PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais por Autor "Abreu, Cynara Carvalho de"
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Dissertação Análise de um serviço-escola de psicologia de uma instituição federal de ensino superior(2017-12-15) Leal, Lieti Coelho; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/7514822266742763; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; Gomes, Maria Aparecida de França; http://lattes.cnpq.br/7970650675313579Os Serviços-Escola de Psicologia estão vinculados à criação e regulamentação do curso de Psicologia e têm sido, ao longo dos anos, o principal espaço de práticas no processo de formação do psicólogo, visando cumprir, desde o seu nascimento, um duplo objetivo: subsidiar os alunos e atender a comunidade. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, os Serviços-Escola são chamados a ampliar sua ação, de modo a atender a uma demanda que cresce continuamente e a se adequar às mudanças na formação. A presente investigação teve como objetivo efetuar uma análise do Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de um estudo descritivo, transversal e comparativo que buscou relacionar dados sobre o funcionamento de Serviços Escola das varias regiões do pais, de modo a identificar lacunas e fundamentar uma discussão quanto à necessidade e possibilidade de mudanças propiciadoras de melhorias. Para a produção de informações, optou-se por uma abordagem mista simultânea ou multimetodos, que utilizou a observação sistemática, a análise documental, a consulta a banco de dados e entrevistas enquanto recursos de investigação. Quanto aos resultados, observa-se que a elevada demanda revelou-se uma dificuldade generalizada em todos os serviços estudados, refletindo um aumento no numero de pessoas buscando atenção psicologia e poucos psicólogos no serviço público que atendam tal demanda. Entretanto, em relação à estrutura física, observa-se uma semelhança de condições, ou seja, um satisfatório atendimento às necessidades. A prevalência de uma forte hegemonia da psicoterapia individual sinaliza que a oferta de serviços não contempla a diversidade de possibilidades do campo psi. Por outro lado, a procura por essa modalidade de atendimento se destaca, o que se deve, em parte, ao imaginário ainda prevalente em relação às atividades do psicólogo, mesmo que inúmeras mudanças tenham exigido uma redefinição das habilidades e competências desenvolvidas ao longo da formação profissional. Pode-se concluir que, de modo geral, há um apego a modelos teóricos cristalizados, não estando clara a abrangência do termo “Serviço de Psicologia”, bem como, certo desconhecimento e/ ou afastamento em relação às diretrizes curriculares do curso de psicologia. Partindo dessas lacunas, percebeu-se uma fragilidade no Serviço Escola, mesmo considerando a sua importância para a formação do futuro psicólogo. Sugere-se, assim, a proposição de espaços de discussão que, sistematicamente, informem e aproximem os que integram os Serviços Escola e, potencialmente, possam subsidiar a ampliação da quantidade e qualidade da oferta de cuidados.Dissertação Avaliação de impacto de ações de capacitação na área administrativa em uma Instituição Federal de Ensino Superior(2016-10-25) Gonçalves, Pedro Rodrigues; Abreu, Cynara Carvalho de; Torres, Camila Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8829081234971215; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/7295014545260954; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; Oliveira, José Arimates de; ; http://lattes.cnpq.br/3576610407552041; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O Departamento de Recursos Humanos é o setor responsável por todo acompanhamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores, sendo o desenvolvimento por meio de treinamentos e capacitações, um dos suportes para a melhoria da gestão de pessoas no serviço público. Esse estudo fundamentou-se na legislação federal, decretos 5.707/06 e 5.825/06, que estabelecem critérios de desenvolvimento contínuo dos servidores públicos federais bem como do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O objetivo geral desse estudo foi identificar os efeitos diretos e específicos, das ações de capacitação e treinamento, voltados à área administrativa, sobre o comportamento do servidor em seu cargo, dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e propor a implantação de um instrumento de avaliação de impacto em profundidade no ambiente de trabalho. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário com perguntas fechadas. A amostra constituiu-se de 108 colaboradores do campus central, sendo 88 técnicos administrativos e 20 chefes de unidades administrativas. Os resultados apresentados demonstraram a repercussão positiva do programa de capacitação da instituição e a contribuição da formação permanente dos servidores. Evidenciaram-se também os altos índices de satisfação nas respostas relacionados à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos após capacitação, bem como os efeitos diretos e específicos das ações de capacitação e treinamento na área administrativa interferindo de forma positiva no comportamento do servidor em seu cargo. Na análise da confiabilidade do questionário, obteve-se um alfa de Cronbach acima de 0,70, demonstrando, assim, consistência dos dados classificada como satisfatória no instrumento de pesquisa. O estudo contribuiu na proposição de um modelo de avaliação de impacto em profundidade adaptado à realidade da Instituição.Dissertação Bem-estar no trabalho: diagnóstico entre docentes da educação técnica profissional em saúde da UFRN(2017-02-24) Souza, Maristela Lima Borges de; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/1643589076223736; Maux, Ana Andrea Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; Azevedo, Ana Karina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Considerando o bem-estar no trabalho um conceito amplo e multifacetado que diz de um estado mental positivo do trabalhador oriundo da concatenação de vínculos que ele estabelece com a organização e com o trabalho realizado, trata-se de uma pesquisa de campo, exploratório-descritiva, de caráter transversal e natureza quantitativa. O estudo realizou um diagnóstico para avaliar o bem-estar no trabalho entre docentes Enfermeiros da Educação Técnica Profissional em Saúde da UFRN. O instrumento utilizado foi o IBET-13 (Inventário de Bem-estar no Trabalho), constituído por três escalas; variáveis de satisfação no trabalho (ST), envolvimento com o trabalho (ET) e de comprometimento organizacional afetivo (COA). Quanto ao tratamento dos dados, empreendeu-se uma análise descritiva comparativa das variáveis. Para medir a correlação, entre as variáveis numéricas, foi utilizada a Correlação de Pearson (r), enquanto o teste U de Mann-Whitney foi utilizado para comparar as amostras independentes. Os resultados por dimensões demonstraram um nível de percepção de compromisso e satisfação no trabalho dos docentes de 84,21 % e apenas de 5,26 % quanto ao nível de envolvimento no trabalho. O comprometimento dos docentes da ESUFRN perfaz uma relação ativa com a organização onde o próprio colaborador deseja contribuir para sua satisfação no ambiente de trabalho. Está presente a identificação dos docentes com a organização referência para o comprometimento organizacional afetivo. Na percepção dos docentes há uma forte ligação afetiva que se traduz em sentimentos positivos como entusiasmo, orgulho, contentamento, confiança, apego e dedicação ao trabalho e à instituição. Numa síntese, os docentes estão comprometidos afetivamente com a organização, desejam nela permanecer como membro. Acreditam e comungam das mesmas metas da ESUFRN, intencionam em se esforçar pela organização, estão implicados com o cargo e demonstram lealdade. Conclui-se que apesar da presença significativa de sentimentos positivos no ambiente de trabalho dos docentes (compromisso e satisfação), uma grande maioria dos docentes não está envolvida com o trabalho. É preciso compreender as possíveis causas e o que pode ser feito pela organização para a obtenção de um ambiente de trabalho que possibilite o bem-estar para o sujeito que trabalha. Desta forma, intervenções precisam ser planejadas e implantadas. Os investigadores sugerem novas pesquisas em busca de subsídios para potencializar, cada vez mais, os vínculos positivos em relação ao trabalho.Dissertação Clima organizacional na UFRN/Campus de Currais Novos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-09) Vieira, Maria da Solidade Oliveira Cesário; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/4899772071480114; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico do Clima Organizacional da UFRN/Campus de Currais Novos, a partir da percepção dos colaboradores inseridos na instituição pesquisada. Optou-se por fazer um estudo descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta, a Escala de Clima Organizacional - ECO, elaborada e validada por Martins (2008), acrescida de quatro questões abertas. Esse instrumento se propõe a dimensionar o Clima Organizacional a partir da percepção do colaborador, obedecendo a uma escala de cinco fatores: apoio do gestor e da organização, reconhecimento, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas. O público alvo da pesquisa constituiu-se de todos os docentes, técnicos administrativos, terceirizados e bolsistas de apoio técnico da UFRN/Campus de Currais Novos, totalizando 88 colaboradores, sendo 38 docentes, 21 técnicos administrativos, 10 terceirizados e 19 são bolsistas de apoio técnico. A pesquisa de campo teve como locus o Campus de Currais Novos, e a coleta dos dados ocorreu no período de 25 de setembro a 14 de outubro de 2014. Os resultados encontrados revelaram o clima organizacional positivo, o negativo, o predominante e sugestões de mudanças na organização pesquisada com relação aos fatores do clima. A título de contribuição com a UFRN e considerando os objetivos de um mestrado profissional, os resultados deste estudo diagnóstico serão apresentados à direção do CERES para que sejam utilizados como mais uma ferramenta a possibilitar possíveis ações e ajustes no modelo de gestão de pessoas no Campus de Currais Novos.Dissertação Comprometimento e entrincheiramento do servidor técnico-administrativo com a carreira: um diagnóstico no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Assis, Rafaelle Lucena de Paula; Abreu, Cynara Carvalho de; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/2670962560934799; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; Oliveira, Ailsi Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/2330605212055897O crescimento pela busca de uma carreira no serviço público tem aumentado ao longo dos anos, o problema é que muitas pessoas optam por este caminho pelos ganhos que o serviço público pode proporcionar e não pelo vínculo afetivo que elas possuem com a carreira. Ao ingressar nesse setor, o indivíduo torna a sua escolha muitas vezes irreversível, pois ele considera o investimento realizado em tempo de estudo e preparação para o ingresso nessa ocupação, o que gera um custo de oportunidade no caso de uma saída. Diante da realidade descrita, surge o tema deste estudo na área do comportamento organizacional que tem como objetivo fazer um diagnóstico para mensurar o vínculo de comprometimento e entrincheiramento com a carreira dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, para atingir o objetivo do trabalho realizou-se um estudo descritivo, valendo-se da abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 63 servidores técnico-administrativos que trabalham para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, por meio de um questionário contendo 35 questões sobre dados demográficos e vínculos com a carreira. Para mensurar esse vínculo foram utilizadas as escalas de comprometimento de Carson e Bedeian (1994) e a de entrincheiramento de Carson et al. (1995). Os dados foram tratados e analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com a ajuda dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que os servidores se encontram comprometidos e entrincheirados com a sua carreira em níveis medianos. Destaca-se que este nível de comprometimento está associado com a alta identificação e planejamento que o servidor tem com a sua linha de trabalho, já o nível de entrincheiramento está relacionado ao investimento realizado na carreira e a limitação de alternativas existentes. Por fim, foi elaborado um Guia de boas práticas em Gestão de Pessoas que vai servir para contribuir com o fortalecimento do vínculo dos servidores técnicoadministrativos com a sua carreira na Instituição.Dissertação A comunicação institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma proposta de integração(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Lima, Érica Conceição Silva; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; ; http://lattes.cnpq.br/6016692693314798; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Silva, Luiz Custódio da; ; http://lattes.cnpq.br/4218432912255127Este trabalho objetiva compreender como tem ocorrido a Comunicação Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de caso com caráter exploratório, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental, e levantamento de informações junto aos sujeitos pesquisados. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, e os dados coletados na pesquisa de campo foram tratados, codificados e categorizados para a realização de uma análise temática comparativa. Foram ouvidos gestores da Escola Agrícola de Jundiaí, Faculdade de Ciências do Trairi, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos e do CERES de Caicó e profissionais de comunicação de veículos de rádio e TV dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. No Campus Central da UFRN foram entrevistados gestores e profissionais da Superintendência de Comunicação, além de um levantamento das assessorias de imprensa existentes. Para compreender melhor a comunicação no âmbito das organizações, buscamos o aporte teórico nos estudos de Torquato que apresenta a comunicação como forma de integração social, João Curvello compreendendo a Comunicação Organizacional como um contexto complexo, Oliveira traz a perspectiva da Comunicação Organizacional como um campo de estudo de interfaces de várias áreas de conhecimento. Duarte e Chaparro discutem a relação entre Jornalismo Empresarial, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. O conjunto de informações presentes nesse trabalho apresenta um diagnóstico de como têm ocorrido a Comunicação Institucional na UFRN. E como prognóstico, apresentamos a proposta de um Plano de Comunicação tendo como foco principal a implantação de uma Rede Integrada de Comunicação Institucional. Os resultados apresentaram a ausência de um plano de comunicação institucional na Universidade e a consequente falta de integração, uma vez que não existem ações efetivas no sentido de integrar os diversos campi da UFRN. O referido Plano foi elaborado após a análise de todas as informações coletadas e analisadas ao longo da pesquisa.Dissertação Contexto de trabalho e bem-estar dos profissionais de saúde no setor público em tempos de pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-30) França, Sérgio Augusto Nascimento de; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; 85285536472; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/2311444725593534; Silva, Alda Karoline Lima da; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553Não é de hoje que o desmantelamento do mundo do trabalho vem ocorrendo no planeta. Na atualidade, o mundo do trabalho produz consideráveis repercussões na saúde física e mental dos trabalhadores. As inúmeras transformações promovidas pela globalização monetária, pelas modernizações tecnológicas e pela inovação da gestão, produzem interferências diretas no bem-estar dos trabalhadores, considerando suas formas de trabalho nas práticas laborais e sua organização coletiva. Nesse contexto, destaca-se a pandemia da COVID-19 que demanda uma reorganização dos processos de trabalho e dos fluxos assistenciais nas instituições de saúde, o que pode ter aumentado os impactos físicos, psicológicos e sociais entre os profissionais e afetado a saúde e o bem-estar desses trabalhadores. Diante disso, este estudo teve por objetivo geral analisar a influência dos aspectos relacionados ao contexto de trabalho sobre a saúde e o bem-estar de parte dos profissionais de saúde atuantes na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em tempos de pandemia da COVID-19. Tratou-se de um estudo diagnóstico, de delineamento transversal e com uma abordagem mista. Os dados quantitativos foram coletados por meio de dois instrumentos (questionário sociodemográfico e funcional e a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho) e para os dados qualitativos, com o objetivo de investigar a influência do contexto de trabalho da DAS na saúde e bem-estar dos profissionais de saúde, considerando as possíveis mudanças ocorridas em função da pandemia da COVID-19, foi proposto um questionário com dez questões abertas, organizadas em 13 categorias, que foram encaminhados aos participantes da pesquisa com o auxílio da ferramenta online Google Forms. A pesquisa foi realizada na DAS-UFRN, localizada no município de Natal-RN. O público alvo foram os profissionais de saúde atuantes (de forma total ou parcialmente presencial), na referida diretoria. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e os dados qualitativos, sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos antes da pandemia, na percepção dos profissionais de saúde, indicaram que os aspectos inerentes ao contexto de trabalho da DAS (condições, organização do trabalho e relações socioprofissionais) propiciam um ambiente acolhedor, motivador e que favorece a saúde e bem-estar dos profissionais. No entanto, observou-se que a pandemia da Covid 19 teve um impacto negativo na saúde dos trabalhadores. As sugestões de melhorias, no contexto da pandemia, em sua maioria, foram relacionadas a reestruturação do ambiente e do processo e fluxo de trabalho, retorno da equipe, apoio psicológico e de gestão, alem de treinamento de pessoal quanto às novas ferramentas de trabalho. Espera-se que o estudo contribua com a gestão pública, fornecendo informações relativas ao trabalho e bem-estar dos servidores visando possíveis melhorias no gerenciamento de processos institucionais.Dissertação Contexto de trabalho e saúde psíquica: caminhos e descaminhos da atuação dos professores-gestores em uma universidade pública federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-21) Melo, Angélica Andrade Ferreira de; Abreu, Cynara Carvalho de; Rego, Denise Pereira do; ; ; ; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; Alves Filho, Antonio; ; Torres, Tatiana de Lucena;O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e recebe forte influência momento histórico vivenciado. O contexto de trabalho, e a forma como as pessoas se relacionam com ele, poderá colaborar para a promoção ou deterioração da saúde psíquica. Considerando a gestão das universidades públicas é permeada por enormes desafios, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores-gestores percebem seu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online síncronos, com seis participantes, totalizando 12 gestores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Primeiramente, buscou-se compreender a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos do contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os aspectos mais citados como facilitadores da atuação são as ofertas de capacitações, o auxílio dos sistemas informatizados, bem como a colaboração recebida pelos secretários. Os elementos restritivos mais citados são: as dificuldades de comunicação com as unidades; entraves provocados pelos sistemas informatizados; a pouca preparação e conhecimento sobre a gestão; o ambiente conflituoso e a dificuldade de conciliar interesses; o processo de compras e utilização de recursos financeiros; e cobrança excessiva por produtividade e sobrecarga. Ao investigar os aspectos percebidos como potenciais geradores de sofrimento, desgaste e mal-estar, foram citados: Conflitos interpessoais; Cobrança por produtividade e a sobrecarga; Atuar simultaneamente na pesquisa, ensino, extensão e gestão; Dificuldades de organização do tempo; Excesso de cobranças e prazos curtos; Falta de apoio jurídico; Violência e desrespeito; Falta de recursos; e Excesso de Burocracia. Por fim, os participantes apresentaram algumas sugestões de melhorias para a sua atuação, destacando-se a necessidade de capacitação e desenvolvimento dos chefes de departamento e o suporte jurídico para responder os processos que envolvem a gestão. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de investigação por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.Dissertação Uma definição de método instrumental para diagnóstico de clima organizacional em instituição de ensino superior(2020-02-21) Silva, Weverton Ricardo da; Abreu, Cynara Carvalho de; Rego, Denise Pereira do; ; ; ; Barreto, Lais Karla da Silva; ; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;O clima organizacional, devido a sua influência sobre o comportamento dos trabalhadores, tem despertado interesse entre pesquisadores e gestores das organizações. Para melhor conhecer as características do clima organizacional e, assim, possibilitar o processo de gestão do clima, um método de diagnóstico, preciso e válido deve ser adotado pelos atores que se propuserem a desenvolver práticas sobre esse fenômeno. Diante dessa necessidade, o presente trabalho acadêmico, no formato de produto técnico, tem por objetivo geral, definir método instrumental de diagnóstico de clima organizacional a ser proposto para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Para subsidiar a referida proposição, foi realizada uma pesquisa, configurada como exploratória e descritiva, de abordagem mista, com a finalidade de mapear as práticas de diagnóstico e gestão do clima organizacional em IFES do Brasil, com o intuito de conhecer o panorama nacional sobre a temática em questão, bem como, realizar o levantamento dos instrumentos utilizados por essas IFES. De um total de 67 IFES consideradas na supramencionada pesquisa, apenas seis afirmaram ter a prática de diagnóstico de clima organizacional de forma institucionalizada na organização. Foram levantados instrumentos na literatura para análise de um grupo de juízes da instituição proposto para avaliar instrumentos de clima organizacional. Quatro instrumentos passaram por análise e avaliação, sendo um deles escolhido por esse grupo como o mais adequado para ser utilizado pela UFRN, no processo de diagnóstico de clima.Dissertação Os desafios dos gestores na administração pública contemporânea: estudo de caso na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) Cruz Júnior, Evilazio Xavier; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371Este trabalho surgiu a partir da intenção de identificar o perfil profissional das pessoas que atuam nas funções de confiança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como, de conhecer como se dá as relações de trabalho entre esses gestores e seus administrados. A escolha do tema justificase pela busca da compreensão do processo de trabalho e da relação gestor-colaboradores. Isso o torna relevante, no sentido de que este trabalho possa contribuir para que os administradores públicos discutam com sua equipe de trabalho e venham a traçar diretrizes para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento da atuação do gestor público perante os seus administrados. O objetivo principal do trabalho é realizar um diagnóstico sobre a atuação desses gestores, em que se buscou: descrever o processo de capacitação dos gestores da PROGESP; identificar as habilidades essenciais para a seleção desses servidores para o exercício de cargos de confiança; verificar a existência de indicador que avalie a atuação dos gestores; diagnosticar a autopercepção dos gestores e a percepção dos colaboradores sobre a sua atuação do gestor. Para tanto, foram realizadas: a) pesquisa documental, para identificar a distribuição das funções de confiança da PROGESP; e, b) pesquisa de campo com aplicação de questionário entre os gestores e os seus administrados, que levantou questões relacionadas ao perfil dos participantes; a capacitação e treinamento contínuo; a autonomia para tomar decisões; ao planejamento das atividades; a motivação dos servidores; as habilidades essenciais à seleção de servidores para cargos de gestão; a avaliação da atuação dos gestores e aos desafios dos gestores públicos na Administração Pública contemporânea. Para fundamentar este estudo, foram detalhados no referencial teórico: os princípios constitucionais da Administração Pública; as normas legais que estruturaram o atual sistema de governo; os poderes administrativos: vinculado e discricionário e os controles da Administração Pública: interno e externo. Foi realizado um estudo de caso na PROGESP e os resultados obtidos demonstram fragilidades, que foram detalhadas na conclusão do presente trabalho, e que se referem a: atenção do Administrador Público aos princípios constitucionais que norteiam suas ações administrativas; a capacitação e atualização para o exercício das funções gerenciais; a autonomia para tomada de decisões; a motivação para desenvolver as tarefas cotidianas e a avaliação e acompanhamento da atuação dos gestores. Espera-se contribuir para melhoria da atuação dos gestores e dos integrantes da equipe de trabalho, com intuito de se atingir a eficiência e a qualidade esperadas na prestação dos serviços públicos oferecidos pela PROGESP/UFRN.Dissertação Desempenho acadêmico: estudo sobre uma estratégia institucional de orientação acadêmica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-28) Cunha, Fabiola Pessoa da; Abreu, Cynara Carvalho de; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; ; ; Uga, Daniela Alessandra; ; Mittelbach, Fernanda Rodrigues; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;Nas últimas décadas o sistema de acesso ao ensino superior no Brasil passou por grandes transformações motivadas por políticas educacionais de ampliação e expansão das Instituições de Ensino Superior – IES e democratização no acesso dos estudantes. Tudo isso contribuiu para a diversificação do público ingressante, circunstância que associada ao processo de integração dos novos estudantes a esse nível de ensino tem exigido das IES maior dedicação no acolhimento e acompanhamento dos discentes até a conclusão do curso. Nesse contexto, os índices de retenção e de evasão se tornaram ainda mais relevantes para os estudos que buscam alternativas para o combate dessa problemática, nos quais as estratégias pedagógicas têm se apresentado como ferramentas importantes. Em consonância com essa temática, esse estudo objetivou analisar o denominado Regime de Observação do Desempenho Acadêmico – RODA, uma estratégia institucional da UFRN voltada para o acompanhamento de estudantes com baixo desempenho acadêmico. Para a realização deste diagnóstico foram disponibilizados formulários eletrônicos aos discentes, orientadores acadêmicos e coordenações dos Cursos presenciais de Ciências e Tecnologia e Pedagogia/Centro de Educação. Os resultados demonstraram que dificuldades vivenciadas no ensino médio foram determinantes para o baixo desempenho acadêmico da maioria dos discentes, e isso ocorre principalmente entre os 1º e 3º semestres do curso. Contudo, a carência de informações sobre o apoio institucional por meio do RODA, tem interferido no desenvolvimento das atividades voltadas à recuperação desses estudantes que, permanecendo nessa condição, se mostraram desmotivados, pressionados e adoecidos. Em contrapartida, a maior parte dos docentes relatou sobrecarga ao unir atividades da docência com as atividades previstas para o papel de orientadores acadêmicos, e a relação orientador-orientando parece não estar funcionado como esperado. A associação dos dados coletados permitiu ainda a identificação de fragilidades e potenciais do referido regime, e as melhorias recomendadas pelos participantes incluíram principalmente o uso de recursos tecnológicos que possam facilitar a comunicação entre os envolvidos e o cumprimento das atividades de orientação acadêmica. No que tange a investigação sobre a contribuição dessa estratégia pedagógica para a trajetória acadêmica dos discentes, observou-se que, dentre os registros de discentes que foram retirados do regime a cada período letivo, o quantitativo dos que superaram suas dificuldades acadêmicas foi predominantemente superior aos cancelamentos ocorridos no mesmo período, o que pode indicar uma contribuição do regime. Contudo, para o processo de integralização curricular, constatou-se que a excessiva maioria das integralizações, relativas ao mesmo grupo analisado, não ocorreu no prazo padrão do curso, sinalizando uma retenção acentuada e o que pode parecer uma não efetividade do RODA nesse aspecto. Por fim, de modo geral, acredita-se que o regime é aceito como estratégia pedagógica de apoio institucional, porém, requer ponderação diante de algumas propostas de ajustes.Dissertação Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada(2017-08-24) Melo, Kesia Cristine; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/1200817737289159; Maux, Ana Andrea Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; Guimarães, Patricia Borba Vilar; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237A evasão universitária é considerada um fenômeno complexo, que sofre influência de diversos fatores e tem causado interesse em pesquisadores dos diversos campos do saber nos últimos anos, a exemplo da educação e da administração pública. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, paulatinamente implantado pelo Ministério da Educação nas Instituições de Ensino Superior, a partir de 2012, as possíveis causas e as modalidades da evasão vem sendo discutidas, gradativamente, no meio acadêmico. Partiu-se do princípio de que esse novo modelo de seleção permite a mobilidade, sendo essa uma das formas de evasão que, nesse estudo, foi compreendida como a mudança de curso de graduação sem concluí-lo. Este trabalho se propôs a identificar os fatores apresentados pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os fazem querer mudar de curso de graduação. Essa investigação ajudou a compreender uma das modalidades da evasão, sua real incidência, a influência na escolha profissional e como o Sistema de Seleção Unificada se relaciona com a possível mudança de curso. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo e exploratório, tendo como participantes os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um questionário online, identificou-se estudantes que tendiam a mudar de curso e, em seguida, foi realizada uma entrevista com os que se disponibilizaram, tendo os dados sido analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam a nota obtida no ENEM, como determinante para a escolha do curso de graduação pelo SISU. A integração universitária, chamada de integração social, foi considerada negativa e, portanto, propulsora da evasão juntamente com a insatisfação das metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores.Dissertação Evasão no ensino superior: uma análise nos bacharelados interdisciplinares de Tecnologia da Informação e Ciências e Tecnologia de uma Instituição Federal de Ensino Superior(2019-07-18) Silva, Danuzia Pinto da; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; ; Oliveira, Adriana Carla Silva de; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; Silva, Edilene Maria da;A evasão universitária é considerada um fenômeno multifacetado que coloca em risco a educação superior e tem sido alvo de muitas discussões nos meios acadêmicos levando muitos pesquisadores a se empenharem nesta temática. A partir desse contexto, questionouse como se comportam esse fenômeno, a permanência e a conclusão dos discentes dos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciências e Tecnologia, ambos na modalidade interdisciplinar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para responder a esse questionamento, foi realizada uma análise descritiva comparando as taxas de evasão, permanência e conclusão. Para tal, foram utilizados três indicadores disponíveis na Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação e Cultura. Os dados foram obtidos por meio do Censo Escolar do Ensino Superior, realizado anualmente, entre os anos de 2010 a 2018 para Bacharelado em Ciências e Tecnologia e 2013 a 2018 para Bacharelado em Tecnologia da Informação, que foram disponibilizados pela Superintendência de Informática da UFRN. Como resultados da pesquisa foram identificadas taxas em torno de 50 a 60% de desistência para o curso de Bacharelado de Ciências e Tecnologia e de 70 a 75% para o curso de Bacharelado de Tecnologia da Informação. A partir dos resultados, foram criados mecanismos para acompanhamento dos cursos, servindo de base para se medir a eficiência de cada um. Por fim, acredita-se que as Instituições de Ensino Superior devem ser submetidas a um controle de qualidade, que é um direito da sociedade. A partir dos resultados, foi elaborado um diagnóstico situacional com apresentação de alguns indicadores que poderão servir de base para diferentes análises. Espera-se, sobremaneira, que, com esse estudo, se possa produzir conhecimentos que subsidiem a tomada de decisão dos gestores e bem-estar dos discentes que ingressarão na Universidade.Dissertação Evasão nos cursos de graduação em Física, Matemática e Química da UFRN(2016-08-22) Chaves, Vanessa de Souza; Abreu, Cynara Carvalho de; Torres, Tatiana de Lucena; ; ; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; ; Barreto, Lais Karla da Silva;A evasão escolar é um fenômeno complexo que tem despertado o interesse de investigação de estudiosos quanto a sua ocorrência no ensino superior. O seu entendimento está relacionado a elementos acadêmicos, institucionais, sociais e econômicos. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso nos cursos presenciais de Física, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e se propôs a identificar, por meio da perspectiva do evadido, os fatores que têm levado os alunos a se evadirem desses cursos. Considerou-se o conceito que define evasão como sendo a saída do aluno do curso sem tê-lo concluído, com foco no grupo de estudantes desligados pelo tipo cancelamento por abandono de curso, cuja definição é estabelecida no Regulamento dos Cursos de Graduação, norma que disciplina o ensino de graduação na instituição alvo do estudo. Para conhecer o perfil dos evadidos e os fatores que os levaram ao cancelamento, foram aplicados questionários online aos estudantes que ingressaram de 2013 a 2015 e tiveram seu curso cancelado por abandono. De um modo geral observou-se respostas positivas em relação aos cursos pesquisados, de modo que 63,55% do total fez a escolha motivados por afinidade com a área ou vocação, 68,23% tiveram sua expectativa parcial ou totalmente atendida; 49,53% avaliaram os docentes como bons e dos 69 que se consideraram aptos a opinar sobre o currículo de seus respectivos cursos, 57,97% o julgaram atualizado. Os dados obtidos revelaram que os fatores apontados como os que mais contribuíram para a desistência do curso foram “conciliar trabalho e estudo”, no que se refere aos de ordem pessoal ou socioeconômica; e “dificuldade em acompanhar algumas disciplinas”, no âmbito dos fatores de ordem acadêmica/institucional. Esses dois itens foram assinalados, respectivamente, por 53,27% e 40,19% dos participantes. A necessidade de realizar atividades laborais concomitantemente à graduação refletiu-se, entre outras questões, na falta de tempo para dedicar-se ao curso, apontada por 56,07% como dificuldade enfrentada ao ingressar no curso. Sem, obviamente, a pretensão de ter esgotado o assunto, muito pelo contrário, compreende-se que este estudo possa se somar a um conjunto de investigações que estão sendo realizadas, de abrangência micro e macro institucional, visando a discutir, compreender e intervir sobre o fenômeno evasão no contexto do ensino superior, bem como servindo de subsídio para a manutenção ou criação de ações que viabilizem a redução das taxas de evasão na UFRN.Dissertação Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Pimentel, Julianne Dantas de Oliveira; Abreu, Cynara Carvalho de; ; ; Rebouças, Melina Sefora Souza; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino;Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formam, a cada ano, cerca de três mil estudantes, e, às vezes, muito mais que isso. O momento de conclusão do curso de graduação e a iminente saída para o mundo do trabalho parece ser um período de dúvidas, incertezas, questionamentos, receios e reflexões a respeito das possibilidades de engajamento na profissão escolhida ou, por outro lado, acerca das restrições de oportunidades, entre outros cenários que podem se configurar aos recém-formados. Como tem sido para estudantes concluintes vivenciar esta saída da universidade em função do término do seu curso? Diante disso, esse trabalho teve como objetivo, a partir de um olhar fenomenológico-existencial, compreender os sentidos atribuídos à experiência de ser um estudante concluinte dos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, foi realizado um grupo temático intitulado “Decisões de Carreira” que contou com a participação de seis alunos concluintes de diferentes cursos ofertados na modalidade presencial na universidade. Este grupo teve cinco encontros, com duas horas duração cada, no período de realização de agosto a setembro de 2019. As narrativas e atitudes dos participantes foram interpretadas à luz da hermenêutica heideggeriana, dispondo assim, de uma metodologia de base fenomenológica. Anseios quanto à questão política e orçamentária que as universidades públicas enfrentam no país e o medo do desemprego somado às dificuldades de inserção no mercado de trabalho mostraram-se como temas mobilizadores para os participantes, bem como suas narrativas evidenciaram afetações frente as pressões sociais percebidas em prol do sucesso profissional. Nesse contexto, os estudantes relataram dar seus passos desprovidos de certezas, o que parece se configurar numa luta diária pelo que se crê em face do panorama impreciso da realidade. A partir da experiência desse estudo, sugere-se a criação de um espaço permanente de encontros destinado à atenção à temática dentro da universidade com a finalidade de oferecer uma escuta aos discursos de incerteza, o que também se configura em uma possibilidade de acolhimento para a inquietude existencial compreendida no período em questão, afirmando assim o quanto são necessárias mais atitudes institucionais que ofereçam este suporte.Dissertação Extensão universitária e economia solidária: efeitos e potenciais de ações de incubadoras da UFRN na comunidade povoado Cruz Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-25) Matos, Leís Ferreira de; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/3440674253121833; ; http://lattes.cnpq.br/0555922468727280; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O objetivo deste trabalho foi conhecer efeitos e potenciais de ações de extensão desenvolvidas por incubadoras de empreendimentos econômicos solidários da UFRN, com o intuito de sugerir medidas que possam eventualmente contribuir para modificação, ampliação ou aperfeiçoamento dessas ações. Para isso, utilizou-se como espaço de investigação uma Associação de Trabalhadores de Agricultura Familiar localizada na Comunidade Povoado Cruz, município de Currais Novos/RN. O referencial teórico abordou aspectos conceituais, formais e processuais da extensão universitária e economia solidária, além de uma discussão sobre o papel das incubadoras de empreendimentos econômicos solidários. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos foi do tipo descritiva, de natureza aplicada e fazendo uso de 03 (três) técnicas de coleta de dados, quais sejam, pesquisa bibliográfica, observação aberta não participante e entrevistas semiestruturas aplicadas aos produtores associados, a coordenação da Associação e aos alunos bolsistas nela atuantes. Para interpretação de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram atingir o objetivo geral da pesquisa, em que foram identificados alguns efeitos do trabalho das incubadoras na Associação, como a assessoria administrativa e educacional, articulação entre produtores associados e coordenação, intermediação de parcerias com outras instituições, descentralização das atividades, maior participação dos associados, elevação da autoestima, entre outros; e potenciais como a proposta de elaboração de um planejamento estratégico na Associação, melhorias na comunicação interna e externa, fortalecimento da autogestão, ampliação do volume de vendas, intermediação para conversão da Associação em Cooperativa, entre outros. Essas medidas serão propostas à coordenação das incubadoras como forma de potencializar seus resultados, além de contribuir para conformidade e atendimento de prerrogativas estabelecidas nos planos de desenvolvimento, gestão e avaliação institucional da UFRN.Dissertação Fios que tecem o bem e o mal-estar laborais: o papel dos gestores na promoção da qualidade de vida no trabalho(2016-10-21) Fernandes, Gilvania Morais de Araújo; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/6888716156579339; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371O mundo do trabalho tem passado por variadas e constantes reestruturações necessárias para que se atenda aos modos de produção vigente, em decorrência disso, vêm-se exigindo trabalhadores criativos, inovadores, competentes, flexíveis e resilientes. Diante disso, algumas instituições vêm se preocupando com a humanização dos contextos laborais como forma de atenuar os impactos dessas constantes reestruturações e se preocupando com a existência da qualidade de vida no trabalho, que acontecerá quando houver a prevalência de vivências que ocasionem o bem-estar no trabalho; mas, se predominar o mal-estar no trabalho, o trabalhador estará sob risco de adoecimento. No intuito de disseminar os objetivos e metas institucionais, mas preservando a humanização dos contextos laborais e se preocupando com o bem-estar da sua equipe, existe o gestor; este que, dada a responsabilidade da sua função, tem papel importante na promoção da Qualidade de vida no trabalho. Assim, este estudo objetiva conhecer a relação entre os gestores e a promoção da qualidade de vida no trabalho para os membros de sua equipe, considerando os olhares dos atores envolvidos no processo (gestores e servidores sob gestão). Trata-se de uma pesquisa científica que, devido à abordagem do problema é classificada como qualitativa; quanto aos objetivos propostos esta é considerada descritiva. Quanto à coleta dos dados e informações, foram utilizadas as pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, esta última por meio de uma entrevista semiestruturada, em dois modelos e com gravação de voz, um para os servidores sob gestão e o outro para os servidores gestores. Escolheu-se para este estudo uma amostragem não probabilística e intencional; para tanto, num formato de estudo piloto, selecionou-se a Pró-Reitoria de Graduação e Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A análise e discussão dos resultados foram feitas à luz do conceito de Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho, proposto por Ferreira (2012). Ao final, identificou-se que haver uma relação direta entre o comportamento dos gestores das unidades analisadas e a promoção da QVT das suas equipes.Dissertação A formação acadêmica e a inserção profissional do egresso da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-09) Figueiredo, Juliana de Lima; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/7080397651151003; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829Este trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo com os egressos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA-UFRN), com o intuito de identificar em que medida a inserção dos egressos no mercado de trabalho se relaciona com a formação acadêmica recebida, quais facilidades e dificuldades encontradas para ingressar no mercado e qual a avaliação dos egressos sobre a formação acadêmica recebida. A pesquisa visou contribuir também para o atendimento à Lei do SINAES, que pela primeira vez a partir do ano de 2004, incorporou o egresso no processo de avaliação institucional, identificando-o como importante fonte de informações para avaliação da qualidade das instituições. A revisão bibliográfica foi centrada em documentos legais que tratam do egresso e trabalhos de autores que desenvolveram estudos sobre esse tema, além de pesquisas já realizadas sobre egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) e sua inserção profissional. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e visando atingir seus objetivos foi realizada coleta dados através da aplicação um questionário online, destinado aos egressos da FACISA diplomados no período de 2011 a 2014.1, objetivando caracterizar o perfil do egresso absorvido pelo mercado de trabalho, bem como suas percepções sobre os fatores que facilitaram ou dificultaram esse acesso. Os resultados da pesquisa apontam que 78% dos respondentes estão trabalhando, entretanto, destes, 67% estão trabalhando em suas áreas de formação enquanto que 11% estão exercendo atividades profissionais fora da área em que se formaram, na maioria dos casos o motivo atribuído ao fato de não estar atuando na área são as poucas oportunidades de emprego na área e a baixa remuneração o que coincide com os fatores apontados como principais dificultados da inserção profissional. Um percentual considerável (22%) informou não estar trabalhando e o principal motivo atribuído para essa situação foi o fato de estar estudando para concurso público visando melhores oportunidades. Identificamos que no geral os egressos estão satisfeitos com os vários aspectos da formação analisados na pesquisa e em contraposição a isso fazem uma avaliação bastante negativa do mercado tanto local como nacional. De modo geral tanto a instituição quanto os cursos ofertados pela FACISA obtiveram uma avaliação bastante positiva, também foi avaliada de modo satisfatório a relação entre a formação recebida e as exigências do mercado. Quanto aos fatores facilitadores os mais apontados pelos egressos foram o reconhecimento da universidade e os conhecimentos teóricos adquiridos.Dissertação Harmonias e dissonâncias na gestão de estágios curriculares(2019-04-02) Barreto, Fábio Henrique de Morais; Abreu, Cynara Carvalho de; Savia, Sérgio Luis Rizzo Dela; ; ; ; Almeida, Maria das Vitorias Vieira; ; Barreto, Lais Karla da Silva;A lei de estágio curricular (Lei 11.788/2008), sancionada em 25 de setembro de 2008, normatiza essa atividade acadêmica potencializadora do aprendizado dos estudantes em todo país. Esta normatização determina procedimentos e competências, além de ter também como objetivo a preocupação com a proteção dos estudantes que, no momento da execução das atividades práticas, são apresentados aos desafios do mundo do trabalho. Preocupada com o cumprimento desta legislação, em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveu a criação de um software que, hospedado no seu sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas, compõe um módulo específico para gerenciamento das atividades de estágio curricular no âmbito universitário, permitindo a unificação dos procedimentos e documentos dos seus 116 cursos de graduação presencial e à distância, ao mesmo tempo em que emite relatórios em tempo real. Passados os primeiros anos do lançamento deste módulo de gerenciamento, surge como objetivo deste trabalho, o desafio de estudar seu uso. Assim, este estudo propôs-se a realizar um diagnóstico, buscando identificar possíveis dificuldades, fragilidades, além de necessidades de melhorias no referido sistema de gerenciamento de estágios. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise documental nos relatórios de visitas realizadas pela equipe da Coordenadoria de Estágios às Coordenações dos cursos de graduação desta Universidade, no período de abril de 2017 a abril de 2018, entre o primeiro e segundo ano após a implantação do módulo. Os resultados encontrados neste estudo indicaram que os cursos das áreas Humanística e Biomédica obtiveram maior registro de dúvidas relacionadas à legislação sobre estágios curriculares e sobre a utilização do módulo de estágio, os cursos da área Biomédica registraram maior quantidade de reclamações e foram os que mais sugeriram alterações para melhoria do módulo, nos cursos da área Humanística foram apresentados maiores comportamentos de resistência ao uso do módulo e à aplicação da legislação. Também nesses cursos pode-se perceber mais problemas de comunicação entre a equipe das coordenações de curso e os estudantes, interpretação da legislação de estágios curriculares ou procedimentos administrativos e de uso do módulo de gerenciamento de estágios, enquanto que nos cursos da área Tecnológica foram apresentadas maiores facilidades de utilização do módulo. O estudo sugere atenção especial acerca da rotatividade de substituição de coordenadores de curso e de estágio. Outro aspecto a ser considerado refere-se à possibilidade de maior contribuição que o Orientador Acadêmico pode realizar para a efetivação dos estágios curriculares obrigatórios. Por fim, este estudo culmina com a apresentação de um e-book sobre o uso do Módulo Central de Estágios à luz da legislação aplicada, visando auxiliar seu público alvo e toda comunidade universitária.Dissertação Insucesso acadêmico de estudantes: análise e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Santos, Maria das Graças; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Medeiros, Adelardo Adelino Dantas de; http://lattes.cnpq.br/6787525856497063; Barreto, Lais Karla da SilvaA trajetória universitária discente nem sempre é linear, tranquila e organizada. Multifacetadas são as razões que levam estudantes a um desempenho acadêmico insuficiente e, por consequência, ao rompimento de seu vínculo com a instituição. Se por um lado, esse tipo de rompimento, neste caso chamado de cancelamento, tem afetado a vida dos estudantes e a realidade da instituição de ensino, por outro, o número expressivo de solicitações para reativação desse vínculo tem suscitado questões. Dentro deste contexto, este estudo objetivou analisar os fatores que levaram o estudante ao insucesso acadêmico, bem como identificar as estratégias adotadas para a retomada dos estudos após o cancelamento. Na primeira etapa da pesquisa foi solicitado à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) por meio de uma mailing list o contato desses alunos, que perderam o vínculo com o programa do curso dentre os anos de 2015 a 2020 desse universo maior que não tive acesso porque foi um dado interno da STI, foram coletados dados dos 842 (oitocentos e quarenta e dois) alunos cancelados no tocante aos motivos que os levaram a ter seus vínculos com o programa de seus respectivos cursos cancelados. Na segunda etapa, foi elaborado um novo questionário e enviado a 35 alunos respondentes a fim de compreender o que os levou a um segundo cancelamento, mesmo após terem sido reativados conforme o deferimento da Câmara de Graduação .Destes 35, apenas 37,1% responderam ao questionário. Ao final deste estudo, identificou-se que os problemas relacionados à saúde mental são os mais significativos para o cancelamento, bem como a ausência de uma orientação acadêmica efetiva. A partir dos resultados obtidos duas proposições geradas para apoio à gestão universitária: elaboração do escopo de um ambiente virtual dentro do portal da web da universidade com informações para orientar os estudantes frente ao desempenho acadêmico insuficiente e uma proposta de minuta sugestiva com alterações para a RESOLUÇÃO Nº 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que visam a contribuir para a redução de cancelamentos dos cursos de graduação na UFRN, somando-se aos trabalhos ora desenvolvidos pela Pró-reitoria de Graduação para atender a uma das estratégias previstas no Plano de Gestão - 2019 - 2023 da UFRN que é a de reformular os critérios de cancelamento de vínculo no regulamento dos cursos de graduação.