Navegando por Autor "Araújo, Aneide Oliveira"
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Artigo Alocação de recursos públicos destinados a assistência hospitalar e ensino fundamental nas capitais brasileiras(2013) Souza, Fabia Jaiany Viana de; Melo, Mariana Medeiros Dantas de; Araújo, Aneide Oliveira; Silva, Maurício Corrêa daArtigo Alocação de recursos públicos em educação nos estados brasileiros: uma análise das relações entre a eficiência dos gastos públicos com educação e o desempenho no IDEB no ano de 2009(2012) Souza, Fábia Jaiany Viana de; Melo, Mariana Medeiros Dantas de; Silva, Maurício Corrêa da; Araújo, Aneide OliveiraArtigo Análise da cadeia de valores como instrumento da gestão estratégica de custos: um estudo de caso na indústria salineira(2013) Lopes, Jorge Eduardo de Medeiros; Araújo, Aneide OliveiraDissertação Análise da efetividade da aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no ensino superior de contabilidade(2018-05-18) Silva, Clara Monise; Araújo, Aneide Oliveira; ; ; Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo; ; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira;O exercício da profissão contábil tem desafiado seus praticantes a orientar e a tomar decisões em contexto de variáveis complexas e ambiente dinâmico. Para melhorar cabe um preambulo sobre novos paradigmas de aprendizagem e metodologias ativas. A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma estratégia de ensino ativa que possibilita o aluno desenvolver competências e habilidades na resolução de problemas do ambiente empresarial através da consecução de um projeto. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a efetividade da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no desenvolvimento de competências na disciplina Controladoria Empresarial. Para alcançar o objetivo deste estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema de forma quanti-qualitativa. A coleta de dados foi feita através da observação participante, da aplicação de questionários com os discentes e análise documental. A análise dos questionários foi feita por meio de planilhas eletrônicas, pelo teste t-student e em seguida foi feita uma análise do conteúdo dos relatórios entregues ao final da aplicação do método. Os resultados evidenciaram que os alunos concordam que o ABP permitiu o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para o exercício da profissão contábil. Os alunos ainda afirmaram aprender mais com os métodos tradicionais de ensino, porém consideram a ABP também uma boa metodologia de ensino e traz boas contribuições ao ensino de Contabilidade. E por fim, conclui-se que a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos, mostrou ser efetiva no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no ensino de Contabilidade, especificamente na disicplina de Controladoria Empresarial.Artigo Análise da eficiência dos gastos públicos com educação nas capitais brasileiras(2013) Silva, Maurício Corrêa da; Souza, Fábia Jaiany Viana de; Araújo, Aneide OliveiraDissertação Análise da percepção docente acerta da utilização do mapa conceitual no curso de Ciências Contábeis do Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-11) Simplício, Maria de Fátima Ferreira; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; Araújo, Aneide Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-7106-3290; http://lattes.cnpq.br/4460316018073490; https://orcid.org/0000-0003-4563-2602; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; http://lattes.cnpq.br/0745872609127213; Silva, Anderson Roberto Pires eO presente estudo tem por objetivo analisar a percepção docente sobre a utilização do mapa conceitual no processo de aprendizagem nos cursos de ciências contábeis do Estado do Rio Grande do Norte. Para atingi-lo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, com uma amostra composta por 51 docentes. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário enviado por e-mail. Em relação à estrutura do questionário, abordou-se aspectos do perfil sociodemográfico dos participantes, qualificação docente e perguntas sobre o conhecimento e aplicação do mapa conceitual. Para verificar a clareza e precisão do instrumento de coleta de dados, foi realizado um pré-teste e com o intuito de verificar a confiabilidade do mesmo, foi submetido ao teste Alfa de Cronbach. Quanto à análise dos dados, as respostas fechadas passaram por análise descritiva; enquanto as respostas abertas, passaram por análise de conteúdo desenvolvida no software ATLAS.ti. Os resultados mostram que em relação ao estágio de difusão e adoção do mapa conceitual há necessidade de incentivos, na percepção dos docentes o conteúdo abordado nas disciplinas do curso é favorável à adoção da metodologia, assim como seu uso propicia o relacionamento entre teoria e prática. Com relação as estratégias e metodologias de aprendizagem dos cursos de contabilidade, espera-se que seja estimulada a educação continuada, assim como a difusão do mapa conceitual para que haja maior adoção. Os achados também apontam a necessidade da capacitação docente como oportunidade de melhoria para qualificação docente e alternativas como, uso da referida metodologia em aulas expositivas, pois ajuda o professor e o discente a partir da compreensão e assimilação das informações, já quando são feitos análises e debates, o aprendizado acontece em conjunto e os envolvidos adquirem maior intimidade com a técnica. Os benefícios do mapa conceitual são ativação do conhecimento prévio, facilitação da aprendizagem, sintetização e exposição do conhecimento adquirido pelo aluno. Os docentes também relataram os pontos positivos que motivaram a adoção da metodologia, tais como, poder de assimilação, absorção, construção de conceitos, proposições, síntese e fixação do conteúdo. No entanto, encontrou-se algumas limitações na aplicação, como inexperiência dos alunos sobre o conhecimento e uso da técnica, bem como, do software empregado nesta finalidade, podendo apresentar assim, resistência ou dificuldade em elaborar os mapas. Como sugestão para futuros estudos, recomenda-se a aplicação da técnica em disciplinas do curso buscando a percepção de docentes e discentes ou identificar a ocorrência de aprendizagem significativa por meio da adoção do mapa conceitual.TCC Análise da relação da emissão de gases do efeito estufa entre as empresas participantes do ICO2 e os indicadores de desempenho organizacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fidelis, Karoline do Nascimento Moreira; Araújo, Aneide Oliveira; Dantas, Marke Geisy da Silva; Barbosa, Mayara BezerraA preocupação com o meio ambiente cada vez mais vem se tornando evidente com a degradação ambiental e medidas de mitigação são criadas para preservação. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre as emissões diretas de GEE escopo 1, índice de endividamento das empresas participantes do ICO2 e os indicadores de desempenho organizacional, margem líquida, giro do ativo e retorno sobre investimento, a partir dos relatórios e demonstrações financeiras. Diante disto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade das empresas, identificadas as emissões de CO2 e mapeados os indicadores de desempenho. A amostra é composta por duas empresas, dentre as 31 participantes, que compõe a carteira do ICO2 e fazem parte do setor de pecuária e derivados, JBS S.A e BRF S.A, no intervalo de 2010 a 2015. Através de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, utilizou-se a correlação de Person nos dados tabulados no software Microsoft Excel® e obteve-se como resultado correlação positiva para variável índice de endividamento nas duas empresas estudadas. Para as variáveis de desempenho econômico-financeiro, na BRF S.A observou-se correlação positiva com todos os indicadores analisados: margem líquida, giro do ativo e retornos sobre investimento, enquanto que, na JBS S.A, todos apresentaram correlação negativa. Conclui-se que a adoção de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) para redução da emissão de gases do efeito estufa não foi influenciada pelo endividamento em nenhuma das empresas, assim como pelo desempenho economico-financeiro da JBS S.A, ao contrário do que a analise sugere ter ocorrido com a BRF S.A.TCC Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Lorena Ingrid de Lima e; Araújo, Aneide Oliveira; Carvalho, Daniele da Rocha; Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves deEste estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explanatório. Em análise, 185 alunos participaram da pesquisa, compreendendo 51,82% do universo. As cinco disciplinas com maior relevância representam 22,26% de 10.766 casos de insucesso. Dos professores que lecionaram nestas disciplinas, 71% participaram deste estudo. Como resultado, foi averiguado que o perfil de aprendizagem discente e docente é predominantemente Assimilador. Os perfis dos alunos e professores, não divergem relevantemente, desta forma, este fator não se apresenta significativo. As metodologias de ensino mais adotadas favorecem os perfis Assimilador e Convergente, sendo esse o grupo de alunos com maior facilidade para resolver avaliações discursivas. Há compatibilidade entre a forma de ministrar a aula com a maneira de como as provas são estruturadas, portanto este não é um fator de insucesso. Também foi constatado que as metodologias aplicadas nestas disciplinas não modificaram as suas estratégias de ensino em 55% dos professores entrevistados, este fato não favoreceu a aprendizagem desses estudantes. Conclui- se, então, que não existe um estilo de ensinar didaticamente que contemple a todos, no entanto, pode-se ultrapassar esse obstáculo desde que o aluno esteja incentivado a aprender e o docente flexibilize sua maneira de ensinar, sempre em busca de regular suas estratégias de ensino de modo que dialogue com o perfil de seu alunado.Dissertação Análise da sustentabilidade empresarial nas Companhias Docas brasileiras(2017-03-27) Dantas, Fernanda Nunes; Carvalho, José Ribamar Marques de; ; http://lattes.cnpq.br/6335184086197610; ; http://lattes.cnpq.br/9317314884163462; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4460316018073490; Lobo, Rodolfo Jakov Saraiva; ; http://lattes.cnpq.br/7380885441475769As questões sociais e ambientais têm impulsionado a sociedade moderna na busca por um novo modelo de gestão no qual as empresas procurem definir estratégias que estejam alinhadas a aspectos de sustentabilidade empresarial que não sejam meramente financeiros. Associado a esta nova realidade, o Governo Federal editou em 2016 a Lei nº 13.303 que torna obrigatória a adoção de práticas de sustentabilidade empresarial e Responsabilidade Social Corporativa pelas empresas estatais brasileiras, situação que deve ser implantada pelos Portos Públicos no Brasil. Face ao exposto, a presente pesquisa busca contribuir neste sentido, objetivando avaliar o desempenho empresarial das Companhias Docas brasileiras em relação aos aspectos que permeiam a sustentabilidade empresarial. Para tanto, foram selecionados indicadores de desempenho que permitem avaliar a performance das Companhias Docas brasileiras em relação a esses aspectos, que foram analisados através do método multicritério PROMETHEE II, aos quais foram atribuídos pesos de importância pelos gestores das Companhias investigadas, de forma a agregar menos subjetividade à análise dos dados. Os resultados encontrados sugerem que empresas com melhores indicadores econômico-financeiros não necessariamente possuem os melhores índices sociais e ambientais, o que permite inferir que, no geral, as companhias necessitam implantar um sistema de acompanhamento voltado para a gestão da sustentabilidade alicerçada na tríade ambiental, social e econômico-financeira. Os achados da pesquisam apontam, ainda, que a Companhia Docas do Pará possui a gestão mais sustentável, apresentando boa colocação para as três vertentes de sustentabilidade. Em seguida, tem-se a Companhia Docas do Ceará, que obteve um ótimo desempenho ambiental, ocupando a primeira posição para esse aspecto no período analisado. Por outro lado, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte ocupou a última posição no ranking final influenciada pelos fracos desempenhos nas gestões social e econômico-financeira.Artigo Análise das práticas de governança eletrônica dos municípios mais populosos do Brasil: um estudo baseado no Modelo de Mello (2009)(2014) Souza, Fábia Jaiany Viana de; Araújo, Fábio Resende de; Araújo, Aneide Oliveira; Silva, Maurício Corrêa daTCC Análise de custos ambientais: estudo sobre a relevância dos gastos do sistema de gestão ambiental, em uma distribuidora de combustíveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Sales, Iury Maycon da Silva; Araújo, Aneide Oliveira; Oliveira, Atelmo Ferreira de; Segantini, Giovanna TonettoEsse trabalho tem por objetivo analisar a relevância dos gastos das atividades relacionadas à questão ambiental no ano de 2015, promovidas por uma distribuidora de combustíveis avaliando a relação custo benefício das ações ambientais praticadas. Atualmente ela não define critérios para mensuração dos custos ambientais, e dessa forma não consegue concluir se as ações implementadas atenderam as expectativas no que refere-se à viabilidade econômico financeira da companhia. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, quanto aos objetivos propostos, classifica-se como estudo de caso no que compete aos procedimentos, e pela abordagem enquadra-se como qualitativa. Foram analisados normativos internos, realizadas entrevistas e visitas em unidades da empresa de forma a mapear as ações ambientais, para mensuração a pesquisa baseia-se no método de custeio ambiental por atividade definidos por Hansen e Mowen (2001), definindo índices ou critérios de mensuração a partir do fato gerador para que fossem alocados os devidos custos. As atividades foram reunidas por ações do Sistema de Gestão Ambiental – SGA classificadas em: planejamento, execução, certificação, e verificação, acrescentando-se: outras ações ambientais e aplicação de multas e taxas, que não integram o sistema ambiental, totalizando para o ano de referência 4,4 milhões de reais. Com as ações são gerados benefícios atrelados à qualidade dos procedimentos e de cunho econômico na redução de riscos, de tal modo pode-se afirmar que as ações ambientais desenvolvidas por uma distribuidora de combustíveis, possuem efeito positivo representando pouco mais que 0,04% de seu faturamento no ano, dada a sua eficácia de gestão certificada de acordo com as Normas Brasileiras de Regulamentação – NBR.TCC Análise de custos da prática de logística reversa aplicada ao Projeto Logisverde da Cosern(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Medeiros, Raylanderson Vasconcelos de; Dantas, Marke Geisy da Silva; Araújo, Aneide Oliveira; Carvalho, Daniele da RochaO presente trabalho analisa o Projeto Logisverde pertencente à Cosern que utiliza a logística reversa para gerir as bobinas de madeira que eram descartadas de forma inadequada no meio ambiente. Utilizando o conceito de logística reversa, que objetiva em planejar e controlar o fluxo dos materiais desde o processo fabril até o pós-consumo para retorná-los ao ponto de origem, foi desenvolvido esse projeto com o intuito de atender às legislações e normas vigentes sobre o descarte de resíduos sólidos. O Logisverde teve seu início no segundo semestre do ano de 2008 e foi implantado na Cosern no ano seguinte. O objetivo do estudo é analisar a importância socioambiental e os custos da prática de logística reversa aplicada ao Projeto Logisverde da Cosern. Para isso foram utilizados diversos estudos anteriores, nacionais e internacionais, sobre o tema de logística reversa para subsidiar a teoria a ser estudada. Os dados foram coletados através de documentos internos sobre o projeto entre os anos de 2009 a 2015 e foram realizados questionamentos pontuais aos colaboradores da Cosern e do operador logístico, que possui a gestão do almoxarifado, além da aplicação de um questionário semiestruturado para o gestor do processo. Como limitação da pesquisa a ausência de algumas informações financeiras e contábeis devido à ausência física do gestor do processo na Cosern é sem dúvidas o item que mais dificultou para o desenvolvimento do estudo, limitando a análise de dados para um contexto mais qualitativo. Com base nisso, pode-se considerar como resultado que o projeto atende as premissas da prática de logística reversa fazendo com que o ciclo da cadeia de suprimentos se complete, gera receitas para a empresa de forma a tornar o Projeto Logisverde auto sustentável e ratifica a preocupação da Cosern com o bem estar social e ambiental, atendendo aos requisitos atribuídos através de leis e normas. Como sugestões de melhorias: verificar a necessidade de ser aplicado um acompanhamento mais próximo dos indicadores do projeto através de objetivos para o próprio departamento; buscar motivar com premiações todos os colaboradores e terceirizados que fazem parte desse processo para que o desempenho financeiro e ecológico não seja afetado; e acrescentar um maior número de informações qualitativas e quantitativas sobre o Projeto Logisverde nos Relatórios de Sustentabilidade da Cosern.Artigo Análise do encaminhamento das contas dos municípios brasileiros do ano de 2008(2010) Souza, Fábia Jaiany Viana de; Silva, Maurício Corrêa da; Araújo, Aneide Oliveira; Silva, José Dionísio Gomes daArtigo Análise do posicionamento estratégico para implementação da gestão estratégica de custos: um estudo de caso em uma empresa do setor de beneficiamento de aço inoxidável(2013) Cavalcanti, Maria Aparecida do Nascimento; Ferreira, Helem Mara Confessor; Araújo, Aneide OliveiraArtigo Uma análise sobre a evidenciação das contas públicas das capitais brasileiras(2010) Souza, Fábia Jaiany Viana de; Silva, Maurício Corrêa da; Araújo, Aneide Oliveira; Silva, José Dionísio Gomes daArtigo Análises da execução orçamentária dos municípios da região nordeste, no período de 2000 a 2009(2012) Silva, Maurício Corrêa da; Gomes, Anailson Márcio; Tavares, Adilson de Lima; Mól, Anderson Luiz Rezende; Araújo, Aneide OliveiraArtigo Análises das variações das despesas correntes e de capital do governo federal no período de 1981 a 2010(2014) Silva, Maurício Corrêa da; Silva, José Dionísio Gomes da; Araújo, Aneide Oliveira; Lopes, Jorge Expedito de GusmãoArtigo Análises de balanços públicos: quociente do resultado orçamentário do governo federal. 2000 – 2009(2013) Silva, Maurício Correa da; Tavares, Adilson de Lima; Araújo, Aneide Oliveira; Silva, José Dionísio Gomes daArtigo Avaliação da aprendizagem: uma experiência do uso do portfólio em uma disciplina do curso de Ciências Contábeis(2012) Araújo, Aneide Oliveira; Moraes Júnior, Valdério Freire deArtigo Avaliação da função educação nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte: mudança ou inércia social?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Maurício Corrêa da; Souza, Fábia Jaiany Viana de; Borges, Erivan Ferreira; Araújo, Aneide Oliveira; Silva, José Dionísio Gomes daEste artigo tem como objetivo avaliar se os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram eficientes na gestão dos recursos do ensino fundamental de forma a provocar mudança ou se permaneceram na inércia social nos anos de divulgação do IDEB. Foi utilizado o método indutivo com a corrente metodológica do empirismo, a partir de mensuração quantitativa. Os dados foram extraídos dos sítios eletrônicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), no período de 01 a 11 de dezembro de 2013. As hipóteses testadas foram: inércia social como hipótese nula (não houve efetividade na política do ensino fundamental - ineficiência técnica) e mudança social como hipótese alternativa (efetividade na política do ensino fundamental - eficiência técnica). A pesquisa concluiu pela aceitação da hipótese nula (H0) - inércia social (não houve efetividade na política do ensino fundamental) para o município de São Paulo no ano de 2011, tanto na avaliação realizada nos anos de tomadas de decisão (2005 a 2011), como também na avaliação comparativa entre os três municípios no ano de 2011. Os municípios do Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram eficientes tecnicamente em todos os anos e na avaliação comparativa (rejeita a hipótese nula e aceita a hipótese alternativa – efetividade na política do ensino fundamental)