PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
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Dissertação A formação acadêmica e a inserção profissional do egresso da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-09) Figueiredo, Juliana de Lima; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/7080397651151003; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829Este trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo com os egressos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA-UFRN), com o intuito de identificar em que medida a inserção dos egressos no mercado de trabalho se relaciona com a formação acadêmica recebida, quais facilidades e dificuldades encontradas para ingressar no mercado e qual a avaliação dos egressos sobre a formação acadêmica recebida. A pesquisa visou contribuir também para o atendimento à Lei do SINAES, que pela primeira vez a partir do ano de 2004, incorporou o egresso no processo de avaliação institucional, identificando-o como importante fonte de informações para avaliação da qualidade das instituições. A revisão bibliográfica foi centrada em documentos legais que tratam do egresso e trabalhos de autores que desenvolveram estudos sobre esse tema, além de pesquisas já realizadas sobre egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) e sua inserção profissional. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e visando atingir seus objetivos foi realizada coleta dados através da aplicação um questionário online, destinado aos egressos da FACISA diplomados no período de 2011 a 2014.1, objetivando caracterizar o perfil do egresso absorvido pelo mercado de trabalho, bem como suas percepções sobre os fatores que facilitaram ou dificultaram esse acesso. Os resultados da pesquisa apontam que 78% dos respondentes estão trabalhando, entretanto, destes, 67% estão trabalhando em suas áreas de formação enquanto que 11% estão exercendo atividades profissionais fora da área em que se formaram, na maioria dos casos o motivo atribuído ao fato de não estar atuando na área são as poucas oportunidades de emprego na área e a baixa remuneração o que coincide com os fatores apontados como principais dificultados da inserção profissional. Um percentual considerável (22%) informou não estar trabalhando e o principal motivo atribuído para essa situação foi o fato de estar estudando para concurso público visando melhores oportunidades. Identificamos que no geral os egressos estão satisfeitos com os vários aspectos da formação analisados na pesquisa e em contraposição a isso fazem uma avaliação bastante negativa do mercado tanto local como nacional. De modo geral tanto a instituição quanto os cursos ofertados pela FACISA obtiveram uma avaliação bastante positiva, também foi avaliada de modo satisfatório a relação entre a formação recebida e as exigências do mercado. Quanto aos fatores facilitadores os mais apontados pelos egressos foram o reconhecimento da universidade e os conhecimentos teóricos adquiridos.Dissertação Clima organizacional na UFRN/Campus de Currais Novos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-09) Vieira, Maria da Solidade Oliveira Cesário; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/4899772071480114; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico do Clima Organizacional da UFRN/Campus de Currais Novos, a partir da percepção dos colaboradores inseridos na instituição pesquisada. Optou-se por fazer um estudo descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta, a Escala de Clima Organizacional - ECO, elaborada e validada por Martins (2008), acrescida de quatro questões abertas. Esse instrumento se propõe a dimensionar o Clima Organizacional a partir da percepção do colaborador, obedecendo a uma escala de cinco fatores: apoio do gestor e da organização, reconhecimento, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas. O público alvo da pesquisa constituiu-se de todos os docentes, técnicos administrativos, terceirizados e bolsistas de apoio técnico da UFRN/Campus de Currais Novos, totalizando 88 colaboradores, sendo 38 docentes, 21 técnicos administrativos, 10 terceirizados e 19 são bolsistas de apoio técnico. A pesquisa de campo teve como locus o Campus de Currais Novos, e a coleta dos dados ocorreu no período de 25 de setembro a 14 de outubro de 2014. Os resultados encontrados revelaram o clima organizacional positivo, o negativo, o predominante e sugestões de mudanças na organização pesquisada com relação aos fatores do clima. A título de contribuição com a UFRN e considerando os objetivos de um mestrado profissional, os resultados deste estudo diagnóstico serão apresentados à direção do CERES para que sejam utilizados como mais uma ferramenta a possibilitar possíveis ações e ajustes no modelo de gestão de pessoas no Campus de Currais Novos.Dissertação A comunicação institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma proposta de integração(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Lima, Érica Conceição Silva; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; ; http://lattes.cnpq.br/6016692693314798; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Silva, Luiz Custódio da; ; http://lattes.cnpq.br/4218432912255127Este trabalho objetiva compreender como tem ocorrido a Comunicação Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de caso com caráter exploratório, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental, e levantamento de informações junto aos sujeitos pesquisados. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, e os dados coletados na pesquisa de campo foram tratados, codificados e categorizados para a realização de uma análise temática comparativa. Foram ouvidos gestores da Escola Agrícola de Jundiaí, Faculdade de Ciências do Trairi, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos e do CERES de Caicó e profissionais de comunicação de veículos de rádio e TV dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. No Campus Central da UFRN foram entrevistados gestores e profissionais da Superintendência de Comunicação, além de um levantamento das assessorias de imprensa existentes. Para compreender melhor a comunicação no âmbito das organizações, buscamos o aporte teórico nos estudos de Torquato que apresenta a comunicação como forma de integração social, João Curvello compreendendo a Comunicação Organizacional como um contexto complexo, Oliveira traz a perspectiva da Comunicação Organizacional como um campo de estudo de interfaces de várias áreas de conhecimento. Duarte e Chaparro discutem a relação entre Jornalismo Empresarial, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. O conjunto de informações presentes nesse trabalho apresenta um diagnóstico de como têm ocorrido a Comunicação Institucional na UFRN. E como prognóstico, apresentamos a proposta de um Plano de Comunicação tendo como foco principal a implantação de uma Rede Integrada de Comunicação Institucional. Os resultados apresentaram a ausência de um plano de comunicação institucional na Universidade e a consequente falta de integração, uma vez que não existem ações efetivas no sentido de integrar os diversos campi da UFRN. O referido Plano foi elaborado após a análise de todas as informações coletadas e analisadas ao longo da pesquisa.Dissertação Os desafios dos gestores na administração pública contemporânea: estudo de caso na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) Cruz Júnior, Evilazio Xavier; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371Este trabalho surgiu a partir da intenção de identificar o perfil profissional das pessoas que atuam nas funções de confiança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como, de conhecer como se dá as relações de trabalho entre esses gestores e seus administrados. A escolha do tema justificase pela busca da compreensão do processo de trabalho e da relação gestor-colaboradores. Isso o torna relevante, no sentido de que este trabalho possa contribuir para que os administradores públicos discutam com sua equipe de trabalho e venham a traçar diretrizes para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento da atuação do gestor público perante os seus administrados. O objetivo principal do trabalho é realizar um diagnóstico sobre a atuação desses gestores, em que se buscou: descrever o processo de capacitação dos gestores da PROGESP; identificar as habilidades essenciais para a seleção desses servidores para o exercício de cargos de confiança; verificar a existência de indicador que avalie a atuação dos gestores; diagnosticar a autopercepção dos gestores e a percepção dos colaboradores sobre a sua atuação do gestor. Para tanto, foram realizadas: a) pesquisa documental, para identificar a distribuição das funções de confiança da PROGESP; e, b) pesquisa de campo com aplicação de questionário entre os gestores e os seus administrados, que levantou questões relacionadas ao perfil dos participantes; a capacitação e treinamento contínuo; a autonomia para tomar decisões; ao planejamento das atividades; a motivação dos servidores; as habilidades essenciais à seleção de servidores para cargos de gestão; a avaliação da atuação dos gestores e aos desafios dos gestores públicos na Administração Pública contemporânea. Para fundamentar este estudo, foram detalhados no referencial teórico: os princípios constitucionais da Administração Pública; as normas legais que estruturaram o atual sistema de governo; os poderes administrativos: vinculado e discricionário e os controles da Administração Pública: interno e externo. Foi realizado um estudo de caso na PROGESP e os resultados obtidos demonstram fragilidades, que foram detalhadas na conclusão do presente trabalho, e que se referem a: atenção do Administrador Público aos princípios constitucionais que norteiam suas ações administrativas; a capacitação e atualização para o exercício das funções gerenciais; a autonomia para tomada de decisões; a motivação para desenvolver as tarefas cotidianas e a avaliação e acompanhamento da atuação dos gestores. Espera-se contribuir para melhoria da atuação dos gestores e dos integrantes da equipe de trabalho, com intuito de se atingir a eficiência e a qualidade esperadas na prestação dos serviços públicos oferecidos pela PROGESP/UFRN.Dissertação A imagem institucional da UFRN no facebook: uma proposta de intervenção e monitoramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-19) Cruz, Francisca das Chagas; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; ; http://lattes.cnpq.br/1793724060530696; Accioly, Sheila Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/3473424842383481; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Este trabalho tem por objetivo analisar a construção da imagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na rede social Facebook. Sabemos que os avanços tecnológicos dos últimos anos promoveram mudanças também no âmbito social, cultural e econômico. De natureza qualitativa descritiva, recortamos como objeto de estudo o Facebook, considerado o site de rede social mais popular no Brasil e de grande repercussão no mundo. Realizamos uma revisão bibliográfica e uma análise de conteúdo em três grupos: a fanpage oficial da UFRN e os grupos UFRN e UFRNDepressão. Recortamos os meses de setembro, outubro e novembro de 2014, em razão da sucessão eleitoral da gestão. Partimos do pressuposto que as discussões e postagens estariam mais evidenciadas naquele momento político. Utilizamos também os recursos metodológicos da aplicação de questionários, com gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do Nordeste, e entrevistas informais (semi-estruturadas), onde line, com gestores de empresas de comunicação de Natal-RN, especializadas no monitoramento de redes sociais. A fundamentação teóricometodológica se alicerça nos autores da cibercultura, Lemos e Lèvy (2010), Castell (1999) e Santaella (2003), além de Corrêa (2009), Bueno (2009) e Kunsch (2007), que consideram as comunidades virtuais um público estratégico e relevante para a comunicação organizacional. A pesquisa nos permitiu concluir que os discursos nos sites de rede social estudados têm contribuído para uma imagem positiva da UFRN e possibilitou-nos, também, propor um acompanhamento sistemático da construção da imagem institucional.Dissertação Extensão universitária e economia solidária: efeitos e potenciais de ações de incubadoras da UFRN na comunidade povoado Cruz Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-25) Matos, Leís Ferreira de; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/3440674253121833; ; http://lattes.cnpq.br/0555922468727280; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O objetivo deste trabalho foi conhecer efeitos e potenciais de ações de extensão desenvolvidas por incubadoras de empreendimentos econômicos solidários da UFRN, com o intuito de sugerir medidas que possam eventualmente contribuir para modificação, ampliação ou aperfeiçoamento dessas ações. Para isso, utilizou-se como espaço de investigação uma Associação de Trabalhadores de Agricultura Familiar localizada na Comunidade Povoado Cruz, município de Currais Novos/RN. O referencial teórico abordou aspectos conceituais, formais e processuais da extensão universitária e economia solidária, além de uma discussão sobre o papel das incubadoras de empreendimentos econômicos solidários. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos foi do tipo descritiva, de natureza aplicada e fazendo uso de 03 (três) técnicas de coleta de dados, quais sejam, pesquisa bibliográfica, observação aberta não participante e entrevistas semiestruturas aplicadas aos produtores associados, a coordenação da Associação e aos alunos bolsistas nela atuantes. Para interpretação de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram atingir o objetivo geral da pesquisa, em que foram identificados alguns efeitos do trabalho das incubadoras na Associação, como a assessoria administrativa e educacional, articulação entre produtores associados e coordenação, intermediação de parcerias com outras instituições, descentralização das atividades, maior participação dos associados, elevação da autoestima, entre outros; e potenciais como a proposta de elaboração de um planejamento estratégico na Associação, melhorias na comunicação interna e externa, fortalecimento da autogestão, ampliação do volume de vendas, intermediação para conversão da Associação em Cooperativa, entre outros. Essas medidas serão propostas à coordenação das incubadoras como forma de potencializar seus resultados, além de contribuir para conformidade e atendimento de prerrogativas estabelecidas nos planos de desenvolvimento, gestão e avaliação institucional da UFRN.Dissertação Programa de qualidade de vida no trabalho da UFRN: uma avaliação centrada na percepção dos trabalhadores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-22) Albuquerque, Andressa Medeiros Pereira de; Torres, Camila Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8829081234971215; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829As mudanças ocorridas no mundo do trabalho que perpassam pela reestruturação produtiva acarretam aumento do ritmo de produção e da competitividade, adoção, pelos trabalhadores, de um estilo de vida mais sedentário, que conjuntamente com outros motivos, traduzem-se no crescimento do número de trabalhadores acometidos por doenças, em todo o mundo. Dentre as doenças mais frequentes estão os transtornos mentais e de comportamento, doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo, além de lombalgias, que podem ter como consequências os afastamentos do trabalho e até aposentadorias precoces. Essa constatação vem se tornando uma das principais razões do crescente interesse, por parte das organizações, em relação à saúde dos trabalhadores. Uma das implicações desse interesse é a expressiva ampliação no investimento em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, visto que as enfermidades estão, geralmente, relacionadas ao ambiente laboral. Foi em consonância com essas informações que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte implantou o seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, intitulado Viver em Harmonia, foco central desse estudo que pretende analisar e avaliar este programa a partir da percepção dos trabalhadores da organização usuários do programa. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa que se pauta teórica e metodologicamente na abordagem da ergonomia da atividade aplicada à qualidade de vida no trabalho. Com o propósito de fomentar as informações acerca do tema, foi realizada análise documental sobre a instituição em pauta, o programa desenvolvido nesta, além de terem sido efetuadas 32 entrevistas semiestruturadas, distribuídas entre coordenadores e participantes das atividades desenvolvidas no programa. Os dados encontrados foram tratados por análise de conteúdo categorial à luz da literatura da ergonomia e da ergonomia da atividade aplicada à qualidade de vida no trabalho. No geral, o programa mostrou-se satisfatório, mas com algumas ressalvas principalmente quanto à sua baixa adesão e divulgação, e ausência de atividades referentes às situações de trabalho. Almejando solucionar essas problemáticas e contribuir para o melhor desenvolvimento do programa, foram colhidas sugestões dos principais atores das ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, ou seja, os trabalhadores da instituição. Caso sejam implementadas, essas sugestões poderão contribuir para a melhoria do Programa Viver em Harmonia e, consequentemente, poderão colaborar para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, que é a finalidade máxima do programa. Conclui-se, com esse estudo, que existem vários desafios a serem superados e estratégias a serem repensadas pelos dirigentes e gestores responsáveis pelo planejamento e execução das ações de qualidade de vida no trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Dissertação Riscos à saúde dos trabalhadores em unidade de alimentação e nutrição de um Hospital Universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-22) Brito, Kátia Maria Fernandes de; Torres, Camila Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8829081234971215; ; http://lattes.cnpq.br/2785268801648427; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829As Unidades Produtoras de Refeição (UPRs) ou UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição) destinam-se a produção de alimentos para coletividade sadia e/ou enferma e precisam fazê-lo de forma a garantir a qualidade do que é produzido. Nestas unidades, o ambiente de trabalho, em geral, apresenta ruídos excessivos, calor e condições físicas desfavoráveis, como também as formas de organização do trabalho podem representar riscos à saúde do trabalhador e levar a erros durante a produção e/ou distribuição de alimentos. O objetivo deste trabalho foi analisar os processos de trabalho na Unidade Produtora de Refeições de um Hospital Universitário, identificar os fatores de risco para saúde do trabalhador utilizando para isto o conhecimento da Ergonomia, especificamente o método de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) após esta análise foi possível elaborar propostas que venham a trazer possíveis melhorias nas condições de trabalho, reduzindo os fatores de riscos à saúde e as possibilidades de falhas durante o processo de produção de refeições. Importante ressaltar que o método AET considera a atividade de trabalho desenvolvida em tempo real e destaca a importância de ouvir e envolver os próprios trabalhadores no processo de mudança. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo foram coletados dados demográficos dos participantes (idade, escolaridade, setor de lotação, tempo de serviço total e tempo de serviço no setor) e dados relacionados ao trabalho desenvolvido por eles (Análise de tarefas, Análise da atividade e Análise do ambiente de trabalho) na UPR. Os instrumentos utilizados foram observações globais e sistemáticas e entrevistas semiestruturadas, buscando identificar as principais queixas relativas às atividades por eles desenvolvidas. Os resultados desta análise indicaram que a unidade analisada apresenta diversos problemas de ambiência dos postos de trabalho como também na organização do trabalho. Inconformidades que resultam em um ambiente favorável ao adoecimento e riscos de acidentes.Dissertação A socialização organizacional no contexto da UFRN: proposta de curso de iniciação ao serviço público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-23) Pacheco, Thiare Tharine de Oliveira; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; ; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Barreto, Lais Karla da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2003796585005455O presente trabalho visa a contribuir para a melhoria do processo de socialização organizacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através da apresentação de uma proposta de curso virtual de iniciação ao serviço público e à UFRN, destinada aos servidores técnico-administrativos recém-admitidos. Trata-se de um estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, amparado em pesquisa bibliográfica e documental e destinado à aplicação na referida universidade. A proposta ora apresentada encontra respaldo na legislação federal pertinente à gestão de pessoas, que estabelece o desenvolvimento permanente do servidor público, conforme decretos 5.707 e 5.825, ambos de 2006. Respalda-se, ainda, no Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da UFRN, instituído em 2012, que determina ações direcionadas à socialização organizacional dos novos servidores. Para consecução do objetivo deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca dos temas de gestão de pessoas no serviço público, socialização organizacional e tecnologias da informação e comunicação. Foi, também, realizada pesquisa empírica através da aplicação de questionário semiestruturado com vistas a identificar o perfil dos servidores técnico-administrativos admitidos em 2014 e a percepção destes quanto ao processo de socialização organizacional da UFRN. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a amostra participante é representada por servidores, em sua grande maioria, com qualificação superior à exigida para o cargo e com experiência laboral anterior à UFRN. Constatou-se, ainda, através da percepção dos servidores participantes, a existência de lacunas instrucionais no que tange à orientação sobre o serviço público, sobre o papel do servidor e sobre a função para qual foram designados. A partir desses resultados e tendo como diretriz o decreto federal 5.825/2006, foi elaborada a proposta do referido curso, cujo conteúdo apresenta noções gerais sobre o serviço público, sobre o papel do servidor do público, sobre a UFRN e sobre a função a ser desempenhada. Por fim, considerou-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados e que a proposta apresenta viabilidade do ponto de vista econômico e operacional.Dissertação A eficácia do processo administrativo disciplinar no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-24) Melo, Regina Gonçalves de; Sávia, Sérgio Luis Rizzo Dela; ; http://lattes.cnpq.br/3569074915058707; ; http://lattes.cnpq.br/8683537820229784; Rêgo, Denise Pereira do; ; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371O principal objetivo desta dissertação é construir e apresentar um manual prático para condução do processo administrativo disciplinar (PAD) no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O PAD constitui o instrumento legalmente previsto para o exercício controlado do poder, podendo, ao final, redundar em sanção administrativa. A Lei nº 8.112, de 11/12/90, constituindo-se no Estatuto do servidor público civil federal aborda todo o tipo de direitos e deveres da relação jurídico-estatutária. Demais conceitos que porventura interessem ao PAD (institutos constitucionais e penais e o regime disciplinar da própria Lei nº 8.112, de 11/12/90 - deveres, proibições e penalidades administrativas dos servidores públicos federais) estão inseridos ao longo da exposição do rito. Os princípios norteadores de toda a atividade da Administração Pública encontram-se, explicita ou implicitamente, na Carta Magna de 1988. Muitas leis citam ou enumeram princípios administrativos, todos, evidentemente, encontram-se expressos ou são decorrência lógica das disposições constitucionais referentes à atuação da Administração em geral. Dentre os princípios norteadores da atividade administrativa, destacam-se aqueles expressos no caput do art. 37 da CF. Após a promulgação da Emenda Constitucional 19/1998, cinco passaram a serem esses princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O PAD comporta duas subespécies: sindicância disciplinar e processo disciplinar. No âmbito do regime disciplinar federal, se tem mais uma subespécie que é o processo disciplinar sumário. Uma vez instaurado o processo disciplinar, o que ocorre por força da portaria instauradora da autoridade hierárquica, devidamente notificada ao servidor imputado, formalizada estará à relação jurídico-processual disciplinar. O processo disciplinar desdobra-se numa série de atos que se iniciam com a portaria instauradora e se encerram com o julgamento da autoridade administrativa competente. Com efeito, vislumbra-se no processo disciplinar cinco fases: instauração; instrução; defesa; relatório e julgamento. O estudo foi desenvolvido no âmbito da UFRN. A universidade conta com 57.556 discentes, 2.304 docentes do ensino superior, 200 docentes do ensino técnico e tecnológico e 3.244 técnicos administrativos. A fonte de documentos foi o arquivo publico da UFRN. Os documentos utilizados foram todos os processos do PAD (docentes/ técnicos administrativos) instaurados nesta Universidade. Utilizou-se como critérios de inclusão processos instaurados e concluídos em 2013 relacionados aos docentes e técnicos administrativos, totalizando 43 processos. Neste sentido, não foram incluídos os processos que não foram concluídos no ano em estudo totalizando 14 processos. Para analise dos processos, após critérios estabelecidos, considerou-se 29 PADs em que estavam envolvidos 35 servidores. Os processos administrativos foram separados por ano de instauração e conclusão e em seguida analisados de acordo com o despacho final do gestor. Posteriormente, foram separados por categoria profissional. Além da consulta aos documentos oficiais, foram realizadas quatro entrevistas com servidores membros de comissões processantes e gestores. Os dados estão sendo organizados, categorizados, codificados e digitados em planilha eletrônica Excel. Para discussão dos resultados será utilizada a estatística descritiva, sendo a analise fundamentada nas leis e normas que regulamentam a instauração e condução dos processos disciplinares no âmbito das instituições públicas. Espera-se que este estudo traga embasamento jurídico e legal para as novas comissões de julgamento.Dissertação Jornalismo público em questão: uma análise do TVU Notícias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-30) Gurgel, Maria Gorete; Savia, Sérgio Luis Rizzo Dela; ; http://lattes.cnpq.br/3569074915058707; ; Rego, Denise Pereira do; ; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371Esta dissertação analisa um programa jornalístico da TV Universitária do RN e sua possível contribuição para a formação cidadã. O objetivo principal é analisar se o telejornal TVU Notícias contribui para a formação cidadã dos seus telespectadores, a partir das escolhas dos assuntos e da angulação das matérias exibidas no programa. Busca-se compreender os princípios, os conceitos e as práticas do jornalismo público, movimento formado por um grupo de jornalistas norte-americanos que pretendiam recuperar a ética e os princípios democráticos no processo de formulação de notícias. Pretende-se apresentar e analisar o jornalismo público como uma forma possível de desenvolver a cidadania e verificar se os conceitos que conduzem este tipo de jornalismo podem ser encontrados no jornalismo da televisão pública brasileira. Para consecução do objetivo deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca do jornalismo público, da evolução do jornalismo, dos efeitos da mídia e do conceito de TV pública. Foi, também, realizada pesquisa empírica através da observação do processo de produção do programa, relacionando-se as matéria/pautas, revendo-se os arquivos dos textos das matérias, e para complementar o estudo assistiu-se os áudios das matérias gravados em mídia DVD. A análise envolveu 12 programas e 12 matérias veiculados no período de 2009 a 2014. Os resultados da pesquisa permitiram constatar que a amostra das notícias apresentadas no programa sugere que os assuntos agendados são, em sua maioria, de interesse público e valor social, mas carecem de mais contextualização, profundidade e pluralidade de fontes. A partir desses resultados e tendo como diretriz o papel e a função da TV pública, concluiu-se que para o TVU Notícias possa contribuir efetivamente para a formação de seus telespectadores precisa superar a superficialidade das matérias apresentadas, aproximando-se mais do jornalismo que se espera de uma TV pública.Dissertação Gestão de biossegurança e de segurança do trabalho em áreas de risco: um estudo de caso no Campus Central da UFRN(2015-07-31) Calheiros, Maria Evanisia Amorim; Rego, Denise Pereira do; ; ; Costa, Maria Teresa Pires; ; Aouar, Walid Abbas El;O estudo objetivou analisar como se dá a gestão em biossegurança no campus central da UFRN. Neste sentido, foram investigados os principais fatores de riscos a que estão expostos os servidores técnicos de nível médio e superior que atuam em áreas insalubres e periculosas, elencadas as principais ações de promoção da segurança do trabalho nessas áreas e, ainda, apresentadas a percepção dos servidores em relação aos programas de saúde e segurança do trabalho da instituição e a gestão da biossegurança. Buscou-se, a partir de um olhar mais apurado sobre as atividades laborais, fazer um paralelo entre a gestão de segurança do trabalho em áreas periculosas e insalubres e em áreas específicas da biossegurança. Participaram da pesquisa gestores envolvidos nos programas de biossegurança da UFRN e servidores ativos desta universidade que trabalham nas áreas de risco do campus central da UFRN desenvolvendo atividades insalubres e periculosas. Inicialmente, foi realizada uma análise documental e entrevistas na Diretoria de Atenção a Saúde da UFRN, nas suas coordenadorias ligadas a saúde do trabalhador e segurança no trabalho. Em seguida, foram aplicados questionários envolvendo riscos ocupacionais e psicossociais em três grupos de amostra aleatória e estratificados, divididas em dois subgrupos, com um total de 73 servidores envolvidos com atividades insalubres e um grupo de 74 servidores que desenvolvem atividades periculosas. Buscou-se analisar a percepção dos servidores sobre a biossegurança, a identificação dos riscos presentes nos seus ambientes de trabalho e as ações da gestão relacionadas à biossegurança e a segurança do trabalho. Tomando como referência um dos Centros considerados de maior risco (Biociência), os resultados apontam que 84% dos servidores desconhecem o sistema de gestão em biossegurança e que, em 76% dos casos, as questões de biossegurança não são abordadas. Observou-se, ainda, que 56% dos servidores desconhecem se há Comissão de Biossegurança e se há uma política de treinamento em educação continuada ou um plano de ação em relação à mesma. Conclui-se que os fatores de riscos encontrados nos ambientes de trabalho apontam para a necessidade de integrar os diversos setores envolvidos no sistema de gestão e um maior investimento por parte de diretores, coordenadores e gestores no sentido de buscar a sistematização da gestão em biossegurança. Os resultados deste estudo poderão contribuir para subsidiar ações nos programas de saúde e segurança do trabalho, de forma a colaborar para a promoção das condições de trabalho, saúde e bem estar do servidor.Dissertação Condições de trabalho e saúde psíquica de servidores técnico-administrativos da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Campelo, Gelsa Pedro; Rego, Denise Pereira do; ; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; ; http://lattes.cnpq.br/5388398912378790; Costa, Maria Teresa Pires; ; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829Condições de trabalho desfavoráveis constituem um dos fatores que podem contribuir para o desencadeamento de transtornos psíquicos e comportamentais nos trabalhadores. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou caracterizar as condições de trabalho dos servidores técnico-administrativos, especificamente dos auxiliares e assistentes em administração do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil, bem como, identificar a incidência de sofrimento psíquico nesse grupo de servidores. Enquanto estratégia, optou-se por um estudo de caso do tipo multimétodo, de natureza descritiva com etapas quantitativa e qualitativa sequenciais. Para isso, foi realizada inicialmente pesquisa documental através do levantamento de dados epidemiológicos relativos àqueles servidores lotados no campus central, visando identificar as principais enfermidades apresentadas durante o período de janeiro de 2011 a junho de 2014. Em seguida, procedeu-se a etapa de diagnóstico dos aspectos relacionados ao trabalho, através da aplicação online e in loco do Questionário de Condições de Trabalho (já validado por Borges et al., 2013a) em 11 setores selecionados de acordo com os seguintes critérios: maior número de servidores por unidade organizacional e maiores e menores percentuais de afastamentos para tratamento de saúde por CID-F (conforme registros da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor – DAS). No tratamento dos dados foram utilizados os softwares editor de planilhas Microsoft Office Excel; estatístico SPSS® Statistical Package for the Social Sciences e realizou-se análise de conteúdo de tipo classificatório das questões abertas. Participaram do estudo de caso 174 servidores e os resultados obtidos mostram predominância de afastamentos por transtornos mentais ou comportamentais (CID F), doenças do sistema osteomuscular (CID M) e do aparelho respiratório (CID J). Entre os fatores que apresentaram significância estão à jornada de trabalho (contratuais e jurídicas); exigência de esforço físico (M=2,59) e espaço de trabalho (M=2,58) – condições físicas e materiais; estímulo à colaboração (M=3,5) - processos e características do trabalho; e participação (M=1,78) - ambiente sociogerencial. Logo se infere a existência de relação entre esses fatores e alguns dos motivos de afastamento relatados pelos participantes. Sugere-se ainda a ampliação da presente investigação com estudos envolvendo outras categorias profissionais (incluindo bolsistas e terceirizados) e setores específicos.Dissertação Seleção de docentes em instituições federais de ensino superior: um estudo sobre o papel das comissoes de ética(2015-08-21) Gomes, Bruma Soriano Ilarraz; Goes, Ricardo Tinoco de; ; http://lattes.cnpq.br/7090788895861365; ; http://lattes.cnpq.br/7172808901285961; Rosário, José Orlando Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371Este trabalho teve como objetivo propor mecanismos a serem adotados na Comissão de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o objetivo de minimizar condutas antiéticas nos concursos públicos para docentes estabelecendo um entendimento pragmático da dinâmica desta comissão no papel de guardiã e promotora da reputação ética nesta universidade. O foco nas seleções de docentes decorreu do fato de demonstrarem-se suscetíveis a desvios éticos e sofrerem interferência direta da moral individual dos responsáveis pelas etapas de elaboração e execução do processo seletivo. Este estudo encontra-se pautado na legislação pertinente em vigor, relativa ao que se estabelece tanto no Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal, quanto no que se refere às seleções públicas e no exame das ocorrências de infrações éticas nos concursos para docentes na UFRN, registradas na Comissão de Ética desta universidade desde sua implantação em 2008 até o ano de 2014 como instrumentos para aferir quais ações a Comissão de Ética deve empregar para aprimorar a gestão sobre o impacto de posicionamentos morais e éticos e sua importância quanto à outorga da imagem ética da instituição perante a sociedade. Após esta etapa, realizou-se entrevista com servidores da Coordenadoria de Concursos da UFRN, com o objetivo de compreender a dinâmica atual e quais os mecanismos empregados pelo setor para orientar os servidores envolvidos na organização dos certames, estabelecendo uma referência de dispositivos administrativos atualmente empregados para regrar as etapas dos concursos e assegurar sua transparência. Por fim, este trabalho contribui para o planejamento de ações cujo impacto ao serem adotadas reflita-se diretamente na construção de um ambiente mais ético na UFRN.Dissertação Avaliação dos impactos do uso do sistema de gestão hospitalar no Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-28) Bertin, Mônica de Cássia Fernandes; Bendassolli, Pedro Fernando; ; http://lattes.cnpq.br/1107978417272282; ; http://lattes.cnpq.br/6074655516852437; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Barreto, Lais Karla da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2003796585005455O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis causas de diferenças de resultados alcançados na implantação de um Sistema de Gestão Informatizado (SGI) em um Hospital Universitário Federal localizado no nordeste do Brasil e compreender os motivos que influenciaram os resultados em diferentes grupos quando fora utilizada a mesma metodologia de implantação de sistemas. Considerando a implicação dos gestores, profissionais de saúde, outros profissionais envolvidos e a estrutura organizacional vigente no período em que se deu a implantação, buscou-se conhecer como essas pessoas perceberam a evolução da implantação no seu grupo ou setor e também na organização. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, mais especificamente a entrevista episódica, por ser mais focada na narrativa sobre a experiência vivida pelos participantes ao longo do processo de implantação do SGI no hospital. Foram entrevistados três grupos de profissionais e um grupo de gestores, todos com formação de nível superior em suas profissões e que participaram do processo de implantação desde o início. Seguiu-se a metodologia de Bardim (2009) em todas as fases de tratamento e interpretação dos dados. A partir da analise empreendida, despontaram três categorias: O pensamento e o conhecimento; As práticas e mudanças; Resultados obtidos. Da categoria “pensamento e o conhecimento”, emergiram três subcategorias: O administrativo, O institucional e O conhecimento em TI. Da categoria “As práticas e mudanças”, emergiram três subcategorias: Realidade anterior ao SGI; O projeto de TI e a implantação do SGI e Impactos da implantação do SGI. Da categoria “Resultados obtidos” emergiram três subcategorias: Benefícios promovidos pelo SGI, Insatisfações observadas e Nível de utilização e compreensão do SGI. Observou-se que a falta de integração dos setores foi um problema determinante na implantação do SGI, que o projeto de implantação do SGI não foi bem dimensionado e divulgado na instituição e, ainda, que diferentes modelos de lideranças e de objetivos dos setores influenciaram no andamento do processo de implantação do SGI. Muitas outras questões foram registradas nas conclusões, mas em resumo, pode-se mencionar que um SGI deve ser uma ferramenta de consolidação de práticas organizacionais já institucionalizadas e de integração entre setores e não de apoio a práticas isoladas e personalistas de algumas esferas da instituição.Dissertação Proposta de modelo de gestão de riscos para uma IFES visando a realização de auditoria baseada em riscos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Silva, Bruno José Pereira; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; http://lattes.cnpq.br/7468018416735583; Caricio, Marcelo Rique; ; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209As organizações estão susceptíveis à ocorrência de diversos eventos que podem influenciar no alcance de seus objetivos. Em virtude disso, os órgãos de controle da Administração Pública têm exigido das instituições a adoção de políticas de gerenciamento de riscos. Diante da grande quantidade de recomendações expedidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) nessa área, propõe-se um modelo de gestão de riscos para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo aplicado, exploratório e qualitativo. No que se refere aos procedimentos técnicos, a pesquisa se caracteriza como análise documental, bibliográfica, pesquisa-ação e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para subsidiar a elaboração do Guia de Gestão de Riscos em Instituições Federais de Ensino Superior (GERIFES). Já a análise documental foi empregada com o objetivo de conhecer a estrutura organizacional e os macroprocessos da universidade. O autor é lotado na unidade de Auditoria Interna da UFRN e compartilha do mesmo problema, caracterizando assim a pesquisa-ação. O estudo de caso auxiliou tanto na elaboração do guia, quanto na simulação de funcionalidade específica para o seu sistema de informação, demonstrada por meio do Manual de Utilização do Módulo “Gestão de Riscos” proposto para o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Este manual foi elaborado com o objetivo de facilitar a utilização dessa ferramenta, caso ela venha a ser incorporada ao sistema de informação da universidade. Como resultado da pesquisa, foi proposto um modelo de gestão de riscos à UFRN e disponibilizado à gestão da universidade a simulação de um módulo para o seu sistema de informação, capaz de gerenciar os riscos relativos aos mais variados eventos que podem influenciar no alcance dos objetivos institucionais.Dissertação Depreciação de bens públicos: estudo sobre a implementação da nova sistemática em uma Instituição Federal de Ensino Superior(2016-03-21) Nascimento Neto, Pedro Enéas do; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; ; Caricio, Marcelo Rique; ; Medeiros, Robson Antão de;Com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) foi criado um novo cenário relativo a obrigatoriedade do registro da depreciação no setor público. O presente estudo teve por objetivo demonstrar e avaliar a maneira na qual os procedimentos relativos à nova sistemática de depreciação foram adotados numa autarquia federal. Caracteriza-se como qualitativo baseado em um estudo de caso, descritivo e de tipologia documental. Os dados foram coletados através do Sistema Integrado de Administração Financeira do Poder Executivo Federal, do Sistema Integrado Patrimônio, Administração e Contratos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Tribunal de Contas da União. Os resultados obtidos evidenciaram que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte cumpriu plenamente os procedimentos atinentes à nova sistemática de depreciação no setor público, estando livre, assim de sanções legais.Dissertação Vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis no contexto universitário(2016-05-30) Gil, Maria Angélica Aires; Torres, Tatiana de Lucena; ; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; ; Rego, Amalia Cinthia Meneses do;A incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ainda é muito alta no Brasil, especialmente à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o que tem mobilizado governo e comunidade científica para o controle dessas infecções, pois se trata de um grave problema de saúde pública. Estudos demonstram que no Brasil a clamídia é a IST mais incidente e que a AIDS e a sífilis são de notificação compulsória desde 1986. O objetivo é analisar o conhecimento, atitudes e comportamentos da comunidade universitária relacionados às IST, para subsidiar a implantação de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com abordagem quantitativa, delineamento descritivo transversal, do tipo levantamento de dados com amostragem estratificada proporcional, totalizando 305 questionários autoaplicados, composto por 258 discentes, 8 docentes e 39 técnicos-administrativos. Os participantes apresentaram o seguinte perfil: maioria de mulheres, jovens e adultos, com ensino médio completo, solteiros e católicos. Os resultados demonstram que os participantes possuem um bom conhecimento sobre IST/HIV/AIDS, independentemente da escolaridade, havendo associações estatísticas significativas entre tal conhecimento e escolaridade apenas para alguns itens, inferindo-se que o nível mínimo de escolaridade apresentado pelos participantes foi suficiente para a difusão da informação e do conhecimento. No que diz respeito aos comportamentos relacionados à saúde sexual, 84,3% dos participantes eram ativos sexualmente, e destes, 15,3% já mantiveram relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. A primeira relação sexual ocorreu em média aos 16 anos para homens e aos 19 anos para mulheres. Verificou-se ainda que, independentemente da situação conjugal, a maioria (82,6%) não utilizava preservativo com os parceiros fixos. Quando o parceiro era ocasional, o uso do preservativo foi mais relatado (36,4%). No entanto, 33,8% das pessoas relatam não usar preservativo e ainda 14,1% não souberam ou não quiseram informar. Houve associação significativa entre usar preservativo com parceiros ocasionais e a situação conjugal, pois 18,9% dos participantes casados e 12,6% com união estável, afirmaram ter usado preservativo, mas, 17,5% e 12,6% destes, não utilizaram. Praticamente metade dos participantes nunca realizou o teste de detecção do HIV. A partir de 25 anos, as pessoas passam a fazer o teste. No entanto, depois dos 50 anos, há uma inversão, e tal como os jovens entre 16 e 25 anos, novamente há uma divisão entre os que fazem e os que nunca fizeram o teste. A respeito da atitude frente à infecção do HIV e da AIDS, 80% dos participantes revelaram que possuem medo de se relacionar com pessoas soropositivas, e essa variável não se associou estatisticamente com nenhuma característica demográfica (sexo, idade, escolaridade, religião) ou laboral (vínculo institucional), nos permitindo inferir que se trata de algo compartilhado pelos participantes. Os respondentes não vinculam a infecção pelo HIV a grupos de risco como dependentes químicos e profissionais do sexo ou promiscuidade, revelando que sabem que a infecção se relaciona com comportamentos de risco. Conclui-se que, embora a comunidade universitária participante tenha conhecimento sobre IST/HIV/AIDS, os comportamentos e atitudes não são consonantes com os mesmos, evidenciando vulnerabilidade.Dissertação Evasão nos cursos de graduação em Física, Matemática e Química da UFRN(2016-08-22) Chaves, Vanessa de Souza; Abreu, Cynara Carvalho de; Torres, Tatiana de Lucena; ; ; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; ; Barreto, Lais Karla da Silva;A evasão escolar é um fenômeno complexo que tem despertado o interesse de investigação de estudiosos quanto a sua ocorrência no ensino superior. O seu entendimento está relacionado a elementos acadêmicos, institucionais, sociais e econômicos. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso nos cursos presenciais de Física, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e se propôs a identificar, por meio da perspectiva do evadido, os fatores que têm levado os alunos a se evadirem desses cursos. Considerou-se o conceito que define evasão como sendo a saída do aluno do curso sem tê-lo concluído, com foco no grupo de estudantes desligados pelo tipo cancelamento por abandono de curso, cuja definição é estabelecida no Regulamento dos Cursos de Graduação, norma que disciplina o ensino de graduação na instituição alvo do estudo. Para conhecer o perfil dos evadidos e os fatores que os levaram ao cancelamento, foram aplicados questionários online aos estudantes que ingressaram de 2013 a 2015 e tiveram seu curso cancelado por abandono. De um modo geral observou-se respostas positivas em relação aos cursos pesquisados, de modo que 63,55% do total fez a escolha motivados por afinidade com a área ou vocação, 68,23% tiveram sua expectativa parcial ou totalmente atendida; 49,53% avaliaram os docentes como bons e dos 69 que se consideraram aptos a opinar sobre o currículo de seus respectivos cursos, 57,97% o julgaram atualizado. Os dados obtidos revelaram que os fatores apontados como os que mais contribuíram para a desistência do curso foram “conciliar trabalho e estudo”, no que se refere aos de ordem pessoal ou socioeconômica; e “dificuldade em acompanhar algumas disciplinas”, no âmbito dos fatores de ordem acadêmica/institucional. Esses dois itens foram assinalados, respectivamente, por 53,27% e 40,19% dos participantes. A necessidade de realizar atividades laborais concomitantemente à graduação refletiu-se, entre outras questões, na falta de tempo para dedicar-se ao curso, apontada por 56,07% como dificuldade enfrentada ao ingressar no curso. Sem, obviamente, a pretensão de ter esgotado o assunto, muito pelo contrário, compreende-se que este estudo possa se somar a um conjunto de investigações que estão sendo realizadas, de abrangência micro e macro institucional, visando a discutir, compreender e intervir sobre o fenômeno evasão no contexto do ensino superior, bem como servindo de subsídio para a manutenção ou criação de ações que viabilizem a redução das taxas de evasão na UFRN.Dissertação Gestão de crises de imagem da UFRN: diagnóstico e estratégias(2016-08-23) Silva, Williane Elayne Ricardo da; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Silva, Maria Aparecida Ramos da; ; Souza, José Carlos Aronchi de; ; Accioly, Sheila Mendes;O trabalho tem o objetivo de propor estratégias para a gestão comunicacional de crises de imagem enfrentadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no intuito de evitar ou amenizar o impacto negativo na reputação da organização. O estudo empírico foi desenvolvido de forma exploratória, averiguando os tipos de crise mais comuns, os setores mais afetados e a forma como a imprensa repercute informações negativas a respeito da universidade, por meio da coleta de matérias jornalísticas. Além disso, procuramos conhecer o cenário nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sobre a temática, com base em um questionário enviado aos setores de comunicação. Dessa forma, com aporte bibliográfico e uma adaptação à realidade da UFRN, elaboramos um diagnóstico e um manual de gestão de crises de imagem, com medidas de prevenção, gestão e avaliação pós-crise.