Navegando por Autor "Araújo, Jacyene Melo de Oliveira"
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TCC A brincadeira e suas implicações no desenvolvimento infantil: recorte da experiência do Programa Trilhas Potiguares/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-06) Lima, Flaviana Santos de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane BezerraContribuir sobre o tema “brincadeira, o lúdico na educação infantil” é extrair opções de auxiliar melhor o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, além de somar na melhora da prática do professor. Partindo deste princípio o trabalho teve como objetivo explicitar do ponto de vista teórico, didático- pedagógico e metodológico o papel que a brincadeira deve e pode ocupar na relação de ensino – aprendizagem, tomando-se como referência o Programa Trilhas Potiguares da UFRN. Neste programa foram realizadas palestras com os professores da educação infantil das escolas da prefeitura do município de Martins/RN. Tem como fundamento os seguintes referenciais teóricos: Kishimoto (1994), Vygotsky (1998), Piaget (1975), RCNEI (BRASIL 1998), dentre outros. O brincar está presente na identidade de toda infância, e não deve ser vista apenas como um passatempo, principalmente pelos próprios professores. Os mesmos devem contribuir de forma que o momento lúdico seja também espaço de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento integral das crianças. Pois a brincadeira, o ato de brincar é de suma importância para o desenvolver do indivíduo, seja cognitivamente, afetivamente, a criança no brincar apropria-se do mundo que a cerca. O brincar é direito da criança, assim como vários outros direitos já conquistados, e precisa ser visto como tal. Por tanto nada melhor que o professor, que tem a tarefa de educar, construir aquele ser em formação, se aproprie do brincar como identidade da infância e forma integral do desenvolvimento da criança. Portanto o trabalho visa contribuir com a reflexão acerca do papel que a brincadeira deve ocupar na educação, contribuindo no desenvolvimento infantil e nas práticas pedagógicas dos professores da educação infantilTCC A capoeira como ferramenta metodológica na educação infantil: um relato de práticas educativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-07) Diniz Júnior., Marcos Luiz Bezerra; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroO presente trabalho apresenta um relato reflexivo a partir das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado para a Formação de Professores na Educação Infantil, ocorrido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município do Natal/RN. A turma na qual foi realizado era de nível II, com crianças de faixa etária entre 3 e 4 anos. A proposta do estágio era aplicar um projeto intitulado “Capoeira na Educação Infantil: consciência corporal e musical a partir do movimento” utilizando a capoeira como ferramenta metodológica tendo como objetivo o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como sua expressividade corporal. Tendo como base os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL 1998), e trazendo uma perspectiva sociointeracionista de Vygotsky para o contexto. Para o desenvolvimento da prática, foi utilizado, com algumas adaptações, o método Brincadeira de Angola, desenvolvido por Omri Breda (2015), que ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. No decorrer da produção, são trazidas diversas reflexões sobre as situações em aula, considerando o desenvolvimento da consciência corporal na criança e suas reflexões para a posterioridade. É possível concluir no estudo, diante da prática, a concretização da importância desse desenvolvimento.TCC A educação de crianças e adolescentes hospitalizados: O papel do pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Antunes, Natália de Sousa; Araujo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Souza, Louize Gabriela Silva deEsse estudo teve por objetivo investigar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar como também quais atividades podem ser desenvolvidas por ele dentro dessas instituições, segundo os ordenamentos legais que regulamentam a prática do atendimento educacional hospitalar. Foram estudadas as questões que envolvem os limites e as possibilidades do processo educacional dentro do ambiente hospitalar, assim como os benefícios proporcionados pelo contato do pedagogo/familia, da parceria entre a equipe que cuida do aluno e o pedagogo. A pesquisa bibliográfica foi realizada através de revisão de literatura tendo como principais fontes: Brasil (2002); Matos e Mugiatti (2001); Ortiz e Freitas (2005); Garcia (2002); Caiado (2003) entre outros. Ela possuiu também um caráter exploratório, visto que possibilita proximidade com o objeto de estudo, bem como um aprimoramento de ideias. A análise da literatura especializada permitiu compreender as possibilidades da atuação pedagógica no ambiente hospitalar no processo de tratamento da saúde da criança e adolescente hospitalizados. Nesse contexto, concluiu-se que há muitas formas do pedagogo trabalhar no ambiente hospitalar, pois onde há necessidade de uma ação educativa, dever haver o ato pedagógico, dado que a educação não se delimita apenas no modelo de ensino tradicional.TCC A escola no hospital: A relevância da classe hospitalar e as contribuições político-pedagógicas na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-06) Lopes, Sônia Cristina de Jesus; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroA pesquisa aqui apresentada objetivou analisar as contribuições político pedagógicas oportunizadas a partir da implementação da classe hospitalar na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Na perspectiva de ampliar o discurso relativo a relevância desse serviço de ensino, em um contexto não escolar de educação. Assim, a partir da revisão da literatura relativa às abordagens pedagógicas que tratam da educação especialmente no âmbito da Classe Hospitalar (MATOS, MUGIATTI, 2009), como também por meio dos registros, das observações participantes (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e dos questionários realizados no lócus da pesquisa, tendo como colaboradoras as pedagogas atuantes na Classe Hospitalar da ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) situado no bairro de Petrópolis, Natal-RN. No processo de análise dos dados de campo trabalhamos com o estudo da legislação brasileira no tocante a essa temática, bem como a investigação de pressupostos teóricos que conferem o devido respaldo científico na área da aprendizagem e hospitalização escolarizada. O estudo caracteriza-se pela abordagem de pesquisa qualitativa em educação de cunho exploratório, buscando-se como resultado a compreensão da importância da implementação dessa modalidade de ensino, na perspectiva da garantia do direito à Educação e do desenvolvimento biopsicossocial do aluno hospitalizado.TCC A importância da afetividade no desenvolvimento da criança: relatos de uma experiência na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Rodrigues, Juliana da Silva; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de LimaEste relato reflexivo foi produzido a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado numa turma de Educação Infantil, na Escola Lápis de Cor, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal-RN. Parte-se da compreensão de que o estágio contribui para a formação docente ao propiciar a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e essas relações (PIMENTA; LIMA, 2004). Nesse sentido, utiliza-se como estratégia metodológica o recurso das narrativas e/ou relatos autobiográficos (JOSSO, 2004; SOUZA, 2006), com o intuito de refletir sobre o processo de formação que percorrido durante o estágio supervisionado. Assim, discorre-se brevemente sobre a trajetória de (auto) formação, sobre a atuação no estágio diante da proposta de se conceber um planejamento aberto para trocas de saberes e experiências entre professor e alunos, levando-se em consideração, sobretudo, a importância da afetividade nesse processo. Com isso, enfatizam-se as contribuições de Henri Wallon para o campo educacional no que concerne às relações intrínsecas entre afetividade e cognição, além de se considerar o desenvolvimento psíquico da criança como algo movido por uma interação entre fatores biológicos e sociais. Essa concepção norteou as experiências do estágio, que, de certa forma, conseguiram superar muitos desafios apresentados inicialmente pela turma da educação infantil.TCC A importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Ribeiro, Larissa Ericka de Araújo; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Rocha, Maria Simone Maria da; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroCom a perspectiva de ampliar as discussões e ações sobre a educação para além dos muros escolares, abordaremos nesta pesquisa a importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN). A escola da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a relevância desse serviço na instituição. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar a importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do HUOL, garantido o direito da continuidade de crianças e adolescentes continuarem estudando, quando estão impossibilitados de frequentarem a escola regular. A metodologia utilizada foi a Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional que “envolve a obtenção de dados tendencialmente descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p.13). Como procedimentos para obtenção dos dados, utilizamos: análise de documentos oficiais e autores que discutem a temática, entrevista semiestruturada com as pedagogas que atuam na classe hospitalar da instituição e observação participante, a fim de responder o objetivo proposto. Os resultados obtidos de acordo com esta pesquisa, confirmam a importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do HUOL. Percebeu-se que com a implementação, houve uma melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes/alunos internados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com o fazer pedagógico realizado de acordo com a realidade dos mesmos no intuito de darem continuidade aos seus estudos amenizando assim, possíveis perdas provocadas pelo afastamento da escola.TCC A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-06) Nascimento, Jennifan Larissa Antonino da Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane BezerraO presente trabalho visa realizar uma análise acerca da importância do brincar na Educação Infantil. O objetivo central do estudo é analisar e refletir sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e qual a importância que os professores dão para este momento no cotidiano em sala de aula, compreendendo o significado de brincar e o universo lúdico, que as crianças utilizam nas brincadeiras. Para tanto foi realizada uma pesquisa em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Natal/RN, com o intuito de analisar como se dá o momento da brincadeira na escola de educação infantil diante da atuação dos professores. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo foi realizado por meio de observações em salas dos níveis III e IV e aplicação de questionários com professores destes níveis, instrumentos de pesquisa essenciais para analisar e relacionar a teoria com a prática, o que os autores falam a respeito da brincadeira e o que foi percebido na realidade escolar sobre: como os professores da Educação Infantil vêm trabalhando com a brincadeira durante sua prática pedagógica e quais suas consequências e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa realizada, percebi que o brincar está presente no cotidiano da escola de Educação Infantil, e por meio dele, as crianças encontram a oportunidade de se expressar, imaginar, aprender e se desenvolver, então, assim como a escola, os professores também estão cientes da importância dessa atividade para o desenvolvimento dos seus alunos. Portanto, a escola deve proporcionar as crianças, espaços e tempos para que o brincar aconteça, proporcionando a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento físico e intelectual. É importante a reflexão do professor sobre sua própria prática pedagógica por meio da formação continuada, atualizando seus conhecimentos sobre a ludicidade, abrindo-se para estratégias que reconheçam a significância dessa atividade no processo de ensino-aprendizagem.TCC A importância do estágio supervisionado em gestão escolar para a formação do pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-05) Fernandes, Hilana Ranielli Marinho Duarte de Morais; Oliveira e Silva, Rute Régis de; Oliveira e Silva, Rute Regis de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Carneiro, Marcos TorresEsse artigo objetiva relatar a experiência do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, como também de revisão bibliográfica sobre o tema abordado. No estágio foram feitas entrevistas com, professores, pais e estudantes, bem como também foram feitas observações do ambiente e de atividades realizadas em toda comunidade escolar, além da análise dos documentos da escola que se referem como uma escola que prática uma gestão democrática. Com a realização do estágio foi possível observar como se dá a gestão democrática, bem como suas características, a importância para o desenvolvimento educacional dos estudantes da escola, como também a relevância de se conhecer e analisar o Projeto Politico pedagógico e como foi construído, conhecer o quadro funcional da escola (equipe pedagógica), a atuação da comunidade escolar, os programas do Ministério da Educação que existe lá. Após essa análise foi possível observar que seu funcionamento vai além do simples cumprimento de finalidades burocráticas, mas sim de um conjunto de pessoas que se envolvem na organização de uma escola, buscando torná-la uma referência de qualidade educacional no Município, incluindo a participação da comunidade escolar. O contato com a Escola Publica por meio do estágio foi de grande importância para a vivência acadêmica do estudante de graduação, pois os aprendizados adquiridos e as experiências vivenciadas visam aprimorar os conhecimentos dentro da prática exercida e entender como se dá a gestão escolar e seus processos educativos.TCC A inclusão de conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar (APH) nos cursos de pedagogia: uma reflexão sobre as práticas curriculares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Melo, Raylla Patrícia Tinoco Cortes de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosEste artigo apresenta um estudo bibliográfico acerca da necessidade da inclusão de conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar (APH) nos cursos de pedagogia, levando a uma reflexão sobre as práticas curriculares. O presente estudo foi elaborado a partir da experiência da pesquisadora enquanto técnica em enfermagem e estudante do curso de pedagogia, o que a possibilitou notar a falta de relevância por parte dos gestores escolares e a pouca instrução do profissional educador em zelar pela saúde dos alunos em situações de risco. Neste sentido, a referida pesquisa constatou que esse déficit ocorre devido aos profissionais da área educacional não terem o conhecimento acerca dos primeiros socorros, o que indica a relevância do estudo proposto. Pensando-se nisso, a pesquisadora lançou suas próprias apostas ao propor o componente curricular sobre primeiros socorros nos cursos de pedagogia.TCC A Leitura na Educação Infantil : concepções de professoras da escola pública de Ceará-Mirim(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-05) Pereira, Jeane Karla de Melo; Vieira, Giane Bezerra; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Soares Júnior, Francisco ClaudioA aprendizagem da leitura é de fundamental importância para se agir com a autonomia nas sociedades letradas. No ensino inicial da leitura com crianças pequenas o papel do professor é de grande importância nesse trabalho. O presente artigo busca investigar as concepções de Leitura apresentadas por professoras de um Centro de Educação Infantil, localizado no município de Ceará-Mirim, e as articulações dessas concepções com suas práticas de ensino. A pesquisa apresenta um caráter de cunho qualitativo com a análise de dados para interpretação do fenômeno e atribuição de significado. No contexto da abordagem qualitativa, fizemos uso de uma pesquisa exploratória que caracteriza-se pela aproximação do pesquisador com o tema estudado. Como procedimento de construção de dados utilizamos um questionário, para caracterização dos sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada para estabelecer o diálogo com as participantes sobre o tema em questão. O estudo teve como fundamentação teórica os estudos de autores, como: Solé (1998), Colomer e Camps (2002), Smith (1999), e entre outros, que concebem a leitura como um processo de interação entre o leitor e o texto. Na análise dos dados obtidos concluímos que as professoras, apesar de suas limitações nos discursos apontados, apresentam traços característicos de concepções de leitura numa perspectiva interacionista.TCC A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Rocha, Edimara da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa na potencialização da alfabetização de jovens e adultos, por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações que hoje também se encontram no universo da EJA. Ao levantar os estudos sobre o caso é possível apontar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos com a inserção da literatura de cordel e entender a cultura literária cordelista, interligando com a questão de sua utilização no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para isto, foi realizado estudos sobre a literatura de cordel, alfabetização e EJA alicerçados em: Marinho e Pinheiro (2012); Paiva et al. (2003); Leal et al. (2010); Silva et al. (2010); Soares et al. (2011); Soek et al. (2009); Corrêia (2017); Galvão (2002); Silva (2017); Carmo (2016). Como também, utilizou-se uma abordagem exploratória-descritiva, usando o método qualitativo para análise. Para atingir os objetivos do estudo, foi escolhido professoras da EJA de acordo com os parâmetros estabelecidos pela investigadora. Enquanto aos instrumentos de coleta de dados e análise dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que o potencial da literatura de cordel é percebido pelos atores envolvidos, reconhecem os benefícios e importância do uso da literatura popular no processo de alfabetização de jovens e adultos, como um recurso relevante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade dos educandos. Pretendemos contribuir na prática dos professores da EJA na inserção de gêneros textuais ao alfabetizar jovens e adultos, especialmente na utilização da literatura de cordel.TCC A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem: memórias de uma trajetória de formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-21) Oliveira, Sirleyne Karmuratti Silva de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Momo, MariângelaEste trabalho monográfico tem como objetivo principal discutir sobre a importância da ludicidade nos diversos contextos educativos. A autora discute a temática a partir da construção de suas próprias narrativas autobiográficas acerca das memórias de sua trajetória de formação, com o intuito de refletir a respeito de práticas educacionais significativas e com caráter lúdico as quais vivenciou. Neste sentido, narra sobre os métodos de ensino mais inovadores desde a educação infantil até a universidade. Além da metodologia das narrativas autobiográficas, a autora utiliza de pesquisa bibliográfica para discorrer sobre a importância do lúdico como estratégia de ensino, enfatizando o papel do professor e as contribuições do lúdico na construção do conhecimento. O referido estudo expõe, ao final, as alternativas lúdicas que podem ser trabalhadas por professores/as nos diversos níveis de ensino. A monografia apresenta como principais interlocutores/as os/as seguintes autores/as: Almeida (2013); Kraemer (2010); Candau (2012; 2013); Veiga (2012).TCC A música enquanto linguagem na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Bruna Cristina da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroNa perspectiva de ampliar as discussões sobre a música enquanto linguagem no trabalho pedagógico na sala de aula, abordamos neste estudo sua significância para a formação da criança durante a etapa da educação infantil. A escolha desta temática se explica pela curiosidade de como explorar o ensino da música enquanto linguagem, de maneira integradora, no qual a musicalidade ocupe o papel de protagonista nas práticas educativas, tendo em vista o desenvolvimento da criança. Este trabalho pretende apresentar direcionamentos e problemáticas auto-reflexivas sobre o uso desse artefato cultural na educação infantil por meio de estudos e pesquisas que subsidiam como instrumento de aproximação, desenvolvimento e estimulação ao contexto das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de estudos, na intenção de confrontá-los e responder dúvidas sobre esta temática. Os resultados possibilitaram uma confirmação sobre a importância da música enquanto linguagem na educação infantil de maneira a favorecer ainda mais a docência. Foi constatado que a música é relevante ao processo de ensino na educação infantil, pois a criança sente o desejo em aprender por meio da música através de atividades lúdicas, do que exercícios sem intervenção do professor. Portanto, concluiu-se que a música integrada ao processo de ensino orienta a criança a ocupar um espaço crítico e reflexivo frente à sociedade, pois, o professor, utilizando tais recursos, possibilita estágios cognitivos capazes de tornar a criança um sujeito ativo e participativo na sociedade.TCC A perspectiva do(a) pedagogo(a) sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Oliveira, Débora Lima de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-8170-7961; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; https://orcid.org/0009-0002-4445-3258; https://lattes.cnpq.br/5295867522038536; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996Este trabalho tem como foco compreender, a partir da experiência de professoras alfabetizadoras, os principais desafios enfrentados na etapa de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do ensino regular. O estudo foi fundamentado em autores como Santos e Vieira (2019), Poker (2003), Silva (2021) e Melo (2024), cujas contribuições teóricas ampliaram o entendimento sobre a importância dos processos de inclusão e das práticas pedagógicas voltadas às crianças com TEA. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, contou com a participação de quatro pedagogas que atuam com alunos autistas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado no Google Forms, contendo questões abertas e fechadas. As respostas revelam que, embora a inclusão seja uma realidade presente nas escolas, ela ainda enfrenta obstáculos como a falta de formação específica, escassez de recursos didáticos e baixo apoio institucional. Estratégias como o uso de jogos, materiais concretos e tecnologias assistivas foram apontadas como eficazes, além da importância de se construir uma relação de confiança com o aluno. Conclui-se que a alfabetização das crianças com TEA passa pela escuta sensível, olhar atento, pela formação contínua dos docentes e pelo compromisso coletivo de garantir o direito à aprendizagem a todas as crianças.TCC A prática pedagógica no 5º ano do ensino fundamental: relatório reflexivo de estágio supervisionado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-04) Oliveira, Fernanda Lima de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroO presente trabalho aborda o relato reflexivo da prática pedagógica vivenciada por mim, enquanto aluna da disciplina: “Atividade Especial Coletiva -Estágio Supervisionado de Formação de professores II”, numa turma do 5° ano do Ensino Fundamental, situada em uma escola estadual da rede pública de ensino localizada em Natal- RN.O estágio supervisionado é um pressuposto importante na vida acadêmica do estudante de Pedagogia, uma vez que, oportuniza a este a pôr em prática todos os conhecimentos aprendidos na literatura acadêmica, exigindo a busca constante de subsídios para uma boa prática de ensino, na perspectiva de oferecer as condições necessárias para que a aprendizagem se dê de forma satisfatória aos futuros alunos. Nesse sentido, o presente estágio foi dividido em duas partes - observação e regência de aulas. Na observação foi feito o diagnóstico da escola, de seus ambientes, funcionários, professores e alunos. Como também, o diagnóstico descritivo, caracterizando a realidade escolar, como, estrutura física, caracterização socioeconômica da comunidade, perfil da coordenação pedagógica, entre outros. Nessa mesma etapa, fui dirigida a sala de aula onde iria fazer o estágio. E tive a oportunidade de observar a prática de ensino do professor, entender como se dava a dinâmica da sala, observar como era sua organização interna e a relação estabelecida entre o professor e os alunos.Na segunda parte do estágio, configurada pela regência, fomos orientadas, eu e minha colega parceira no estágio, a dar continuidade a proposta de trabalho do professor titular da sala, contida dentro do projeto “Brinquedos e Brincadeiras” elaborado por ele. Assim, foram planejadas atividades interdisciplinares que envolviam a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Educação Física dentro do projeto, que contemplaram os dez dias de regência.TCC A relação do cuidar e educar através da alimentação saudável na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-15) Teixeira, Andressa Layse Sales; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Schulz, Luciane; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroTrabalhar sobre o tema alimentação saudável na educação infantil irá contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, entre outros, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a criança. Pensando nessa perspectiva o trabalho teve como objetivo apresentar algumas considerações sobre o papel do pedagogo e a educação alimentar das crianças inseridas na educação infantil, como também as contribuições ao realizar ações de cuidar e educar através da alimentação saudável. Para isso, foi necessário realizar entrevistas e aplicar questionários com professores de dois Centro Municipais de Educação Infantil na cidade do Natal/RN. Tem como alicerce alguns referenciais teóricos: Mello (2012), Weiss (1999), Loureiro (2004), Bezerra, Guimarães e Pinto (2010), Gonçalves (2008), RCNEI (BRASIL, 1998), dentre outros. A ação de estimular as crianças a ter o hábito de consumir alimentos que favoreçam a saúde e o desenvolvimento delas não se deve partir apenas da família e dos profissionais de saúde, os próprios professores podem contribuir nessa promoção de saúde desde a educação infantil. Pois, a alimentação saudável é muito importante para o crescimento e desenvolvimento delas, além de ajudar no processo de ensino aprendizado. Nada melhor do que o próprio educador que convive semanalmente com as crianças para fornecer informações sobre bons hábitos alimentares, promovendo atividades que auxiliem nas suas práticas pedagógicas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Então, essa pesquisa visa contribuir com reflexões acerca do papel do professor da Educação Infantil na contribuição das suas ações frente as práticas pedagógicas relacionadas ao tema alimentação saudável, além de proporcionar a visão e o posicionamento das professoras dos centros pesquisados acerca dos conhecimentos que tem sobre o assunto.TCC A Relevância do Atendimento Educacional Hospitalar na Perspectiva da Escuta à Vida: o Ensino Humanizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-04) Rocha, Itacy de Araújo; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; VIEIRA, Giane Bezerra; RAMALHO, Ivone Priscilla de CastroNa contemporaneidade observa-se que o curso de pedagogia tem discutido a atuação do pedagogo para além da sala de aula. Dessa forma, percebe-se que esse profissional é capaz de exercer seu papel em diferentes espaços. Logo, a pedagogia no âmbito estrutural e legal deixa de direcionar-se apenas ao horizonte do ensino e aprendizagem e de restringir-se ao âmbito escolar. Assim, com base nessa compreensão, este artigo trata sobre uma vertente da educação em contexto não escolar: o atendimento educacional no ambiente hospitalar. Partindo da minha experiência como bolsista de Iniciação Científica do projeto “O Atendimento Educacional Hospitalar das Crianças de 0 a 5 Anos: Um Estudo das Características da Implementação de Uma Classe Hospitalar na Educação Infantil no HOSPED (UFRN)”, orientado pela professora doutora Jacyene Melo de Oliveira Araújo, a pesquisa tem como objetivo discutir sobre indispensabilidade da classe hospitalar no prisma da escuta à vida, a qual concebe uma educação visa o ser humano de maneira integral, para além dos processos de ensino e aprendizagem restritos ao ambiente escolar, repercutindo positivamente na criança hospitalizada. No quesito metodológico o estudo foi estruturado pela pesquisa bibliográfica , empírica e qualitativa em educação. Fundamentada nos pressupostos dos teóricos Silva e Andrade (2013), Ceccim, (1999) Ceccim e Fonseca (2009), e Matos e Mugiatti (2009) e Matos (2014), além da análise documental das leis e dos documentos oficiais da tendência pedagógica no hospital. Os instrumentos para a consolidação da pesquisa basearam-se na conjectura de Bogdan e Biklen (1994) e Haguette (2010). Assim, foram realizadas entrevistas individuais com questionários semiestruturados de perguntas abertas e fechadas com a equipe multidisciplinar da pediatria do HUOL. Debater sobre esse cenário de ação do pedagogo permite que o meio social e acadêmico conheça a proposta de trabalho deste profissional e compreenda a relevância do seu papel no contexto hospitalar. Não obstante, propagar o valor dessa prática é elencar sua indispensabilidade para a criança hospitalizada.TCC A voz masculina nas creches e pré-escolas: o lugar do homem na educação infantil, na perspectiva dos graduandos do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-25) Santos, Antônio Carlos dos; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; SOUZA, Ana Santana; RAMALHO, Ivone Priscilla de CastroEsta monografia apresenta ponderações a respeito do lugar do homem na Educação Infantil, os desafios enfrentados pelos professores em creches e pré-escolas, espaço ocupado predominantemente por mulheres, buscando, através do olhar dos alunos do curso de Pedagogia Presencial da UFRN, os motivos mais recorrentes, na atualidade, de dissuasão desses profissionais. As ideias aqui desenvolvidas procuram estabelecer relações com os principais instrumentos legais e normativos que regulamentam essa prática. Tendo por base o referencial teórico que aborda gênero na Educação Infantil e a feminização do magistério. Assim, realizou-se a pesquisa qualitativa, com 52 alunos, homens, do curso de Pedagogia Presencial da UFRN. Aplicou-se o questionário semiestruturado com perguntas objetivas e discursivas. Ao longo dos anos, considera-se o avanço da legislação e das teorias pedagógicas voltadas para Educação Infantil, apesar da existência de lacunas quanto a desigual ocupação dos cargos por homens e mulheres nas escolas. Pode-se dizer que o texto possui caráter inovador em face do escasso referencial teórico específico, pois somente obras recentes abordam o cuidar e educar de crianças de 0 a 5 anos de idade pelo olhar do homem educador. Atualmente, ocorrências como baixos salários e falta de habilidade para cuidar de crianças, não justificam o predomínio feminino nessa primeira etapa da educação básica. Pois, a pequena remuneração torna a profissão menos atrativa tanto para mulheres, quanto para os homens e a habilidade para cuidar de crianças não tem sexo, ela pode e deve ser assimilada por todos, principalmente por aqueles que optaram pela formação pedagógica. Assim, o preconceito, dos próprios homens, estudantes de pedagogia, aparece como uma grande barreira, ou seja, um empecilho para ocupação masculina nessa etapa da escolarização. Entretanto, pelo viés do capital, as mulheres ocupam, cada vez mais, postos de trabalho que antes eram destinados aos homens, contribuindo para o aumento do desemprego para eles. Dessa forma, pela acomodação do mercado de trabalho, tende uma maior procura desse segmento da educação por homens. Logo, considera-se, um desafio para Educação Infantil, a inserção do profissional masculino nos berçários e salas de aula, sem atritos. Essas reflexões procuram mais questionamentos e apontamentos do que possíveis verdades, problematizando aspectos envolvidos na inserção do homem nesse ambiente feminino.Tese Acompanhamento educacional no hospital e na escola regular: o que dizem crianças, mães e professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; https://orcid.org/0000-0002-4214-7700; http://lattes.cnpq.br/5015707256397317; http://lattes.cnpq.br/2683710015746565; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; Furlanetto, Ecleide Cunico; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de; Rocha, Simone Maria da; Barbosa, Tatyana Mabel NobreEsta tese tem como objetivo geral investigar, com base em narrativas da experiência vivida, os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, suas mães e professoras atribuem ao acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular. Tomamos como objeto de estudo os sentidos que crianças em tratamento de doenças crônicas, mães e professoras atribuem à classe hospitalar e à escola regular. Adotamos, em nossa pesquisa de doutoramento, os princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Situamo-nos também nos estudos da infância, e em pesquisas sobre a escolarização em contexto hospitalar, em especial, aquelas produzidas pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS/UFRN/CNPq). Participaram da pesquisa 04 (quatro) crianças em tratamento de doenças crônicas, entre 05 (cinco) e 11 (onze) anos de idade, que realizaram ou realizam acompanhamento pedagógico nas classes hospitalares em que atuou ou atua a pesquisadora como docente; 04 (quatro) mães; 02 (duas) professoras que acompanharam ou acompanham crianças em classe hospitalar, entre os anos de 2014 e 2022. O corpus da pesquisa está formado pela transcrição de narrativas de 04 (quatro) crianças enfermas, produzidas numa situação de “faz de conta”, em rodas de conversa com a pesquisadora e um boneco alienígena, chamado Alien, que vem de um planeta que não tem escolas e hospitais; de 04 (quatro) mães, produzidas durante entrevista narrativa; de 02 (duas) professoras de crianças com doenças crônicas, a pesquisadora e a professora Alien, que está iniciando como professora de classe hospitalar e gostaria de saber como é a escola dentro do hospital. Ainda fazem parte das fontes: desenhos das crianças, das mães e professoras; anotações no diário de campo da pesquisadora. As análises revelam que o acompanhamento educacional em classe hospitalar oportuniza à criança enferma a possibilidade de continuar ativa em seu processo de desenvolvimento através da efetivação da garantia do direito à educação, e colocam a escola regular como representação da cura, como lugar de liberdade e felicidade. As narrativas das crianças, de suas mães e professoras corroboraram para o reconhecimento da classe hospitalar como uma aliada no “processo de cura”, uma vez que possibilita a manutenção de uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, a aprendizagem dos conteúdos escolares ao possibilitar o acesso e/ou a continuidade da escolarização durante o tratamento de saúde. Tais achados permitem propor como tese de que a criança com doença crônica, ao contar suas experiências no acompanhamento educacional em classe hospitalar e na escola regular, produz conhecimentos singulares sobre essas vivências e mais elaborados sobre ela mesma e sobre a realidade em que está inserida. A escuta da criança, ampliada às suas mães, mulheres que se dedicam integralmente aos cuidados de seu.a.s filho.as enfermo.as, e às professoras que as acompanham cotidianamente na classe hospitalar, possibilita compreender a trajetória da criança enferma em diferentes lugares e momentos e oferecem pistas sobre a efetividade da garantia do direito à educação dentro e fora dos muros do hospital.TCC Adaptação escolar: o processo de inserção de crianças pequenas no ambiente escolar na perspectiva dos pais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-04) Sales, Samara Dayse do Nascimento Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Carvalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane BezerraA pesquisa que se apresenta diz respeito a um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, abordando a temática da adaptação infantil no contexto escolar, com o objetivo de analisar o processo de adaptação de crianças pequenas durante a inserção ao ambiente escolar, a partir da perspectiva dos familiares envolvidos. Desta forma busca-se investigar como se dá o processo de inserção escolar da criança na primeira infância e quais as estratégias facilitadoras para o sucesso da adaptação escolar. O presente estudo servirá de embasamento para refletirmos sobre a importância e significado do período de adaptação para a criança. Utilizando-se como métodos para alcança-lo, a pesquisa bibliográfica, que traz a compreensão de autores sobre o tema, como Balaban (1988), Rapoport (2001 - 2005), Rossetti-Ferreira (1986), Rizzo (1983) e a pesquisa exploratória - qualitativa, desta forma utilizando como técnicas de coleta de dados uma entrevista estruturada de forma individual com os familiares das crianças que estão em processo de adaptação, e observação do comportamento das crianças em processo de adaptação no ambiente escolar, registrado em um diário de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), situado na cidade de Natal/RN, mais especificamente, numa turma de nível II, na qual foi possível conhecer a realidade do processo de adaptação das crianças participantes. Percebendo-se através das pesquisas realizadas, que a adaptação das crianças que iniciam sua vida escolar na educação infantil é um processo muito doloroso, em que a criança pode apresentar inúmeros sentimentos como tristeza, medo, angústia, insegurança, entre outros.