CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos
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Artigo Espaço, tempo e a cidade cinemática(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo discute o conceito de "compreensão do tempo-espaço" (time-space compression), desenvolvido por David Harvey, estabelecendo assim o referencial teórico para discussão sobre cidade e cinema. Discutindo a maneira pela qual os filmes utilizam a imagem do espaço urbano como estruturas narracionais levará ao entendimento de como e por que a cidade cinemática - e também a cidade concreta - deve ser entendida dentro de um contexto mais amplo formado por um conjunto de representações. O entendimento dos conceitos de espaço e tempo - real e imaginário - é crucial. O principal objetivo desse artigo é, portanto, promover o entendimento de como as imagens da cidade são tematizadas como estruturas de significação cinema. Tendo estabelecido as relações entre o espaço e o tempo e a condição fílmica, o conceito da cidade cinemática é então definido.Artigo A cena espetacular: cinema e arquitetura urbana na contemporaneidade(Universidade Federal de Uberlândia, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daDe uma maneira geral, o cinema contemporâneo tem fornecido uma verdadeira “visão artificial” da arquitetura urbana produzindo no espectador formas de percepção e sentimento do mundo que têm relação direta com um complexo sistema de representação. Este, subordinado continuamente ao processo de organização de poder e à sistematização de imagens impostas pela mídia, suas tecnologias, e seu modo de produção e circulação de clichês que reproduzem “verdades preestabelecidas”. Em acordo, este artigo discute os conceitos de pósmodernismo e espetacularidade no contexto da construção imagética do espaço arquitetônico da cidade contemporânea no cinema, através da análise da tendência estética e narrativa do cinema americano contemporâneo em construir “cenas espetaculares”. Esse artigo busca entender como essa tendência repercute na construção de uma nova estética fílmica de representação do espaço urbano.Artigo A experiência do corpo na dança butô: indicadores para pensar a educação(Universidade de São Paulo, faculdade de educação, 2004) Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira MarquesArtigo Treinamento da ginástica rítmica: reflexões estéticas(Colégio Brasileiro de Ciencias do Esporte, 2004) Porpino, Karenine de OliveiraArtigo A cidade como cinema existencial(Universidade Federal da Bahia, 2006) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho explora formas de representação da experiência urbana em filmes sob diferentes perspectivas teóricas. Na primeira parte, será apresentada uma discussão sobre a recente produção acadêmica resultante do interesse na discussão sobre a relação cidade e cinema para que se estabeleçam parâmetros para a discussão sobre os conceitos de cidade, iconografia e imagem urbana. São esses conceitos que, na segunda parte desse trabalho, darão suporte à análise da representação do espaço urbano construída pelo filme brasileiro Redentor (Cláudio Torres, 2004). A análise fílmica apresentada aqui assinala para o fato de que há, na cultura contemporânea, uma nova maneira, muito particular, de formar, e de constituir os sujeitos sociais e sua prática urbana cotidiana, pelo menos no que se refere ao contexto da representação do espaço urbano no cinema brasileiro reconhecido como o “da retomada”.Artigo Mosaico cultural: refletindo sobre o conceito de identidade cultural no filme O Homem do Ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006) Garcia, Tatiana; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo propõe uma discussão acerca da evolução da identidade cultural ocorrida ao longo da história e que construiu, gradativamente, um “novo ser humano” e novos conceitos sobre suas práticas socioculturais. Tem como base os estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural buscando correlacioná- los com a representação fílmica da identidade cultural no filme brasileiro O Homem do Ano (José Henrique Fonseca, 2003).Artigo Entre corpos reais e virtuais: reflexões da dança contemporânea para pensar o corpo na educação física(2007) Bezerra, Laise Tavares Padilha; Porpino, Karenine de OliveiraArtigo Educação física e televisão: reflexões sobre sensibilidade, tecnologia e conhecimento(2007) Araújo, Allyson carvalho; Porpino, Karenine de OliveiraArtigo A tensão pós-moderna no cinema(Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2007) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO atual interesse pelo uso de novas tecnologias na produção de efeitos especiais tem estabelecido novos parâmetros para o cumprimento dos objetivos específicos e inerentes ao aparato cinematográfico. O cinema contemporâneo, de uma maneira geral, adepto da digitalização de imagens e da introdução de novas e altas tecnologias de produção de efeitos especiais, motivado seja pela busca da ilusão, da construção de fantasias, do escapismo narrativo ou do realismo, de uma maneira ou de outra, encontrou apoio no entendimento generalizado de que sua força se baseia no fato de ser a imagem do real, e não necessariamente o real, o elemento catalisador dos sentidos e significados relacionados à realidade. A partir da abordagem de diferentes perspectivas teóricas acerca da “condição pós-moderna” pretende-se discutir a produção cinematográfica contemporânea no contexto da sua representação do espaço urbano e da temática da violência elaboradas a partir de novos parâmetros de compreensão da “identidade cultural” na pós-modernidade e como a representamos através de imagens.Artigo Cenas urbanas e cenas da dança: compondo novos repertórios pedagógicos no contexto do ensino superior(2007) Porpino, Karenine de Oliveira; Tibúrcio, Larissa kelly de Oliveira MarquesArtigo Paisagem e simbolismo: representando e/ou vivendo o “real”?(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEntendo que as representações fílmicas da cidade são potenciais “mapas de significados” (Aitken e Zonn, 1994) através dos quais o mundo contemporâneo pode ser explorado, Norman Denzin (1991) considera as representações do real, como essenciais para as experiências do real já que hoje experimentamos uma “cinematização” da vida contemporânea. Da mesma maneira que Denis Cosgrove (1984) admite que “a paisagem é uma maneira de ver”, ou ainda, “é uma maneira de fazer o mundo visível”, podemos compreender que um sistema de representação como o cinema é simultaneamente uma maneira de ver e de representar o mundo. Buscando exemplos no desenvolvimento simbólico da paisagem urbana de Nova York, na representação fílmica dessa paisagem e em fatos concretos, como o ataque terrorista ao World Trade Center, este estudo procura oferecer uma compreensão do imaginário da cidade. Este trabalho é resultado de um esforço no sentido de colocar em perspectiva imagens real e virtuais do ataque ao world trade Center em Nova York, chamando a atenção para o contexto no qual essas imagens estão inseridas e oferecendo uma interpretação delas dentro do pensamento teórico da geografia cultural.Artigo A Teatralidade em Clarice Lispector(2008) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaO artigo busca apontar e refletir sobre os aspectos da teatralidade presentes em Clarice Lispector, apontando os índices de materialidade e performatividade da linguagem plástico-sensorial de sua escrita. Para tanto, sustentamos nosso ponto de vista, sobretudo, na tensão entre literariedade e teatralidade que percorrem grande parte de sua produção desde sua obra inaugural Perto do Coração Selvagem.Artigo Mulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulher(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo reflete sobre a maneira como a imagem da mulher vem sendo construída pelo cinema ao longo dos anos, emprestando sentido às narrativas de experiência (realidade) e representação (fílmica) que constituem e transformam o entendimento coletivo a respeito da modernidade e do papel sociocultural e representacional da mulher nesse contexto. Discutindo sobre o papel da mulher como representação imagética no contexto cinematográfico, analisa-se sua representação no cinema brasileiro contemporâneo por meio de dois exemplos: A Dona da História, de Daniel Filho (2004) e Avassaladoras, de Mara Mourão (2002).Artigo A representação do feminino em o caminho das nuvens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Oliveira, Vanessa Kalindra Labre de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO presente artigo tem por finalidade discutir analiticamente as relações de gênero representadas no filme O Caminho das Nuvens (Vicente Amorim, 2003) investigando os modelos de representação cinematográfica da imagem sociocultural do feminino e do masculino, buscando, inclusive, refletir sobre as implicações na estrutura social que o conceito de gênero gera. Parte-se aqui do pressuposto de que as representações visuais do feminino são construídas e constituídas a partir do olhar masculino. Metodologicamente, utiliza-se a análise do discurso fílmico em diálogo com a teoria psicanalista.Artigo Dogville: um estudo do espaço fílmico/cênico pós-moderno(Universidade Federal da Bahia, 2009) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daConsiderando as novas tendências estéticas que vêm tomando força e provocando mudanças formais nas representações artísticas dos últimos anos resultantes, sobretudo, de um momento dito pós-moderno, este trabalho pretende discutir sobre as questões relativas à construção e representação do espaço no filme Dogville (Lars Von Trier, 2003). Levanta-se aqui a hipótese de que em Dogville a versatilidade do seu espaço fílmico/cênico – não obedecendo apenas aos princípios, códigos e convenções fílmicos, mas repensando-os em articulações com aqueles do teatro – o torna “híbrido” e constrói uma proposta de “teatralização fílmica”, baseada em uma nova estética que reconfigura a noção de verossimilhança tão cara à reprodução fotográfica.Artigo Leitura e recepção: a teatralidade em João Gilberto Noll(2009) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaEste artigo discute que a idéia paradoxal de um público cada vez mais reduzido – entre 06 e no máximo 20 pessoas por sessão – aponta para uma nova forma de fruição entre o texto, a cena e o público. Considera-se a forma com que a diretora Celina Sodré estabelece sua intima e, por vezes, ostensiva relação com o público. Para ela, é necessário retirar o aplauso do trabalho, pois ele significa uma devolução daquilo que se oferta de modo sagrado e genuíno. Representa, além de uma resposta aquilo que é puro sentido, uma forma de o público sair reconciliado e de certa forma confortável com a peça. Daí a idéia de um desconforto implacavelmente desejado e trabalhado por ela. A relação do espectador é, em seu teatro, sempre pensada de modo anterior a qualquer outro elemento da cena, buscando romper com a histórica relação de empatia e visão consensualArtigo Coringa, subsolo e rizoma: uma aproximação filosófica a Batman, o cavaleiro das trevas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Barbosa Junior, Antonio Lazaro Vieira; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daUm dos mais estrondosos sucessos de bilheteria cinematográfica de todos os tempos, Batman – O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, também fornece elementos para se pensar os limites da racionalidade humana. Proponho aqui uma análise fílmica com base na crítica à matematização do homem em Fiódor Dostoiévski, bem como o conceito de rizoma desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari, associando ainda alguns debates éticos e demonstrando que Batman lida com o Coringa da mesma forma que nós lidamos com nossa época.Artigo Bípedes sem pelo: o caso das emoções(2009) Bragato, MarcosArtigo Do mercado ao museu: a legitimação artística da gravura popular(2010) Ramos, Everardo AraújoArtigo Ginástica rítmica e educação física escolar: perspectivas críticas em discussão(Universidade Federal de Goiás, 2010) Oliveira, Glycia Melo; Porpino, Karenine de Oliveira