CCSA - TCC - Biblioteconomia
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TCC A aplicabilidade da preservação documental em materiais sonoros: caso dos discos de vinil (LP)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Gomes, Andressa Michelly dos Santos; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Barbosa, Everton RodriguesEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma investigação sobre a Preservação Informacional, visualizando os aspectos de Preservação Documental com foco em acervos sonoros através dos discos de vinil. Aborda sucintamente, o significado de biblioteca, informação, documento e fonte de informação. Expõe a preservação da informação, especificando os conceitos de Preservação Documental e suas ações estratégicas (Preservação) e operativas (Conservação – Preventiva e Curativa – e Restauração). Aponta medidas de precaução para documentos sonoros (discos de vinil). Evidencia o papel do bibliotecário na salvaguarda da informação em Centros Documentais. Reforça o papel do bibliotecário como agente “preservador”, ampliando as suas preocupações na multiplicidade de suportes em unidades informacionais, culminando numa preservação à longo prazo. Objetiva, identificar e, posteriormente, descrever as ações de preservação utilizadas sob os discos de vinil, pelos profissionais que atuam na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, na Rádio FM Universitária e na Biblioteca Padre Jaime Diniz. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem qualitativa, através do método geral indutivo. Considera imprescindível adquirir medidas para se precaver contra eventuais danos aos valiosos discos de vinil.TCC A atuação do bibliotecário em órgãos oficiais de perícia criminal: novos cenários para o desempenho de serviços de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Bezerra, Lehi Aguiar; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Carvalho, Luciana MoreiraDiscorre acerca da importância do reconhecimento das habilidades e das atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional Bibliotecário em outros cenários informacionais que necessitem dos processos de organização, representação, difusão, recuperação, acesso, uso e preservação da informação para fins específicos– transcendendo os espaços das bibliotecas, os quais se configuram como ambientes tradicionais de sua atuação. Tem como Objetivo geral apresentar as atividades que podem ser desenvolvidas por esse profissional em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal, com base em suas competências e habilidades. Objetiva especificamente: evidenciar as competências e habilidades do Bibliotecário no que se refere ao desempenho das suas atividades enquanto profissional da informação; apresentar os objetivos e as funções dos Órgãos Oficiais de Perícia Criminal; destacar os principais serviços que podem ser desempenhados pelo profissional Bibliotecário em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica, exploratória, documental e descritiva com dados extraídos da Classificação Brasileira de Ocupações do Perito Criminal e do Bibliotecário, realizando também a aplicação de entrevista semiestruturada com dois profissionais que atuam no campo da Perícia Criminal. Apresenta como resultado diversas atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário no intuito de contribuir com as tarefas desempenhadas pelos Peritos Criminais nesses órgãos, cujos serviços estão incluídos nas seguintes classes gerais: Gerenciamento de Redes, Sistemas e Unidades de Informação; Desenvolvimento de Recursos Informacionais; Realização de Pesquisas e Estudos; Prestação de Serviços de Assessoria e Consultoria; Disseminação da Informação em Qualquer Suporte; e Tratamento Técnico dos Recursos Informacionais. Ressalta ainda que muitas das atividades a serem desempenhadas por profissionais Bibliotecários nessas instituições estão relacionadas com o fazer desse profissional em unidades de informação, sobretudo no que concerne à sua atuação em uma Central de Custódia, atendendo aos requisitos que a mesma propõe. Conclui destacando que todas as incumbências apresentadas anteriormente precisam estar atreladas ao saber fazer do bibliotecário para atender aos aspectos da profissão nesses cenários, cabendo a esse profissional agregar as dimensões da competência – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes – em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal.TCC A biblioteca escolar e a Lei 12.244/10: uma análise de sua aplicabilidade em duas escolas da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nascimento, Kadja Leandro do; Santos, Raimunda Fernanda dos; Freitas Neta, Antônia de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deEstuda as concepções da Lei 12.244/10, criada no intuito de fortalecer o espaço da biblioteca escolar nas escolas públicas e privadas, além de reconhecer a importância do bibliotecário como agente colaborador para o processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade da lei 12.244/10 em duas escolas da cidade do Natal/RN. Objetiva especificamente: estudar aspectos relativos à essa lei que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país; averiguar a situação das bibliotecas das escolas analisadas e a contribuição dessas unidades de informação para o processo de ensino e aprendizagem no contexto em que estão inseridas; identificar o impacto da atuação do profissional bibliotecário e as principais atividades desenvolvidas no âmbito de uma das escolas analisadas; estabelecer comparações entre ambas as instituições analisadas em relação aos esforços empreendidos para a aplicabilidade da lei e a contribuição do profissional bibliotecário no cumprimento do seu papel enquanto agente fomentador das boas práticas de uso da biblioteca no contexto escolar. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo de caso exploratório e descritivo de caráter quali-quantitativo – cuja pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionários e a utilização do método comparativo com duas unidades de informação inseridas em instituições de ensino privadas. Destaca reflexões através da comparação realizada entre as duas escolas, enfatizando as diferenças entre elas no que diz respeito à biblioteca escolar. Conclui enfatizando a importância da atuação do profissional bibliotecário como agente mediador no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, bem como agente contribuinte para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços da unidade de informação em instituições de ensino.TCC A biblioterapia na melhor idade: uma proposta para o Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro em Macaíba - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Bezerra, Luana de Araújo; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Galloti, Monica Marques Carvalho; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoA sociedade atual é complexa e desafiadora do ponto de vista econômico, político e social. Devido a avanços da tecnologia como um todo e da ciência em específico, as populações tem se tornado mais longevas. Esta longevidade por sua vez tem causado impactos importantes nesse meio social fazendo com que seja necessário a criação de mecanismos e políticas públicas para cooperar com esta nova realidade. Nesse contexto, um dos aspectos chave é a atenção à saúde mental da população. Uma das alternativas que têm se apresentado nesta seara é a Biblioterapia. Este tipo de ação visa a promoção da atividade do uso de material bibliográfico aliado à medicina ou à psicoterapia, de modo a estimular as pessoas a resolverem seus problemas emocionais. O trabalho visa de forma geral promover uma revisão de literatura sobre o assunto da Biblioterapia com vistas a refletir sobre o tema à luz de sua aplicação para o público idoso. Especificamente o trabalho tem como objetivos: identificar os benefícios da Biblioterapia para os idosos, descrever o Centro de Convivência de Idosos “Geraldo Pinheiro” no município de Macaíba/RN e por fim propor atividades de Biblioterapia para o referido centro. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica em fontes de informação pertinentes ao assunto tais como livros, artigos científicos, relatórios estatísticos em formato convencional e eletrônico. Além disso, foi feito um estudo de caso, por meio de uma abordagem exploratória no referido centro. Esta abordagem teve por finalidade a elaboração de uma proposta indicativa de ações em torno da Biblioterapia para esta referida comunidade. Por fim, considera-se que a Biblioterapia pode trazer variados benefícios para a população da terceira idade e que é uma prática auxiliar à terapia para este tipo de público.TCC A contribuição da Arquitetura da Informação Pervasiva para a Encontrabilidade da Informação em Repositórios Institucionais: uma análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Dayane Nunes da; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dos; Marques, Clediane de Araújo GuedesOs ambientes de informação como objetos de estudo da Arquitetura da Informação tem sofrido mudanças referentes à adaptação aos avanços da tecnologia. Nesse contexto, emergiu a Arquitetura da Informação Pervasiva como uma nova abordagem da Arquitetura da Informação a qual segue a vertente da transmissão da informação nos ambientes de informação híbridos (analógico e/ou digital). A vista disto buscou-se encaminhar esta pesquisa para o ambiente de informação do Repositório Institucional da UFRN, pois este se caracteriza como um ambiente de informação com acesso nacional e internacional que pertence a academia científica, portanto a adaptação deste ambiente de informação às novas demandas tecnológicas deve ser considerada prioridade. A pesquisa tem por objetivo compreender como a Arquitetura da Informação Pervasiva pode auxiliar na encontrabilidade da informação no referido repositório institucional. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com aplicação da técnica de análise da interface e observação através de atributos da Encontrabilidade da Informação e Arquitetura da Informação Pervasiva dispostas em checklist criado para análise de ambientes híbridos. Diante disto, os resultados obtidos destacam que o Repositório da UFRN possui poucos aspectos da Arquitetura da Informação Pervasiva, o que pode comprometer a encontrabilidade da informação no contexto tecnológico atual. Conclui-se que em face da importância deste ambiente para a instituição, a Arquitetura da Informação Pervasiva deve ser trabalhada neste ambiente pelos profissionais responsáveis, uma vez que seu bom funcionamento pode influenciar significativamente na Encontrabilidade da Informação disponível. Todavia, são necessários estudos com usuários para validar os resultados obtidos na análise apresentada neste trabalho.TCC A curadoria de conteúdos em bibliotecas: proposta de aplicação na Biblioteca Central do IFRN campus Natal-Central(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pereira, Jéssica Valesca Toscano; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Tatiana Nascimento Augusto Dutra Alves; Carvalho, Luciana MoreiraDiante do contexto de superprodução de informação, ocasionado especialmente pelo advento da Internet e das mídias sociais digitais, o presente estudo evidencia a curadoria de conteúdos como uma atividade essencial por possibilitar encontrar, filtrar, selecionar, agregar valor, organizar e compartilhar informações relevantes a públicos determinados, engajando e avaliando os resultados. Por ser uma temática relativamente nova, produções científicas em âmbito nacional na área de Ciência da Informação ainda são muito escassas e não existem estudos sobre sua realização em bibliotecas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral propor diretrizes para a realização da curadoria de conteúdos na Biblioteca Central Sebastião Fernandes (BCSF), situada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central, e mais especificamente: a) caracterizar o processo de curadoria de conteúdos; b) identificar e caracterizar ferramentas tecnológicas úteis para realizar a curadoria de conteúdos; e c) caracterizar a curadoria de conteúdos e suas aplicações práticas em bibliotecas, buscando contribuir para o preenchimento da lacuna no âmbito da produção científica nacional. Para tanto, este estudo configura-se como uma pesquisa aplicada, bibliográfica, exploratória e documental, realizando também entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, com vistas a coletar dados para auxiliar na elaboração da proposta de estruturação da curadoria de conteúdos para a Biblioteca Central do IFRN, na qual verificou-se a preocupação em implementar uma seção especificamente voltada para a realização da curadoria e a gestão de conteúdos online, mas que ainda não possui uma estrutura para a efetivação da atividade. Logo, a contribuição desta pesquisa encontra-se na elaboração da proposta, contendo os principais elementos para estruturar a curadoria de conteúdos na Biblioteca, tais quais: a) delimitação dos objetivos e público-alvo; b) temáticas sugeridas; c) guia de fontes de informação; d) processo para assegurar a curadoria de conteúdos; e) ferramentas capazes de auxiliar no processo; f) frequência de publicação; e g) critérios para avaliação dos resultados. Conclui-se evidenciando que o exercício da curadoria de conteúdos em bibliotecas é uma ótima oportunidade não só para informar o público, mas também para se conectar com ele, estabelecendo uma ligação a partir de novos serviços, produtos e ferramentas.TCC A função dos sebos como lugares de memória: um estudo sobre o Sebo Vermelho em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Rodrigues, Beathriz Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156O presente trabalho tem como tema a caracterização dos sebos como lugares de memória, a partir de um estudo sobre o Sebo Vermelho, localizado no bairro da Cidade Alta, em Natal (RN), endereço de relevante valor histórico para a cidade. Busca-se analisar em que medida esses espaços, como o Sebo Vermelho, podem ser compreendidos como lugares de memória, considerando sua função na preservação, circulação e ressignificação de objetos culturais e simbólicos. De modo específico, buscou-se identificar o conceito de lugar de memória segundo a literatura acadêmica, e como ele se aplica aos sebos como espaços de preservação da memória; examinar o papel do Sebo Vermelho na preservação da memória escrita do Rio Grande do Norte, identificando obras raras e relevantes presentes em seu acervo e por fim explorar como os sebos podem contribuir para valorização e disseminação da cultura e história local. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e exploratória em que se realizou uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, bem como o estudo de caso realizado a partir do Sebo Vermelho e sua produção editorial bibliográfica. O estudo evidencia que o caso estudado configura-se como um exemplo de sebo que pode ser considerado um lugar de memória, por seu papel na preservação da memória impressa e da cultura local. Ao abrigarem obras raras, esgotadas e de valor histórico, o sebo vermelho configura-se como instituição que contribui para a construção e perpetuação da identidade cultural potiguar. A pesquisa reforça a relevância dos sebos e propõe sua valorização como agentes de resistência cultural em um cenário de crescente digitalização.TCC A Gestão Documental na construção da Memória Institucional da Cooperativa Cultural Universitária do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Francisco, Bruna da Silva; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Silva, Emerson Carlos daEste trabalho de conclusão de curso tem como tema a apresentação da gestão documental enquanto recurso da construção de uma memória institucional, para tanto, objetivou apresentar o conceito de memória como uma proposta humana que ocorre de forma individual, coletiva e social. No entanto, buscou-se aplicar esses conceitos na necessidade das mesmas na formação de uma memória institucional. Através de análises conceituais sobre arquivos e os vários formatos de documentos que os compõe, funcionando com suporte a informação, observando assim a gestão documental como um meio de organização e tratamento informacional que por meio da seleção e descarte informacional, como um processo que possibilita a formação de uma memória institucional, no caso desta, a memória da Cooperativa Cultural Universitária do RN, tendo como finalidade a análise do pertencimento histórico, social, cultural e identitário que a memória proporciona.TCC A importância da preservação da informação: reflexões sobre a preservação, conservação e restauração dos suportes de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Cunha, Naisa de Almeida; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Felipe, Carla Beatriz MarquesConceitua e apresenta a informação e o processo de comunicação, que se faz um resgate histórico sobre os tipos de suporte de informação e a consequente evolução das formas de comunicação. Aborda a importância da preservação da informação para os indivíduos e para a construção de uma sociedade. Mostra as estratégias de preservação, conservação e restauração dos tipos de suporte de informação e os cuidados que devem ser tomados de acordo com as suas singularidades. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica sobre assuntos pertinentes ao tema, bem como a consulta em base de dados e websites. O objetivo geral dessa pesquisa visa ressaltar a importância da preservação da informação em diferentes tipos de suporte, visando fazer com ela fique acessível por mais tempo possível. Os objetivos específicos desse trabalho discorrem sobre estratégias de preservação, conservação e restauração de diferentes tipos de suportes de informação, de acordo com as suas evoluções, visando a importância dessas estratégias nos âmbitos de bibliotecas e arquivos com a finalidade de preservar a informação para a posterioridade. Concluindo assim que essas estratégias e cuidados são de vital importância para a preservação da informação nessas instituições, fazendo com que seja possível, através da preservação da informação, elas desempenharem as suas principais funções: salvaguardar e disseminar a informação.TCC A importância das bibliotecas prisionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Isabelle Ariane Ribeira da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Felipe, Carla Beatriz Marques; Medeiros, Wagner Oliveira deApresenta-se um breve desenvolvimento histórico das bibliotecas com vista a elucidar a importância das bibliotecas prisionais. Defende-se a validação do direito dos apenados em ter uma biblioteca no meio no qual estão inseridos a partir da perspectiva de que tal direito é de todos, além de estar previsto na Lei de Execuções Penais (LEP). Busca-se compreender ainda parâmetros para que tal direito possa ser cada vez mais posto em prática, assim como a efetiva atuação do profissional bibliotecário no ambiente do cárcere, visando que eles exerçam sua responsabilidade social. Expõem-se também relatos das apenadas do Complexo Penal Dr. João Chaves com o objetivo de reforçar a importância das bibliotecas prisionais. Conclui-se que as bibliotecas prisionais são instituições fundamentais nesse processo de acesso à informação e incentivo à leitura, colaborando de modo efetivo para a melhoria da vida dos apenados durante e após esse momento de cerceamento da liberdade.TCC A importância do profissional bibliotecário como mediador da informação para o desenvolvimento da competência informacional dos usuários com dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Rosa Milena dos; Farias, Ronnie Anderson Nascimento de; Bevilaqua, Lia Rejane Müller; Santos, Raimunda Fernanda dosDescreve a importância do profissional bibliotecário como mediador da informação e formador da competência informacional de usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem que, consequentemente, tem necessidades educacionais especiais, no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Utilizando como cenário da pesquisa a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) nessa instituição. Tem como objetivo geral pesquisar quais as contribuições do bibliotecário para atuar como mediador da informação para usuários com/ou que apresentam distúrbio neurológico de aprendizagem, no qual a CAENE e o Laboratório de acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede auxiliam na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivos específicos pesquisar as características dos indivíduos com distúrbios neurológicos de dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nos estudos associados à sua competência informacional e analisar a estrutura curricular do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o intuito de avaliar se o profissional bibliotecário tem uma formação profissional que possibilite mediar informação e construir a competência informacional dos usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória realizando duas entrevistas semiestruturadas com a psicóloga escolar da CAENE e com a bibliotecária-documentalista do Laboratório de Acessibilidade da BCZM. Apresenta como resultado a descrição das funções que o bibliotecário possui como mediador da informação em relação à formação da competência informacional de usuários, principalmente, com distúrbios ou transtornos neurológicos de aprendizagem, além de utilizar estratégias informacionais e tecnologias assistivas para auxiliar, orientar, acompanhar e ajudar os usuários que tenham dificuldades no seu processo de ensino e aprendizagem. Conclui que na estrutura curricular do curso de Biblioteconomia da UFRN do ano de 1998 a 2002 e no ano de 2014 a 2017, faltam disciplinas capazes de formar um profissional bibliotecário que auxiliem em sua formação do profissional em relação a exercer atividades que contribuam para a inclusão informacional, a acessibilidade e a necessidade educacional especial.TCC A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira; Barbosa Neto, Pedro Alves; Martins, Silvestre Gomes; Cunha, Jacqueline de AraújoO aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem critérios relacionados à qualidade dos acervos, do ensino, da qualificação de recursos humanos e espaço físico, dentre outros aspectos. Nesse sentido, levantamentos periódicos são necessários a fim de se ter conhecimento do real estado do acervo disponibilizado na biblioteca e qual o nível de satisfação dos seus usuários. Este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso, o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Para isso utiliza como parâmetro a disponibilidade da bibliografia básica indicada por docentes e/ou coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no acervo da Biblioteca Central da UFRN. Foi feita uma análise dos métodos de seleção e aquisição destes materiais, enfatizando a sua avaliação e disponibilização. Para tal, foram coletadas informações por meio de entrevistas com os referidos coordenadores de curso. Foi feita paralelamente uma análise da atualização das bibliografias básicas dos cursos de graduação do CCSA, avaliando a periodicidade destas solicitações para a aquisição de materiais. Para o apoio à dimensão teórica do trabalho, um levantamento bibliográfico foi realizado enfatizando a área de Desenvolvimento das Coleções bem como assuntos relacionados a este tópico. Conclui que existe uma defasagem na atualização das estruturas curriculares dos programas de ensino, o que pode vir a refletir nas ações de aquisição realizadas pela biblioteca universitária da UFRN comprometendo o alcance de bons resultados de ensino e aprendizado por parte dos cursos de graduação do CCSA.TCC A percepção da imagem do bibliotecário pelos discentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Azevedo, Karina Leticia Araujo de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana MoreiraEste estudo tem como objetivo abordar a visão que os discentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possuem acerca do profissional bibliotecário. Apresenta a evolução da profissão de bibliotecário e as características atuais da profissão, suas possibilidades de atuação e atividades exercidas, aspectos relativos à sua formação acadêmica e às competências e habilidades requeridas para o exercício profissional, bem como a aspectos de sua representação social. Utiliza como metodologia uma pesquisa de cunho quantitativo e caráter descritivo, fazendo uso de questionários como instrumento de coleta de dados, a respeito da imagem que os discentes dos seis cursos de graduação do CCSA/UFRN possuem da profissão de bibliotecário. Constata qual a percepção destes discentes em relação às atividades e funções do bibliotecário, bem como as possibilidades de atuação, e itens de informação com os quais este profissional lida em seu cotidiano de trabalho. Conclui que os discentes do referido Centro têm uma visão condizente com a realidade em relação à profissão de bibliotecário, e que o consideram um profissional de importante função na sociedade.TCC A preservação documental na formação do bibliotecário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Pinheiro, Thaís Gervaise; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana Moreira; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deO objetivo do presente estudo é verificar se a formação do bibliotecário no Brasil o prepara para o trabalho de preservação de documentos impressos e digitais considerando verificar quais instituições do país ofertam disciplinas dedicadas ao estudo da preservação documental, em quais modalidades em que são ofertadas se optativa ou obrigatória, observar de que modo elas se distribuem por regiões e conhecer as ementas. Foi definido um recorte das instituições federais de ensino superior e realizada uma pesquisa bibliográfica de estudo exploratória nos seus sites para coleta de dados acerca das disciplinas de preservação. Os resultados mostram que há um declínio na disponibilização de disciplinas que tratam da preservação documental, conteúdo de fundamental importância para a formação do profissional da atualidade que com o rápido surgimento das novas tecnologias também surge uma preocupação com os novos suportes documentais, pois desde a antiguidade é algo inerente à função do bibliotecário seja ela de forma direta ou indireta.TCC A representação da informação em fontes de informação musicais digitais: uma análise do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Alexandre; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; Felipe, Carla Beatriz Marques; Noronha, Malkene Wytiza Freire de MedeirosA Representação da Informação em meios digitais constitui elemento salutar para um melhor uso de fontes de informação de diferentes áreas temáticas. As novas tecnologias de interação em ambientes virtuais permitem a construção de catálogos que melhor representem o conteúdo disponível em núcleos informacionais variados e políticas de acessibilidade menos restritivas promovem o acesso e uso da informação incentivando o acesso à cultura de forma ágil e interativa. O presente trabalho tem o objetivo geral traçar um panorama do processo de representação da informação desenvolvida pelo Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil Tem como objetivos específicos: (I) Identificar o escopo de atuação da Iniciativa do Repertoire Internacionale des Sources Musicales; (II) Analisar as características dos Catálogos Online de Acesso Público; (III) Destacar a usabilidade do portal RISM-Brasil para o profissional da informação. Os procedimentos metodológicos utilizados para desenvolver a monografia foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva e estudo de caso. Apresenta teor conclusivo de que a representação da informação no locus contemplado pela pesquisa denota importante recurso de fomentação à catalogação colaborativa e preservação do objeto histórico e cultural representado pela música em forma de manuscritos de partituras localizados em diferentes regiões do território nacional. Finda por considerar que a música, por representar fonte de informação multidisciplinar, justifica sua utilização como elemento basilar para a atuação do bibliotecário em sua função de mediador da informação para fins de suporte cultural e pedagógico.TCC A Revista Brasileira de História da Educação e a comunicação científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Martins, Jéssica Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Gallotti, Monica Marques CarvalhoO estudo da produção científica da História da Educação permite apresentar uma visão geral sobre a configuração deste campo de estudo, sendo possível, a partir da Lei de Lotka, detectar a produtividade dos autores, além das contribuições das regiões, instituições, tipos de publicações, forma de publicação e as temáticas mais desenvolvidas. Objetiva-se investigar a comunicação científica da área da Educação, particularmente da História da Educação, por meio dos trabalhos disponíveis na Revista Brasileira da História da Educação (RBHE). A metodologia para a realização da pesquisa se deu pela coleta de informações das 482 publicações, com o suporte dos fundamentos da análise documental de Bardin (2010), além da utilização dos princípios estáticos de Bussab e Morettin (2013, 2008) e do uso dos apontamentos de Lotka (1926). O resultado das análises indica que a produção nacional representa mais de 80% do corpus da revista, além da contribuição única por autor, que é mais de 20% acima do estipulado pela Lei de Lotka. Conclui-se que a revista demonstra uma grande dispersão entre as contribuições individuais e em coautoria, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além de divergir do pressuposto por Lotka. Também é possível detectar temáticas principais, como “educação”, “história” e “ensino”.TCC A segurança da informação no processo de submissão e avaliação de proposta de publicação à editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Patrícia Feitosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Macedo, Helton Rubiano de; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deApresenta o conceito de segurança da informação já que a informação tem sido cada vez mais produzida e acessada, especialmente com o avanço das tecnologias e o uso exacerbado das redes sociais na sociedade atual Relata um breve histórico da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN, bem como seu processo de editoração. Objetiva verificar as fragilidades relacionadas à segurança da informação no processo de submissão e avaliação; verificar se há uma política de segurança da informação na EDUFRN e identificar características do comportamento dos avaliadores no processo de recebimento dos documentos para avaliação e suas habilidades em relação à temática em questão. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica para construção do embasamento teórico, bem como foram empreendidas entrevistas com um responsável pela secretaria da Editora e com os atores envolvidos no processo de avaliação dos documentos submetidos ao processo de publicação, escolhido um de cada centro acadêmico de forma aleatória. Conclui, após a análise dos dados, que existe vulnerabilidade em relação à segurança da informação durante o processo de submissão e avaliação das propostas submetidas, não existe uma política de segurança da informação na editora, como resposta viu-se a necessidade de instruir os avaliadores em como manusear e proteger os documentos recebidos e sugere a criação de um manual e de uma política de segurança da informação. Em seguida lista algumas sugestões de boas praticas para serem dadas aos avaliadores.TCC A viabilidade da metodologia de Sara Shatford para a indexação de fotografias: o acervo fotográfico da Escola de Música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Brizolara, Martina Luciana Souza; Felipe, Carla Beatriz Marques; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Santos, Raimunda Fernanda dosApresenta conceitos de imagem e documento iconográfico e discorre sobre seu uso ao longo da história da humanidade. Procura apresentar definições de fotografia, comentando seu uso para fins de registro e transmição de informações e seu papel na sociedade. Narra brevemente a história e evolução da fotografia, comentando as circunstâncias de seu surgimento, os diversos processos fotográficos descobertos ao longo da história, e sua crescente popularização até os dias atuais. Comenta sobre os diferentes usos e funções da fotografia. Discorre sobre a fotografia como documento, destacando a necessidade do tratamento informacional de acervos fotográficos. Oferece conceitos de análise documentária e indexação; discorre sobre os objetivos da indexação, apresentando as etapas do processo, destacando o estágio de análise de assunto. Fala sobre as diferenças entre a indexação de documentos textuais e iconográficos, ressaltando a necessidade da utilização de metodologias mais adequadas à forma do documento, apresentando metodologias adaptadas ao tratamento informacional de imagens. Apresenta pesquisa exploratória realizada no acervo fotográfico da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva testar a viabilidade da metodologia de Sara Shatford (1994) para a indexação de fotografias em acervos reais, relatando e avaliando o processo de indexação de fotografias selecionadas da referida unidade seguindo a metodologia proposta. Conclui confirmando a viabilidade da metodologia testada, propondo um questionamento sobre sua baixa popularidade.TCC Acervo Braille da Biblioteca Pública Câmara Cascudo: eliminado barreira através do marketing(Biblioteconomia, 2006) Souza, Patrícia da Silva; Carvalho, Luciana MoreiraTCC O acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sob uma perspectiva histórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-11) Rodrigues, Maria Izabel; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Casimiro, Adelaide Helena TarginoEsta pesquisa apresenta como tema uma perspectiva histórica da política do Rio Grande do Norte através do acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar. Busca no objetivo geral identificar os marcos históricos do Poder Legislativo do estado do Rio Grande do Norte representados no Memorial a partir do acervo que o compõe. Em seus objetivos específicos busca demonstrar a importância dos memoriais como locais de resgate histórico da memória social, bem como identificar quais objetos e documentos constantes no Memorial representam uma simbologia histórica importante para a memória política potiguar e identificar, cronologicamente, quais momentos políticos históricos do Legislativo do Rio Grande do Norte são representados por meio do acervo do Memorial. Problematiza se é possível delimitar um contexto histórico da política do Rio Grande do Norte por meio do acervo do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar. Utiliza como metodologia uma incursão bibliográfica para a elaboração de um estudo exploratório e descritivo, realiza um estudo de caso no Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar e aplica o método qualitativo através da aplicação de entrevistas estruturadas com o curador e o historiador da unidade. Apresenta como resultados um resgate histórico através das descrições dos itens indicados pelos profissionais entrevistados, como forma de proporcionar um contexto histórico existente nos materiais do acervo analisado. Conclui que a pesquisa é relevante e pertinente para discussões acerca da preservação e conservação da memória da sociedade potiguar, enfocando a necessidade de elaboração de mais estudos científicos na área, com a premissa de trazer à tona a importância de discussões que possuem essa vertente.