PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20531
Navegar
Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Autor "Araújo, Verônica Gilcineide de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula(2017-04-24) Araújo, Verônica Gilcineide de; Galvão, Marise Adriana Mamede; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; http://lattes.cnpq.br/1795489830209698; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Queiroz, Maria Eliete de; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076Nesta pesquisa elegemos o tópico discursivo como objeto de investigação, privilegiando especificamente o estudo da organização hierárquica nas produções de texto de alunos do sexto ano de uma escola municipal, a partir do gênero fábula. Discutimos inicialmente, acerca de texto, seguindo-se das considerações sobre o gênero fábula, para em seguida refletir sobre a questão do tópico como elemento por meio do qual os assuntos tratados no texto se relacionam entre si, pois de acordo com a Linguística Textual, um texto coerentemente construído apresenta conexões das partes entre si e destas com o todo. Tendo em vista as dificuldades encontradas por nossos alunos em organizar adequadamente os tópicos nos textos que produzem, estabelecemos como critério necessário à construção do texto um trabalho com a organização hierárquica. Na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos discentes no que se refere à progressão tópica dos textos, desenvolvemos uma sequência didática, embasada nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso trabalho teve por base os princípios de uma pesquisa-ação, seguindo uma metodologia orientada para uma ação especifica. Nessa direção, objetivamos minimizar alguns problemas na ordem da produção textual, a partir dos princípios básicos da centração e da organicidade do texto. Nosso estudo seguiu pressupostos da Linguística Textual, teoricamente amparado pelos trabalhos de Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006), entre outros. Nossas análises e reflexões revelaram que, após a proposta com as sequências didáticas, os alunos produziram textos escritos com perceptíveis avanços no aspecto da hierarquia tópica, fato que evidenciou a melhoria na compreensão destes com relação à importância de escrever, relacionando as ideias entre si, fato que estabelece a coerência entre as unidades de sentido do texto. Como resultado desse trabalho, os alunos apresentaram como produto final, um livreto constituído por fábulas de suas autorias.