CCSA - TCC - Biblioteconomia
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TCC A função dos sebos como lugares de memória: um estudo sobre o Sebo Vermelho em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Rodrigues, Beathriz Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156O presente trabalho tem como tema a caracterização dos sebos como lugares de memória, a partir de um estudo sobre o Sebo Vermelho, localizado no bairro da Cidade Alta, em Natal (RN), endereço de relevante valor histórico para a cidade. Busca-se analisar em que medida esses espaços, como o Sebo Vermelho, podem ser compreendidos como lugares de memória, considerando sua função na preservação, circulação e ressignificação de objetos culturais e simbólicos. De modo específico, buscou-se identificar o conceito de lugar de memória segundo a literatura acadêmica, e como ele se aplica aos sebos como espaços de preservação da memória; examinar o papel do Sebo Vermelho na preservação da memória escrita do Rio Grande do Norte, identificando obras raras e relevantes presentes em seu acervo e por fim explorar como os sebos podem contribuir para valorização e disseminação da cultura e história local. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e exploratória em que se realizou uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, bem como o estudo de caso realizado a partir do Sebo Vermelho e sua produção editorial bibliográfica. O estudo evidencia que o caso estudado configura-se como um exemplo de sebo que pode ser considerado um lugar de memória, por seu papel na preservação da memória impressa e da cultura local. Ao abrigarem obras raras, esgotadas e de valor histórico, o sebo vermelho configura-se como instituição que contribui para a construção e perpetuação da identidade cultural potiguar. A pesquisa reforça a relevância dos sebos e propõe sua valorização como agentes de resistência cultural em um cenário de crescente digitalização.TCC Biblioteca escolar na literatura científica internacional: análise bibliométrica na base de dados Scopus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Oliveira, Rita de Cássia Gomes de; Gallotti, Monica Marques Carvalho Gallotti; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1109747504097767; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565Em uma sociedade impulsionada pela necessidade de acesso à informação qualificada, a biblioteca escolar assume papel essencial na formação cidadã, promovendo aprendizado, inclusão e pensamento crítico. Como unidade informacional, contribui para a democratização do conhecimento e o fortalecimento do ensino. Nesse cenário, torna-se fundamental compreender como o conceito de biblioteca escolar é abordado na literatura da Ciência da Informação, considerando sua constante atualização e relevância. Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a incorporação do conceito de Biblioteca Escolar na produção científica da área, nos últimos cinco anos, por meio de pesquisa bibliométrica simples na Base de Dados Scopus. Especificamente, identificar os autores mais prolíficos e suas afiliações, a quantidade e evolução temporal das publicações, além das fontes mais recorrentes e a inserção do tema em diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa tem caráter exploratório, fundamentada em levantamento bibliográfico de fontes convencionais e digitais, como livros, artigos e comunicações em eventos. Utiliza abordagem quali-quanti e análise bibliométrica para examinar tendências da produção. Os dados apontam predominância de pesquisas em países anglófonos, especialmente nos Estados Unidos, e baixa inserção brasileira no cenário internacional. Observa-se concentração de publicações em 2021, com foco em artigos das Ciências Sociais, evidenciando abordagem interdisciplinar voltada ao campo educacional. Os achados ressaltam a necessidade de internacionalizar a pesquisa brasileira e fortalecê-la em redes globais dedicadas às bibliotecas escolares.TCC Regimes ditatoriais e censura informacional: análise da produção científica na Brapci sobre o papel do bibliotecário na alemanha nazista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Belisio, Denise Milene Gomes; Moura, Ana Patricia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Targino, Adelaide HelenaO presente trabalho tem como objetivo geral analisar, através do contexto histórico que levou a ascensão do nazismo, o controle da leitura e da informação promovido pelo regime durante a segunda guerra mundial, que culminou em atos extremos de censura, demonstrando como o regime utilizou dessa estratégia para garantir a sua permanência no poder. Este trabalho tem como objetivos específicos conceituar a censura informacional, debatendo seus efeitos na sociedade; investigar o processo histórico que levou ao surgimento e desenvolvimento do nazismo; refletir sobre as políticas implementadas no período nazista (métodos, estratégias de dominação, repressão, e os efeitos decorrentes dessas medidas) e sugerir formas de combater a censura e desinformação através do trabalho dos bibliotecários. Além disso, busca estabelecer uma relação direta entre o conhecimento e o poder, compreendendo como o acesso à informação pode ser tanto um instrumento de libertação quanto de opressão, a depender dos interesses por trás de sua difusão ou supressão. A pesquisa foi desenvolvida com base em fontes bibliográficas selecionadas na BRAPCI, através de uma abordagem qualitativa, permitindo uma investigação aprofundada sobre o tema, e um método de procedimento combinado entre a abordagem descritiva, detalhando as características da censura e dos regimes antidemocráticos, e a explicativa, identificando os fatores que levaram a esses fenômenos. Este trabalho propõe uma discussão sobre o papel do bibliotecário enquanto agente de resistência à censura e à desinformação, o qual deve constantemente aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas, garantindo que a censura informacional não seja novamente instaurada na sociedade; trazendo resultados de artigos recuperados na BRAPCI a respeito das medidas que os profissionais da área devem tomar para combater o controle da informação, essas estratégias oferecem um conjunto estruturado de iniciativas que bibliotecários e gestores de informação podem adotar para enfrentar o controle e manipulação da informação, contribuindo para o fortalecimento da liberdade de expressão e da democracia. Por fim, este trabalho evidencia o uso da censura informacional como ferramenta de controle ideológico e repressão ao livre acesso à informação. A pesquisa destacou a destruição de livros e a manipulação da informação como formas de dominação social e abordou o papel da resistência cultural e o impacto desses atos na atualidade. A partir do estudo, reforça-se a importância da atuação crítica do bibliotecário na defesa das liberdades informacionais. Conclui-se que lembrar o passado é essencial para evitar que regimes autoritários voltem a silenciar vozes por meio da censura.TCC Biblioterapia aplicada em transtornos relacionados a imagem corporal: um estudo bibliométrico na base de dados Dimensions(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-03) Lemos, Romário de Oliveira; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a relação entre Biblioterapia e imagem corporal, com o intuito de investigar como essa prática pode contribuir para o enfrentamento de transtornos relacionados à autoimagem. O objetivo geral da pesquisa é identificar os principais autores, periódicos e o papel dos bibliotecários na promoção da Biblioterapia aplicada à imagem corporal. Para isso, foram definidos como objetivos específicos a contextualização teórica do tema por meio de pesquisa bibliográfica, a identificação de tendências e lacunas na produção científica e a observação da presença da Biblioteconomia nesse campo. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica, com base nos dados coletados na plataforma Dimensions, utilizando indicadores de produção, relação e impacto. A análise inicial contempla artigos e dissertações, abordando o surgimento da Biblioterapia e seu desenvolvimento, além de refletir sobre a imagem corporal e os prejuízos à saúde mental provocados por distorções nessa percepção. Os resultados apontam uma escassez de estudos que relacionem diretamente Biblioterapia e imagem corporal, embora se observe um crescimento gradual nas publicações nos últimos anos. Também foi identificado que a área da Biblioteconomia ainda é pouco representada na produção científica sobre o tema, evidenciando uma oportunidade de atuação mais efetiva dos profissionais da informação nesse campo. Conclui-se que há um potencial significativo na aplicação da Biblioterapia como ferramenta de apoio psicológico, especialmente no tratamento de questões ligadas à imagem corporal. O estudo evidencia a necessidade de novos trabalhos que valorizem o papel do bibliotecário como agente ativo em ações de promoção da saúde mental por meio de práticas biblioterapêuticas.TCC Preservação e conservação da Coleção Zila Mamede: um estudo na Biblioteca Central da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-12) Ximenes, Humberto Lênin Medeiros; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; https://orcid.org/0009-0003-8215-3763; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; http://lattes.cnpq.br/0449940009045853; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Oliveira, Maria do Socorro do Nascimento; https://orcid.org/0009-0003-1728-6017; http://lattes.cnpq.br/4674111108652781Este trabalho teve como objetivo descrever as práticas de conservação de acervos a partir da experiência da Sala Zila Mamede, localizada no Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com estudo de caso, utilizando os métodos bibliográfico e documental. Foram aplicadas técnicas de observação direta e análise de registros institucionais para descrever as estratégias adotadas pela biblioteca na preservação do acervo pessoal de Zila Mamede. O estudo partiu da distinção entre os conceitos de preservação e conservação, abordando suas aplicações e relevância para as instituições de memória. Os resultados revelaram que, embora existam ações de conservação implementadas, estas se restringem majoritariamente a práticas preventivas de higienização, com ausência de uma política institucional robusta e sistematizada. Também se observou a carência de planejamento técnico e de recursos humanos especializados para assegurar a longevidade do acervo. As considerações finais apontam para a necessidade urgente de desenvolvimento de uma política de preservação articulada com as diretrizes da instituição, bem como da valorização do papel dos profissionais envolvidos na curadoria desses materiais. Além disso, o estudo evidencia a importância da Sala Zila como espaço de memória e patrimônio cultural, ressaltando o papel da biblioteconomia na salvaguarda da história local. A pesquisa contribui para a reflexão sobre as boas práticas em conservação de acervos bibliográficos e documentais e pode servir como referência para outras instituições que enfrentam desafios semelhantes.TCC Biblioterapia aplicada no contexto online e digital: análise da produção científica na base de dados Scopus.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Toscano, Kalina Gonzaga; Sánchez-Tarragó, Nancy; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716Este trabalho discorre sobre a biblioterapia, explorando sua evolução desde os aspectos históricos e conceituais até as modalidades on-line e digital, que constituem o principal foco da pesquisa. Tem como objetivo geral caracterizar a produção científica relacionada à biblioterapia digital e on-line, bem como analisar o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação dessas modalidades. Os objetivos específicos são: analisar a evolução temporal da produção científica que discute a biblioterapia nessas modalidades; identificar os autores, instituições e países que mais produzem na área; identificar as principais condições de saúde tratadas por meio dessas práticas; caracterizar os autores e documentos mais influentes no domínio; e refletir sobre o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação de programas de biblioterapia digital e on-line. A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a base de dados Scopus para identificar e analisar a literatura científica relevante. Foram recuperados 199 registros, analisados a partir dos seguintes indicadores de produção e análises relacionais: produtividade de autores, instituições e países; redes de cocitação de autores; redes de acoplamento bibliográfico de documentos; e redes de coocorrência de palavras-chave. Entre os resultados, destaca-se o aumento da produção científica a partir de 2015, com um pico em 2023. Os autores mais produtivos possuem entre sete e dez publicações sobre o tema. A Universidade de Linköping e o Instituto Karolinska, ambos na Suécia, foram identificados como as instituições com maior produtividade. Verificou-se que as publicações sobre a temática provêm, majoritariamente, das áreas da Medicina e da Psicologia, com escassez de trabalhos acadêmicos na área da Biblioteconomia. Entre as condições de saúde mais tratadas com biblioterapia estão a ansiedade e a depressão. Entre os documentos mais influentes, destacam-se pesquisas que utilizam a biblioterapia associada à terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de pânico em ambientes virtuais. Embora ainda pouco presente na literatura recuperada, algumas publicações ressaltam o papel fundamental do bibliotecário na biblioterapia on-line e digital, atuando como mediador da informação, conselheiro e líder biblioterapêutico. Sua atuação requer formação específica, a fim de garantir práticas éticas e eficazes na e-biblioterapia. Também é enfatizada a importância da colaboração interdisciplinar e do fortalecimento de redes entre bibliotecas e serviços de saúde mental. Conclui-se que a biblioterapia, nas modalidades on-line e digital, constitui um campo em expansão e uma oportunidade para maior participação do bibliotecário — profissional qualificado para facilitar o acesso aos recursos e contribuir significativamente para a eficácia do processo terapêutico por meio da leitura.TCC Inteligência artificial na Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise das produções acadêmicas brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Emmily Hariadny Gomes da; Moura, Ana Patrícia Silva; Casimiro, Adelaide Helena Targino; Trindade, Alessandra Stefane Cândido EliasNos últimos anos a Inteligência artificial (IA) vem se destacando com uma das tecnologias mais promissoras, ressignificando a maneira como nos relacionamos com a informação, a IA tem proporcionado inovações em diversas áreas, como saúde, educação, economia e segurança. Na Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) a IA vem se mostrando como uma oportunidade de uso nas demandas funcionais e informacionais de unidades de informação e na própria Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), mas ainda é necessário estudos entre essas áreas. Diante disto, surge a necessidade de saber como as produções acadêmicas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação no Brasil, especialmente nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Dissertações e Teses, têm abordado a temática da Inteligência Artificial, considerando aspectos como suas aplicações, desafios e perspectivas para essas áreas? Baseando-se nesta demanda, este trabalho teve como objetivo geral, compreender como as produções brasileiras na Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) têm abordado a temática IA publicadas nos repositórios digitais (RI) das universidades federais do Brasil e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O trabalho tem sua metodologia caracterizada como exploratória, com abordagem mista quantitativa e qualitativa, e pesquisa documental como técnica de coleta. Os dados foram coletados através do levantamento bibliográfico nos Repositórios Institucionais (RI) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), durante o período do segundo semestre de 2024. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva dos resultados obtidos por meio do levantamento bibliográfico, e da revisão da literatura. Por meio da pesquisa foi possível observar a existência de uma lacuna significativa na produção acadêmica, onde os resultados expressivos da falta de pesquisa pode ser atribuída à resistência à adoção de tecnologias como a IA, e à falta de capacitação profissional para lidar com estas inovações. Além disso, é necessário salientar que a temática de Inteligência Artificial ainda é nova, sendo os resultados deste trabalho recuperados entre 2020 a 2024. Reconhece-se o potencial transformador da IA para otimizar práticas de organização e disseminação da informação. Este estudo reforça a necessidade de ampliar pesquisas aplicadas à IA em unidades de informação, abordando suas possibilidades, limitações e implicações éticas. A relevância do trabalho reside em colaborar com o debate e servir como suporte para estudantes e profissionais interessados na integração da IA ao campo, contribuindo para futuros avanços no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI).TCC Competência em Informação: um estudo bibliométrico na base de dados em Ciência da Informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Nascimento, José Mauricio Pereira do; Gallotti, Monica Marques Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799664D8; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Silva, Rosa Cléia Gonçalves Lima eEssa pesquisa teve como objetivo geral, analisar a incorporação da temática Competência em Informação na literatura científica da área da Ciência da Informação dos últimos cinco anos por meio de uma pesquisa bibliométrica na Base de Dados em Ciência da Informação. Como objetivo específico, o trabalho visou analisar quais os principais contributos e os expoentes do assunto, suas instituições de origem e as bem como as revistas científicas que mais publicam no referido assunto. A metodologia quanto aos objetivos foi exploratória, materializada por meio de pesquisa bibliográfica que considerou fontes de informação convencionais e digitais presentes por meio de livros, capítulos de livros, comunicações em congresso e informações em websites. A pesquisa se caracteriza ainda como sendo de natureza quali-quanti. Para além destas estratégias, com vistas a permitir o atendimento dos objetivos, foi feita uma pesquisa bibliométrica com vistas a obtenção de dados de informações da linha temporal escolhida para elaboração do trabalho, seguido do método indutivo, enxergando que a produção cientifica se desenvolve de forma constante e progressiva. Relativamente à análise dos resultados, a pesquisa apontou 96 publicações. A análise dos resultados revelou que a Competência em Informação tem sido um tema de crescente interesse na área da Ciência da Informação. Os principais contributos foram identificados em artigos de revistas científicas, com destaque para algumas instituições de ensino superior e autores que se sobressaem na produção acadêmica sobre o tema. A tipologia documental mais frequente foram os artigos de periódicos. Além disso, algumas revistas científicas se destacaram como as mais prolíficas na publicação de trabalhos relacionados à Competência em Informação, evidenciando a relevância e a disseminação do tema na comunidade acadêmica. A pesquisa bibliométrica permitiu mapear a evolução temporal das publicações e identificar tendências emergentes, corroborando a natureza dinâmica e progressiva da produção científica nessa área. Conclui-se que a Competência em Informação é um campo em expansão, com contribuições significativas que refletem a importância de capacitar indivíduos para o acesso eficiente à informação no contexto acadêmico e profissional.TCC Análise da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo à luz das Diretrizes do Desenho Universal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Silva, Mateus Eduardo Tavares da; Santos, Raimunda Fernanda dos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Campos, Arthur FerreiraCompreende que a Biblioteca Pública é uma instituição que, quando é acessível para toda a população, possui um grande potencial transformador na sociedade. Estuda aspectos relacionados à Biblioteca pública e ao Desenho Universal. Tem como objetivo geral analisar o espaço físico da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, levando em conta as concepções dos seus usuários e os princípios de Desenho Universal. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa e observação não-participante. Destaca a falta de acessibilidade que a instituição sofre devido a problemas como: espaço limitado entre as estantes, espaços inutilizados devido a alocação de móveis e outros materiais, elevador sem funcionar, sinalização ineficiente e outros. Constata a necessidade de maior aplicação de recursos humanos, informacional e tecnológico, uma vez que a Biblioteca não recebe investimento o suficiente para funcionar em seu máximo potencial, o que acaba limitando seu poder de transformação na sociedade. Conclui destacando a necessidade das bibliotecas, independente de suas tipologias, estarem em consonância com os critérios de Desenho Universal, assim como seus bibliotecários.TCC Arquitetura da Informação em ambientes de e-commerce sobre perfumaria: uma análise dos sites “O boticário” e “Natura”.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Guerra, Bárbara Beatriz Alves.; Santos, Raimunda Fernanda dos.; Campos, Arthur Ferreira; Casimiro, Adelaide Helena Targino; Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias daEstuda aspectos teóricos e práticos acerca da Arquitetura da Informação e sua contribuição para a Encontrabilidade da Informação em sites de e-commerce, com vistas a potencializar a experiência do usuário na interação com o ambiente e na aquisição de produtos. Tem como objetivo geral investigar como a Arquitetura da Informação pode contribuir para a encontrabilidade de informações em ambientes de e-commerce sobre Perfumaria, com foco nos sites das empresas brasileiras “O Boticário” e “Natura”. Utiliza como metodologias as pesquisas bibliográfica, e exploratória com abordagem qualitativa, fazendo utilização da técnica de observação sistemática. Para a coleta de dados, é aplicado um checklist baseado nos sistemas que compõem a Arquitetura da Informação, além da utilização do AccessMonitor, ferramenta disponibilizada pelo governo portugues para expedição de relatório de práticas de acessibilidade sobre ambos os sites analisados. Ao analisar e comparar os dois ambientes, foram identificados alguns aspectos que resultaram em sugestões, sobretudo no que concerne à acessibilidade, à personalização da experiência do cliente e ao sistema de representação para o registro de metadados detalhados e precisos em relação às fragrâncias. Apresenta as seguintes atividades que o Bibliotecário pode desenvolver como Arquiteto da Informação nesse contexto: curadoria de conteúdos; criação de taxonomias navegacionais; aperfeiçoamento da classificação de produtos; criação de ontologias; indexação; pesquisa de usuários e criação de guias. Ressalta a relevância de sites bem projetados segundo os princípios da Arquitetura da Informação, além da importância da atuação do bibliotecário como arquiteto da informação no contexto do projeto e da avaliação de ambientes de e-commerce que comercializam fragrâncias.TCC Perspectivas teóricas acerca da atuação do(a) bibliotecário(a) em sistemas de comércio eletrônico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Pimentel, Samir Calebe Miranda; Santos, Raimunda Fernanda dos; https://orcid.org/0000-0002-7750-3269; https://lattes.cnpq.br/6543436156553138; http://lattes.cnpq.br/2826621347076431; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; ttp://lattes.cnpq.br/3440365758494156Estuda questões relacionadas à atuação do profissional bibliotecário em sistemas de comércio eletrônico. Objetiva analisar, a partir da literatura, as principais atividades que podem ser desempenhadas pelo(a) bibliotecário(a) em sistemas de Comércio Eletrônico. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa para a construção de uma revisão de literatura acerca do assunto. Apresenta como resultados as principais áreas e setores nos quais o profissional da informação pode atuar, são elas: customer success; gestão da informação; search engine optimization; user experience; integralização; gerenciamento de metadados; desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento para a navegação, busca e recuperação da informação; Arquitetura da Informação. Apresenta reflexões teóricas acerca da profissão do Bibliotecário e das possibilidades de atuação desse profissional no contexto dos sistemas de comércio eletrônico.Conclui inferindo a importância da capacitação e da evolução da visão do bibliotecário sobre suas próprias competências, além da importância de relacioná-las com demandas existentes no mercado. Destaca ainda que os profissionais e conselhos de Biblioteconomia também precisam lutar por novos espaços de atuação e dar visibilidade às práticas biblioteconômicas, buscando estabelecer um contato mais próximo com as empresas, além de implementar diferentes estratégias de marketing da profissão.TCC A utilização do chatGPTem bibliotecas: a visão de bibliotecários escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Letícia Soares; Cunha, Jacqueline de Araújo; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; Casimiro, Adelaide Helena TarginoObjetivou-se com essa pesquisa identificar a percepção dos bibliotecários sobre a utilização do ChatGPT em bibliotecas escolares. Para tal, utilizou-se uma abordagem qualitativa que envolveu revisão de literatura, testes com o ChatGPT e questionários aplicados a bibliotecários. A avaliação indicou que o ChatGPT é percebido como um recurso relevante para aprimorar atividades administrativas, estimular competências digitais nas aulas e apoiar estudos acadêmicos. Contudo, foram detectados obstáculos, como a exigência de formação técnica e pedagógica, além do entendimento de que o uso passivo pelos estudantes pudesse comprometer o progresso do pensamento crítico. Os resultados ressaltam a relevância de uma execução organizada e cooperativa entre bibliotecários, docentes e administradores escolares. Apesar do ChatGPT ser visto como uma ferramenta com grande potencial, sua utilização eficaz requer treinamento, ética e uma abordagem pedagógica apropriada. A pesquisa também indica que o ChatGPT pode servir como um recurso para ampliar o acesso à informação, contanto que seja incorporado de maneira consciente ao contexto educacional.TCC A representação do conhecimento e a memória olfativa no domínio da perfumaria: análise do web site fragrantica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Morais, Felipe La-thur de Lima; Santos, Raimunda Fernanda dos; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; 0009-0008-6171-9824; http://lattes.cnpq.br/6249426637603411; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Moura, Ana Patrícia SilvaEstuda questões relacionadas à representação do conhecimento e à memória olfativa no domínio da perfumaria. Tem como objetivo geral identificar formas de representar o conhecimento acerca das sensações de memória olfativa que as fragrâncias trazem aos usuários a partir de seus comentários no web site Fragrantica. Objetiva-se especificamente: compreender as relações entre a representação do conhecimento e a encontrabilidade da informação; identificar as conexões entre a representação do conhecimento e a memória olfativa; analisar os comentários dos usuários no website Fragrantica sob o viés da representação do conhecimento; propor sugestões de instrumentos e práticas que podem ser desempenhadas pelo(a) Bibliotecário(a) no domínio das fragrâncias. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográficas, documental, descritiva com abordagem qualitativa utilizando a técnica de análise de conteúdo e observação não-participante no Web site Fragrantica. Para constituir o corpus para análise, foi realizada uma busca por fragrâncias da família olfativa floral, lançadas no Brasil entre os anos de 2022 e 2024. A busca realizada entre os dias 13 e 23 de agosto de 2024 recuperou 25 perfumes, dentre os quais apenas 10 possuíam comentários disponíveis para análise. Após o processo de análise dos comentários, foram identificadas as seguintes categorias associadas aos dados e informações apresentadas pelos sujeitos: composição da fragrância; personalidades; lugares; emoção dos sujeitos; sensação dos sujeitos; coisas; ficção e ocasiões de uso. Apresenta sugestões de atividades a serem desenvolvidas pelo(a) Bibliotecário(a) no contexto da organização e representação do conhecimento relacionado às fragrâncias, são elas: criação de glossários; criação de ontologias; desenvolvimento de taxonomias navegacionais e mapas conceituais; mediação informacional; e aprimoramento da acessibilidade digital. Tais práticas e instrumentos podem contribuir para uma experiência mais rica e acessível para os usuários na busca, recuperação e encontrabilidade de informações sobre perfumes.TCC Caracterização de periódico predatórios a partir de uma revisão da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Costa, Raylla Nascimento; Cunha, Jacqueline de Araújo; Davi, Maria da Conceição; Reis, Mônica Karina SantosEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a identificação de periódicos predatórios no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação. O fenômeno dos periódicos predatórios tem se tornado uma preocupação crescente na comunidade acadêmica, afetando a integridade da pesquisa científica e a confiabilidade das publicações. O objetivo principal deste estudo é analisar e sintetizar as características, métodos e ferramentas utilizadas para identificar periódicos predatórios, fornecendo aos profissionais da informação e pesquisadores um guia abrangente para navegar nesse cenário complexo. A metodologia empregada envolveu uma revisão bibliográfica, assim como a busca da literatura em bases de dados relevantes, como SciELO, BRAPCI e Portal de Periódicos CAPES, utilizando critérios predefinidos. Os resultados indicam que a identificação de periódicos predatórios requer uma abordagem multifacetada, considerando aspectos como práticas editoriais, transparência, qualidade do processo de revisão por pares e métricas de impacto. Foram identificados diversos indicadores-chave, incluindo a ausência de informações claras sobre taxas de publicação, processos de revisão obscuros e promessas irrealistas de publicação rápida. Além disso, o estudo revela a importância de ferramentas e listas de verificação desenvolvidas por organizações respeitáveis para auxiliar na avaliação de periódicos. Conclui-se que a educação contínua e o desenvolvimento de habilidades críticas entre bibliotecários, pesquisadores e estudantes são fundamentais para combater a ameaça dos periódicos predatórios. Este trabalho contribui para a literatura existente ao fornecer uma análise atualizada e abrangente sobre o tema, destacando a relevância da questão para a integridade da comunicação científica e o papel crucial dos profissionais da informação nesse contexto.TCC Fotografia como fonte de informação e preservação da memória: a etnografia da comunidade quilombola de capoeiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Bezerra, Rafael dos Santos; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; https://lattes.cnpq.br/0945832973105239; Davi, Maria da Conceição; http://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Padilha Neto, José Domingos; https://orcid.org/0000-0001-9338-5357; http://lattes.cnpq.br/0270586065857690Este relato de experiências aborda a utilização da fotografia etnográfica como fonte de informação e instrumento para a valorização cultural do quilombo de Capoeiras localizado no município de Macaíba, Rio Grande do Norte e destaca a relevância das comunidades quilombolas enquanto guardiãs de tradições e memórias históricas. O objetivo geral deste trabalho é explorar o potencial da fotografia etnográfica como fonte de informação. O objetivo específico é documentar, preservar e disseminar informações sobre as práticas culturais e sociais da comunidade de Capoeiras. A pesquisa teve abordagem qualitativa fundamentada em revisão bibliográfica e coleta de dados visuais, destacando a fotografia como ferramenta que transcende a função de registro visual, atuando fonte de informação mediadora na construção do conhecimento, da identidade e memória coletiva. Este trabalho foi realizado através da participação na produção do projeto audiovisual "Projeto Capoeiras", com o intuito de captar imagens que representassem a diversidade de suas práticas culturais como celebrações e manifestações artísticas. As fotografias foram produzidas durante a gravação de relatos dos membros da comunidade sobre a história e o significado dos elementos retratados, respeitando os princípios éticos de consentimento e colaboração com os sujeitos fotografados. Concluiu-se que a fotografia, aliada a métodos etnográficos, constitui um recurso importante para a preservação da memória coletiva, ao mesmo tempo em que contribui para a sensibilização da sociedade quanto à importância das comunidades quilombolas no patrimônio cultural brasileiro. Essa abordagem não apenas permitiu documentar e interpretar as práticas culturais da comunidade quilombola de Capoeiras, mas também promoveu um diálogo respeitoso e colaborativo, fortalecendo o protagonismo da comunidade na construção e preservação de sua própria memória.TCC Letramento informacional: a relação social entre os idosos e a disseminação das fake news(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Soares, Jader da Silva; Moreira, Luciana de Albuquerque; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Melo, Hemanuela FernandesA sociedade contemporânea esta vivenciando o progresso gradativo e constante das tecnologias da informação e comunicação e as diversas formas de compartilhamento, acesso e busca da informação. Todos esses aparatos tecnológicos tem nos proporcionado uma maior interação em sociedade, seja no aspecto profissional, acadêmico, social ou recreativo. Entretanto, quando se pensa em uma sociedade informatizada, é indispensável que se tenha atores que dominem essas competências essenciais para manter-se de forma segura e ética nas atividades pessoais e profissionais do dia a dia, assim como um suporte que lhes assegurem que as dificuldades de aprendizagem possam ser amenizadas. Portanto, esse trabalho trata-se de um estudo sobre o tema do letramento informacional do idoso. Tendo como a pergunta norteadora: Quais soluções estratégica para o combate a fake news em pessoas idosas. Sob a justificativa pela preocupação do acesso e uso da informação pela população idosa, que é uma parcela crescente e que progressivamente se insere nos ambientes digitais, que por sua vez estão saturados de informações – algumas das quais foram produzidas com o intuito de causar danos morais – que podem soar complexas e confusas para um público que, na maioria das vezes, possui dificuldades para lidar com as tecnologias da informação. Com o objetivo geral de relacionar os idosos à disseminação das fake news sob a ótica do letramento informacional. A pesquisa foi elaborada através de uma revisão de literatura sob á luz de diversos autores acerca dos aspectos históricos e conceituais do letramento informacional, bem como as variações do termo utilizado no Brasil (Alfabetização informacional e competência informacional). Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Onde objetivos específicos tinham como proposta: a) Identificar em quais segmentos da sociedade as fake news se faziam mais latentes; b) Analisar os impactos causados por elas no público supracitado e; c) Analisar as ações de aplicabilidade desenvolvidas para coibir a disseminação das notícias falsas através do idoso no meio digital. Partindo da hipótese de se compreender a crescente onda de fake news vivenciada pelos idosos ligada ao não desenvolvimento das competências, interferindo assim, no uso correto da informação. Portanto, conclui-se que desde 1970 diversas ações educativas foram feitas em favor desse grupo, mas que ainda assim é pouco quando se observa uma crescente na expectativa de vida e na imposição social de saber utilizar os recursos eletrônicos e digitais.TCC O papel social da biblioteca no desenvolvimento da Competência em Informação dos usuários: reflexões teóricas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Xavier, Gisele Silva; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; https://orcid.org/0000-0003-1190-1923; http://lattes.cnpq.br/6879549317851577; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Melo, Hemanuela Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3529081360476903Este trabalho de conclusão de curso apresenta o contexto da Sociedade da Informação, em que ver-se um cenário de acelerada disseminação de uma grande quantidade de informações que é ampliado com o uso das tecnologias e as mídias sociais. Reforça que a informação é um ativo valioso para a sociedade e para o indivíduo que a necessita nos diversos âmbitos da vida, mas que existe a dificuldade em filtrar aquelas que são necessárias, confiáveis e de qualidade, somado ao atual contexto da proliferação de desinformações. Reflete sobre o carecimento do indivíduo desenvolver a Competência em Informação, ou seja, conhecer suas necessidades informacionais, saber buscar, analisar, e usar a informação de forma ética. Evidencia o tema e a importância do papel do bibliotecário nesse contexto informacional, considerando que esse profissional é um mediador da informação. Tem como problema de pesquisa investigar o papel da biblioteca no desenvolvimento da Competência em Informação dos usuários. Dessa forma, apresenta como objetivo geral: identificar o papel social da biblioteca no desenvolvimento da Competência em Informação dos usuários. E possui como objetivos específicos: entender o papel social da biblioteca; destacar a importância da Competência em Informação na atualidade; e relacionar o papel social da biblioteca com o desenvolvimento da Competência em Informação. Utiliza como procedimento metodológico o método de abordagem indutivo, num enquadramento qualitativo. Quanto aos métodos de procedimento, é utilizado o método histórico e o método funcionalista. Além disso, é adotado a técnica de pesquisa bibliográfica, e o tipo de pesquisa é a exploratória. Como resultado, compreende que o bibliotecário deve pensar em programas de Competência em Informação, considerando as necessidades informacionais dos usuários, o contexto da biblioteca, recursos disponíveis, objetivos, metodologia, os padrões de Competência em Informação para nortear a construção do programa, e sua avaliação. Conclui que a biblioteca deve assumir um papel educacional, pensando em estratégias que possibilite que o usuário desenvolva a Competência em Informação, habilidades que na atualidade são essenciais, cumprindo assim também seu papel social ao promover o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade.TCC A importância dos quadrinhos nas bibliotecas escolares: em foco a formação do leitor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Bezerra, Lucas Eduardo da Silva; Carvalho, Andréa Vasconcelos Carvalho; Cassimiro, Adelaide Helena Targino; Cassimiro, Prof.(a). Dra. Adelaide Helena Targino Cassimiro; Silva, Maria Clara Tavares daA biblioteca escolar deve contribuir para a criação e fomento do hábito da leitura de crianças e jovens. A presença de Histórias em Quadrinhos (HQs) nesse tipo de biblioteca visa a comunhão entre o lúdico e o educativo, favorecendo a formação de leitores. Assim, esta pesquisa tem objetivo de analisar a contribuição das Histórias em Quadrinhos para a formação de leitores nas bibliotecas escolares. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre histórias em quadrinhos, biblioteca escolar e leitura, bem como foi aplicado questionário a 32 sujeitos de faixa etária e nível de escolaridade diversos que participaram da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal realizada em 2023. Os resultados obtidos, permitem identificar como as HQs impactam na formação leitora de crianças e adultos posto que este tipo de material se caracteriza, muitas vezes, como um dos primeiros contatos que as pessoas têm com a leitura em si. Observou-se também que a maioria dos informantes, cerca de 74,2%, tiveram contato com essa mídia entre 5 e 12 anos de idade, caracterizando assim como uma leitura introdutória, no processo educacional, podendo ser usada para incentivar outros tipos de leitura de fontes e fazer com que o leitor desperte interesse não só pelo gênero, mas por outros tipos de materiais informacionais. Assim, pode-se afirmar que as HQs contribuem para a sociedade e para as bibliotecas escolares, sendo ferramentas valiosas que possibilitam o despertar para a leitura de maneira mais divertida e educativa. As HQs possibilitam a compreensão de temas complexos, tornando o aprendizado mais dinâmico e atraente, estimulando o imaginário. Tudo isso, com o objetivo de fomentar a leitura para crianças, jovens e adultos, e contribuir para a formação de cidadãos. A presença das HQs nas bibliotecas escolares é essencial, pois oferece uma abordagem mais inclusiva e diversificada, tornando a literatura mais atrativa e acessível, além de promover uma formação crítica do leitor.TCC A relação entre a leitura e a escolha do curso de biblioteconomia: análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Doroteu, Gabriela Emilly silva; Casimiro, Adelaide Helena Targino; Padilha Neto, José Domingos Padilha; Davi, Maria da ConceiçãoEste trabalho objetiva analisar a influência do hábito da leitura na escolha do curso de Biblioteconomia pelos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia aplicada foi a quanti-qualitativa junto ao método descritivo, os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado entre os dias 11 e 29 de novembro de 2024 via Google Forms, abordando tanto alunos ingressos quanto egressos do curso. Os dados coletados permitiram mapear o perfil de leitura dos alunos e investigar como esses hábitos influenciam suas expectativas e decisões acadêmicas. Os resultados indicaram que a leitura desempenha um papel transformador e significativo na vida dos estudantes, influenciando suas escolhas acadêmicas e profissionais. A maioria dos participantes relatou que o hábito de leitura não apenas enriquece o conhecimento teórico, mas também desenvolve habilidades críticas e reflexivas essenciais para a formação em Biblioteconomia. Entre os alunos egressos, 60% afirmaram que a leitura teve influência direta na escolha pelo curso, demonstrando uma clara correlação entre o engajamento com a leitura e a afinidade com os objetivos e competências da área. A pesquisa enfrentou limitações, como o baixo índice de respostas dos alunos ingressos, o que restringiu a análise desse grupo. Ainda assim, as conclusões reforçam a importância de estratégias pedagógicas que incentivem o hábito da leitura, contribuindo para uma formação mais completa e eficaz dos futuros bibliotecários. A prática da leitura emerge como um elemento essencial na formação acadêmica e profissional dos alunos, ampliando seus horizontes de conhecimento e preparando-os para enfrentar desafios e promover o acesso equitativo à informação na sociedade. Futuras pesquisas podem explorar mais profundamente essa relação e identificar barreiras e estratégias para promover o hábito da leitura entre todos os estudantes.TCC Potencializando a Gestão da Informação e do Conhecimento Pessoal: em foco a ferramenta Notion(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Fonseca, Amanda Vieira da; Carvalho, Andréa Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; https://orcid.org/0000-0002-4725-1101; http://lattes.cnpq.br/2892649102932627; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156; Feitoza, Rayan Aramís de Brito; https://orcid.org/0000-0002-1511-839X; http://lattes.cnpq.br/9501967201223171O presente trabalho aborda a Gestão da Informação e do Conhecimento Pessoal (GICP), destacando os aspectos que influenciam tal gestão e o papel das tecnologias digitais como ferramentas para otimizar práticas de gerenciamento informacional individual. O estudo tem como objetivo analisar as potencialidades do Notion, plataforma digital multifuncional, enquanto ferramenta de GICP. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e descritivo, com base em uma revisão narrativa da literatura e análise documental. A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos sobre GICP na literatura científica nacional e pela relevância social de promover a autonomia e o desenvolvimento informacional individual. Os resultados indicam que a GICP é uma abordagem indispensável para lidar com a complexidade da sobrecarga informacional contemporânea. Ela integra práticas de Gestão da Informação Pessoal (GIP), Gestão do Conhecimento Pessoal (GCP) e Competência em Informação (CoInfo), possibilitando que indivíduos gerenciem, interpretem e utilizem informações e conhecimentos de forma efetiva. A pesquisa destacou que a GICP, além de melhorar a produtividade e a organização pessoal, tem impactos positivos no desenvolvimento do protagonismo, no aprendizado contínuo e no bem-estar geral dos indivíduos. No que se refere à aplicação do Notion, os achados mostraram que a plataforma é eficaz para centralizar e interconectar práticas de organização, armazenamento, recuperação, compartilhamento e aplicação de informações e conhecimentos pessoais. Suas funcionalidades incluem personalização de bases de dados, automação de processos e integração com outras ferramentas, consolidando-se como um “segundo cérebro” digital. O Notion demonstrou potencial para apoiar práticas de GICP em contextos diversos, sendo capaz de atender tanto a demandas individuais quanto colaborativas. Conclui-se que a GICP é uma estratégia indispensável para gerenciar informações e conhecimentos no contexto hodierno, promovendo uma gestão mais consciente e estratégica de informações e conhecimentos, ampliando o desenvolvimento de habilidades fundamentais na sociedade contemporânea (como autonomia, criatividade e adaptação) e contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos praticantes. Dessa forma, a GICP se posiciona como um método holístico para o aprimoramento pessoal em um mundo cada vez mais dinâmico. A plataforma Notion destacou-se como um recurso que amplifica esses benefícios, evidenciando sua relevância como ferramenta auxiliadora de gestão. O estudo também amplia as discussões teóricas e práticas sobre a GICP, o papel das tecnologias digitais nesse processo e o comportamento informacional dos indivíduos durante tais práticas, promovendo novos debates e perspectivas no cenário acadêmico e social.