Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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Tese Abordagem da educação para a sustentabilidade em cursos de licenciatura em Biologia da região amazônica paraense: perspectivas teóricas e metodológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Silva, Natanael Charles da; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-5261-3691; http://lattes.cnpq.br/0422893512401315; Britto, Diselma Marinho; Albuquerque, Fabiola da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Severo, Thiago Emmanuel AraújoA pesquisa centrou esforços de investigação no contexto educacional da formação em Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense, contribuindo com a valorização e entendimento do cenário de atuação, vivências e perspectivas de cursos de formação docente em uma região que, além da vasta biodiversidade, dispõe de significativa importância na formação sociocultural do país. O objetivo principal foi caracterizar as abordagens teórico-metodológicas da Educação para a Sustentabilidade em cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense sob vários aspectos: relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), os princípios da Educação para a Sustentabilidade na prática docente, na percepção dos discentes e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Para tanto, o estudo adotou uma perspectiva metodológica qualitativa e quantitativa, assumindo aspectos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e uma abordagem narrativa com trajetória dividida em quatro fases que abrangeram ações desde a análise dos PPCs, até aplicações de questionários com docentes e discentes. A análise qualitativa ocorreu por meio do software Iramuteq, versão 0.7 alpha 2 associado a análise de conteúdo. Já a quantitativa se deu por meio dos softwares Past, versão 4.07b e Excel 2017. Os resultados demonstraram que os ODS 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes) estão presentes em todos os PPCs das cinco instituições de ensino estudadas. Em oposição, os ODS 5 (igualdade de gênero) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) não foram abordados em nenhum dos documentos investigados. Dos 145 TCCs analisados, 71,72% revelaram que as categorias mais representadas foram a 2 (direito à educação) e a 7 (direito à biodiversidade). Com relação a abordagem docente, os professores dão maior ênfase aos princípios: “direito à vida”, “direito à igualdade” e “direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou menor índice de abordagem pelos docentes. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Entretanto, há indicações de que necessitam de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, principalmente no que diz respeito a aspectos relativos à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental. A percepção dos discentes se mostra em conformidade com os achados nos documentos norteadores dos cursos e com as perspectivas teórico-metodológicas apresentadas pelos professores. Todavia, embora eles abordem todos os princípios da Educação para a Sustentabilidade em suas respostas ao questionário aplicado, em alguns casos ainda demonstram insegurança nas relações estabelecidas entre os temas e a formação que estão tendo acesso. As lacunas apresentadas convergem com os achados na pesquisa bibliográfica ao revelar a pouca existência de estudos que investigam a influência, inserção e consequências da integração entre os princípios da Educação para a Sustentabilidade e a formação inicial em Licenciatura em Biologia. Os dados, de modo geral, evidenciam, em certo grau, a carência de associação de temas complexos e interligados com a humanidade, e que, portanto, fazem parte da vida e história de formação cultural das pessoas, com o curso que está sendo ofertado. Isso implica considerar que os princípios da Educação para a Sustentabilidade na formação docente vão além de currículo e disciplinas, uma vez que estão intimamente relacionados com a formação de profissionais que atuarão na educação para a cidadania das pessoas.Dissertação A abordagem de aspectos e questões sociocientíficas nos livros didáticos de química aprovados no PNLD/2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Costa, Monara Jeane dos Santos; Dantas, Josivania Marisa; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/0322573591409822; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; Nunes, Albino Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235Desde a década de setenta, os currículos de ensino de ciências têm discutido a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), enfatizando a importância da compreensão das relações existentes entre Ciência e Tecnologia e suas implicações sociais e ambientais. Atrelado ao campo de estudos CTS emerge a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), tratandose da inclusão de temas controversos no ensino de Ciências, os quais os alunos se deparam com a necessidade de se posicionar de forma crítica frente as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste cenário, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a presença de Aspectos e Questões sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2018. Justificando-se pela necessidade dessas questões estarem presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas, tendo em vista que os docentes utilizam esse material como instrumento de orientação de suas atividades em sala de aula. Para isso, utilizou-se como técnica de investigação a Análise de conteúdo, segundo Bardin (2011) para analisar os textos complementares presentes nos livros didáticos selecionados. Nesta investigação, utilizou-se como critérios as características apontadas por Santos, Almeida e Silva (2018) para identificar as QSC nos textos analisados. Foi utilizado ainda, o software Iramuteq como instrumento para analisar as aproximações existentes entre as QSC identificadas, utilizando a ferramenta de análise de similitude. A metodologia adotada nesta pesquisa possibilitou que os objetivos traçados fossem alcançados, identificando a presença de aspectos e questões sociocientíficas, de modo que os aspectos considerados em sua maioria foram caracterizados como uma abordagem pontual. A pequena quantidade de QSC reconhecidas nesta pesquisa de acordo com os critérios adotados, aponta uma carência desta discussão nos livros didáticos analisados, principalmente nos materiais disponibilizados para as séries iniciais do ensino médio (1° e 2° séries). Esta pesquisa foi desenvolvida com os livros didáticos do último PNLD vigente que possui livros específicos para o Ensino de Química, considerando que nos próximos editais o livro de química passará a compor parte do material destinado a área de Ciências da Natureza (somados ao de Física e Biologia). Dessa forma, pesquisas posteriores poderão analisar se essas questões estarão presentes nos materiais aprovados no Novo Programa Nacional do Livro e do Material Didático.Tese Ação de ensinar com base na argumentação científica escolar: contribuições da teoria de Galperin para formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/5011725175431176; Chion, Andrea Fernanda Revel; Silva, Lívia Cristina dos Santos; Monteiro, Midiã Medeiros; Nascimento, Silvania Sousa doA necessidade da preparação docente para planejar e implementar atividades que fomentem o ensino da argumentação em aulas de ciências, integra os tópicos abordados na literatura em estudos que vêm sendo desenvolvidos em vários países. Tendo em vista a centralidade desta habilidade no âmbito escolar, defendemos como fundamental a sua inserção em sala de aula, e, portanto, como uma competência docente a ser formada. Esta investigação se caracteriza como um estudo teórico, que se estabelece no movimento de aliar um modelo de ensino a uma base psicológica, com o intuito de subsidiar discussões a respeito de avanços no campo da formação de professores de Ciências. Com isso, a fim de oferecer aportes teóricos direcionados a um ensino fundamentado no Modelo de Argumentação Científica Escolar (MACE) de Adúriz-Bravo (2012), propomos uma base orientadora apoiada em elementos da teoria por etapas das ações mentais e dos conceitos de P. Ya. Galperin. O processo de desenvolvimento da pesquisa envolveu o aprofundamento e estabelecimento de relações dos referenciais teóricos, tendo como premissa a coerência epistemologia mantida entre eles, além das etapas de validação bibliográfica e com especialistas membros do Grupo de Pesquisa Argumentação e Ensino de Ciências — ArgEC/UFRN e do Grupo de Pesquisa em de Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais — GEHyD/UBA. Dessa maneira, os resultados se referem a uma base orientadora que se expressa no sentido da produção do conhecimento. Logo, concluímos que esta tese reúne apontamentos fundamentais ao campo de formação de professores de Ciências, especificamente no apoio ao desenvolvimento de habilidades necessárias à profissionalização e atuação docente na perspectiva da promoção de uma educação científica de qualidade.Tese Alfabetização científica e tecnológica: uma matriz paradigmática para avaliação de abordagens na educação cientifica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Medeiros, Lutemberg Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Nunes, Albino Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/4868160595711539; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Mazze, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; Silva, Márcia Gorette Lima da; Leite, Rosana FranzenEsta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemplem a formação da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em termos epistemológicos e pedagógicos e seus desdobramentos concernentes ao exercício da cidadania, forjada em uma atual conjuntura sociopolítica da humanidade complexa, imersa em tensões climáticas, humanitárias, ambientais e sanitárias cada vez mais amplificadas, abrangendo ainda, de forma preocupante, uma atmosfera negacionista e conspiratória. Nossa hipótese é que a ACT, no contexto brasileiro, possui múltiplas concepções e práticas de ensino condizentes com a polissemia do termo. Face ao exposto, nesta pesquisa, objetivamos analisar como a Pesquisa em Educação em Ciências concebe a ACT e é retroalimentada por estas concepções. Para alcançar a meta supracitada, buscamos: (I) identificar elementos estruturantes de propostas e concepções de ACT na literatura; (II) elaborar uma matriz teórica para caracterizar a ACT, e (III) validar a matriz no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A matriz paradigmática, enquanto ferramenta teórico-metodológica, além de referencial teórico, é também o referencial metodológico (Sánchez Gamboa, 2012) para a análise paradigmática da produção científica. A validação do conteúdo da matriz se deu pela referencialização (Figari, 1996), orquestrando um quadro de referências para sua avaliação. Por sua vez, os níveis paradigmáticos (metodológico, teórico, epistemológico e ontológico) da matriz, que nos permitem instituir três tipos de abordagens da ACT, foram validados pelo levantamento bibliográfico na BDTD. O processo de validação transcorreu à medida que a matriz proposta efetivamente auxiliou na diferenciação, reconhecimento e sistematização das diversas abordagens promotoras de ACT Tipos I, II e III, circunscritas no contexto do Ensino de Ciências. Os resultados sinalizam as potencialidades de aplicação do constructo, ao passo que também foi possível apontar algumas limitações. Notadamente, a matriz proposta permitiu identificar tendências, congruências, bem como disparidades e lacunas, possibilitando uma análise abrangente do campo investigado. Este processo revelou, em particular, os fatores que podem contribuir para o silenciamento da tecnologia no silogismo e para a externalização de um desequilíbrio entre as teorias pedagógicas e epistemológicas. Além disso, permitiu a visualização das repercussões destas discrepâncias, especialmente considerando suas implicações diretas.Dissertação Análise de aspectos da contextualização, do nível macroscópico, submicroscópico e simbólico em textos sobre "Cinética Química" de livros de Química Geral do ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Celestino, José Marcos Lopes; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; ; http://lattes.cnpq.br/0900334044981836; Viana, Anderson Dias; ; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; Hussein, Fabiana Roberta Goncalves e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2677353483407898O presente trabalho é fruto de uma investigação a fim de identificar como os livros didáticos de Química do Ensino Superior abordam os aspectos da contextualização na abordagem do conteúdo de “Cinética Química” e os três níveis de representação da matéria proposto por Alex H. Johnstone, também conhecido como triângulo de Johstone. A proposta surgiu a partir da constatação da ausência em pesquisas voltadas para a análise de livros de química geral do nível superior no Brasil sobre esse conteúdo. Por se tratar de um recurso antigo e bastante utilizado nesse nível de ensino, pesquisar sobre a forma de apresentação desse tipo de texto se torna fundamental ao processo de interpretação dos mesmos para os estudantes que necessitam do estudo da Química Geral. Para isso, foi realizado uma pesquisa qualitativa do capítulo denominado Cinética Química em 4 (quatro) livros de Química Geral utilizados por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo foi desenvolvido a partir do levantamento quantitativo dos livros em circulação para empréstimos na biblioteca central e setorial do Instituto de Química desta universidade. O percurso metodológico incluiu a elaboração de pontos norteadores para a análise dos livros com ênfase no conhecimento químico que aborda a simbologia, as representações, a contextualização e os aspectos macroscópicos e submicroscópicos presentes nos textos. As categorias construídas durante a análise tomaram como base alguns elementos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que os livros apresentam discussões que não se entrelaçam a proposta Johnstone que já é discutido desde 1982. Também foi possível perceber que as obras não apresentam a interligação entre as discussões desses níveis de representação com uma abordagem contextualizada que apresente exemplos práticos advindos da realidade local na qual esses estudantes se encontram (Natal/RN). Por fim, pode-se afirmar que os livros analisados nesta pesquisa que abordam o conteúdo de Cinética Química, podem ser úteis na compreensão do conteúdo, mas precisam de um material complementar ou até reformulação do seu texto que possibilite ao leitor/estudante discussões que os levem ao entendimento dos três níveis de representação da matéria, como sinaliza Johnstone, e também um contexto de aplicação que se aproxime da realidade dos estudantes brasileiros, principalmente aos que se encontram em processo de formação de professores de química.Tese Análise do planejamento de práticas argumentativas à luz de Christian Plantin: um estudo com futuras professoras de Biologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-31) Silva, Marcos Leonardo Martins; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/8506415921264694; Ferreira, Dayana do Nascimento; Dantas, Josivania Marisa; Rosa, Marcelo Prado Amaral; https://orcid.org/0000-0002-3294-8141; http://lattes.cnpq.br/0707052794691427; Nogueira, Mayara Larrys Gomes de AssisNo contexto da pesquisa na área da Didática das Ciências, nas últimas duas décadas, diferentes trabalhos têm buscado demonstrar o papel central que a argumentação tem desempenhado nos processos de ensino-aprendizagem, acompanhando a compreensão de que a prática argumentativa é um elemento constitutivo essencial da Ciência. Em tempo, foram propostas atualizações de políticas educacionais voltadas para sua efetiva incorporação aos currículos de Ciências da Educação Básica, figurando como competência essencial para a avaliação de conhecimentos com foco no compromisso com dados e evidências para sustentar alegações científicas. Nesse sentido, preocupa-nos de maneira particular o estado corrente dos currículos de formação de professores e como (e se) esses fornecem subsídios para a apropriação de conhecimentos necessários para a implementação de práticas argumentativas em salas de aula. Especialmente no âmbito do IFRN - Campus Macau, contexto da presente pesquisa, buscamos compreender de que maneira professores de Biologia em formação inicial planejam práticas argumentativas a partir do contexto instrucional do Estágio Curricular Supervisionado, e, para tanto, revestimo-nos de uma fundamentação centrada na perspectiva dialógico-discursiva de Christian Plantin. Dessa maneira, compomos um modelo instrucional com a finalidade de “ensinar a ensinar a argumentar” a partir de um recorte teórico fundamentado na centralidade do planejamento docente como prática e saber essenciais à implementação da argumentação em sala de aula. Assim, após uma fase exploratória, estabelecemos como ponto central o planejamento e realização de um processo formativo organizado em três fases: (I) curso de formação, (II) orientação ao planejamento, e (III) apoio à implementação. Para cada uma dessas, além do relato da experiência por nós vivenciada, procedemos com um processo de ações sistematizadas para coleta de dados, compostos essencialmente pela gravação em vídeo da apresentação de um projeto de aula e das entrevistas realizadas visando apreender o processo de planejamento e implementação de uma sequência de ensino argumentativa. Uma vez reunidos, os dados foram submetidos à uma análise de discurso crítica visando apresentar um panorama completo sobre a progressão da compreensão das professoras em formação inicial durante o processo formativo. Dessa maneira, foi possível evidenciar a mobilização de conhecimentos relacionados ao planejamento de sequências de ensino argumentativas, fundamentadas em elementos do modelo dialogal de Plantin, alcançando uma experiência efetiva de implementação em um contexto paralelo às etapas finais do Estágio Curricular Supervisionado em turmas do Ensino Médio.Tese Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-16) Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/4349221885144328; Powell, Arthur Belford; ; http://lattes.cnpq.br/3998471745530201; Pereira, Ana Carolina Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1062497580478584; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229Este texto é resultante de uma pesquisa que objetivou analisar os fundamentos e os métodos que foram estabelecidos por Lazare Carnot em suas obras sobre geometria, com a intenção de identificar suas potencialidades didáticas para uma abordagem conceitual da geometria nos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio. Para alcançar as metas planejadas tomamos o aporte teórico relacionado aos conceitos de Saberes a ensinar e Saberes para ensinar, a partir de nossa reinterpretação de modo a identificar conceitos, métodos e abordagens epistêmicas emergentes da escrita de Carnot sobre geometria, bem como possíveis contribuições históricas e os desdobramentos para uso no ensino de matemática da atualidade sobre as construções geométricas na Educação Básica. Para tanto, fizemos um recorte temático na investigação, no âmbito de quatro publicações de Lazare Carnot, escritos entre 1800 e 1806, com o aparato da pesquisa documental, dos aspectos, direcionados à análise histórico-epistemológica, apoiada na análise de conteúdo. Dessa forma, a partir de uma interpretação analítica dos problemas descritos na referida geometria foi possível apontar potencialidades para uma abordagem didática integrada, desde as construções geométricas conectadas aos aspectos de generalização, modelos representativos na resolução de problemas e expressões de correlação entre figuras. E assim, pode-se oportunizar uma abordagem de ensino com possibilidade de diálogo entre história da geometria, conceitos geométricos e tecnologias da informação e comunicação.Dissertação Aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações no Clube de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Ferreira, Juliana Rodrigues; Noronha, Claudianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/0045619135875181; Gonzalez, Fredy Enrique; Silva, Sandra Aparecida Fraga daNesta pesquisa tem como discussão central a aprendizagem de conhecimentos necessários no processo de aprendizagem para docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números Naturais no Clube de Matemática da (CluMat). A pesquisa se desenvolveu no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (Contar) e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, parte-se da seguinte questão norteadora: como ocorrem aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN? Tem-se como objetivo investigar indicativos de aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN. Para tanto, utiliza-se como aporte teórico pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). Na busca por levantamento de respostas ao questionamento, a produção das informações organiza-se em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação, utilizam-se os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreender a realidade estudada, aplicou-se um questionário e desenvolveuse uma sessão reflexiva ao final do processo de estudo e sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no CluMat/UFRN. A partir desses instrumentos, selecionam-se episódios e cenas que compuseram os eixos de análise. A análise está organizada em episódios e cenas (MOURA, 2004) que são apresentados em três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. O primeiro eixo de análise ressalta a importância do estudo e reflexão do movimento lógico e histórico para aprender sobre o conceito de Número Natural e para a elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem. O Segundo eixo de análise evidencia o modo de organização do CluMat como possibilidade para a aprendizagem de conhecimentos sobre o conceito de Número Natural e, consequentemente, para o planejamento de ações de ensino que podem mobilizar o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, assim como, destaca a organização de ensino como veículo de aprendizagem para a docência. O terceiro eixo de análise mostra que o desenvolvimento compartilhado de ações no CluMat permitiu que as participantes se apropriassem de elementos inerentes à docência, destacando-se a reflexão teórica e a atuação prática como possíveis elementos para a conceber um modo geral de ação docente. Os resultados deram indícios de que, ao apreenderem um modo geral de organizar o ensino, os professores podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que o desenvolvimento das ações do clube demonstra aprendizagem de conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo um movimento de aprendizagem para a docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no contexto do Clube de Matemática da UFRN.Dissertação Arboviroses no ensino de ciências em região do semiárido potiguar: relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Reis, Juliana Ribeiro dos; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/6518178524717684; Dantas, Josivania Marisa; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Alves, Maria de LimaOs mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus são os protagonistas na difusão de arbovírus em todo o mundo. Dentre as arboviroses mais frequentes no Brasil, destacam-se Zika, Chikungunya, Febre Amarela e a mais notificada, Dengue. As campanhas desenvolvidas, principalmente por órgãos públicos, são focadas no controle do vetor, centralizando nas questões médicas e excluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais que favorecem o desencadeamento de surtos epidemiológicos. O ensino tem um papel fundamental na discussão dessas problemáticas dentro do ambiente escolar. A Educação para a Sustentabilidade possibilita que os discentes visualizem os problemas que rondam a sociedade a partir de uma abordagem holística. Com o intuito de contribuir com o ensino de arboviroses em aulas de ciências e biologia, esta pesquisa se propôs a saber como essa temática é trabalhada nas publicações da área de ensino de ciências. Também buscamos conhecer as abordagens, métodos avaliativos e objetos educacionais utilizados pelos docentes, para desenvolver a temática de arboviroses, em escolas públicas do município de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. A metodologia da pesquisa é de natureza quali-quantitativa de caráter exploratório. Como resultados, observamos um ensino direcionado às questões médicas da doença e excluindo fatores socioambientais diretamente relacionados com a expansão dos surtos epidemiológicos. Além disso, percebemos uma necessidade de formação continuada dos docentes, tendo em vista o nível de conhecimento insatisfatório, sobretudo para arboviroses recentemente notificadas no Brasil – Zika e Chikungunya. Sugerimos a introdução da Educação para a Sustentabilidade, inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a fim de trabalhar as arboviroses de maneira mais ampla, contemplando aspectos sociais, econômicos e ambientais, para com isso, desenvolver uma educação crítica e cidadã.Tese A argumentação e a construção e crítica do conhecimento por meio de atividades sobre mudanças climáticas(2019-04-11) Silva, Lívia Cristina dos Santos; Silva, Marcia Gorette Lima da; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Ostermann, Fernanda; ; Cassiani, Suzani;No ensino de ciências a argumentação dialética tem sido estudada em contextos de sala de aula onde se manifesta tanto a crítica como a construção do conhecimento. Segundo Larrain, Freire e Howe (2014, p. 1020) na argumentação dialética “quando os pontos de vista opostos são discutidos e revisados, se requer a coordenação e o exame de diferentes perspectivas, encorajando a reflexão e a revisão da própria perspectiva, e levando a melhorar a organização do conhecimento”. Este estudo investiga como estudantes da educação básica articulam a construção e a crítica de afirmações de conhecimentos no contexto do desenvolvimento de tarefas argumentativas sobre mudanças climáticas. Para tanto, se examina o discurso destes estudantes durante atividades argumentativas promovidas por meio de uma sequência de atividades sobre a temática mudanças climáticas. As atividades ocorreram durante 4 meses, consistindo tanto de aulasexpositivas-dialogadas como tarefas orientadas a argumentação e/ou a análise crítica de informações, exigindo participação ativa do alunado. Em concreto, apresentamos neste texto a análise de uma das atividades realizadas, a qual envolve o debate sobre a perspectiva antropogênica das mudanças climáticas. A coleta de dados ocorreu durante a preparação de argumentos, a execução do debate e a avaliação coletiva do debate. O processo de desenvolvimento das tarefas foi gravado em áudio e vídeo e o conteúdo dos áudios foi transcrito com auxílio do vídeo. As principais questões examinadas na análise das transcrições foram: Em que momentos do processo argumentativo os estudantes expressam a construção ou a crítica de afirmações de conhecimento? Que aspectos doprocesso argumentativo fomentaram expressões de construção ou crítica de afirmações de conhecimento? Como se relacionam a construção e a crítica de afirmações de conhecimento no contexto argumentativo examinado? Para análise dos dados utilizamos o referencial da análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. Como resultados identificamos que as formas como os estudantes vão se envolver em construção e crítica são dependentes do tipo de situação comunicativa que se desenvolve. Identificamos também que a crítica e a construção de afirmações de conhecimento se retroalimentam e podem ocorrer de forma simultânea no contexto daargumentação. Pretende-se que as conclusões dessa investigação possam ajudar ainstrumentalizar o trabalho do professor em sala de aula para promover a construção e crítica de afirmações de conhecimento no contexto da argumentação.Tese Atividades práticas experimentais e a motivação em aprender: implicações para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/7549771244259310; Praxedes, Gutemberg de Castro; Cunha, Liédja Lira da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Carvalho, Rozicleide Bezerra deAs Atividades Práticas Experimentais (APE) são uma estratégia complementar ao ensino deCiências que integra teoria e prática desde a educação infantil. Elas estimulam odesenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, argumentação e manuseio deinstrumentos de laboratório, bem como habilidades cognitivo-linguísticas, como classificaçãoe registro de atividades experimentais. Grupos pequenos de discussão favorecem a produçãoprodutiva e o respeito às ideias diferentes. No entanto, a falta de suporte e infraestrutura,como espaço e materiais específicos de laboratórios, prejudica a implementação da APE. Osprofessores valorizam seu caráter motivacional, mas a motivação dos estudantes para realizaressas atividades são variadas. As APE apoiam o desenvolvimento do pensamento científico,estratégico e criativo, além de favorecer a autonomia e a criticidade dos estudantes. Parapromover a motivação na APE, é crucial compreender teorias de aprendizagem, como aTeoria da Autodeterminação, que destaca a importância da motivação intrínseca e extrínseca.As teorias Histórico-Cultural e da Atividade defendem que atividades problematizadoras e deinteresse dos estudantes os motivam para aprender. O estudo busca desvelar como a APE édesenvolvida por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escolaparticular em Natal/RN e como destacado para a aplicação dos estudantes em Ciências. Apesquisa é quantitativa e qualitativa, exploratória, descritiva e analítica. Envolveu professorese estudantes, com etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com questionários,escalas de avaliação de avaliação e entrevistas. Os resultados mostraram que as professorasabordaram a APE de diferentes maneiras, algumas com atividades investigativas e outrasseguindo manuais e livros didáticos. A formação em Pedagogia muitas vezes não oferecepreparação adequada, priorizando a dimensão teórica. Uma pesquisa bibliográfica indicou queabordagens investigativas na Educação Básica aumentam a motivação dos estudantes edesenvolvem habilidades importantes. A Teoria da Autodeterminação e outras teoriassugerem que a motivação dos estudantes para a APE está ligada ao atendimento denecessidades psicológicas básicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamentometacognitivo. Os estudantes demonstraram motivação crescente para participar da APE aolongo dos anos, inspirados pelos professores, bem como foi evidenciado que essa motivaçãoestava mais próxima da motivação intrínseca, distanciando a motivação da necessidade dereforços positivos e negativosTese Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância(2019-08-26) Dutra-Pereira, Franklin Kaic; Júnior, Carlos Neco da Silva; ; ; Gutierre, Liliane dos Santos; ; Silva Júnior, Luiz Alberto da; ; Soares, Alessandro Cury; ; Albino, Ângela Cristina Alves;As implicações das experiências de vida na/para a constituição dos percursos de formação profissional de professores de Química é tema ainda pouco discutido no Brasil, sobretudo quando se trata de cursos na modalidade à distância. A partir de tal constatação, nesta tese de doutorado objetivamos caracterizar o processo de constituição da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN/Polo Nova Cruz. Para tanto, adotamos como referencial teórico o pensamento de autores que versam sobre formação de professores (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995a; 1995b; 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002; 2004) e saberes docentes (TARDIF, 2014). Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e a partir do paradigma interpretativista. Para a produção de dados, realizamos a análise documental de 16 (dezesseis) memoriais formativos, utilizando a análise de conteúdo como estratégia de categorização dos dados. A partir de tais procedimentos, chegamos a três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1. Do querer ao ser: caminhos para a docência; 2. Como nos tornamos professores de Química: condições e possibilidades de formação na EaD; 3. “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula”: as aventuras nas escolas. As análises das categorias derivadas dos referidos eixos revelaram, respectivamente, que fatores dos contextos social e pessoal interferiram diretamente na escolha do curso e na definição da modalidade de ensino; que a educação à distância democratizou, por um lado, o acesso ao Ensino Superior, mas, por outro, apontou desafios para a permanência dos alunos devido à necessidade de adaptar-se a novos procedimentos de estudo e às dificuldades de infraestrutura; que as oportunidades de estágio supervisionado possibilitaram o deparar-se com as crenças sobre a escola e os desafios do processo de ensino-aprendizagem, bem como ressaltou a importância do professor-colaborador como referência na aproximação com a realidade profissional. Assim, concluímos que o ato de narrar(se) possibilitou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química à distância, permitiu entender a identidade docente como um processo de construção permanente e comportou o (re)significar dos saberes adquiridos no percurso formativo, sendo, portanto, autoformativo para os autores dos memoriais pesquisados.Dissertação A câmara de nuvens: de objeto científico à prática pedagógica de Física Moderna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Rodrigues, Mateus Miranda; Silva, Ana Paula Bispo da; https://orcid.org/0000-0001-8465-0614; http://lattes.cnpq.br/0263132634838418; https://orcid.org/0009-0002-8050-1915; http://lattes.cnpq.br/0046575355583772; Pereira, Luiz Augusto Stuani; Silva Filho, Wanderley Vitorino daPela Cultura Material subentende-se que os objetos carregam consigo significados e atributos históricos, e que por meio de uma descrição detalhada conseguimos ampliar nossas fontes históricas sem ficarmos restritos somente a documentos escritos. Neste sentido, os estudos da cultura material passaram a ser inseridos na história da ciência através das investigações dos instrumentos científicos. Desta forma, surge a cultura material científica, destinada à análise de duas categorias de instrumentos, aqueles utilizados em pesquisas (objetos científicos) e os destinados aos laboratórios didáticos (objetos pedagógicos). No ensino superior, em específico nos laboratórios didáticos, há uma linha muito tênue entre o significado de cada categoria. Ao tratarmos da Física Moderna, em que os fenômenos e os objetos são uma caixa preta, entendidos mais a partir de modelos teóricos pré-concebidos, a prática experimental torna-se apenas uma demonstração e perde o caráter investigativo inicial. Logo, os instrumentos passam a ser, preponderantemente, com fim pedagógico e demonstrativo. Assim, por meio de um estudo de caso, este trabalho tem como objetivo investigar a câmara de nuvens, levando em consideração os aspectos históricos e epistemológicos utilizados em sua construção e de todas as adaptações sofridas até sua chegada nos laboratórios didáticos. Para isso, tivemos como objetivos específicos: revisar historiograficamente as versões científicas da câmara de nuvens; analisar a versão pedagógica da câmara de nuvens baseando-se na abordagem da cultura material científica; identificar os fatores que tornaram a câmara de nuvens um objeto pedagógico e a importância deste instrumento no Ensino de Ciências. As primeiras versões da câmara de nuvens são classificadas como objetos científicos, pois tinham como propósito estudar a fenomenologia das partículas subatômicas. Porém, no decorrer dos anos, a câmara passa por modificações e fica cada vez mais compacta, perdendo seu caráter investigativo e tornando-se um objeto de cunho pedagógico e de divulgação. Além disso, a forma com que a câmara de nuvens é empregada nos laboratórios a descaracteriza, pois, em geral, os experimentos trabalhados já são roteirizados, havendo somente uma breve visualização experimental seguida da coleta de dados. Assim, podemos concluir que a câmara de nuvens é um equipamento fundamental nos laboratórios didáticos, pois possibilita uma boa compreensão dos fenômenos físicos aos discentes. Porém, considerando sua historicidade, é subutilizada, atribuindo um caráter empírico distorcido ao conhecimento adquirido no final do século XIX e começo do século XX, e que se trata da Física Moderna.Tese Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-27) Monteiro, Midiã Medeiros; Silva, Marcia Gorette Lima da; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/9636755132353839; Prat, Begoña Oliveras; Munford, Danusa; http://lattes.cnpq.br/9318710710545447; Biella, Jaime; http://lattes.cnpq.br/7877908085538124; Rodrigues, Kátia Calligaris; http://lattes.cnpq.br/1602311954880488; Valle, Lílian de Aragão Bastos doEsta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia.Tese Cenário da educação para a sustentabilidade em uma escola pública do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-30) Praxedes, Gutemberg de Castro; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Dantas, Josivania Marisa; ; Montenegro, Luciana Araújo; ; Soares, Maria José Nascimento; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de;A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. A UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho buscou caracterizar o cenário da Educação para a sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do município de Natal (RN). Nesta pesquisa a metodologia envolveu tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Para a obtenção de dados foram utilizados como instrumentos de coleta a pesquisa documental, questionários, entrevista e observações. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares do município de Natal e o PPP da escola investigada apresentam características da EDS, embora não assumam, na sua redação, o propósito da EDS no sentido estrito, conforme proposto pela UNESCO; há um bom nível de formação em relação ao objeto de estudo, mesmo que um percentual elevado de professores argumente a existência de deficiências nas suas formações e um envolvimento considerável da escola e dos professores com a causa, ainda que essa compreensão não esteja explícita e nem seja, ainda, compreensível para muitos; a formação continuada foi apontada como a necessidade formativa.Tese Ciência e arte na Educação de Jovens e Adultos: o uso do teatro e da literatura em um projeto integrador de física com humanidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-18) Fernandes, Gilvana Benevides Costa; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/9450843732880069; Silveira, Alessandro Frederico da; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Monteiro, Midiã Medeiros; Alves, Milton Thiago SchivaniInúmeras pesquisas produzidas no campo do ensino de ciências vêm apontando que o diálogo entre ciência e arte pode promover um maior envolvimento, participação e criticidade dos sujeitos envolvidos, uma vez que, pela aproximação cultural, consideram-se os contextos sociais e históricos que podem auxiliar os alunos a construírem uma compreensão mais integral sobre a produção da ciência em nossa sociedade. Desta forma, este trabalho propõe-se a avaliar a contribuição da linguagem teatral, em diálogo com a literatura, para o processo de aprendizagem de alguns conceitos básicos e fundamentais de Astronomia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa, de caráter qualitativo, visa, primeiramente, caracterizar o ensino na EJA e os seus desafios na atualidade, reconhecendo as contribuições de Paulo Freire para essa modalidade de ensino, em particular, sua perspectiva de uma educação humanística, que busca a promoção do ser mais, compreendida como a vocação ontológica do homem e da mulher, em contraposição à concepção “bancária” de educação. Em nosso estudo, percebemos que a linguagem dos jogos teatrais, de Viola Spolin, estabelece um diálogo coerente com as ideias freirianas, podendo auxiliar em uma construção de uma aprendizagem mais criativa, participativa e crítica da realidade. Na parte empírica da pesquisa, elaboramos e executamos um projeto interdisciplinar envolvendo os professores das disciplinas de física, artes, língua portuguesa e empreendedorismo, em um grupo de alunos da EJA, da Escola Estadual Mascarenhas Homem, por um semestre. O projeto fez uso da obra literária Diálogos sobre a pluralidade dos mundos, escrita no século XVII por Bernard le Bovier de Fontenelle. Essa obra foi um marco em sua época por trazer uma mulher como protagonista, ao mesmo tempo em que era instruída sobre os assuntos mais modernos da Astronomia: o heliocentrismo. A leitura, interpretação e problematização dessa obra resultaram em aulas mais dinâmicas. Por meio do teatro, os alunos estudaram o Sistema Solar, os movimentos da Terra e os modelos de Universo, além de outros conteúdos de português e empreendedorismo. Para a culminância do projeto integrador, a linguagem do teatro improvisacional de Spolin favoreceu a criação da peça intitulada Relatos, de autoria dos estudantes envolvidos. Constatamos que por meio das vivências no projeto integrador, os alunos foram, gradativamente, encontrando na linguagem teatral uma ferramenta de expressão, pessoal e coletiva, para comunicarem seus entendimentos sobre elementos básicos da Astronomia, como também seu pensar crítico da realidade a respeito de algumas questões como: machismo, opressão e a necessidade da valorização da mulher, que vieram pela releitura do texto de Fontenelle e por reflexões sobre suas histórias de vida. Acreditamos que os discursos de Relatos que foram extraídos das vivências pessoais dos alunos e do projeto integrador conseguiram colaborar com o ser mais dos alunos envolvidos.Dissertação Clube de ciências como estratégia para uma abordagem intercultural na educação científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-28) Damasceno, Amanda Beatriz Ferreira; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/3735781717870178; Nascimento, Wilson Elmer; Leite, Rosana FranzenNo contexto histórico-social que vivemos, a de uma sociedade tecnocientífica, é de suma importância compreender as ciências em sua complexidade para uma participação ativa, autônoma e crítica na mesma. O processo de desenvolvimento científico constitui-se como uma atividade humana sócio-historicamente determinada, e, portanto, um processo cultural. Por isso, faz sentido trabalhar no ensino das ciências uma perspectiva da ciência como cultura, reintegrando a possibilidade de trabalhar as ciências próxima de quem a constrói e vive: os seres humanos em sua multiplicidade cultural. Na sociedade em que vivemos, os diálogos com os saberes podem acontecer de diferentes formas, tendendo, muitas vezes, para uma dinâmica monocultural. Pensar interculturalmente pode ser um catalisador para a superação de uma dessa perspectiva. Nesse sentido, é preciso que os professores saibam como mediar a multiplicidade cultural inerente ao ato educativo. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante, objetivou analisar as contribuições das experiências vivenciadas em um Clube de Ciências com abordagem intercultural na formação inicial de professores de Química, Física e Ciências Biológicas. Participaram da investigação 18 licenciandos, que construíram, com base nos três momentos pedagógicos, quatro atividades para o clube de ciências do parque Museu, recebendo três turmas de uma escola pública do município de Natal, RN. Diferentes culturas, além da científica, foram recrutadas ao longo da pesquisa e esta trajetória possibilitou provocar os estudantes a construir vias críticas e culturalmente diversas de ensinar ciências. Além disso, as experiências dos licenciandos, narradas em entrevista, reverberaram em três categorias, sendo elas: espaços e estratégias criativas na educação científica; horizontalidade e interesse na educação científica e atuação profissional: exercitando a docência. A maior parte das falas dos professores aponta que a atuação no Clube de Ciências contribuiu para pensar em estratégias de superação às formas tradicionais de ensino. O Clube de Ciências do Parque do Museu se mostrou pertinente para pensar e debater sobre ciências em diálogo com outras culturas, expandindo as formas de enxergar e trabalhar as mesmas. Assim, entendemos como pertinente o incentivo de ações dessa natureza tanto no campo da formação de professores, quanto nos diversos espaços educativos.Dissertação Conteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882)(2019-11-25) Galvão, Brenda Costa de Oliveira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Prestes, Maria Elice Brzezinski;A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores.Dissertação Contra-argumentos modificam argumentos? O caso do júri simulado sobre o Marco Legal do Saneamento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-05) Lima, Eline Costa de; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; https://orcid.org/0009-0009-1912-3258; http://lattes.cnpq.br/2305576490508563; Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis; Rodrigues, Sylvia Regina de Chiaro RibeiroDiversos autores das Didáticas das Ciências defendem a inserção da argumentação na educação científica por suas potencialidades, como a compreensão da Natureza das Ciências, o desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades comunicativas. Em uma perspectiva dialógica e dialética, a argumentação é uma atividade discursiva caraterizada pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas distintas. A organização discursiva argumentativa que prevê a negociação e justificação de pontos de vista confere a argumentação um potencial epistêmico (construção de conhecimento) e um potencial metacognitivo (reflexão sobre os próprios pensamentos). Nessa perspectiva, as situações de debate são apontadas como importantes práticas argumentativas para o ensino. Uma estratégia didática capaz de fomentar o debate é o júri simulado (ou julgamento simulado), um caso particular de role-play game que visa a discussão sobre um tema polêmico. Todavia, existem poucos trabalhos na literatura que abordem as relações entre o júri simulado no Ensino de Ciências e a argumentação. Levandose isso em consideração, esse trabalho propõe um estudo de caso sobre a estratégia do júri simulado fundamentada na perspectiva dialógica e dialética da argumentação. Nosso objetivo geral é analisar o processo de construção de afirmações de conhecimento a partir dos argumentos e contra-argumentos produzidos em atividades orientadas de júri simulado e da percepção dos estudantes sobre esse processo em um contexto de ensino. Como tema polêmico, foi escolhido o Novo Marco Legal de Saneamento Básico, Lei Federal n°14.026/2020, pelas controversas envolvidas em sua aprovação e implementação. Para alcançar o objetivo proposto, foram desenvolvidas atividades organizadas nas etapas de preparação, realização e avaliação do júri simulado, aplicadas em cinco encontros nas reuniões formativas dos participantes do Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Química da UFRN (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 57847622.4.0000.5537). A coleta de dados foi feita por meio de gravações de áudio dos encontros, além dos materiais escritos produzidos pelos estudantes nas três etapas (questionários, roteiros orientados, fichas de avaliação e diário de campo). Os dados foram analisados por meio de uma ferramenta analítica de Veneu, Ferraz e Rezende (2015) com base em elementos bakthinianos. Os resultados apontam o processo de construção de afirmações de conhecimento em atividades orientadas de júri simulado ocorreu nas três etapas da pesquisa a partir de processos metacognitivos e de autorregulação do pensamento, sendo também influenciadas pelas relações valorativas estabelecidas pelos participantes com as perspectivas. Podemos afirmar que a argumentação dialética e dialógica pode trazer importantes contribuições para a educação científica, assim como o júri simulado pode ser uma ferramenta de instrumentalização dessa perspectiva argumentativa.Tese Contribuições dos saberes de astronomia para a formação do professor de matemática: um estudo na perspectiva da teoria da objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-28) Costa, Gerson Eugênio; Morey, Bernadete Barbosa; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; https://orcid.org/0000-0003-2117-5558; http://lattes.cnpq.br/9291457153825869; Silva, Ana Paula Bispo da; Gomes, Severino Carlos; Gobara, Shirley Takeco; Costa, Ângelo Gustavo MendesO objetivo desta pesquisa é investigar, a partir da Teoria da Objetivação, as características de um curso introdutório de Astronomia para o professor de Matemática, que contribua para a aprendizagem de saberes de Astronomia e de Matemática e proporcione uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva. A Teoria da Objetivação foi o referencial teórico para direcionar as decisões didáticas e pedagógicas do curso, influenciando na elaboração das atividades de ensino-aprendizagem e no planejamento das aulas, inclusive, na coleta e análises dos dados. Nesse sentido, realizamos uma investigação com foco na abordagem qualitativa. Procuramos inicialmente, identificar os conceitos essenciais de Astronomia que poderiam ter relevância para professores de Matemática. Com isso, organizamos o curso introdutório de Astronomia utilizando a perspectiva da Teoria da Objetivação. Esse curso foi ministrado presencialmente e direcionado aos professores da rede municipal de Macaíba/RN, entre os dias 7 de abril e 4 de maio de 2022, com cinco encontros e duração de 3h cada. Os participantes foram convidados através de telefonemas e abordagens pessoais. Escolhemos estes professores devido à nossa experiência profissional ter uma grande aproximação com esse público e pela importância desses saberes para a vida desses educadores. Decidimos focar o curso nas temáticas relacionadas ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas, estações do ano, sistemas de medidas astronômicas, órbitas e informações sobre cometas e asteroides. Para coleta dos dados, foi realizado o registro em gravações de áudio e vídeo de cada encontro. Na análise dos dados, optamos por seguir a abordagem da análise multimodal. Verificamos a partir dos modos semióticos verbais, gestuais e visuais possíveis contribuições que o curso trouxe para esses professores. Como resultado obtido, revelamos, a partir das concepções iniciais dos professores de Matemática, indícios da tomada de consciência dos saberes astronômicos por esses docentes, ou seja, indícios dos processos de Objetivação e Subjetivação dos saberes astronômicos no tocante a natureza dos astros, os movimentos da Terra, as estações do ano, os planetas do Sistema Solar, as dimensões e distâncias do Sistema Solar e na interpretação de fenômenos e informações sobre cometas e asteroides. Por fim, enunciamos que conseguimos comprovar a tese que o desenvolvimento e implementação de um curso em Astronomia, com uma abordagem sociocultural fundamentada na Teoria da Objetivação, pode contribuir de forma significativa para o professor de Matemática da Educação Básica ao vivenciar uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva.