Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Especial por Autor "Araújo, Jacyene Melo de Oliveira"
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Produto Educacional ALFALETRICS - Repositório digital de atividades pedagógicas na perspectiva da Alfabetização e Letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Souza, Ivanise Almeida Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; https://orcid.org/0009-0006-3559-6088É com grande entusiasmo que apresentamos a vocês um recurso educacional inovador: o Repositório de Atividades Digitais para a Alfabetização e Letramento em Ambientes Hospitalares e Domiciliares e/ou em outros contextos Educacionais ( ALFALETRICs), fruto de um produto educacional de mestrado na linha de pesquisa de processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPPGEEsp), sob a orientação da professora doutora Jacyene Melo de Oliveira Araújo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientanda Ivanise Almeida Rodrigues de Souza e professoras do NAEHD/RN, colaboradoras da construção deste repositório: Juliana Nogueira Torres, Licya Teles Souza Amaral e Maria José Farias de Oliveira. Nossa jornada de educação é marcada por desafios únicos, e este repositório foi desenvolvido com o propósito de apoiar professores, alunos e suas famílias na importante missão de educar e aprender em contextos tão sensíveis. Acreditamos que o aprendizado deve ser uma experiência envolvente e divertida. Por isso, nossas atividades foram selecionadas para estimular o interesse e a curiosidade das crianças, mesmo em ambientes desafiadores como o contexto hospitalar e domiciliar. A Alfabetização e o Letramento são alicerces essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, mas nem sempre é fácil garantir a continuidade do processo educacional em circunstâncias como a hospitalização, atendimento domiciliar e/ou outros contextos. Para enfrentar esse desafio o nosso repositório oferece possibilidades de recursos digitais cuidadosamente selecionados para atender às necessidades específicas dos estudantes, embora a maioria dos jogos sejam voltados para a apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). Obs.: Por se tratar de links Disponibilizados em domínio publico, algumas sugestões de sites, plataformas e softwares podem sofrer alteraçoes de disponibilidade ao longo do tempoDissertação Desafios e possibilidades para uma prática pedagógica inclusiva em uma escola da infância durante a pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Ferreira, Maria José Campos; Cenci, Adriane; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/3881375234112453; Mosca, Maristela de Oliveira; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Silva, Saimonton Tinoco daPossibilitar práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil durante o período da pandemia da covid-19 se tornou um grande desafio para professores, gestores, pais e toda a comunidade escolar. As motivações para a pesquisa surgem de experiências e inquietações pessoais e profissionais atuando como docente no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), no contexto da pandemia da covid-19, durante os anos de 2020 e 2021, e no desejo em compartilhar as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nesse período e, assim, contribuir com os estudos relacionados à educação das infâncias e ao fazer docente. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo geral descrever como foram (re)organizadas as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças, regularmente matriculadas da Educação Infantil do NEI-CAp/UFRN, no contexto do ensino remoto e híbrido. E como objetivos específicos: mapear os fatores que impactaram na efetivação das práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças da EI durante o ensino remoto e híbrido; identificar as estratégias inclusivas de ensino remoto e híbrido utilizadas pelos professores da EI; conhecer os materiais e recursos didáticos inclusivos utilizados pelos professores da EI com as crianças durante o ensino remoto e híbrido e desenvolver um portfólio digital colaborativo com estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos que contribuam para a aprendizagem de todas as crianças independente do contexto de ensino remoto, híbrido ou presencial. Para subsidiar a pesquisa foram estabelecidos diálogos com as atuais políticas de educação inclusiva e práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva na EI, estudos e discussões voltadas para o ensino durante a pandemia, a contextualização do NEI-CAp/UFRN e os conceitos da Teoria Histórico-Cultural. A investigação adota abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: a análise de fontes documentais da instituição relacionados à inclusão e ao período de ensino remoto emergencial e híbrido e entrevistas semiestruturadas, realizadas online pela plataforma Google Meet, com 3 professoras e 2 coordenadoras da instituição que atuaram na EI durante o período de 2020 e 2021. Os dados foram analisados com base na análise textual discursiva. Na análise destacamos como categorias a organização do trabalho pedagógico e as mediações. No período, a investigação identificou quatro diferentes momentos de ensino que foram base para produzir, em colaboração dos docentes que participaram da pesquisa, um portfólio digital compartilhando estratégias pedagógicas e recursos didáticos que foram utilizados para contribuir com a aprendizagem de todas as crianças. Acreditando na necessidade e na importância de compartilhar práticas pedagógicas exitosas, o estudo almeja socializar como elas foram desenvolvidas e vivenciadas na EI, durante o período de ensino remoto e híbrido, e como elas podem contribuir com a inclusão de todas as crianças em outros contextos.Dissertação Estratégias de ensino: possibilidades para a aprendizagem da criança com deficiência múltipla(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-21) Neves, Rozana Ramos; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/8917941612755353; Paulino, Vanessa Cristina; Cenci, Adriane; Freire, Katia Regina Lopes Costa; Mosca, Maristela de OliveiraO presente estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias de ensino utilizadas na aprendizagem de uma criança com Deficiência Múltipla (DMu) a partir dos registros em relatórios no período de 2016 a 2020. Nessa proposição, os objetivos específicos são: identificar as estratégias de ensino empregadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever o processo de mediação utilizado pelos professores; elaborar um guia educacional que auxilie na aprendizagem de crianças com DMu em salas de aula regulares. Consiste em uma pesquisa documental qualitativa com metodologia baseada na análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi embasada no estudo de quinze relatórios e da proposta pedagógica da escola, a partir da descrição feita pelos professores da evolução da aprendizagem de uma criança com DMu que cursou (de 2016 a 2020) os anos iniciais do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). Trata-se de uma criança com Deficiência Múltipla Sensorial (DMS) e surdez profunda, diagnosticada com quadro de meningoencefalite e epilepsia Drop Attack. É válido ressaltar que a temática da escolarização de crianças com deficiência múltipla ainda é escassa de estudos no cenário nacional e internacional. Na análise documental, reunimos os relatórios e a proposta pedagógica da escola, fizemos uma leitura flutuante do material (dividindo por ano de ensino) e organizamos a proposta em três momentos: Tipologia de Colégio de Aplicação, Currículo e Organização Pedagógica. Realizamos também uma reflexão acerca das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Posteriormente, realizamos a análise das estratégias de ensino, tendo como referencial preponderante a perspectiva histórico-cultural – pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem, em especial quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de maneira específica, conforme postulado por Vigotski (2022) – em interface com os pressupostos da concepção de ensino de Freire (1996), num movimento constante de construção e reconstrução do objeto do conhecimento. Os resultados da investigação apontam que as estratégias de ensino, quando levam em consideração a necessidade educacional específica da criança, possibilitam avanços significativos na sua aprendizagem. A pesquisa possibilitou a produção do guia educacional “Estratégias de Ensino para Crianças com Deficiência Múltipla” e indicou a importância da publicação de materiais empíricos produzidos nas escolas para contribuir na elaboração de estratégias mais inclusivas para esse tipo de deficiência.Dissertação Formação, saberes e trabalho docente: reflexões sobre as práticas pedagógicas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-22) Nascimento, Gabriella Pereira do; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/1797196833330684; Gonçalves, Adriana Garcia; Cenci, Adriane; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD configura-se em um serviço que possui uma forma alternativa de organização e oferta de ensino, estabelecida para assegurar o acesso e continuidade do processo de escolarização de crianças e adolescentes, mesmo em face ao adoecimento e tratamento médico hospitalar. As políticas públicas que versam sobre a Educação Especial legitimam o fazer pedagógico em ambiência hospitalar no Brasil. Contudo, a ausência de diretrizes específicas para a práxis docente neste contexto, reflete na diversidade de intencionalidades e práticas pedagógicas. Além disto, também se evidencia que os cursos de licenciatura pouco contemplam as especificidades da atuação docente nesta vertente da educação. Neste ínterim, observa-se que o convívio com a ausência de referentes, leva aos professores a uma busca ativa por uma formação continuada que fundamente e valide as suas práticas. Estas, por sua vez, também se transformam em referências de organização administrativa, pedagógica e curricular no AEHD. A partir destas colocações, objetivou-se neste estudo, analisar os saberes docentes têm referenciado as práticas pedagógicas executadas no AEHD no estado do Rio Grande do Norte por meio da elaboração e aplicação de um curso de formação continuada de professores em serviço. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), com a Secretaria Municipal de Educação (SME/ Natal) e com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação (PROFOCO/ UFRN), desenvolveu-se o curso com professores e membros da equipe pedagógica em exercício no AEHD/RN, cujo eixo temático centrou-se nos saberes docentes e currículo. Neste contexto, o convite foi direcionado e a participação foi assegurada aos professores e assessores pedagógicos, vinculados aos órgãos supracitados, sendo facultativa a anuência para coleta de dados. Participaram ativamente do curso 20 professoras e duas assessoras pedagógicas, sendo 14 anuentes à pesquisa, o que nos permitiu coletar os dados necessários para fins deste estudo. Diante do cenário de saúde mundial e os efeitos sociais e econômicos ocasionados pela pandemia de Covid-19, as ações desta pesquisa ocorreram no formato de interação remota, com uso das tecnologias para comunicação e aprendizagem. Para coleta dos dados foram utilizados instrumentos como questionários, entrevistas coletivas e gravação de vídeo e áudios produzidos como registros dos encontros virtuais. Metodologicamente apoiamo-nos em uma abordagem qualitativa, de natureza participativa, orientada pela pesquisa-ação. A partir da leitura flutuante do material selecionado, inferimos duas categorias de análise (1. Profissão e identidade docente no AEHD; 2. Relação das professoras com os seus saberes), agrupando-as e classificando-as, consolidamos a estruturação de um quadro categorial, norte das discussões e relações teóricas realizadas a partir dos constructos dos professores e que se desvelam ao longo da análise. A técnica de análise de conteúdos foi escolhida como método para a investigação dos dados reunidos. Almejou-se com este estudo oportunizar e fomentar por meio do curso de formação de professores, espaços para a reflexão e discussão coletiva fundamentadas nos saberes docentes e práticas pedagógicas evidenciadas no AEHD, validando e ressignificando estes, numa perspectiva de impulsionar, isolada e coletivamente, a ação profissional neste contexto.Produto Educacional Guia de estratégias de ensino para crianças com deficiência múltipla(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-21) Neves, Rozana Ramos; Araújo, Jacyene Melo de OliveiraO presente estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias de ensino utilizadas na aprendizagem de uma criança com Deficiência Múltipla (DMu) a partir dos registros em relatórios no período de 2016 a 2020. Nessa proposição, os objetivos específicos são: identificar as estratégias de ensino empregadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever o processo de mediação utilizado pelos professores; elaborar um guia educacional que auxilie na aprendizagem de crianças com DMu em salas de aula regulares. Consiste em uma pesquisa documental qualitativa com metodologia baseada na análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi embasada no estudo de quinze relatórios e da proposta pedagógica da escola, a partir da descrição feita pelos professores da evolução da aprendizagem de uma criança com DMu que cursou (de 2016 a 2020) os anos iniciais do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). Trata-se de uma criança com Deficiência Múltipla Sensorial (DMS) e surdez profunda, diagnosticada com quadro de meningoencefalite e epilepsia Drop Attack. É válido ressaltar que a temática da escolarização de crianças com deficiência múltipla ainda é escassa de estudos no cenário nacional e internacional. Na análise documental, reunimos os relatórios e a proposta pedagógica da escola, fizemos uma leitura flutuante do material (dividindo por ano de ensino) e organizamos a proposta em três momentos: Tipologia de Colégio de Aplicação, Currículo e Organização Pedagógica. Realizamos também uma reflexão acerca das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Posteriormente, realizamos a análise das estratégias de ensino, tendo como referencial preponderante a perspectiva histórico-cultural – pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem, em especial quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de maneira específica, conforme postulado por Vigotski (2022) – em interface com os pressupostos da concepção de ensino de Freire (1996), num movimento constante de construção e reconstrução do objeto do conhecimento. Os resultados da investigação apontam que as estratégias de ensino, quando levam em consideração a necessidade educacional específica da criança, possibilitam avanços significativos na sua aprendizagem. A pesquisa possibilitou a produção do guia educacional “Estratégias de Ensino para Crianças com Deficiência Múltipla” e indicou a importância da publicação de materiais empíricos produzidos nas escolas para contribuir na elaboração de estratégias mais inclusivas para esse tipo de deficiência.Dissertação Mediação do professor na contação de histórias para crianças com TEA na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Heredia, Gabriela Dias de Menezes; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; http://lattes.cnpq.br/1383428598243369; Deliberato, Débora; Nunes, Débora Regina de Paula; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Manzini, Eduardo José; Macedo, Elizeu Coutinho deO Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui como critérios diagnósticos a presença de déficits na interação e comunicação social, além de interesses restritos e movimentos repetitivos. Os desafios para essas crianças na rede regular de ensino são diversos, principalmente para os que apresentam Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Nos últimos anos, tem-se percebido um número cada vez maior de crianças com TEA matriculadas na Educação Infantil em escolas regulares, fazendo com que o professor necessite buscar conhecimentos, estratégias e recursos, para que sua prática pedagógica se torne mais inclusiva. Utilizar histórias na Educação Infantil como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem auxilia no desenvolvimento linguístico da criança e, consequentemente, no acesso à informação e na sua interação com os seus interlocutores, nesse momento, o professor pode agir como mediador intervindo entre a criança e a história apresentada, fazendo com que ela seja percebida de forma participante. A CAA pode ser utilizada pelo professor na sua prática de mediação para auxiliar a criança com TEA nesse processo, para que ela não apenas esteja presente na sala de referência, mas que efetivamente participe de todos os momentos. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias de mediação utilizadas por professores no momento do conto e reconto de histórias para crianças com TEA e NCC inseridas na sala de referência na última fase da Educação Infantil e como objetivos específicos: Descrever quais estratégias de mediação são utilizadas pelos professores no momento da contação de histórias com as crianças da Educação Infantil com TEA e NCC incluídas e elaborar um material de orientação no formato de animação 2D com objetivo de guiar os professores da Educação Infantil nas práticas da contação de histórias para toda turma, incluindo crianças com TEA e NCC. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de uma série de estudos de caso, por possibilitar ao pesquisador compreender um fenômeno a partir de seu contexto real, é uma pesquisa qualitativa. Participaram do estudo duas professoras e as crianças matriculadas em suas salas, entre elas duas crianças com diagnóstico de TEA e NCC sendo uma em cada escola. As filmagens aconteceram na sala de referência das crianças semanalmente. Os vídeos foram transcritos foi analisada a ocorrência das categorias e o modo como elas se apresentam, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin e as categorias de mediação propostas por Feuerstein (1991) e adaptadas por Soares e Nunes (2020). Essas categorias são ancoradas perspectiva do Ensino da Aprendizagem Mediada (EAM) elaborada por Feuerstein. Os resultados do estudo indicaram as categorias de mediação mais utilizadas para a turma foram a da Intencionalidade e Reciprocidade, Elogiar e Atenção Partilhada. As sessões nos revelaram que muitas vezes apenas houve a preocupação das professoras em ler o que estava escrito, fazer com que as crianças prestassem atenção e recebessem elogios. Essa característica foi observada não só com as crianças com TEA, mas com todas as crianças.Dissertação Repositório virtual de atividades pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento nos contextos hospitalar e domiciliar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Souza, Ivanise Almeida Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Cenci, Adriane; Gonçalves, Adriana GarciaA ludicidade aliada ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas classes hospitalares e domiciliares representa um desafio importante, mas também oferece oportunidades valiosas para a melhoria da qualidade da educação e da experiência de aprendizagem dos alunos nesse contexto. Este estudo faz parte de um mestrado profissional em educação especial e tem como objetivo elaborar, de forma colaborativa com as professoras que atuam nas classes hospitalares e domiciliares, uma ferramenta denominada “Repositório Digital Alfaletrics” na perspectiva da alfabetização e letramento, desenvolvido em colaboração com três professoras que atuam nesses contextos. Neste ínterim, observa-se que a inserção das ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas das classes hospitalares e domiciliares, além de proporcionar ludicidade e humanização no processo de aprendizagem dos alunos em estado de adoecimento, também assegura a inclusão digital nesses ambientes. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como questionários (via Google Forms) e entrevistas coletivas (via Meet), no viés da ludicidade, humanização e TDIC. Além de gravações de vídeos produzidos como registros dos três encontros virtuais. A metodologia empregada na pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa metodológica e para análise de dados foram criadas categorias alinhadas aos objetivos com base na análise de conteúdos de Bardin (2016). A adaptação do Repositório Digital Alfaletrics às particularidades dos contextos hospitalares e domiciliários oferece uma base sólida para a personalização e a contextualização do ensino, atendendo de maneira mais eficaz às necessidades dos alunos em diferentes condições. Os resultados da pesquisa demonstraram que a implementação do Repositório Digital Alfaletrics foi eficiente, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional dos alunos nesses ambientes, ao promover um aprendizado mais engajador e adaptado às suas realidades.Dissertação Trabalho e ensino colaborativo para a promoção da educação inclusiva: formação colaborativa na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Morais, Sheila Tatiane Tavares de Souza; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/6205568520185768; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Lopes, Manoela Gomes ReisTendo em vista que a educação especial na perspectiva inclusiva vem sendo um dos grandes desafios da escola atual, este estudo volta-se à cultura de colaboração como ferramenta para inclusão de todos, e tem como objetivo geral analisar uma formação colaborativa em serviço, considerando o trabalho e ensino colaborativo com os profissionais da escola como possibilidade de desenvolvimento para promoção da inclusão escolar. Esta pesquisa tem como arcabouço conceitual a Teoria Histórico-Cultural da Atividade, nas três gerações de autores: Vigotski (2021, 2022); Leontiev (2014, 2021) e Engestrom (2016). Assim, a colaboração neste estudo é discutida no Trabalho Colaborativo entre todos os profissionais na escola e no Ensino Colaborativo que acontece entre professores da educação especial e do ensino comum. Ademais a pesquisa segue uma abordagem qualitativa de metodologia colaborativa baseada nos princípios de Ibiapina (2016). O estudo teve a formação continuada colaborativa como cerne da pesquisa, e foi realizado em uma escola pública estadual localizada na cidade de Natal, a qual recebe alunos do Ensino Fundamental I. Os dados foram produzidos por meio da gravação de voz, fotografia, atividade de levantamento dos problemas da escola, diário de campo, e produções (desenhos, esquemas) e um questionário auto avaliativo. Além do mais, esses dados foram examinados seguindo a análise textual discursiva (Moraes, 2003), organizados em três categorias: educação inclusiva e suas contradições; organização do trabalho colaborativo para a inclusão na escola; organização do ensino colaborativo considerando o trabalho do professor de ensino comum e de educação especial na sala de aula. Então, na primeira categoria, como resultados, observamos que a inclusão escolar requer uma atividade coletiva e colaborativa, na qual as manifestações de contradições emergentes desse sistema são potenciais para a mudança. Já, na segunda categoria, apontamos como principal resultado que o trabalho colaborativo na escola é erguido por todos os profissionais que nela trabalham, sendo ele uma possibilidade profícua para a inclusão. E na terceira categoria, o pensar junto, por meio do planejamento conjunto entre professor de educação especial e do ensino comum, é peça chave para a organização do ensino colaborativo e promoção da inclusão. Além disso, a dissertação também apresenta a avaliação da formação colaborativa desenvolvida na pesquisa e apresenta um produto educacional com conteúdo de uma proposta de intervenção formativa, sistematizando uma experiência de formação colaborativa para o Trabalho Colaborativo na escola, organizado em um Ebook. Como conclusão principal desta pesquisa, inferimos que a realização de uma formação colaborativa, em contexto escolar, é profícua para o desenvolvimento do trabalho e ensino colaborativo na escola, promovendo a mobilização da equipe para superação de problemas que só podem ser resolvidos em contexto coletivo e colaborativo. Neste estudo, evidenciamos a importância da cultura de colaboração para a inclusão na escola.