivos, formulamos três questões norteadoras da pesquisa: 1. Que percepções os professores têm sobre as suas necessidades formativas? 2. Que necessidades formativas das professoras podem ser inferidas, a partir do ‘dito’ e do ‘não-dito’ sobre suas práticas alfabetizadoras na EJA? 3. Como as Necessidades Formativas podem se desdobrar em Conteúdos Programáticos, orientados para a Formação do professor alfabetizador da EJA? A pesquisa se inscreve na Abordagem Qualitativa da Investigação Educacional, consoante Bogdan e Biklen (1994), e Lüdke e André (1986), na forma de Estudo de Caso, pois se refere a uma realidade particular que, mesmo inserida num contexto mais amplo, tinha seus contornos bem delimitados, dos quais procuramos extrair o que lhe era peculiar (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p.17). A escolha do campo empírico e dos sujeitos foi criteriosamente empreendida e articulada. Portanto, a escolha dos sujeitos foi delimitada a uma escola com oferta de formação continuada para professores da EJA, pelo menos nos últimos cinco anos, para que estes sujeitos, vivenciando práticas de formação em serviço na área da alfabetização, tivessem um repertório de experiências significativas na constituição de seus saberes. Para a construção dos dados, foram utilizados: a entrevista semi-diretiva, aplicada a duas professoras de EJA, sendo uma do Nível I e a outra do Nível II; a observação foi realizada nas salas de aula destas professoras; a análise documental foi feita sobre os principais documentos normativos da EJA no Brasil, vigentes à época da pesquisa. Os dados gerados foram submetidos à análise de conteúdo, nos moldes de Bardin (1977, 2011) e foram categorizados segundo orientações de Amado (2014). Ao término do estudo, trazemos a público oito categorias de necessidades, convertidas e/ou materializadas em conteúdos programáticos da formação docente. Estes se constituem na principal contribuição desta pesquisa, que, haja vista a sua potencialidade para intervir, de forma positiva, nas demandas dos docentes da EJA e dos seus alunos. Especulamos, ainda, com base nos dados gerados, sobre possíveis causas das limitações verificadas, para além do atual modelo de formação, associada a limitações operacionais, nos níveis da macro e da micro gestão didático-pedagógica da sala de aula.Tese Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-05) Vieira, Giane Bezerra; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321; Braz, Anadja Marilda Gomes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797487P6; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Leal, Telma Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/2358658346044158As pesquisas realizadas na área de educação têm atentado para a importância da realização de ações voltadas para a análise de necessidades formativas como forma de ajuste às mudanças sócioculturais que exigem cada vez mais uma atividade criadora na preparação dos professores na perspectiva da sua formação. A preocupação com o fracasso escolar ligado à alfabetização de crianças que frequentam a escola pública nos levou à construção desta tese que tem como objetivos: investigar necessidades de formação de professores do Ensino Fundamental da escola pública acerca de conhecimentos subjacentes ao desenvolvimento de uma prática pedagógica de alfabetização na perspectiva do letramento e (re)construir, com os professores participantes da pesquisa, conhecimentos relativos ao processo de alfabetizar letrando , a partir de suas necessidades de formação. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Ceará- Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental I e II, contando com a participação de 7 professores e uma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. Partimos do princípio de que as necessidades de formação são fenômenos subjetivos, socialmente construídos que permitem a tomada de consciência dos objetivos para a formação. A abordagem investigativa é de natureza qualitativa, cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados, valores, intenções que os seres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em que interagem. Nesse contexto, optamos pela investigação-ação por considerarmos esse tipo de pesquisa como um espaço, tanto de investigação, quanto de formação profissional, em que professores e pesquisadora assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, construir necessidades de formação e refletir as suas práticas. Como procedimentos de construção e análise dos dados, desenvolvemos observações participantes nas atividades de sala de aula; entrevistas semiestruturadas (individuais e coletivas) com professores e supervisora; análise de documentos escolares e sessões de estudos reflexivos que possibilitaram a triangulação dos dados e a análise de conteúdo. O percurso de pesquisa revelou que a análise de necessidades formativas dos professores é um recurso capaz de contribuir para o planejamento de projetos de formação contínua mais apropriados à construção da sua identidade crítica e reflexiva. Neste sentido, permitiu que fossem construídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professores em relação à alfabetização na perspectiva do letramento. As necessidades conceitualizadas a partir das dificuldades dos professores, das carências percebidas e dos desejos de mudança manifestados por eles, quando são construídas na análise e reflexão de práticas concretas, tendem a traduzir-se em teorização de problemas, sem uma dimensão de aplicação de saberes. Desse modo, as vivências do processo formativo estão possibilitando a reflexão das práticas de ensino da leitura e da escrita e a assunção de posturas mais voltadas para propiciar aos alunos condições de entendimento, compreensão e uso social dos escritos e da função do sistema de escrita. Os conteúdos temáticos da formação permitiram o acesso ao conhecimento de novas formas de conceber e trabalhar com a leitura e a escrita e suas funções sociais e saltos qualitativos dos professores com relação à prática de alfabetizar letrando. Essa construção teórica nos possibilitou: conhecer e refletir necessidades de formação no âmbito da formação continuada de professores; ressignificar nossa própria formação e revisitar a nossa prática como formadora de professores que atuam na escola pública. Concluímos com a confirmação de que a reflexão dos professores sobre as suas próprias necessidades de formação contribuiu para transformações de suas concepções e práticas de alfabetização e letramento, mesmo diante de dificuldades encontradas, tanto na formação, quanto na organização do trabalho pedagógico