Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49680
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Especial por Autor "Bortoletto, Denise"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Ensino de arte numa perspectiva inclusiva em uma escola do município de Natal/RN: com-posições curriculares na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Silva, Sanderson Tinoco da; Mosca, Maristela de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9283862894499360; http://lattes.cnpq.br/0780557202442590; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-4091-3897; http://lattes.cnpq.br/6246411297862967; Souza, Catarina Shin Lima de; Bortoletto, Denise; Carvalho Filho, Evanilson Gurgel deEsta investigação, fundamentada pelos documentos oficiais, teóricos basilares da área estudada e trabalhos publicados a partir de investigações e desdobramentos de pesquisas, tem como objetivo investigar os elementos emergentes que propiciam a (re)construção de propostas curriculares para o ensino de Arte em uma escola em tempo integral do município de Natal, numa perspectiva inclusiva. A partir da descrição e análise dos dados produzidos, levamos em conta uma proposta que legitima todos os atores implicados nos processos de ensino e aprendizagem – a comunidade escolar, que também está em constante transformação. No intuito de alcançar o objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: descrever o locus da investigação, com foco nas linguagens artísticas, seus docentes e a articulação do trabalho coletivo; descrever as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; analisar as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; delinear os elementos balizadores para a/na (re)construção de propostas curriculares para um ensino de Arte inclusivo nas escolas em tempo integral; evidenciar os elementos identificados em relação aos cotidianos da escola locus de intervenção, visando um produto educacional. Esta proposta investigativa apresenta-se como uma pesquisaintervenção do tipo cartográfica, tendo em vista a pretensão de construção de conhecimento coletivamente e buscar sustentar a relação de coprodução, ao invés de manter uma relação de oposição entre quem investiga e quem participa da pesquisa. Foram realizadas rodas de conversas como metodologia de pesquisa com a participação dos(as) professores(as) de Arte da escola locus da investigação, para discutirmos as concepções de ensino de Arte e, a partir destas, construirmos elementos que sinalizam para propostas curriculares numa perspectiva inclusiva. A partir da análise dos dados, tendo as pistas cartográficas como condutores de nossas narrativas, sistematizamos uma oficina formativa como produto educacional, pautado na formação docente e seus desdobramentos para/com/em uma escola inclusiva.