PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20279
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Dissertação Uma proposta para a gestão das prestações de contas dos termos de execução descentralizada em uma IFES por meio do Kanban(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-23) Dantas, Marcus Vinicius; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Caricio, Marcelo Rique; https://orcid.org/0009-0002-2266-8848; http://lattes.cnpq.br/8149614714517620; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Silva, Rafael Rodrigues daO presente trabalho objetivou a construção de uma ferramenta baseada no Método Kanban, para ser aplicada no gerenciamento da etapa de prestação de contas da Coordenadoria de Administração de Convênios/Pró-Reitoria de Administração/UFRN (CAC). O Termo de Execução Descentralizada (TED) é um instrumento de descentralização de crédito orçamentário entre órgãos da União, com fins de execução de programas e projetos. No âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma fonte importante de financiamento dos projetos acadêmicos e principalmente entrega de valor para a sociedade. Com a edição do Decreto n.° 10.426/2020, exigências tornaram-se explícitas a serem seguidas na execução dos TEDs, em especial na etapa de prestação de contas com o cumprimento dos prazos legais para o envio das prestações de contas, essencial para capacitação de novos projetos. A pesquisa adotou a estratégia guiada pelo método Design Science Research (DSR) por meio dos ciclos de relevância, rigor e design. Realizou-se um diagnóstico da execução atual da execução dos TEDs e a análise do fluxo, ambos baseados em análise documental da CAC. Com a análise do fluxo foi possível gerar um mapeamento prévio do fluxo de prestação de contas e estudo da demanda. A elaboração da ferramenta baseou-se em três princípios do Método Kanban: a visualização do fluxo de trabalho, que possibilita o acompanhamento das etapas do trabalho; a limitação do trabalho em progresso, com a finalidade de estabilizar o fluxo de trabalho, adequando a demanda do trabalho, evitando as sobrecargas; e o gerenciamento do fluxo das atividades, identificando possíveis gargalos, tornando o fluxo mais ágil e contínuo. Esses princípios foram validados por meio da realização de duas oficinas com servidores da CAC, fundamentais para a construção da ferramenta. Além disso, foram identificados alguns problemas, como o aumento da exigência e a falta de padronização da documentação solicitada nas prestações de contas pelos órgãos financiadores. Espera-se que a ferramenta possa apoiar o gerenciamento das prestações de contas do TEDs, otimizando o fluxo dessa etapa.Dissertação Gestão da informação: tratamento de documentos administrativos sob a ótica da Lei de Acesso à Informação e da Lei Geral de Proteção de Dados em uma instituição federal de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Souza, Jacione Borges de; Guimarães, Patricia Borba Vilar; http://lattes.cnpq.br/6483340375994582; Oliveira, Adriana Carla Silva de; Chagas, Márcio Marreiro dasO Relatório Técnico analisa a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pelos servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) na produção de documentos no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), em consonância com a Lei de Acesso à Informação (LAI). O estudo tem como objetivo identificar desafios e práticas para otimizar a conformidade com a legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise documental de registros disponíveis no SUAP do Campus Canguaretama, entre os anos de 2019 e 2024. A avaliação dos documentos foi realizada por meio de um formulário estruturado, considerando as normas institucionais do IFRN. Os resultados indicam que muitos documentos contêm dados pessoais, como nome, CPF e endereço, cuja proteção nem sempre é assegurada de forma clara. A classificação documental está diretamente relacionada ao nível de conhecimento dos servidores sobre a LAI. Observou-se a aplicação pontual da anonimização, sem um padrão estabelecido. A pesquisa identificou uma diversidade de documentos com diferentes níveis de acesso, sendo a Diretoria de Administração e a Direção-Geral os setores que mais produzem registros. A ausência de um padrão consolidado na aplicação da LGPD foi evidenciada. O SUAP, plataforma central para a gestão documental do IFRN, permite a criação, classificação, armazenamento e recuperação de documentos, garantindo acesso conforme perfis de usuário predefinidos. O sistema busca atender simultaneamente às exigências da LAI, promovendo a transparência, e da LGPD, assegurando a proteção de dados pessoais. Como contribuição, o relato técnico propõe um Guia de Aplicação da LGPD no IFRN, com orientações claras sobre o uso adequado da legislação na produção documental, visando garantir a segurança das informações. Conclui-se que, embora o IFRN esteja em conformidade com a LAI e a LGPD sobre o acesso à informação, há necessidade de aprimoramento na aplicação da LGPD no SUAP. Para isso, recomenda-se a capacitação dos servidores e a implementação de uma programação no sistema SUAP para identificação e aplicar automaticamente a anonimização dos dados pessoais nos documentos.Dissertação Mediação institucional de conflitos: uma proposta para criação de colegiado temático para o legislativo estadual do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-08) Vendramini, Ana Paula; Rosário, José Orlando Ribeiro; Freire, Leonardo Oliveira; https://orcid.org/0009-0006-0830-2160; http://lattes.cnpq.br/0275724708157287; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Souza, Marcelo Alves Dias deEsta dissertação explora a mediação institucional como instrumento de gestão de conflitos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, propondo a criação de um Colegiado Temático de Mediação baseado no Desenho de Sistema de Disputas. O estudo investiga como a mediação pode transformar as dinâmicas legislativas, promovendo soluções colaborativas frente às limitações do Departamento de Mediação e Conciliação (Resolução n.º 80/2024). Amparada por marcos como a Lei n.º 13.140/2015 e a Resolução n.º 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e o método indutivo, combinando pesquisa documental e revisão bibliográfica, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Os achados apontam que o Colegiado, estruturado com gestores e mediadores qualificados, pode reduzir custos e judicializações, fortalecer a ética nas relações institucionais e consolidar a cultura da paz, apesar de desafios como resistência cultural e proteção de dados. A proposta detalhada na minuta do Ato da Mesa Diretora, oferece um modelo autônomo e adaptável, com etapas de diagnóstico, desenho e implementação de soluções consensuais. Conclui-se que, ao preencher lacunas normativas e operacionais, o Colegiado representa uma contribuição relevante para a sociedade, com potencial de transformação institucional e impacto social replicável em outras esferas do poder público.Dissertação Proposta de plano de divulgação científica para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-25) Cardoso, Mayra Luiza de Moura; Pereira, Sebastian Faustino; Rêgo, Denise Pereira do; https://orcid.org/0000-0002-2199-3000; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/9535930866943798; https://orcid.org/0009-0009-3930-0178; http://lattes.cnpq.br/0195966044510264; Medeiros, Helcio Pacheco de; Bossato, Kamila Fernandes; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, Patricia Borba VilarA ciência desempenha um papel essencial no avanço da sociedade, impulsionando questionamentos e descobertas que promovem a evolução humana. No Brasil, as universidades são os principais centros de produção científica e desempenham um papel primordial na disseminação do conhecimento, especialmente por meio da divulgação científica. Contudo, esse processo ainda apresenta deficiências, devido à predominância de modelos de difusão científica baseados em linguagem técnica e acadêmica, que limitam o acesso e a compreensão pelo público geral. Nesse contexto, este trabalho buscou identificar desafios e oportunidades para fortalecer a divulgação científica nas universidades, com foco na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa consistiu em um diagnóstico da divulgação científica na instituição. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado a pesquisadores da UFRN, incluindo alunos de iniciação científica e tecnológica, pós-graduandos (estudantes de mestrado e doutorado) e docentes participantes de projetos de pesquisa, obtendo como produto final a elaboração de uma proposta de Plano de Divulgação Científica alinhado às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN. Trata-se de um estudo empírico, de natureza descritiva e abordagem qualiquantitativa, com análises realizadas utilizando os softwares Microsoft Excel e Iramuteq. Os resultados mostraram tanto desafios quanto oportunidades. Entre os principais obstáculos, destacam-se a falta de compreensão dos conceitos de comunicação e divulgação científica, a ausência de apoio institucional estruturado, dificuldades de linguagem e barreiras na interação com o público. Em contrapartida, surgiram oportunidades estratégicas, como o uso de redes sociais, realização de eventos científicos e parcerias com a mídia. Com base nesses resultados, o plano proposto visa institucionalizar a divulgação científica na UFRN, promovendo acesso democrático ao conhecimento e fortalecendo a interação entre universidade e sociedade.Dissertação Proposta de um protótipo de dispositivo tecnológico para suporte no autocuidado de mulheres com câncer de mama submetidas a tratamento quimioterápico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Oliveira, Luciana Leite de; Rêgo, Denise Pereira do; https://orcid.org/0000-0002-2199-3000; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/1760239649209884; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Torres, Tatiana de LucenaA evolução tecnológica contemporânea tem transformado diversos setores, incluindo o da saúde, no qual as Tecnologias da Informação e Comunicação desempenham papel central na melhoria dos cuidados. Nesse contexto, as mHealth (mobile health) emergem como soluções inovadoras, promovendo o autocuidado e apoiando políticas públicas no enfrentamento às Doenças Crônicas, como o câncer de mama. Este estudo teve como objetivo desenvolver um protótipo de aplicativo voltado para o autocuidado de mulheres com diagnóstico de câncer de mama e submetidas a tratamento quimioterápico. A pesquisa, de natureza metodológica e enfoque quantitativo, utilizou como estratégia a Design Science Research e seguiu etapas estruturadas, que incluíram a revisão de escopo, elaboração de instrumento e validação de conteúdo e aparência. O protótipo final consiste em nove telas que oferecem funcionalidades tais como o monitoramento de sintomas, acesso a informações educativas, lembretes de medicação e criação de um ambiente de apoio mútuo entre usuárias. A avaliação do conteúdo e das funcionalidades do aplicativo demonstrou uma concordância significativa, com destaque para a funcionalidade "Dicas de autocuidado que promovem bem-estar", que obteve um Índice de Validação de Conteúdo de (100%). O "Diário de sintomas" e a "Agenda de medicações" também apresentaram altos índices de validação, com (88,89%). A funcionalidade "Canal de contato com profissionais de saúde para tirar dúvidas" obteve o menor índice de validação (66,67%), sugerindo que ajustes futuros podem ser necessários. Em relação à usabilidade, a maioria dos especialistas avaliou positivamente a navegação intuitiva e o design atraente do aplicativo, com um índice de validação de (88,89%), para ambos os aspectos, o que pode se refletir em uma experiência satisfatória para as usuárias. Esses resultados indicam uma aceitação geral do protótipo por parte dos especialistas, embora algumas áreas possam ser aprimoradas para aumentar a qualidade do futuro aplicativo. O estudo reforça a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação no setor de saúde e destaca o potencial das mHealth em promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida das pacientes, sugerindo a realização de investigações futuras para validação ampliada e desenvolvimento do sistema para aplicação prática.Dissertação Proposta de normativo disciplinando o processo e os procedimentos administrativos em uma unidade da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Costa, Marcos Antonio Rebouças da; Rosário, José Orlando Ribeiro; Freire, Leonardo Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3263821619188327; https://orcid.org/0000-0001-5307-3404; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; Lacerda, Jan Marcel de Almeida Freitas; Goes, Ricardo Tinoco deA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, rotineiramente, demandas fiscalizatórias originárias de auditorias realizadas pelos órgãos de controle e fiscalização, notadamente do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, acerca de supostos indícios de irregularidades, dentre os quais os relacionados à acumulação de cargos, empregos e funções, bem como, as situações referentes a conflito de interesses no exercício do cargo público. No âmbito da UFRN, os processos e procedimentos investigativos (não sancionadores) desses indícios fica sob o encargo da Coordenadoria de Assessoramento Processual e Acumulação de Cargos (CAPAC), unidade integrante e vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral a elaboração, ao final do estudo, de uma proposta de Resolução Normativa dos processos e procedimentos administrativos da referida Coordenadoria, visando à melhoria da eficiência e transparência dos processos e procedimentos na unidade, a partir de uma interpretação integrativa do Código de Processo Civil – CPC, Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro - LINDB e Lei Geral do Processo Administrativo - LPA. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, predominantemente qualitativa, pesquisa-ação e estratégia de estudo de caso, na qual foram analisados 200 processos administrativos tramitados na CAPAC no período de 2021 a 2024, e que serviu de subsídio para a elaboração de um rol de recomendações à administração superior da Instituição. Posteriormente, realizou-se uma interpretação integrativa do CPC, LINDB e LPA, resultando em uma proposta de Resolução Normativa. O estudo resultou na propositura de 8 recomendações de melhorias para o processo e procedimentos da CAPAC, bem como uma proposta de Resolução Normativa disciplinadora dos processos e procedimentos administrativos nessa unidade. Assim, a pesquisa deve contribuir com entregas céleres e mais qualificadas às demandas administrativas internas e externas, refletindo no aumento da eficiência e transparência dos processos e procedimentos administrativos no âmbito da CAPAC, bem como, a pretensa Resolução, enquanto produto gerado deste estudo, atualizará o acervo de normas internas da Instituição, inovando em matéria de processo e procedimento administrativo.Dissertação Especificação de requisitos para o sistema de gerenciamento de transportes da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Clemente, Hélio Vieira; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; https://orcid.org/0009-0009-4774-908X; http://lattes.cnpq.br/8420245406912830; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Porsani, Rodolfo NucciA gestão de transporte em instituições educacionais públicas é estratégica e, quando não bem conduzida, pode resultar em ineficiências operacionais e financeiras significativas. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a frota veicular representa um ativo de aproximadamente R$ 10 milhões, com custos operacionais anuais de cerca de R$ 13 milhões. Além de servir como meio de transporte, esses veículos possibilitam a realização de pesquisas, extensão universitária à comunidade, apoio ao ensino e atividades de campo. O objetivo principal deste trabalho foi identificar e especificar os requisitos necessários para descrever as funcionalidades e características esperadas de um Sistema de Gerenciamento de Transportes para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que possa servir como base orientadora para eventuais fases de codificação. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa documental qualitativa, analisando normativas internas e externas relativas à gestão de transportes. Em seguida, a identificação das necessidades foi orientada pelas contribuições dos stakeholders diretamente envolvidos na operação do sistema. A coleta desses dados envolveu sessões de grupos focais com gestores e servidores da Coordenadoria de Transportes. A especificação de requisitos foi realizada utilizando um modelo de casos de uso, que delineia comportamentos específicos do sistema através da interação entre usuários (atores) e o sistema. Para modelar os fluxos dos requisitos mais complexos, foram utilizados o Bizagi Modeler e a notação BPMN (Business Process Model and Notation), para facilitar a representação visual e o entendimento dos processos. Por fim, foi realizada a validação dos requisitos com o objetivo de verificar sua clareza, correção e alinhamento com as necessidades operacionais da Coordenadoria de Transportes, por meio de entrevistas estruturadas com os stakeholders diretamente envolvidos. Os resultados culminaram na elaboração de dois produtos principais: uma dissertação acadêmica e um documento detalhado de requisitos, que pretende-se servir como guia para a futura equipe de desenvolvimento do sistema. Embora a codificação do software não tenha sido contemplada neste trabalho, espera-se que o sistema resultante seja capaz de automatizar processos, integrar dados e oferecer funcionalidades analíticas, atendendo às especificidades da Coordenadoria de Transportes e contribuindo para a redução de custos, melhoria do atendimento à comunidade universitária e aumento da segurança e eficiência operacional. A participação ativa dos stakeholders mostrou-se essencial para projetar um sistema que atenda às demandas institucionais. O estudo enfrentou dificuldades para reunir todos os servidores em um único grupo focal, o que levou à necessidade de dividir as reuniões em sessões menores e por setor. A ausência de participação de usuários externos à Coordenadoria, como docentes, discentes, gestores e secretários de outras unidades, foi uma limitação trabalho, decorrente da complexidade do projeto e do prazo restrito para sua conclusão.Dissertação Diagnóstico do enfrentamento ao assédio moral: um estudo de caso no município de Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-18) Silva, Danrlley Soares da; Rêgo, Denise Pereira do; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; https://orcid.org/0000-0002-9579-0927; http://lattes.cnpq.br/2551909246317077; https://orcid.org/0000-0002-2199-3000; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; https://orcid.org/0009-0004-7903-498X; http://lattes.cnpq.br/6760804724970611; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Torres, Tatiana de LucenaO assédio moral no trabalho é um tipo de violência psicológica que se caracteriza por condutas abusivas, repetitivas e sistemáticas, que expõem os trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras. Para ser considerado assédio moral, as condutas negativas devem ser dirigidas a uma pessoa ou grupo específico, em uma relação de poder e força, com o objetivo de prejudicar o ofendido. Comum na esfera privada, onde imperam a competitividade e o lucro, esse tipo de assédio ocorre também no âmbito da administração pública, principalmente quando esta se organiza de forma hierarquizada devido, em parte, à precarização das relações laborais. Este estudo teve por objetivo diagnosticar estratégias de enfrentamento ao assédio moral no trabalho desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte-RN. A relevância do tema justifica a investigação, que buscou efetuar um diagnóstico a partir da análise de documentos e dados estatísticos relativos à incidência do assedio na instituição, levantamento das políticas e programas institucionais disponíveis, impactos das ações realizadas e, ainda, a identificação dos desafios na prevenção e solução dos conflitos e das necessidades de melhorias nos processos de trabalho sob a ótica dos servidores. A investigação configurou-se como um estudo de caso, no qual se buscou efetuar o diagnóstico utilizando como estratégia a pesquisas documental e de campo, tendo como principais instrumentos de coleta de dados, além da consulta à documentação disponível, a utilização de um questionário aberto, bem como, audiências com os gestores responsáveis pelos canais de acolhimento e avaliação de queixas relativas ao tema em foco. Entre 2022 e 2023, a Ouvidoria da Prefeitura de Parnamirim/RN registrou 10 denúncias de assédio moral, associadas ou não a outros tipos de violência no trabalho, feitas por servidores. Contudo, os resultados obtidos indicam que a instituição trata o assunto com desatenção,não dispondo de equipes multidisciplinares para acolher os demandantes e não atua na sensibilização por meio de produtos e eventos informativos e de suporte, identificando-se, assim, uma carência e necessidade de que sejam implantadas ações efetivas de prevenção, intervenção e combate ao assédio. Considerando que esse tipo de violência traz prejuízo tanto à vítima quanto à organização e à sociedade como um todo, sugere-se a criação de um Programa de prevenção, combate e enfrentamento ao assédio moral no âmbito da Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN.Dissertação Modelo integrado para previsão e alocação de recursos em projetos acadêmicos por meio do Life Cycle Canvas, CECS e PERT(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Silva, Fábio Francisco Azevedo da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; https://orcid.org/0009-0000-5447-9019; http://lattes.cnpq.br/0886632936955615; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Silva, Rafael Rodrigues daO cenário educacional brasileiro enfrenta desafios importantes, especialmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), devido a crises econômicas e restrições orçamentárias. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esses desafios impactam diretamente a execução de projetos acadêmicos. Diante disso, este estudo propôs um modelo integrado para previsão e alocação de recursos financeiros em projetos acadêmicos integrando ao Life Cycle Canvas (LCC), o Cost Estimate Classification System (CECS) e o Program Evaluation and Review Technique (PERT). O modelo busca melhorar a gestão financeira dos projetos, reduzindo a necessidade de aditivos contratuais e aumentando a precisão nas estimativas de custos, com base na maturidade do projeto. Foram simulados cenários financeiros (otimista, provável e pessimista), com base nas estimativas PERT, classificados segundo o CECS e avaliados conforme a maturidade do projeto, inseridos no LCC. Os resultados indicaram que o modelo é adequado para o planejamento e gestão de projetos acadêmicos, gerando variações orçamentárias de até 5%, alinhadas aos aditivos registrados no período do projeto. Embora o modelo tenha sido testado um único tipo de projeto, seu potencial de aplicação em um conjunto maior de projetos acadêmicos é promissor. A implementação do modelo pode auxiliar os coordenadores na elaboração de orçamentos e justificativas técnicas, promovendo a eficiência e a transparência na gestão dos recursos financeiros, além de contribuir para o sucesso dos projetos acadêmicos.Dissertação Diagnóstico da gestão de custos nos procedimentos de alta complexidade de um hospital universitário federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Fernandes, Antonio Augusto de Alencar; Holanda, Victor Branco de; Barbosa, Mayara Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-4620-3415; http://lattes.cnpq.br/9293355699789455; https://orcid.org/0000-0003-1905-8563; http://lattes.cnpq.br/0020718542563344; https://orcid.org/0000-0002-8214-6251; http://lattes.cnpq.br/9964119918141339; Caricio, Marcelo Rique; Azevedo, Yuri Gomes PaivaEsta pesquisa faz o diagnóstico da gestão de custos dos procedimentos de alta complexidade, realizados no serviço de hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Como procedimento metodológico, a pesquisa utilizou um estudo de caso, com técnica de análise documental, para levantamento de dados primários, além de entrevistas construídas e direcionadas para os principais gestores das áreas administrativa e financeira do hospital, bem como para o público-alvo formado por profissionais lotados na Unidade de Diagnósticos Especializados (UDE), responsável pelo serviço de hemodinâmica. Como resultado, apresentou um relatório técnico com o diagnóstico da gestão de custos no Hospital Universitário, efetuado com base na NBC TSP 34, concluindo pelo adequado grau de maturidade da organização, nos processos de identificação, mensuração e evidenciação das informações de custos, apesar da falta de integração entre os diversos sistemas fornecedores dos dados das operações. Quanto à utilização dessas informações no controle de custos e avaliação de desempenho, constatou um trabalho incipiente e apresentou sugestões de melhoria. Além disso, aprofundou estudo de microcusteio dos procedimentos de alta complexidade realizados na UDE, onde mapeou os processos e desenvolveu um modelo para apuração de custos dos procedimentos de hemodinâmica, baseado em atividade e orientado pelo tempo, utilizando o método Time-Driven Activity Based Costing (TDABC). O modelo foi testado na apuração dos custos da angioplastia coronariana com implante de 2 stent,, totalizando R$ 8.726,89, o qual, quando confrontado com os valores de remuneração do SUS, R$ 7.801,13, apresentou margem negativa em R$ 925,76. Essa realidade de cobertura parcial do SUS, também se verificou no plano macro da organização em 2023, quando 83,1% dos gastos são cobertos pelo Ministério da Educação e apenas 16,9%, são financiados pela receita do SUS. Esta pesquisa contribui com informações sobre a geração e gestão dos custos em ambiente hospitalar, com base em dados reais, disponibilizando um modelo de apuração dos custos testado e aplicável a procedimentos de hemodinâmica, mas que pode ser adaptado para outras áreas do hospital, servindo de base para outros estudos de custos hospitalares.Dissertação Implementação de um sistema para produção de projetos pedagógicos de cursos em uma instituição de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Matheus Gomes; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Lanzillo, Anderson Souza da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1737-9307; http://lattes.cnpq.br/3248558504481379; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159; Melo, Elda Silva do Nascimento; Porsani, Rodolfo NucciEste estudo, proposto para o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um sistema de informação para a elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), integrado ao Sistema Unificado de Administração Acadêmica (SUAP) do IFRN. A metodologia emprega instrumentos de pesquisa documental para entender os processos envolvidos e as necessidades dos usuários com abordagem qualitativa. O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da instituição, combinando métodos ágeis com o ciclo de vida tradicional de desenvolvimento de sistemas de informação, adaptadas à realidade da instituição. Como produto educacional resultante, foi entregue um sistema integrado ao SUAP destinado a auxiliar docentes e gestores na elaboração e aprovação de PPCs. A estratégia de pesquisa está focada no processo de elaboração de PPCs com a implantação e utilização do referido sistema eletrônico, durante a revisão das ofertas dos cursos técnicos integrados em dezembro de 2023. O estudo foi concluído com a expectativa de que a solução desenvolvida em pouco tempo apoiasse a gestão, especialmente no que diz respeito às informações que compõem o PPC, aumentando a eficiência na elaboração e reduzindo o tempo de aprovação do documento final nos conselhos superiores, além de automatizar o tempo de cadastro de cursos no sistema acadêmico. Na segunda etapa do estudo, foi realizada uma avaliação da implantação do sistema junto aos gestores envolvidos na Reitoria do IFRN, permitindo uma análise aprofundada da eficácia e da usabilidade do PPC Eletrônico.Dissertação Proposta de otimização da exigência de critérios de aderência aos objetivos de desenvolvimento sustentável nos projetos acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-18) Melo, Magnus Rocha Bezerra de; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; Lanzillo, Anderson Souza da Silva; https://orcid.org/0000-0002-9579-0927; http://lattes.cnpq.br/2551909246317077; https://orcid.org/0009-0005-6886-8193; http://lattes.cnpq.br/7133617737037016; Lacerda, Jan Marcel de Almeida Freitas; Guimarães, Patricia Borba VilarO interesse crescente pelo desenvolvimento sustentável, desde a ampla disseminação do conceito iniciada com a publicação do Relatório Brundtland em 1987, culminou na definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Estes objetivos abarcam uma agenda global, visando a promoção da sustentabilidade em diversas esferas. No Brasil, o compromisso formal com os ODS foi estabelecido em 2016 com a criação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesse contexto, esta pesquisa, conduzida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se propõe a fortalecer o monitoramento e a aplicação dos ODS em projetos acadêmicos, além de avaliar a conduta da instituição na promoção da cultura sustentável em seus setores. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, utilizando um questionário eletrônico, foram coletados dados entre agosto de 2024 e novembro de 2024. Os resultados obtidos revelam uma compreensão moderada dos ODS por parte dos entrevistados, o que dificulta sua plena integração nos projetos desenvolvidos na instituição. Após a análise desses dados, chegou-se à conclusão da necessidade de melhorias no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, com vistas a facilitar a incorporação dos ODS na gestão acadêmica com a implementação de uma ferramenta que permita aos coordenadores de projetos visualizar as metas dos ODS, bem como indicar o cumprimento dos objetivos nos relatórios finais. Além disso, foi elaborado um “Diagnóstico sobre a Associação dos ODS em Projetos Acadêmicos da UFRN: Nível de Conhecimento dos Coordenadores e Promoção da Sustentabilidade” e foram feitas recomendações para a “Promoção da Conscientização Ambiental e uma melhor Integração dos ODS em Projetos Acadêmicos na UFRN”. Espera-se que o presente estudo contribua para fomentar uma cultura de preservação ambiental, excelência acadêmica e responsabilidade social na UFRN. Ao promover a efetiva implementação dos ODS e o engajamento com a conscientização ambiental na comunidade acadêmica, a universidade poderá desempenhar um papel de destaque no avanço da agenda global de desenvolvimento sustentável.Dissertação A transparência intraorganizacional como princípio da governança pública: aplicação no contexto das contratações em um tribunal regional do trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-24) Hollanda, Dirceu Victor Monte de; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; http://lattes.cnpq.br/5462463355525788; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Silva, Carlos Rafael Rodrigues daAs organizações públicas podem ser vistas como um organismo que se alimenta das demandas da sociedade para ter sua missão institucional fortalecida. Desse modo, precisa acompanhar as evoluções sociais que se manifestam por meio de normativos de caráter legal ou infralegal, em particular as políticas públicas instituídas pelos diversos órgãos direcionadores. A governança pública surgiu a partir da constatação que o modelo de administração sustentado apenas nas estruturas de gestão, não seria mais suficiente para atender aos novos padrões de complexidade e demanda da sociedade. Com esse novo modelo de administração pública, ainda em processo de incorporação à cultura das organizações, surgiram novos conceitos, princípios, estruturas e o desafio de integração ao modelo até então vigente. Baseado em uma lacuna identificada na literatura e no baixo desempenho de um indicador estratégico de contratação no TRT21-RN, este trabalho propôs um painel de monitoramento das demandas de contratação que promova a transparência, como princípio da governança aplicado ao ambiente intraorganizacional, A pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, sendo utilizada o método do Design Science Research (DSR) e metodologias de coleta de dados por meio de pesquisa documental, grupo focal e observação participante, sendo realizadas análises qualitativas nas diversas etapas da pesquisa. A partir de um problema genérico de desempenho nos processos de contratação, os dados coletados no grupo focal ratificaram a existência de um problema de transparência intraorganizacional no TRT21-RN e convergiram para o desenvolvimento de um painel de monitoramento, integrando as principais informações contidas nos sistemas de governança e gestão de demandas, com foco nas contratações. O painel foi avaliado e validado pelo Grupo Focal, que também apresentou sua percepção inicial sobre os benefícios advindos com a melhoria da transparência intraorganizacional, como princípio da governança, principalmente para permitir uma visão integral das demandas da organização e possibilitar o seu acompanhamento sistêmico por todas as suas estruturas de governança e gestão e em todos os níveis funcionais: estratégico, tático e operacional.Dissertação Trabalho emocional no Poder Judiciário brasileiro: diagnóstico e possibilidades de intervenção em um tribuna federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Dantas, Larissa Cunha; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; https://orcid.org/0000-0001-7879-4806; http://lattes.cnpq.br/9713056223559023; Barreto, Lais Karla da Silva; Guimarães, Patricia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237O trabalho emocional é definido como o esforço dos trabalhadores em expressar emoções adequadas no ambiente laboral, de modo a atender às normas implícitas de conduta e comportamento da organização ou atividade profissional. A necessidade de compreender os impactos pessoais e organizacionais do esforço de regulação emocional dos trabalhadores nas organizações tem se afirmado como tópico relevante nas discussões científicas. Através da aplicação a servidores e magistrados de questionário eletrônico desenvolvido a partir da versão brasileira da Emotional Labour Scale (BROTHERIDGE; LEE, 2003), a Escala de Trabalho Emocional (ETE-Br) (SILVA; GONDIM, 2019), e sua correlação com a bibliografia científica e peculiaridades do trabalho no Poder Judiciário brasileiro, esta pesquisa promoveu um diagnóstico organizacional do trabalho emocional no âmbito do do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21). Os dados coletados confirmaram a presença do construto trabalho emocional no TRT21, em suas três facetas - demandas emocionais de trabalho (DET) e estratégias de regulação emocional, nas dimensões de ação superficial (EAS) e ação profunda (EAP), com maior intensidade nos servidores da área judiciária, que trabalham com atendimento ao público e em contato direto com autoridades, e sua correlação com os resultados das pesquisas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apontam piora na saúde física, mental e emocional de servidores e magistrados após o retorno das atividades presenciais após a pandemia de COVID-19. Para abordar a problemática evidenciada, sugere-se intervenções na política de capacitação de magistrados, servidores e gestores, com foco no desenvolvimento socioemocional das pessoas; na promoção de maior aproximação entre servidores e magistrados; na adoção de abordagem ativa nos casos de transtornos mentais e comportamentais (grupo F da CID-10); e na necessidade de maior atuação do setor de gestão de pessoas em aspectos organizacionais como inadequação da lotação e desequilíbrio na distribuição qualitativa e quantitativa da força de trabalho. Porém, as intervenções propostas atendem ao objetivo de amenizar o contexto de mal-estar dos servidores do tribunal, mas não são eficazes para a solução definitiva dos problemas identificados, revelando-se a necessidade de mudanças na cultura organizacional.Dissertação Mobilidade acadêmica internacional: proposta de um banco de oportunidades em uma IES brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-19) Silva, Girliane Fernandes Ferreira da; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; https://orcid.org/0000-0002-9579-0927; http://lattes.cnpq.br/2551909246317077; http://lattes.cnpq.br/8178003967863806; Severo, Ana Luíza Félix; Guimarães, Patricia Borba VilarA Mobilidade Acadêmica Internacional, presente no Plano Estratégico de Internacionalização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, contribui para o processo de internacionalização da instituição. No modelo atual aplicado pela Secretaria de Relações Internacionais referente às ofertas de mobilidade acadêmica internacional, compreende-se que se faz necessário um aperfeiçoamento na divulgação das ofertas para que haja um aumento no aproveitamento delas, tendo em vista que hoje algumas oportunidades chegam em tempo tardio para estudo e análise, ocasionando em um baixo índice de apreciação dessas ofertas. O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção para o processo de divulgação das oportunidades de mobilidade. Um recurso como ferramenta de divulgação das ofertas coma finalidade de contribuir com o aumento da adesão das vagas de mobilidade acadêmica ofertadas aos alunos de graduação. A proposta de intervenção teria como produto um Banco de Oportunidades com o propósito de inserir nele as ofertas referente a mobilidade. O Banco de Oportunidades tem como intuito coletar, armazenar e, posteriormente, divulgar à comunidade acadêmica sobre as ofertas de mobilidade em tempo oportuno para a análise dos interessados. Assim também, o Banco de Oportunidades tem como finalidade concentrar as ofertas para facilitar ao aluno o conhecimento de todas as oportunidades disponíveis para ele naquele momento, viabilizando o aproveitamento das ofertas direcionadas aos discentes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Este trabalho é de natureza exploratória- descritiva com caráter aplicado. Os dados foram coletados por meio de observação direta do ambiente de trabalho, de análise documental, de entrevista semiestruturada com o responsável pela coordenação de mobilidade da Secretaria de Relações Internacionais e de uma consulta as Instituições de Ensio Superior brasileiras referente à metódos de publicações de ofertas. Após essas etapas, verificou-se que o processo atual apresenta problemas relacionados aotempo na qual as ofertas de mobilidade chegam aos interessados e a maneira em queas ofertas de intercâmbio estão publicadas no site da Secretaria de Relações Internacionais, resultando por parte da pesquisadora uma busca por uma nova maneira de divulgar essas ofertas.Dissertação Análise da sustentabilidade no processo de compras públicas: um estudo de caso numa instituição federal de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-28) Oliveira, Daniel Nazareno Souza de; Carício, Marcelo Rique; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; https://orcid.org/0000-0002-2935-5513; http://lattes.cnpq.br/9821510258610053; D'Anjour, Miler Franco; Guimarães, Patricia Borba VilarO movimento iniciado na Cúpula de Estocolmo, há mais de 50 anos, para provocar a reflexão das nações quanto à necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação dos recursos naturais, culminou na inserção da Administração Pública Brasileira na temática e com a adoção de um arcabouço legal sobre as Compras Públicas Sustentáveis. Compra Pública Sustentável, ou Licitação Sustentável, é aquela que considera critérios sustentáveis para a seleção do particular que irá contratar com a Administração. O presente estudo teve como objetivo identificar as principais práticas de sustentabilidade, determinadas pela legislação, utilizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na instrução de seus processos de compras, bem como entender a percepção de seus agentes frente ao tema. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa bibliográfica buscou levantar a fundamentação teórica da pesquisa, com tópicos dedicados a Licitações e Sustentabilidade. O roteiro metodológico da pesquisa, para classificação dos critérios de sustentabilidade, utilizou como base normativos legais, a exemplo de leis, decretos, instruções normativas, portarias e guias de sustentabilidade de outros órgãos. Utilizou-se a classificação proposta por Silva (2014) e as dimensões da sustentabilidade adotadas pela Organização das Nações Unidas na Agenda2030para o Desenvolvimento Sustentável: ambiental, social e econômica. A pesquisa documental dos editais apontou que a instituição tem como prática adotar critérios de sustentabilidade em suas licitações, com prevalência de adoção de critérios econômicos e ambientais. A pesquisa de campo evidenciou a falta de familiaridade dos servidores requisitantes de materiais e serviços com a temática da sustentabilidade. Foi diagnosticada a necessidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte investir em ações de capacitação nas áreas de licitação e sustentabilidade voltadas ao seu corpo funcional, notadamente quanto aos agentes que lidam com as demandas de compras.Dissertação Melhoria contínua no processo de aditivos a instrumentos jurídicos acadêmicos(PAIJA)da UFRN: um estudo de caso com enfoque no relatório A3(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-18) Sousa, Janilda Silva; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; http://lattes.cnpq.br/7323963735568597; Calado, Robisom DamascenoA Reforma Gerencial do Estado Brasileiro implantada a partir de 1995 trouxe a exigência de eficiência e efetividade à administração pública, inclusive empregando princípios da produção enxuta. O desafio, no entanto, é manter os aperfeiçoamentos de modo sistemático, especialmente, pela dificuldade em promover uma conscientização organizacional voltada para a melhoria contínua. Este trabalho tem como objetivo propor a melhoria contínua no Processo de Aditivos a Instrumentos Jurídicos Acadêmicos (PAIJA) da UFRN, mediante a aplicação da ferramenta Relatório A3 de Solução de Problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada, utilizando o estudo de caso como procedimento metodológico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevista não estruturada, grupos focais e pesquisa documental; o tratamento utilizou as técnicas de análise documental e de conteúdo. Como resultado, foi realizada a melhoria no Processo de Elaboração e Aprovação do Plano de Trabalho (PEAPT), documento norteador do PAIJA. Em decorrência dessa melhoria, o PEAPT foi alterado e espera-se uma redução expressiva do retorno do plano de trabalho para ajustes, de 77% para 47%. Para isso, o novo modelo de Plano de Trabalho foi implementado e a solução do problema foi sistematizada e documentada no Relatório A3, produto final desse trabalho. Ao longo desse ciclo, novos problemas foram identificados como objetos de próximos ciclos de melhoria. Esse estudo finaliza com a identificação de vantagens, dificuldades e aprendizados vivenciados pelos sujeitos da pesquisa e a sugestão de criação de um grupo de trabalho de melhoria contínua de processo.Dissertação Comunicação organizacional na UFRN: uma proposta de integração no âmbito da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-01) Lima, Ana Patrícia de Almeida; Pereira, Sebastian Faustino; Guimarães, Patricia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; http://lattes.cnpq.br/9535930866943798; http://lattes.cnpq.br/0338016251343315; Medeiros, Helcio Pacheco de; Costa, Antônio Roberto Faustino daO presente estudo tem como objetivo compreender como tem ocorrido a Comunicação Organizacional no âmbito da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, buscando identificar os desafios existentes e as possibilidades de melhorias em seus processos comunicacionais. O embasamento teórico inclui, entre outros, os seguintes autores: Torquato (2009, 2015), Kunsch (2003, 2009, 2010, 2014, 2016, 2018, 2020), Baldissera (2009, 2010), Curvello (2009) e Duarte e Monteiro (2009). O método adotado para atingir os objetivos propostos envolveu a realização de um diagnóstico da Comunicação Organizacional da PROGESP, mapeando os canais existentes, os fluxos de comunicação e investigando as percepções do público-alvo sobre o desempenho dos processos comunicacionais na unidade. Trata-se de um estudo empírico, de natureza exploratória e descritiva, abrangendo levantamento bibliográfico, documental, pesquisa com os sujeitos e análise de cenário específico, com proposta de intervenção na realidade estudada. A pesquisa também incorpora elementos da pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora está inserida no meio investigado. Os resultados indicam que a Comunicação no âmbito da PROGESP, no contexto geral, é considerada boa. No entanto, foram identificados desafios significativos, como canais desatualizados, em excesso e subutilizados, informações incompletas ou parciais, fragmentação de informações e falta de integração entre as unidades que compõem a estrutura da Pró-Reitoria. Esses resultados sugerem a necessidade de melhorias na Comunicação Organizacional nesta unidade. Diante disso, foi proposto como produto final desse estudo um Plano de Comunicação Integrada para PROGESP no qual são apresentadas possíveis soluções para tornar a comunicação neste ambiente ainda melhor.Dissertação Teletrabalho no âmbito da UFRN: diagnóstico acerca do programa de gestão de desempenho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-13) Cruz, Rafael Rivera Monteiro; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; https://orcid.org/0000-0001-6591-0337; http://lattes.cnpq.br/4179809415554651; Severo, Ana Luíza Félix; Xavier, Yanko Marcius de AlencarEsse estudo tem por objetivo elaborar um diagnóstico institucional que aponte de que maneira o Programa de Gestão de Desempenho – PGD – em sua possibilidade de Teletrabalho tem promovido práticas sustentáveis com os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O PGD, programa recentemente regulamentado por meio da Resolução CONSAD 011/2022, de 30 de junho de 2022, produziu uma mudança de paradigma acerca da modalidade de trabalho para os técnicos administrativos da instituição. O caminho metodológico percorrido utiliza de forma combinada aspectos quantitativos e qualitativos, estudos bibliográfico com livros, dissertações e artigos, pesquisas de caráter documental com foco na legislação do PGD, sua evolução e em normativos internos da UFRN e por meio do diagnóstico institucional se buscou visão global do estudo, havendo a aplicação de questionário junto a servidores técnicos administrativos da Pró-reitoria de Administração da UFRN com buscar a aferir suas impressões acerca do PGD, do Teletrabalho e da relação PGD, Teletrabalho e Sustentabilidade. Como resultados é importante destacar que dos entrevistados, 3% estão em teletrabalho integral, amparados por alguma necessidade específica, 40,3% estão nas diversas possibilidades do trabalho híbrido e 56,7% estão trabalhando de forma integralmente presencial, o que reforça que o PGD não é sinônimo de Teletrabalho mas este é apenas uma possibilidade dentro do programa. Também foi possível notar que o PGD é mais bem aceito que o seu sistema POLARE, pois este prescinde de atualizações de melhoria. No quesito da sustentabilidade, a pesquisa obteve dados relevantes atrelando-a ao PGD, no entanto, a instituição necessita promover mais ações no sentido de impulsionar as práticas que ligam o PGD, o Teletrabalho e a Sustentabilidade, como incluir o PGD no Plano de logística Sustentável - PLS.Dissertação Melhoria de processos organizacionais a partir da metodologia Lean e Six Sigma: uma aplicação em unidade judiciária trabalhista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Cavalcanti, Divanda Lima de Freitas; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; http://lattes.cnpq.br/5251314055994380; Caricio, Marcelo Rique; Chagas, Márcio Marreiro das; Guimarães, Patricia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237Melhorar os processos de trabalho tem sido uma meta das organizações sejam públicas ou privadas e uma das metodologias para o desenvolvimento dessa prática é a utilização do sistema híbrido Lean Six Sigma. O presente trabalho vem propor melhoria de processos organizacionais de Unidade Judiciária, integrando as abordagens Lean e Six Sigma, objetivando aumentar a eficiência nos processos que entregam valor aos seus destinatários. A abordagem que agrega o Lean e o Six Sigma abstrai os pontos fortes de cada uma desses sistemas. Do Lean, traz a identificação e eliminação de desperdícios e operações que não agregam valor às atividades executadas nos processos organizacionais da Unidade e do Six Sigma, o ciclo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar Melhoria e Controlar), metodologia sistematizada para melhoria de processos. A pesquisa se inicia com a revisão de literatura científica sobre Six Sigma, Lean, integração entre as citadas abordagens e gerenciamento de processos organizacionais com enfoque na etapa de melhoria de processos. Segue com a apresentação do roteiro, demonstrando-se os passos e procedimentos a serem seguidos para a sua aplicação, assim como as ferramentas que auxiliam o desenvolvimento da trilha percorrida. Como método científico para a condução do estudo é utilizada a pesquisa-ação e o campo de pesquisa é uma Unidade Judiciária Trabalhista. Na sequência apresenta-se a aplicação integral do roteiro proposto e apuram-se os resultados. Estes resultados da pesquisa apontam melhorias como a redução de tempo de pagamento do processo, com a coleta de dados bancários e contrato de honorários durante o processo de triagem. Destaca-se a redução de 7% no tempo que o processo leva para ir e voltar do CEJUSC para tentativa de conciliação. Outro ponto que merece ser ressaltado é a mudança de cultura organizacional no sentido de que os servidores começaram a observar os processos de trabalho de forma integrada, buscando formas de trabalhar em colaboração com os setores internos e externos à unidade e buscando soluções para melhorar o fluxo de trabalho.