Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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Tese Um estudo sobre a reconfiguração da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química(2018-11-30) Araújo, Marcelo Siqueira de; Nunez, Isauro Beltran; ; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Ramalho, Betania Leite; ; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; ; Silva, Marcia Gorette Lima da; ; Bormann, Maria Aliete Cavalcante;A produção do conhecimento científico é baseada na criação de explicações sobre o porquê da ocorrência dos fenômenos, escrever textos argumentativos em Química emerge da interação de habilidades cognitivas, habilidades cognitivo linguísticas e dos elementos característicos de um texto argumentativo que para Galperin, em sua Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), escrever um texto argumentativo em Química é uma ação que transforma-se em habilidade, e sua aprendizagem ocorre por meio da elaboração ou ampliação de sua orientação, estruturada em uma Base de Orientação da Ação (BOA), constituindo-se no objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo geral é investigar a influência de uma Experiência Formativa na orientação do licenciando em Química sobre a orientação para a ação escrever textos argumentativos nas aulas de Química. A estratégia metodológica utilizada foi a Experiência Formativa estruturada na Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), tendo como participantes licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Os dados foram coletados a partir da prova pedagógica, do questionário, do caderno de registro e da observação. Os resultados da pesquisa destacam: (a) a aplicabilidade das estratégias empregadas para caracterização do nível de desenvolvimento da habilidade em estudo; (b) a possibilidade de reconfiguração da orientação através do emprego da Experiência Formativa aliada à Teoria Galperin; (c) a viabilidade da análise do processo de reconfiguração a partir dos instrumentos aplicados na Experiência Formativa; e (d) a identificação de fatores que influenciam na reelaboração da orientação.Tese A argumentação e a construção e crítica do conhecimento por meio de atividades sobre mudanças climáticas(2019-04-11) Silva, Lívia Cristina dos Santos; Silva, Marcia Gorette Lima da; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Ostermann, Fernanda; ; Cassiani, Suzani;No ensino de ciências a argumentação dialética tem sido estudada em contextos de sala de aula onde se manifesta tanto a crítica como a construção do conhecimento. Segundo Larrain, Freire e Howe (2014, p. 1020) na argumentação dialética “quando os pontos de vista opostos são discutidos e revisados, se requer a coordenação e o exame de diferentes perspectivas, encorajando a reflexão e a revisão da própria perspectiva, e levando a melhorar a organização do conhecimento”. Este estudo investiga como estudantes da educação básica articulam a construção e a crítica de afirmações de conhecimentos no contexto do desenvolvimento de tarefas argumentativas sobre mudanças climáticas. Para tanto, se examina o discurso destes estudantes durante atividades argumentativas promovidas por meio de uma sequência de atividades sobre a temática mudanças climáticas. As atividades ocorreram durante 4 meses, consistindo tanto de aulasexpositivas-dialogadas como tarefas orientadas a argumentação e/ou a análise crítica de informações, exigindo participação ativa do alunado. Em concreto, apresentamos neste texto a análise de uma das atividades realizadas, a qual envolve o debate sobre a perspectiva antropogênica das mudanças climáticas. A coleta de dados ocorreu durante a preparação de argumentos, a execução do debate e a avaliação coletiva do debate. O processo de desenvolvimento das tarefas foi gravado em áudio e vídeo e o conteúdo dos áudios foi transcrito com auxílio do vídeo. As principais questões examinadas na análise das transcrições foram: Em que momentos do processo argumentativo os estudantes expressam a construção ou a crítica de afirmações de conhecimento? Que aspectos doprocesso argumentativo fomentaram expressões de construção ou crítica de afirmações de conhecimento? Como se relacionam a construção e a crítica de afirmações de conhecimento no contexto argumentativo examinado? Para análise dos dados utilizamos o referencial da análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. Como resultados identificamos que as formas como os estudantes vão se envolver em construção e crítica são dependentes do tipo de situação comunicativa que se desenvolve. Identificamos também que a crítica e a construção de afirmações de conhecimento se retroalimentam e podem ocorrer de forma simultânea no contexto daargumentação. Pretende-se que as conclusões dessa investigação possam ajudar ainstrumentalizar o trabalho do professor em sala de aula para promover a construção e crítica de afirmações de conhecimento no contexto da argumentação.Dissertação Questões sociocientíficas: uma abordagem metodológica na formação inicial e continuada de professores de ciências da natureza(2019-05-23) Carvalho, Julyana Cardoso; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Freire, Melquesedeque da Silva; ; Carvalho, Rozicleide Bezerra de;Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã. Desta forma, os educandos são movidos à elaboração de posicionamentos críticos frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas consideram a relevância de Questões Sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, pertencendo ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, por meio da elaboração de QSC em momentos formativos. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em: Questionário Inicial, Material de Apoio para a elaboração de QSC, Questionário Final e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultado das oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. Através do contato com a abordagem metodológica das QSC, os sujeitos de pesquisa refletiram sobre suas práticas futuras e/ou atuais em sala de aula, no sentido de reconhecer a necessidade de extrapolar os conteúdos disciplinares e trabalhar o processo de ensino-aprendizagem com significado para a vida. A inclusão de QSC, no contexto da formação de professores, apresenta-se como um direcionamento metodológico que tem o potencial de refletir sobre a prática docente e aperfeiçoar saberes disciplinares a fim de atender as necessidades formativas dos sujeitos na sociedade contemporânea.Tese Cenário da educação para a sustentabilidade em uma escola pública do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-30) Praxedes, Gutemberg de Castro; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Dantas, Josivania Marisa; ; Montenegro, Luciana Araújo; ; Soares, Maria José Nascimento; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de;A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. A UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho buscou caracterizar o cenário da Educação para a sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do município de Natal (RN). Nesta pesquisa a metodologia envolveu tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Para a obtenção de dados foram utilizados como instrumentos de coleta a pesquisa documental, questionários, entrevista e observações. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares do município de Natal e o PPP da escola investigada apresentam características da EDS, embora não assumam, na sua redação, o propósito da EDS no sentido estrito, conforme proposto pela UNESCO; há um bom nível de formação em relação ao objeto de estudo, mesmo que um percentual elevado de professores argumente a existência de deficiências nas suas formações e um envolvimento considerável da escola e dos professores com a causa, ainda que essa compreensão não esteja explícita e nem seja, ainda, compreensível para muitos; a formação continuada foi apontada como a necessidade formativa.Tese Educação para a sustentabilidade em licenciaturas da área das ciências da natureza na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: abordagem curricular e ideias e atitudes de estudantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-31) Melo, Andreia Varela de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; Petrovich, Ana Carla Iorio; ; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; ; Soares, Maria José Nascimento;Práticas insustentáveis de crescimento, concretizadas na multiplicação da pobreza e na crise ambiental planetária encontram-se em decurso acelerado. A esfera educacional não pode nem deve estar alheia a essas questões, particularmente no que se refere aos aspectos éticos, econômicos, tecnológicos e socioambientais. É nessas circunstâncias que apontamos o interesse por processos de ensino e aprendizagem que problematizem as associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem em que os princípios de uma educação para a sustentabilidade possam ser a base para a formação reflexiva e construção de valores. Nessa perspectiva, estudos na área de Ensino de Ciências da Natureza vêm se dedicando a investigar as concepções sobre sustentabilidade, de professores em formação na área predita, bem como indicando a promoção de uma formação orientada para educar na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivos identificar as ideias e atitudes relacionadas com Sustentabilidade, de licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e compreender como os princípios orientadores da educação para a sustentabilidade se apresentam nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Utilizando-se de um instrumento que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Views on Science-Technology-Society VOSTS), as concepções sobre Sustentabilidade foram avaliadas em dois níveis: as ideias e as atitudes - uma relação entre o discurso sobre um conceito e os princípios e práticas operativas. As atitudes ou predisposições dos licenciandos em relação ao conceito de sustentabilidade e as ações que acreditam que devam ser colocadas em prática para alcançá-la revelaram que, de certa forma, eles incorporam um discurso adequado, mas falta-lhes uma melhor compreensão das consequências das ações humanas na vida do planeta.Dissertação Explicações científicas escolares para o conceito de densidade a partir de atividades baseadas na POE (Previsão, Observação e Explicação)(2019-07-24) Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Rodrigues, Kátia Calligaris; ; Freire, Melquesedeque da Silva;A explicação científica é considerada uma habilidade importante a se trabalhar na área de ensino de ciências não somente por sua presença nas salas de aulas ao trabalhar no processo para a compreensão de conteúdos, como também com o estímulo de outras habilidades cognitivas. Ao considerar como uma habilidade a ser desenvolvida no contexto na sala de aula, propomos em nosso estudo investigar o uso da estratégia didática baseada na Previsão-Observação-Explicação (POE), para a elaboração de explicações cientificas escolares em uma atividade experimental sobre o conceito de densidade. A pesquisa foi aplicada com alunos de uma escola pública estadual de uma turma do primeiro ano do curso técnico de segurança do trabalho integrado ao nível médio. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação de áudio e vídeo das aulas, além dos registros realizados pelos alunos durante a execução da atividade e os diários de campo que serviram para as observações diretas consideradas relevantes. Ao fim da intervenção, que durou aproximadamente três encontros em que o primeiro foi uma abordagem teórica e os outros dois foram atividades experimentais, pudemos realizar algumas análises do discurso oral e das respostas escritas pelos grupos de estudantes, a partir de elementos da análise textual discursiva, à luz do modelo pragmático ilocutivo de explicação e também nos apoiando em contribuições que emergiram durante discussões no grupo de estudos Argumentação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultados, observamos que a atividade contribuiu para a incorporação de alguns elementos explicativos pelos estudantes, embora os estudantes não tenham sido orientados explicitamente sobre um modelo estrutural para esta ação. Além disso, outros aspectos importantes foram despertados, como a interação entre os estudantes, questionamentos, curiosidades, onde a negociação envolvida na atividade proporcionou o estímulo a reflexão e maior empenho na resolução da atividade.Tese Ensinando argumentação científica: um estudo sobre os saberes docentes na formação inicial(2019-07-25) Oliveira, Wesley Costa de; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Silva, Ana Paula Bispo da; ; Dantas, Josivânia Marisa; ; Alves, Milton Thiago Schivani; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; Gomes, Severino Carlos;Nos últimos anos, estudos envolvendo a argumentação e os diferentes objetivos para a educação científica têm se diversificado em torno de propostas de sequências de ensino. Há também indicações políticas internacionais defendendo sua inserção nas salas de aula de ciências. Embora a literatura venha destacando a importância de seu ensino e haja indicações políticas, sabe-se que promovê-la nas aulas de ciência não é algo simples. A falta dos saberes docentes por parte dos professores para apoiar a argumentação dos alunos tem sido identificada como um importante obstáculo. Uma das possibilidades para desenvolver esses saberes, e mais especificamente, aqueles relacionados ao conhecimento meta-estratégico, pode ser atuar na Formação de Professores (FP). Assim, defende-se o desenvolvimento desse conhecimento por meio de um curso de FP, engajando os licenciandos em discussões explícitas sobre as características gerais da argumentação. Para tanto, adotou-se o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem para promover o engajamento em processos argumentativos e a compreensão epistemológica nos licenciandos. Esta tese objetivou estudar elementos dos saberes dos futuros docentes para a inserção da argumentação em salas de aulas de ciências. O referencial teórico foram os trabalhos de Anat Zohar acerca dos saberes docentes no contexto do ensino de estratégias de pensamento. Quanto as decisões metodológicas, adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para o tratamento dos dados. O corpus é proveniente de 11 documentos inscritos, das gravações em áudio e vídeo de 12 encontros, das gravações em áudio e vídeo de 3 intervenções para estudantes de Ensino Médio e de 2 entrevistas com alunos-bolsistas de graduação do subprojeto-Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre os principais resultados, devido à natureza singular desse tipo de conhecimento, propõe-se a utilização de um termo especial: conhecimento docente para a inserção da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. E a partir dele, outras duas denominações: a primeira, o conhecimento pedagógico no contexto do ensino da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem e, a segunda, o conhecimento da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. Em relação ao primeiro foi proposto um corpo de conhecimento específico, dentre os quais 5 saberes docentes que “emergiram” durante as análises. Já em relação ao segundo, em especial, o conhecimento meta-estratégico da argumentação, foram propostos 8 saberes docentes para esse corpo de conhecimento específico.Tese Natureza da ciência por meio de narrativas históricas: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX(2019-08-02) Oliveira, Rilavia Almeida de; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Silva, Ana Paula Bispo da; ; Moraes, Andréia Guerra de; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Silva, Cibelle Celestino; ; Ferreira, Flávia Polati;No contexto das pesquisas da área de ensino de ciências que defendem a História e a Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem didática para problematizar aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino, este trabalho parte das seguintes questões: Como a interface entre episódio histórico e temas de NDC pode ser materializada a partir da construção de narrativas históricas? Quais as potencialidades e dificuldades de trabalhar temas da NDC a partir de narrativas históricas? Como narrativas históricas podem fomentar a discussão e compreensão de temas da NDC? Mais especificamente, objetivou-se investigar as potencialidades e limitações de trabalhar temas de NDC com professores de Física em formação inicial, a partir de narrativas históricas, tomando como base os debates sobre a natureza da luz no início do século XIX. Nesse intuito, inicialmente, foram analisados estudos sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX, especificamente com referência aos contextos francês e britânico, a partir de fontes primárias e secundárias, buscando-se compreender o episódio histórico e seus aspectos conceituais e epistemológicos. Na sequência, buscou-se investigar como o episódio histórico estudado pode contribuir para a discussão de temas da NDC no ensino de física. A partir da interface entre episódio histórico e temas da NDC, foi construída uma narrativa histórica como ferramenta para a discussão de temas de NDC na formação de professores. Na parte empírica da pesquisa, foi elaborada uma intervenção didática que buscou problematizar temas de NDC a partir da narrativa histórica construída. A intervenção foi realizada em um componente curricular do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para obtenção dos dados foram utilizados questionários, entrevistas, gravações em áudio das discussões ocorridas em sala e registro das notas de campo da professora-pesquisadora após as aulas. A análise dos dados forneceu indicativos de que a narrativa histórica construída com base no episódio histórico contribuiu para a problematização efetiva de diversos temas da NDC. A maioria dos alunos apresentou uma boa compreensão acerca dos temas de NDC problematizados ao longo da proposta. No entanto, a intervenção também evidenciou a complexidade envolvida em problematizar concepções sobre NDC dos estudantes – futuros professores em formação.Tese Diálogos entre ciências e ficção científica: uma estratégia para discutir ética científica baseada na teoria da objetivação(2019-08-02) Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis; Morey, Bernadete Barbosa; ; ; Martins, André Ferrer Pinto; ; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; ; Silva, Ana Maria da; ; Causado, Rodolfo Vergel; ; Gobara, Shirley Takeco;As narrativas implicadas em materiais de ficção científica (SF) apresentam as ciências como uma atividade viva e instigante que parece alimentar o interesse e a curiosidade dos sujeitos por questões científicas complexas. Essa proposição faz contraste com um cenário descrito na literatura específica em que discussões sobre produtos e processos das ciências nas salas de aulas parecem cada vez mais desinteressantes aos estudantes. Uma via pertinente e bastante trabalhada que assumo como estratégia para atravessar um desinteresse dessa ordem e discutir sobre aspectos epistemológicos das ciências é o diálogo entre ciências e literatura. De modo mais específico, tomo a literatura de ficção científica como linguagem para propor discussões sobre noções de ética nas ciências. Para fundamentar filosófica, pedagógica e epistemologicamente as ideias e atividades propostas assumi como base a Teoria da Objetivação (TO), teoria de ensino-aprendizagem histórico-cultural idealizada pelo pesquisador matemático Luis Radford. O objetivo dessa articulação foi investigar a pertinência da SF para ampliar, facilitar e contextualizar o debate sobre a produção das ciências e seus aspectos éticos para professores de ciências em formação. Para alcançar esse objetivo utilizei três estratégias metodológicas: uma interlocução epistolar com o cientista ficcional Doutor Victor Frankenstein; mapeamento e imersão em eixos teóricos – a saber: discussões sobre ciências, Teoria da Objetivação e SF – e a produção de estratégias de ensino – uma oficina didática exploratória ministrada para bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar/UFRN) para mapear aproximação dos estudantes com a linguagem de SF e um Curso sobre Ficção Científica e Ética nas Ciências ofertado para professores em formação inicial e continuada dos cursos de Química, Física, Biologia e Matemática da UFRN, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Universitário Facex (UniFacex A interlocução epistolar com o Victor Frankenstein para discutir ideias, travar debates e exercitar o diálogo sobre ética e responsabilidade científica, por exemplo, constituiu uma forma de tomar SF como linguagem para abordar saberes da epistemologia das ciências. Para além disso, a análise multimodal dos dados produzidos permitiu constelar um conjunto de categorias analíticas, vetores e caminhos para mapeá-las que permitem sinalizar a pertinência de estratégias que tomam a SF como linguagem para aproximar os estudantes da cultura científica. Esse cenário é fecundo para defender que a SF é uma linguagem pertinente para pensar e problematizar discussões sobre as ciências e seus aspectos éticos e pode contribuir para a educação científica de professores de ciências em formação.Tese Identificação e caracterização do perfil de erros e dificuldades de aprendizagem nas questões de estatística e probabilidade das provas de matemática do ENEM nos anos de 2013 a 2016 dos aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na UFRN(2019-08-26) Pontes, Jailson da Costa; Nunez, Isauro Beltran; ; ; Bandeira, Francisco de Assis; ; Mendoza, Héctor José García; ; Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira; ; Salsa, Ivone da Silva; ; Pereira, José Everaldo; ; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do;As pesquisas sobre erros e dificuldades na aprendizagem da matemática têm avançado nas últimas décadas para possibilitar uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de ensino em ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar o perfil dos erros e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nas provas de matemática do ENEM dos anos de (2013 a 2016) dos estudantes aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram identificados os erros e dificuldades de aprendizagem em relação a esses conteúdos que constituíram as questões das provas do ENEM nos anos analisados. Com as reflexões de pesquisadores como Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976) apresentamos os erros e as dificuldades na aprendizagem matemática. Para apresentar erros mais específicos correlatos à área da estatística e probabilidade utilizamos pesquisadores como Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; NavarroPelayo (2001), dentre outros. O estudo apresentado nesta tese configura-se na identificação e caracterização do perfil de erros associados às dificuldades de aprendizagem sobre o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” das provas do ENEM dos anos de 2013 a 2016 a partir dos relatórios da seção de Estatística da COMPERVE/UFRN. Como metodologia foram priorizadas as análises das questões das provas para associar o erro do distrator mais sinalizado a hipóteses explicativas de dificuldades de aprendizagem. Obtivemos como resultados em relação ao perfil socioeconômico que a quantidade de aprovados entre as escolas públicas e privadas aumentou entre os anos estudados; a Região Nordeste obteve o maior percentual de candidatos aprovados em relação às demais; a faixa etária predominante é de jovens com idade entre 18 a 20 anos e o gênero masculino deteve maior percentual de aprovação. Em relação à cor/raça, se apresenta com maior percentual a parda e a modalidade de ensino médio mais evidente é o ensino regular. Em relação ao perfil de desempenho identificou-se que em 2015 as questões 149 e 158, tomando por base a prova amarela, tiveram o índice de acertos mais baixos com 8,8% e 10% respectivamente; na identificação e caracterização dos erros, identificamos as competências, habilidades, sub-habilidades e conteúdo específico para cada questão e, na sequência, analisamos as tabelas e gráficos. Fizemos o gabarito/descritor encontrando a solução para cada questão e depois com os quatro distratores identificamos os erros associados. Apresentamos esses erros em tabela e utilizamos a tipologia clássica de Radatz (1979). Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino desse tema para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram.Tese Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância(2019-08-26) Dutra-Pereira, Franklin Kaic; Júnior, Carlos Neco da Silva; ; ; Gutierre, Liliane dos Santos; ; Silva Júnior, Luiz Alberto da; ; Soares, Alessandro Cury; ; Albino, Ângela Cristina Alves;As implicações das experiências de vida na/para a constituição dos percursos de formação profissional de professores de Química é tema ainda pouco discutido no Brasil, sobretudo quando se trata de cursos na modalidade à distância. A partir de tal constatação, nesta tese de doutorado objetivamos caracterizar o processo de constituição da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN/Polo Nova Cruz. Para tanto, adotamos como referencial teórico o pensamento de autores que versam sobre formação de professores (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995a; 1995b; 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002; 2004) e saberes docentes (TARDIF, 2014). Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e a partir do paradigma interpretativista. Para a produção de dados, realizamos a análise documental de 16 (dezesseis) memoriais formativos, utilizando a análise de conteúdo como estratégia de categorização dos dados. A partir de tais procedimentos, chegamos a três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1. Do querer ao ser: caminhos para a docência; 2. Como nos tornamos professores de Química: condições e possibilidades de formação na EaD; 3. “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula”: as aventuras nas escolas. As análises das categorias derivadas dos referidos eixos revelaram, respectivamente, que fatores dos contextos social e pessoal interferiram diretamente na escolha do curso e na definição da modalidade de ensino; que a educação à distância democratizou, por um lado, o acesso ao Ensino Superior, mas, por outro, apontou desafios para a permanência dos alunos devido à necessidade de adaptar-se a novos procedimentos de estudo e às dificuldades de infraestrutura; que as oportunidades de estágio supervisionado possibilitaram o deparar-se com as crenças sobre a escola e os desafios do processo de ensino-aprendizagem, bem como ressaltou a importância do professor-colaborador como referência na aproximação com a realidade profissional. Assim, concluímos que o ato de narrar(se) possibilitou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química à distância, permitiu entender a identidade docente como um processo de construção permanente e comportou o (re)significar dos saberes adquiridos no percurso formativo, sendo, portanto, autoformativo para os autores dos memoriais pesquisados.Tese Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca(2019-11-25) Silva Júnior, Geraldo Alexandre da; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Mazze, Fernanda Marur; ; Nunes, Albino Oliveira; ; Farias, Carmen Roselaine de Oliveira;Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante de seus estudantes na sala de aula. A referida teoria será nosso referencial teórico e metodológico, sendo nossa análise guiada por elementos da Análise Textual Discursiva. Em nossos resultados, percebemos que, das treze categorias a priori, previstas como passíveis de serem transpostas apenas uma não foi contemplada. Como resultado, concluímos que trazer Perelman e Olbrechts-Tyteca corresponde a uma contribuição metodológica para a análise dos processos argumentativos nas salas de aula.Dissertação Conteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882)(2019-11-25) Galvão, Brenda Costa de Oliveira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Prestes, Maria Elice Brzezinski;A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores.Dissertação Estudo sobre a matemática recreativa e sua inserção no ensino de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Nunes, Eloisa Myrela de Araújo; Morey, Bernadete Barbosa; ; ; Pereira, Ana Carolina Costa; ; Bandeira, Francisco de AssisNa busca de soluções que promovam um melhor aprendizado da matemática, os pesquisadores em Educação Matemática têm examinado e colocado em prática diversos recursos e estratégias de ensino. Pretende-se neste estudo sobre a Matemática Recreativa trazer à tona as concepções vigentes e as justificativas apresentadas para seu uso. O objetivo geraldo presente trabalho dissertativo é realizar um estudo exploratório sobre a Matemática Recreativa (MR), na busca de caracterizar, a partir das publicações em periódicos, sua conceituação, sua diversidade, os argumentos defensores de seu uso, a concentração ou não das publicações sobre MR temporal ou geográfica, sua expansão ou retração atual, possibilidades de continuidade no futuro próximo e interligação com a História da Matemática.Utilizaremos a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na medida em que abre uma possibilidade muito importante, a de explorar um tema pouco conhecido.A partir dos trabalhos analisados, adotamos uma concepção de Matemática Recreativa, a qual inferimos se ramais potencialmente frutífera para o ensino de matemática. Analisamos também algumas experiências de aplicação da Matemática Recreativa no ensino da Matemática. Adotamos uma divisão da Matemática Recreativa em três campos, o que nos levou a anexar três relatos de experiência que nos pareceram representativos dessas divisões, a saber: jogos, problemas recreativos e quebra-cabeças matemáticos. Discutimos ainda a ideia de que o desenvolvimento da álgebra levou a o declínio dos problemas recreativos e as perspectivas atuais de atividades com a Matemática Recreativa. Assim, concluímos que a Matemática Recreativa é um vasto campo de possibilidades que deveria ser mais utilizado em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que, além dessa ferramenta ser atrativa, ela desenvolve várias habilidadesTese A teoria da objetivação e o desenvolvimento da orientação espacial no ensino-aprendizagem de geometria(2019-12-05) Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves; Noronha, Claudianny Amorim; Radford, Luis; ; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Borowsky, Halana Garcez; ; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; Moretti, Vanessa Dias;Esta pesquisa tem como objetivo analisar os meios semióticos mobilizados no processo de ensino-aprendizagem da orientação espacial, que possibilitam ao estudante estabelecer uma relação reflexiva e ética com o espaço. A pesquisa adotou como referencial teórico a Teoria da Objetivação desenvolvida por Luis Radford (2006, 2015, 2017a, 2017b, 2018a), que tem como pressuposto que o saber é algo potencial, constituído historicamente e culturalmente e não uma construção individual. A Teoria da Objetivação embasou os pressupostos teóricos da metodologia, o desenho das tarefas a serem vivenciadas na sala de aula e a análise dos dados coletados. Quanto a orientação espacial, partimos do embasamento teórico de autores como Clements e Sarama (2009), Blanco (2011), Vecino (2005) para delinear as categorias utilizadas para a análise dos saberes matemáticos mobilizados. Para a coleta de dados, realizamos uma intervenção numa sala de aula do 6º Ano do Ensino Fundamental, por meio da vivência de tarefas de orientação espacial, gravada em áudio e vídeo. O tratamento dos dados possibilitou a análise dos meios semióticos mobilizados, e da coordenação desses em uma abordagem multimodal. A identificação dos meios semióticos mobilizados permitiu analisar o processo de objetivação e de subjetivação que ocorrem entrelaçados, com uma influência mútua e recíproca entre esses processos, que denominamos de coinfluência. Identificamos também, momentos de dissonâncias na articulação dos meios semióticos mobilizados. Nas análises evidenciamos a relevância da representação gráfica (plantas e mapas), dos gestos e de termos linguísticos específicos como meios semióticos na objetivação da orientação espacial. Por fim, evidenciamos como os saberes e os meios semióticos mobilizados nesse processo, permitiram aos estudantes enxergarem o espaço de forma mais próxima e ampla, fortalecendo o sentimento de pertencimento numa relação mais reflexiva com o espaço, e influenciaram na relação ética, possibilitando o surgimento de indivíduos com uma maior confiança e segurança na vivência e na comunicação com os outros, por meio de referências espaciais.Dissertação O curso de licenciatura em química da UFRN: uma proposta de análise das questões específicas da avaliação do ENADE (2011 e 2014) em termos de operações cognitivas(2019-12-13) Medeiros, Maria da Guia da Silva; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Silveira, Helder Eterno da;Para acompanhar o desenvolvimento da educação superior no Brasil foi criado, entre outros indicadores, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que faz o diagnóstico dos estudantes quanto aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, competências e habilidades adquiridas pelos graduandos durante a formação. A partir deste instrumento, nosso problema de pesquisa se relaciona com o nível das operações cognitivas exigidas na resolução das questões do ENADE e se estas refletem as mudanças nas estruturas curriculares. Quer dizer, que elementos orientadores à análise das questões do ENADE, dos relatórios e da estrutura curricular podem subsidiar um olhar ao Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura em termos de operações cognitivas de alta ordem e, consequentemente, uma melhor formação profissional? Para tentar responder ao nosso problema, foi preciso estruturar a pesquisa nos seguintes objetivos específicos: (a) analisar as questões aplicadas nas provas do ENADE 2011 e 2014 para formação de professores em Química a partir de um quadro orientador de competências, habilidades, conhecimentos específicos do campo disciplinar da química; (b) classificar as operações cognitivas exigidas e nível de dificuldade para realização de cada questão; (c) comparar os resultados obtidos com os expressos nos relatórios do curso e com componentes curriculares da UFRN. Trata-se de uma pesquisa de análise documental à qual foram selecionadas 05 questões que foram aplicadas na prova de 2011, e 07 questões aplicadas na prova 2014. Todas com componente específico voltado para à licenciatura em Química, ou seja, relacionadas ao Ensino de Química. Para a análise, foi elaborado um quadro orientador de matriz própria de referência de competências, habilidades, operações cognitivas e conhecimentos específicos do campo disciplinar, e para classificar as operações cognitivas e o nível de dificuldade exigidas nas questões, assumiu-se o referencial da Taxonomia de Alonso. Das questões analisadas, identificam-se operações cognitivas de várias ordens e grau de dificuldade máxima e mínima, sendo identificado grau de dificuldade mínima presente apenas em uma questão da prova 2011. Em oposição ao grau de dificuldades encontradas, foi verificado o Índice de facilidade, dado disponibilizado pelo Inep, que qualifica as questões em função da análise estatística do número de acertos. Outro ponto observado foi a estrutura curricular do curso de Química da UFRN, verificando que a mesma se encontra coerente com exigências na prova do ENADE. Apesar de preliminar, os resultados sinalizam elementos que contribuem com discussões nas estruturas curriculares dos cursos de formação para professores em química.Tese Seleção natural, adaptação e deriva genética: abordagem em livros didáticos, conhecimento de alunos de Biologia e uma proposta lúdica para o ensino desses temas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-13) Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Theodoro, Raquel Cordeiro; ; Duarte, Fábio Teixeira; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de; ; Campos, Maria Rita Monteiro de Lencastre;A evolução biológica é um conteúdo que está programado para ser ensinado na disciplina de Biologia do ensino médio brasileiro. Considerando sua relevância para o entendimento dos processos evolutivos que ocorrem nos seres vivos e as dificuldades que os professores têm enfrentado no ensino da teoria evolutiva, seja através de problemas identificados no livro didático, seja mediante as dificuldades dos alunos em compreendê-la, este estudo buscou investigar três importantes assuntos em evolução biológica: seleção natural, adaptação e deriva genética. Os objetivos da pesquisa compreenderam: a) analisar a abordagem dada pelos livros didáticos de Biologia do ensino médio que foram aprovados pelo Programa Nacional do livro Didático (PNLD - 2012 e 2018) para a seleção natural, adaptação e deriva genética; b) identificar o nível de conhecimento dos alunos ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN sobre seleção natural, adaptação e deriva genética; c) testar recursos didáticos para o ensino de seleção natural, adaptação e deriva genética com alunos da terceira série do ensino médio. A abordagem da investigação é quanti-qualitativa. Realizou-se análise criteriosa nos livros didáticos de Biologia, buscando identificar termos que poderiam comprometer possível entendimento a respeito de seleção natural, adaptação e deriva genética pelos alunos; identificação de tipologia de atividade de aprofundamento sobre seleção natural, adaptação e deriva genética apresentada pelos livros didáticos e adequação de recursos visuais em relação ao texto; aplicação de um questionário fechado com os graduandos de Ciências Biológicas, como forma de coleta de dados sobre seus conhecimentos acerca de seleção natural, adaptação e deriva genética. Os recursos didáticos elaborados compreenderam duas estratégias para a introdução dos assuntos de seleção natural, adaptação e deriva genética e foram confeccionados com material acessível e de fácil manuseio. Os resultados apontaram que os livros didáticos de Biologia apresentam termos para explicar a seleção natural e a adaptação, que podem induzir o aluno a fazer uma interpretação da evolução biológica que reforça ideias equivocadas, muitas vezes já presentes em suas concepções prévias. Os conhecimentos dos alunos sobre seleção natural e adaptação estão embasados pela ideia de evolução biológica na perspectiva lamarckista. A deriva genética é um conteúdo de pouco domínio dos alunos. Os recursos didáticos testados contribuíram para os alunos estudarem sobre seleção natural, adaptação e deriva genética e possibilitar uma discussão produtiva com correções conceituais em relação a esses temas. Com a pesquisa, ficou evidente que a evolução biológica é um conteúdo que precisa ser melhor trabalhado na escola, tendo como consequência a aprendizagem do aluno, de modo a superar de alguns conhecimentos prévios que podem não corresponder aos conhecimentos cientificamente postos, e que os materiais didáticos devem estar adequados para serem ferramentas pedagógicas aliadas do professor para trabalhar a teoria da evolução em sala de aula.Dissertação Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Lima, Ana Kaline de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/1589848491343317; Camillo, Christina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0021644707162925; Palharini, Luciana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4547482388427152; Campos, Maria Rita Monteiro de Lencastre; http://lattes.cnpq.br/4145369067676932Durante várias décadas a comunidade científica e instituições internacionais vêm chamando a atenção para a situação de autêntica emergência socioambiental do planeta em que estamos inserido se a necessidade de contribuir para a formação de um cidadania consciente para atingir a sustentabilidade. Os museus e centros de ciências são considerados Espaços Não Formais de Ensino (ENFE) que podem contribuir com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a comunicação científica de assuntos voltados às demandas atuais. Partindo destas informações, esta investigação teve por objetivo de investigação caracterizar a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável proposta em documentos e atividades educativas de dois espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um da Universidade de Coimbra -PT, tendo como orientação de análise a comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O percurso metodológico ocorreu em três momentos, revisão de literatura, analise documental e pesquisa de campo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, porém, utilizando diferentes técnicas. Através dos resultados foi possível concluir que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são inclusos no discurso oficial e as práticas educativas das três instituições analisadas, embora haja alguns ODS que são desmerecidos. Notou-se que há dificuldades de inserções de alguns ODS devido a dificuldades maiores relacionada a complexidade do conceito sustentabilidade, formação em EDS, trabalho interdisciplinar bem como promover ações para público diverso. Notou-se que, embora o elemento comunicativo mais efetivo para comunicar os ODS seja a monitoria, o que chama mais atenção dos visitantes são os artefatos e ambientes museais, o que sugere uma maior exploração desses recursos comunicativos. No entanto, se faz necessário apreciar o uso de legendas e textos para auxiliar e complementar a narrativa musealTese GeoGebra e a resolução de problemas na aprendizagem da função polinomial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-13) Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva; Noronha, Claudianny Amorim; ; ; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; Borowsky, Halana Garcez; ; Gonzalez, Fredy Enrique; ; Menezes, Josinalva Estácio; ; Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves; ; Noronha, Glaucianny Amorim;A motivação para este estudo se deu pela necessidade de investigar uma nova proposta dinâmica para o ensino de funções polinomiais usando uma plataforma de aprendizagem e buscando embasamento na Teoria Histórico-Cultural associada ao campo de estudo da Resolução de Problemas. Para a apropriação do saber pelo campo de estudo da Resolução de Problemas vislumbramos a possibilidade de apresentar tanto para estudantes quanto para professores o ensino por investigação. Desse modo, desenvolvemos uma sequência de atividades que foi executada via plataforma GeoGebra, a qual potencializou a elaboração das ações e protocolos de construção proporcionando o diálogo entre os envolvidos. Vale ressaltar que conseguimos estabelecer uma relação evidente entre a representação da função polinomial em suas quatro formas propostas pelo autor que norteou a hipótese deste estudo. Consideramos um estudo de pesquisa qualitativa, pois os dados foram constituídos no momento de execução do curso oferecido a estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os dados apresentados nos instrumentos escritos e gravados, tanto em áudio quanto em vídeo, forneceram o material para a análise posterior. Nos diálogos, os estudantes e o pesquisador interagiram com as atividades que foram vivenciadas na plataforma GeoGebra. Com o objetivo de motivar os estudantes para a resolução dos problemas apresentamos questões dentro do seu contexto social e cultural. A proposta de atividade elaborada e a análise dos resultados obtidos foram guiadas por aspectos do campo de estudos da Resolução de Problemas. A pretensão da investigação foi apresentar aos estudantes e professores como representar, na plataforma GeoGebra, construções dinâmicas que são aplicativos e validem a formação do conceito de funções polinomiais de forma dinâmica e interativa. No decorrer da resolução dos problemas buscamos aprimorar a construção e a representação dinâmica das atividades implementando com os comandos da plataforma GeoGebra e favorecendo a criação de novos aplicativos. Considerando tanto nossas avaliações instantâneas quanto as tomadas de decisões dos estudantes na resolução dos problemas propostos, constatamos que houve um aprendizado levando ao desenvolvimento do estudante. Diante disso, concluímos que uma abordagem dada ao ensino da função polinomial utilizando as ferramentas, os comandos e aplicativos da Plataforma GeoGebra favorecem ao desenvolvimento e a aprendizagem deste conteúdo. Assim, potencializando uma ideia nova e mais abrangente consideramos um diálogo na formação tanto dos estudantes quanto no apoio em sala de aula para os professores. Delimitando dificuldades didáticas tanto no cotidiano quanto em sala de aula em busca de formas de aprendizado, apontamos a tecnologia como um suporte para o ensino nas novas gerações.Dissertação Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-29) Silva, José Ricardo Pereira Da; Martins, Andre Ferrer Pinto; ; ; Ferreira, Flavia Polati; ; Reis, José Claudio de Oliveira;Este trabalho relaciona a área da História e Filosofia da Ciência às suas implicações para o ensino de ciências, evidenciando a importância e a potencialidade pedagógica dessa área. Partimos da análise da epistemologia do filósofo da ciência Paul Feyerabend para propormos a utilização da abordagem histórico-filosófica como estratégia didática para o ensino de física, especificamente, nos conteúdos de astronomia que envolvem o personagem histórico Galileu Galilei. Para isso, foram identificados três temas de astronomia que tradicionalmente são ensinados pelos professores de física do primeiro ano do Ensino Médio e que, de forma articulada, compõem um quadro dos trabalhos de Galileu e possuem grande relevância histórica para as críticas epistemológicas de Feyerabend. Fazemos, em seguida, uma releitura feyerabendiana da astronomia de Galileu com vistas à sua utilização no ensino de física. E, por fim, propomos uma unidade didática composta por três momentos - um encontro de observação astronômica, uma atividade de construção teórica e uma aula júri simulado - como subsídio para se trabalhar os sistemas de mundo de Galileu Galilei nas aulas de física do Ensino Médio.