FELCS - Especialização em Administração Pública
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43714
Navegar
Navegando FELCS - Especialização em Administração Pública por Autor "Costa, Silvia Pires Bastos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge Intranet como ferramenta de otimização do processo de comunicação: o caso da EBSERH/HUAB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-24) Medeiros, Elisângela Maria Silva de; Costa, Silvia Pires BastosA comunicação entre os colaboradores é algo essencial para o bom funcionamento de uma instituição, sendo vital para a promoção da eficácia organizacional.TCC Qualidade em serviços: análise teórica e proposições para otimização do atendimento na agência Banco do Brasil da cidade de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-07) Silva, Judson Daniel Januario da; Costa, Silvia Pires BastosNa atual conjuntura social e mercadológica, a qualidade nos serviços se tornou algo fundamental para a satisfação dos clientes, uma vez que, aspectos subjetivos como cortesia, empatia, cordialidade, dentre outros fazem parte da holisticidade que envolve os serviços, e mais especificamente o atendimento. Como instituição fomentadora da economia nacional, o Banco do Brasil tem sentindo o efeito negativo da qualidade nos serviços, tendo em vista, o número de reclamações que suas agências vêm recebendo; isso a nível nacional. Desse modo, trazendo para a realidade local, o coevo trabalho pretende Analisar a percepção dos clientes com relação ao atendimento ofertado pela Agência Banco do Brasil da cidade de Currais Novos/RN, bem como propor ações de otimização. Para a realização do hodierno trabalho, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e meios eletrônicos, salvaguardando o caráter científico do mesmo. Ao final da pesquisa, foram apontadas algumas falhas pontuais no que diz respeito a qualidade do atendimento: cortesia, cumprimento com o que é proposto, interesse em solucionar problemas dos clientes, transmissão de confiança nas informações passadas são itens fundamentais que necessitam de uma maior atenção com o objetivo de otimizar o atendimento. Desse modo, foi sugestionada algumas ações que viessem a sanar essas lacunas deixadas por vícios de trabalho, desmotivação, ou até mesmo pela cultura da instituição. Algumas dessas ações são passíveis de implementação uma vez que requer apenas uma mudança de postura tendo pouco dispêndio para a agência. Já outras são mais complexas em virtude da política da instituição, do seu estatuto, e de formas de atuação ante a comunidade.postGraduateThesis.type.badge Recomendações para implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Avançado Parelhas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Nascimento, Francisco Felix; Costa, Silvia Pires BastosA Qualidade de Vida no Trabalho tem sido tema relevante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, considerando a satisfação dos servidores no seu ambiente laboral, nas relações profissionais, pessoais e sociais dos mesmos, refletindo maior qualidade na oferta dos serviços prestados a comunidade acadêmica e sociedade em geral, influenciando direto e indiretamente na responsabilidade social que a instituição deve assumir. O objetivo deste trabalho foi apresentar conceitos sobre Qualidade de Vida no Trabalho, analisando de que forma o programa de Qualidade Vida no Trabalho do IFRN está sendo compreendido e aproveitado pelos servidores; registrar as experiências relacionadas em QVT no Campus IFRN Parelhas e sugerir a implantação de um Programa de QVT no referido campus. Foi realizado um estudo de caso com o método de pesquisa qualitativa (quali-quanti) por meio de questionário aplicado aos servidores da instituição. A base teórica para direcionamento deste trabalho está amparada nos conceitos e citações de autores sobre o tema abordado, cujas pesquisas científicas são norteadoras no desenvolvimento de análises, novas pesquisas e informações sobre o assunto Qualidade de Vida no Trabalho. Os resultados destacam a necessidade de transformação do ambiente de trabalho em um local agradável onde os servidores possam sentir satisfação na execução de suas atividades laborais. Por fim, pretende-se mostrar com esse exercício de análise, uma breve contribuição para o entendimento acerca da temática que envolve a qualidade de vida no mundo do trabalho, e, desse modo, poder usá-la como ferramenta na elaboração de um projeto de intervenção no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFRN – Campus Avançado Parelhas.