CCSA - TCC - Biblioteconomia

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  • TCC
    Leitura e ressocialização de adolescentes em medida socioeducativa: um estudo de caso no CASEF Pe. João Maria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Costa, Kaylane Cristine Sá; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565
    A leitura, enquanto prática educativa e emancipatória, possui um papel fundamental na formação crítica e no desenvolvimento pessoal de indivíduos em situação de vulnerabilidade. No contexto da socioeducação, ela pode se tornar uma importante ferramenta de ressocialização, ao promover reflexão, autoconhecimento e construção de novos sentidos para a vida. Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da prática da leitura para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF) Pe. João Maria em Natal, Rio Grande do Norte. Adotou-se, para isto, uma abordagem qualitativa, com base em revisão de literatura e aplicação de entrevista semiestruturada com profissional atuante na instituição, organizada em blocos temáticos e posteriormente analisada utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados apontaram que, embora existam limitações estruturais e institucionais, a leitura é percebida como um instrumento significativo de transformação pessoal, auxiliando na socialização e construção de novos projetos de vida pelas adolescentes. Verificou-se também que a prática da leitura contribui para o desenvolvimento do senso crítico, da empatia e reflexão das jovens, funcionando como uma ponte para o autoconhecimento e a reinserção social. Conclui-se que, para efetivação da leitura como ferramenta de ressocialização, é necessário investir em políticas públicas que garantam acesso regular a materiais de leitura, bibliotecas e salas de leitura adequadas e mediação qualificada, reforçando o papel da leitura como um direito humano e um instrumento de emancipação social.
  • TCC
    Regimes ditatoriais e censura informacional: análise da produção científica na BRAPCI sobre o papel do bibliotecário na Alemanha nazista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Belisio, Denise Milene Gomes; Moura, Ana Patricia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Cunha, Jacqueline de Araujo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar, através do contexto histórico que levou a ascensão do nazismo, o controle da leitura e da informação promovido pelo regime durante a segunda guerra mundial, que culminou em atos extremos de censura, demonstrando como o regime utilizou dessa estratégia para garantir a sua permanência no poder. Este trabalho tem como objetivos específicos conceituar a censura informacional, debatendo seus efeitos na sociedade; investigar o processo histórico que levou ao surgimento e desenvolvimento do nazismo; refletir sobre as políticas implementadas no período nazista (métodos, estratégias de dominação, repressão, e os efeitos decorrentes dessas medidas) e sugerir formas de combater a censura e desinformação através do trabalho dos bibliotecários. Além disso, busca estabelecer uma relação direta entre o conhecimento e o poder, compreendendo como o acesso à informação pode ser tanto um instrumento de libertação quanto de opressão, a depender dos interesses por trás de sua difusão ou supressão. A pesquisa foi desenvolvida com base em fontes bibliográficas selecionadas na BRAPCI, através de uma abordagem qualitativa, permitindo uma investigação aprofundada sobre o tema, e um método de procedimento combinado entre a abordagem descritiva, detalhando as características da censura e dos regimes antidemocráticos, e a explicativa, identificando os fatores que levaram a esses fenômenos. Este trabalho propõe uma discussão sobre o papel do bibliotecário enquanto agente de resistência à censura e à desinformação, o qual deve constantemente aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas, garantindo que a censura informacional não seja novamente instaurada na sociedade; trazendo resultados de artigos recuperados na BRAPCI a respeito das medidas que os profissionais da área devem tomar para combater o controle da informação, essas estratégias oferecem um conjunto estruturado de iniciativas que bibliotecários e gestores de informação podem adotar para enfrentar o controle e manipulação da informação, contribuindo para o fortalecimento da liberdade de expressão e da democracia. Por fim, este trabalho evidencia o uso da censura informacional como ferramenta de controle ideológico e repressão ao livre acesso à informação. A pesquisa destacou a destruição de livros e a manipulação da informação como formas de dominação social e abordou o papel da resistência cultural e o impacto desses atos na atualidade. A partir do estudo, reforça-se a importância da atuação crítica do bibliotecário na defesa das liberdades informacionais. Conclui-se que lembrar o passado é essencial para evitar que regimes autoritários voltem a silenciar vozes por meio da censura.
  • TCC
    Biblioteca pública como território de memória: um estudo de caso na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira à luz do acervo Moacy Cirne
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Machado, Beatriz Pereira Meirelles; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870
    Analisa o papel de Bibliotecas Públicas como agentes ativos para a preservação da memória social. Parte da compreensão de que as bibliotecas públicas, tradicionalmente associadas à custódia de livros, têm potencial para expandir seu papel social sob a luz da conservação e difusão das narrativas presentes nos arquivos pessoais custodiados junto aos seus acervos bibliográficos. A pesquisa realizou um estudo de caso no acervo Moacy Cirne, incorporado à Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira, em Natal/RN, a partir de uma abordagem de natureza exploratória e qualitativa, utilizando os métodos histórico e monográfico e técnicas de pesquisa documental e bibliográfico, bem como uma pesquisa de campo realizada na Biblioteca em questão. Os resultados apontam que os arquivos pessoais, por sua natureza, possuem um valor inestimável para a construção de memórias coletivas, e ao serem incorporados ao espaço público da biblioteca, ampliam sua função tradicional e a fortalecem como espaço de resistência, identidade e pertencimento comunitário, em comum acordo com as missões universais determinadas pelo Manifesto da Biblioteca Pública da IFLA/UNESCO. A pesquisa conclui reforçando a importância de fomentar práticas que incentivem o diálogo entre biblioteconomia e arquivologia, valorizando a pluralidade dos acervos e a sua potência educativa, cultural e afetiva, o que produz um ambiente frutífero para ambas as áreas, ampliando o escopo de atuação e as potencialidades em suas práticas formativas.
  • TCC
    Inteligência artificial em bibliotecas: contribuições para as práticas biblioteconômicas e implicações para a formação profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Loeblein, Geiza Miranda; Santos, Raimunda Fernanda dos; https://orcid.org/0000-0002-7750-3269; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Moura, Ana Patrícia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156
    Estuda aspectos concernentes às contribuições da Inteligência Artificial (IA) no contexto das práticas e do ensino em Biblioteconomia. Tem como objetivo geral investigar como a IA pode contribuir para as práticas de organização, representação, recuperação e mediação da informação em bibliotecas, bem como para a formação de futuros profissionais bibliotecários. Objetiva-se especificamente: investigar aspectos concernentes às características, ferramentas e aplicações da Inteligência Artificial; analisar, à luz da literatura, como as ferramentas de IA podem ser integradas aos processos de organização, representação, recuperação e mediação da informação em bibliotecas; mapear as principais ferramentas de IA aplicadas em bibliotecas com base em estudos recentes da área; refletir sobre a reconfiguração dos currículos dos cursos de Biblioteconomia, propondo conteúdos e abordagens que preparem os futuros profissionais para os desafios e oportunidades impostos pela IA. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando fontes como: Oasis, SciELO, Portal de Periódicos CAPES, BRAPCI, Web of Science e Google Acadêmico. Apresenta como resultados um conjunto de contribuições da IA para as práticas de organização, representação, recuperação e mediação da informação, dentre elas: curadoria de conteúdos; classificação de materiais informacionais; automação das práticas de catalogação e indexação; criação (semi)automática de resumos; identificação e gerenciamento de metadados; desenvolvimento e atualização de instrumentos de controle terminológico (tesauros, ontologias, etc.); busca personalizada; sistemas de recomendação inteligentes; atendimento virtual aos usuários; mediação no processo de busca da informação; suporte à aprendizagem coletiva. Ainda como resultados, propõe conteúdos e abordagens a serem contempladas em um componente curricular sobre IA nos currículos dos cursos de Biblioteconomia, com vistas a preparar os futuros profissionais para os desafios e oportunidades impostos pela IA. Para tanto, sugere a inserção dos seguintes enfoques temáticos nesse componente curricular: fundamentos da IA; articulação entre a IA e as práticas biblioteconômicas; ética, vieses algorítmicos e implicações de IA em ambientes informacionais; ferramentas e aplicações práticas de IA em bibliotecas; o Bibliotecário como profissional da era da IA. Conclui reafirmando que a Inteligência Artificial é um recurso de mudança para as bibliotecas, favorecendo o avanço e a renovação dos seus serviços.
  • TCC
    Mediação cultural da informação: uma ánalise de rap das músicas de Duquesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Aline Sarmento Albino da; Moura, Ana Patrícia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Tanus, Gabrielle Francinne Carvalho de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081
    Esta pesquisa científica propõe uma reflexão sobre o papel do rap como ferramenta de mediação cultural da informação, a partir da obra da artista Duquesa. Parte-se do pressuposto de que o acesso à informação não se resume à sua disponibilidade técnica, mas envolve processos de mediação que possibilitam apropriação, ressignificação e transformação social, sobretudo em contextos marcados por desigualdades. A pesquisa tem como problema central compreender de que forma o rap pode atuar como mediador cultural da informação em contextos de vulnerabilidade social, com base nas experiências e narrativas de mulheres negras e periféricas. O objetivo geral foi analisar como o rap, por meio das músicas da artista Duquesa, opera como instrumento de mediação cultural da informação e transformação social. Como objetivos específicos, buscou-se: Apontar elementos que evidenciem vivências e opressões no âmbito do rap; Elencar os prêmios e ações protagonistas da artista Duquesa; Evidenciar como o rap pode contribuir como promotor da tomada de consciência das mulheres. Para isso, foram analisadas quatro faixas do álbum Taurus, Vol. 2 (2024): “Ela (Intro)”, “Big D!!!!! Pt. 2”, “Vermelho e Preto” e “Voo 1360”. A metodologia adotada combinou pesquisa documental e análise de conteúdo, com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que Duquesa transforma vivências pessoais e coletivas em narrativas artísticas potentes, promovendo a visibilidade de saberes e experiências historicamente marginalizadas. Ao articular afetividade, empoderamento, resistência e ancestralidade, sua obra contribui para a democratização da informação e a construção de identidades no campo da cultura popular. Conclui-se que o rap, enquanto linguagem e prática social, constitui um espaço legítimo de mediação da informação, de resistência política e de produção de conhecimento, ampliando os horizontes da Biblioteconomia e na Ciência da Informação em direção às periferias e suas formas de expressão.
  • TCC
    A formação do bibliotecário no contexto dos sistemas de recuperação da informação: análise das propostas pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Brito, Michele Letícia Silva de; Santos, Raimunda Fernanda dos; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156
    Estuda aspectos concernentes aos Sistemas de Recuperação da Informação (SRI). Tem como objetivo analisar as grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades federais e estaduais, identificando as disciplinas diretamente relacionadas aos SRI’s. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, documental, exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa e estudo de caso. Foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de 49 universidades públicas. A metodologia incluiu levantamento e análise das disciplinas que abordam os SRI’s, a identificação da carga horária, a natureza das disciplinas (obrigatórias ou eletivas), os conteúdos programáticos e as competências e habilidades previstas para a formação do bibliotecário. Além disso, coleta de dados foi realizada em fontes como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, os componentes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades federais e estaduais, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a Lei nº 4.084/62, que regulamenta a profissão de bibliotecário, bem como orientações e normativas do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB). Os dados resultantes desta pesquisa foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo com categorias previamente formuladas no intuito de analisar as disciplinas articuladas com os SRI’s, além do tratamento quantitativo para mensuração das informações coletadas. Os resultados apontam que, apesar da reconhecida importância da temática para a atuação profissional dos bibliotecários na era da informação, ainda há lacunas significativas nos currículos analisados. Observa-se uma predominância de abordagens teóricas, especialmente nos cursos à distância, além de uma carência de atualização de conteúdo em relação às novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Big Data, sistemas de recomendação, aprendizado de máquina nos sistemas de recuperação da informação. Conclui-se que é urgente uma revisão curricular que contemple de forma mais consistente os SRI’s, visando preparar os futuros bibliotecários para os desafios do mercado de trabalho e para as demandas tecnológicas e mercadológicas atuais. Entre as contribuições deste estudo, destacase a proposição de criação de uma disciplina obrigatória sobre Sistemas de Recuperação da Informação e a atualização dos conteúdos já existentes nas grades curriculares.
  • TCC
    A atuação do bibliotecário no contexto do big data: estudo bibliométrico na base de dados Dimensions
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Santos, Júlio Cesar Bento dos; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da; https://orcid.org/0000-0003-3956-7381; http://lattes.cnpq.br/7919330470195448
    Ainda persiste, de forma equivocada, a percepção de que a atuação do bibliotecário se limita ao espaço físico da biblioteca e à organização de livros nas estantes. No entanto, com a crescente relevância do Big Data, emergem novos contextos e desafios que ampliam significativamente o escopo de atuação desse profissional. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo mapear a literatura científica contemporânea sobre a atuação do bibliotecário no contexto do Big Data, buscando descrever e caracterizar autores, periódicos, temas, espaços de atuação e lacunas de pesquisa. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliométrica com dados extraídos da base Dimensions, abrangendo o período de 2012 a 2024. Foram utilizados indicadores de produtividade, citação e coocorrência de termos, com o apoio do software VOSviewer para a construção de redes de coocorrência de palavras-chave, o que possibilitou a identificação de tendências temáticas, campos de atuação e lacunas no conhecimento. Os resultados indicam uma produção científica em expansão, com forte colaboração interdisciplinar entre as áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação. A maioria das publicações está concentrada em artigos científicos, com destaque para autores e periódicos dos Estados Unidos, embora se observe uma contribuição relevante de outros países. Evidenciou-se que a atuação do bibliotecário no ecossistema do Big Data é cada vez mais estratégica, extrapolando funções tradicionais e assumindo papéis centrais na curadoria, organização e disponibilização de dados. A centralidade de termos como management, service e, especialmente, research data management (RDM) nas redes de coocorrência, em associação direta com o termo librarian, revela uma inserção ativa desse profissional na gestão de dados de pesquisa. Conclui-se que o bibliotecário ocupa um lugar-chave na mediação entre grandes volumes de dados, contribuindo para garantir o acesso ético, eficiente e estruturado à informação em ambientes orientados por dados. Nesse contexto, destaca-se a necessidade do desenvolvimento de competências específicas em gestão de dados, curadoria digital, letramento informacional e mediático.
  • TCC
    A biblioterapia em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Morais, Jussara Maria Silva de; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Santos, José Carlos Sales dos; https://orcid.org/0000-0003-1758-3639; http://lattes.cnpq.br/2047669969723945
    A biblioterapia é uma prática terapêutica que contribui para a humanização do cuidado mediante o uso de obras literárias. Este estudo parte da seguinte pergunta de pesquisa: quais são as razões apontadas pelos gestores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Natal-RN para a não implementação de atividades de biblioterapia em suas instituições? O objetivo geral é analisar essas razões com base na percepção dos gestores. Como objetivos específicos, busca-se: verificar se há uso de livros com abordagem terapêutica; avaliar o conhecimento dos gestores sobre o conceito e os benefícios da biblioterapia; identificar facilitadores para sua adoção; e reconhecer as principais barreiras que dificultam sua implementação. A pesquisa, de natureza básica, com abordagem quali-quantitativa, caráter exploratório e descritivo, utilizou entrevistas semiestruturadas com gestores de sete instituições da cidade. Os resultados indicaram que o desconhecimento da prática constitui o principal obstáculo, com todos os entrevistados afirmando não conhecer a biblioterapia. A escassez de recursos financeiros também foi apontada como um fator relevante, inclusive por representantes de instituições privadas. Outros aspectos, como a ausência de profissionais capacitados e o perfil dos residentes, foram citados como dificuldades adicionais. Apesar das limitações, os gestores demonstraram interesse na implementação da biblioterapia, desde que haja capacitação, apoio institucional e adequações na infraestrutura. Conclui-se que a prática representa uma alternativa viável para o cuidado humanizado nas ILPIs, condicionada à superação das barreiras identificadas.
  • TCC
    Preservação e conservação de documentos: um olhar sob os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 10 - informação e memória do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ribeiro, Amália Caroline Araújo; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; http://lattes.cnpq.br/6879549317851577; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Moura, Ana Patrícia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895
    Apresenta a discussão dos conceitos de “preservação documental” no contexto do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. Tem como objetivo geral apresentar uma revisão bibliográfica acerca do tema preservação e conservação presente nos artigos do Grupo de Trabalho 10 Informação e Memória pertencente ao Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB). Os objetivos específicos abarcam: discorrer sobre os conceitos de Preservação e Conservação; historiar o percurso do GT 10 Informação e Memória do ENANCIB; evidenciar a abordagem teórica do conceito de Preservação e Conservação nos trabalhos apresentados no GT 10 do ENANCIB. Utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e a análise de conteúdo recuperado. Observa e identifica que os artigos recuperados utilizavam da preservação como eixo de pesquisa secundário, para justificar a preservação da memória. Conclui colocando em evidência a grande escassez de trabalhos que utilizem a preservação e conservação como eixo teórico principal nos artigos apresentados no ENANCIB de 2021 a 2024.
  • TCC
    Preservação digital: conceitos, desafios e estratégias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Almeida, João Pedro Barros Teixeira de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; https://orcid.org/0000-0003-1190-1923; http://lattes.cnpq.br/6879549317851577; https://orcid.org/0009-0007-6619-1064; http://lattes.cnpq.br/2769554247442326; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Marques, Clediane de Araújo Guedes; https://orcid.org/0000-0001-5504-4826; http://lattes.cnpq.br/0209049212644809
    A pesquisa aborda a preservação digital no contexto contemporâneo, destacando sua importância diante do aumento constante da produção de documentos em meios digitais e dos riscos trazidos pela obsolescência tecnológica e de formatos, entre outros desafios enfrentados. A pesquisa também relaciona os conceitos de memória, informação e preservação, apresenta estratégias para a salvaguarda dos documentos digitais e requisitos necessários para garantir a eficácia da preservação digital. A problematização central que norteia a pesquisa é: "qual a relevância, as principais estratégias e os desafios da preservação digital no contexto contemporâneo, segundo a literatura especializada?". O objetivo geral desta pesquisa é compreender a importância da preservação digital na contemporaneidade, explorando sua relação com os conceitos de memória e informação. Os objetivos específicos incluem: estabelecer a relação entre informação, memória e preservação; conceituar a preservação digital e apresentar as estratégias utilizadas para a execução da preservação digital; identificar e apresentar os principais desafios enfrentados na contemporaneidade. A pesquisa utilizou o método indutivo, com abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória. Foi utilizado a técnica de pesquisa bibliográfica com base em produções selecionadas na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Oasisbr, Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e acervos físicos da BCZM, a fim de compor o referencial teórico. Como resultado, a preservação digital se mostrou uma necessidade estratégica nas instituições de memória, sendo um aspecto fundamental para garantir o acesso contínuo à informação e à memória a longo prazo. Conclui-se que, para garantir a eficácia das ações e medidas de preservação digital, é necessário a atuação de profissionais capacitados e políticas institucionais estruturadas.
  • TCC
    Mediação literária na formação dos leitores: ações, espaços e público-alvo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Silva, Núbia Emanuele; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Souza, Gustavo Tanus Cesário de; http://lattes.cnpq.br/9604670095045045
    A mediação literária tem se destacado nas bibliotecas como uma prática essencial para o estímulo à leitura e à formação de leitores críticos e autônomos. Este trabalho tem como objetivo geral investigar a presença da produção acadêmica acerca da mediação literária como um dos caminhos da Biblioteconomia para o fortalecimento de uma sociedade leitora. Nesse contexto, delimitou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como a mediação literária tem sido abordada na produção acadêmica da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, e de que forma essa abordagem contribui para a formação de leitores? A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva e utiliza o método quantitativo e qualitativo. Como procedimentos técnicos, realizou-se o levantamento bibliográfico e a análise de livros, artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos, com ênfase em produções que tratam da mediação literária para a revisão de literatura. A coleta de dados foi fundamentada em um levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), no mês de maio de 2025. Nessa busca, foram recuperados 168 artigos, dos quais 23 atenderam aos critérios de seleção estabelecidos para o recorte da pesquisa. A análise dos dados demonstrou que as práticas de mediação literária, quando desenvolvidas de forma intencional e sistematizada pelas bibliotecas, possuem um papel significativo na promoção da leitura, especialmente entre públicos diversos. Os resultados evidenciam que tais práticas não apenas aproximam o leitor do universo literário, mas também potencializam o papel social da biblioteca como espaço de formação cultural e cidadã. Constatou-se, ainda, que ações como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas literárias e projetos interdisciplinares são estratégias frequentemente relatadas nos artigos analisados, sendo efetivas na criação de vínculos entre os leitores e o livro. Com base na literatura e nos dados coletados, conclui-se que a mediação literária é uma ferramenta estratégica no contexto da Biblioteconomia, capaz de tornar as bibliotecas espaços mais dinâmicos, atrativos e inclusivos. As práticas analisadas revelam-se eficazes tanto para atrair novos usuários (e leitores) quanto para engajar de forma mais ativa os frequentadores já existentes. Além disso, a produção acadêmica identificada reforça a importância da mediação como ação planejada e fundamentada em teorias da leitura, ampliando o papel do bibliotecário como mediador cultural e literário. Dessa forma, este trabalho contribui para o fortalecimento do debate sobre o incentivo à leitura e o protagonismo das bibliotecas na construção de uma sociedade leitora.
  • TCC
    Práticas de informação em biblioteca escolar: um estudo de caso da Biblioteca da Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes em Riacho de Santana - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-17) Aires, Diego Neres; Silva, Eliane Ferreira da; https://orcid.org/0000-0002-5201-1276; http://lattes.cnpq.br/4140071819487172; https://lattes.cnpq.br/9372243590234647; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307
    O presente estudo tem como objetivo compreender como se desenvolvem as práticas de informação em uma biblioteca escolar de uma escola pública que funciona sem a presença de um bibliotecário, sendo coordenada por uma professora readaptada. A pesquisa se insere no campo da Biblioteca Escolar e da mediação da informação, com ênfase na realidade de escolas que, mesmo com estrutura limitada, buscam manter viva a função educativa da biblioteca. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, com a aplicação de um questionário semiestruturado à professora regente da biblioteca. As respostas foram analisadas de forma interpretativa, buscando captar não apenas as práticas realizadas, mas também os sentidos atribuídos por quem está à frente desse espaço. Os resultados revelam que, apesar da ausência do profissional bibliotecário, a professora regente atua com dedicação, promovendo ações de incentivo à leitura, organização do acervo e apoio aos alunos e professores. Ficou evidente, no entanto, que a falta de um profissional especializado limita o pleno desenvolvimento da biblioteca como centro de informação e aprendizagem. O trabalho reforça a importância da implementação e a necessidade de investimentos em políticas públicas que garantam a efetivação da Lei nº 12.244/2010, atualizada pela Lei Federal 14.837 de 8 de abril de 2024, que estabelece a obrigatoriedade de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país e da valorização da presença do bibliotecário nas escolas, ao mesmo tempo em que reconhece o esforço de profissionais readaptados que, mesmo diante de dificuldades, mantêm vivo o papel social e educativo da biblioteca.
  • TCC
    A importância da curadoria de conteúdos para bibliotecas universitárias: principais conceitos e aplicações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Barbosa, Fabiana Araújo da Câmara; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; https://orcid.org/0000-0003-1190-1923; http://lattes.cnpq.br/6879549317851577
    Em um cenário acadêmico cada vez mais voltado para a garantia do acesso mais eficiente à informação, a curadoria de conteúdos emerge como uma estratégia essencial nas bibliotecas universitárias. Sua atuação vai além da simples organização de materiais, impactando diretamente a preservação e disseminação do conhecimento. Diante disso, refletir sobre como os serviços de curadoria de conteúdo vêm sendo implementados nas bibliotecas universitárias implica também considerar suas aplicações práticas, conceitos fundamentais e até mesmo a origem e evolução da própria biblioteca como instituição mediadora do saber. Explorar essas dimensões possibilita compreender melhor o papel estratégico da curadoria e como ela pode ser aprimorada para potencializar o acesso qualificado à informação. Diante do exposto, a pesquisa teve como investigar, por meio da literatura especializada, os principais conceitos e funções da curadoria de conteúdos em bibliotecas universitárias, destacando seu impacto na organização, preservação e disseminação da informação. A metodologia adotada foi exploratória, de natureza descritiva e qualitativa, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica, que abrange tanto fontes convencionais quanto digitais, incluindo livros, capítulos de livros, comunicações em congressos e informações disponíveis em websites. Pode-se concluir que a curadoria de conteúdos se revelou como uma estratégia eficaz para a organização e acesso à informação acadêmica, apoio a pesquisa em ambientes variados e em especial, nas bibliotecas universitárias, promovendo maior precisão na seleção de materiais relevantes e fortalecendo o papel das bibliotecas como centros de conhecimento.
  • TCC
    A função dos sebos como lugares de memória: um estudo sobre o Sebo Vermelho em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Rodrigues, Beathriz Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156
    O presente trabalho tem como tema a caracterização dos sebos como lugares de memória, a partir de um estudo sobre o Sebo Vermelho, localizado no bairro da Cidade Alta, em Natal (RN), endereço de relevante valor histórico para a cidade. Busca-se analisar em que medida esses espaços, como o Sebo Vermelho, podem ser compreendidos como lugares de memória, considerando sua função na preservação, circulação e ressignificação de objetos culturais e simbólicos. De modo específico, buscou-se identificar o conceito de lugar de memória segundo a literatura acadêmica, e como ele se aplica aos sebos como espaços de preservação da memória; examinar o papel do Sebo Vermelho na preservação da memória escrita do Rio Grande do Norte, identificando obras raras e relevantes presentes em seu acervo e por fim explorar como os sebos podem contribuir para valorização e disseminação da cultura e história local. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e exploratória em que se realizou uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, bem como o estudo de caso realizado a partir do Sebo Vermelho e sua produção editorial bibliográfica. O estudo evidencia que o caso estudado configura-se como um exemplo de sebo que pode ser considerado um lugar de memória, por seu papel na preservação da memória impressa e da cultura local. Ao abrigarem obras raras, esgotadas e de valor histórico, o sebo vermelho configura-se como instituição que contribui para a construção e perpetuação da identidade cultural potiguar. A pesquisa reforça a relevância dos sebos e propõe sua valorização como agentes de resistência cultural em um cenário de crescente digitalização.
  • TCC
    Biblioteca escolar na literatura científica internacional: análise bibliométrica na base de dados Scopus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Oliveira, Rita de Cássia Gomes de; Gallotti, Monica Marques Carvalho Gallotti; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1109747504097767; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565
    Em uma sociedade impulsionada pela necessidade de acesso à informação qualificada, a biblioteca escolar assume papel essencial na formação cidadã, promovendo aprendizado, inclusão e pensamento crítico. Como unidade informacional, contribui para a democratização do conhecimento e o fortalecimento do ensino. Nesse cenário, torna-se fundamental compreender como o conceito de biblioteca escolar é abordado na literatura da Ciência da Informação, considerando sua constante atualização e relevância. Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a incorporação do conceito de Biblioteca Escolar na produção científica da área, nos últimos cinco anos, por meio de pesquisa bibliométrica simples na Base de Dados Scopus. Especificamente, identificar os autores mais prolíficos e suas afiliações, a quantidade e evolução temporal das publicações, além das fontes mais recorrentes e a inserção do tema em diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa tem caráter exploratório, fundamentada em levantamento bibliográfico de fontes convencionais e digitais, como livros, artigos e comunicações em eventos. Utiliza abordagem quali-quanti e análise bibliométrica para examinar tendências da produção. Os dados apontam predominância de pesquisas em países anglófonos, especialmente nos Estados Unidos, e baixa inserção brasileira no cenário internacional. Observa-se concentração de publicações em 2021, com foco em artigos das Ciências Sociais, evidenciando abordagem interdisciplinar voltada ao campo educacional. Os achados ressaltam a necessidade de internacionalizar a pesquisa brasileira e fortalecê-la em redes globais dedicadas às bibliotecas escolares.
  • TCC
    Regimes ditatoriais e censura informacional: análise da produção científica na Brapci sobre o papel do bibliotecário na alemanha nazista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Belisio, Denise Milene Gomes; Moura, Ana Patricia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Targino, Adelaide Helena
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar, através do contexto histórico que levou a ascensão do nazismo, o controle da leitura e da informação promovido pelo regime durante a segunda guerra mundial, que culminou em atos extremos de censura, demonstrando como o regime utilizou dessa estratégia para garantir a sua permanência no poder. Este trabalho tem como objetivos específicos conceituar a censura informacional, debatendo seus efeitos na sociedade; investigar o processo histórico que levou ao surgimento e desenvolvimento do nazismo; refletir sobre as políticas implementadas no período nazista (métodos, estratégias de dominação, repressão, e os efeitos decorrentes dessas medidas) e sugerir formas de combater a censura e desinformação através do trabalho dos bibliotecários. Além disso, busca estabelecer uma relação direta entre o conhecimento e o poder, compreendendo como o acesso à informação pode ser tanto um instrumento de libertação quanto de opressão, a depender dos interesses por trás de sua difusão ou supressão. A pesquisa foi desenvolvida com base em fontes bibliográficas selecionadas na BRAPCI, através de uma abordagem qualitativa, permitindo uma investigação aprofundada sobre o tema, e um método de procedimento combinado entre a abordagem descritiva, detalhando as características da censura e dos regimes antidemocráticos, e a explicativa, identificando os fatores que levaram a esses fenômenos. Este trabalho propõe uma discussão sobre o papel do bibliotecário enquanto agente de resistência à censura e à desinformação, o qual deve constantemente aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas, garantindo que a censura informacional não seja novamente instaurada na sociedade; trazendo resultados de artigos recuperados na BRAPCI a respeito das medidas que os profissionais da área devem tomar para combater o controle da informação, essas estratégias oferecem um conjunto estruturado de iniciativas que bibliotecários e gestores de informação podem adotar para enfrentar o controle e manipulação da informação, contribuindo para o fortalecimento da liberdade de expressão e da democracia. Por fim, este trabalho evidencia o uso da censura informacional como ferramenta de controle ideológico e repressão ao livre acesso à informação. A pesquisa destacou a destruição de livros e a manipulação da informação como formas de dominação social e abordou o papel da resistência cultural e o impacto desses atos na atualidade. A partir do estudo, reforça-se a importância da atuação crítica do bibliotecário na defesa das liberdades informacionais. Conclui-se que lembrar o passado é essencial para evitar que regimes autoritários voltem a silenciar vozes por meio da censura.
  • TCC
    Biblioterapia aplicada em transtornos relacionados a imagem corporal: um estudo bibliométrico na base de dados Dimensions
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-03) Lemos, Romário de Oliveira; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a relação entre Biblioterapia e imagem corporal, com o intuito de investigar como essa prática pode contribuir para o enfrentamento de transtornos relacionados à autoimagem. O objetivo geral da pesquisa é identificar os principais autores, periódicos e o papel dos bibliotecários na promoção da Biblioterapia aplicada à imagem corporal. Para isso, foram definidos como objetivos específicos a contextualização teórica do tema por meio de pesquisa bibliográfica, a identificação de tendências e lacunas na produção científica e a observação da presença da Biblioteconomia nesse campo. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica, com base nos dados coletados na plataforma Dimensions, utilizando indicadores de produção, relação e impacto. A análise inicial contempla artigos e dissertações, abordando o surgimento da Biblioterapia e seu desenvolvimento, além de refletir sobre a imagem corporal e os prejuízos à saúde mental provocados por distorções nessa percepção. Os resultados apontam uma escassez de estudos que relacionem diretamente Biblioterapia e imagem corporal, embora se observe um crescimento gradual nas publicações nos últimos anos. Também foi identificado que a área da Biblioteconomia ainda é pouco representada na produção científica sobre o tema, evidenciando uma oportunidade de atuação mais efetiva dos profissionais da informação nesse campo. Conclui-se que há um potencial significativo na aplicação da Biblioterapia como ferramenta de apoio psicológico, especialmente no tratamento de questões ligadas à imagem corporal. O estudo evidencia a necessidade de novos trabalhos que valorizem o papel do bibliotecário como agente ativo em ações de promoção da saúde mental por meio de práticas biblioterapêuticas.
  • TCC
    Preservação e conservação da Coleção Zila Mamede: um estudo na Biblioteca Central da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-12) Ximenes, Humberto Lênin Medeiros; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; https://orcid.org/0009-0003-8215-3763; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; http://lattes.cnpq.br/0449940009045853; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Oliveira, Maria do Socorro do Nascimento; https://orcid.org/0009-0003-1728-6017; http://lattes.cnpq.br/4674111108652781
    Este trabalho teve como objetivo descrever as práticas de conservação de acervos a partir da experiência da Sala Zila Mamede, localizada no Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com estudo de caso, utilizando os métodos bibliográfico e documental. Foram aplicadas técnicas de observação direta e análise de registros institucionais para descrever as estratégias adotadas pela biblioteca na preservação do acervo pessoal de Zila Mamede. O estudo partiu da distinção entre os conceitos de preservação e conservação, abordando suas aplicações e relevância para as instituições de memória. Os resultados revelaram que, embora existam ações de conservação implementadas, estas se restringem majoritariamente a práticas preventivas de higienização, com ausência de uma política institucional robusta e sistematizada. Também se observou a carência de planejamento técnico e de recursos humanos especializados para assegurar a longevidade do acervo. As considerações finais apontam para a necessidade urgente de desenvolvimento de uma política de preservação articulada com as diretrizes da instituição, bem como da valorização do papel dos profissionais envolvidos na curadoria desses materiais. Além disso, o estudo evidencia a importância da Sala Zila como espaço de memória e patrimônio cultural, ressaltando o papel da biblioteconomia na salvaguarda da história local. A pesquisa contribui para a reflexão sobre as boas práticas em conservação de acervos bibliográficos e documentais e pode servir como referência para outras instituições que enfrentam desafios semelhantes.
  • TCC
    Biblioterapia aplicada no contexto online e digital: análise da produção científica na base de dados Scopus.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Toscano, Kalina Gonzaga; Sánchez-Tarragó, Nancy; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716
    Este trabalho discorre sobre a biblioterapia, explorando sua evolução desde os aspectos históricos e conceituais até as modalidades on-line e digital, que constituem o principal foco da pesquisa. Tem como objetivo geral caracterizar a produção científica relacionada à biblioterapia digital e on-line, bem como analisar o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação dessas modalidades. Os objetivos específicos são: analisar a evolução temporal da produção científica que discute a biblioterapia nessas modalidades; identificar os autores, instituições e países que mais produzem na área; identificar as principais condições de saúde tratadas por meio dessas práticas; caracterizar os autores e documentos mais influentes no domínio; e refletir sobre o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação de programas de biblioterapia digital e on-line. A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a base de dados Scopus para identificar e analisar a literatura científica relevante. Foram recuperados 199 registros, analisados a partir dos seguintes indicadores de produção e análises relacionais: produtividade de autores, instituições e países; redes de cocitação de autores; redes de acoplamento bibliográfico de documentos; e redes de coocorrência de palavras-chave. Entre os resultados, destaca-se o aumento da produção científica a partir de 2015, com um pico em 2023. Os autores mais produtivos possuem entre sete e dez publicações sobre o tema. A Universidade de Linköping e o Instituto Karolinska, ambos na Suécia, foram identificados como as instituições com maior produtividade. Verificou-se que as publicações sobre a temática provêm, majoritariamente, das áreas da Medicina e da Psicologia, com escassez de trabalhos acadêmicos na área da Biblioteconomia. Entre as condições de saúde mais tratadas com biblioterapia estão a ansiedade e a depressão. Entre os documentos mais influentes, destacam-se pesquisas que utilizam a biblioterapia associada à terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de pânico em ambientes virtuais. Embora ainda pouco presente na literatura recuperada, algumas publicações ressaltam o papel fundamental do bibliotecário na biblioterapia on-line e digital, atuando como mediador da informação, conselheiro e líder biblioterapêutico. Sua atuação requer formação específica, a fim de garantir práticas éticas e eficazes na e-biblioterapia. Também é enfatizada a importância da colaboração interdisciplinar e do fortalecimento de redes entre bibliotecas e serviços de saúde mental. Conclui-se que a biblioterapia, nas modalidades on-line e digital, constitui um campo em expansão e uma oportunidade para maior participação do bibliotecário — profissional qualificado para facilitar o acesso aos recursos e contribuir significativamente para a eficácia do processo terapêutico por meio da leitura.
  • TCC
    Inteligência artificial na Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise das produções acadêmicas brasileiras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Emmily Hariadny Gomes da; Moura, Ana Patrícia Silva; Casimiro, Adelaide Helena Targino; Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias
    Nos últimos anos a Inteligência artificial (IA) vem se destacando com uma das tecnologias mais promissoras, ressignificando a maneira como nos relacionamos com a informação, a IA tem proporcionado inovações em diversas áreas, como saúde, educação, economia e segurança. Na Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) a IA vem se mostrando como uma oportunidade de uso nas demandas funcionais e informacionais de unidades de informação e na própria Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), mas ainda é necessário estudos entre essas áreas. Diante disto, surge a necessidade de saber como as produções acadêmicas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação no Brasil, especialmente nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Dissertações e Teses, têm abordado a temática da Inteligência Artificial, considerando aspectos como suas aplicações, desafios e perspectivas para essas áreas? Baseando-se nesta demanda, este trabalho teve como objetivo geral, compreender como as produções brasileiras na Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) têm abordado a temática IA publicadas nos repositórios digitais (RI) das universidades federais do Brasil e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O trabalho tem sua metodologia caracterizada como exploratória, com abordagem mista quantitativa e qualitativa, e pesquisa documental como técnica de coleta. Os dados foram coletados através do levantamento bibliográfico nos Repositórios Institucionais (RI) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), durante o período do segundo semestre de 2024. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva dos resultados obtidos por meio do levantamento bibliográfico, e da revisão da literatura. Por meio da pesquisa foi possível observar a existência de uma lacuna significativa na produção acadêmica, onde os resultados expressivos da falta de pesquisa pode ser atribuída à resistência à adoção de tecnologias como a IA, e à falta de capacitação profissional para lidar com estas inovações. Além disso, é necessário salientar que a temática de Inteligência Artificial ainda é nova, sendo os resultados deste trabalho recuperados entre 2020 a 2024. Reconhece-se o potencial transformador da IA para otimizar práticas de organização e disseminação da informação. Este estudo reforça a necessidade de ampliar pesquisas aplicadas à IA em unidades de informação, abordando suas possibilidades, limitações e implicações éticas. A relevância do trabalho reside em colaborar com o debate e servir como suporte para estudantes e profissionais interessados na integração da IA ao campo, contribuindo para futuros avanços no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI).