CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/190
Navegar
Navegando CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos por Autor "Costa, Maria Helena Braga e Vaz da"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Brazilian cinema and the myth of “Rio de Janeiro: the marvelous city”(Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daThis paper will discuss the representation of the “myth” of the marvelous city attributed to the Brazilian city of Rio de Janeiro by looking at the contemporary Brazilian film production and its creation of new paradigms for representing and understanding Brazilian cultural identity. It will also comment on the concept of production of space through the analysis of the cinematic representation of Rio de Janeiro in the film The Man of the Year (O Homem do Ano, José Guilherme Fonseca, 2002). This film generally touches on many relevant matters related to the understanding of contemporary Brazilian urban life and cultural identity commenting on the concepts and discussion such as: the city of imagination; the city as a product of a certain cultural uneasiness in relation to current concerns about identity and its confusing relationship to time and space; the city as embodying the notion of an entire country imagery; and finally, the city combining two opposing poles: the city as a civilized and modern space and the city as a traditional and primitive space.Artigo A cena espetacular: cinema e arquitetura urbana na contemporaneidade(Universidade Federal de Uberlândia, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daDe uma maneira geral, o cinema contemporâneo tem fornecido uma verdadeira “visão artificial” da arquitetura urbana produzindo no espectador formas de percepção e sentimento do mundo que têm relação direta com um complexo sistema de representação. Este, subordinado continuamente ao processo de organização de poder e à sistematização de imagens impostas pela mídia, suas tecnologias, e seu modo de produção e circulação de clichês que reproduzem “verdades preestabelecidas”. Em acordo, este artigo discute os conceitos de pósmodernismo e espetacularidade no contexto da construção imagética do espaço arquitetônico da cidade contemporânea no cinema, através da análise da tendência estética e narrativa do cinema americano contemporâneo em construir “cenas espetaculares”. Esse artigo busca entender como essa tendência repercute na construção de uma nova estética fílmica de representação do espaço urbano.Artigo A cidade como cinema existencial(Universidade Federal da Bahia, 2006) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho explora formas de representação da experiência urbana em filmes sob diferentes perspectivas teóricas. Na primeira parte, será apresentada uma discussão sobre a recente produção acadêmica resultante do interesse na discussão sobre a relação cidade e cinema para que se estabeleçam parâmetros para a discussão sobre os conceitos de cidade, iconografia e imagem urbana. São esses conceitos que, na segunda parte desse trabalho, darão suporte à análise da representação do espaço urbano construída pelo filme brasileiro Redentor (Cláudio Torres, 2004). A análise fílmica apresentada aqui assinala para o fato de que há, na cultura contemporânea, uma nova maneira, muito particular, de formar, e de constituir os sujeitos sociais e sua prática urbana cotidiana, pelo menos no que se refere ao contexto da representação do espaço urbano no cinema brasileiro reconhecido como o “da retomada”.Artigo Cidades visíveis e invisíveis: não por acaso um edifício master(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Neto, Antonio Vicente; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho investiga a produção do espaço e sua relação com o cinema enquanto representação e símbolo da sociedade urbana analisando como alguns filmes brasileiros têm construído imagens da metrópole moderna e/ou “pós-moderna” por meio de uma nova estética do espaço. Para tanto, analisamos os filmes Não Por Acaso (Philippe Barcinski, 2007) e Edifício Master (Eduardo Coutinho, 2002). O primeiro, um filme de ficção ambientado em São Paulo; o segundo, um documentário que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro, mais precisamente o bairro de Copacabana. Assim o cinema é abordado em uma perspectiva que se presta como fonte valiosa de análise da produção do espaço na modernidade a partir da representação fílmica das duas maiores metrópoles brasileirasArtigo Color in films: a critical overview(Universidade do Sul de Santa Catarina, 2011) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daNão constaArtigo Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade(Universidade Federal da Grande Dourados, 2010) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho tem como objetivo tecer alguns comentários sobre filme enquanto meio de representação cultural e algumas teorias que elaboram sobre os conceitos de intertextualidade, construção das percepções do espaço e identidade cultural. Pretende-se aqui demonstrar através da discussão sobre o filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos elencados acima vêm sendo elaborados através da representação cinematográfica contribuindo para a construção de uma visão subjetiva e coletiva sobre a prática da percepção do espaço e a construção da identidade na pós-modernidadeArtigo Coringa, subsolo e rizoma: uma aproximação filosófica a Batman, o cavaleiro das trevas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Barbosa Junior, Antonio Lazaro Vieira; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daUm dos mais estrondosos sucessos de bilheteria cinematográfica de todos os tempos, Batman – O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, também fornece elementos para se pensar os limites da racionalidade humana. Proponho aqui uma análise fílmica com base na crítica à matematização do homem em Fiódor Dostoiévski, bem como o conceito de rizoma desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari, associando ainda alguns debates éticos e demonstrando que Batman lida com o Coringa da mesma forma que nós lidamos com nossa época.Artigo Dogville: um estudo do espaço fílmico/cênico pós-moderno(Universidade Federal da Bahia, 2009) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daConsiderando as novas tendências estéticas que vêm tomando força e provocando mudanças formais nas representações artísticas dos últimos anos resultantes, sobretudo, de um momento dito pós-moderno, este trabalho pretende discutir sobre as questões relativas à construção e representação do espaço no filme Dogville (Lars Von Trier, 2003). Levanta-se aqui a hipótese de que em Dogville a versatilidade do seu espaço fílmico/cênico – não obedecendo apenas aos princípios, códigos e convenções fílmicos, mas repensando-os em articulações com aqueles do teatro – o torna “híbrido” e constrói uma proposta de “teatralização fílmica”, baseada em uma nova estética que reconfigura a noção de verossimilhança tão cara à reprodução fotográfica.Artigo Espaço, tempo e a cidade cinemática(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo discute o conceito de "compreensão do tempo-espaço" (time-space compression), desenvolvido por David Harvey, estabelecendo assim o referencial teórico para discussão sobre cidade e cinema. Discutindo a maneira pela qual os filmes utilizam a imagem do espaço urbano como estruturas narracionais levará ao entendimento de como e por que a cidade cinemática - e também a cidade concreta - deve ser entendida dentro de um contexto mais amplo formado por um conjunto de representações. O entendimento dos conceitos de espaço e tempo - real e imaginário - é crucial. O principal objetivo desse artigo é, portanto, promover o entendimento de como as imagens da cidade são tematizadas como estruturas de significação cinema. Tendo estabelecido as relações entre o espaço e o tempo e a condição fílmica, o conceito da cidade cinemática é então definido.Artigo Ficção e documentário: hibridismo no cinema brasileiro contemporâneo(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo propõe analisar de que forma se dá a relação entre as narrativas documental e ficcional em dois filmes da cinematografia brasileira contemporânea: Jogo de Cena (2007), e O Céu Sobre os Ombros (2010). A intenção aqui é investigar até que ponto é possível pensar e se referir, no caso desses filmes, a uma hibridização narrativa.Artigo Filme e Geografia: outras considerações sobre a realidade das imagens e dos lugares geográficos(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO presente artigo objetiva refletir sobre um tipo especifico de imagem, a cinematográfica, considerando-a como dispositivo ativo e formador cultural do entendimento sobre o espaço geográfico, sua percepção e experiência. A proposta é discutir o cinema enquanto um aparato produtor de imagens que com sua linguagem particular atua como partícipe na concretização das visões, imaginações, entendimentos e concepções sobre, no e do espaço geográfico.Artigo Mosaico cultural: refletindo sobre o conceito de identidade cultural no filme O Homem do Ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006) Garcia, Tatiana; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo propõe uma discussão acerca da evolução da identidade cultural ocorrida ao longo da história e que construiu, gradativamente, um “novo ser humano” e novos conceitos sobre suas práticas socioculturais. Tem como base os estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural buscando correlacioná- los com a representação fílmica da identidade cultural no filme brasileiro O Homem do Ano (José Henrique Fonseca, 2003).Artigo Mulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulher(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo reflete sobre a maneira como a imagem da mulher vem sendo construída pelo cinema ao longo dos anos, emprestando sentido às narrativas de experiência (realidade) e representação (fílmica) que constituem e transformam o entendimento coletivo a respeito da modernidade e do papel sociocultural e representacional da mulher nesse contexto. Discutindo sobre o papel da mulher como representação imagética no contexto cinematográfico, analisa-se sua representação no cinema brasileiro contemporâneo por meio de dois exemplos: A Dona da História, de Daniel Filho (2004) e Avassaladoras, de Mara Mourão (2002).Artigo Noções híbridas no cinema de Walter Salles(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Ferreira, Veruza de Morais; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO presente artigo tem por finalidade discutir analiticamente as relações híbridas na estética fílmica de Walter Salles buscando ainda refletir sobre as representações estéticas possibilitadas pelo uso da cor. Para tanto, tomar-se-á como base teórica as técnicas básicas da comunicação visual mencionadas por Donis A. Dondis em seu livro Sintaxe da linguagem visual (1997), como também serão considerados os elementos semióticos encontrados na narrativa do filme; neste caso o livro O que é semiótica (1983) de autoria de Lúcia Santaella servirá como principal referênciaArtigo Notas iniciais sobre o perfil do cinema itinerante no Nordeste(2013) Oliveira, Lady Dayana Silva de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daArtigo Paisagem e simbolismo: representando e/ou vivendo o “real”?(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEntendo que as representações fílmicas da cidade são potenciais “mapas de significados” (Aitken e Zonn, 1994) através dos quais o mundo contemporâneo pode ser explorado, Norman Denzin (1991) considera as representações do real, como essenciais para as experiências do real já que hoje experimentamos uma “cinematização” da vida contemporânea. Da mesma maneira que Denis Cosgrove (1984) admite que “a paisagem é uma maneira de ver”, ou ainda, “é uma maneira de fazer o mundo visível”, podemos compreender que um sistema de representação como o cinema é simultaneamente uma maneira de ver e de representar o mundo. Buscando exemplos no desenvolvimento simbólico da paisagem urbana de Nova York, na representação fílmica dessa paisagem e em fatos concretos, como o ataque terrorista ao World Trade Center, este estudo procura oferecer uma compreensão do imaginário da cidade. Este trabalho é resultado de um esforço no sentido de colocar em perspectiva imagens real e virtuais do ataque ao world trade Center em Nova York, chamando a atenção para o contexto no qual essas imagens estão inseridas e oferecendo uma interpretação delas dentro do pensamento teórico da geografia cultural.Artigo Percursos poéticos e poéticas geográficas em viajo porque preciso, volto porque te amo(Universidade Federal do Espírito Santo, 2014) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse artigo resulta de uma reflexão sobre a construção poética do espaço geográfico a partir da análise da representação fílmica do percurso do protagonista do filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2009) pela região Nordeste do Brasil. Central para a reflexão é a noção de “poética” que, no caso, toma forma e exerce um papel fundamental no contexto da construção imagética e narrativa do espaço geográfico fílmico, construindo culturalmente o imaginário coletivo relacionado a ambos os espaços, o real e o representacional.Artigo Recepção e travessia do espectador do cine Sesi cultural - RN(Universidade Tuiuti do Paraná, 2013) Oliveira, Lady Dayana Silva de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO foco das investigações sobre o receptor das mídias, necessário na Pesquisa em Comunicação, ainda está bem aquém do satisfatório para a consolidação dos Estudos de Recepção. Tendo como base a premissa de que a recepção não é uma simples etapa do processo da comunicação, este artigo dá ênfase ao estudo do processo de recepção do Projeto Cine Sesi Cultural analisando o espectador do cinema itinerante. Parte-se aqui de uma análise dos fatores que permeiam o universo desses receptores com a intenção de demonstrar que o estudo de recepção revela dados e perfis não apenas sobre o sujeito objeto da pesquisa como também do contexto geral em que esse público está inserido.Artigo Reflexões sobre o teatro contemporâneo e o (entre) cruzamento de referências em Rainha Mentira de Gerald Thomas(Universidade Federal da Bahia, 2013) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Araújo, Rummenigge Medeiros deEste artigo aborda e contextualiza o teatro contemporâneo no contexto da discussão sobre o caráter da relação texto-cena e o fenômeno da condição pós-dramática e comenta sobre a prática teatral nos dias de hoje. Nesse sentido, situa os termos “contemporâneo” e “pós-moderno”, dialogando com autores que discutem sobre as configurações da cena e suas abordagens,no contexto da análise do espetáculo Rainha Mentira de Gerald ThomasArtigo A representação do feminino em o caminho das nuvens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Oliveira, Vanessa Kalindra Labre de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO presente artigo tem por finalidade discutir analiticamente as relações de gênero representadas no filme O Caminho das Nuvens (Vicente Amorim, 2003) investigando os modelos de representação cinematográfica da imagem sociocultural do feminino e do masculino, buscando, inclusive, refletir sobre as implicações na estrutura social que o conceito de gênero gera. Parte-se aqui do pressuposto de que as representações visuais do feminino são construídas e constituídas a partir do olhar masculino. Metodologicamente, utiliza-se a análise do discurso fílmico em diálogo com a teoria psicanalista.