PPGEUR - Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12020
Navegar
Navegando PPGEUR - Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais por Autor "Alves, Larissa da Silva Ferreira"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Dinâmica metropolitana, vulnerabilidade socioambiental e sua interface com as mudanças climáticas na região metropolitana de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-13) Alves, Edilza Paula Queiroz; Pessoa, Zoraide Souza; ; ; http://lattes.cnpq.br/9697074573078370; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; Alves, Larissa da Silva Ferreira;A expansão das cidades trouxe consigo a problemática da desordem nos centros urbanos, provocada pelo processo de urbanização e crescimento populacional, que refletiram em sua dinâmica metropolitana e na organização do espaço socioespacial, acompanhados por níveis de desigualdades sociais e territoriais, contribuindo com espaços segregados por populações em situações de vulnerabilidade socioambiental, resultando impactos no solo, diante do mau uso e ocupação desse. Assim, a Região Metropolitana de Natal (RMN) foi marcada por grandes transformações na organização do seu espaço, em suas atividades socioeconômicas, a forma de viver e morar nos espaços urbanos, a degradação do solo, evidenciando fatores que podem provocar mudanças climáticas. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo compreender como a dinâmica da organização socioespacial da RMN em seu nível intrametropolitano integra a perspectiva de adaptação climática e da gestão de risco em seus territórios. Os procedimentos metodológicos utilizados seguem as orientações de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, através de revisões bibliográficas e instrumentos de coletas de dados, como fonte os microdados do Censo Demográfico de 2010 e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e o Atlas de Vulnerabilidade Social de 2010, apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Observou-se que a organização socioespacial da RMN é desigual, resultado de fatores socioeconômicos que refletem nas alterações urbanas e climáticas em um contexto de vulnerabilidade socioambiental, sendo necessárias estratégias que permitem lidar com a redução dos riscos ocasionados pelas mudanças climáticas.Dissertação Especificidade em uma urbanização tardia: o município de Macaíba-RN e sua relação com a Região Metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Bandeira, Juan Muller de Andrade; Clementino, Maria do Livramento Miranda; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406; http://lattes.cnpq.br/9305097005359429; Alves, Larissa da Silva Ferreira; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de; https://orcid.org/0000-0003-0712-6135; http://lattes.cnpq.br/5457263655417572Este trabalho tem como objetivo de pesquisa analisar o uso do território de Macaíba, evidenciando a estruturação do território e sua inserção na dinâmica metropolitana recente. Para isso optou-se por partir da compreensão de Milton Santos sobre a categoria de análise geográfica do território usado como elemento fundamental para compreender estruturação do território, buscando entender a cidade na configuração do território. Essa compreensão entende o espaço como produto dos movimentos das relações sócio-espaciais no tempo. O espaço é definido, então, como um conjunto indissociável, dialético e contraditório de objetos e ações que conformam a configuração territorial. Nesse sentido, os instrumentos de pesquisa utilizados foram a revisão da literatura a respeito das discussões teóricas sobre o espaço social e a teoria espacial de Milton Santos. Em ato contínuo, a pesquisa bibliográfica sistemática para identificar o referencial teórico que versa sobre o município de Macaíba, buscando compreender o movimento de expansão da cidade e a configuração territorial. Posteriormente, a pesquisa documental com o levantamento de dados secundários permitiu a elaboração cartográfica que permitiu entender a configuração do território de Macaíba e os fluxos presentes. Essa cartografia abrange a possibilidade de compreensão do processo de consolidação do espaço urbano-metropolitano e dos fluxos econômicos em escala regional. Por fim, destaca-se no texto que o processo de consolidação da configuração urbano-metropolitana tem sido influenciado, para além do setor industrial, pela dinâmica de incorporação de loteamentos ao espaço urbano e pela, mais recentemente, implementação das atividades de ensino, pesquisa e extensão que partem das iniciativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Parque Científico e Tecnológico do Rio Grande do Norte.Dissertação A produção do espaço urbano em Pau dos Ferros - uma análise da produção fundiária e imobiliária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-16) Nunes, Hugo Leonardo Pontes; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; http://lattes.cnpq.br/3628497714469345; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; Alves, Larissa da Silva FerreiraDebates a respeito da produção do espaço urbano são importantes em discussões sobre as cidades. O tema se faz pertinente, pois é capaz de contextualizar e identificar processos de transformação do urbano, os agentes envolvidos e suas devidas contribuições para a realidade de um determinado local. Dentro dessa temática, a presente pesquisa foi realizada em Pau dos Ferros, cidade com 30.479 habitantes (IBGE, 2022), localizada no interior do Rio Grande do Norte, a aproximadamente 400km da capital do estado, Natal. A pesquisa possui como objetivo entender sua produção do espaço urbano analisando questões que envolvem a produção fundiária e imobiliária na cidade, perpassando pelo processo de transformação do rural/semirrural em urbano, mapeamento de construções, precificação e quem foram os agentes determinantes neste período. O recorte temporal da produção foi de 2009 a 2023, época na qual esse crescimento foi intensificado pela chegada de instituições públicas importantes na cidade. Por fim, a pesquisa buscou entender como agiu o estado no que se refere ao planejamento urbano nesse período, por meio da esfera municipal. Através de uma abordagem quantitativa contendo pesquisas de campo para obtenção dos dados, foi identificada uma intensa movimentação no mercado imobiliário da cidade, com 3.275 obras no recorte temporal que compreende o trabalho, além de uma zona de expansão com terras valorizadas e novas tipologias construtivas nas edificações. Também foi possível compreender que os processos ocorridos foram moldados por proprietários fundiários e promotores imobiliários, sem o devido acompanhamento da esfera municipal no planejamento urbano, em um período que marcou uma intensificação na expansão urbana da cidade.Dissertação Vilas Militares: Parnamirim, o ninho da Força Aérea Brasileira no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-28) Chaves, Danilo Ferreira; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de; ; ; http://lattes.cnpq.br/9085969456053722; Valença, Márcio Moraes; ; Barbosa, Jane Roberta de Assis; ; Alves, Larissa da Silva Ferreira;Parnamirim, desde o principio de seu povoado, tem intima relação com a aviação, tornando-se desde os anos 1940 uma importante localidade da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta pesquisa busca compreender como os elementos militares, com ênfase nas vilas e seus moradores, se relacionam com a cidade de Parnamirim, buscando entender para além do impacto territorial. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental; mapeamento de uso do solo – em um raio de distanciamento de 500 metros de cada vila, identificando o entorno delas – e uma pesquisa de campo com entrevista questionário, utilizando a metodologia bola de neve, com moradores das quatro vilas militares de Parnamirim. A pesquisa demonstrou que três das quatro vilas de Parnamirim estão inseridas em locais privilegiados, com variados estabelecimentos prestadores de serviços e comerciais no seu entorno. A boa localização pode ser demonstrada através da percepção dos próprios moradores que afirmam residir em local que oferece variedade de serviços e comércios nas imediações. Foi demonstrado que as atividades econômicas da cidade são impactadas com a permanência dos militares e suas famílias, pois todas as vilas utilizam mercados, restaurantes, farmácias, lojas de vestuários e serviços como escolas e academias da cidade. Contudo, no que diz respeito à relação da população militar, identificou-se que estes optam pelo uso dos equipamentos de uso coletivo que se encontram no interior das vilas, acessados somente pelos moradores, pois com o tempo, as vilas militares em Parnamirim tomaram o formato de condomínios fechados, restringindo o acesso da população local.Dissertação Os vizinhos dos trilhos: estudo sobre os territórios às margens da via férrea no município de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-15) Silva, Samara Sayonara Cândida da; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; ; http://lattes.cnpq.br/6902940877245283; Alves, Larissa da Silva Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/3254661019394995; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; ; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; Finatti, Rodolfo; ; http://lattes.cnpq.br/8784476943316439No Brasil, a problemática relativa às ocupações ou invasões da faixa destinada à operacionalização das atividades ferroviárias, no perímetro referente a Faixa de Domínio Ferroviário (FDF) - definido em 15 metros a partir do eixo central da via férrea (Lei 13.913/2019) – e ao seu entorno imediato, não é um fato novo, ou isolado. No entanto, verifica-se a carência de levantamentos precisos que busquem reconhecer a problemática, para além do horizonte da ilegalidade, considerando também o contexto social instaurado nestes territórios, sendo recorrente a invisibilização do problema, adotando-se uma postura de conivência e abandono, ou a aplicação direta da lei através das ações de reintegração de posse. O presente estudo tem como objetivo discutir o território às margens da via férrea ativa no município de Natal, na perspectiva das habitações e indivíduos neste fixados, caracterizando e classificando as faces diferenciadas da problemática nas dimensões territorial, socioeconômica e de infraestrutura. No primeiro momento a análise sobre o território em questão foi executada utilizando os pressupostos teóricos relacionados à informalidade urbana, exclusão e segregação socioespacial ligada ao local de moradia, além do debate sobre o risco habitacional, tendo-se em vista a inter-relação destes temas com a conjuntura em estudo. Após o reconhecimento teórico, ocorre o levantamento do perfil territorial e socioeconômico das áreas em questão, sendo este executado em dois níveis espaciais de análise, o primeiro relativo as Parcelas Territoriais onde foram identificadas construções as margens do modal ferroviário, seguida do seu entorno imediato (os Setores Censitários contíguos a via férrea). Posteriormente aos diagnósticos obtém-se uma base de informações que demonstra as diferenciações territoriais, sociais e econômicas sobre a porção territorial em estudo, que além de contribuir para a visibilidade da mesma, também direciona para o um tratamento que considere suas peculiaridades, sendo este um primeiro passo à tomada de decisões, no campo das Políticas Públicas, até o adequado tratamento destas áreas, incorporando-as ao padrão apropriado de oferta habitacional, infraestrutura urbana e de serviços.