PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais por Autor "Amorim, Matheus Gomes"
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Dissertação Implementação de um sistema para produção de projetos pedagógicos de cursos em uma instituição de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Matheus Gomes; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Lanzillo, Anderson Souza da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1737-9307; http://lattes.cnpq.br/3248558504481379; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159; Melo, Elda Silva do Nascimento; Porsani, Rodolfo NucciEste estudo, proposto para o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um sistema de informação para a elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), integrado ao Sistema Unificado de Administração Acadêmica (SUAP) do IFRN. A metodologia emprega instrumentos de pesquisa documental para entender os processos envolvidos e as necessidades dos usuários com abordagem qualitativa. O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da instituição, combinando métodos ágeis com o ciclo de vida tradicional de desenvolvimento de sistemas de informação, adaptadas à realidade da instituição. Como produto educacional resultante, foi entregue um sistema integrado ao SUAP destinado a auxiliar docentes e gestores na elaboração e aprovação de PPCs. A estratégia de pesquisa está focada no processo de elaboração de PPCs com a implantação e utilização do referido sistema eletrônico, durante a revisão das ofertas dos cursos técnicos integrados em dezembro de 2023. O estudo foi concluído com a expectativa de que a solução desenvolvida em pouco tempo apoiasse a gestão, especialmente no que diz respeito às informações que compõem o PPC, aumentando a eficiência na elaboração e reduzindo o tempo de aprovação do documento final nos conselhos superiores, além de automatizar o tempo de cadastro de cursos no sistema acadêmico. Na segunda etapa do estudo, foi realizada uma avaliação da implantação do sistema junto aos gestores envolvidos na Reitoria do IFRN, permitindo uma análise aprofundada da eficácia e da usabilidade do PPC Eletrônico.