CCSA - TCC - Biblioteconomia
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Navegando CCSA - TCC - Biblioteconomia por Autor "0000-0002-1058-4260"
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TCC A biblioteca escolar no âmbito da educação continuada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Nascimento, Isabelle Menezes do; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; http://lattes.cnpq.br/5991446352259624; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; 0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Cunha, Jacqueline de Araújo; 0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562As bibliotecas escolares são indispensáveis nas escolas, pois possibilitam acesso aos materiais informacionais diversos, ao espaço físico específico e aos serviços criados e mantidos por bibliotecários. Estes profissionais precisam se manter atualizados e isso se faz mediante a educação continuada. Diante disto, este trabalho tem por objetivo analisar como os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil, tem contribuído com a educação continuada dos bibliotecários escolares. Objetiva de forma específica, quantificar os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, stricto sensu (mestrado e doutorado), que possuem disciplinas voltadas à biblioteca escolar; apontar as regiões do Brasil que mais atuam na formação contínua dos bibliotecários escolares; identificar os nomes das disciplinas e ementas que mais contribuem com a formação do bibliotecário escolar e verificar quais as temáticas são apresentadas dentro dos programas de pós-graduações que são voltadas para a biblioteca escolar. A metodologia por sua vez, baseia-se na tipologia de pesquisa básica quanto a sua natureza; quantitativa, quanto à forma de abordagem do problema; descritiva quanto aos objetivos; e uma pesquisa documental, quanto aos procedimentos. Para a sua realização, utilizou-se a plataforma Sucupira, para acessar os sites dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, para a extração dos dados a fim de quantificar os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação que colaboram com a educação continuada dos bibliotecários escolares, no decorrer da pesquisa vê que dos 27 programas existentes de Pós-graduação em Ciência da Informação, apenas 10 possuem disciplinas voltadas à biblioteca escolar. Por fim conclui que a educação continuada dos profissionais que atuam em bibliotecas escolares é existente no país, porém com algumas ressalvas, em relação a relevância dessa temática dentro dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do país.TCC Biblioteca pública e a agenda 2030: um estudo sobre a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Schmidt, Ana Gabriela Lobato; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; 0009-0003-8215-3763; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; http://lattes.cnpq.br/9555133324411097; Moreira, Luciana de Albuquerque; 0000-0001-7265-3164; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Cunha, Jacqueline de Araújo; 0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562A biblioteca pública pode desempenhar um papel importante no avanço dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 por ser um espaço acessível e inclusivo, que proporciona o acesso à informação, promove o aprendizado, apoia a pesquisa e preserva o patrimônio cultural. Com base nesses aspectos, o objetivo geral deste estudo é realizar uma análise da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, investigando suas contribuições para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, especificamente no que se refere ao acesso à informação, apoio à pesquisa e ensino, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e preservação do Patrimônio Cultural. Nesse sentido, busca-se demonstrar a inter-relação entre as bibliotecas públicas e a agenda 2030, bem como investigar quais iniciativas promovidas pela Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira estão alinhadas com os objetivos do recorte temático deste estudo. Utilizou-se o método do estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aberto, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa. Ao final deste estudo, conclui-se que a biblioteca cumpriu parcialmente os três recortes temáticos de acesso à informação, apoio à pesquisa e ensino, TICs e preservação do patrimônio cultural. No entanto, identificou-se um grande potencial para expandir sua atuação e aprimorar sua contribuição nessas áreas.TCC Produção científica sobre design da informação na perspectiva da Ciência da Informação: um estudo na base de dados referencial de artigos de periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Silva, Élen Ferreira Carvalho; Cunha, Jacqueline de Araújo; 0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Sanchez-Tarrago, Nancy; 0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Campos, Arthur Ferreira; 0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106A Ciência da Informação é campo científico que trabalha a informação dentro do seu próprio contexto e a partir de seus próprios métodos, no entanto é um campo extremamente abrangente e que estabelece relações interdisciplinares com outras áreas que também se preocupam com a codificação, representação e apresentação da informação. O estudo apresenta uma análise do tema "Design da Informação" na Ciência da Informação, utilizando métodos bibliométricos e sociométricos. Por meio da coleta de artigos na base de dados BRAPCI, o trabalho investigou a evolução da produção acadêmica nessa área ao longo do período de 2013 a 2022. Os resultados revelaram que a crescente relevância do Design da Informação na comunidade acadêmica, abordando sua importância na apresentação efetiva de informações complexas e na facilitação da comunicação entre usuários e sistemas de informação. Além disso, o estudo destacou os principais periódicos e autores que contribuem para esse campo, identificando parcerias colaborativas essenciais para o avanço do conhecimento. A pesquisa ressalta a interseção entre o Design da Informação e a Ciência da Informação, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar.