Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática por Autor "Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento"
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Tese Abordagem da educação para a sustentabilidade em cursos de licenciatura em Biologia da região amazônica paraense: perspectivas teóricas e metodológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Silva, Natanael Charles da; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-5261-3691; http://lattes.cnpq.br/0422893512401315; Britto, Diselma Marinho; Albuquerque, Fabiola da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Severo, Thiago Emmanuel AraújoA pesquisa centrou esforços de investigação no contexto educacional da formação em Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense, contribuindo com a valorização e entendimento do cenário de atuação, vivências e perspectivas de cursos de formação docente em uma região que, além da vasta biodiversidade, dispõe de significativa importância na formação sociocultural do país. O objetivo principal foi caracterizar as abordagens teórico-metodológicas da Educação para a Sustentabilidade em cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense sob vários aspectos: relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), os princípios da Educação para a Sustentabilidade na prática docente, na percepção dos discentes e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Para tanto, o estudo adotou uma perspectiva metodológica qualitativa e quantitativa, assumindo aspectos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e uma abordagem narrativa com trajetória dividida em quatro fases que abrangeram ações desde a análise dos PPCs, até aplicações de questionários com docentes e discentes. A análise qualitativa ocorreu por meio do software Iramuteq, versão 0.7 alpha 2 associado a análise de conteúdo. Já a quantitativa se deu por meio dos softwares Past, versão 4.07b e Excel 2017. Os resultados demonstraram que os ODS 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes) estão presentes em todos os PPCs das cinco instituições de ensino estudadas. Em oposição, os ODS 5 (igualdade de gênero) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) não foram abordados em nenhum dos documentos investigados. Dos 145 TCCs analisados, 71,72% revelaram que as categorias mais representadas foram a 2 (direito à educação) e a 7 (direito à biodiversidade). Com relação a abordagem docente, os professores dão maior ênfase aos princípios: “direito à vida”, “direito à igualdade” e “direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou menor índice de abordagem pelos docentes. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Entretanto, há indicações de que necessitam de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, principalmente no que diz respeito a aspectos relativos à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental. A percepção dos discentes se mostra em conformidade com os achados nos documentos norteadores dos cursos e com as perspectivas teórico-metodológicas apresentadas pelos professores. Todavia, embora eles abordem todos os princípios da Educação para a Sustentabilidade em suas respostas ao questionário aplicado, em alguns casos ainda demonstram insegurança nas relações estabelecidas entre os temas e a formação que estão tendo acesso. As lacunas apresentadas convergem com os achados na pesquisa bibliográfica ao revelar a pouca existência de estudos que investigam a influência, inserção e consequências da integração entre os princípios da Educação para a Sustentabilidade e a formação inicial em Licenciatura em Biologia. Os dados, de modo geral, evidenciam, em certo grau, a carência de associação de temas complexos e interligados com a humanidade, e que, portanto, fazem parte da vida e história de formação cultural das pessoas, com o curso que está sendo ofertado. Isso implica considerar que os princípios da Educação para a Sustentabilidade na formação docente vão além de currículo e disciplinas, uma vez que estão intimamente relacionados com a formação de profissionais que atuarão na educação para a cidadania das pessoas.Tese Atividades práticas experimentais e a motivação em aprender: implicações para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/7549771244259310; Praxedes, Gutemberg de Castro; Cunha, Liédja Lira da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Carvalho, Rozicleide Bezerra deAs Atividades Práticas Experimentais (APE) são uma estratégia complementar ao ensino deCiências que integra teoria e prática desde a educação infantil. Elas estimulam odesenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, argumentação e manuseio deinstrumentos de laboratório, bem como habilidades cognitivo-linguísticas, como classificaçãoe registro de atividades experimentais. Grupos pequenos de discussão favorecem a produçãoprodutiva e o respeito às ideias diferentes. No entanto, a falta de suporte e infraestrutura,como espaço e materiais específicos de laboratórios, prejudica a implementação da APE. Osprofessores valorizam seu caráter motivacional, mas a motivação dos estudantes para realizaressas atividades são variadas. As APE apoiam o desenvolvimento do pensamento científico,estratégico e criativo, além de favorecer a autonomia e a criticidade dos estudantes. Parapromover a motivação na APE, é crucial compreender teorias de aprendizagem, como aTeoria da Autodeterminação, que destaca a importância da motivação intrínseca e extrínseca.As teorias Histórico-Cultural e da Atividade defendem que atividades problematizadoras e deinteresse dos estudantes os motivam para aprender. O estudo busca desvelar como a APE édesenvolvida por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escolaparticular em Natal/RN e como destacado para a aplicação dos estudantes em Ciências. Apesquisa é quantitativa e qualitativa, exploratória, descritiva e analítica. Envolveu professorese estudantes, com etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com questionários,escalas de avaliação de avaliação e entrevistas. Os resultados mostraram que as professorasabordaram a APE de diferentes maneiras, algumas com atividades investigativas e outrasseguindo manuais e livros didáticos. A formação em Pedagogia muitas vezes não oferecepreparação adequada, priorizando a dimensão teórica. Uma pesquisa bibliográfica indicou queabordagens investigativas na Educação Básica aumentam a motivação dos estudantes edesenvolvem habilidades importantes. A Teoria da Autodeterminação e outras teoriassugerem que a motivação dos estudantes para a APE está ligada ao atendimento denecessidades psicológicas básicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamentometacognitivo. Os estudantes demonstraram motivação crescente para participar da APE aolongo dos anos, inspirados pelos professores, bem como foi evidenciado que essa motivaçãoestava mais próxima da motivação intrínseca, distanciando a motivação da necessidade dereforços positivos e negativosTese Educação para a sustentabilidade em licenciaturas da área das ciências da natureza na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: abordagem curricular e ideias e atitudes de estudantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-31) Melo, Andreia Varela de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; Petrovich, Ana Carla Iorio; ; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; ; Soares, Maria José Nascimento;Práticas insustentáveis de crescimento, concretizadas na multiplicação da pobreza e na crise ambiental planetária encontram-se em decurso acelerado. A esfera educacional não pode nem deve estar alheia a essas questões, particularmente no que se refere aos aspectos éticos, econômicos, tecnológicos e socioambientais. É nessas circunstâncias que apontamos o interesse por processos de ensino e aprendizagem que problematizem as associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem em que os princípios de uma educação para a sustentabilidade possam ser a base para a formação reflexiva e construção de valores. Nessa perspectiva, estudos na área de Ensino de Ciências da Natureza vêm se dedicando a investigar as concepções sobre sustentabilidade, de professores em formação na área predita, bem como indicando a promoção de uma formação orientada para educar na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivos identificar as ideias e atitudes relacionadas com Sustentabilidade, de licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e compreender como os princípios orientadores da educação para a sustentabilidade se apresentam nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Utilizando-se de um instrumento que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Views on Science-Technology-Society VOSTS), as concepções sobre Sustentabilidade foram avaliadas em dois níveis: as ideias e as atitudes - uma relação entre o discurso sobre um conceito e os princípios e práticas operativas. As atitudes ou predisposições dos licenciandos em relação ao conceito de sustentabilidade e as ações que acreditam que devam ser colocadas em prática para alcançá-la revelaram que, de certa forma, eles incorporam um discurso adequado, mas falta-lhes uma melhor compreensão das consequências das ações humanas na vida do planeta.