CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos
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Artigo Abordagens somáticas do corpo na dança(Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015) Vieira, Marcilio de SouzaArtigo Application and analysis of the affinities diagram on the examination of usability problems among older adults(2012) Santa-Rosa, José Guilherme da Silva; Fernandes, HeloisaArtigo O ator, o corpo quântico e o inconsciente coletivo(2015-01-20) Haderchpek, Robson CarlosO presente artigo traz uma discussão sobre o “corpo quântico” do ator e o conceito de “inconsciente coletivo” de Carl Gustav Jung. O principal objetivo deste trabalho é expor os léxicos e procedimentos adotados dentro de uma prática artística contemporânea, resultantes de uma pesquisa realizada pelo Arkhétypos Grupo de Teatro no âmbito da UFRN, que se pauta nos princípios do teatro ritualístico e da física quântica.Artigo Avaliação da usabilidade de um sistema eletrônico interativo para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com acidente vascular cerebral(Universidade de Aveiro, 2019-04-01) Fonseca, Luiza Gabriela de Araújo; Silva, Aline Layze Pereira; Oliveira, Victor Galdino; Pantoja, André Luis Hernandez; Bahia, Carlomagno Pacheco; Dantas, Rummenigge Rudson; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; Pereira, AntonioIntrodução: Os Serious games são cada vez mais usados como adjuvantes para suplementar terapias tradicionais. Uma das etapas mais importantes para sua implementação é a avaliação de usabilidade com uma amostra de usuários. OBJETIVOS: Avaliar a usabilidade de um serious game voltado para a reabilitação motora de pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC). METODOLOGIA: 21 indivíduos avaliaram o jogo digital “O Caçador de Relíquias Perdidas” que utiliza a luva multissensorial “NEDGlove”, ambos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa NeuroErgoDesign, da UFRN. Os participantes foram submetidos a duas sessões de 5 minutos com o jogo. Para análise estatística, utilizamos o teste de Wilcoxon e correlação de Spearman. RESULTADOS: Existem correlações significativas entre o grau de experiência e os aspectos visuais, concentração, adaptação e imersão ao ambiente virtual. Evidenciou-se, também, correlação entre o funcionamento do hardware e software com o desempenho na tarefa. CONCLUSÃO: Os resultados de usabilidade do sistema com indivíduos saudáveis credenciam o sistema para ser testado com sua população-alvo, pacientes em reabilitação pós-AVCArtigo Avaliação do ciclo de vida no Brasil: uma investigação nas principais bases científicas nacionais(2013) Willers, Camila Daniele; Rodrigues, Luciano Brito; Silva, Cristiano Alves daArtigo Os bigodes suspensos de Hitler, Chaplin e Monalisa: o artista-pesquisador enquanto agente de “transgressão” na Universidade(2010) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaNão contém resumoArtigo Bípedes sem pelo: o caso das emoções(2009) Bragato, MarcosArtigo Brazilian cinema and the myth of “Rio de Janeiro: the marvelous city”(Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daThis paper will discuss the representation of the “myth” of the marvelous city attributed to the Brazilian city of Rio de Janeiro by looking at the contemporary Brazilian film production and its creation of new paradigms for representing and understanding Brazilian cultural identity. It will also comment on the concept of production of space through the analysis of the cinematic representation of Rio de Janeiro in the film The Man of the Year (O Homem do Ano, José Guilherme Fonseca, 2002). This film generally touches on many relevant matters related to the understanding of contemporary Brazilian urban life and cultural identity commenting on the concepts and discussion such as: the city of imagination; the city as a product of a certain cultural uneasiness in relation to current concerns about identity and its confusing relationship to time and space; the city as embodying the notion of an entire country imagery; and finally, the city combining two opposing poles: the city as a civilized and modern space and the city as a traditional and primitive space.Artigo Camões e Baco: a exclusão e dissidência como agentes genético-semântico n’os Lusíadas(Universidade Federal Fluminense, 2012-04) Nóbrega, Luiza MariaArtigo A cena espetacular: cinema e arquitetura urbana na contemporaneidade(Universidade Federal de Uberlândia, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daDe uma maneira geral, o cinema contemporâneo tem fornecido uma verdadeira “visão artificial” da arquitetura urbana produzindo no espectador formas de percepção e sentimento do mundo que têm relação direta com um complexo sistema de representação. Este, subordinado continuamente ao processo de organização de poder e à sistematização de imagens impostas pela mídia, suas tecnologias, e seu modo de produção e circulação de clichês que reproduzem “verdades preestabelecidas”. Em acordo, este artigo discute os conceitos de pósmodernismo e espetacularidade no contexto da construção imagética do espaço arquitetônico da cidade contemporânea no cinema, através da análise da tendência estética e narrativa do cinema americano contemporâneo em construir “cenas espetaculares”. Esse artigo busca entender como essa tendência repercute na construção de uma nova estética fílmica de representação do espaço urbano.Artigo Cenas urbanas e cenas da dança: compondo novos repertórios pedagógicos no contexto do ensino superior(2007) Porpino, Karenine de Oliveira; Tibúrcio, Larissa kelly de Oliveira MarquesArtigo A cidade como cinema existencial(Universidade Federal da Bahia, 2006) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho explora formas de representação da experiência urbana em filmes sob diferentes perspectivas teóricas. Na primeira parte, será apresentada uma discussão sobre a recente produção acadêmica resultante do interesse na discussão sobre a relação cidade e cinema para que se estabeleçam parâmetros para a discussão sobre os conceitos de cidade, iconografia e imagem urbana. São esses conceitos que, na segunda parte desse trabalho, darão suporte à análise da representação do espaço urbano construída pelo filme brasileiro Redentor (Cláudio Torres, 2004). A análise fílmica apresentada aqui assinala para o fato de que há, na cultura contemporânea, uma nova maneira, muito particular, de formar, e de constituir os sujeitos sociais e sua prática urbana cotidiana, pelo menos no que se refere ao contexto da representação do espaço urbano no cinema brasileiro reconhecido como o “da retomada”.Artigo Cidades visíveis e invisíveis: não por acaso um edifício master(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Neto, Antonio Vicente; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho investiga a produção do espaço e sua relação com o cinema enquanto representação e símbolo da sociedade urbana analisando como alguns filmes brasileiros têm construído imagens da metrópole moderna e/ou “pós-moderna” por meio de uma nova estética do espaço. Para tanto, analisamos os filmes Não Por Acaso (Philippe Barcinski, 2007) e Edifício Master (Eduardo Coutinho, 2002). O primeiro, um filme de ficção ambientado em São Paulo; o segundo, um documentário que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro, mais precisamente o bairro de Copacabana. Assim o cinema é abordado em uma perspectiva que se presta como fonte valiosa de análise da produção do espaço na modernidade a partir da representação fílmica das duas maiores metrópoles brasileirasArtigo Color in films: a critical overview(Universidade do Sul de Santa Catarina, 2011) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daNão constaArtigo Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade(Universidade Federal da Grande Dourados, 2010) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho tem como objetivo tecer alguns comentários sobre filme enquanto meio de representação cultural e algumas teorias que elaboram sobre os conceitos de intertextualidade, construção das percepções do espaço e identidade cultural. Pretende-se aqui demonstrar através da discussão sobre o filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos elencados acima vêm sendo elaborados através da representação cinematográfica contribuindo para a construção de uma visão subjetiva e coletiva sobre a prática da percepção do espaço e a construção da identidade na pós-modernidadeArtigo As contribuições da pedagogia de François Delsarte para o ensino da dança(Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012) Vieira, Marcilio de SouzaArtigo Coringa, subsolo e rizoma: uma aproximação filosófica a Batman, o cavaleiro das trevas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Barbosa Junior, Antonio Lazaro Vieira; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daUm dos mais estrondosos sucessos de bilheteria cinematográfica de todos os tempos, Batman – O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, também fornece elementos para se pensar os limites da racionalidade humana. Proponho aqui uma análise fílmica com base na crítica à matematização do homem em Fiódor Dostoiévski, bem como o conceito de rizoma desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari, associando ainda alguns debates éticos e demonstrando que Batman lida com o Coringa da mesma forma que nós lidamos com nossa época.Artigo Corpo, beleza e cultura: reflexões a partida produção científica da educação física(UFG, 2013) Porpino, Karenine de Oliveira; Silva, Liege Monique Filgueiras daArtigo Corpos brincantes: a cultura corporal do pastoril potiguar(Universidade do Estado de Mato Grosso, 2010) Vieira, Marcilio de Souza; Porpino, Karenine de Oliveira; Nóbrega, Terezinha Petrucia daArtigo A dança contemporânea no corpo diferenciado e a poética de Antonin Artaud(Universidade Federal da Bahia, 2012) Salles, Nara GraçaO artigo discute questões relacionadas aos corpos diferenciados nos processos de criação cênica, pontuando historicamente como este corpo foi visto nas artes cênicas ao longo dos séculos. Propõe uma articulação com o teatro artaudiano na perspectiva da alteridade do corpo colocada na cena tanto na dança quanto no teatro contemporâneo.